quarta-feira, 14 de março de 2012

Fórmula 1 2012 - Começa nesta semana! E aí?



Nesta semana, começa na Austrália o Mundial 2012 de Fórmula 1. O que esperar neste ano? Bom, os testes da pré-temporada não nos dizem muita coisa sobre resultados. Aliás, são uma referência ruim para dizer quais serão as equipes que disputarão o título, e é claro, os pilotos. Mas podemos dar alguns palpites...

Na atual bicampeã Red Bull Racing, provavelmente está depositado o maior número de fichas, já que nos últimos anos, Adrian Newey tem projetado carros muito velozes que venceram muitas corridas, e Sebastian Vettel mostra ser um piloto a cada dia mais rápido. E com certeza Newey como sempre deve ter alguma carta na manga, já que o RB8 apresenta uma certa entrada de ar no degrau do bico de seu carro. Você não acreditou naquela história do Mark Webber, na qual ele diz que aquilo é para deixar os dedos dele gelados. Acreditou? Pois é, nem eu. Até porque mandar mais ar para dentro do cockpit, provavelmente ”segura” um pouco o carro.

Em 2011 a equipe que ficou menos distante da campeã, foi a inglesa McLaren. Neste ano, acho que isto também pode acontecer. A equipe foi uma das únicas que não adotou o degrau no bico, além dela, apenas a Marussia, equipe que tem parceria técnica com o tradicional time inglês. Posso não ser engenheiro, mas arrisco dizer que foi uma boa ideia, já que obviamente um degrau representa uma certa resistência ao ar que os carros devem “perfurar” o mais rápido possível. A McLaren também possui uma boa dupla de pilotos, dois campeões ingleses: Lewis Hamilton e Jenson Button. Mas de certa forma penso que isto pode ser um pouco arriscado, já que gera uma forte disputa interna, assim como aconteceu dentro da mesma equipe nos anos de 1988 e 1989, entre Ayrton Senna e Alain Prost, uma das maiores, ou a maior rivalidade da história da Fórmula 1.

Na Scuderia Ferrari é que as coisas não parecem estar muito bem. Não acreditam na chance de pódio na Autrália. Aliás, creio que só Felipe Massa tem esperança de que o pódio não estará distante da equipe italiana na primeira etapa do campeonato. Após o quase título de Fernando Alonso em 2010, a Ferrari, com seu piloto espanhol, só conquistou uma vitória em 2011 por não ter feito um carro muito bom, por causa de problemas relacionados ao túnel de vento. Então para 2012 decidiram fazer um carro totalmente novo, mas que na lateral me lembra um pouco o F10, de 2010. Enfim, talvez esse novo carro não tenha sido uma boa ideia. Mas vamos esperar para ver na corrida, afinal, testes pré-temporada enganam bastante.

Passando para a parte de equipes médias que são quase grandes, vamos para a qual eu acredito que pode ter sua primeira vitória neste ano: a Mercedes AMG. “Nascida” através da Brawn GP, campeã de 2009, em 2010 ela surgiu como Mercedes GP, e teve resultados diferentes dos do ano anterior. Em 2011, ainda com alguns erros, também não conseguiu vitórias. Mas desta vez, acredito que Ross Brawn está preparando alguma surpresa. O modelo do ano passado foi bem nos testes deste ano, e normalmente os carros evoluem, então este deve vir melhor, e este novo, demorou para ser lançado, e provavelmente teve ajuda da divisão esportiva da Mercedes-Benz, já que agora o nome da equipe é Mercedes AMG. É bom apostar algumas fichas em Brawn, afinal, ele e também Newey foram os engenheiros que mais fizeram carros campeões nos últimos 20 anos. E não podemos nos esquecer dos pilotos. Nico Rosberg já provou que é um piloto veloz, e não foi só sendo “Dick Vigarista”, como muitos o chamam, que Michael Schumacher se tornou heptacampeão, pois ele é sim um dos pilotos mais rápidos da história do automobilismo, e provou que ainda dá conta de “brigar” nas corridas do Canadá e da Itália no ano passado. Bom, pelo menos é destas que me lembro melhor, e nas quais destaco mais ele.

Logo “no vácuo” da Mercedes AMG, vem a Force India, que acredito que dará trabalho para o time da Mercedes-Benz, e aliás, estas duas equipes usam o mesmo motor. A Force India é uma equipe que vem crescendo mais e mais a cada ano, tem dinheiro, bons engenheiros, e pilotos rápidos, que são Paul di Resta e Nico Hulkenberg.

Acho que agora podemos falar da Sauber. Esta é uma equipe que conta com dois pilotos rápidos. Kamui Kobayashi, que tem um pé pesado e é bom em ultrapassagens, e um dos pupilos da Ferrari, Serio Pérez, que foi uma das surpresas do ano passado, que era ano em que ele chegou à Fórmula 1. Quanto ao carro, o C31 usa o bom motor Ferrari, e liderou testes. E ainda teve a “honra” (palavra usada por Peter Sauber, dono da equipe) de ter seus escapamentos copiados nos últimos testes pela Red Bull Racing. É um sinal de que a equipe de engenharia está caminhando na direção certa. Digo, pode ser que seja.

A Lotus teve problemas com chassis nos testes, mas nem tudo está perdido. Acredito que continuará sendo uma equipe bem média, ainda. Este ano ela conta com o atual campeão da GP2, o francês Romain Grosjean, e um campeão de Fórmula 1 que está de volta às pistas, que é Kimi Raikkonen, o “Homem de Gelo”.

Na “escolinha” da Red Bull, a Scuderia Toro Rosso, temos uma nova dupla de pilotos: Vergne e Ricciardo. Não sei o que pensar do carro, mas deverá ter um desempenho próximo ao do ano passado, e contará com bons pilotos atrás do volante.

E a Williams, pior que no ano passado, acho que não dá para ser. Pelo menos ela agora possui motor Renault, e não mais o péssimo Cosworth. E também tem uma boa quantidade de dinheiro que poderá gastar no desenvolvimento de seu novo carro, trazida pelos patrocinadores de Bruno Senna e Pastor Maldonado, dois pilotos rápidos, porém um pouco instáveis.

Equipe que eu acho que pode dar um pouco de trabalho para a Williams, é a Caterham. Sim, a Caterham. Chegou como Lotus em 2010, junto com a Hispania e Marussia, que na época era Virgin, e foi a equipe que mais evoluiu entre estas. Logo após sua primeira temporada, trocou o Cosworth pelo Renault, e agora terá Kers. Kovalainen é bom piloto, e Petrov vai melhorando aos poucos.

A Marussia continuará Virgin. Não, o nome será só Marussia mesmo. Minha intenção foi pegar essa piada pronta, que eu sei que é ruim, mas que me provoca um pouco de risos. Sim, era para você ter lido o início deste parágrafo com uma certa maldade. Tem Pic como estreante, e continua com Glock. Mesmo sendo ou não bons pilotos, não faz diferença, porque é uma equipe que não sai do lugar. Mas quem sabe não somos surpreendidos, não é? Ela não adotou o degrau, e aerodinâmica é algo importantíssimo na Fórmula 1. Acho que posso dizer que é mais importante do que motor.

Vamos para o final do grid, com quem esteve lá, e que provavelmente vai continuar lá: Hispania Racing Team. O carro, é o mesmo de 2010, que foi também o de 2011, porém como sempre com uma modicação aqui, outra ali, que como sabemos, não deve resolver muita coisa. E assim como a Marussia, insiste em usar motor Cosworth. Não tem dinheiro para fazer mais nada relacionado aos carros, mas tem para contratar um chef de cozinha. Sim, eles fizeram isso. Pelo menos ouvi boatos, que partiram de pessoas confiáveis. Narain Karthikeyan continua na equipe, e não posso dizer se ele é rápido ou não, pois tudo o que ele pilotou na Fórmula 1, foi um carro da Hispania. Mas pelo menos agora esta equipe terá a experiência de Pedro de la Rosa, novo presidente da Associação de Pilotos, substituindo Rubens Barrichello que foi para a Fórmula Indy, e veterano da categoria, na qual se não me engano ele está desde 1998, mas não correu em todas as temporadas entre sua primeira e a atual.

Vamos ver se cometerei muitos erros, após ver os resultados do GP da Austrália.

Agora sim, o ano começou!



Um abraço!
@paulovitorpv8

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