quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Está Faltando Respeito
Gente, mais uma vez estou aqui, batendo novamente nesta tecla. É chato, eu sei, mas é necessário.
E se você pensa que vou falar de Rubens Barrichello, acertou. Mas não apenas dele.
O povo (sem querer generalizar, é claro, não quero ofender ninguém, nem atingir de nenhuma forma), muito mal acostumado pelos senhores Fittipaldi, Piquet e Senna, está acostumado a vencer tudo, e não acompanham automobilismo como fazem com o futebol. Não sabem dos bastidores, não sabem de nada que acontece no paddock. Se é que sabem o que é paddock (Rs).
Felipe Massa, querido por alguns, não tanto por outros, mas representa o Brasil no esporte à motor mais importante do mundo. Não conheço muito sobre a carreira dele antes da Fórmula 1, mas uma amiga, muito fã dele, me disse que ele era um grande vencedor nas categorias de base, principalmente na Fórmula 3000. E títulos nas categorias de base, são sim, muito importantes! Até porque a maioria delas correm com carros iguais, ou muito parecidos, logo, é muito mais difícil se destacar nestas, do que na Fórmula 1.
Ele foi contrato pela Scuderia Ferrari, onde está há anos, e não estaria lá até no mínimo o final da próxima temporada se não fosse um bom piloto.
Foi vice-campeão em 2008. É pouco? Bom, pois na Europa este feito é muito respeitado. Ser vice já é difícil, e ele pilotou muito bem naquele ano, perdendo o título na última curva da última volta, quando já havia vencido a corrida, por um ponto de diferença, mas que não haveria problema se a equipe não tivesse falhado tantas vezes com ele ao longo do ano. Apenas um exemplo disso, foi o GP da Hungria, se não me engano, em que ele liderava com uma boa vantagem, e quando faltavam três voltas para o final da prova, seu motor quebrou, e se não fosse isto, ele já teria chegado ao GP do Brasil como campeão.
E ele está em uma fase ruim? Não mesmo, pois isto já passou. Ele só não está correndo normalmente tão bem quanto Fernando Alonso. Pense bem. Ele foi espetacular em 2008, e em 2009, com Raikkonen não muito bem, Felipe carregou o time, até sofrer o grave acidente. Ficou quase um ano parado, e quando voltou, seu novo companheiro era um bicampeão, que corria em um carro horrível, mas já corria bem, logo, era de se esperar um desempenho arrasador dele (Fernando) no F10, carro da Scuderia Ferrari em 2010, onde ele já chegou falando italiano (a língia da equipe) e atraindo a atenção de todos para ele. E com aquela ridícula atuação do time vermelho no GP da Alemanha, Felipe sofreu muito. A Scuderia Ferrari era a casa dele, e isto foi um golpe baixo e profundo. Além disso, ele na verdade estava melhor que Alonso, mas o espanhol alterou a configuração de seu motor no meio da corrida, para que os engenheiros nos boxes tivessem a impressão de que ele estava melhor. Mas nosso piloto está aos poucos voltando a ser aquele Felipe Massa de 2008.
Bruno Senna. Pessoal, Bruno Senna não é o tio dele! Por favor. É sim um rapaz talentoso, e ele mesmo disse que queria ser reconhecido pelas suas vitórias, e não pelas de Ayrton. Apenas quem realmente acompanha automobilismo conheceu Bruno Senna antes de chegar na Fórmula 1. Ele é sim rápido. Na GP2, a principal porta da Fórmula 1, com carros de fórmula também muito velozes, Bruno venceu corridas, inclusive em Mônaco, e por pouco não foi campeão, conquistando o vice. Merece ter seu talento reconhecido, e continuar na categoria, mas ele não é Ayrton Senna da Silva, e quanto mais o pessoal achar isso, mas ele vai se sentir pressionado. Se bem que, certa vez ele disse que trabalha bem sob pressão.
Bruno realmente me surpreendeu muito. Após aquele triste 1º de maio de 1994, quando Ayrton Senna bateu seu Williams FW16 Renault na curva Tamburello e infelizmente nos deixou, a família Senna começou a reprimir a possível carreira de piloto de Bruno, e depois que este perdeu o pai por causa de um acidente de moto, não se falava mais em Bruno Senna ser piloto. Respeito e entendo a decisão da família, sempre.
Ayrton Senna costumava dizer "Se vocês acham que eu sou rápido, esperem só até conhecerem meu sobrinho, Bruno!". Ayrton treinava o sobrinho desde pequeno, para este um dia se tornar uma máquina de vencer corridas sem dar chance aos adversários. Mas...
Enfim, ele voltou ao automobilismo em seus vinte e poucos anos, e aprendeu em poucos anos, o que todos os pilotos levam muito mais tempo para aprender. Como piloto, ele cresceu em poucos anos, o que muitos outros pilotos crescem no final da infância, e em toda a adolescência. E ainda por cima tinha o sobrenome de peso que o ajudou, com certeza. Então, ele tem sim a capacidade de continuar na Fórmula 1, vencer corridas, e campeonatos, se tiver um carro bom, o que sempre é muito importante para qualquer piloto.
E por último, Rubens Barrichello, o que os brasileiros mais gostam de "cornetar", mas que no exterior é extremamente respeitado, não apenas por educação, mas porque reconhecem talento.
Acham mesmo que um piloto ruim estaria na Fórmula 1 há quase 20 anos, sendo que destes, em praticamente 12 anos não teve que correr atrás de patroninadores para que estes o garantissem com vaga em boas equipes? Ele é sim, um bom piloto. Tem dois vice-campeonatos, e isso com uma equipe que manipulava resultados, aproveitava das habilidade dele de ajustar os carros para serem muito rápidos, e ainda por cima, às vezes limitava o desempenho de seu motor, o que foi revelado recentemente pelo Professor, sim, ele, o grande Alain Prost.
Sabem qual equipe é essa, né? Scuderia Ferrari, a equipe da picaretagem (como dizem em um grupo do Facebook - Rs). E Rubens Barrichello também disputou o título quando estava na Brawn GP. Ah! Sabem como ele chegou na Fórmula 1? Sendo campeão de Fórmula 3 Italiana, Fórmula Opel, Fórmula 3000, e isso sem falar dos vários e super difíceis campeonatos de kart, regionais, estaduais, nacionais... Bom, não sei dizer todos, porque ele tem muitos.
Não aceitem a opinião sobre pilotos, de programas ridículos de "humor", que não adicionam nada nas mentes das pessoas que o assistem. Sim, vocês abem de qual programa estou falando. Não vou citar o nome, porque posso ter problemas (Rs).
Para quem não sabe, entenda uma coisa: Piloto bom, não chega na Fórmula 1, e se consegue entrar, normalmente é em uma equipe ruim, e não dura muito tempo. Não é qualquer um que entra na Fórmula 1! Só de poucos anos pra cá, que um ou outro piloto não muito talentoso, que apenas consegue pilotar o carro (acreditem, é bem mais difícil do que parece) estão pagando para correr. O que em parte, ajuda a equipe, pois normalmente o valor de um cockpit é bem alto.
Pilotos, seja qual for, merecem respeito! Respeito por suas habilidades, afinal, existem pilotos que não tem muito caráter, assim como pessoas que criticam os bons e humildes pilotos.
E só mais uma coisa. Para ser um grande piloto, não precisa ser campeão. Conhecem o fantástico Gilles Villeneuve? É da década de 80. Ele realmente foi um super piloto! Mas, ele não foi campeão, nunca foi. Se você que o conhece até se assustou agora, eu também fiquei assim quando soube disso (Rs). Mas mesmo assim, tenho ainda uma grande admiração pela pilotagem dele!
Um abraço!
@paulovitorpv8
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