quinta-feira, 31 de julho de 2014

Correndo contra o pai, morto há 10 anos


Um homem, pai de família, gamer com o primeiro modelo do Xbox, gostava de jogar Rally Sports Challenge. Seu filho, até então aos 6 anos, gostava de ver o pai jogando, e jogando muito bem, diga-se de passagem. Mas como um dia acontece para todos nós, a morte chega e o pai se foi.

10 anos se passaram, e nesse tempo o Xbox ficou guardado. Até que o adolescente de 16 anos resolveu ligar o console mais uma vez, com o jogo de rally que estava lá dentro. Selecionou seu carro e a pista, então... lá estava ele! O pai, ou pelo menos, o carro fantasma com o recorde do primeiro jogador. Rápido, muito rápido. Se você joga games de corrida, sabe que seus melhores tempos ficam registrados lá, e o carro aparece fazendo o trajeto de quando registrou essas marcas.

Sendo assim, de certa forma, o adolescente pode correr contra seu pai, morto há uma década. Parecia inalcançável, mas com treino, ele começou a conseguir ultrapassar o carro do pai. Porém, para não substituir o fantasma com um novo melhor tempo, ele reduzia a velocidade perto da linha de chegada, para o pai poder ultrapassá-lo e assim não ser deletado.

Poderíamos chamar isso de uma experiência espiritual através dos jogos? Para quem acredita nisso, é claro. Li sobre isso ontem, me emocionei e tive vontade de trazer pra cá.


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Um abraço!
Paulo Vitor

E o F1 2014 da Codemasters vem aí!

 
Saiu hoje de manhã o primeiro trailer da edição 2014 dos simuladores de Fórmula 1 da Codemasters. Como sempre, espetacular!

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Um abraço!

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Autoramas Fittipaldi de Fórmula 1 da Estrela

Aquele momento em que você está mexendo no Facebook, e por acaso descobre coisas antigas que nem sabia que existia. Dá até uma certa inveja das crianças e adolescentes do final dos anos 70 e início dos 80. Um autorama de Fórmula 1! E não era só um modelo, mas uma série deles, fabricados pela Estrela. O da foto acima é um, e o do vídeo abaixo é outro. Com bólidos dos anos 70, como o Copersucar brazuca, Lotus, McLaren (guiada por Emerson Fittipaldi e também por James Hunt) e até uma Ferrari do Niki Lauda! Sensacional!

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Um abraço!

Uma Ferrari na Indy? Ou no WEC?

Aconteceu! Ou melhor, quase. O carro foi feito, mas nada de correr. Foi entre 1986 e 1987.


Sabem quando de 2 em 2 anos o Luca di Montezemolo aparece de mimimi, falando que vai deixar a Fórmula 1 por estar insatisfeito com o regulamento da categoria, mas que no final das contas continua lá? Então, isso acontece desde os tempos do Enzo Ferrari, só que o fundador da marca era ainda mais zoeiro, deixando um carro pronto para outra categoria.

A Scuderia ia mal nas pistas da Fórmula 1, e Enzo estava de saco cheio das regras quanto aos motores. Logo, queria deixar o campeonato. Ou pelo menos queria fazer sua equipe voltar ao topo antes disso.


O comendador sempre quis vencer as 500 Milhas de Indianápolis, e no final de 1986 em um acordo com a equipe TrueSports, que lhe enviou um de seus indycar, um March 85C Cosworth para servir de base para o desenvolvimento de um novo carro, a fábrica de Maranello criou a Ferrari 637. O bólido deveria entrar em ação nos EUA em 1987, mas a FIA acabou aceitando o que Enzo queria fazer com seus F1, e o projeto de correr na Indy acabou sendo engavetado.


Bem, 2014 é ano desses mimimi vindo da Itália. Para completar, esse protótipo de carro de corrida foi visto sendo testado em Fiorano. Montezemolo disse que não podia investir tanto dinheiro correndo em duas categorias tão grandes. Há um mês, surgiram na Internet desenhos de um designer automotivo italiano, que aparentemente tem uma certa proximidade com o velho Luca.


Não há nada confirmado, e sinceramente, apesar da Ferrari ser famosa por si só, eu não acredito que ela deixaria uma vitrine grande como a Fórmula 1. Além disso, ela não perderia sua tradição, por ser a categoria que está há mais tempo na pista, desde antes mesmo do campeonato mundial existir a partir de 1950, quando antes da Segunda Guerra "Mundial" era realizadas as corridas de Grand Prix, que foi como a Ferrari nasceu não como uma marca de automóveis, mas como uma equipe de corrida que usava carros da Alpha Romeo. E esse protótipo sendo testado há alguns meses, podia ser muito bem uma versão inacabada da LaFerrari XX.


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Um abraço!
Paulo Vitor

domingo, 27 de julho de 2014

Fórmula 1 2014 - GP da Hungria - Corrida

(Foto: Twitter do Ricciardo)
Felizmente, posso mais uma vez dizer: que corrida! Que corrida sensacional, meus amigos! Ah, mas antes de começarmos, observem a data do tweet abaixo. Não é que eu acertei?


Muito bem, vamos lá... Na largada com a pista bem molhada, embolou tudo, o grid. Mas Nico Rosberg manteve a ponta. Atrás dele, as posições se alternavam bastante, com Bottas chegando a assumir a vice liderança, mas disputando muito com Alonso, Vettel e Ricciardo. Pirou poucas voltas depois, quando sozinho, Marcus Ericsson bateu forte, e o safety car entrou. Aproveitando, uns já foram aos boxes trocar os pneus intermediários por slicks, outros foram depois, e alguns, como Jenson Button e Kevin Magnussen, preferiram se manter na pista com aqueles pneus mesmo por mais algum tempo. Antes do safety car sair da pista, acabou tendo que ficar mais, pois Romain Grosjean da Lotus também bateu sozinho no mesmo lugar que o piloto da Caterham. Mais tarde o safety car ainda voltou mais uma vez, quando Sergio Pérez também rodou sozinho na saída da última curva, e bateu muito forte, sendo que mais cedo o outro piloto da Force India, Nico Hulkenberg, também tinha batido.


(Foto: Getty Images)
Ainda por cima, um sortudo Sebastian Vettel rodou no mesmo lugar que o mexicano, dando 360º e "lambendo" o muro, mas o carro resistiu e ele continuou, terminando em 7º. Corridinha caótica, hein?

(Foto: Getty Images)
Se pensa que o vencedor foi beneficiado por isso, está enganado. O RB10 é um carro que combina perfeitamente com o circuito de Hungaroring. E como o próprio Daniel Ricciardo disse, apesar da surpresa com o resultado, ele teve que "partir pra cima" de Lewis Hamilton e Fernando Alonso. O melhor carro da Mercedes AMG, e outro bom carro da Ferrari, guiados por pilotos de ponta, campeões, e o australiano ultrapassou os dois magnificamente. Sendo assim, vitória incrível e mais do que merecida de Ricciardo!

(Foto: Getty Images)
O espanhol e o inglês completaram o pódio, respectivamente, que foi formado pelos melhores caras da prova. Pois Alonso tirou tudo o que o F14-T tinha pra dar, resistindo até o final com pneus macios desgastados, já que ele e Scuderia optaram por uma parada a menos e acertaram na estratégia. Hamilton, salvo engano também ignorou a possibilidade de mais uma entrada aos boxes (mas disso vou ter que falar depois), sendo que ele havia largado em último, lá dos boxes mesmo e ainda rodou na primeira volta. Mesmo assim, o campeão de 2008 conseguiu chegar em 3º. Fantásticos, esses três.

(Foto: Getty Images)
Por que falar sobre a falta de uma parada do Hamilton? Porque o mesmo não acreditava muito que seus compostos durariam até o fim da prova, pois foi informado que, supostamente, seu companheiro ainda faria uma parada. Com Rosberg na sua cola, a Mercedes AMG não pediu apenas uma vez para que o inglês desse passagem ao alemão, que ainda nem vinha pressionando muito, o que obrigaria Lewis a cometer o ato ridículo de tirar o pé do acelerador na reta. O líder do campeonato perguntava à equipe porquê Hamilton não o deixava passar, e eles responderam que a ordem foi dada, mas não estava sendo cumprida. Que resolvessem suas diferenças na pista.

O que deve ter se passado na cabeça do: #44 "Estamos com os mesmos pneus, nas mesmas condições. Por que ele teria que parar e eu não?". Desconfiou, e desconfiou certo, não dando passagem. O jogo de equipe é legal, mas ainda é cedo, e ambos estão quase com a mesma pontuação. Por outro lado, caso passasse, Rosberg poderia alcançar Ricciardo e até ultrapassá-lo, levando o caneco para as Flechas Prateadas, e a Fórmula 1, como eu já disse, é mais um campeonato de carros e marcas, deixando o mundial de pilotos como algo secundário, já que isto não interfere nos prêmios em dinheiro que as equipes recebem no final do ano.

(Foto: Mercedes)
Então eu até defenderia os interesses da Mercedes AMG, só que... Eles estão liderando isolados! Mesmo que nem vençam mais, só completando pódios ou nem isso, já ganham o mundial de construtores. Sendo assim, dou razão ao campeão de 2008. Nas voltas finais, eles disputaram duramente a 3ª posição, usando tudo o que podiam e mais um pouco da pista. O alemão ficou muito rápido, fazendo a melhor volta da corrida em 1m25s,724.

Em 5º, tivemos Felipe Massa, ganhando uma posição em relação a que largou. O brasileiro teve uma boa disputa por muitas voltas contra seu ex companheiro de equipe entre 2006 e 2009 na Ferrari, Kimi Raikkonen. O finlandês tinha pneus mais macios, e por isso pressionou Massa desde muitas voltas antes do fim, até cruzarem a linha de chegada. O piloto da Williams se defendeu muito bem, mostrando hoje um ótimo ritmo de corrida, mas achou que poderia ir mais longe caso estivesse usando os pneus duros.

(Foto: Williams)
Sinceramente? Deveria reclamar menos, e ficar satisfeito com o bom resultado que teve, que era o melhor que poderia ter. O que ele podia fazer, ele fez. Em termos de pilotagem, ele só foi mal na largada, tendo perdido duas posições por ter sido cauteloso demais (compreensível, depois de tudo o que aconteceu ultimamente, e na chuva).

Com pneus mais macios, os mesmos se desgastariam muito, e o FW36 escorregaria bastante nas voltas finais. Além disso, a diferença dele para Rosberg foi de quase 30 segundos, logo, pneus macios não resolveriam muita coisa. Mas impressionante a forma como ele, tirando cada vez mais décimos de segundo a cada volta, alcançou seu companheiro Valtteri Bottas, que apesar de estar com seu FW36 um pouco mais evoluído em termos de aerodinâmica (deverei falar disso num post de análise em breve, e não, não é um favorecimento ao Bottas), foi ficando cada vez mais sem pneus, até entrar nos boxes e abrir caminho de vez para o brasileiro, que de qualquer forma logo o ultrapassaria. Por isso, e um pouco de azar com os safety car, o finlandês acabou terminado apenas em 8º, mas não por falta de ritmo, pois sabemos que o #77 é um cara rápido e constante.

Ah! Além dos pilotos que bateram, também abandonaram Esteban Gutiérrez da Sauber, com problema no ERS de seu motor Ferrari, e Kamui Kobayashi da Caterham, que teve um problema na bomba de combustível do motor Renault.


Resultados finais do GP da Hungria 2014 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / Número do piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Daniel Ricciardo #3 (Austrália / Infiniti Red Bull Racing / Renault) = 70 voltas em 1h,53m,05s,058
2 - Fernando Alonso #14 (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = +5s,2
3 - Lewis Hamilton #44 (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = +5s,8
4 - Nico Rosberg #6 (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = +6s,3
5 - Felipe Massa #19 (Brasil / Williams Martini Racing / Mercedes) = +29s,8
6 - Kimi Raikkonen #7 (Finlândia / Scuderia Ferrari/ Ferrari) = +31s,4
7 - Sebastian Vettel #1 (Alemanha / Infiniti Red Bull Racing / Renault) = +40s,9
8 - Valtteri Bottas #77 (Finlândia / Williams Martini Racing / Mercedes-Benz) = +41s,3
9 - Jean-Éric Vergne #25 (França / Scuderia Toro Rosso / Renault) = +58s,5
10 - Jenson Button #22 (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = +1m,07s,2
11 - Adrian Sutil #99 (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = +1m,08s,1
12 - Kevin Magnussen #20 (Dinamarca / McLaren / Mercedes-Benz) = +1m,18s,4
13 - Pastor Maldonado #13 (Venezuela / Lotus F1 Team / Renault) =  +1m,24s,0
14 - Daniil Kvyat #26 (Rússia / Scuderia Toro Rosso / Renault) = +1 volta
15 - Jules Bianchi #17 (França / Marussia F1 Team / Ferrari) = +1 volta
16 - Max Chilton #4 (Inglaterra / Marussia F1 Team / Ferrari) = +1 volta

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/

E agora, a Fórmula 1 entra de férias até o final do mês que vem.

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Um abraço!
Paulo Vitor

sábado, 26 de julho de 2014

GP2 Series 2014 - GP da Hungria - Corrida 1


Com boa estratégia, pilotando de forma competente, mas não tão rápida, e beneficiado principalmente pela entrada de um safety car ao final da prova, Arthur Pic venceu a primeira corrida da rodada dupla do GP da Hungria 2014 da GP2 Series. Coletti e Quaife-Hobbs completaram o pódio, respectivamente.

Mas o show da prova foi dado pelo pole position Felipe Nasr, que pela primeira vez se classificou nessa posição após "bater na trave" muitas vezes, contra o líder do campeonato Jolyon Palmer. Palmer era o 4º no grid, e tracionou bem demais na largada, já conquistando uma posição, e indo muito rápido a agressivo para cima de Dillmann, para assumir a 2ª posição e ir à caça a Nasr. Agressivo, mas sempre leal. Já Nasr largou mal, deixando a traseira escorregar um pouco de lado, e por alguns metros perdendo a liderança para Dillmann, mas logo na primeira curva já se recuperou. Os dois duelaram na ponta várias vezes, e a disputa se intensificava no setor 1 de Hungaroring. Andando lado a lado, mas sempre dando o espaço necessário ao outro, no limite do possível e do permitido. Acabaram ficando para trás após suas paradas nos boxes, com o brasileiro terminado em 7º (o mesmo safety car que ajudou Pic, atrapalhou Nasr, e Palmer também, mas menos) e Palmer em 5º. O que não apaga a performance excepcional de ambos


Site oficial da GP2 Series, com todos os resultados da categoria: http://www.gp2series.com/Results/


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Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2014 - GP da Hungria - Classificação

(Foto: Getty Images)
Mais uma pole position de Nico Rosberg, da Mercedes AMG! Mas nada garantido, vindo apenas no final, pois um surpreendente Sebastian Vettel mostrou porquê é tetracampeão. E Lewis Hamilton? Bem...

Logo que os carros foram à pista no Q1, antes sequer de qualquer um marcar tempo de volta rápida, o primeiro piloto deixou a disputa: Pastor Maldonado, mais uma vez tendo problemas com seu Lotus E22. Mas logo em seguida outro abandono chamou muito mais atenção: Hamilton e seu Mercedes-Benz W05 em chamas.

(Foto: Getty Images)
E aí vem as teorias de conspiração, os rumores, como sempre... Piloto inglês, numa equipe alemã com um alemão sendo o líder do campeonato. Inevitável e natural. Mas sei lá até que ponto podem ser reais, ainda mais ainda na metade do campeonato.

Uma má estratégia da Ferrari ainda tirou Kimi Raikkonen ainda no Q1. Sem grandes surpresas ou coisas fora do normal no Q2. Apenas a presença de Jules Bianchi, beneficiado pela saída de carros bem mais competitivos.

Antes do início do Q3, começou a chuviscar, o que se intensificou um pouco. Logo, todos queriam fazer logo as suas voltas. Seria aquela classificação lotérica e injusta. Seria, porque Kevin Magnussen que vinha acelerando forte no início da reta seca, encontrou o final da mesma molhada demais, e logo após Rosberg escapar no mesmo ponto, o novato da McLaren travou as rodas, ficou de lado e acertou com força a barreira de pneus, provocando a bandeira vermelha.

De volta à classificação, alguns candidatos à pole passaram pela liderança da tabela, até chegar Vettel, que dá um show na pista úmida, e que parecia ser definitivo, quando Rosberg lhe arrancou quase meio segundo. A segunda fila foi composta por Valtteri Bottas em 3º. Excelente resultado, superando a deficiência aerodinâmica da Williams. Ao lado do finlandês, tivemos Daniel Ricciardo. E logo atrás, Fernando Alonso e Felipe Massa, respectivamente.


Resultados da Classificação, via Fórmula 1 Brasil, com tempos de Q1, Q2 e Q3: http://ow.ly/i/6m9fd

Largada amanhã, às 9h (horário de Brasília)!


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Fórmula 1 2014 - GP da Hungria - 3º Treino Livre

(Foto: Reuters)
Mais um treino, mais uma dobradinha da Mercedes AMG. Lewis Hamilton ficou na frente, mas a diferença para Nico Rosberg foi insignificante. Aliás, do 1º ao 8º, a diferença foi de menos de 1 segundo. A Red Bull avançou muito, ficando bem perto das Flechas Prateadas, e fazendo 3º e 4º com Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo, respectivamente. Em 5º, veio um surpreendente Valtteri Bottas, da Williams, seguido pelas Ferrari de Fernando Alonso em 6º e Kimi Raikkonen em 8º.

Resultados do 3º Treino Livre para o GP da Hungria 2014 de Fórmula 1, via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/gp/hungria-2014/#tl3


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sexta-feira, 25 de julho de 2014

Fórmula 1 2016 - GP da Europa, no Azerbaijão


Não, vocês não leram errado. É isso mesmo: o Azerbaijão sediará o GP da Europa a partir de 2016.

É um anúncio oficial do governo do país transcontinental, pois se localiza na fronteira entre a Europa e a Ásia. A corrida será feita em um circuito de rua, na capital Baku. Pesquisando, vi que a cidade já recebe corridas de carros de turismo, e o circuito, desenhado por Hermann Tilke, é este:


Segundo novo Grand Prix confirmado na mesma semana, já que sabemos que ano que vem teremos de volta o GP do México. O GP da Europa, salvo engano não é disputado desde 2012, depois de sua curta vida em Valência, agora com a pista lamentavelmente abandonada. E o fato de uma corrida ser feita na fronteira intercontinental, me fez sentir saudades da sensacional pista do GP da Turquia, que também foi realizado pela última vez em 2011 ou 2012.


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Paulo Vitor

Fórmula 1 2014 - GP da Hungria - 1º e 2º Treinos Livres

(Foto: AP)
"Pra variar", a Mercedes AMG reinou absoluta nas primeiras sessões de treino hoje, no circuito de Hungaroring. Sempre fazendo dobradinhas na liderança de Lewis Hamilton, seguido bem de perto por Nico Rosberg.

Como já era de se esperar, a Williams ficou um pouco para trás. Em seu lugar, como eu já havia dito, veio a Red Bull, e pelo menos para a minha surpresa, a Ferrari também. Inclusive com Kimi Raikkonen fazendo bons tempos, não tão atrás de Fernando Alonso, tendo uma diferença bem aceitável, e até andado na frente do companheiro espanhol pela manhã. Outra equipe que parece vir melhorando desde a última etapa, é a McLaren.


Resultados das primeiras sessões de treinos para o GP da Hungria 2014 de Fórmula 1, via Corrida F1:

1º Treino Livre: http://www.corridadeformula1.com/gp/hungria-2014/#tl1
2º Treino Livre: http://www.corridadeformula1.com/gp/hungria-2014/#tl2


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Paulo Vitor

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Exposição dos Correios de objetos da Fórmula 1 dos anos 80 e 90, em Divinópolis - MG

Estava eu andando pelo centro de Divinópolis hoje à tarde, quando passei na porta de uma agência dos Correios. Por acaso olhei lá dentro, e vi alguns cartazes com fotos do Ayrton Senna. Claro que fiquei curioso, e entrei.


Lá dentro haviam alguns objetos da Fórmula 1 dos anos 80 e 90, além de fotos do dono de tudo isso junto com alguns pilotos, como aquela ali com... me parece que é o Niki Lauda. Essa enorme garrafa de champagne, por exemplo, foi estourada pelo francês Alain Prost, quando o mesmo venceu o GP do Brasil de 1988. Só tirei essas duas fotos. Abaixo, o destaque fica com essa bandeira quadriculada, agitada no GP da África do Sul de 1993, e que tem os autógrafos de alguns pilotos, entre eles a do estreante Rubens Barrichello, que fazia sua primeira corrida, e de jornalistas da área automobilística, como Reginaldo Leme.


Tem mais coisas legais lá, além dessas que eu fotografei. Nem tantas, mas tem. Se você for de Divinópolis ou estiver de passagem pela cidade, eu digo que vale a pena dar uma passada lá na agência dos Correios na Avenida Antônio Olímpio de Morais, para dar uma olhada em tudo isso.


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Paulo Vitor

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Festa de 50 anos do Ford Mustang em São Paulo

 
Há pouco tempo, falei que esse clássico muscle-car da indústria automobilística norte americana e mundial completa em 2014 50 anos de existência. O que eu não sabia, é que para comemorar isso, o Ford Mustang ganhou uma festa de aniversário em São Paulo. Então ontem à noite, o meu amigo João Felipe me mandou o link para esse vídeo do Estadão, falando sobre o evento.

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Fórmula 1 2014 - GP da Hungria - Informações e expectativas


Bem-vindos à Budapeste! Na verdade, em um outra cidade bem próxima, provavelmente região metropolitana. Enfim, chegamos ao circuito de Hungaroring, onde neste final de semana será disputado o GP da Hungria 2014 de Fórmula 1!

É uma pista de baixa velocidade, na qual largar na frente é ainda mais importante. Estreita e com poucos pontos de ultrapassagem, é onde só gênios conseguem dar um show...


Por ser um circuito lento, e com curvas longas, por mim essa é a etapa perfeita para a Red Bull buscar a sua segunda vitória na temporada. Isso se contar com algum problema com a Mercedes AMG, e largando pelo menos na segunda fila do grid. Se o Renault deu conta das retas longas do Canadá para dar ao Daniel Ricciardo sua primeira vitória, em solo húngaro e com a evolução do motor, creio que essa diferença seja neutralizada. E mesmo na pré temporada, quando os rubro taurinos tinham muito mais problemas, Jenson Button ressaltou que achou o RB10 muito rápido nas curvas. Este, como sabemos, é o ponto mais forte de Adrian Newey: a aerodinâmica. E a perda da FRIC (se permanecerem assim) aumentou um pouco o desgaste de pneus no W05.

Já a Williams, que nas últimas etapas veio sendo a segunda maior força do grid, ao contrário do que esperava de Hockenheim, não vem muito empolgada para a Hungria. O que eles terão de melhor, é que a retomada deles nas saídas de curva talvez seja a melhor do grid, mas não vão poder usar todo o poder do motor Mercedes-Benz, e a aerodinâmica do FW36 não é lá essas coisas.


Programação (horário de Brasília):

Sexta-feira: 1º Treino Livre às 5h, e 2º Treino Livre às 9h.
Sábado: 3º Treino Livre às 6h, e Classificação às 9h.
Domingo: Corrida às 9h.

Mapa do circuito:


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Paulo Vitor

terça-feira, 22 de julho de 2014

Fórmula 1 2015 - De volta ao México!


O autódromo Hermanos Rodríguez (ellos son sus hermanos, Laura Rodríguez?) está de volta ao calendário da Fórmula 1!

Já era cogitado para este ano, mas acabou ficando de fora. Porém o que dizem é que Bernie Ecclestone já assinou, na semana passada, um contrato para as próximas cinco temporadas na Cidade do México, podendo se estender para mais outras cinco. O anúncio oficial deverá ser feito em breve.

A categoria não passava pelo solo mexicano desde 1992, mas voltará para lá em 2015. Nela temos atualmente dois representantes: Sergio Pérez, que corre pela Force India, e Esteban Gutiérrez, da Sauber.


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segunda-feira, 21 de julho de 2014

Levando um sem-teto para passear numa Lamborghini Gallardo Spyder

Dennis é um americano possuidor de uma garagem cheia de veículos dos sonhos de qualquer apaixonado por carros. Pensa que por isso ele se isola da sociedade, e dos problemas da mesma? Muito pelo contrário! Além de emprestar seus bólidos aos amigos, o cara sai neles, convida qualquer um na rua para entrar no carro, comer pizza dentro do carro, ajuda alguém que precisa de trabalho a conseguir um, e até leva sem-teto para restaurantes, pra comprar roupas, e... bem, para strip clubs, se ele quiser (risos), como fez certa vez, dá uns presentes para quem precisa daquilo e não pode comprar, entre outras coisas legais. Mas nesse vídeo especificamente, ele sai convidando pessoas aleatórias para dar algumas voltas com ele em sua Lamborghini Gallardo Spyder, incluindo um sem-teto, como diz no título.

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domingo, 20 de julho de 2014

Fórmula 1 2014 - GP da Alemanha - Corrida

(Foto: Getty Images)
Nico Rosberg vence em casa pela segunda vez no ano (Mônaco e Alemanha), mas pela primeira vez no país onde nasceu, assim como é a primeira vitória dessa nova equipe Mercedes-Benz em seu país de origem, onde não tinha nem mesmo um pódio, o que conseguiu também com Lewis Hamilton chegando em 3º. Em 2º, tivemos Valtteri Bottas. A posição em que ele largou, verdade, mas ele não poderia ter feito trabalho melhor do que este, conquistando seu terceiro pódio consecutivo e com muito mérito.

Mas sei lá, não foi uma corrida tão empolgante como as últimas, tendo uma vitória folgada de Rosberg, que era pole e que foi de ponta a ponta abrindo cada vez mais vantagem. De qualquer forma, como sempre, vamos por partes...

(Foto: Beto Issa)
Do vencedor, não há mais o que falar. De Valtteri Bottas, sim. O finlandês teve um ritmo constantemente forte durante toda corrida. Independente de paradas nos boxes, ele sempre ficava no pelotão de frente. Paradas boas, rápidas, e estratégia precisa da equipe Williams. Nenhum erro. E nas últimas voltas, segurou a forte pressão de um Lewis Hamilton que vinha muito rápido, mesmo já tendo seus pneus macios muito desgastados. Mas como dizem, chegar é uma coisa, passar é outra.

Quanto ao vice-líder do mundial, este que já deveria largar lá atrás por não ter se classificado no Q2, acabou largando foi em 20º por terem trocado o câmbio. Largando com os pneus macios, ao longo da corrida foi escalando o grid, e por conta de uma bandeira amarela, a Mercedes AMG conseguiu improvisar uma boa estratégia de final de prova, permitindo ao inglês usar dos jogos de pneus super macios em questão de poucas voltas, com o carro já muito leve, apesar de ainda ter uma boa quantidade de combustível pra queimar. Com isso, Hamilton fez voltas voadoras, volta mais rápida atrás de volta mais rápida, tendo a melhor da prova, em 1m,19s,908. Ele vinha tirando diferenças enormes sobre Bottas a cada volta, mas quando finalmente alcançou o piloto da Williams, mesmo ainda tendo voltas o suficiente para isso, não conseguiu ultrapassá-lo. Mas vamos dar uma força ao campeão. Seus pneus super macios já não estavam mais no auge de seu desempenho, e a perda da FRIC provocou um aumento no desgaste dos compostos do W05. Além disso, ficar na cola de outro carro já é prejudicial para quem vem atrás, tanto por desgaste como por falta de controle, e ainda por cima o FW36 se distanciava nas retas de Hockenheim que o beneficiam muito. Mas de 20º para 3º, já está excelente, não? Além disso, ele proporcionou um ótimo espetáculo com as suas disputas ao longo da corrida, como contra a dupla da Ferrari, contra Ricciardo, entre outros.

(Foto: Getty Images)
Mercedes AMG e Williams Martini Racing são as atuais melhores equipes. Boas corridas de Rosberg, Bottas e Hamilton. Já Felipe Massa...

Bem, está certo que ele vem sendo bem azarado, e sequer foi considerado culpado pela direção de prova. Mas particularmente... eu não diria que foi um dolo eventual, mas uma culpa consciente. Se você faz Direito, me entendeu.

(Foto: Beto Issa)
O fato é que: mais uma vez, na primeira volta, e ainda na primeira curva, o brasileiro saiu. Pior: capotou, ao ser atingido pela McLaren MP4-29 de Kevin Magnussen, que largou em 5º e em poucos metros já era 4º, e ainda conseguiria a 3ª posição de Massa, que provavelmente a recuperaria rapidamente. Os dois foram para fora da pista, mas só um voltou.

Para os que dizem que eu só defendo o Massa, eu já disse que só tento ser justo. Ele, assim como outros pilotos, terão sempre a minha compreensão. Mas defende-lo, dessa vez, não. Minha opinião, apenas. Uma simples análise do esporte, e só. Não é nada contra ele.

(Foto: Getty Images)
Massa estava na frente? Por pouco, talvez centímetros de diferença. Mas estava. Havia espaço para os dois dividirem a curva? Sim, havia. Magnussen estava errado? Em momento algum, Galvão Bueno! Estava no limite da curva, aliás, estava até na zebra. Mais do que isso, e ele teria que fazer um passeio na grama (ou trecho verde entre a pista normal e a saída dos boxes). Massa estava no traçado dele? Estava. Mas excedeu um pouquinho... pouquinho o bastante para acabar com a sua corrida, e ainda prejudicar o jovem Kevin. Puni-lo (o Kevin) seria errado, pois só no que ele perdeu de tempo e posições ali, depois de um ótimo trabalho da McLaren, já foi prejuízo demais. Ele poderia ter reduzido um pouco, como o próprio Felipe fez. Mas a preferência de entrada da curva, era dele! Do Kevin. Felipe estava no traçado, sim, mas aquilo era a largada, com os carros lado a lado, então o traçado sujo deve ser considerado também. E repito: embora Massa estivesse no traçado da pista, o lado da curva era o de Magnussen. Punir Massa também não seria apropriado, exatamente porque o azar que ele vem tendo já é demais. Mas como eu disse, culpa consciente, não dolo eventual. Deveria ter pelo menos ter presumido, ao invés de ter arriscado dessa forma logo no começo, tendo um carro que lhe garantiria um pódio. A visão periférica que um F1 oferece é... nada, ou quase isso. Nem Felipe viu Kevin, nem Kevin viu Felipe. Digo, Kevin viu Felipe sim, só que quando viu, o brasileiro já estava fechando-o.

Apesar disso, o dinamarquês ainda conseguiu se recuperar bem com o equipamento que tinha, chegando em 9º, logo atrás de seu companheiro de equipe, Jenson Button, o 8º. Poderia ter sido melhor se não fosse o acidente, mas para quem vem mal, foram bons resultados para a McLaren.

(Foto: AP)
Além do brasileiro, tivemos mais três abandonos. Romain Grosjean, que teve que parar seu Lotus E22 por problemas no motor. Aliás, quem também sofreu com isso foi o estreante russo da Toro Rosso: Daniil Kvyat só viu seu carro começando a pegar fogo, parou logo e saiu correndo. Muito nervoso, diga-se de passagem, mas isso é compreensível, ainda mais vindo de alguém jovem (como se eu fosse muito mais velho do que ele). E por último, pela Sauber e que também já vem de uma má fase, Adrian Sutil rodou de forma bizarra, sendo que seu carro ficou no meio da pista, e nem acionaram o safety car, colocando os fiscais em risco para levar o bólido de volta ao paddock. Absurdo. Por falar nisso, foi bem nessa hora que Hamilton aproveitou pra fazer seu último pit stop.

(Foto: Getty Images)
Voltando ao pelotão de frente, excelente 4º lugar de Sebastian Vettel. Um pouco atrás do alemão, vieram respectivamente Fernando Alonso, e o outro rubro-taurino, Daniel Ricciardo. Os dois no mesmo segundo, pois vinham travando uma belíssima batalha há um bom tempo. Logo, mais uma vez o grande espetáculo foi dado pela rivalidade entre Ferrari e Red Bull. Alonso também repetiu o duelo com Vettel. Em certo momento, Kimi Raikkonen até chegou a participar dessa "brincadeira" também, mas como adotou uma estratégia diferente, no final das contas acabou chegando apenas em 11º.

(Foto: AP)
Quem fechou a zona de pontuação foi Sergio Pérez, da Force India, que como de costume, correu de forma agressiva, chegando a provocar uma rodada de Kvyat, apesar de que o russo exagerou um pouco na hora de tentar ultrapassar o mexicano. O outro piloto da equipe indiana, Nico Hulkenberg, chegou em 7º. Um ótimo resultado, pelo carro que tinha. E o outro piloto da Toro Rosso, Jean-Éric Vergne, foi o 13º. Kvyat, já sabemos como terminou.

Ah, é! E tivemos a ilustre presença de um atual campeão da Copa do Mundo, Lukas Podolski!

(Foto: Getty Images)
Resultados finais do GP da Alemanha 2014 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / Número do piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Nico Rosberg #6 (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 67 voltas em 1h,33m,42s,914
2 - Valtteri Bottas #77 (Finlândia / Williams Martini Racing / Mercedes-Benz) = +20s,789
3 - Lewis Hamilton #44 (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = +22s,530
4 - Sebastian Vettel #1 (Alemanha / Infiniti Red Bull Racing / Renault) = +44s,014
5 - Fernando Alonso #14 (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = +52s,467
6 - Daniel Ricciardo #3 (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = +52s,549
7 - Nico Hulkenberg #27 (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = +1m,04s,178
8 - Jenson Button #22 (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = +1m,24s,711
9 - Kevin Magnussen #20 (Dinamarca / McLaren / Mercedes-Benz) = -1 volta
10 - Sergio Pérez #11 (México / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = -1 volta
11 - Kimi Raikkonen #7 (Finlândia / Scuderia Ferrari / Ferrari) = -1 volta
12 - Pastor Maldonado #13 (Venezuela / Lotus F1 Team / Renault) = -1 volta
13) - Jean-Éric Vergne #25 (França / Scuderia Toro Rosso / Renault) = -1 volta
14 - Esteban Gutiérrez #21 (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = -1 volta
15 - Jules Bianchi #17 (França / Marussia F1 Team / Ferrari) = -1 volta
16 - Kamui Kobayashi #10 (Japão / Caterham F1 Team / Renault) = -2 voltas
17 - Max Chilton #4 (Inglaterra / Marussia F1 Team / Ferrari) = -2 voltas
18 - Marcus Ericsson #9 (Suécia / Caterham F1 Team / Renault) = -2 voltas

Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/


Próxima parada, circuito de Hungaroring, em Budapeste, para o GP da Hungria 2014 de Fórmula 1, nos dias 25, 26 e 27 de julho!


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Um abraço!

sábado, 19 de julho de 2014

Fórmula 1 2015 - Lotus renova o contrato de Maldonado


O título diz 2015, porque o contrato de Pastor Maldonado com escuderia Lotus será válido até o final deste mesmo ano mencionado. O que, sinceramente, me surpreendeu. Maldonado é rápido, porém instável. Mas tudo bem, já que ele traz a grana da PDVSA, só que parece que a Venezuela quase retirou esse suporte financeiro.

O time de Enstone confirmou a permanência do seu novo piloto hoje, em Hockenheim, já à noite por lá. O anúncio foi feito pelo chefe Gérard Lopez, que disse que já tem metade da dupla. Romain Grosjean ainda não foi confirmado, e a equipe teve que "lutar" pra ficar com ele no final do ano passado.


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Um abraço!
Paulo Vitor

GP2 Series 2014 - GP da Alemanha - Corrida 1


Vitória brilhante de Mitch Evans na primeira corrida da GP2 na Alemanha! O piloto da Russian Time largou em 15º, e parou mais cedo para fazer sua troca de pneus. Voltas depois enquanto os outros paravam, assumiu a liderança, e por pelo menos 10 voltas, suportou a pressão fortíssima de Stoffel Vandoorne e Jolyon Palmer, que chegaram em 2º e 3º, respectivamente.

O líder do campeonato, Palmer, era o pole position, mas logo no começo foi superado pelo pupilo da McLaren e piloto da ART, Vandoorne, que largou ao seu lado. Mas foi enquanto esses dois brigavam, que Evans acertou na tática, ou melhor, sua equipe, mas a velocidade e habilidade do piloto, é claro, foram essenciais para a conquista dessa grande vitória.

Em 4º ficou Stefano Coletti, que havia largado em 3º, mas conquistou sua posição final de forma sensacional na penúltima volta, deixando para trás Felipe Nasr e Johnny Cecotto Jr. na mesma curva. Mas para isso, primeiro tenho que falar da corrida do brasileiro.

Nasr largou em 5º, e chegou em 5º. Na primeira volta chegou a assumir a 4ª posição, e nela ficou por muito tempo. De certa forma, aí está o problema. Ele não tinha um ritmo muito forte, e os líderes foram abrindo vantagem, a qual ele não podia tentar reduzir, pois quase sempre vinha sendo pressionado, inclusive por Arthur Pic, de quem falarei em breve. Voltando, só depois de fazer sua parada, o piloto da Carlin começou a melhorar seu ritmo, ficando muito rápido no final da corrida. Conquistou as posições que deveria, mas era tarde demais. Teve uma bela e dura disputa contra seu companheiro de equipe, Julián Leal. Pouco depois passou mais alguém, salvo engano Trummer, e aí Coletti. Quando foi para cima de Cecotto, o piloto da Trident foi parar na brita na disputa contra o brasileiro pra ver quem atrasava mais a freada. Nasr arriscou demais, mas ganhou a 4ª posição (por poucos segundos)... até que um Coletti que seguia os dois de perto, viu a brecha quando o brasileiro deu uma leve escapada de traseira ao concluir a ultrapassagem, e passou. Pensamento rápido, manobra precisa. Essa já era a penúltima volta, como eu disse. Cecotto ainda perdeu mais uma posição para Tummer, até que milagrosamente conseguisse voltar para a pista.

Ah, já ia me esquecendo! O Pic, juntamente com o Marciello, que iam muito bem, entraram nos boxes na mesma volta. E os dois tiveram problemas em suas paradas, perdendo muito, muito tempo, quase tendo que abandonar. Aparentemente os motores de ambos apagaram, mas com muito custo, pegaram de novo e os dois voltaram à pista.


Resultados da GP2 em Hockenheim: http://www.gp2series.com/Results/


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Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2014 - GP da Alemanha - Classificação


Mais uma pole position da Mercedes AMG, equipe alemã, com Nico Rosberg, piloto alemão, no GP da Alemanha 2014 de Fórmula 1! Completando os 3 primeiros, vieram Valtteri Bottas e Felipe Massa, respectivamente, confirmando cada vez mais a Williams como segunda maior força do grid, como vem sendo nas últimas etapas. E Lewis Hamilton? Já falo dele...

(Foto: Getty Images)
No Q1, o inglês das Flechas Prateadas vinha em uma volta rápida, até que pouco antes de entrar numa curva, foi possível ver uma fumaça preta saindo da roda dianteira direita. Entrando na curva, a roda dianteira esquerda travou, enquanto a do lado oposto ficou sem reação. Isso não foi suficiente para segurar a traseira, que mal freou, e como o carro já estava "inclinado" pela curva pelo lado esquerdo, a traseira escapou pelo lado direito, provocando uma rodada. E aí...



Hamilton bateu forte na barreira de pneus, acertando mais o lado esquerdo do carro. Piloto diagnosticado, tudo bem. Carro diagnosticado, disco de freio dianteiro do lado direito quebrado, e provavelmente não foi com a batida, mas antes. Lewis já havia feito uma volta rápida o suficiente para livrá-lo do Q1, mas como não foi possível voltar para o Q2, ficou como o último desta etapa.

Transmitiram o rádio de Hamilton na hora. Meio ofegante, pela falta de ar da batida com a rápida desaceleração, somado ao susto, ele disse que os freios não haviam mesmo funcionado direito. Enquanto isso, no final do Q1, Nico Rosberg excedia os limites da pista para ganhar tempo na curva final, o que na hora foi bastante questionado por narradores, comentaristas e nas redes sociais. Porém depois muitos pilotos fizeram o mesmo, dando a entender que havia um acordo entre as equipes e a organização do evento, permitindo isso.


Uns azarados Jenson Button e Kimi Raikkonen, lugar errado na hora errada (a pista deu uma melhorada depois), saíram no Q2. A Ferrari até que não evoluiu muito, pois não conseguiu muito além disso com Fernando Alonso no Q3, se classificando apenas em 7º. Mas a McLaren já vinha mostrando evolução nos treinos, e isso se confirmou na classificação, com um impressionante 4º tempo de Kevin Magnussen.

Na Red Bull, Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel foram, respectivamente, 5º e 6º. Embora o tetracampeão venha admitindo abertamente que seu companheiro está tendo um desempenho melhor, o que eu já expliquei nesse post (assim como também falei do Kimi), a pouca diferença entre os dois foi mais por causa de desgaste de pneus. Ambos fizeram voltas muito boas. Na outra equipe de bebidas energéticas, Danill Kvyat se destacou, classificando a Toro Rosso em 8º. Fechando o Q3, tivemos os carros da Force India, com Nico Hulkenberg novamente à frente de Sergio Pérez.


Resultados da classificação para o GP da Alemanha 2014 de Fórmula 1, via Fórmula 1 Brasil, com os tempos de Q1, Q2 e Q3: http://ow.ly/i/6hAJE?utm_content=buffer0b3db&utm_medium=social&utm_source=twitter.com&utm_campaign=buffer


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Um abraço!

Fórmula 1 2014 - GP da Alemanha - 3º Treino Livre

(Foto: Reuters)
Na última sessão de treinos livres, Nico Rosberg liderou em casa, numa dobradinha da Mercedes AMG com Lewis Hamilton ficando em 2º. Aparentemente as Flechas Prateadas são hegemônicas no circuito alemão de Hockenheim.

Depois da equipe líder do campeonato, tivemos o destaque da Williams, com Felipe Massa à frente de Valtteri Bottas. Mas tivemos alguém entre eles, que foi Fernando Alonso, como de costume, aproveitando tudo o que pode dos carros da Ferrari, enquanto Kimi Raikkonen foi apenas o 7º, com cerca de meio segundo a mais.


Resultados do 3º Treino Livre para o GP da Alemanha 2014 de Fórmula 1, via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/gp/alemanha-2014/#tl3


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Um abraço!

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Fórmula 1 2014 - GP da Alemanha - 1º e 2º Treinos Livres

(Foto: Getty Images)
Suspender o uso da FRIC não foi o bastante para barrar a liderança da Mercedes AMG. Primeiro com Nioco Rosberg, e depois com Lewis Hamilton, as Flechas Prateadas foram os carros mais rápidos na pista, mostrando que sua vantagem não fica só em um dispositivo.

(Foto: Getty Images)
Hoje Susie Wolff pôde ir à pista, e mostrar o que sabe fazer. E galera, ela foi muito, muito rápida, principalmente para quem não está acostumada com um F1. Foi apenas uns 0s,200 menos rápida que seu companheiro Felipe Massa, que na segunda sessão se manteve à frente de Valtteri Bottas.

(Foto: Getty Images)
Sebastian Vettel ficou atrás de Daniel Ricciardo, mas chamou atenção com o casco novo, assim como Rosberg, homenageando a seleção alemã de futebol. Já o australiano foi primeiro 4º, e depois subiu para 3º.

Resultados dos treinos de sexta-feira, via Corrida F1:

1º Treino Livre: http://www.corridadeformula1.com/gp/alemanha-2014/#tl1
2º Treino Livre: http://www.corridadeformula1.com/gp/alemanha-2014/#tl2


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Um abraço!
Paulo Vitor