sábado, 30 de junho de 2018

Fórmula 1 2018 - GP da Áustria - 3º Treino Livre e Classificação


Diferente do que se apresentou ontem o dia todo com a Mercedes dominante, no último treino livre para o GP da Áustria de Fórmula 1, Sebastian Vettel mostrou a força da Ferrari, até então estabelecendo um novo recorde de pista ao liderar a sessão, mas que, obviamente, cairia ainda mais na classificação.

Lewis Hamilton e Valtteri Bottas vieram logo atrás, à frente do outro piloto da Scuderia, Kimi Raikkonen, que por sua vez superou as Aston Martin Red Bull de Max Verstappen e Daniel Ricciardo, respectivamente. E a Haas continuou muito forte, com Romain Grosjean em 7º e Kevin Magnussen em 8º. Os melhores fora das equipes de ponta. E fechando o top 10, Carlos Sainz Jr., da Renault Sport, e Charles Leclerc, da Alfa Romeo Sauber.

A propósito, após este último treino, também, é importante ressaltar que ao ter problemas em seu carro, o monegasco teve a caixa de marchas trocadas, o que viria a lhe custar 5 posições no grid.


Na classificação e, agora sim, quebrando de vez o recorde da pista, que era dele mesmo ao cravar a pole position no ano passado, mais uma vez, Bottas repetiu o feito. Por pouco, superou Hamilton. Primeira fila das Flechas Prateadas. O finlandês casa melhor com essa pista, e da última vez que correu aí, também levou o maior troféu para casa.

Na fila de trás, estarão as Ferrari de Vettel e Raikkonen, nesta ordem. O alemão até deu uma volta muito boa, mas, não tinha carro pra ser o mais rápido. No entanto, em questão de ritmo de corrida, como vimos nos treinos, amanhã, essa história pode mudar. Principalmente devido ao comportamento dos carros com os diferentes tipos de pneus.

Completando o top 5, veio o rubro-taurino Verstappen, e entre ele e seu companheiro Ricciardo, que cometeu um pequeno erro na última curva, ficou Grosjean, solidificando a força da Haas. Seu companheiro Magnussen não teve a mesma "sorte", ficando em 8º. E fechando o Q3, vieram as Renault, com Sainz à frente de Nico Hülkenberg.

Na Force India, Esteban Ocon classificou-se em 11º, contra um 17º de Sergio Pérez. Há algo estranho aí, pois esses dois têm performances parecidas.

Pierre Gasly, da Toro Rosso-Honda, foi o 12º e Leclerc o 13º. Porém, lembrando que largará em 18º. Então se deram bem aí Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne, da McLare. Nesta ordem, porém, entre eles, está Lance Stroll, sendo que a outra Williams, de Sergey Sirotikin, ficou em 17º. Evolução em Grove? Não. Só um carro bom de reta mesmo, o que tem muito no Red Bull Ring.

Lá atrás, fechando o grid, Brendon Hartley, da Toro Rosso-Honda, e Marcus Ericsson, da Alfa Romeo Sauber, que mesmo com a punição do companheiro, largará em último.

Atualização: por bloquear Sainz, que vinha em volta rápida, Vettel perde 3 posições e larga em 6º.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Eu já falei sobre Fernando Alonso Karting School?


Pois é, não sei se já cheguei a comentar aqui sobre, mas Fernando Alonso faz um trabalho muito legal fora dos campeonatos que disputa.

Na Espanha, ele tem o FA Karting School que, como o nome sugere, é uma escolinha de kart para as futuras promessas do automobilismo de seu país. Quantos pilotos fazem isso?

E pelo que ele vive divulgando sobre em seu Twitter rola até um tipo de colônia de férias. Isso sem falar que ele mesmo dá as caras no kartódromo, como podem ver.


Salvo engano, a pista fica localizada juntamente com seu museu. Além disso, desde o final do ano passado, o bicampeão mundial de Fórmula 1, agora com mais de 300 GPs, e vencedor das 24 Horas de Le Mans também está investindo em eSports.

Eu falo que não sou fã de Alonso. Acho que é verdade tudo aquilo que dizem dele, que quando quer destruir o clima interno da equipe onde está, ele consegue. Mas fora da esfera profissional, parece ser uma pessoa boa. Como piloto, é inegavelmente um dos melhores da história, na qual ele vem marcando seu nome cada vez mais do ano passado pra cá. Admiro isso.

Aliás, mesmo nos bastidores da pista ele parece ter melhorado, indo pra galera e virando um meme ambulante, haha. Sem falar no que fez pelo menino Joaquín, junto com a McLaren, com uma mãozinha do Liberty Media, no GP da Espanha.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: Nissan GT-R50; na Fórmula 1, Ferrari negocia com Leclerc; Red Bull e Alonso voltam atrás em atualização da Renault; medida da FIA na Fórmula 2; e prazo apertado na Formula E com Gen2


Antes de qualquer coisa, só pra constar, hoje já tivemos posts sobre os treinos livres de Fórmula 1, e sobre um incrível feito do Porsche 919 Hybrid Evo em Nürburgring. Dito isto...

Neste ano, o GT-R está completando seus 50 anos de existência (contando com todas as gerações, obviamente) e para comemorar, a Nissan encomendou um design conceitual para o Godzilla, feito pelo estúdio italiano Italdesign, que também completa 50 anos.

O resultado é lindo, mas mais interessante do que isso, são os números que ele traz sob o capô: com os devidos upgrades em diversos componentes do V6 de 3.6L biturbo, este está gerando 720 cv de potência e 79,3 kgfm de torque. Para aguentar, naturalmente, câmbio, suspensões, freios Brembo, entre outras peças, também foram melhoradas.


Após mais uma brilhante atuação no GP da França de Fórmula 1, os rumores apontam cada vez mais para Charles Leclerc como substituto de Kimi Raikkonen na Ferrari, e este, se aposentaria da categoria pela segunda vez - e possivelmente definitiva como piloto, pelo menos.

O monegasco, que é da Ferrari Driver Academy, vem fazendo uma carreira brilhante. Além dos bons resultados com a fraca Alfa Romeo Sauber, em seu ano de estreia no certame, constantemente nos pontos e se classificando bem, nos últimos 2 anos ele também conquistou os títulos da GP3 Series e da Fórmula 2.

Segundo o jornal italiano La Gazzetta dello Sport, a Scuderia está oferecendo ao seu pupilo um contrato de 5 milhões de euros, por 2 anos.


Apesar da Renault Sport ter entregue atualizações da unidade motriz para a Aston Martin Red Bull, esta, optou por não utilizá-las no GP da Áustria, para evitar punições pela troca por enquanto. Tanto com Daniel Ricciardo quanto com Max Verstappen. Na McLaren, Fernando Alonso fez a mesma escolha.

Na Fórmula 2, devido a problemas em diferentes carros (dos quais os pilotos têm reclamado) na largada para o GP da França, a FIA determinou que as largadas deste final de semana, e também do GP da Inglaterra, sejam feitas em movimento, ou seja, com safety car.

A propósito, George Russell da ART Grand Prix, atual campeão da GP3 Series e piloto em desenvolvimento da Mercedes, e Lando Norris, da Carlin, atual campeão da Fórmula 3 Europeia e protegido da McLaren (e terceiro piloto desta), nesta ordem, estarão amanhã na primeira fila e, na ordem inversa, são os principais candidatos ao título.

Por último, uma notícia rápida da Formula E: as equipes tem um mês para homologarem seus respectivos Gen2 em crash-test.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Porsche coloca 919 Hybrid Evo para quebrar recorde do 956 em Nürburgring


Como a Porsche deixou o WEC, queria explorar mais o potencial de seu LMP1 sem as limitações do regulamento técnico do certame, e assim, o 919 Hybrid levado ao extremo, se tornou 919 Hybrid Evo, que conhecemos em abril ao quebrar o recorde da Fórmula 1 em Spa-Francorchamps.

Na ocasião, a meta seguinte já havia sido definida: quebrar o recorde também de Nürburgring, no traçado de Nordschleife. Os atuais quase 21 km do Green Hell. E o recorde até então era... dela mesma, cravado por Stefan Bellof (se não sabe quem foi, leia isto), pilotando o protótipo 956 do extinto Grupo C.


Desta vez com Timo Bernhard ao volante, não é que eles conseguiram? E com ampla vantagem! Mais precisamente, 51,584 segundos mais rápido. Foram 5m,19s,546.

Segue o vídeo desta incrível empreitada (mas sugiro que abram diretamente no YouTube, pois dá pra assistir maior e melhor):


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2018 - GP da Áustria - 1º e 2º Treinos Livres


A Mercedes dominou o Red Bull Ring nesta sexta-feira de treinos livres, fazendo dobradinhas, sempre com Lewis Hamilton à frente de Valtteri Bottas.

Ferrari e Aston Martin Red Bull brigam pelas posições de trás, do 3º ao 6º, mas não tão assustadoramente menos rápidas do que as Flechas Prateadas.


Ao final do dia, com Sebastian Vettel, os italianos pareceram mais perto. Mas os rubro-taurinos, Daniel Ricciardo e Max Verstappen, mostraram que darão trabalho. Já o outro piloto da Scuderia, Kimi Raikkonen, foi sempre o menos rápido dos seis.

Fortíssima atrás das equipes de ponta, aparece a Haas, com Romain Grosjean mais rápido do que Kevin Magnussen nos dois treinos, e aparentemente, pelo menos por enquanto, eles não têm um rival muito bem definido para esta pista.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: Hockenheim volta a deixar a Fórmula 1 e Liberty Media tenta Nürburgring; novo motor Renault na Red Bull; atualizações da Suzuki na MotoGP; e Barrichello e juntos Fraga, e Serra, nas 24h de Spa-Francorchamps


Como aconteceu antes em 2015, e depois foi anunciado na virada de 2016 para 2017 que aconteceria novamente, mais uma vez, em 2019, Hockenheim não irá sediar o GP da Alemanha de Fórmula 1.

O circuito não tem condições financeiras de receber um evento desse porte e, por isso, o Liberty Media irá atrás de Nürburgring para tentar salvar a etapa alemã no calendário do certame.

Para o GP da Áustria, que acontece neste final de semana, a Aston Martin Red Bull confirmou que está levando uma versão mais atualizada da unidade motriz da Renault Sport. Quem sabe assim entrem no páreo? Fica esperta, Ferrari, porque a Mercedes já atualizou o motor no GP da França.

Falando em novidades técnicas, para outra corrida deste final de semana, mas da MotoGP, a Suzuki tem novos motores para a GSX-RR no GP da Holanda.

E por último, mas o que mais me animou hoje, é que Rubens Barrichello e Felipe Fraga, campeões da Stock Car em 2014 e 2016, respectivamente, sendo que o segundo conquistou seu título sobre o primeiro, vão correr juntos nas 24 Horas de Spa-Francorchamps. Rubinho inclusive já disputou Le Mans.

Os dois vão acelerar um Mercedes-Benz AMG GT3 da equipe Strakka Racing, juntos ainda com Christian Vietoris.

E além destes, mas correndo pela WRT, equipe que representa a Audi na categoria, com Marcel Fässler e Stuart Leonard, teremos Daniel Serra, atual campeão da Stock Car e atual líder do campeonato, e que venceu as 24 Horas de Le Mans na GTE-Pro em 2017 pela Aston Martin.

A corrida faz parte do Blancpain GT Series Endurance Cup.

P.S.: já viram o novo carro de rua da McLaren?


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

McLaren 600LT


Já fazia algumas semanas que um novo supercarro da McLaren vinha aparecendo "vazado" aqui, camuflado em testes ali, até que hoje, finalmente os ingleses decidiram revelar o 600LT. Já sabíamos que se chamaria assim e, aliás, "LT" significa Longtail.


Baseado no 570S mas, como o nome sugere, é alongado, mais especificamente 7,4 cm e mesmo assim, é 96 kg mais leve, pesando apenas 1.247 kg. E pelos nomes, podemos ver que são 30 cv a mais (até 38 cv, na verdade, pois arredondam pra cima, mas podem ter feito o mesmo no 600LT). Porém, números de desempenho não foram divulgados pela marca de Woking.

Sabemos que é equipado com um motor V8 3.8L biturbo, que gera 600 cv de potência e 63,18 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem, com 7 marchas e claro, tração traseira.


Levando em consideração os números do irmão menor, podemos esperar um 0 a 100 km/h em menos de 3,2 segundos e uma velocidade máxima acima de 328 km/h.

Acho que tá bom, né?


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Aston Martin DBS Superleggera


Mirando a Ferrari 812 Superfast, a Aston Martin apresentou hoje, oficialmente (pois "vazou" um pouco antes) o DBS Superleggera. Curioso como com os italianos usaram um nome que soa inglês, e os ingleses, um nome que soa italiano, não?


Equipado com um motor V12 de 5.2L, este gera 725 cv de potência e 91,6 kgfm de torque, acoplado ao câmbio manual de 8 marchas, que direciona atração para o eixo traseiro.


O conjunto faz de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e chega aos 340 km/h de velocidade máxima.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2018 - GP da Áustria - Informações


E não e que neste final de semana, já temos Fórmula 1, de novo? E no próximo, também? Nossa primeira parada é no Red Bull Ring, antigo A1 Ring, hoje casa dos rubro-taurinos, para o GP da Áustria.

Pista não muito técnica, exigente com o motor, que, se a Ferrari não tiver atualizado, vai tomar outro passeio da Mercedes. Não vejo grandes chances da Aston Martin Red Bull brigar pela ponta, mas nunca se sabe quando podemos ser surpreendidos, até por uma boa estratégia.

Ah! E eu já falei aqui anteontem, que a FIA determinou uma terceira zona de DRS no circuito, para facilitar ultrapassagens.


Programação (horário de Brasília):

Sexta-feira: 1º Treino Livre às 6h00, e 2º Treino Livre às 10h00;
Sábado: 3º Treino Livre às 7h00, e Classificação às 10h00;
Domingo: Corrida às 10h10.

Mapa do circuito:


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2018/19 - Newey continua na Red Bull


Recentemente surgiram rumores de uma mudança de Adrian Newey para a Renault Sport. Porém, todas as partes negaram isso: o engenheiro, e tanto a equipe francesa como a própria Aston Martin Red Bull, através de Helmut Marko, que falou até em novo contrato. Lembrando que a partir de 2019, os rubro-taurinos correrão com motores Honda.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Pietro Fittipaldi de volta ao volante


Pietro Fittipaldi havia dito que já queria voltar às pistas em julho. E aparentemente, ele poderá fazê-lo. Pois depois de um trabalho de recuperação em Indianápolis, já andou de kart essa semana. E quem já andou nisso, sabe o quanto é duro.

Recapitulando: o brasileiro sofreu um acidente feio no WEC, fraturando as duas pernas. Fim do seu ano automobilístico? De jeito nehum. O atual campeão da World Series F-V8 tinha, e ainda tem, um calendário cheio: além de disputar a LMP1, ele também tem contratos na IndyCar e na Super Formula.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Billy Monger testa Fórmula 1 pela Sauber


Olha a felicidade no rosto do garoto! E ele merece.

Para quem não o conhece, Billy Monger, de 19 anos, perdeu as duas pernas no início do ano passado, em um acidente na Fórmula 4 Inglesa. E de cara, ganhou todo o apoio do mundo automobilístico.

Poucos meses depois, anunciou sua volta às pistas, com pretensões de correr em Le Mans. E eu não duvido nada, nada, pelo que já vou contando aqui. Começou com um Fun Cup e foi parar no pódio da Fórmula 3 Inglesa em sua primeira corrida após o acidente.

Ontem, algo que talvez ele não tivesse imaginado ser possível mesmo antes de começar a sua história de superação: ganhou um teste de Fórmula 1, com um carro de 2011 da Sauber, o C30, no circuito de Rockingham.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

terça-feira, 26 de junho de 2018

Formula E 2018/19 - Susie Wolff será a chefe de equipe da Venturi HWA


Aos poucos, a Mercedes-Benz vai mostrando as cartas com as quais pretende jogar na Formula E.

Os alemães, que não querem mergulhar de cabeça, mas entrarem só no final de 2019, primeiro colocaram a sua equipe HWA para formar parceria com a Venturi, indicando que este se tornará o seu time de fábrica, como já vinha sendo especulado, tal como o passo seguinte.

Depois, anunciaram a contratação do ex-Fórmula 1 Felipe Massa, que desde que se tornou piloto da Williams, teve uma boa relação com as Flechas Prateadas, que forneciam (e ainda fornecem) motores para os ingleses.

Lembrando (e como a imagem mostra) que o brasileiro pilotará o Gen2, que aliás, já experimentou.

Agora, uma nova e surpreendente - mas que faz sentido - peça do quebra-cabeça foi revelada: Susie Wolff será a chefe de equipe da Venturi HWA. Ex-pilota, ela já correu pela Mercedes no DTM, e também foi reserva do time de Grove na Fórmula 1.

Não que não tenha mérito próprio. Claro que tem, pois ninguém chega ao topo do automobilismo apenas com dinheiro e apadrinhamento, como tantos outros pilotos, homens, e menos talentosos do que ela, têm. Mas o talento também conta, afinal. Enfim, o que quero dizer agora, é que esse pessoal todo, como se diz, está no mesmo rolê: Susie é esposa de Toto Wolff, ex-acionista da Williams e chefe de operações esportivas da Mercedes-AMG.

Então, o pacote germânico está cada vez mais interessante: uma boa parceria de equipes, um competente piloto recém-aposentado da Fórmula 1, uma mulher como chefe de equipe num ambiente deveras masculinizado, num campeonato de monopostos elétricos no meio de tantas categorias dependentes do petróleo. Torço muito para que tudo isso dê certo.

Eu sei que talvez isto ainda soe um pouco machista, mas longe de mim ter esta intenção. O que eu quero dizer é que é comum, pra muitas coisas na vida, te chamarem porque você é parente ou amigo de fulano, independente do gênero. Mas você também precisa ser bom naquilo. Quando Susie foi promovida a piloto de testes da Williams, Toto nem estava mais na equipe. Ou seja, ela conseguiu, pois é boa de serviço, sim, senhores. Inclusive o mesmo aqui vale para o Massa. Existem outros bons pilotos disponíveis, mas ele era uma pessoa mais dentro do círculo.

E mesmo hoje na Venturi, claro, ela é um contato com a Mercedes. Qual o problema? Ela tem seu mérito também. E eu acho que é até mais por isso. Acredito que caminhe com as próprias pernas. Toto pode ter facilitado no começo. Nem afirmo que facilitou com certeza, e se tivesse facilitado, eu não veria problema (porque acontece, as coisas são assim, gostem ou não), assim como ele facilitou, até mais, para Valtteri Bottas. Mas repito: no começo. Hoje ele e ela seguem em frente, independentes dele, porque são competentes. Diferente de certos pilotos, filhos de pilotos. E o gênero nem vem ao caso. Aliás, se ela fosse "ruim por ser mulher" (baita idiotice, viu, Bernie e Carmen Jordá?), podia ser esposa do presidente da Mercedes, que não entraria. E poderia ser ruim sendo homem, filho da mesma pessoa, que também não entraria.

Diga-se de passagem, Susie é a primeira chefe de equipe mulher neste certame (salvo engano), mas já tivemos antes, atrás do volante, a Simona de Silvestro em duas corridas, lá nos não-tão-distantes primórdios da Formula E.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: Volkswagen é a nova recordista de Pikes Peak com o I.D. R; terceira zona de DRS no GP da Áustria de Fórmula 1; IndyCar continua em Road America; tragédia no SuperBike Brasil


Há pouco mais de dois meses, a Volkswagen apresentava o I.D. R, seu supercarro elétrico, com a ambição de ser o novo recordista na subida do Pikes Peak.

A ação também visa também limpar um pouco a sua barra devido ao Dieselgate. Aliás, os alemães estão tentando recuperar sua imagem agora com esses carros elétricos, chamados I.D..

Enfim, a missão seria executada pelo vencedor de Le Mans, Romain Dumas, que também já tinha boa experiência nisso. Tanto que conseguiu: 7m,57s,148, quebrando o recorde que até então era de Sébastien Loeb com a Peugeot, desde 2013, com uma diferença de 16,3 segundos.

Falando rapidinho mesmo de Fórmula 1, a FIA determinou uma terceira zona de DRS para a próxima etapa, o GP da Áustria, no Red Bull Ring.

Na IndyCar Series, onde neste último final de semana tivemos o GP de Elkhart Lake (inclusive com vitória de piloto brasileiro na Indy Lights), foi anunciada a renovação contratual com o circuito Road America até 2021. Tendo voltado ao calendário em 2016, parece ter agradado.

Por último, uma triste notícia: morreu após não resistir aos ferimentos causados num acidente ontem, em corrida do SuperBike Brasil em Interlagos, o piloto Rogério Munuera, de 41 anos. Descanse em paz.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

domingo, 24 de junho de 2018

IndyCar Series 2018 - GP de Elkhart Lake


Tivemos hoje na IndyCar Series o GP de Elkhart Lake, no circuito Road America, onde aliás, mais cedo teve vitória brasileira na Indy Lights.

Mas falando na categoria principal, a vitória foi do atual campeão, Josef Newgarden, que largou da pole position. Aliás, a primeira fila foi da Penske, com Will Power largando ao seu lado. Curioso que foram esses dois na frente de motor Chevrolet, e depois, uma galera atrás, salvo engano até o 9º, de motor Honda.

Porém logo no começo, o australiano atual vencedor das 500 Milhas de Indianápolis teve problemas e abandonou a prova. O único a não completá-la, diga-se de passagem.

Com isso, Ryan Hunter-Reay, da Andretti, herdou a posição e foi bem combativo até o final. Mas o dia hoje era do José Novojardim, definitivamente, que já vinha forte nos treinos. Ao contrário, Scott Dixon foi tímido durante todo o final de semana até então, e classificou-se mais para trás. No entanto, na corrida, fazendo aqueles stints como só ele sabe, cirúrgico e com a Ganassi acertando na estratégia, ele foi crescendo na corrida e completou o pódio, e ampliando sua liderança no campeonato.

Quanto aos brasileiros Tony Kanaan e Matheus Leist, que continuam na AJ Foyt Racing ano que vem, chegaram juntos, em 14º e 15º, respectivamente.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2018 - GP da França - Corrida


Geralmente quando Lewis Hamilton tem um fim de semana ruim na Fórmula 1, como foi no GP do Canadá, ele volta na etapa seguinte destruindo tudo, no melhor sentido possível.

O inglês da Mercedes foi o mais rápido dos treinos livres (embora não tenha liderado todas as sessões), na classificação, cravou a pole position e, na corrida, não deu chances a ninguém: vitória de ponta a ponta. Aliás, foi tanto a sua pole como sua vitória de número 65.

O pódio foi completado por Max Verstappen, da Aston Martin Red Bull, que fez a melhor corrida dentro do possível, assim como Kimi Raikkonen, da Ferrari, que veio logo atrás.

O outro rubro-taurino, Daniel Ricciardo, foi o 4º, e o outro piloto da Scuderia, Sebastian Vettel, fecheou o top 5 e novamente perdeu a liderança do campeonato para o rival das Flechas Prateadas. A propósito, o outro piloto desta, Valtteri Bottas, chegou em 7º. Ele e o alemão se estranharam no começo, sofrendo danos. Vettel recebeu um stop and go de 5 segundos e Bottas foi lá para trás, tendo que fazer uma corrida de recuperação.

E quem foi o 6º colocado, afinal? Embora seja um cara meio sujo tanto na pista quanto no que fala, às vezes, tenho que admitir que Kevin Magnussen teve um desempenho excelente. Já seu companheiro na Haas, Romain Grosjean, foi o 11º. Mais uma vez, por pouco, sem pontuar.

Em 8º e 9º vieram as Renault de Carlos Sainz Jr. e Nico Hülkenberg, respectivamente. Porém era para o espanhol chegar em 6º, caso não tivesse uma repentina perda de potência nas voltas finais, o que durou alguns segundos. Poucos, mas decisivamente comprometedores.

Mais uma vez nos pontos e, como se diz, andando mais do que o próprio carro, Charles Leclerc, da Alfa Romeo Sauber, fechou a zona de pontuação. Seu companheiro Marcus Ericsson foi o 13º, atrás de Stoffel Vandoorne, da McLaren.

Por falar no time de Woking, após um maravilhoso final de semana com o triunfo nas 24 Horas de Le Mans, Fernando Alonso estava atacado hoje no rádio. Com um carro todo problemático, abandonou a prova a poucas voltas do fim.

Além do bicampeão, abandonaram: Lance Stroll, também perto do fim, com um pneu perigosamente estourado; Sergio Pérez, com problemas no meio da prova; e logo dois dos pilotos da casa, Pierre Gasly da Toro Rosso-Honda, e Esteban Ocon da Force India, que bateram um no outro na primeira volta.

Os últimos colocados foram Brendon Hartley, da Toro Rosso-Honda, e Sergey Sirotkin, da Williams, respectivamente.





Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: mulher árabe pilota F1 da Renault; Franzoni vence na Indy Lights; e Piquet sobe ao pódio na GP3 Series


Não deveria se tratar de algo espantoso em 2018, uma mulher dirigindo. Não é mesmo? Nem sendo um Fórmula 1. Até poucos anos atrás, tínhamos a Susie Wolff em sessões de treinos livres pela Williams.

Mas hoje, em especial, o que aconteceu no circuito Paul Ricard, antes de começarem o GP da França, foi algo emblemático: Aseel Al-Hamad, pilota árabe, pilotou o carro de 2012 da Renault. Bem, da Lotus, na verdade, como era a equipe naquele tempo.

Por que? Porque este domingo é um dia histórico para as mulheres da Arábia Saudita. A partir de hoje, elas podem dirigir pelas ruas do país. Até cheguei a comentar isso aqui antes. Por isso os franceses convidaram a pilota.


Atual campeão da Pro Mazda e fazendo sua estreia este ano na Indy Lights, duas categorias que fazem parte da Road to Indy, que como o nome sugere, leva os pilotos à IndyCar Series, Victor Franzoni conquistou hoje sua primeira vitória na categoria, na corrida 2 de Road America, em Elkhart Lake, pela Juncos.

E também estreando numa outra categoria de base este ano, Pedro Piquet conquistou hoje seu primeiro pódio na GP3 Series, onde corre pela Trident, na corrida 2 do GP da França, chegando em 2º lugar.

A corrida foi vencida por Callum Ilott, da ART Grand Prix, que é praticamente uma dominadora do certame.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sábado, 23 de junho de 2018

Fórmula 1 2018 - GP da França - Classificação


Lewis Hamilton confirmou o domínio da Mercedes em voltas rápidas no circuito Paul Ricard, em Le Castellet, cravando a pole position na volta do GP da França. Seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, que liderou o treino de mais cedo e até poderia ter sido mais rápido, fechou a primeira fila para as Flechas Prateadas.

Um pouco atrás, para a Ferrari de Sebastian Vettel, restou o 3º lugar, com as Aston Martin Red Bull de Max Verstappen e Daniel Ricciardo, respectivamente, completando o top 5. O outro piloto da Scuderia, Kimi Raikkonen, foi o 6º.

Um bom 7º lugar para Carlos Sainz Jr., da Renault. O primeiro entre os mortais, superando seu companheiro Nico Hülkenberg, que foi o 12º.


Mas quem roubou mesmo a cena nesta classificação, foi Charles Leclerc, com o 8º lugar. Isso mesmo: o monegasco levou a Alfa Romeo Sauber ao Q3, e ainda superou as Haas. Tudo bem que o piloto da casa (o que também é quase isso para o garoto da Ferrari), Romain Grosjean, bateu (provocando bandeira vermelha) e não marcou tempo, mas seu companheiro Kevin Magnussen, que em termos de velocidade, eu considero no mesmo nível, foi o 9º. Leclerc está mostrando que não foi campeão da GP3 Series e da Fórmula 2 à toa. E pode, quem sabe, guiar para a Scuderia em 2019, no lugar do Iceman.

Enquanto isso, Marcus Ericsson foi o menos rápido do Q2. No Q1, foram eliminadas as Williams, que ocupariam a última fila, não fosse a punição para Brendon Hartley, que largará em último porque a Toro Rosso trocou componentes do motor Honda após a quebra de ontem. Também saíram mais cedo as McLaren, tanto de Stoffel Vandoorne quanto de Fernando Alonso.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

Regulamento unificado entre DTM e Super GT


DTM e Super GT, que desde o início do ano passado, vinham anunciado uma parceria, concluíram um regulamento unificado entre as duas.

Devido a futura mudança da Mercedes para a Formula E, o certame alemão se viu "ruim das pernas" e Gehard Berger começou a pensar em soluções. Daí veio a ideia. Assim, já adotarão as novas regras em 2019, enquanto os japoneses o farão em 2020. A partir de então, as duas categorias poderão realizar provas em conjunto e terão mais possibilidades de novos fabricantes ingressarem em seus campeonatos.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

IndyCar Series 2018/19 - AJ Foyt mantém dupla Kanaan e Leist


AJ Foyt gostou da dupla brasileira andando em seus carros na IndyCar Series: Tony Kanaan, campeão da categoria e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, traz experiência para fazera estrutura do time crescer; e o talentoso Matheus Leist, é um jovem promissor, que venceu a versão menor de Indianápolis na Indy Lights. Por isso, os dois tiveram sua renovação contratual anunciada para 2019.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2018 - GP da França - 3º Treino Livre


Tivemos uma última sessão de treinos livres no circuito Paul Ricard, para o GP da França, meio incomum. Bem, menos na parte que a Mercedes ficou na liderança, mas desta vez com Valtteri Bottas, que teve problemas ontem.

Acontece que em pouco tempo, a chuva deu as caras. Então os melhores tempos foram cravados nos primeiros minutos. Então, depois do finlandês, vieram Carlos Sainz Jr., da Renault, Charles Leclerc, da Alfa Romeo Sauber, Fernando Alonso, da McLaren e completando o top 5, Sebastian Vettel, da Ferrari.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Quando o futebol e o automobilismo se encontram


Época de Copa do Mundo de futebol, né? Não assisti jogo algum, ainda. Nada contra. Espero que a seleção brasileira ganhe, mas também nem ligo para quem torce para outras. Enfim, nada que afete minha vida, mas todo respeito por quem gosta, torce pro país que for e claro, pelos jogadores.

"Ah, mas eles ganham milhões e...", uai, pilotos também. Claro que eu acho que um professor, um policial, um bombeiro e profissionais da saúde (todos, não só médicos, que já ganham bem), mereciam mais esses salários. Porém, somos capitalistas, ora. Futebol é o produto esportivo mais consumido do mundo (chutando, mas deve ser mesmo). Logo, os jogadores ganham bem. Na verdade, provavelmente só um pouco da grana que eles geram para os times e patrocinadores.

E não é que eu desgoste de futebol, daqueles que falam "pão e circo" e blablabla (já fui, e muito, confesso). Sim, há os fanáticos, que acham que a vida deles depende daquilo e etc., mas gente idiota existe em todo lugar, inclusive nos esportes a  motor. Eu só... não gosto, simplesmente. Sem problemas. E sem mais delongas justificativas...

Quem disse que eu não posso tocar no assunto aqui? Heresia, é? Primeiramente, o blog é meu. Acalmem-se... haverá mais cheiro de gasolina por aqui do que vocês imaginam.

Bem, a montagem acima, com os devidos e merecidos créditos na imagem, foi compartilhada pelas próprias redes sociais oficiais da Fórmula 1. Não só o "carro da CBF", como de outras seleções também. Porém, os campos e as pistas podem se aproximar ainda mais do que isso.


Alguns times de futebol têm carros de corrida numa ou outra categoria, e/ou patrocinam equipes (assim como montadoras patrocinam times de futebol), como já foi o Chelsea numa parceria com a Sauber (em 2012 e 2013, se não me falha a memória), ou a Chapecoense no Mercedes-Benz Challenge. Entre outros exemplos. Mas esses são um carro ou outro, em campeonatos independentes do futebol.

No entanto, entre 2008 e 2011, existiu uma categoria chamada Superleague Formula, ou Fórmula Superliga, "aportuguesando" o nome. E embora utilizassem a estrutura de equipes de corrida, estas representavam times de futebol de todo o mundo, entre os quais, os brasileiros Corinthians e Flamengo.

Outras equipes eram do Liverpool, Milan, Borussia (quase escrevi "Marussia"), Beijing Gouan, PSV, Tottenham, Atlético de Madrid, Roma, Olympique, Sevilla, Sporting, Porto e por aí vai.


Os carros eram padronizados, fabricados pela Panoz, e com motores da Menard, V12 de 4.2L que geravam 750 cv de potência e giravam a 12 mil rpm, acoplados a câmbios de 6 marchas. O bastante para oferecer um desempenho próximo ao de um Fórmula 2.

A maioria das corridas foram disputadas em tradicionais circuitos europeus, mas a categoria também passou pela Ásia e, até mesmo, aqui pelo Brasil - salvo engano, em 2011, em Goiânia e em Curitiba.

Além dos times, os carros também representavam seus países. Tanto que em seus tempos derradeiros, veio a mudança de, ao invés de times, passaram a ser só de países mesmo.

Uma pena que tenha acabado, mas seria legal voltar a ver algo do tipo, não? E como brasileiro tem obrigação de ter um time de futebol no RG, caso contrário não é cidadão (entendam o sarcasmo, por favor), eu digo que adoraria ver um carro do Atlético Mineiro, o Galo. E do Guarani, daqui da minha cidade, Divinópolis.

Pelo "Visit Manaus", você já sabe que o carro foi pilotado pelo Antônio Pizzonia, haha.
Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2018 - GP da França - 2º Treino Livre


Continuando o trabalho de mais cedo, Lewis Hamilton fechou a sexta-feira se mantendo na liderança, no segundo treino para o GP da França de Fórmula 1, no circuito Paul Ricard, em Le Castellet.

Valtteri Bottas não pôde fazer outra dobradinha para a Mercedes, pois teve um vazamento d'água, terminando apenas em 7º. Um pouco à frente de uma boa McLaren de Fernando Alonso, que fez história no país neste último final de semana, ao vencer as 24 Horas de Le Mans.

Menos longe da Flecha Prateada #44, ficaram as Aston Martin Red Bull de Daniel Ricciardo e Max Verstappen, respectivamente. Completando o top 5, Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel, da Ferrari, nesta ordem.

Repetindo o bom resultado da sessão anterior, o piloto da casa, Romain Grosjean, em 6º. Seu companheiro na Haas, Kevin Magnussen, também foi bem, em 9º. Assim como o outro francês, Pierre Gasly, que caiu um pouco, mas ainda fechou o top 10. Seu companheiro na Toro Rosso, Brendon Hartley, porém, teve problema no motor Honda.

E um acidente forte de Sergio Pérez, da Force India, que perdeu uma roda (atualização 23/06: e foi multada pela FIA por isso), forçou o acionamento da bandeira vermelha durante alguns minutos.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)