sexta-feira, 24 de abril de 2015

Fórmula 1 2015 - Destaques do GP do Bahrein

(Foto: AP)
Não aguentei. Não consigo ficar sem falar nada sobre. E principalmente graças ao pelotão de frente, onde tenho mais o que destacar, foi uma boa corrida.

Absoluto, Lewis Hamilton venceu mais uma corrida pela Mercedes. Dobradinha? Não desta vez. 

Kimi Raikkonen conquistou um excelente 2º lugar pela Ferrari. E particularmente, fiquei todo orgulhoso porquê apenas o finlandês e a Scuderia adotaram exatamente a estratégia na qual eu estava pensando desde antes do início da prova, ideal para o SF15-T. Não fossem os comissários omissos com as bandeiras azuis para os retardatários entre o ferrarista e a Flecha Prateada, e o último pit stop fosse feito com uma ou duas voltas de antecedência, o campeão de 2007 teria condições de brigar pela vitória com o atual bicampeão, pois ao cruzar a linha de chegada, ele ainda tinha carro para descontar pouco mais de 1 segundo por volta em relação ao vencedor. Se essa corrida fosse durante o dia, então, com a pista mais quente, aí sim as chances de vitória de Maranello aumentariam ainda mais.

Pelo rádio após cruzar a linha de chegada, o Iceman honrou o apelido. Após Maurizio Arrivabene, chefe de equipe, e Dave Greenwood, seu engenheiro, rasgarem elogios, só se ouviu aquele "Yeah, thanks..." mais frio e seco possível. Um pouco depois, recebeu aquele acalorado abraço italiano de Maurizio todo sorridente. O Maurizio, sorridente e abraçando. Só ele. Kimi nem levantou os braços e parecia mais o Spock, não expressando qualquer emoção.


Nico Rosberg foi superado por Raikkonen, terminado em 3º lugar, e trocou essas faíscas com seu conterrâneo tetracampeão. Aliás, Sebastian Vettel teve problemas com a asa dianteira e teve que parar uma vez a mais para trocá-la. Além disso, usava uma estratégia diferente. Terminou em 5º, após perder num duelo para Valtteri Bottas, que conquistou um ótimo 4º lugar para a Williams.

Já o FW37 de Felipe Massa, antes da volta de apresentação, teve uma pane e apagou, tendo que largar dos boxes. Fez uma boa corrida de recuperação, chegando em 10º e salvando o último pontinho. No caminho, teve um duelo duro (mas limpo) contra seu compatriota da Sauber, Felipe Nasr, que terminou apenas com o 12º lugar.

Por último, só queria destacar que aos poucos, a McLaren está solucionando os seus problemas com o motor Honda e evoluindo. O MP4-30 não se arrastou por último ou brigando só com a Manor. Na medida do possível, foi competitivo com o pessoal do pelotão intermediário, inclusive tendo ido ao Q2 na classificação. Com Fernando Alonso, terminou em 11º, pertinho da zona de pontuação.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Recados e explicações


Olá, pessoal! Como vão? Sim, sou eu ali na foto.

Tenho que dizer algumas coisas, e dar explicações sobre estas. É, tenho. Afinal, vocês me acompanham aqui, não é mesmo?

No próximo final de semana, acontecerá o GP do Bahrein de Fórmula 1, só que... no sábado de manhã eu tenho uma prova muito importante e logo depois desta, farei uma viagem à São Lourenço, sul de Minas Gerais (onde foi tirada essa foto aí, em janeiro). Então é bem provável que o AutoblogPV8 fique meio de lado a partir de hoje, até terça-feira da semana que vem. Me desculpem. Na verdade, nem nas redes sociais deverei entrar muito, por esses e outros motivos.

Claro que se a McLaren conseguir despertar o motor Honda e com 1.000 cv de potência, ou se a Toyota lançar um esportivo de verdade e que não seja feito pela Subaru ou pela BMW, por exemplo (saudades, Supra), eu vou postar aqui. Mas caso contrário, tentarei me dedicar mais aos códigos e leis do Direito, e depois aproveitar a minha viagem. Eu vou levar meu tablet para, talvez, tentar postar algo da corrida via Android. Não posso prometer nada, pois não sei se o aparelho e o aplicativo cooperarão para isto, nem as condições de Internet do meu local de destino (se é que assistirei a corrida, pois posso estar fazendo algum passeio). Mas tentar, eu vou, sim. Caso contrário, de repente escrevo sobre a corrida depois que eu voltar, se esta for interessante o bastante para isto.

Tinha mais alguma coisa... Não necessariamente outra informação, mas algum detalhe sobre as que eu já dei. Bem, se eu me lembrar, atualizarei o post. Mas o mais importante, está aí.

Para não deixá-los totalmente na mão, colocarei alguns links aqui abaixo...

Corrida F1, onde vocês podem ver todos os resultados detalhados, objetivamente, além de estatísticas, programação e mais: http://www.corridadeformula1.com/

E o bom Grande Prêmio, com as matérias sobre tudo o que acontece no mundo do automobilismo, tanto de forma jornalística quanto por colunas de opinião, afinal, é impossível não escrever sem qualquer emoção tendo este tema: http://grandepremio.uol.com.br/

Também é uma boa olhar o Fórmula 1 Brasil no Twitter, sempre postando bons links de outros sites. Além, é claro, dos blogs que deixo os links permanentemente ali no canto superior direito do blog (desconsiderando o espaço do fundo ao redor da interface principal).

Agradeço a compreensão de todos.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

domingo, 12 de abril de 2015

Fórmula 1 2015 - GP da China - Corrida

É... não foi aquela corrida espetacular, mas foi uma prova interessante de se assistir, sim. Divertida, até. E deu para aprender algumas coisas. Mas ruim? Não, não... Já vi bem piores.

(Foto: AP)
Com direito a safety car nas voltas finais, vitória (e Hat Trick) em procissão de Lewis Hamilton em uma dobradinha completada para a Mercedes por Nico Rosberg. Em 3º, veio Sebastian Vettel. Três corridas, e os mesmos três pilotos no pódio. Acho que é a primeira vez que isso acontece na história da Fórmula 1. Hamilton com duas vitórias e um 2º lugar; Vettel com uma vitória e dois 3º lugar; Rosberg com dois 2º e um 3º, sendo o único dos três que - ainda - não venceu.

Logo na largada, Hamilton já fechou a porta para seu companheiro e manteve a liderança, de onde saiu só em momentos de pit stop. Rosberg também se manteve firme na 2ª posição, porém teve Vettel na sua cola durante muito tempo. As Flechas Prateadas não conseguiam abrir grandes vantagens em relação aos carros da Scuderia, que possuem bom ritmo de corrida, e de repente poderiam surpreender novamente na estratégia.


O tetracampeão superou Felipe Massa logo na primeira volta, que também foi ultrapassado pela outra Ferrari, de Kimi Raikkonen, e por seu companheiro na Williams, Valtteri Bottas.

O time de Maranello adotou estratégias diferentes para cada um de seus pilotos, com o alemão fazendo paradas antecipadas e o finlandês, adiadas. O que não fez grande diferença no final (desconsiderando que cruzaram a linha de chegada com o safety car na pista), pois chegaram quase juntos, razoavelmente atrás da Mercedes. E assim, a Scuderia tomou o posto de segunda força da Williams (em relação ao ano passado).

Massa terminou em 5º. Ainda na primeira volta ele "deu o troco" em Bottas (aspas, pois a disputa não era entre eles), sobre quem conseguiu abrir vantagem e não foi mais sequer ameaçado pelo finlandês, que foi ficando cada vez mais para trás, até chegar perto dos 10 segundos. Não foi uma má corrida da Williams, que agora deve se focar em não ficar muito atrás da Ferrari. O único vacilo do time de Grove foi em um dos pit stops do #77, que atrasou um pouquinho, mas nada o bastante para prejudicá-lo, terminando com o 6º lugar atrás de seu companheiro.

(Foto: Twitter da Williams)
Em 7º, um bom resultado de Romain Grosjean que ganhou uma posição, considerando tudo pelo que a Lotus passou no ano passado. Voltaram aos trilhos. Não tão bem quanto estiveram em 2012 e 2013, é verdade, mas já é alguma coisa, começando pela substituição do motor Renault pelo Mercedes-Benz. Quem também ganhou uma posição foi o 8º colocado, Felipe Nasr, da Sauber, que fez uma boa corrida e marcou seus pontinhos.

Atrás desses dois, veio uma dupla que talvez tenha sido aquela que mais duelou ao longo da prova: Daniel Ricciardo da Red Bull contra Marcus Ericsson, com o australiano levando a melhor depois de alguns erros, porém, o adversário da Sauber foi osso duro de roer, sempre se defendendo muito bem. Ericsson vem progredindo muito bem esse ano, tirando a rodada na Malásia. Ele tem se mostrado rápido e bom de disputa, agora que pode fazer isso.

(Imagem: FOM)
Sergio Pérez terminou em 11º, o que é muito bom para quem largou em 15º com um carro que não vem se mostrando tão bom quanto se esperava dele. Mas eu quero falar é da McLaren, que deve ter aprendido bastante coisa depois da Malásia e mais ainda hoje, conseguindo completar a prova com Fernando Alonso em 12º e Jenson Button em 13º. Assim que a Honda entender e fazer seu motor funcionar direito, eu ainda tenho esperanças de que vão andar bem, pois pelo menos de chassi, a equipe de Woking sabe fazer o seu trabalho.

Diga-se de passagem que Button terminou atrás de seu companheiro só porquê se envolveu em um acidente com Pastor Maldonado nas últimas voltas, mas por incrível que pareça, o venezuelano que estava andando muito bem não foi o culpado. Os dois saíram da pista por uma barbeiragem do inglês, o que é raro vindo dele. Ambos conseguiram voltar à pista, mas o piloto da Lotus acabou se recolhendo na volta seguinte.


Além de Maldonado, não completaram a prova: Nico Hulkenberg, que teve problema de câmbio ainda no começo da corrida; Daniel Kvyat, que teve seu motor Renault se transformando em uma Maria fumaça; e por último, bem no final, também por estouro de motor francês, Max Verstappen da Toro Rosso, que do nada viu sua corrida descer pelo ralo quando passava pela reta principal. O caçula da Fórmula 1 vinha mais uma vez mostrando que tem talento (estando ali no meio da zona de pontuação, 7º ou 8º, eu acho), mas infelizmente o carro não ajudou. Foi por isso que o safety car entrou no final, e os fiscais custaram a tirar a Toro Rosso da pista.


Interessante observar as tabelas de campeonato, mesmo ainda estando no início deste. Hamilton e Mercedes lideram com certa tranquilidade como piloto e equipe, respectivamente. Vettel é o vice líder de pilotos. A Ferrari se impõe sobre a Williams, e em 4º lugar entre os construtores temos a Sauber, aquela que não pontuou ano passado, à frente da Red Bull.


Resultados do GP da China, e campeonatos via Corrida F1:

Resultados do GP da China: http://www.corridadeformula1.com/gp/china-2015/

Mundial de Pilotos: http://www.corridadeformula1.com/temporada/2015/#pilotos

Mundial de Construtores: http://www.corridadeformula1.com/temporada/2015/#equipes


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

sábado, 11 de abril de 2015

Fórmula 1 2015 - GP da China - 3º Treino Livre e Classificação

(Foto: AP)
Lewis Hamilton, de novo, de novo e de novo. O mais rápido da primeira sessão de treinos livres até a classificação, imbatível. Terceira etapa do ano, terceira pole position do inglês na temporada, e sua 41ª na carreira na Fórmula 1.

Um pouquinho atrás, como era de se esperar, Nico Rosberg. E um 3º lugar de Sebastian Vettel que, apesar de ser o mais próximo, mal belisca as Flechas Prateadas. Completando a segunda fila ao lado do alemão, Felipe Massa, mostrando que a Williams ainda pode brigar com a Ferrari. Bom que o brasileiro conseguiu superar as dificuldades apresentadas pelo FW37 na última sessão de treinos, que deixou ele e Valtteri Bottas na mão. A propósito, o finlandês classificou-se logo atrás em 5º, dividindo a fila com seu compatriota Kimi Raikkonen, da Ferrari.

Depois vieram respectivamente Daniel Ricciardo da Red Bull e Romain Grosjean da Lotus. Seus companheiros (mas com as equipes em ordem invertida) ficaram em 11º com Pastor Maldonado e o 12º de Daniil Kvyat. Entre esses pilotos, tivemos a última fila do Q3, formada por carros da Sauber com Felipe Nasr à frente de Marcus Ericsson.

Devo dizer ainda que lá no Q1 as eliminadas foram obviamente a Manor, com Will Stevens à frente de Roberto Merhi, a lamentavelmente a McLaren, com Jenson Button superando Fernando Alonso mais uma vez. Não subestimem o inglês, pessoal. Ah sim, junto com eles foi-se uma Force India, a de Nico Hulkenberg, mas seu companheiro Sergio Pérez foi o último do Q2, logo, dividirão a antepenúltima fila. O que também acontece logo à frente deles, com Max Verstappen e Carlos Sainz Jr., 13º e 14º respectivamente.


Resultados via Corrida F1:

3º Treino Livre: http://www.corridadeformula1.com/gp/china-2015/#tl3
Classificação: http://www.corridadeformula1.com/gp/china-2015/#grid


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Fórmula 1 2015 - GP da China - 2º Treino Livre

(Foto: Sky Sports F1)
E o mais rápido na segunda sessão de treinos no autódromo de Xangai foi... esse maluco que invadiu a pista, que foi preso e disse a polícia que fez o que fez porque queria pilotar uma Ferrari. Aiai...


Bom, agora falando sério, Lewis Hamilton manteve o domínio pela Mercedes, seguido por Kimi Raikkonen a pouco menos de 0,5 segundo pela Ferrari. Em um 3º lugar surpreendente, veio Danil Ricciardo da Red Bull, porém a mais de 1 segundo do líder. Depois em 4º Sebastian Vettel com a outra SF15T, para aí sim vir a outra Flecha Prateada, de Nico Rosberg em 5º.

Felipe Nasr voltou a ter um desempenho bem satisfatório, com o 8º lugar, e seu xará Massa sofreu com algum problema nos freios e na asa traseira do FW37, rodou e bateu, não passando de um 17º lugar com poucas voltas dadas. Enquanto seus companheiros na Williams e na Sauber, Valtteri Bottas e Marcus Ericsson, foram 7º e 13º, respectivamente.


Resultados do 2º Treino Livre, via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/gp/china-2015/#tl2


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Fórmula 1 2015 - GP da China - 1º Treino Livre

(Foto: FOM)
Pensem em uma sessão de treinos livres na qual o líder sobrou. E mais ainda, em que uma equipe sobrou. Foi assim com Lewis Hamilton sendo mais de 0,5 segundo mais rápido do que Nico Rosberg, e com a Mercedes sendo mais de 1 segundo mais rápida do que a Ferrari, que fez os 3º e 4º tempos, com Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen, respectivamente.

Em 5º lugar, uma voltaça de Felipe Nasr, que enfiou a Sauber ali à frente de Red Bull, Toro Rosso e Williams, que são equipes maiores. Aliás, o time de Grove, como é de costume deles no FP1, não mostrou muito do que se pode fazer, conquistado modestas 9ªe 10ª colocações, com Valtteri Bottas 0,001 segundo mais rápido do que Felipe Massa. Bottada? Não, só meio pentelho (ou nem isso) mesmo.

A McLaren mostrou alguma evolução no motor Honda, especialmente com o desepenho de Jenson Button, com um tempo que, ok, é mais alto, mas já diminuíram a diferença, ficando em 13º. É, é da equipe de Woking que estamos falando mesmo. Quem diria, hein?


Resultados do 1º Treino Livre, via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/gp/china-2015/#tl1


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Robert De Niro é Enzo Ferrari, em... "Ferrari"


O livro "Ferrari 80", autobiografia de Enzo Ferrari, será adaptado para as telonas, onde deverá se chamar apenas "Ferrari".

"Il commendatore", ou "o comendador", como era conhecido, será interpretado por ninguém menos do que o premiado (ganhador de dois Oscars) Robert De Niro, que descende de italianos e irlandeses. Ele está empolgado com o papel, que tem agora como máxima prioridade.

"Interpretarei o grande empreendedor que fundou a marca de automóveis mais famosa do mundo. Para mim é uma honra dar vida no cinema a uma figura como a de Enzo Ferrari, um homem extraordinário, fora do comum, avançado para sua época e que revolucionou o mundo do motor e atravessou períodos históricos e sociais diversos, do fascismo à democracia, da guerra ao bem-estar econômico. Tem a mais alta prioridade entre todos os meus projetos. É uma história baseada na criatividade e coragem. Está destinada a emocionar o público de qualquer país e idade", disse De Niro ao jornal italiano Il Messaggero.

O filme deverá contar a história do fundador da Scuderia entre 1945 até a sua morte, em 1988, aos 90 anos de idade, passando por períodos de êxito no automobilismo às tragédias pessoais, como a morte precoce de seu filho Alfredo "Dino" Ferrari, aos 24 anos, vítima de uma grave doença muscular.

O produtor, Gianni Bozzacchi está negociando com o também premiado Clint Eastwood (dois Oscars também) para que este seja o diretor. Quanto ao roteiro, as negociações estão sendo feitas com Stephen Rivele e Christopher Wilson.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Fórmula 1 2015 - GP da China - Informações


Xangai, na China: próximo palco da Fórmula 1. Lá, teremos mais noção do equilíbrio de forças entre Mercedes, Ferrari e Williams, e ver se a Red Bull continua atrás (inclusive de sua irmã menor, a Toro Rosso).

Com um asfalto que não é lá dos melhores, o circuito conta com uma das maiores retas da temporada, senão a maior. "Dá pra ler um livro", como disse Daniel Ricciardo (ainda mais com o motor Renault que ele tem). Um circuito que beneficia o estilo de Lewis Hamilton, segundo o próprio, que é recordista de vitórias nessa pista.


Programação (horários de Brasília):

Quinta-feira: 1º Treino Livre às 23h.
Sexta-feira: 2º Treino Livre às 3h.
Sábado: 3º Treino Livre à 1h, e Classificação às 4h.
Domingo: Corrida às 3h.

Mapa do circuito:


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Formula E 2014 / 2015 - Melhores momentos do ePrix de Long Beach

 
Se você perdeu essa corrida anteontem, que deu à Nelsinho Piquet sua primeira vitória na Formula E, na mesma Long Beach onde seu pai Nelson Piquet conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1, além do vídeo abaixo com os destaques da prova, você pode ler tudo o que houve neste post de ontem.

 
Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

BMW Team Brasil conquista sua primeira vitória no Blancpain GT Series


Em sua terceira temporada no Blancpain GT Series, a BMW Team Brasil, chefiada por Antonio Hermann e Washington Bezerra, conquistou hoje sua primeira vitória na categoria, em Nogaro, na França.

Porém, no BMW Z4 GT3 #77, tínhamos ao volante... estrangeiros! Como a etapa do automobilismo europeu coincidiu com a abertura da Stock Car, o carro que seria guiado por Átila Abreu e Valdeno Brito contou com os reservas estrangeiros: Dirk Müller, da Alemanha, e Maxime Martin, da Bélgica.

Largando da 2ª posição após a corrida classificatória de ontem, a dupla teve um duelo equilibrado (e árduo) contra o pole position, o Audi R8 #3, mas tiveram trabalho ainda com o #2 da rival alemã dos quatro anéis. No final, o Z4 brazuca cruzou a linha de chega em 1º lugar com uma "grande" vantagem de... apenas 0,368 segundo!

O outro carro verde, azul e amarelo, com, seus titulares Cacá Bueno e Sérgio Jimenez também ocupados com a Stock Car, foi conduzido por reservas brasileiros, os gêmeos Sperafico, Ricardo e Rodrigo. Eles suaram bastante no pelotão intermediário, terminando com o 10º lugar.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

domingo, 5 de abril de 2015

Atenção nele: Jeep Renegade


Pois renegados poderão ser seus rivais no mercado. O Jeep Renegade merece essa atenção e chega cheio de ambição: ser líder entre os SUV compactos ainda em 2015, desbancando aquele que começou esse segmento (pelo menos que eu me lembre), o Ford Ecosport, e o recém lançado Honda HR-V, que também chega ao mercado com as mesmas pretensões.


Sem poupar gastos, pode-se ter um Renegade 2.0L turbodiesel de 170 cv de potência a 3.750 rpm e 35,7 kgfm de torque a 1.750 rpm, tração 4x4 (integral), com câmbio automático de 9 marchas. Assim os preços vão variar entre R$ 99.900 e R$ 116.800.

Mas não é aí que a Fiat (a Jeep é dela, que fabricará o modelo em Pernambuco) faz a sua aposta alta, mas sim na versão intermediária, o Longitude.

Trazendo o motor 1.8L flex 16V E.torQ Evo, 4x2 (tração dianteira), que reconfigurado e com comando variável de válvulas, passou a render 132 cv de potência e 19,1 kgfm de torque a 3.750 rpm. Isso em um carro de 1.439 kg, deixa ele devendo um pouquinho em relação aos concorrentes, bem menos pesados e mais potentes. Apesar de que com o câmbio manual de 5 marchas ele não fique tão atrás quanto com o automático de seis marchas. O preço é de R$ 80.900.

Equipado desde a versão de entrada, o Sport, de R$ 69.900, o Renegade traz controles eletrônicos de tração e estabilidade, airbag duplo (ao todo como opcional, são seis), direção elétrica, assistente de arrancada em aclives, ar-condicionado (digital dual zone no Longitude), controle de velocidade, freio de estacionamento elétrico, computador de bordo, volante multifuncional (no Longitude vem com paddle-shifts/borboletas, além de um revestimento melhor), sistema de som com Bluetooth e entrada USB. O Longitude traz ainda um sistema multimídia touch screen de 5 polegadas com GPS, câmera de ré e rodas de 17 polegadas. Todas as versões tem discos de freio ventilados na frente e sólidos atrás. e claro, com ABS.


Sinceramente? Em questões técnicas, ele traz prós e contras em relações aos rivais, como qualquer carro. Mas eu acredito, sim, que ele tenha chances reais de ser líder de mercado em sua categoria. Talvez não ainda este ano, mas futuramente, pode. Porque, não leve a mal você, dono de Ford ou Honda. Mas cá entre nós: são carros chamativos, e quem os compra, tem este como um dos principais motivos. Ford e Honda já são marcas "populares" (não são carros acessíveis, mas as marcas são mais comuns de se ver), enquanto Jeep... por favor, né? É um Jeep! O próprio nome se impõe neste segmento, pois tem tradição desde o velho Willys (que aliás, se hoje a Jeep pertence ao grupo Fiat Chrysler, outrora foi da Ford).


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Tesla Motors e o 1º de abril


O 1º de abril, conhecido como o Dia da Mentira (não sei se mundialmente ou só no ocidente), é um dia perigoso com o que se lê na Internet. Muitas notícias são pegadinhas e, pelo visto, não se pode confiar nem em grandes empresas.

A Tesla Motors, fabricante de carro elétricos e uma referência neste setor, aprontou uma das boas. Digo, boa pra ela, que passou a valer mais. Mas muita gente perdeu dinheiro com isso.

Anunciando um novo produto: o Model W.


Óbvio que não é sério, né? Acionistas, como pessoas reais, nunca cairiam nessa (pelo menos eu espero que não). Pois é... mas sistemas automatizados de compra e venda de ações se baseiam em algoritmos, e não sabem diferenciar algo verídico de uma pegadinha que tira sarro do Apple Watch. Ponto para a raça humana.

As ações de Tesla dispararam e mais de 400 mil papéis foram negociados. Quando percebeu-se que era tudo uma brincadeira e o que aconteceu de verdade, já era a tarde demais. Mas se investidores perderam centenas de milhares de dólares, a Tesla subiu seu valor de mercado em 100 milhões de dólares.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Formula E 2014 / 2015 - ePrix de Long Beach, Estados Unidos


No circuito de rua de Long Beach, um Nelson Piquet conquista sua primeira vitória em um campeonato de fórmulas. Hmm... parece familiar, não? Há 35 anos (completados recentemente), Nelson Piquet Souto Maior conquistava sua primeira vitória na Fórmula 1 neste circuito. Ontem, Nelson Angelo Piquet, Nelsinho, ou Piquet Júnior, conquistou sua primeira vitória na Formula E neste mesmo circuito, usando um capacete igual ao do pai, justamente homenageando o feito deste.

Foi com uma largada espetacular no segundo ePrix disputado nos Estados Unidos que, logo na primeira curva, Nelsinho pulou de 3º para a liderança da corrida, superando Nicolas Prost e Daniel Abt, e dali só saiu durante a troca de carros, mas logo retomou a ponta, como era de se esperar.

Com uma batida de Scott Speed da Andretti ainda na segunda volta, o safety car foi acionado pela primeira vez, voltando mais tarde por uma batida de Charles Pic - companheiro de Nelsinho na China Racing - no veterano do automobilismo Jarno Trulli, dono de sua própria equipe. Mesmo após esses períodos de volta sob bandeira amarela, o brasileiro conseguia abrir vantagem na liderança.

Uma vitória imponente. Talvez a mais desse campeonato que em seus provas, teve seis vencedores diferentes. Mas nenhum deles tomou a ponta de cara com tanta garra, e não foi mais ameaçado. Hino nacional tocado com a bandeira do Brasil no lugar mais alto do pódio (não foi a única,  e já vou falar disso), e acho que pela primeira vez no automobilismo, pelo menos em uma categoria maior (a F-E é nova, mas é de ponta), ouvimos também o hino da China como uma construtora.

Se deu ruim para Speed, para o outro piloto do Andretti, tudo foi bom até demais. Não muito atrás de Piquet, Jean-Éric Vergne chegou em 2º lugar. Diga-se de passagem que esses dois primeiros tinham o FanBoost (uma energia extra para ser usada em determinado momento, dada por votação dos fãs na Internet), além de Sam Bird - que sequer completou a prova. O britânico quebrou uma suspensão ainda na largada, e voltou à pista com outro carro só para não perder a viagem e sair Virgin (bah dum tss), marcar a volta mais rápida e levar o seu pontinho.

Completando o pódio, outro brasileiro (assim como há 35 anos, foi Emerson Fittipaldi), com Lucas di Grassi chegando em 3º lugar. Também fez boa corrida, tendo largado em 4º. Com esse resultado, ele retomou a liderança do campeonato, por 1 ponto, logo a frente de... Piquet Jr.! É isso mesmo, temos dois brasileiros ocupando as duas primeiras posições do campeonato de pilotos da Formula E. Lembrando que: esses dois tem uma rivalidade de longa data e... digamos que não se curtem muito.



Bruno Senna também fez uma - muito - boa corrida (aleluia, não quebrou a suspensão), largando em 12º e chegando em 5º lugar pela Mahindra (e chegou a liderar a prova). Dos três brasileiros na categoria, todos estiveram no top 5. Boa corrida também de Sébastien Buemi, o 4º colocado. Ele era o pole position, mas conquistou esta justamente por ter usado excesso de energia do seu carro, e por isso foi punido, largando em 10º.


Resultados do ePrix de Long Beach: http://www.fiaformulae.com/en/results/long-beach-eprix.aspx

Campeonato de Pilotos: http://www.fiaformulae.com/en/results/driver-standings.aspx

Campeonato de Equipes: http://www.fiaformulae.com/en/results/team-standings.aspx


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Novo Porsche Boxster Spyder


Mais um lançamento vindo direto do Salão de Nova Yoirk: o novo Porsche Boxster Spyder.

Pesando 1.315 kg (105 kg a menos que o Boxster GTS), ele vem sem sistema de som e sem ar-condicionado (ambos podem ser pedidos como opcionais), exatamente para reduzir o peso. Mas quem precisa de ar condicionado quando se tem esse teto retrátil semiautomático, não é mesmo? Mais purista ainda: o câmbio pode ser só o manual de 6 marchas. Até o volante tem um raio menor do que o dos seus "irmãos", pra dar uma pegada ainda mais esportiva.


O motor é um 6 cilindros de 3.8L, que gera 375 cv de potência, capaz de levá-lo dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos, atingindo a velocidade máxima de 290 km/h.

O preço? 79.945 euros, ou 82.100 dólares.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Chevrolet Spark 2016


O tempo voa, não? Vejam só, já teremos um novo Spark.

Equipado com o motor 1.4L Ecotec capaz de gerar 98 cv de potência, a Chevrolet levou ao Salão de Nova York o modelo 2016 de seu compacto. O câmbio pode ser manual de 5 marchas ou CVT.

Além do visual que, particularmente, achei mais bonito, a nova geração vem bem equipada, incluindo a central multimídia touch screen da montadora, o Chevrolet MyLink.

Fabricado na Coreia do Sul, o novo Spark será vendido para dezenas de países e deverá ser lançado nos Estados Unidos ainda no final deste ano. No Brasil, chega no ano que vem.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

A nova geração do Honda Civic


A Honda revelou ontem no Salão de Nova York, a décima geração do seu - na minha opinião - principal e mais famoso carro, o Civic.

Desenvolvido nos Estados Unidos, apesar de ser apenas um conceito, ele pode nos mostrar muito do visual do próximo modelo (mais o coupé do que o sedan), que deverá ser lançado no mercado norte-americano no segundo semestre desse ano, e no Brasil, no meio do ano que vem.

O modelo irá estrear também um motor novo: um 1.5L VTEC turbo com injeção direta de combustível, capaz de gerar até 204 cv de potência. Porém no Brasil, deverá ter uma configuração mais mansa, além de ser flex. E isso só para as versões mais caras, pois de entrada, prevalecerá o nosso 1.8L de 140 cv.

As opções de câmbio para qualquer versão, deverão ser uma manual de 6 marchas ou o CVT.

De volta às origens com mais cara de esportivo, não é mesmo? Eu curti!


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Codemasters anuncia o lançamento e novidades do F1 2015


A Codemasters, produtora dos games anuais da Fórmula 1 desde 2009, anunciou o lançamento do F1 2015, além de falar sobre as novidades.

Como já era esperado desde o ano passado, sabíamos que o game sairia mais cedo. Mas não tão cedo assim: será em junho (porém ainda não há uma data exata), quando normalmente são lançados em setembro ou outubro.

Agora, sem choro nem vela para o Xbox 360 ou o PlayStation 3, dessa vez a Codemasters investe só e especificamente na nova geração de consoles, chegando de vez ao Xbox One e ao PlayStation 4 (além do PC, obviamente), para assim podermos usar mais recursos e consequentemente, evoluir o game.

Buscando aumentar o feeling da pilotagem, promessa é de uma simulação ainda mais realista, com uma física mais desenvolvida, assim como os componentes mecânicos dos carros: motor, câmbio, suspensão, aerodinâmica etc. Desgaste dos pneus também. E o que eu achei mais sensacional: através do comando de voz, o jogador poderá pedir diversas informações ao seu engenheiro ou programar seu pit-stop, ao invés de apenas ouvi-lo como nas edições anteriores.

Algo fãs sempre pediram, mas a Codemasters nunca entregou, virá dessa vez: sequência compeltas de animação no grid e... no pódio, finalmente!

Ah! Outra coisa interessante, é que este será um game duplo, digamos. Terá as temporadas 2014 e 2015, com todos os carros, equipes, pilotos e circuitos.

Atualização (23/05): lançamento adiado.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor