quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Como anda a Fórmula 1...

(Foto: AFP)

Estão sentindo falta das notícias de Fórmula 1? É verdade que eu deixei de falar sobre este assunto aqui.
Bom, neste período entre o final da última temporada e o início da pré-temporada, não há nada demais. Notícia sempre tem, mas a maioria é entrevista de pilotos sobre o que esperam para o novo campeonato, chefes de equipe falando sobre os novos carros, essas coisas. Raramente aparece algo que chame mais atenção, então vou fazer meio que um resumo.
Na Red Bull Racing, Adrian Newey quer terminar o carro mais cedo que nas temporadas anteriores. Imagino que o RB8 já esteja quase pronto, e quem vai testar ele primeiro, será Mark Webber, e não Sebastian Vettel. Uma novidade da equipe, é que agora ela terá Sebastien Buemi como 3º piloto, e provavelmente ele vai andar no carro do Webber de vez em quando em alguns treinos livres. Buemi e seu ex-companheiro Jaime Alguersuari foram dispensados da Scuderia Toro Rosso, equipe de base da Red Bull. Isso porque ela trabalha com jovens pilotos durante poucas temporadas, e seleciona um de seus pilotos para a principal, Red Bull Racing, como fizeram com Vettel. Assim, imagino que em 2013, Buemi pode ser, talvez, titular da Red Bull Racing. E por quê não o Alguersuari? Os dois pilotos tem mais ou menos o mesmo potencial, mas Alguersuari em uma classificação segurou o carro de Sebastian Vettel, que reclamou, e logo depois discutiu com um dos superiores da Red Bull, logo, a imagem dele não ficou muito boa dentro da empresa/das equipes Red Bull.
Na Williams, a briga entre Adrian Sutil, Rubens Barrichello e Bruno Senna, ficará apenas entre os brasileiros mesmo. Sutil queria usar a Williams como um "trampolim" para as equipes de ponta, e a Williams não gosta deste tipo de atitude, assim como não gostou das contas que Sutil tem que pagar à justiça, por tentar matar um membro da Lotus (antiga Lotus Renault GP), a quem ele feriu gravemente com um copo quebrado. Agora é Senna contra Barrichello, e eu torço pelo sucesso dos dois, mas para a Williams, o melhor é Barrichello. Rubens Barrichello tem mais experiência, dois vice-campeonatos, sabe como é a a estrutura de uma equipe campeã, quando esta está disputando títulos (como foi na Scuderia Ferrari e na Brawn GP), é excelente em definir o acerto do carro, fornece aos engenheiros (que aliás, são de uma nova equipe técnica, e adoraram ele) um ótimo feedback, e ainda por cima leva algum patrocínio para a Williams, que perdeu seu principal patrocinador, a AT&T, e passa por dificuldades financeiras.
Bruno Senna tem o apoio de empresas do Eike Batista, e o nome "Senna", poderia atrair patrocinadores. Bem, pelo menos dizem isso, não é? Mas nos últimos dois anos, correndo pela Hispania e pela Lotus Renault GP, alguém correu atrás, e deu o maior apoio ao Bruno por ele ser um Senna? Não. Ele aprende rápido sobre carros e pilotagem, e é um piloto veloz, mas ainda falta experiência. Também há certos problemas na parte de patrocínio. Sim, ele tem dinheiro, mas o problema é mais, digamos... político? Não sei se essa seria a palavra certa. Enfim, Pastor Maldonado é um pouco desajeitado, mas é rápido, e foi campeão da GP2. O lugar dele é garantido na Williams, desde que ele leva o dinheiro da PDVSA, petrolífera estatal venezuelana, do socialista Hugo Chávez. E o que isso tem a ver com o Bruno? Uma das muitas empresas "não sei o quê - X" do Eike, também é do ramo do petróleo. Duas empresas do mesmo ramo com suas logomarcas no mesmo carro. Estranho, não? Muito. Mas mesmo assim Eike diz estar apoiando Senna. Mas o mesmo acontece em relação a Embratel, que já patrocina Bruno há um tempo. Isso porque a Williams está tentando fechar um acordo com uma grande empresa de telefonia, do Qatar, o que envolve bastante dinheiro. Então, novamente teríamos o mesmo problema, com a Embratel e a tal empresa no mesmo carro.
A Williams também tera um 3º piloto: Valtteri Bottas. Ele veio da GP3, e vai andar com o carro que será ocupado por Barrichello ou Senna, logo, o piloto titular terá menos tempo para definir seu acerto. E quem é melhor nisso? Barrichello, é claro. E para Bruno seria ruim, pois ele não teria tanto contato com o carro, e isso para quem ainda está adquirindo experiência, é muito importante. Bottas não pode cumprir seu papel no carro de Maldonado, porque este já está pagando, e muito, para ter o carro só para ele mesmo.
E na Scuderia Ferrari, esta semana está sendo realizado o Wroom, tradicional evento de inverno da escuderia e da marca de motocicletas Ducati, onde seus pilotos tanto do automobilismo quanto do motociclismo são levado a uma estação de ski em Madonna di Campiglio, na Itália, onde os pilotos podem esquiar, apostar corridas no gelo com carros da Ferrari, Fiat, karts, enfim, é diversão com competição, e entrevistas. Lá, Felipe Massa está animado, dizendo que pode superar Alonso e que, com um bom carro, pode se tornar campeão depois de três anos sem vencer uma corrida. 2012 é um ano muito importante para Felipe Massa! Já que seu contrato com a Scuderia Ferrari termina no final deste ano, e eu não acredito que este será renovado, pois ele está há sete anos na equipe, como titular. A não ser que de repente Felipe Massa se torne um mega vencedor e faça Alonso comer poeira. Ah! O carro! O modelo de 2012 está pronto. Digo, estava, mas foi reprovado em testes de colisão realizados pela FIA, então algumas alterações deverão ser feitas.
E por último, Robert Kubica. Ele ia andar com um carro da Ferrari em breve, para ver se ainda é capaz de pilotar. Até fiz um post sobre isto. Mas infelizmente, ontem ele escorregou em uma fria rua congelada, e acabou quebrando a perna novamente. Uma pena...

Um abraço!
@paulovitorpv8

Um comentário:

  1. Essa indefinição para a vaga da Williams realmente é um do assuntos mais falados ultimamente na imprensa especializada.
    De um lado a experiência do Barrichello e de outro a juventude do Senna, nome, os dois têm, claro, em suas devidas proporções e aspectos.Barrichello por tudo que já fez na categoria e Senna pelo tio Tri Campeão.
    Qualquer que for a decisão da vaga, ela será boa e ruim...mas eu torço para que o Barrichello continue, acho que ele ainda tem muito a fazer pela F1 e desenvolver uma Williams caída é um trabalho que ele conhece bem.

    ResponderExcluir