quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
Saiba mais sobre os atuais motores usados na Fórmula 1
Informações sobre a mecânica dos carros da Fórmula 1, sempre foram meio que um segredo. Mas de vez em quando uma ou outra equipe divulga algum dado, e é claro que sempre existem os boatos.
Talvez o que mais desperte a curiosidade dos fãs, são os motores usados na principal categoria do automobilismo mundial.
Em um post da semana passada, eu escrevi um pouco sobre os motores Renault, mas tive que correr atrás de mais informações para poder falar melhor sobre o assunto. Bom, vamos lá.
Ah! Só uma coisa: não tenho certeza se os motores das fotos, estão exatamente iguais ao que são atualmente. Mas quando não for o verdadeiro motor, é algo muito próximo.
O que estou sabendo sobre os motores Renault (1ª foto), é que foi divulgado um dado de que a potência destes, atualmente é de 750cv. Segundo gente de dentro da Renault, é um motor 15cv menos potente que os da Mercedes-Benz (2ª foto), que são os mais fortes da Fórmula 1, gerando 765cv (antes era também 750cv, mas os Renault geravam menos potência).
Porém, os motores Renault oferecem uma ótima vantagem, ou melhor, duas. A primeira é que ele é um motor mais compacto, portanto, ocupa menos espaço no carro, o que permite retirar um certo volume da carroceria, que contribui para uma melhora da aerodinâmica, e para a perda de peso. Falando em peso, a outra vantagem é que os Renault são os motores mais econômicos (e já foram ainda mais econômicos antes, mas como aumentaram a potência...) da Fórmula 1, podendo largar do grid com pelo menos 15 litros de combustível a menos do a maioria dos outros motores, e no máximo 18 litros a menos. Pense na diferença do peso já no início da corrida, só com esses litros de combustível a menos, e ainda por cima com o que eu falei sobre ocuparem menos espaço, deixando o carro ainda mais leve e aerodinâmico.
As equipes que usam os motores Renault, são a Red Bull Racing (que com estes, venceram os dois últimos campeonatos de pilotos e construtores, e antes disso, foi vice-campeã também de pilotos e se não me engano, de construtores), a Lotus, a Caterham, e agora também a Williams, que antes usava os Cosworth (4ª foto), que são os mais fracos motores da Fórmula 1.
Já o Mercedes-Benz, como eu já disse, é o mais forte de todos. No final de uma longa reta, não tem motor melhor, já que ele é o mais potente. Porém é um dos que mais consome combustível, ou até o que mais consome. Tanto que há registros em rádio com pedidos das equipes para que os pilotos acelerem de uma forma que poupe combustível, o que também não acontece sempre, já que carros como os da McLaren, que usa este motor, vencem corridas e ainda sobra um pouco de combustível no tanque.
Além da McLaren, este motor também é usado pela Force India, e é claro, pela Mercedes AMG.
O motor Ferrari (3ª foto), também é um bom motor. Creio que posso dizer que ele é o equilíbrio entre o Mercedes-Benz e o Renault. A potência dele está entre os a dos outros dois. Ou seja, é algo entre 750cv e 765cv. Não é tão econômico quanto o Renault, pois como eu disse, estes motores franceses são os melhores em economia, e também não deve queimar tanto combustível quanto os Mercedes-Benz.
É usado pela Scuderia Toro Rosso, pela Sauber, é lógico, pela Scuderia Ferrari.
Por último o Cosworth. Este já foi um "senhor motor", no sentido que já foi dos melhores. Mas atualmente, podemos afirmar que ele é o que menos vale a pena ser usado. Não sei como ele é em questão de consumo de combustível, mas a potência é inferior a de todos os outros motores. É usado por apenas duas equipes, que participaram de apenas duas temporadas da Fórmula 1 até hoje (2010 e 2011, e se tudo der certo, estarão no grid de 2012) que aliás, nos últimos dois anos (os mesmos de suas exitências - Rs), sempre tiveram seus carros ocupando as quatro últimas posições do grid. A Hispania Racing Team, e a Marussia (que era chamada de Marussia Virgin Racing, e antes apenas de Virgin Racing).
Quanto ao desempenho de todos estes motores nas arrancadas, creio que devem ser bem próximos uns dos outros, já que todos tem aproximadamente o mesmo volume dos cilindros, de 2.400cc (ou 2.4L), e nenhum deles é turbinado.
Ops, acabo de notar um erro na foto do Cosworth. Me parece que tem uma turbina nele. Mas enfim, estas fotos são apenas para representar as marcas dos motores, não importando muito de que ano são.
Bom, espero que tenham entendido, e gostado de saber sobre estas informações não tão divulgadas no mundo da Fórmula 1. Lembrando que nem tudo é oficial, mas os boatos normalmente são próximos da realidade.
Um abraço!
@paulovitorpv8
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