sábado, 19 de janeiro de 2019

Atualizando o blog: Dakar; Ducati se apresenta para 2019 na MotoGP; Fraga campeão do Shadow Project; Copa das Nações da ROC; Schumacher na academia Ferrari; e mais


Como de costume em início de ano, tivemos o Rally Dakar, que desta vez foi só no Peru e terminou esta semana.

Entre os carros, o vencedor, pela terceira vez, foi Nasser Al-Attiyah, ao lado de Matthieu Baumel, dando para a Toyota o seu primeiro título na competição. Diga-se de passagem: Fernando Alonso irá testar a caminhonete.

Bicampeão entre as motos foi Toby Price, e com uma lesão no punho. Mais um triunfo da Red Bull KTM. Também solitário, mas de quadriciclo, venceu Nicolas Cavigliasso, da Drag'on.

Nos UTVs, deu Francisco Contardo e Alvaro Quintanilla, da South Racing. E nos caminhões, o pentacampeonato dos russos Eduard Nikolaev, Vladimir Rybakov e Evgeny Yakovlev, mais uma vez de Kamaz.


A Ducati apresentou o seu protótipo para a temporada 2019 da MotoGP. Com o mesmo patrocínio da Ferrari na Fórmula 1, a GP19 chega bem bonita, toda vermelha.

Nos eSports, o brasileiro Igor Fraga, que em novembro tornou-se o primeiro campeão mundial do Gran Turismo Sport, esta semana se saiu vencedor do chamado Shadow Project, da McLaren. Como prêmio, agora é piloto virtual oficial do time de Woking.


Começou hoje a Race of Champions na Cidade do México e, como acontece, primeiro tivemos a Copa das Nações.

O título ficou com o Time Nórdico, pela segunda vez, com o dinamarquês Tom Kristensen e o sueco Johan Kristoffersson derrotando o Time Alemanha, que tinha Sebastian Vettel e Mick Schumacher.

Aliás, foi um dia muito importante para o filho do heptacampeão mundial de Fórmula 1, mas por outra razão: ele, atual campeão da Fórmula 3 Europeia e que este ano disputará a Fórmula 2, foi anunciado como novo membro da Ferrari Driver Academy.

Agora, algumas bem rapidinhas mesmo...

Em agosto, Niki Lauda teve que passar por um transplante de pulmão e teve que se afastar de suas ocupações na Mercedes por isso. Voltou a ser internado por causa de uma gripe, mas recebeu alta e agora passa bem.

Thierry Koskas havia sido anunciado em novembro como novo presidente da Renault Sport, divisão esportiva dos franceses e... agora, 18 dias após passar a executar suas funções, deixou o cargo. Volta Jérôme Stoll.

Ferrari e McLaren, que já têm da datas de lançamento de seus bólidos (últimos links), foram aprovadas no crash-test da FIA.

E pelo segundo ano consecutivo, a Fórmula 1 teve um aumento de audiência, agora com uma novidade: Brasil lidera. E isso sem um piloto daqui, lá! Como titular, pelo menos.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Atualizando o blog: ePrix de Marrakech da Formula E; ROC; Fórmula 1; e finalmente é revelado o novo Toyota Supra


Minha gente, eu sei que em 2019 eu ainda não "engrenei" direito, mas vamos lá, aos principais acontecimentos dos últimos dias.

No último sábado, tivemos a segunda etapa da temporada 2018-2019 da Formula E. Isto é, o ePrix de Marrakech, no Marrocos.

Sam Bird, da Envision Virgin Audi, era o pole position. Mas a BMW i Andretti Motorsport, com um carro muito melhor, mas largando um pouco mais atrás, logo assumiu a ponta.

Parecia que seria uma dobradinha, com António Félix da Costa vencendo sua segunda corrida consecutiva, com seu companheiro Alexander Sims chegando logo atrás. Parecia, mas não foi. Eis que nas voltas finais, o inglês foi um pouco afobado ao atacar o português, causando o abandono deste e consequentemente a entrada do safety car.

Assim, a vitória caiu no colo de Jérôme D'Ambrosio, da Mahindra Racing. O pódio foi completado pelos pilotos da Virgin: Robin Frijns e Bird, respectivamente, que chegaram no colo do belga.

Sims ainda conseguiu chegar em 4º e, completando o pódio, veio o atual campeão, Jean-Éric Vergne, da DS Techeetah. O francês foi idiota (não sou eu, ele mesmo disse) ao tentar atacar Bird por dentro na primeira curva logo após a largada, saindo do traçado e rodando, caindo lá para trás. Não fosse isso, talvez brigasse pela vitória.

Quanto aos brasileiros, Lucas di Grassi, da Audi Sport, chegou em 6º; Nelsinho Piquet, da Panasonic Jaguar Racing, em 14º; e Felipe Massa, da Venturi, em 18º - ou último dos que completaram.

Abandonaram, além do portuga, Pascal Wehrlein (a propósito, existem conversas sobre ele ir para a Ferrari Driver Academy), da equipe vencedora, e os dois carros da HWA Racelab, de Gary Paffett e Stoffel Vandoorne.


Resultados completos: https://www.fiaformulae.com/en/results/race-results?championship=2022018&race=20180202

Mundial de Pilotos: https://www.fiaformulae.com/en/results/standings/driver

Mundial de Equipes: https://www.fiaformulae.com/en/results/standings/team


Ah! Aliás, no dia seguinte tivemos mais testes, mas não acompanhei.

Falando um pouquinho de Fórmula 1, a Toro Rosso-Honda anunciou que seu novo carro, STR14, já foi aprovado no crash-test da FIA. E seu ex-piloto, Pierre Gasly, que este ano correrá pela Aston Martin Red Bull, confirmou presença na Race of Champions da Cidade do México, formando a dupla francesa ao lado de Loïc Duval.


Por último, finalmente, depois do carro conceito, vários teasers, "vazamentos" e até seu "carro-irmão", o BMW Z4, ter sido lançado em agosto, a Toyota finalmente apresentou a nova geração do Supra.

Foi ontem, no Salão de Detroit. E adivinhem quem estava no palco de apresentação: o piloto da casa, Fernando Alonso, vencedor das últimas 24h de Le Mans, usando o macacão da divisão esportiva, Gazoo Racing. Diga-se de passagem, o espanhol está usando os nipônicos para flertar com o Dakar e o WRC.


As motorizações serão, como especulado: um 3.0L de seus cilindros em linha, turbo, que gera 340 cv de potência e 51 kgfm de torque; e duas opções de 2.0L turbo, de quatro cilindros, com 197 cv e 32,6 kgfm no SZ, e 258 cv e 40,8 kgfm no SZ-R. O mais "fraco", será para o mercado do Japão.

O 3.0 faz de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, e os 2.0, em 6,5 e 5,2 segundos, respectivamente. O câmbio é um automático de 8 marchas, para todas as versões. E a tração, traseira.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Primeiro post de 2019: atualizações da Fórmula 1


Ainda não apareci por aqui este ano, mas já chego com uma notícia de hoje: mudança de chefe de equipe na Ferrari.

Sai Maurizio Arrivabene, que estava no comando desde 2015, e entra Mattia Binotto - ou melhor: foi promovido, pois já fazia parte da direção técnica do time.

Devido ao uso comum da unidade motriz Honda, a Aston Martin Red Bull e a Scuderia Toro Rosso terão a parte traseira do carro mais semelhantes, para facilitar o trabalho da montadora e, ao mesmo tempo, poderão se desenvolver melhor juntas.

Por último, na semana passada, a McLaren anunciou a data de apresentação do seu carro que disputará a temporada 2019 da Fórmula 1: 14 de fevereiro. E o fez de forma romântica, por se tratar do Valentine's Day (Dia de São Valentim, ou dos Namorados, em outros países).


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!