domingo, 24 de fevereiro de 2019

Atualizando o blog: Fórmula 1, NASCAR, MotoGP, Formula E e mais


Voltei, pessoal! É... 24 horas não estão sendo mais o suficiente. Alguém aí tem um Vira-tempo sobrando, que possa me emprestar por uns meses?

Vamos lá...

Nesta semana que se passou, durante 4 dias tivemos a primeira bateria de testes pré-temporada para a temporada 2019 da Fórmula 1.

Para facilitar a minha vida, felizmente encontrei esta tabela de tempos da Pirelli, com a melhor performance de cada piloto que foi à pista (inclusive, notem: Pietro Fittipaldi, pela Haas).


No entanto, ainda estamos longe da pole position do GP da Espanha do ano passado, cravada pela Mercedes de Lewis Hamilton, em quase 1min:16s,2.

Chamou a atenção também, o quanto conseguiram andar sem quebrar. Sem problemas com a Honda na Aston Martin Red Bull, e a Ferrari chegava a completar a distância de praticamente 3 GPs em uma sessão.

Falando nos rubro-taurinos, aquela pintura linda de semana anterior, como não chega a surpreender, é só para os testes mesmo. Voltarão ao visual de sempre. Também só conhecíamos o carro da Alfa Romeo camuflado. Não mudou muito, mas ficou bem bonito. Conheçam o C38 (ainda seguindo a nomenclatura da Sauber, já que fizeram a maior parte do projeto ano passado):


E o verdadeiro carro da Haas (pois até então só vimos a pintura), também foi à pista:


Quem ficou de fora nos dois primeiros dias, devido ao atraso no desenvolvimento do bólido, foi... a Williams. Finjam surpresa. Eu brinco, mas é uma situação muito triste, pela potência que esta escuderia já foi no passado.

Agora falando rapidamente da base, a reserva da Alfa Romeo, Tatiana Calderón, será titular na Fórmula 2 este ano, correndo pela Arden.

E o nosso Felipe Drugovich, atual campeão do Euroformula Open e também detentor do título do MRF Challenge, se juntará a Pedro Piquet na nova Fórmula 3, correndo pela Carlin.


Repetindo a dose de 2016, nas 500 Milhas de Daytona, abrindo o campeonato da NASCAR Cup Series este ano, Denny Hamlin venceu, de novo.

Para a temporada 2019 da MotoGP, a Aprilia fez a sua apresentação:

Por último, mas não menos importante, muito pelo contrário, vamos para uma das chegadas mais emocionantes que eu já vi no automobilismo, em toda a minha vida. Foi no sábado passado.


Lucas di Grassi é o cara no ePrix da Cidade do México de Formula E, não é mesmo? Mas desta vez, até confesso que estava torcendo pelo estreante, Pascal Wehrlein, da Mahindra, que por um pentelho, não venceu sua primeira corrida na categoria, e de ponta a ponta, pois largou da pole position.

O brasileiro da Audi Sport colocou pressão total sobre o alemão nas voltas finais. O garoto se defendeu bem, mas a cerca de 10 metros da linha de chegada, seu nível de bateria chegou a 0%. Lucas ainda tinha quase 2%, e com isso, ultrapassou o adversário em cima da linha, colocando o carro quase de lado, num dos finais mais espetaculares que já vi.

Quanto aos conterrâneos do vencedor, Nelsinho Piquet, da Jaguar, sofreu um acidente ainda no começo, deixando a prova. Felipe Massa até largou em 3º, mas devido a um ajuste errado transmitido pelo engenheiro, perdeu performance no final, caindo algumas posições. Mas deu para marcar seus primeiros pontos. Seu companheiro na Venturi, Edoardo Mortara, completou o pódio. E Felipe Nasr, em sua estreia, pelas Dragon, ficou no fundão, mas sabemos do grande piloto que é, e evoluirá.

Já na categoria satélite, Jagua I-Pace eTrophy, tivemos uma vitória de ponta a ponta, e de uma mulher: Katherine Legge. Sérgio Jimenez subiu ao pódio.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) da semana: Chadwick campeã do MRF Challenge; JP de Oliveira com a Aston Martin no Super GT; e a KTM da Red Bull Tech3


Vocês já leram o nome dela aqui antes, no ano passado, ao ser a primeira mulher vencedora de uma prova da Fórmula 3 Inglesa. Campeã britânica de GT4, Jamie Chadwick alcançou um novo feito recentemente: é a nova campeã do MRF Challenge. Poderá também estar na W-Series.

Não pe seredon que eu sou fã do JP de Oliveira, nosso multicampeão intercontinental de Fórmula 3 e campeão da Super Formula, no Japão.

Pois bem, recentemente ele foi dispensado do quadro de pilotos da Nissan no Super GT, após 13 anos ao lado da marca. Sabem por qual razão eu nem falei nada? Porque sabia que um piloto desse calibre, não ficaria sem cockpit.

Esperta foi a Aston Martin que, chegando ao terreno nipônico graças ao regulamento unificado com o DTM, onde entra no lugar da Mercedes, contratou o brasileiro, cheio de experiência e gasolina pra queimar.

E por último, eis a KTM da agora Red Bull Tech3 para a temporada 2019 da MotoGP.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

Fórmula 1 2019 - Os bólidos da semana


Na semana passada, nós meio que começamos a conhecer os carros para 2019 da Fórmula 1. Meio, porque a Haas só apresentou seu novo visual. Mas nesta semana, vimos quase todos os carros.

Começo pela Aston Martin Red Bull, porque... que pintura maravilhosa, não? Pena que muito provavelmente, como já não é novidade, fique só para os testes pré-temporada. O bólido deste, RB15, ano será guiado por Max Verstappen e Pierre Gasly. Agora, com unidade motriz da Honda.


A atual campeã de piloto e construtores, ou melhor, pentacampeã consecutivamente, Mercedes, chega com um carro que, fora as asas que mudaram por regulamento, é bem parecido com o anterior, com uma mudança aqui e ali, mais na pintura mesmo. Eis o W10 de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas.

O carro da Renault é tão parecido que, me parece, o que foi apresentado foi o do ano passado, com algumas adaptações. Mas o verdadeiro R.S.19 já fez seu shakedown. Nico Hülkenberg e Daniel Ricciardo são os pilotos da esquadra francesa.


Outro que me pareceu ser o modelo de antes se passando pelo novo, foi o FW42 da Williams, com essa pintura de iogurte diet. Brincadeira.

Leva ROKiT como patrocinador master e no nome da equipe. Impulsionado pelo motor Mercedes-Benz, será guiado por Robert Kubica e o atual campeão da Fórmula 2, George Russell.


Mais um parecido, para não dizer igual. Porém, é realmente o novo carro: o STR14, da Toro Rosso-Honda, do retorno de Daniil Kvyat e a chegada de Alexander Albon.


Talvez um dos carros mais aguardados, com uma dupla que está criando muita expectativa: o SF90, em comemoração aos 90 anos da Ferrari nas pistas, de Sebastian Vettel e agora, com Charles Leclerc.


Falando em italianos, a apresentação oficial ainda não foi feita (logo, não sabemos o nome), mas a "nova" Alfa Romeo já apareceu nas pistas, com uma bela pintura, mas que também não sabemos se é definitiva.

É a irmã mais nova da Ferrari e, portanto, usa os motores da mesma. Será pilotada por Antonio Giovinazzi e Kimi Raikkonen.


E olha... parece que a "novata" Racing Point, que agora também leva SportPesa no nome, esqueceu de dar nome ao carro de Lance Stroll e Sergio Pérez. O motor, é Mercedes.


Por último, mas não menos importante, eis o MCL34, com unidade motriz Renault, para buscar a redenção da McLaren com Carlos Sainz Jr. e o estreante Lando Norris.

Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) da Fórmula 1 2019: a nova "cara" da Haas e a data de lançamento da Williams


Como já se especulava desde o final do ano passado, a Haas revelou hoje um visual bem diferente dos últimos anos, devido ao de seu novo grande patrocinador, a Rich Energy (quase compradora da Force India), companhia de bebidas energéticas.

Preto e dourado, a pintura lembra muito as clássicas Lotus JPS, que a pseudo-Lotus (tecnicamente, a Lotus que se tornou Caterham era mais verdadeira, mas ainda assim, não foi a mesma equipe) copiou no início desta década, até poucos anos atrás, quando voltou a ser o time de fábrica da Renault.


Mas atenção, este carro ainda não é o VF-19, e sim o nosso já conhecido VF-18, de "cara" renovada. O novo carro deve ficar para Barcelona mesmo, onde será guiado por Romain Grosjean, Kevin Magnussen e a equipe ainda conta com o brasileiro Pietro Fittipaldi na reserva.

Ademais, finalmente a Williams revelou hoje a data em que irá apresentar o seu bólido para a temporada 2019 da Fórmula 1: dia 11 de fevereiro.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: Ricciardo na Renault; sobre novos carros, e mais notícias da Fórmula 1; Yamaha 2019 da MotoGP; Kohl na Indy Lights; e Nasr na Formula E


Rapidinhas dos últimos dias, para ser mais honesto. Começando pela Fórmula 1.

Na última segunda-feira, finalmente vimos Daniel Ricciardo vestir suas novas cores, da Renault.

Haas e Aston Martin Red Bull anunciaram as datas de lançamento de seus carros: 7 de fevereiro (isso mesmo, amanhã) e 13 de fevereiro, respectivamente.

Quanto aos americanos, diga-se, esperem por novas cores, devido a patrocinador master: Rich Energy (uma bebida energética, acho). E por falar em energéticos, os rubro-taurinos, aliás, também têm uma nova parceria: FuturoCoin, uma criptomoeda.

Na Ferrari, o anúncio de quatro novos pilotos reserva, que atuarão nos simuladores: dois já conhecidos da categoria, Pascal Wehrlein e Brendon Hartley, vindos de programas da Mercedes e da Red Bull; Antonio Fuoco, da Fórmula 2 e já membro da academia italiana; e Davide Rigon, que também já era parceiro da marca.

Fechando o certame, o GP do Azerbaijão teve seu contrato renovado, permanecendo no calendário até, pelo menos, 2023.


Eis o novo protótipo da equipe de fábrica da Yamaha para a disputa da temporada 2019 da MotoGP.

Um pulinho nos Estados Unidos: o brasileiro Lucas Kohl, que nos últimos três anos correu na USF2000, este ano dará um importante passo na Road to Indy, passando a disputar a Indy Lights.

E por último, mas nem de longe menos importante, o atual campeão do IMSA SportsCar na categoria de protótipos, Felipe Nasr, voltará aos monopostos.

O brasileiro substituirá Maximilian Günther, que mal chegou e não agradou, na Dragon-Penske, a partir do ePrix da Cidade do México, daqui a 10 dias.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

domingo, 3 de fevereiro de 2019

Atualizando o blog: Fórmula 1; IMSA - 24h de Daytona; ePrix de Santiago da Formula E; MotoGP; ROC; e mais


Pois é, minha gente. Eu ando sumido. Sei disso. Viajei na semana passada e, na volta, sabia que este post demandaria tempo, então esperei até o final de semana. Então, vamos aos principais acontecimentos...

Começando pela Fórmula 1, pela primeira vez na história da categoria, a mesma fará uma cerimônia de abertura da temporada em Melbourne, antes do GP da Austrália. Como será a primeira, não sabemos exatamente como será. Mas deve rolar uma apresentação de carros e pilotos.

Por falar em carros, mais algumas datas de lançamento:

Haas: 7 de fevereiro.
Toro Rosso: 11 de fevereiro;
Mercedes: 13 de fevereiro;
Alfa Romeo Racing (a propósito, Sauber agora é passado): 18 de fevereiro;

Red Bull e Williams, ao que parece, só veremos já nos testes em Barcelona.

Ah! E a McLaren agora tem o patrocínio da Estrella Galicia, graças ao espanhol Carlos Sainz Jr.


Falando agora na Renault Sport, esta selecionou Caio Collet, atual campeão da Fórmula 4 Francesa, para fazer parte do seu programa de desenvolvimento de pilotos.

Além do brasileiro, foram também escolhidos Anthoine Hubert, último campeão da GP3 Series. E também Guanyu Zhou e Christian Lundgaard.


O maior acontecimento de janeiro no automobilismo mundial: as 24 Horas de Daytona, do IMSA.

Entre os protótipos, venceu a Wayne Taylor Racing, com Fernando Alonso, Kamui Kobayashi, Jordan Taylor e Renger van der Zande.

Por pouco em 2º lugar, os brasileiros Felipe Nasr e Pipo Derani, ao lado de Eric Curran, da Action Express.

Na LMP2, de Oreca, venceu o homem, o mito, a lenda: Pastor Maldonado. Junto com Roberto Gonzales, Ryan Cullen e Sebastián Saavedra.

Na GTLM, teve vitória de brasileiro com a BMW: Augusto Farfus, Colton Herta, Connor De Phillippi e Philipp Eng.


Agora, falemos de Formula E, que teve o ePrix de Santiago, no Chile.

Lucas di Grassi, da Audi Sport, seria o pole position, mas foi desclassificado por uma regra tão sem sentido que nem vale a pena eu aprofundar aqui, após este tempo, mas está relacionado a pressão dos pneus na inspeção pós prova.

A posição foi herdada por Sébastien Buemo, da Nissan NISMO e.dams, mas este acabou nem completando a prova.

A corrida foi vencida por Sam Bird, da Envision Virgin, que ainda assume a liderança do campeonato.

Alcançando uma certa redenção, Pascal Wehrlein, da Mahindra Racing, foi o 2º colocado. E completando o pódio, veio Daniel Abt, da Audi Sport.

Novamente, uma corrida ruim para os desafetos Nelsinho Piquet, da Panasonic Jaguar e Felipe Massa, da Venturi. O primeiro, por pouco fora dos pontos, em 11º, à frente de di Grassi (outro desafeto), e o segundo, nem completando.


Conhecemos alguns protótipos novos para a temporada 2019 da MotoGP. Começando pelos atuais campeões da Honda:


Lembrando que tanto Marc Márquez quanto Jorge Lorenzo passaram um tempinho aí "de molho", após cirurgias.

Hoje, conhecemos a máquina da Suzuki, que terá Alex Rins e Joan Mir:


E também a Petronas SRT, satélite da Yamaha, com Franco Morbidelli e Fabio Quartararo:


Por último, na Race of Champions da Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez, quem saiu campeão dos campeões, foi o piloto da casa, Benito Guerra, para a alegria dos mexicanos.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)