domingo, 15 de abril de 2012

Fórmula 1 2012 - GP da China - Corrida

E mais uma vez, o hino alemão foi tocado no final de uma etapa da Fórmula 1. Para Sebastian Vettel, como foi feito várias vezes no ano passado? Não. Para Michael Schumacher, que já ouviu o hino no alto do pódio tantas vezes, e poderia ouvir novamente? Não. Foi para Nico Rosberg, que após conquistar sua primeira pole-position ontem, hoje também teve sua primeira vitória na Fórmula 1!

Completando o pódio, vieram Jenson Button e Lewis Hamilton, respectivamente. Assim, o pódio foi apenas de pilotos que usam o motor Mercedes-Benz em seus carros, que é o mais potente da Fórmula 1. Com os 2º e 3º lugares, a McLaren é líder do Mundial de Construtores, e Lewis Hamilton e Jenson Button ocupam as primeiras posições do Mundial de Pilotos, mas em ordem inversa à que eles terminaram o GP da China, já que Hamilton sempre esteve presente no pódio, em 3º lugar.

Vamos aos brasileiros. Bruno Senna novamente fez uma boa corrida, com direito a belas ultrapassagens, terminando a corrida em 7º lugar, após conquistar um bom número de posições. Um ótimo resultado para quem tem um carro de meio de grid, e corre para uma equipe que tem passado por sufocos, mas que agora vem melhorando. Assim já está bom, já que só na última corrida, com o 6º lugar, Bruno marcou mais pontos para a Williams do que a equipe conseguiu em toda a temporada 2011. Mas ainda é possível conseguir resultados um pouco melhores. Logo atrás dele, quem cruzou a linha de chegada foi seu companheiro, Pastor Maldonado. Lembrando que Maldonado largou na frente de Bruno.
Felipe Massa havia dito que o carro teve uma inexplicável evolução, porém, não foi o bastante. Sua F2012 apresentou um péssimo ritmo de corrida, diferente da de Fernando Alonso. Não estou dizendo que foi só por isso que ele chegou atrás, pois é claro que Alonso também é um piloto melhor. Mas acredito no potencial de Massa, pois por erros da Scuderia Ferrari, por muito pouco ele não foi campeão em 2008, e já foi um piloto mais rápido do que Kimi Raikkonen e Michael Schumacher, quando foi companheiro de equipe destes dois. E só um detalhe: antes da primeira curva, Bruno deu um toque na traseira do Massa, e por isso na foto que vocês podem ver aqui do Williams FW34 Renault do Bruno, a asa dianteira está danificada.

Na Red Bull Racing, Sebastian Vettel recuperou posições, mas mesmo assim chegou logo atrás de Mark Webber. Aliás, a Red Bull permitiu que os dois pilotos disputassem um contra o outro, o que foi possível ver no final da corrida, em um belo duelo. Coisa que não acontecia com tanta intensidade desde 2010. Pois lembram-se do GP da Turquia daquele ano? Pois é.
A decepção da corrida foi Heikki Kovalainen. É um bom piloto, mas ultimamente não parece estar em sua melhor forma. Chegou em último, atrás mesmo até dos carros da Marussia e da Hispania, além de seu próprio companheiro de equipe, Vitaly Petrov, que não é lá um piloto brilhante. Mas chegar atrás dos carros da Hispania e da Marussia, é algo tão ruim, que imagino que algo errado aconteceu com o carro de Heikki, que comparado à estes, é muito melhor.
E quem não terminou a corrida, foi Michael Schumacher, que largou na primeira fila, mas que em pouco tempo teve problemas com seu carro. Apenas ele.


Resultado do GP da China 2012 de Fórmula 1:

(Posição / Nome / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG / Mercedes-Benz) = 56 voltas em 1h,36m,26s,929
2 - Jenson Button (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = a 20s,626
3 - Lewis Hamilton (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = a 26s,012
4 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = a 27s,924
5 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = a 30s,483
6 - Romain Grosjean (França / Lotus / Renault) = a 31s,491
7 - Bruno Senna (Brasil / Williams / Renault) = a 34s,597
8 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams / Renault) = a 35s,643
9 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 37s,256
10 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber / Ferrari) = a 38s,720
11 - Sergio Pérez (México / Sauber / Ferrari) = a 41s,066
12 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = a 42s,273
13 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 42s,700
14 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = a 50s,500
15 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = a 51s,200
16 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 51s,700
17 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1min,03s,100
18 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = a 1 volta
19 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) = a 1 volta
20 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth) = a 1 volta
21 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = a 1 volta
22 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = a 2 voltas
23 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = a 3 voltas

Assim está o Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Assim está o Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/


(Fotos: Reuters, Pirelli, LAT, Ercole Colombo)


Um abraço!
@paulovitorpv8

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