domingo, 30 de outubro de 2011

Fórmula 1 - GP da Índia - Corrida

(Foto: Sutton Images)

E no primeiro Grande Prêmio da Índia de Fórmula 1, quem venceu, só pra "variar"? (Rsrs). Sebastian Vettel fez um passeio no novo autódromo e dominou a corrida de ponta a ponta! Uma das melhores corridas deste ano do mais jovem bicampeão, podendo pilotar o tempo todo sem pressão e com tranquilidade, e ainda por cima, fazendo a melhor volta de toda a corrida entre todos os pilotos, e isso na última volta!
Jenson Button da McLaren, e Fernando Alonso da Scuderia Ferrari completaram o pódio, 2º e 3º, respectivamente. Os dois também fizeram uma ótima corrida!
O outro piloto da Red Bull Racing, Mark Webber, chegou em 4º, e isso largando em 2º com o melhor carro desta temporada, o RB7. O estranho, é que Mark é um bom piloto, no ano passado disputou de igual para igual com Vettel, e às vezes era até melhor. Tem algo errado aí.
Completando os resultados da três maiores equipes (Red Bull Racing, McLaren e Scuderia Ferrari), falta falar de Felipe Massa e Lewis Hamilton, né? Bom, como já é de costume, esses dois tinham quem se estranhar mais uma vez. Quem assistiu a corrida sabe o que aconteceu, e quem não assistiu, mas viu meu último post, já tem uma certa idéia. Felipe Massa estava na frente, sob forte pressão de Lewis Hamilton, até que chegou um bom momento para uma ultrapassagem do inglês. Já no final de uma reta, Lewis já estava quase lado a lado com Felipe, e a curva ia para o lado do inglês, então, quando já era tarde demais, Massa "fechou a porta" para Lewis, sendo que o piloto da McLaren já estava passando. Desta vez o erro foi do Felipe, um erro que ele podia muito bem ter evitado, dividindo a curva e assim talvez até continuaria na frente. Resultados: os dois bateram (o que fez Rowan virara Mr. Bean - Rs), Felipe voltou para a pista na posição em que estava, depois trocou os pneus e bico, cumpriu sua punição, mas acabou quebrando outra suspensão dianteira (ontem a direita, hoje a esquerda), assim foi obrigado a abandonar a corrida, e voltou ao paddock com cara de poucos amigos, sem ter razão para isto. Lewis teve sua asa dianteira danificada e perdeu posições, fez uma certa recuperação e terminou a corrida em 7º lugar.
Fãs do Felipe Massa, me desculpem. Sempre tento defender os pilotos brasileiros, mas desta vez Felipe errou sim. Sinto muito. Mas ele realmente é um bom piloto, então vai aprender algo com este erro, e talvez assim não o cometa novamente. Não podemos culpar o Hamilton por todas as vezes que seus duelos com Massa deram errado. Em Mônaco por exemplo, Felipe reclamou mais do que deveria, pois se me lembro bem, a batida dele não teve relação nenhuma com o incidente entre ele e Hamilton alguns metros antes, sobre o qual ele (Felipe) reclamou tanto.
Sobre os outros brasileiros, Rubens Barrichello na largada, no final da reta do grid, quebrou sua asa dianteira, e por isto teve que ir aos boxes, mas depois fez uma boa corrida de recuperação terminado como 15º colocado. Bruno Senna fez uma boa corrida, largou em 14º e chegou em 12º. Isso porque o uso dos dois compostos de pneus é obrigatório, pois se não fosse por isto, Senna teria terminado a corrida em 8º ou 9º lugar. Além disso, no início da corrida o Kers de seu R31 parou de funcionar, então ficou fácil para quem vinha atrás ultrapassar ele.
Além de Felipe Massa, também não completaram a corrida: Sebastien Buemi (motor estragado), Pastor Maldonado (câmbio estragado), Timo Glock (acidente), e Kamui Kobayashi (acidente).


Resultados do Grande Prêmio da Índia 2011 de Fórmula 1:

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 60 voltas em 1h,30m,35s,002
2 - Jenson Button (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = a 8s,433
3 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 24s,301
4 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = a 25s,529
5 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes GP / Mercedes-Benz) = a 1m,05s,421
6 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes GP / Mercedes-Benz) = a 1m,06s,851
7 - Lewis Hamilton (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = a 1m,24s,183
8 - Jaime Alguersuari (Espanha / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1 volta
9 - Adrian Sutil (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = a 1 volta
10 - Sergio Pérez (México /Sauber / Ferrari) = a 1 volta
11 - Vitaly Petrov (Rússia / Lotus Renault GP / Renault) = a 1 volta
12 - Bruno Senna (Brasil / Lotus Renault GP / Renault) = a 1 volta
13 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = a 1 volta
14 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Lotus Caterham / Renault) = a 2 voltas
15 - Rubens Barrichello (Brasil / Williams / Cosworth) = a 2 voltas
16 - Jerome D'Ambrosio (Bélgica / Marussia Virgin Racing / Cosworth) = a 2 voltas
17 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania / Cosworth) = a 3 voltas
18 - Daniel Ricciardo (Austrália / Hispania / Cosworth) = a 3 voltas
19 - Jarno Trulli (Itália / Lotus Caterham / Renault) = a 4 voltas


Ainda na disputa pelos vice-campeonatos:

Campeonato de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Campeonato de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/


Um abraço!
@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário