quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Fórmula 1 2015 - Max Verstappen completa 18 anos e tira carteira de motorista


Engraçado, não? O garoto pilota um F1 a mais de 300 km/h, mas... até então sem carteira de motorista! Porque tinha só 17 anos. Mas nesta idade, durante as férias da Fórmula 1, Max Verstappen fez as aulas teóricas para, assim que completasse 18 anos, pudesse fazer o exame de direção. Ele pensou em adiar a prova pela falta de tempo vivendo a rotina de um profissional da maior categoria do automobilismo mundial, mas fazendo aniversário hoje, o piloto da Toro Rosso decidiu acabar logo com isso e... conseguiu! De primeira, como era de se esperar. E estava nervoso antes do exame, acreditam? Agora o jovem Max, que vive na Bélgica, está livre para dirigir nas ruas e estradas!


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2015 - McLaren-Honda patrocinada por Moët Chandon


Em seus últimos anos com a Mercedes-Benz, a McLaren já estava encontrando dificuldades para conseguir patrocinadores. Com o fiasco do primeiro ano da nova parceria com a Honda, mal viam dinheiro que não fosse dos nipônicos, pois os investidores começaram a correr dela.

Mas hoje, a equipe de Woking conseguiu fechar um novo patrocínio. A marca é a Moët Hennessy, que fabrica o champanhe Chandon. Pelo espaço que ocupam nos carros e no macacão, não parece ser um patrocinador master, mas já é bem vindo para dividir a carenagem com Esso e Mobil 1.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Novo Mini John Cooper Works


A nova geração do Mini John Cooper Works chega ao mercado brasileiro ainda mais apimentada, porém, o preço também é salgado, saindo por R$ 153.953.

Agora o motor 2.0L twinturbo trazido do Cooper S, rende 231 cv de potência e 35,6 kgfm de torque no JCW. O câmbio é automático sequencial de 6 marchas e, acredite, por estranho que isso seja num esportivo, ele é assim porque isso o faz mais rápido. Aliás, faz de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e atinge 248 km/h de velocidade máxima. 


E obviamente, isso vem junto com a fama dos Mini que continua sendo honrada neste modelo: baixo e com suspensão mais rígida, ele é papa curvas colado no chão por excelência, estável e rápido em qualquer situação, que nem um kart.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2016 - Silverstone salva e Melbourne em março


Silverstone estava ameaçada a deixar o calendário da categoria em 2016, por dívidas com a Formula One Management. Mas óbvio que, o GP da Inglaterra sendo o berço da Fórmula 1, a prova seria salva. Bernie Ecclestone fez um acordo para o pagamento das 16 milhões de libras em parcelas, de forma que o circuito aceitou, garantindo sua permanência pelo menos no ano que vem.

E lá na Oceania, a organização da etapa de Melbourne confirmou o GP da Austrália para os dias 18, 19 e 20 de março. Só falta isso ser retificado pela Federação Internacional do Automóvel (FIA).


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Novo Mini Clubman


Não faz muito tempo que a Mini apresentou a nova geração do Clubman - o Cooper de família. Salvo engano ele até esteve exposto no Salão de Frankfurt.

Bom, a... perua? Minivan? Não sei. Mas o Clubman apesar de ser um carro grande e mais para passeios com gente ocupando todo esse espaço, tem a identidade da Mini e, além disso, não deve em desempenho.


Com as mesmas morotizaçãoes do Cooper S, ele poderá vir com o 1.5L turbo de 3 cilindros que pode gerar 102 cv ou 136 cv de potência, acoplado a um câmbio automático de 6 marchas ou, se quiser mais do que isso, há o 2.0L turbo de 182 cv. Na Europa, ainda, há essas mesmas opções a diesel, com pouca diferença de rendimento.

E sobre o visual, achei bem interessante essa forma como o porta-malas se abre, com duas portas que vão para as laterais, e não uma para cima.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Fórmula 2016 - Grosjean é anunciado como titular pela Haas F1 Team


Mal chegou à Fórmula 1, e a Haas F1 Team já está toda zuera: foi anunciando nomes falsos como Pedro de la Rosa, Rubens Barrichello, entre outros... até finalmente sair o que todos nós já esperávamos: Romain Grosjean!

O francês de 29 anos leva experiência e velocidade ao novo time dos Estados Unidos na Fórmula 1. 

Desde nem sei quando, Grosjean corre para a Renault/Lotus. Ele chegou para substituir Nelsinho Piquet na Renault em 2009, mas como não estava indo nada bem, foi dispensado da equipe, mas não pela marca, que sempre que possível o apoiou. Voltou para a base e conquistou os títulos da Auto GP e da GP2 Series e GP2 Asia, para em 2012 voltar ao cargo de titular, já da Lotus, na Fórmula 1. A princípio ele ganhou a fama de barbeiro, mas do final de 2012 pra cá, ele veio evoluindo muito bem e conquistou alguns pódios.

Eis que chegou a hora de deixar o ninho e tentar algo novo em outra equipe.

A Haas F1 Team chega ao Mundial com parceria técnica com a Ferrari, que fornecerá motores, câmbios e outros componentes e permitirá o uso do túnel de vento de Maranello para o desenvolvimento do chassi, que aliás, está sendo construído em parceria com a também italiana Dallara.

A equipe tem base nos Estados Unidos, onde já corre na NASCAR há anos, e comprou a antiga sede da Manor na Inglaterra.

Tradição automobilística, estrutura grande e sólida, boas parcerias e um dono (Gene Haas) com alguns caminhões de dinheiro (o cara é bilionário). A Haas F1 Team não está chegando para brincar, tendo até adiado a sua entada para não fazer feio.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Rally Dakar 2016: Loeb, Sainz, Peterhansel e Despres na Peugeot


Quarteto Fantástico!

Sébastian Loeb, Carlos Sainz (pai do piloto com mesmo nome da Toro Rosso na Fórmula 1), Stéphane Peterhansel e Cyril Despres são os pesos pesados que formarão o dream team da Peugeot - patrocinada pela Red Bull - na edição 2016 do Rally Dakar.

O carro será o 2008, com atualizações aerodinâmicas, estruturais e mecânicas. Não foram divulgados detalhes técnicos, mas no Dakar desse ano o V6 3.0 turbodiesel do jipão rendia 340 cv de potência e 60 kgfm de torque.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2015 - Gasly é novo reserva da Red Bull


Atualmente na GP2 Series, Pierre Gasly, francês do programa de desenvolvimento de pilotos da Red Bull, é o novo reserva do time na equipe principal da marca na Fórmula 1.

Ele já ocupou a função nas últimas duas etapas do Mundial, e foi confirmado para permanecer nesta.

Aos 19 anos, ele tem um título na Fórmula Renault Europeia e ano passado perdeu na World Series para seu colega Carlos Sainz Jr. que faz parte do mesmo programa, e hoje corre na Toro Rosso.

Gasly já teve oportunidade de guiar carros de F1 em testes deste ano, tanto da Red Bull quanto da Toro Rosso.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nova picape nacional: Renault Duster Oroch


Entrando no mercado das picapes, Renault lança Duster Oroch no Brasil, derivada do irmão SUV sem nome composto. Será fabricada em São José dos Pinhais (PR), custando entre R$ 62.290 e R$ 72.490. São três versões, todas cabine dupla, com a proposta de oferecer conforto e espaço, tanto para os passageiros quanto para a carga na caçamba.


Basicamente, ela já traz freios ABS, airbag duplo, direção e travas elétricas, ar-condicionado, rodas aro 16, som MP3 com entrada USB, Bluetooth que permite atender chamadas e 4 alto-falantes... enfim, é bem completa. Os opcionais são detalhes como retrovisor com regulagem elétrica, faróis extras e banco de couro.

Na versão Expression, o motor é 1.6L 16V que gera 110 cv de potência a 5.750 rpm, e 15,1 kgfm de torque com gasolina, e 115 cv e 15,9 kgfm com etanol a 2.500 rpm. Uma versão Dynamique tem esse mesmo motor, que é acoplado a um câmbio manual de 5 marchas. A outra versão de mesmo nome, porém, traz um 2.0L 16V que gera 143 cv ou 148 cv a 5.750 rpm, e 20,1 kgfm ou 20,9 kgfm a 4.000 rpm; este, porém, é associado a um câmbio manual de 6 marchas.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Atualizações sobre o escândalo da Volkswagen


Há poucos dias o CEO da Porsche (marca que é da Volkswagen), Matthias Mueller, assumiu o cargo alto de todo o grupo. Isso eu já havia atualizado no próprio post no qual comecei a tratar do assunto. Mas como o caso foi ganhando novos contornos, resolvi atualizá-los.

A princípio sabíamos que o esquema acontecia desde 2009. Mas na verdade, alguns executivos tinham conhecimento disso desde 2005 e, a Bosch, fabricante de autopeças, já havia descoberto a fraude em 2007 e avisado ao grupo. E este, encomendou mais peças com especificações fora do padrão, para que a fraude fosse mais convincente. Cúmplice? Não. A Bosch entrega o serviço que encomendam dela. Só isso.

Se você estiver meio perdido, por fora, basicamente é o seguinte: a Volkswagen manipulou softwares de seus carros movidos a diesel, para que estes passassem em testes de emissões, quando na verdade estavam poluindo mais do que o sistema indicava.

E ao contrário daqui, onde temos caminhões e caminhonetes antigos sem a devida manutenção, que poluem mais do que locomotivas (modo de falar, é claro), lá fora isso é levado a sério, como deve ser. Tão sério que na Suíça, por exemplo, veículos VW a diesel estão proibidos de serem vendidos.

Eis que ontem, antes que fosse pega também (já que pertence ao grupo VW), a Audi resolveu abrir o jogo: também fraudou os testes de 2,1 milhões de seus automóveis.

A imagem das marcas está ficando cada vez mais manchada. Os valores das ações em bolsas ao redor do mundo estão caindo. E o chefe da Red Bull na Fórmula 1, Christian Horner, fez um trocadilho dizendo que uma possível parceria do time com a Volkswagen "virou fumaça" (ué, Horner, não era você que negava tudo?).

E eu acho que isso ainda é a pontinha do iceberg...


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Fórmula 1 2015 - A Carta da Renault ao Estado Inglês


Post bem rápido, porque não estou com tempo. Mas vou passar o que é mais importante para vocês.

Já estava tudo decidido. Renault compraria a Lotus. Mas a conclusão do negócio, que é bom, nada. Gerando impaciência aqui e ali.

A Lotus tem dividas na Inglaterra e, por isso, poderia cair em administração legal. Para evitar isso, a Renault enviou à Suprema Corte da Inglaterra uma carta assinada, na qual diz que irá, sim, adquirir a equipe.

Com isso, o time de Enstone ganhou mais um prazo para acertar suas dívidas tributárias com o Estado inglês.

Aproveitando o espaço, a coisa está tão feia por lá, que tem gerado até milagres. Vejam só: a equipe não havia pago os salários de seus funcionários no mês de agosto, e não podia dar almoço aos mesmos no GP do Japão. Adivinhem o que aconteceu... Bernie Ecclestone bancou tudo isso! Parece inacreditável, mas de repente o velho ficou generoso.

A Renault tem até o dia 7 de dezembro para assumir o time, que tem Pastor Maldonado confirmado como titular para 2016. Até lá, vamos esperar que a situação deste melhore.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

domingo, 27 de setembro de 2015

Fórmula 1 2015 - GP do Japão - Corrida


Uma corridinha bem mais ou menos, foi o que tivemos hoje em Suzuka. O que salvou foram algumas boas ultrapassagens.

(Foto: AP)
Lewis Hamilton tomou a ponta logo na primeira curva, e foi-se embora rumo à vitória. Na largada, Nico Rosberg foi ultrapassado por Sebastian Vettel da Ferrari, e Valtteri Bottas da Williams. Mais tarde, o alemão da Mercedes foi com a faca nos dentes e recuperou as duas posições, fechando a dobradinha para as Flechas Prateadas.

Foi a 41ª vitória do bicampeão inglês; Igualando, assim, a marca de seu ídolo Ayrton Senna.

O pódio foi completado por Sebastian Vettel, que foi seguido pelo seu companheiro Kimi Raikkonen ao superar o seu compatriota do time de Grove.

Resultado muito bom da Scuderia, fazendo tudo o que estava ao seu alcance e mais um pouco.

(Foto: AP)
A Ferrari mostrou que o SF15-T tinha mais um pouquinho para dar na classificação, o que destaca o belo trabalho do #77 ao superá-las no grid de largada. Porém na corrida, o FW37 não se mostrou muito competitivo. Bottas saiu com o saldo negativo em relação a posição que largou, porque não tinha carro para brigar e este consome muito os pneus, ao contrário dos bólidos de Maranello.

Por falar nisso, quem se deu ainda mais mal foi Felipe Massa. O brasileiro e Daniel Ricciardo, da Red Bull, se tocaram na largada e assim ambos furaram seus pneus, tomando uma volta em uma corrida que não teve safety car para se recuperarem. O outro rubro-taurino, Daniil Kvyat, largou dos boxes porque teve seu RB11 todo reconstruído depois do acidente de ontem. E o incidente de Massa e Ricciardo também fez a Force India de Sergio Pérez dar um passeio na área de escape. Com isso, nem Massa, nem Ricciardo, nem Kvyat e nem Pérez, assim como Bottas lá na frente, não conseguiram "remar" muito atrás do prejuízo. Não só as características dos seus carros, como os do circuito, não favoreciam em nada. Ficaram lá atrás brincando com as Manor e a McLaren-Honda de Jenson Button.

(Foto: AP)
Aliás, quem fez uma bela ultrapassagem sobre Button foi Felipe Nasr. Verstappen tentou atacar o piloto da Sauber, mas este não só se defendeu, como ainda botou uma McLaren no bolso. Por mim, foi a ultrapassagem da corrida. Porém, nas voltas finais, o brasileiro acabou abandonando com problemas mecânicos.

Se uma Force India não foi bem, o mesmo não pode ser dito da outra. Nico Hulkenberg, com punição, largou em 13º e logo na largada conseguiu ser bem agressivo, conquistando importantes posições e, apesar de ter feito uma corrida meio solitária depois disso, acabou chegando em 6º. Excelente resultado, considerando isso tudo.

Alguns segundos atrás veio a dupla da Lotus, com Romain Grosjean chegando à frente de Pastor Maldonado. E fechando a zona de pontuação, vieram os garotos da Toro Rosso, com Max Verstappen à frente de Carlos Sainz Jr.. E mais uma vez, devo fazer elogios ao caçulinha da Fórmula 1. Nada contra Sainz, que largou em 10º e chegou nessa mesma posição. Fez o que pôde e ainda se atrapalhou ao quebrar a asa dianteira quando entrou nos boxes, o que lhe fez perder tempo, mas pelo menos não saiu negativado e pontuou. Mas o Mad Max largou em 17º e, sempre sendo muito arrojado, chegou ao 9º lugar.

E quase que Fernando Alonso marca o pontinho final, pois foi 11º. Mas ainda assim o espanhol conseguiu protagonizar em algum momento da prova. Só que de forma bem embaraçosa. Em uma batalha contra uma Toro Rosso, e ao ser superado por está bem no finalzinho da reta, gritou no rádio "GP2 engine! GP2... AAAAAARGH!" (motor de GP2).

(Imagem: Pilotoons)
E isso no GP do Japão, na casa da Honda. Êh Fernandito...


E por último, uma cena louca (no sentido de legal) da Manor. Foi perigoso, mas como nada de mau aconteceu, foi mais massa do que o Felipe (bah dum tss). Will Stevens fazendo drift like a boss (ou Drift King) na 130R (curva mais veloz da Fórmula 1), e por pouco não foi atingido por seu companheiro Alexander Rossi.

(Imagem: FOM)
Resultados finais completos do GP do Japão 2015, via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/gp/japao-2015/#javascript:void(0)




Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sábado, 26 de setembro de 2015

A chegada exibicionista do Jaguar F-Pace ao Salão de Frankfurt


Quando tivemos a última edição do Salão de Frankfurt, um dos carros dos quais eu falei aqui, foi o SUV F-Pace. O que eu não mencionei, porém, foi o modo como a marca quis apresentá-lo ao público.

Como se vivêssemos no mundo dos carrinhos Hot Wheels, a Jaguar fez o maior loop já construído para um carro e... não é que ele completou os 360º? Isso mostra que apesar de ser um grandão, ele não fica devendo muito aos seus irmãos superesportivos.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2015 - GP do Japão - Classificação

(Foto: AP)
No treino que veio antes da classificação, a Mercedes já havia dado o aviso de que está, sim, na disputa, para os que a consideraram acabada em Cingapura. Não ficando apenas na ameaça, Nico Rosberg cravou a pole position em Suzuka, com uma pequena vantagem sobre Lewis Hamilton. Enfim, Mercedes de volta à primeira fila.

Vindo atrás, Valtteri Bottas. A Williams parece ser a segunda equipe melhor em voltas rápidas nessa pista, e devo destacar aqui o mérito do próprio piloto, que tirou tudo o que podia do FW37, pois tanto Felipe Massa quanto as Ferrari (e essas são melhores na corrida) de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen, poderiam ter se classificado nessa posição, mas não conseguiram. O tetracampeão foi o 4º, o brasileiro o 5º e o Iceman, fez o 6º melhor tempo.

Invertendo a ordem da tabela, vamos ao Q1. Ficaram para trás, claro, as Manor, com Alexander Rossi nem tentando uma boa volta, tomando vários segundos de Will Stevens. E ficou para trás também, a Sauber, que poderia muito bem ter ido ao Q2. Porém, Marcus Ericsson foi parar na área de escape, e Felipe Nasr, quando fazia uma boa volta, teve que abortar o procedimento, pois o carro de Max Verstappen, do nada, apagou no meio da pista nos minutos finais. O piloto da Toro Rosso, inclusive, foi punido com a perda de 3 posições no grid. Pode não ter tido culpa, mas atrapalhou os outros.

Isso ajudou Fernando Alonso, porém, não foram as duas McLaren-Honda que se deram bem. Jenson Button foi o mais rápido do Q1. Devo lembrar ainda da perda de posições de Nico Hulkenberg, já que o piloto da Force India foi culpado pelo acidente com Massa na etapa passada.

O fim do Q3 foi marcado por um acidente bem forte de Daniil Kvyat, da Red Bull. O piloto russo saiu da pista, capotou e destruiu seu RB11, mas a célula de sobrevivência cumpriu bem seu papel, felizmente. Bandeira vermelha e fim do Q3.

Resultados completos da Classificação para o GP do Japão 2015, via Corrida F1, com tempos de Q1, Q2 e Q3: http://www.corridadeformula1.com/gp/japao-2015/#grid


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Fórmula 1 2015 - GP do Japão - 3º Treino Livre

(Foto: Getty Images)
Finalmente a Mercedes deu as caras. Voltou a aparecer na frente, mostrando que não tinha se perdido no desenvolvimento do W06 Hybrid. Nico Rosberg ficoui no topo da tabela ma última sessão de treinos livres, e Lewis Hamilton completou uma dobradinha para as Flechas Prateadas.

Uma surpresa foi o 3º lugar de Daniel Ricciardo. O piloto da Red Bull liderou boa parte das atividades, e ficou mais perto das Mercedes do que da Williams de Valtteri Bottas, que marcou o 4º melhor tempo, logo à frente de seu companheiro Felipe Massa.

A primeira Ferrari a aparecer foi a de Kimi Raikkonen, bem atrás do brasileiro do time de Grove. E o campeão de 2007 foi seguido por um rápido Max Verstappen, da Toro Rosso, que por pouco superou o outro ferrarista, Sebastian Vettel.

Fechando o top 10, tivemos Romain Grosjean de saída Lotus, e Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso. Felipe Nasr foi apenas o 18º, bem atrás de seu companheiro na Sauber, Marcus Ericsson, que fez o 13º melhor tempo. 


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

IndyCar Series 2015 - Voltas onboard com Newgarden no Road America


Para quem ainda não sabe, o Road America voltará ao calendário da IndyCar na próxima temporada. Sendo assim, a categoria esteve no autódromo nesta semana para testar o desempenho dos bólidos nessa pista. Voe baixo com Josef Newgarden, que primeiro dá uma volta mais tranquila, mas depois acelera até o talo. Veja tudo quase pelo mesmo ângulo que o piloto, com uma câmera no capacete.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2015 - GP do Japão - 2º Treino Livre


Ao contrário do que houve mais cedo, todos os carros foram à pista no circuito de Suzuka, no Japão. Mais uma vez na segunda sessão de treinos livres (semana passada aconteceu o mesmo), Daniil Kvyat da Red Bull liderou as atividades. Foi outro treino chuvoso e o garoto russo foi à pista no momento ideal, superando as Mercedes de Nico Rosberg e Lewis Hamilton, respectivamente. E ainda o outro rubro-taurino, Daniel Ricciardo, fez o 4º melhor tempo.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Só para registrar: em 2015 na Fórmula 1, Sutil é reserva da Williams


Gente, eu não sabia disso e o pior é que fui pesquisar sobre e vi que isso foi anunciado lá em março: Adrian Sutil é o terceiro piloto da Williams.

Pensava que o time de Grove contava apenas com Susie Wolff e Alex Lynn como reservas, mas estive enganado por muito tempo.

E nesse caso em especial, Sutil deve ficar atento pois, caso Valtteri Bottas tenha mais problemas com sua lesão nas costas (da qual ele deverá tratar pelo resto da vida... mas ainda bem que pode tratar, pelo menos), é o alemão quem o substitui.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Fórmula 1 2015 - GP do Japão - 1º Treino Livre


Em um treino chuvoso e, consequentemente mal movimentado, Carlos Sainz Jr. colocou a Toro Rosso no topo da tabela de tempos no circuito de Suzuka, no Japão.

Pneus para pista molhada, mesmo, foram exigidos. Pois com os intermediários os carros ficaram bem propícios a... roda, roda, roda, rodou! Mesmo com as reformas feitas para o melhor escoamento da água (sim, por causa de Jules Bianchi), não adiantou muita coisa.

Nem todos os carros fora à pista, e os que foram, deram poucas voltas.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

O escândalo de emissões da Volkswagen


Tudo começou há poucos dias, e eu não falei nada aqui. Porém, o caso está ganhando proporções tão grandes, chegando até ao Brasil, que resolvi abordar brevemente o tema aqui.

Muito bem...

Foi descoberto no final da semana passada, nos Estados Unidos, que a Volkswagen manipulou os softwares de seus carros para que em análises de emissão de gases, fosse mostrado que eles geram uma poluição menor do que a verdadeira. Mais especificamente, nos modelos com motor a diesel. Isso vem acontecendo desde 2009 e, desses anos pra cá, as normas sobre este aspecto vem ficando cada vez mais rígidas em todo o mundo, devido ao aquecimento global.

Pensem que quantos milhares ou milhões de automóveis no mundo todo, podem estar descumprindo essas normas em todos esses anos! Se bem que aqui no Brasil desde sempre vemos caminhões e caminhonetes velhas a diesel soltando mais fumaça do que locomotivas.

Não demorou muito para o CEO da Volkswagen, Martin Winterkorn, renunciar ao seu posto. Além dele, outros executivos deverão ser demitidos. Nos Estados, a marca alemã poderá ser multado em até US$ 18 bilhões!

É bem provável que o mesmo tenha acontecido na Europa e, no Brasil, o IBAMA irá investigar se a Amarok também comete essa fraude.

Atualização (26/09): o CEO da Porsche assumiu o posto mais alto da VW.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Em breve no Brasil: nova Toyota Hilux


Apresentada no oriente no primeiro semestre e lançada na Europa essa semana, a oitava geração da Toyota Hilux deve chegar ao Brasil ainda neste ano, em novembro.

Visualmente, nada de mudanças tão radicais externamente. Vale ressaltar que faróis e grade lembram muito o novo Corolla. E com mudanças estruturais, a picape que já era bruta, ganhou 5 estrelas nos testes de colisão do LatinNCAP). Tem capacidade de rebocar até 3.500 kg e na caçamba, leva 1.240 kg. O que não tem a menor importância para os muitos agroboys que irão comprá-la e meter um aro 22 cromado.


Quanto a motorização, não se sabe exatamente como ela chegará ao Brasil. "Ora, Paulo, você não deveria informar isso?" É, acho que sim. Mas eu como humilde blogueiro que escreve por hobby, prefiro dizer que não há certeza, do que fazer como os sites que se dizem especializados, nos quais cada um tem falado em opções totalmente diferentes uma das outras. De qualquer forma, essas informações tem variado entre 2.4L e 3.0L, todas turbodiesel, com potência entre 152 cv e 178 cv. E o motor vai influenciar no câmbio, logo, para este também não há unanimidade, falando-se em 5 ou 6 marchas, manual ou automático. Ela traz controles de tração e estabilidade, e obviamente freios ABS, além de EBD.

Menos ainda se arriscam a falar em preços, mas estes devem partir da casa dos R$ 100 mil nas versões mais simples, e quando chegarem as SW4 a faixa dos preços já sobe bastante, a partir de R$ 160 mil, aproximadamente.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2016 - Pérez continua na Force India


Já no Japão, a Force India anunciou hoje a renovação do contrato de Sergio Pérez, para a permanência do mexicano na equipe em 2016, ano em que a dupla se repetirá com Nico Hulkenberg, mas este tem contrato até 2017.

Pérez estava sendo especulado na Haas e na Renault, e disse que a francesa chegou a ser uma séria opção de mudança de planos na carreira.

Mas a renovação já era esperava. Vijay Mallya sempre disse estar satisfeito com sua dupla de pilotos e, de fato, os dois tem feito mesmo um ótimo trabalho. Além disso, a Force India conseguiu bons patrocinadores mexicanos do ano passado pra cá.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Fórmula 1 2015 - GP do Japão - Informações


Depois da última edição marcada pelo acidente de Jules Bianchi, que faleceu 9 meses depois pelas consequências deste, voltamos ao GP do Japão, em Suzuka. E por causa do piloto francês, até a programação foi alterada, buscando mais luz natural durante a etapa.

Quanto aos carros, bem, as coisas devem voltar ao normal, ou seja: Mercedes na Frente, Ferrari, Williams e Red Bull, respectivamente, brigando atrás.


Programação (horários de Brasília):

Quinta-feira: 1º Treino Livre às 22h.
Sexta-feira: 2º Treino Livre às 2h.
Sábado: 3º Treino Livre à 00h, e Classificação às 3h.
Domingo: Corrida às 2h.

Mapa do circuito:


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Formula E 2015 / 2016 - ePrix do México poderá ser no autódromo Hermanos Rodríguez


A Cidade do México apareceu no calendário da temporada que está para começar na Formula E, porém não se sabia onde a corrida aconteceria.

Segundo o Motorsport.com, a corrida acontecerá no autódromo Hermanos Rodríguez, que este ano também receberá a Fórmula 1 e o World Endurance Championship (WEC). Ou seja, será a primeira corrida dos bólidos elétricos que não acontecerá num circuito de rua, num parque ou num aeroporto, mas em um autódromo.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2015 - O choro rubro-taurino, a birra com os italianos e o resgate alemão


A Red Bull, como uma grande empresa que vai além das pistas e até mesmo além das bebidas energéticas, está perdendo o interesse por sua equipe na Fórmula 1, devido aos problemas enfrentados para voltar a vencer.

Choro de mau perdedor após passarem quatro temporadas conquistando títulos e seis ganhando corridas? Sim. Porém, do ponto de vista, digamos, negocial ou microeconômico, é perfeitamente compreensível. O automobilismo é um investimento, e se não tem mais o retorno de antes, por que continuar disputando? Mas como equipe de corrida, é um choro lamentável mesmo.

O casamento com a Renault que, durante certo período rendeu bons frutos, chegou ao seu divórcio. A escuderia austríaca não só alfineta os franceses. Acabou, de verdade. Contrato encerrado antes do prazo.

E foram bater na porta de Maranello, dando chilique. "Queremos motores iguais aos da Scuderia", isto é, na mesma versão, com todas as atualizações no mesmo tempo que a equipe própria da Ferrari. Caso contrário "a Red Bull Racing e a Scuderia Toro Rosso vão deixar a Fórmula 1 após a temporada 2015". Sinceramente? Se querem um motor exatamente igual ao de um fabricante, sejam o fabricante! Pois durante anos foram clientes da Renault e nunca reclamaram disso. Agora quer ser prioridade da sua maior rival dos últimos anos, Red Bull? Por favor, Dietrich Mateschitz, Helmut Marko e Christian Horner... menos, bem menos.

De qualquer forma, os motores Ferrari seriam apenas para 2016 e 2017. Os da Honda, certamente, não são uma opção, apesar dos nipônicos estarem se preparando para fornecer seu equipamento para uma segunda equipe além da McLaren, que ainda não sabemos qual é.

Mas Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat estão até tranquilos para uma equipe em crise que poderia fechar as portas, não? Como de costume, são só os latidos sem mordidas, ou melhor, mugidos sem chifradas.

Horner negou a chegada da Volkswagen, mas admitiu o interesse. Só que segundo a revista Speedweek, a Audi, empresa do grupo, entrará na Fórmula 1 em 2018. Especulação de revista? Eu diria talvez, mas... acontece que essa revista é da... Red Bull!


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Novo Hyundai HB20

(Foto: Autoesporte)
A Hyundai apresentou ontem a nova geração do seu hatch de sucesso no Brasil, o HB20. Ele chegará ao mercado no meio do próximo mês e o preço inicial será de R$ 38.995 e vai até R$ 63.445 na versão topo de linha com todos os opcionais (lê-se: central multimídia e acabamento interno/bancos de couro). O preço, é claro, vai variar com a versão e a motorização.

O novo HB20, visualmente, foi levemente alterado, pra melhor. Dessas, a mudança mais clara é na grade dianteira e, por fatar na frente, ele traz até uma faixa de LED nos faróis, enquanto as lanternas foram só reestilizadas, Se em sua primeira geração, a missão foi elevar o nível dos carros populares em design e acabamento, agora ele faz isso ainda mais. Além, é claro, de ter popularizado os motores 1.0 de 3 cilindros. O modelo fez sucesso e muitos donos dele talvez nem saibam deste detalhe.

(Foto: Quatro Rodas)
Equipado com o motor 1.6 16V (122 cv com gasolina e 126 cv com etanol), o câmbio é manual de 6 marchas ou, agora, pode ser automático com o mesmo número de velocidades. Ele dispensa o tanquinho de partida a frio e, com uma reprogramação na ECU, ficou mais econômico.

Por dentro, como eu disse, o acabamento melhorou. Ele ganhou uma central multimídia e ar-condicionado digital.

(Foto: FlatOut)
Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!