segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Atualizações de Fórmula 1 e IndyCar, e felicitações


Pensei que só teríamos o cartão de Natal da Red Bull, mas pelo visto o Liberty Media decidiu manter a tradição de Bernie Ecclestone. Menos ácido, mas ainda muito divertido.

Aproveitando a ocasião, desejo a todos vocês, leitores e leitoras, um abençoado Natal e um feliz 2018!

Continuando...

A Red Bull diz que desta vez está se adiantando no desenvolvimento de seu novo chassi. Mas quem já passou no crash-test da FIA foi a Ferrari, que inclusive tem data de lançamento do próximo carro.

Uma coisa que eu esqueci de comentar, é que na cobiçada Williams, o acerto com Robert Kubica não parece mais tão certo. Aparentemente surgiu um Sergey Sirotkin com mais patrocínio.

Por falar em reservas, a FIA exigirá mais experiência, e dificultando a obtenção da super licença, para outros pilotos que queiram treinar nas sextas-feiras da Fórmula 1.

E por último, mudando de categoria, a IndyCar demonstrou interesse no Shield, e anunciou que irá testar o mesmo em seus carros em fevereiro, em treinos coletivos.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: na Fórmula 1, o tradicional cartão de Natal da Red Bull; e Loeb voltará ao WRC pela Citroën


Acho que este ano não teremos mais os ótimos cartões de Natal de Bernie Ecclestone, já que desde o início do ano, a Fórmula 1 pertence ao Liberty Media. Mas creio que a Red Bull irá manter este legado e creio que a mensagem tenha sido uma referência ao que Max Verstappen fez no final do GP dos Estados Unidos.

Mudando do asfalto para a terra, Sébastien Loeb estará de volta ao WRC em 2018, mas para correr em apenas três etapas. Pelo menos por enquanto, e novamente pela Citroën. O 9 vezes campeão mundial da categoria deixou esta ao final da temporada 2012, e recentemente vem se dedicando ao Rally Dakar, no qual aliás,  ele estará em janeiro, na última participação da Peugeot.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: Toyota continua na LMP1 do WEC; Muñoz na Indy 500 pela Andretti


A Toyota confirmou hoje o que todos nós já dávamos como certo: seguirá na classe LMP1 do WEC, como única montadora nesta. Lembrando que será uma temporada bianual, 2018/19, e que deverão contar com Fernando Alonso nas 24 Horas de Le Mans, no mínimo.

Falando nas corridas mais tradicionais na história do automobilismo mundial, Carlos Muñoz não tem lugar para disputar a temporada 2018 completa da IndyCar Series, mas estará nas 500 Milhas de Indianápolis, em um sexto carro da equipe Andretti, que segue com os motores Honda e costuma andar bem nesta prova. E o piloto já bateu na trave da Indy 500 duas vezes, ainda jovem.


Página no AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

500 Milhas de Kart 2017


Aconteceu neste final de semana, no Kartódromo da Granja Viana, a edição 2017 das 500 Milhas de Kart.

A prova teve como vencedora a equipe Hero Barrichello, que como o nome sugere, patrocinado pela Hero, era a equipe de Rubens. O que cruzou a linha de chegada era pilotado por Rafael Suzuki, que o compartilhava com o Rubinho e seu filho Eduardo. Destaque também para o 2º lugar, em que chegou a Autotrack Jaguar Racing, dos irmãos Piquet e outros pilotos.

Era para ser uma corrida festiva, embora atraia cada vez mais grandes nomes do automobilismo e patrocinadores cada vez maiores. Em 21 edições do evento, acontecendo uma vez por ano desde 1996, ininterruptamente, Rubinho é o recordista de vitórias. Mas desta vez, tivemos cenas lamentáveis. Aliás, pareceu jogo de futebol UFC.

Acontece que a vitória da Hero Barrichello, embora esta estivesse competitiva, caiu no colo. Isso porquê todos os carros das duas equipes que disputavam a liderança, foram desclassificados. Eram a MDG Matrix e a Sambaiba, chefiadas por Felipe Massa e Thiago Camilo, respectivamente, e que também pilotavam, mas não ordenaram e nem sabiam da pouca vergonha (pela qual até se desculparam) que foi transmitida ao vivo pelo SporTV.

Massa ultrapassou Camilo, que estava tendo problemas de pneus. A partir deste momento, todos os retardatários da Sambaiba começaram a fechar o ex-F1, tentando jogá-lo para fora da pista, para que seu companheiro Tuka Rocha (que também nada tem a ver com isso) alcançasse o líder. O que por si só, já deveria ter causado a desclassificação do time inteiro, mas a direção de prova foi totalmente omissa. E para piorar, carros da MDG Matrix começaram a responder na mesma moeda contra os rivais. E nada dos comissários agirem.

Eis que veio o ápice: ao dividirem uma curva, Rodrigo Dantas, que vou evitar colocar adjetivos aqui, e Tuka, foram parar na barreira de pneus. Me parece que o primeiro aplaudiu (ironicamente, óbvio) e nisso, este se jogou contra o outro, dando socos, derrubando, subindo em cima, dando mais socos no capacete e, aparentemente, até tentando enforcá-lo. E os karts andando na pista normalmente. E ainda, a demora para que houvesse uma intervenção. Isso foi absurdo! Absurdo!

A CBA divulgou uma nota de repúdio, e pediu que a Liga Paulista de Automobilismo e o tribunal desta tomem atitudes rígidas contra todos os envolvidos, para que sirva de exemplo e isto não se repita. Foi vergonhoso demais. Isso rodou todo o mundo do automobilismo. Este rapaz, Dantas, tem que tomar uma longa suspensão, senão banido. No geral, isso não é coisa de gente dos esportes a motor (há exceções), mas sim de um outro.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Atualizando o blog: pneus da Moto-E, Moto2 e Moto3; Kanaan testa Foyt; Ferrari com nova parceira na F2 e data de lançamento de novo F1; reforços na Sauber; Zanardi nas 24h de Daytona; e mais!

Pois é, minha gente. Foram dias cheios e corridos. Missa de formatura, colação de grau (ambas em Itaúna, e eu moro em Divinópolis), ir à Belo Horizonte para assistir Star Wars: Os Últimos Jedi em IMAX, mais missas no final de semana (para quem não sabe, sou acólito há quase 9 anos), ficar sem acesso à Internet e por aí vai. Com tudo isso, o blog acabou ficando desatualizado de quarta-feira pra cá. Então, vamos colocar em dia o que foi mais importante.


A Moto-E, categoria satélite da Dorna, de motos elétricas, terá como fornecedora exclusiva de pneus, a mesma marca que a MotoGP, isto é, a Michelin. Aproveitando, a Dunlop renovou com a Moto2 e a Moto3.


Para quem não sabe, Tony Kanaan correrá pela AJ Foyt a partir de 2018, e formará uma dupla brasileira ao lado do estreante Matheus Leist. E recentemente, o veterano teve a oportunidade de testar o novo carro da IndyCar, do qual gostou bastante.


Depois de passar 2017 apoiando a Prema, a Ferrari terá uma nova parceria na próxima temporada da Fórmula 2 (que terá um novo carro, e com o Halo): os estreantes tchecos da Charouz. Naturalmente, esta terá uma dupla da Ferrari Driver Academy, que serão Antonio Fuoco e Louis Delétraz.

Por falar na Scuderia, o presidente desta, Sergio Mrachionne, anunciou a data de lançamento de seu próximo carro de Fórmula 1: 22 de fevereiro.

E ainda falando nos italianos, vamos ao time B deles: com a chegada da Alfa Romeo, a Sauber aumentou seu quadro de funcionários, trazendo mais 20 membros para 2018.


O homem, o mito, a lenda, Alessandro Zanardi, irá disputar as 24 Horas de Daytona pela BMW.

A marca ainda divulgou seus pilotos para as temporadas 2018/19 do WEC e do DTM. Aliás, já estava até me esquecendo que a marca estaria no endurance. Mas até já apresentou carro para tal: o M8 GTE.

E aproveitando, o certame alemão divulgou seu próximo calendário,c om 20 etapas, incluindo as inclusões de Misano e Brands Hatch.

O brasileiro Augusto Farfus terá muitos compromissos, pois irá pilotar pela montadora nos dois certames supracitados, além da prova em Daytona, que faz parte do IMSA.

Além dele, estão no quadro: Alexander Sims, António Félix da Costa, Tom Bloqvist, Philipp Eng, Jens Marquardt, Martin Tomczyk e Nick Catsburg.


E andando na contra-mão (imitando apenas São Paulo, que será substituída por Punta del Este), Montreal pulou fora do calendário da Formula E, por decisão da prefeita recém-eleita, Valérie Plante, segundo a qual a categoria não vale a pena financeiramente e deixou a desejar. A cidade canadense seria o palco da decisão do campeonato.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: Rebellion na LMP1 do WEC com Senna; Fittipaldi testará com Jaguar na Formula E; Cunha muda de equipe na Pro Mazda; e Mundial de Kart da FIA no Brasil


A Rebellion anunciou hoje que na temporada 2018/19 do WEC, irá entrar para a classe LMP1.

Para isto, contará com Bruno Senna, que foi campeão mundial com eles na LMP2, ao lado dos também campeões André Lotterer e Neel Jani, vindos da Porsche, que deixará o certame.

E por falar na LMP2, para esta também anunciaram Gustavo Menezes, Thomas Laurent e Mathias Beche.


Último campeão da World Series F-V8, Pietro Fittipaldi fará teste na Formula E pela Jaguar, em janeiro, no Marrocos.

O brasileiro também experimentou o LMP1 da Porsche e participou de testes coletivos da Fórmula 2, onde procura uma vaga para 2018, embora também tenha chegado a negociar com a Sauber para a Fórmula 1.


Carlos Cunha Filho, que este ano foi correr na Pro Mazda e terminou o campeonato em 3º, continua na categoria, mas em outra equipe: ele trocará a Palfrey pela Juncos, com a qual o compatriota Victor Franzoni foi campeão este ano.

E por último, notícia do meio do ano, mas que inacreditavelmente eu só fui saber hoje e por isso peço desculpas: a FIA escolheu o Kartódromo Paladino, na Paraíba, como sede do seu Mundial de Kart em 2018. Vejam a matéria do Globo Esporte.

Coincidentemente, a entidade elegeu Felipe Massa como presidente da Comissão Internacional de Kart. Brasil sediando o evento, e tendo um representante como autoridade.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: Carlin na IndyCar Series em 2018 com Chilton e Kimball; Moto-e com Energica; e mais mudanças na Stock Car


Famosa nas categorias de base tanto na Europa, nas categorias que antecedem a Fórmula 1, como mais recentemente até na Road to Indy, a Carlin tem planos mais ambiciosos para 2018, num certame de topo: irá disputar a IndyCar Series, e para isto contará com Max Chilton e Charlie Kimball.



Eu jurava que já havia falado sobre isto há meses, mas não encontrei nenhum post a respeito. Me desculpem. Enfim, a Forna, promotora da MotoGP, quer fazer mais uma categoria satélite, mas de motos elétricas: a Moto-e. E hoje, anunciou a marca Energica como fornecedora única.

E na Stock Car, mais um episódio da "dança das cadeiras": Tuka Rocha deixa a RCM e volta para a Vogel no ano que vem.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Ford começa a vender o Mustang no Brasil


Começou hoje a pré-venda do Mustang no Brasil. É a resposta da Ford ao Chevrolet Camaro. R$ 310.000 deste, contra R$ 299.900 do cavalo.

Eu já falei sobre o muscle car aqui, quando a nova geração foi lançada. Para nós, virá apenas a versão GT com motor V8 5.0L de 460 cv de potência e 58 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de 10 marchas (disso tudo e mais, eu já falei no outro post, confiram lá).


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Energy TCe: o novo motor 1.3 turbo da Renault


A Renault apresentou hoje o Energy TCe, seu novo motor de 3 cilindros, 1.3L, turbo, feito em parceria com a Mercedes-Benz, que pode gerar de 117 cv e 22,4 kgfm, até 162 cv de potência e 27,5 kgfm, dependendo da versão (há uma intermediária de 142 cv e 24,5 kgfm). Logo, esta nova gama poderá estar sob o capô dos carros da marca francesa vendidos aqui no Brasil.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

domingo, 10 de dezembro de 2017

Serra é campeão da Stock Car


Encerrando um ano excelente com chave de ouro, Daniel Serra faturou hoje, pela primeira vez em sua carreira, o título de campeão da Stock Car, em Interlagos.

O piloto da RC completou o pódio, na prova que foi vencida pelo seu companheiro em despedida da equipe, Ricardo Maurício, que havia largado na pole position. Entre eles, ficou Max Wilson, da equipe irmã RCM.

O outro candidato ao título, Thiago Camilo, precisava chegar à frente de seu adversário. Porém largou em 8º e não teve uma boa corrida, terminando apenas em 14º.

O caneco vem para coroar o que com certeza foi o melhor ano de Serra no automobilismo. Ele venceu as 24 Horas de Le Mans, do WEC, na categoria GTE-Pro, pela Aston Martin, com direito a recorde de volta mais rápida nesta, e também faturou a Corrida do Milhão no campeonato brasileiro.

É a segunda vez que o filho de um campeão da Stock Car, também se torna campeão. Em 2015 foi Marcos Gomes, filho do tetra Paulão Gomes. E hoje, Daniel, que é filho do tricampeão Chico Serra.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sábado, 9 de dezembro de 2017

O novo superesportivo de topo da McLaren se chama... Senna!


Nos últimos meses a McLaren anunciou que estava preparando seu novo superesportivo de topo, sucessor do P1 e, de lá pra cá, veio soltando pequenas amostras do bólido.

Neste sábado, a marca de Woking apresentou sua máquina ao mundo, até então chamada de "P15". O nome verdadeiro? Não, não uma combinação de letras e números. Desta vez, como já viram, foi especial e pegou todo mundo de surpresa: Senna!


O piloto brasileiro conquistou todos os seus três títulos mundiais de Fórmula 1 pela equipe inglesa, em 1988, 1990 e 1991, que por isso, resolveu homenageá-lo. E que homenagem! Afinal, trata-se do mais importante modelo da Ultimate Series.


O Senna é equipado pelo mesmo motor V8 biturbo de 4.0L utilizado pelo 720S, que conhecemos no primeiro trimestre. Porém, ele ganhou uma cavalaria extra significativa: de 720 cv para 790 cv de potência. E o torque é acima de 80 kgfm.

Ele também é consideravelmente mais leve que o 720S: são 1.283 kg contra 1.198 kg da mais nova estrela da marca.


Números de desempenho, nós ainda não temos. Mas com certeza é bem melhor do que o 720S, e este já faz de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos e atinge 341 km/h de velocidade máxima. Então, não esperem nada menos do que isso do Senna.


Serão fabricadas apenas 500 unidades, pelo preço de 750 mil libras. Quase R$ 3,5 milhões. Brinquedinho caro, hein? Mas ah, como eu queria... Quem não, né?


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

IndyCar Series 2017/18 - Harvey com a Schmidt Peterson em seis provas, incluindo a Indy 500


Jack Harvey irá correr em seis provas da IndyCar Series em 2018, incluindo as 500 Milhas de Indianápolis, pela Schmidt Peterson.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Massa é eleito pela FIA como presidente da Comissão Internacional de Kart


Sendo reeleito como presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA), Jean Todt indicou Felipe Massa, com quem trabalhou nos tempos de Ferrari, ao cargo de presidente da Comissão Internacional de Kart, e o brasileiro agora aposentado da Fórmula 1, foi eleito. Ressalte-se ainda que ele contou com o apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017/18 - Maserati Haas?


Depois da confirmação da Alfa Romeo Sauber, que já tem até layout, e com a marca renomeando os motores Ferrari, o mesmo pode acontecer com a Haas, utilizando uma outra montadora do mesmo grupo: a Maserati.

São apenas rumores, mas o tridente teria oferecido 20 milhões de euros para colocar seu nome na equipe e assim estabelecer uma parceria técnica. A Maserati já esteve na Fórmula 1 em seus primórdios, dando dois dois cinco títulos de Juan Manuel Fangio na década de 1950.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Contran determina inspeção veicular periódica e obrigatória


Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) desde 1998, foi regulamentada hoje, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a inspeção veicular periódica e obrigatória, para veículos com mais de 3 anos, ou que no mesmo tempo não tenha sofrido acidentes ou não tenha sido modificados.

A inspeção será feita pelos Detran (Departamento de Trânsito) e empresas credenciadas, verificando danos, pneus, problemas de freio, níveis de ruídos e emissões e equipamentos obrigatórios. A aprovação determinará o licenciamento do veículo.

A frequência será a cada 2 anos e estarão isentos os veículos de placa preta. O prazo para que este trabalho comece em todo país, é até o dia 31 de dezembro de 2018.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Recall do Fiat Argo


Mal chegou às ruas, e a Fiat já convocou todas as unidades do Argo produzidas desde o lançamento deste até o final de novembro, para que seja feito um recall.

O defeito está num chicote elétrico no volante, que pode comprometer o funcionamento do airbag neste, causando seu acionamento desnecessário ou mesmo não permitindo que se acione quando for necessário.

São os modelos 2017/18 e os chassis envolvidos são do 9BD358A42JYH10115 ao 9BD358A9WJYH10215, totalizando 21.778 unidades.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Piquet na Full Time, Farfus na Hero e outras mudanças para 2018 na Stock Car


Em 2018, Nelsinho Piquet irá dar aquela engordada no já vasto currículo que tem no automobilismo: será titular fazendo a temporada completa da Stock Car pela Full Time Sports, tendo como companheiro de equipe o campeão de 2014 da categoria, Rubens Barrichello, com quem já dividiu as pistas da Fórmula 1.

O filho de Nelson Piquet (a propósito, também veremos uma homenagem ao tricampeonato de Fórmula 1 deste) é um dos pilotos mais versáteis do mundo e muito competente em tudo o que faz. Já falei sobre isso aqui.

E claro, ao mesmo tempo ele segue firme e forte na Jaguar, na Formula E, da qual foi o primeiro campeão. Só não sei se continua disputando a LMP2 do WEC. Ele também já tem experiência com a maior categoria do automobilismo nacional, correndo em algumas edições da Corrida de Duplas.


Depois de experimentarem António Félix da Costa, a Hero anunciou que irá contar com Augusto Farfus na etapa final em Interlagos. O piloto da BMW no DTM também já esteve na Corrida de Duplas da Stock Car. Diga-se de passagem, a próxima edição terá Felipe Massa na Cimed.

E falando em piloto aqui e ali, falemos um pouco da "dança das cadeiras" para a temporada 2018 do certame.

Depois de nove temporadas pela RC, Ricardo Maurício irá para a Full Time, inclusive levando o patrocínio da Eurofarma.

Allam Khodair por sua vez deixa a Full Time e vai para a Blau, que também renovou o contrato com César Ramos.

Gabriel Casagrande renovou com a Vogel.

A Hot Car reformulou sua dupla de pilotos, trazendo Rafael Suzuki e Guilherme Salas.

Já a Prati-Donaduzzi optou pela manutenção da sua dupla, composta por Antônio Pizzonia e Júlio Campos.

E Lucas Foresti deixa a Full Time Academy para fechar o quarteto da Cimed com Felipe Fraga, Marcos Gomes e Cacá Bueno.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Do Globo Esporte: a história de Bruno Carneiro


Às vezes acontece de eu ter jurado que já escrevi sobre algo aqui, mas talvez estar enganado. Porque ou não encontro o post, ou realmente não escrevi. E principalmente este ano, que foi muito apertado e corrido por ser meu último de faculdade, tive que abrir mão de falar de muita coisa que gostaria aqui. 

Uma dessas coisas que se encaixa nesta situação, é a história do piloto brasileiro Bruno Carneiro, de 18 anos, campeão da Fórmula 4 Chinesa em 2016 e que ano que vem, vai para a sua segunda temporada na Fórmula 3 Japonesa.

Sabemos que a realidade de nossos pilotos no exterior é muito difícil, devido a falta de investimento. Mas sabem qual jeito Bruno deu? Vendendo cupons de uma churrascaria nos Estados Unidos, onde vive a família. Faz isso até hoje, desde os 8 anos. E aos finais de semana que está por lá, ainda trabalha como garçom. Além disso, dá palestras sobre suas experiências com vendas. Assim, banca a sua carreira.

E foi incrível como as coisas começaram a acontecer pra ele, através de seu esforço. Desde empresário chinês chamando-o para correr na China ao vê-lo vendendo os cupons nos arredores de um kartódromo americano, até a fazer amizade com Lewis Hamilton, Sérgio Sette Câmara e João Paulo de Oliveira (de quem eu sou muito fã), que virou seu sensei em terras nipônicas.

Mas este post aqui, na verdade, é mais para redirecioná-los para onde já fizeram isso muito bem, no site do Globo Esporte. Não que precisem de divulgação, afinal, é da Globo. Mas a matéria está muito bem feita e o garoto merece.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Todt continua na presidência da FIA


Sem concorrentes ao cargo, Jean Todt continua como presidente da FIA, Federação Internacional do Automóvel, até 2021. Ele assumiu o posto em 2009, substituindo Max Mosley, e vai para o seu terceiro mandato.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: mudança de chefia da Honda na Fórmula 1; Senna nas 24h de Daytona; pintura de Piquet na Stock Car; e nova CNH


A McLaren passará a ser cliente da Renault a partir de 2018 na Fórmula 1, e com isto, a nova parceria da Honda será com a Toro Rosso.

Os japoneses começam assim a fazer uma reestruturação interna, começando com a saída do chefe Yusuke Hasegawa e trazendo Toyoharu Tanabe, que contará com mais alguém dividindo os trabalhos.


Atual campeão mundial na categoria LMP2 do WEC, Bruno Senna correrá nas 24 Horas de Daytona, do IMSA, ao lado de Fernando Alonso e Lando Norris, na United Autosports, equipe de Zak Brown, diretor-executivo da McLaren, da qual o sobrinho de Ayrton é piloto de GT.


Na Stock Car, a equipe Hero correrá na final do campeonato utilizando uma pintura muito especial em um de seus carros, no caso, no de Diego Nunes: da Williams de 1987, em homenagem aos 30 anos do tricampeonato de Nelson Piquet.

E por último, saindo do automobilismo, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), apresentou hoje o modelo de CNH que passará a ser válida a partir de 1º de janeiro de 2019. Será um cartão plástico com microship, no qual serão registrados informações sobre o portador. Lembrando ainda que este ano já falaram da versão eletrônica do documento.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Massa na Corrida de Duplas da Stock Car em 2018


Melhor já deixar bem claro no título, pois acho clickbait algo muito desonesto. Então, vamos lá...

Aposentado, Felipe Massa já tem sua primeira corrida pós carreira como piloto da Fórmula 1 confirmada: vai correr com a Cimed, dividindo o carro com Cacá Bueno, na Corrida de Duplas, abertura da temporada 2018 da Stock Car.

Com exceção do GP do Brasil, em Interlagos (onde deve acontecer a prova, aliás) e de provas de kart, o brasileiro não corria por aqui desde 1999, quando foi campeão da Fórmula Chevrolet.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Volkswagen Polo GTI R5


Há pouco mais de um ano, a Volkswagen anunciava a sua saída do WRC. Isto, pelo menos, como equipe de fábrica. No entanto, ficou a promessa de um Polo para rally, sendo que a nova geração deste só seria (como foi) apresentada este ano.

Enfim, eis o Polo GTI R5, pronto para disputar o WRC-2, que é uma categoria de suporte, com máquinas um pouco menos ferozes. Mas este aqui já é sério o bastante: equipado com um 1.6L turbo, que gera 272 cv de potência e 40,7 kgfm de torque, acoplado ao câmbio é sequencial de 5 marchas e a tração, integral. O conjunto faz de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Petecof na Ferrari Driver Academy


Piloto da Tony Kart, o brasileiro Gianluca Petecof foi confirmado hoje como novo membro da Ferrari Driver Academy, a academia de pilotos da Scuderia, que objetiva levá-los à Fórmula 1.

O contato, aliás, aconteceu através da Academia Shell Racing, já que a marca é parceira da montadora italiana. No final de semana do GP do Brasil, o garoto de 15 anos ganhou elogios do tetracampeão Sebastian Vettel.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Urus: o SUV da Lamborghini


Finalmente, o Urus foi apresentado. O SUV da Lamborghini. Isso mesmo. Você não leu errado.

Depois de tantos rumores, teasers, aparições "vazadas" aqui e ali... e eu não acompanhei nada disso no blog, pois já estou farto desse tipo de lançamento que inventaram nos últimos anos, com migalhas.

Acho que só comentei sobre este SUV aqui uma vez. Mas agora, sim, podemos falar sobre esta revolução italiana.


Construído sobre a plataforma MLBEvo, ele tem como coração um V8 de 4.0L, biturbo, que gera 650 cv de potência e 86,6 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de 8 marchas. A tração é integral.

Com este conjunto, o Urus faz de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e chega aos 305 km/h de velocidade máxima. Nada mau para um veículo que pesa 2.200 kg. Para parar este grande touro, os grandes discos de freio de carbono cerâmica fazem o serviço de 100 km/h à imobilidade em 37 metros.


O preço do brinquedo? No exterior, US$ 200.000, começando a ser vendido no primeiro semestre de 2018. Não se sabe ainda se virá ao Brasil, mas se for o caso, certamente será bem mais caro do que a conversão direta.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!