Mais uma vez, tenho que falar sobre este assunto aqui...
Eles podem até não ser os melhores pilotos da F1 (isso varia de pessoa pra pessoa, cada um acha uma coisa)! Agora, se for pra dizer que um piloto faz um trabalho ruim, não use argumentos idiotas e sem sentido como "ele anda com freio-de-mão puxado", ou simplesmente "ele é ruim e pronto", por favor, né? Faça críticas lógicas, como "ele freia cedo demais", ou "ele perde a confiança quando é ultrapassado", "ele não sabe se defender muito bem de uma ultrapassagem" etc. Já é a segunda vez que um professor meu (não duas vezes o mesmo) critica ou Barrichello, ou Massa, ou os dois. Estou cheio de pessoas que NÃO ENTENDEM NADA de Fórmula 1, e ficam falando besteiras para os alunos!
Uma vez, não me lembro se foi o professor "X" ou o professor "Y", disse que não adianta nada dar uma Ferrari para um destes dois pilotos, porque eles não conseguiriam vencer uma corrida. Dessa vez eu fiquei calado. Hoje, o professor "Z" disse alguma coisa sobre Sebastian (ele faz umas coisas sem sentido de vez em quando mesmo), e depois disse Vettel, aí, por ter tocado no assunto F1, ele soltou essa: "Êh gente, heim? Esse ano é do Rubinho!" mas isto sendo irônico, zuando com ele (por ele ter saído da pista no último GP e por depois abandonar a corrida, aliás, foi o carro que deu defeito, por isso Rubinho abandonou a prova - Ele não disse nada sobre a ótima recuperação que Rubens ia fazendo, ou seja, não assiste F1 mesmo, e não sabe de nada), e depois com o Massa. Não aguentei e acabei dizendo "Como você quer que alguém ganhe uma corrida com um motor Cosworth, os menos eficientes da F1?" e ele "Ah, então sempre vai ter uma desculpa?", aí ele falou do Massa e eu disse que na Ferrari eles sempre dão preferencia para um piloto, e fazem isso na "cara de pau" mesmo, e ele veio falando que não tem nada disso, que os brasileiros são ruins mesmo e bla bla bla, enfim, só disse besteira. Preferi ficar quieto, pois ele é professor de uma matéria na qual não sou bom, então é melhor não discutir com ele, né? (Rsrs).
Não é que os brasileiros (Rubens e Felipe) são ruins, afinal, pra estar na Fórmula 1, tem que ser um piloto no mínimo muito bom! A não ser que seja um piloto de cockpit "comprado" (paga pra correr, o que não é o caso do Barrica e do Massa). Felipe Massa, foi campeão do Mundial de Fórmula 1 sim, mas apenas durante alguns segundos (o próprio Alonso já disse que Massa é bom, falou isso de ele ter sido campeão por alguns segundos, e disse também que Felipe é um dos pilotos mais rápidos da F1). Ele cruzou a linha de chegada no GP de Interlagos de 2008 em 1º lugar, e como campeão, só que logo depois, na última curva, Hamilton ultrapassou o Glock (Glock? Seja lá quem for, pisou na bola, pois Lewis passou fácil), conseguindo a 5ª (5ª?) posição e assim conseguiu tirar o Título de Massa. Não vale dizer que Felipe teve um desempenho fraco durante esse ano (2008), pois a Ferrari, errou muito com ele... Pit-stops mal feitos que lhe custaram a corrida, e quebras no carro (quebrou em um GP, na China se não em engano, e ele estava na 1ª colocação a três ou quatro voltas do final da prova). Quando nada disso acontecia, Massa corria muito bem! Isso em 2008. O que acontece hoje, é que ele tem como companheiro de equipe o espanhol bicampeão do mundo: Fernando Alonso. E por mais que a equipe (mecânicos, pilotos, chefe etc) negue o fato de que existe um piloto favorito lá dentro, todo mundo sabe que muitas vezes eles vão de alguma forma, manipular o resultado para que Alonso chegue na frente de Massa, assim como nos tempos de Schumacher e Barrichello, que já é outro caso.
Eu entendo a atitude da Ferrari ao dar preferencia para Alonso, pois ele já foi campeão duas vezes (não que isso seja certo, pois um piloto sem títulos pode muito bem vencer um outro que foi campeão múltiplas vezes). Mas por que não dar uma chance para o Massa? Afinal, ele foi vice-campeão (o que já é sim, muita coisa!). Alonso é melhor piloto que Massa? Depende. Isso vai variar de um autódromo para outro. Essa é a parte que alguém que está lendo pensa "Claro que Alonso é melhor! Ele estava mais rápido que Felipe no GP da Alemanha de 2010, até que a Ferrari fez Jogo de Equipe em benefício de Alonso." na verdade, isso era meia mentira (Rs), um golpe baixo do espanhol, não sei se já escrevi sobre isto aqui, mas as Ferrari dos dois estavam usando configurações de corrida diferentes (a Ferrari ordenou que eles usassem a mesma, uma mais leve, para poupar os motores de desgaste desnecessário e evitar quebras), a de Alonso era melhor (ele escolheu a melhor, agora se ele fez por conta própria ou se foi ordem da equipe, nunca saberemos), mas Felipe podia muito bem usar ela também. Mas o assunto não é este, depois eu falo sobre isto com mais detalhes, em um outro post.
Na Era Schumacher, era mais ou menos a mesma coisa. O alemão havia conquistado dois títulos correndo pela Benetton, e foi para a Ferrari. Correu um ano com Eddie Irvine (e neste ano já teve Jogo de Equipe, que na maioria das situações, eu não aprovo mesmo), até que este foi substituído por Rubens Barrichello, um brasileiro campeão da Fórmula Opel, da Fórmula 3 Inglesa (e não é nada fácil ser campeão nestas categorias), com muitos títulos no kart (kart é difícil! E eu posso dizer isto, pois já corri de kart várias vezes, e sim, já venci um bom número destas corridas das quais participei) e que estava tendo um desempenho incrível na Fórmula 1! Rubinho até conseguiu arrancar elogios do espetacular Ayrton Senna, que elogiou a pilotagem fantástica de Barrichello em uma certa corrida, Senna disse "Eu mesmo não faria melhor!". Mas como eu disse, na Ferrari eles SEMPRE vão dar preferencia para quem tem o melhor histórico, mesmo que eles neguem isso. Schumi tinha títulos, e Rubens antes da Ferrari, não teve carros bons o bastante para vencer corridas, que foram da Jordan e da Stewart. Aliás, Jackie Stewart, um dos melhores pilotos da história da Fórmula 1, viu o talento de Barrichello e o contratou. Outro grande piloto que elogia Rubens, é Niki Lauda, que disse que Schumacher é a maior farsa criada na Fórmula 1 (não estou dizendo que concordo, Tiffosis, não me ataquem! - Rsrs), e que se não fosse pela "cultura ferrarista" de usar Jogo de Equipe e passar a mão na cabeça do piloto que eles acham mais bonitinho, Rubens Barrichello teria sido campeão! Mas ele foi vice-campeão duas vezes... Ah, é! Me esqueci que meus professores são daquele tipo que só se vê no Brasil, dos que acham, que é um crime ser vice-campeão.
É isso aí! Esse tipo de coisa que acontece quando se corre para a Ferrari: http://www.youtube.com/watch?v=hDPnNUurrnU pelo menos o filho da....... (me desculpem pelo vocabulário "sujo" - Rs) pediu desculpas. E com o Barrichello, teve essa: http://www.youtube.com/watch?v=EyHUygPQ38E até que Schumi sentiu vergonha disso, principalmente ao ver a reação da torcida (vaias, com dedo pra baixo fazendo um sinal negativo, pois o alemão não precisava desta vitória para ser campeão). Mas me fala uma coisa, como a Ferrari nunca se envergonha por fazer este tipo de coisa? E ainda por cima, Stefano Domenicali (chefe de equipe da Ferrari) disse que a proibição desta prática era uma "hipocrisia inútil". O que me irritou bastante, e tenho certeza que não fui o único.
Se você aí acha que ser vice-campeão da Fórmula 1, e ser campeão nas categorias "pré-F1" (F-BMW, F3, GP2 etc) são títulos que valem pouco, dê uma olhada nisso: http://autoblogpv8.blogspot.com/2011/02/formula-1-e-formula-1-e-as-outras.html
E lembra o que eu disse sobre os motores Cosworth? Olha só o que o Rubinho fez ano passado, contra o Schumacher e seu motor Mercedes (o melhor motor da F1): http://www.youtube.com/watch?v=Q4icYQhkxYU Ei professor, queria ver só sua reação ao dar de cara com um muro no final de ultrapassem! (Rsrs).
Pra criticar o Barrichello, faça pelo menos a metade do que ele fez em situações como esta do muro, ou consiga uma pole-position como esta (sim, ele já conseguiu outras poles): http://www.youtube.com/watch?v=y8ydrV38HZ0 Essa foi a última pole-position que Rubinho fez, foi em 2009 pela Brawn GP (futura Mercedes GP, no ano seguinte) no GP do Brasil. Neste ano sim, creio que Rubinho perdeu o título sem nada para atrapalhar ele. Aliás, retiro o que eu disse sobre ele ter perdido por conta própria, pois neste ano eu mal assisti F1. Isso não me dá o direito de criticar ele, pois sem querer inventar desculpa, Rubinho podia não estar muito confiante, o que prejudica o desempenho de um piloto. Até que na segunda metade do campeonato, ele viu que dava pra ser campeão com aquele carro, e teve resultados melhores, mas já era tarde, pois Button já tinha ganhado outras corridas.
.......perdi a linha de raciocínio, pois estava conversando com amigos pelo Twitter (Rsrs).
Enfim, não falem mal de Barrichello e Massa, principalmente porque na Ferrari (equipe atual de Massa e antiga de Barrichello, antes da Honda e da Brawn GP), ou você entra com títulos, ou se fod* mesmo! Por mais que você tenha uma ótima pilotagem, não vai valer muito para a Ferrari se não tiver títulos... E uma hora ou outra o Massa vai sair de lá. Se ele entrar em alguma outra boa equipe, como McLaren, RBR etc, eu acretito que ele possa ser campeão! E se colocar um carro de ponta nas mãos do Rubinho, e dizer que naquele carro ele pode confiar que ele vai vencer corridas, eu aposto que Rubens seria campeão também!
Para conhecer melhor a história de Rubens Barrichello, leia este post (o mais lido deste blog!): http://autoblogpv8.blogspot.com/2010/11/o-grande-rubens-barrichello.html
Um abraço!
@paulovitorpv8