segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Fórmula 1 é Fórmula 1, e as outras categorias que se explodam?

Texto especialmente feito para fazer aqueles que não acompanham muito automobilismo (que dessa forma, não devem entender lá muita coisa, ou entendem pouca coisa do assunto), pensarem bem no que dizem sobre pilotos que não foram campeões na Fórmula 1 e/ou que correm em outras categorias.

Detalhe importante: Não quero me colocar como "dono da verdade"!

Já estou cheio de pessoas dizendo coisas como "Ah, 'Fulano' não é bom piloto não. Não deu conta da Fórmula 1 e agora não vai dar conta de correr nessas 'pista' 'aê' que vira pra um lado só!" (se referindo a Fórmula Indy).
Ah, "legal"! Então um piloto, pra ser considerado bom, e ter o respeito dos brasileiros (pelo menos dos que não entendem de autobobilismo), ele deve ser campeão do Mundial de Fórmula 1?
O povo tem que mudar esse modo de pensar, heim... Só porque na Indy, ou na Nascar, a maioria das pistas vira pra um lado só (esquerda), ou seja, são ovais, quer dizer que é fácil ganhar uma corrida lá? Beleza então, instale qualquer simulador em seu PC, coloque seu carro na pole-position e me diga se foi fácil (Ah! E não me venha com essa de colocar no nível de dificuldade mais baixo de todos, heim?! - Rsrs). Pronto? Difícil, né? Acredito que você tenha chegado em último, pois não deve conhecer os "segredinhos" (vácuo, "bolsões" de ar, traçado perfeito etc) para ser dar bem nesta categoria. Agora você viu que tem os bons lugares para se entrar e para se sair de uma curva, e que segurar o carro nelas em alta velocidade, não é moleza?!
Mas eu não estou querendo falar só desses que vão para as categorias americanas não. Sabem o "pré-Fórmula 1" (Fórmula Ford, Fórmula 3, Fórmula 3000, Fórmula BMW, GP2 etc)? Muitos pilotos tem desempenhos impressionantes nesta fase da carreira e se tornam campeões em algumas delas (o que não é nada fácil), mas quando chegam na Fórmula 1, não conseguem o título, e por isso, aquele seu vizinho, amigo, colega de escola ou de trabalho, "mete o ferro" por exemplo, no Rubens Barrichello! Você acha que o Rubinho é uma tartaruga, acha? Pois bem, quero ver você pegar um kart (aproveita que estou sendo bonzinho, e não te coloquei logo em um Fórmula 3) e ganhar dele! Conseguiu? Duvido MUITO! No kart, Barrica é pentacampeão paulista, pentacampeão brasileiro, (bi?)campeão sul-americano e campeão do Desafio das Estrelas de Kart. E não, não sei se ele já foi campeão na Granja Viana. E ganhar uma única corrida de kart, dependendo dos seus adversários, não é mole não. E eu posso dizer isso, porque eu corro de kart!
Além do kart, Barrichello também é campeão da Fórmula Opel e da Fórmula 3 Inglesa (acho que tem mais um título, mas não estou me lembrando), que são títulos que não caem simplesmente na sua mão... Tem que correr muito! E sabe aquele alemão que matou muitos brasileiros de raiva? Sim, Michael Schumacher (antes dos Tiffosi me xingarem, saibam que eu reconheço o talento do Schumi!). O "pré-F1" dele, é meio fraquinho, viu? Mas o cara é, sete vezes campeão do Mundial de Fórmula 1! Ganhou os sete sozinho? Talvez sim. Ou então só uns três ou quatro (ou não - para não irritar os Tiffosi que vão ler isso. Brincadeira. - Rsrsrs - Tiffosi, se não sabe o que é, vai no Google! Brincadeira de novo, - Rsrs - Tiffosi é como é chamado um fã fanático pela Scuderia Ferrari). No resto, ele teve a grande ajuda de Rubinho, e da "cultura ferrarista" com seu polêmico jogo de equipe. Barrica também foi vice-campeão duas vezes pela Scuderia Ferrari, e acredito que se ele não fosse 2º piloto, teria conseguido ser campeão! E você aí que diz que vice não é nada... Vai lá, treine e faça melhor! Talvez você consiga, ou não. Mas antes de criticar o talento de alguém, tente ao menos fazer metade do que ele já fez! Ser vice-campeão do Mundial de Fórmula 1, já é ótimo, viu?!
Rubinho, em seus primeiros anos na "categoria máxima" do automobilismo mundial, fez coisas incríveis! Ele fez carros correrem mais rápidos do que muitos esperavam!
Outros pilotos, como grande brasileiro Ayrton Senna da Silva (que aliás, sobre os feitos de Rubens, certa vez disse que ele mesmo - ele, Senna - não conseguiria fazer melhor!), tem "pré-F1" e Fórmula 1 espetaculares!!! Aí o herói do povo brasileiro (até mesmo meu herói, mesmo que eu nem o tenha visto correr, pois eu não tinha nem um ano de idade quando ele partiu) se foi, naquele triste e sombrio 1º de maio de 1994. E qual foi a esperança do povo brasileiro, tão acostumado a ser campeão da Fórmula 1 (graças a Fittipaldi, Piquet e Senna)? Resposta: Rubens Barrichello. Gente, ninguém tem a obrigação de ser igual ou melhor que Ayrton! Nem Rubens Barrichello, nem Felipe Massa. Muito menos seu sobrinho Bruno Senna (que fique claro, eu admiro Bruno, mas ele não tem metade do genial talento do tio. Pelo menos não atualmente. E acredito que um dia, quem sabe, talvez Bruno possa ser campeão de F1). Aliás, ninguém é obrigado a isso.
Ah! E que ironia do destino (Rsrsrs)... Acabei de me lembrar de um certo piloto da Fórmula 1, aliás, ex-piloto da F1, que estava comentando algo sobre pilotos da Indy irem para a F1 (quando ele ainda estava na F1) e ele disse "Eles não vão dar conta, aquilo lá é palhaçada, é só virar o volante pra um lado e pronto!" hoje, este piloto corre numa categoria americana, que naturalmente corre normalmente em circuitos ovais, diz que tem o maior orgulho de correr nesta categoria e ainda por cima, creio eu que ele ainda não ganhou nenhuma corrida! (Rsrsrs) Pagou a língua, né (não sei se de onde você é, usam esta expressão, mas basicamente quer dizer que ele não deveria ter falado aquilo - Rsrs) ?
E você aí que critica os pilotos da Stock Car. Você acha que eles não são bons o bastante para chegar um dia na Fórmula 1? Talvez não seja isso, sabe? Pode ser que eles gostem mais de carros de Turismo (Turismo, pra quem não sabe, são carros que parecem carros de rua modificados, mas que são "gaiolas" cobertas por uma "bolha" que parece uma carroceria de um carro comum, como os da Stock Car, Nascar, GT3 etc etc etc, e não carros de turismo como carros de viagem - Rsrsrs), e/ou que estes carros combinem mais com o estilo deles de pilotarem. Um cara não pode ter o desejo de ser campeão da Stock Car, não? É fácil? Há! Você que pensa...
Enfim...
Para estar na Fórmula 1, tem que ser bom, mas bom mesmo! Lá não entra piloto ruim! Hoje, o dinheiro (muito dinheiro) ajuda, e muito, para que um piloto consiga uma vaga em uma equipe, mas ele pelo menos tem que conseguir completar os Grandes Prêmios (não necessariamente todos, é claro) e fazer uns tempos de volta legais. Respeitem os pilotos!
TODAS as outras categorias automobilísticas, também devem ser MUITO respeitadas! Assim como os pilotos que correm nelas! Tanto quanto qualquer outra, incluindo a Fórmula 1.

Espero não ter parecido grosso e/ou mal educado, porque essa não foi mesmo a minha intenção. Eu só queria tentar mudar um pouco o seu modo de pensar. A não ser que você já pense como eu e como outros que entendem de verdade de automobilismo, é claro! (Rsrs). Não estou dizendo que eu estou certo e você errado, mas se for pra criticar um piloto e/ou uma categoria, tenha argumentos decentes! Afinal, muita gente entende de verdade de automobilismo, e diz que Rubens ou qualquer outro piloto é ruim. Opinião dele, não a minha.

Me desculpem aí por qualquer coisa. E também por nos últimos tempos eu ter me afastado um pouco daqui do AutoblogPV8, mas estou meio sem idéias (surgem algumas de vez em quando, é claro - Rsrsrs - mas falta tempo pra escrever) e minhas aulas voltaram, é ano de vestibular e eu tenho que estudar pra passar em Relações Internacionais na PUC Minas BH (o melhor curso de R.I. do Brasil, é o da PUC), de novo, né? Pois passei, me matriculei na PUC, mas minha ex-escola fez a grande sacanagem de me reprovar em matérias praticamente inúteis no meu curso de R.I.. Sabe o porque? Resumindo: Lembram de quando eu quebrei o joelho? Pois é, fiquei sem ir na escola nos últimos dois meses de aula por causa disso, pois não podia, afinal, eu estava em repouso cirúrgico. Apresentei atestados médicos, mas mesmo assim não me deixaram entregar os trabalhos que eu tinha perdido. Basicamente é isso. Espero que entendam tudo. Obrigado.

Um abraço!
@paulovitorpv8

Um comentário:

  1. Ótimo texto. É verdade, o brasileiro é um péssimo torcedor, dos piores que existe. Exemplo disso é não valorizar o Tony e o proprio Nelsinho. O primeiro dá show na Indy, e o segundo se deu bem na Nascar. Ah, e a nossa Bia Figueiredo? Show de bola. Valeu!

    ResponderExcluir