quarta-feira, 29 de julho de 2015

Vanthoor de volta à Stock Car, a punição de Cacá Bueno e as injustiças da CBA e do STJD

(Foto: Fernanda Freixos/Vicar)
O belga Laurens Vanthoor, piloto bicampeão no Blancpain (Sprint e Endurance) Series, campeão do FIA GT Series e da Fórmula 3 alemã, vencedor de provas importantes, e que já foi piloto convidado da Stock Car este ano na Corrida de Duplas, substituirá Cacá Bueno pela Red Bull/Mattheis na próxima rodada dupla do campeonato, em Curitiba.

Então, sim, a categoria tem muito a ganhar com isso.

Mas... por que?

Bem... assistiram a etapa de Ribeirão Preto desse ano? Cacá Bueno cruzou a linha de chegada em 1º lugar, mas Marcos Gomes que vinha logo atrás continuou pressionando o vencedor. O que aconteceu? Uma moça encarregada pela Confederação Brasileira de Automobilismo, a CBA, aquela que nas "gentis" palavras de Nelson Piquet é formada por... deixa pra lá. Enfim, essa moça não deu a bandeirada quadriculada, levando Marcos a crer que havia mais uma volta e, sendo assim, Cacá pensou que estivesse enganado e continuou voando baixo no circuito de rua.

Nada de muito errado se assim o fosse, né? Pois é, só que a prova já havia acabado, sim. Ou seja, mecânicos entraram na pista, além de um reboque para retirar um carro acidentado.

Felizmente nada mais grave aconteceu.

Antes que me chamem de puxa saco: até há poucos anos, eu nem gostava do Cacá, apesar de sempre ter reconhecido sua extrema competência (o currículo já diz tudo, ora). Hoje também não morro de simpatia, nem tenho nada contra. Apenas o respeito e sei que está com a razão.

Naturalmente, correndo com a pista nessas condições, com o asfalto molhado, com alguém na sua cola e estando dentro de um habitáculo bem quente, como qualquer pessoa nessa situação faria, o pentacampeão falou... bem, falou algumas coisas no rádio. Eu não gostaria de ser as pessoas à quem ele se dirigiu, porque olha... Mas é perfeitamente compreensível!

Aí vem aquela galera do "ah não, Cacá é um chorão e a Globo e o SporTV puxam saco dele por ser filho do Galvão Bueno". Primeiro: o fato de ser filho de quem é e receber elogios, não fazem dele um piloto menos brilhante do que ele realmente é, e por isso os merecidos elogios. Segundo: TODO piloto de ponta, sem exceção, no exercício da profissão, principalmente ali no calor do momento, são chorões, são grossos, marrentos e tudo mais. A coisa mais normal do mundo!

Depois, como pessoas adultas, Cacá e a mulher conversaram, pedindo desculpas um para o outro. Ele pelos xingamentos, apesar de ser compreensível. Ela por ter exposto ele e outros a um grande risco, mas falhas humanas acontecem. Perfeito, não? Não. Digo... sim. Mas não para a CBA, que ficou toda indignada com as - merecidas - críticas, nem para o STJD. Enfim, como disse o próprio piloto: gente engravatada que nunca sentou no banco de um carro de corrida, que não entende nada de corrida, só avacalha o automobilismo nacional, metendo o bedelho onde não deveria.

Resultado: suspensão por uma etapa e multa de R$ 50 mil. Pena até leve (mas injusta) em comparação ao que queriam: suspensão por seis etapas e R$ 100 mil. O que seria uma catástrofe para qualquer piloto, e mais ainda para um pentacampeão da categoria que está liderando o campeonato.

Tá certo isso, produção? Pode isso, Arnaldo? Não, não pode! Mas fazer o quê, né? ¯\_(ツ)_

Encerrando com as palavras de Bueno: "Voltarei ainda mais forte e incomodarei muita gente." Pois é assim que se fala!


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário