segunda-feira, 24 de julho de 2017

Hyundai i30 N


Eu tenho falado muito pouco de lançamentos automotivos ultimamente, então resolvi fazê-lo hoje e, para isso, selecionei um modelo que provavelmente empolgue a maioria de nós, apaixonados por carros.

Creio que todos conheçam o i30, certo? Falei de sua terceira geração aqui há quase 1 ano. Pois bem, conheçam seu irmão rebelde: o i30 N, apresentado pela Hyundai há quase duas semanas. N, aliás, é a divisão esportiva da marca coreana.


Trata-se de um hot hatch que chegou com a ambição de desafiar seus concorrentes europeus e olha, capacidade, ele tem. Não à toa, teve uma imensa parte de seu desenvolvimento feita em Nürburgring.

Ele é equipado com um motor de 2.0L turbo, o 2.0 GDi, baseado no Theta II Turbo, que equipava o Genesis Coupé, para ser mais exato. Só que ele foi melhorado. São 250 cv de potência, mas com um pacote opcional, isso sobe para 275 cv, a 6.000 rpm. E o torque é de 35,9 kgfm entre 1.450 e 4.500 rpm. Nada mau, hein? O câmbio é, pelo menos por enquanto, unicamente manual de 6 marchas, para a felicidade dos puristas. A princípio a tração é dianteira, mas já estão desenvolvendo uma versão de tração integral.

Considerando as potência dadas, ele faz de 0 a 100 km/h em 6,4 e 6,1 segundos, respectivamente. Atualmente o Hyundai de rua mais rápido.


Existem cinco modos de direção, selecionáveis pelo motorista no volante e no painel: Eco, Normal, Sport, Sport N e N Custom. Os dois primeiros é só pra você ir até ali na padaria buscar o café ao final da tarde, se quer fazer isso de forma menos intensa. O terceiro e o quarto, já mostram bem suas propostas, sendo o N a versão mais radical. Alteram a resposta do acelerador, a rigidez dos amortecedores, o ronco do motor, os controles eletrônicos de tração e estabilidade e, de quebra, para fazer aquela arrancada perfeita, ele também tem um sistema que auxilia nisso. As suspensões, a própósito, são McPherson na dianteira e multilink atrás.

A última opção, como sugere o nome, é aquela que você pode customizar como bem entender.

A esportividade no comportamento não para por aí: ele traz até mesmo uma barra de torção no porta-malas, que claro, pode ser removida para quando você for ao supermercado ou viajar. Só não botei muita fé nos apoios laterais desses bancos.


Os discos de freio, que podem ser vistos numa imagem acima chamando bastante a atenção com essas pinças vermelhas gerando um baita contraste comparado ao azul clarinho da carroceria que evidencia bem suas linhas esportivas, tem discos de 17" na frente e 16" atrás. As rodas de série são de 18" calçados por pneus 225/40, mas podemos aumentar isso para 19" e 235/35. De fábrica, são os Pirelli P-Zero.

Olhando para o painel, continua bem, digamos, tradicional. Nada de coisa muito moderna com mostradores digitais, mas sim o bom e velho quandro de instrumentos com ponteiros reais.


Já que agora ao final estou falando mais em aparência, no geral, me parece um carro que se mistura bem com aqueles que quer atacar: hatches alemães. Gostei bastante desses frisos vermelhos e daquela terceira luz de freio abaixo do spoiler, em forma triangular. Realmente você está de parabéns, Hyundai.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário