terça-feira, 31 de maio de 2011

Curiosidade: Por que o vermelho é tão tradicional na Ferrari?



Eu nunca tinha parado pra pensar nisso, até que no último GP isso me veio a cabeça.

Conversei com uma amiga tifosi que tenho (tifosi: fã, mas muito fã mesmo, da Ferrari), a @pneuduro, e ela me disse que era relacionado as cores dos países das escuderias que participam da Fórmula 1. Então eu fui em busca de mais detalhes e li que antigamente cada equipe corria com uma cor que representava seu país na categoria. Exemplos: Inglaterra de verde, França de azul e Itália de vermelho.

Com o tempo, as equipes passaram a adotar as cores de seus patrocinadores. A McLaren (inglesa) por exemplo, já teve cores como vermelho e branco, preta e cinza e hoje ela é prata e laranja. A Williams, também inglesa é outra que já usou várias cores.

Mas a Scuderia Ferrari permaneceu fiel a cor de seu país, e hoje em dia, até quando alguém pensa em modelos de rua da montadora italiana, provavelmente pensa no veículo na cor vermelha, a qual tem mais unidades vendidas em todo o mundo.

E é bem provável que a Scuderia Ferrari sempre use estas cores, pois se mudar vai gerar uma grande polêmica, principalmente entre os tifosi, e mais ainda com os tifosi italianos. As pessoas do país da equipe mais antiga e tradicional da Fórmula 1 (participa desde o 1º Mundial, que não sei quando foi mas com certeza tem mais de 50 anos - Aliás, já participava das corridas de Gran Prix, que era a Fórmula 1 "não oficial", que não era organizada em um campeonato) se orgulham muito do seu time automobilístico, de fato, italianos são apaixonados pela Ferrari, principalmente os de Maranello, onde está localizada a sede/fábrica da Ferrari, em que até os bólidos da Fórmula 1 são construídos.


Um abraço!

@paulovitorpv8


PS: Se você souber de algum outro motivo da cor vermelha da Ferrari, ou sabe que é por outros motivos, por favor, deixe nos comentários para que possamos conversar sobre o assunto. :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário