Há quase um ano, a Fiat lançava o
Argo e, alguns meses depois,
promoveu uma "corrida" de Uno para revelar o nome da sua versão sedã (me refiro ao Argo, não ao Uno/Mille), o Cronos. Este, já aparecia em matérias aqui e ali, mas só na noite de ontem, foi oficialmente lançado no Brasil.
Diga-se de passagem, com os dois carros no mercado,
como previsto, saem de linha Palio e Punto, e o
Bravo e o Linea, que já haviam saído. São seus sucessores oficiais. E por mais que a Fiat negue, eles rivalizam, sim, como os novos
Polo e
Virtus, da Volkswagen. Uma briga boa, mas cara.
Apesar de ser irmão do Argo, ele não apenas ganhou uma "bunda". O entre eixos é um pouco maior e, na frente, o visual é diferenciado pelo para-choque, grade e capô exclusivos.
A versão de entrada, com o motor 1.3 FireFly que gera 109 cv de potência, acoplado ao câmbio manual de 5 marchas, parte dos R$ 53.990. Vem com ar-condicionado, airbag e freios ABS (nem precisaria falar, pois são obrigatórios já há algum tempo), vidros, travas e direção elétricas, ajuste de altura do banco, aparelho de som com bluetooth e comandos no volante e... rodas aro 15, só que... com calotas. Num carro de quase 55 mil reais. Beleza, Brasil.
A versão Drive acrescenta uma central multimídia com tela de 7 polegadas e entrada USB, mas sobe o preço para R$ 55.990, e só pedindo com o kit Convenience como opcional, encarecendo ainda mais, virão as rodas de liga leve e mais alguns dispositivos elétricos, como o ajuste do banco e dos retrovisores. Nada conveniente, se me permitem o trocadilho. Tem ainda o kit Parking, com sensor e câmera de ré. Tem mais airbags como opcionais também.
Há ainda as opções de câmbio GSR, um automatizado que até dispensa a alavanca, substituída por botões, também de 5 marchas, e o automático AT6, que como o nome sugere, tem 6 marchas. Com este primeiro motor citado, dependendo da transmissão e do combustível usado os números giram em torno de: 0 a 100 km/h em 12 segundos e velocidade máxima de 180 km/h, com consumo de 8 a 10 km/l na cidade e de 10 a 14 km/l na estrada.
Chegando praticamente aos 70 mil reais (mais especificamente, R$ 69.990) temos o Cronos Precision, no topo, com motor 1.8 EtorQ VIS de 139 cv, acoplado ao câmbio AT6, com aletas atrás do volante para trocas manuais.
Tem LEDs diurnos nos faróis (aliás, nas lanternas isso já é de série), todo tipo de apoio eletrônico, inclusive controles de tração e estabilidade e por aí vai... Mas acreditem, ainda há opcionais, com o pacotes Style e Tech, que acrescentam bancos de couro, rodas de liga leve de 17 polegadas, quadro de instrumentos e ar-condicionado digitais, sensor pra tudo quanto há etc.
Faz de 0 a 100 km/h nos meados entre 9 e 10 segundos, chega quase aos 200 km/h e tem o consumo entre 9 e 14 km/l, na cidade e estrada, respectivamente. Novamente, dependendo do combustível utilizado.
Um abraço!