sábado, 1 de dezembro de 2012

Volkswagen Fusca 2.0 TSI - Ele voltou!

Eu sou o FUSCA, e estou de volta!
Não. Ele não é o "novo New Beetle". Nada daquele carrinho meigo nesse aqui. Dessa vez a Volkswagen marcou pontos positivos. Montado na plataforma do novo Golf europeu, esse é um novo FUSCA! Ou pelo menos aqui no Brasil, é. Já que a empresa alemã autorizou que suas divisões em cada pais dessem o nome que quisessem. Obviamente no Brasil seria esse. Não seria? Afinal, o Fusca foi e é amado por muita gente, e esse novo carrinho, ou carrão, pois é um lobo em pele de cordeiro, se parece muito com ele, e o nome caiu bem como homenagem ao clássico.

Saída de escapamento dupla, de onde sai um ronco nervoso.
Como viram o "2.0 TSI" no título, sim, é o mesmo motor de 2.0L do irmão maior, Jetta. O sistema de escapamento foi redimensionado para produzir um som mais nervoso, mas o motor gera os mesmos 200 cv de potência, a 5.100 RPM. O torque é de 28,5 mkgf a 1.700 RPM. O câmbio que faz a dupla com o motor, na versão mais equipada do carro, é o DSG, automatizado sequencial de 6 marchas, com dupla embreagem. O Fusca é puxado pela tração dianteira, e nas trocas de marcha acima de 4.000 RPM, o escape produz um agradável som extra aos amantes dos roncos dos motores. Confesso que não sei como chamar exatamente esse som, mas vocês sabem... aquele "sopro" forte que carros turbinados fazem.

Belo painel, mas, particularmente, eu gostaria de um conta-giros maior, e um marcador de combustível menor.
Ele não decepciona nos números. Faz de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. O consumo urbano é de 9,7 km/l e na estrada, faz 13,1 km/l. Números bem melhores do que os do velho New Beetle.

Um carro com suspensão de acerto esportivo, mas que não perde em conforto, segurança e equipamentos eletrônicos para ajudar o motorista que quer pilotar. Trás de série direção hidráulica, um ar-condicionado simples (com o digital, sai mais caro), regulagens na coluna de direção, sensor de estacionamento, assistente de partida em rampa, três opções de iluminação interna, e rodas aro 17 (mas pode pedir aro 18 bicolores pagando mais 2.050 reais). ABS, BAS e EBD. Controles de tração e de estabilidade. Quatro airbags, dianteiros e laterais.

Outros itens opcionais, são os bancos esportivos, faróis de xenônio, e um sistema de som mais sofisticado. Completão assim, sai por 102.271 reais. Abrindo mão disso, de outros itens já citados, e do câmbio DSG, por um manual convencional também de 6 marchas, e sem o "sopro", mas "apenas" o ronco grave, o novo Fusca custa 76.600 reais.

No meio do painel, mostradores que indicam que o novo Fusca nasceu para andar rápido. Um medidor de pressão do turbo, e um cronômetro. Também um termômetro do óleo, como é normal de se ter em outros carros.

Interior do novo Fusca.
Maior, mais largo, mais baixo, mais espaçoso, inclusive no porta malas, que comporta 310 litros, ou seja, 110 a mais que o New Beetle, e mais nervoso, esse é o novo Fusca, digno de levar o nome do simpático modelo mais antigo.

Fantasiado de Herbie.


Um abraço!
@paulovitorpv8

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