sábado, 30 de setembro de 2017

O tricampeonato de Rea no World SBK


O World SBK, isto é, o Mundial de Superbike, é uma categoria que eu mal acompanho e raramente menciono algo sobre aqui. Porém, hoje temos um motivo muito merecido para tal, nem que seja tão somente uma menção honrosa (não que este blog seja grande coisa, mas o cara merece), por um fato histórico: hoje, na corrida 1 em Magny-Cours, o inglês Jonathan Rea, da Kawasaki, venceu e, assim, tornou-se o primeiro piloto da categoria a faturar um tricampeonato consecutivo.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - GP da Malásia - 3º Treino Livre e Classificação


Na última sessão de treinos livres em Sepang, Kimi Raikkonen superou Sebastian Vettel, puxando mais uma dobradinha da Ferrari. Entre estas e as Mercedes de Valtteri Bottas e Lewis Hamilton, respectivamente fechando o top 5, ficou a Red Bull de Daniel Ricciardo. O outro rubro-taurino, Max Verstappen, ficou atrás das Flechas Prateadas.


Sinal de Ferrari na primeira fila? Quase... Tudo começa com um motor Ferrari indo pro saco ao final do FP3: o de Vettel.


Os mecânicos da Scuderia não conseguiram terminar a troca e todos os demais acertos necessários a tempo de permitir que o tetracampeão registrasse uma volta rápida e, por isso, ele largará em último.

A pole position do novo recordista neste quesito, com o Iceman um pentelho menos rápido.  Completando os três primeiros, veio o Mad Max. A segunda fila, aliás, será rubro-taurina, comk o australiano ao seu lado. E só completando o top 5, veio Bottas, supondo ter sido assim pela sua escolha de kit aerodinâmico.

Esteban Ocon largará na terceira fila. Entre ele e seu companheiro Sergio Pérez, da Force India, temos a quarta fila composta pela McLaren-Honda de Stoffel Vandoorne e a Renault e Nico Hulkenberg. Fechando o Q3, o outro carro de Woking, de Fernando Alonso.

Felipe Massa foi apenas o mais rápido do Q2, mas superou seu companheiro na Williams, Lance Stroll, que foi o 13º. Entre eles, ficou Jolyon Palmer, da Renault. E na Toro Rosso, foi por pouco que Carlos Sainz Jr. não pagou o mico de perder para um estreante, mas Pierre Gasly ficou logo atrás, com uma diferença muito pequena, em seu primeiro final de semana completo de Fórmula 1.

Em seguida, as Haas de Romain Grosjean e Kevin Magnussen, e as Sauber de Pascal Wehrlein e Marcus Ericsson, respectivamente. Em último, Vettel.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

IMSA SportsCar 2017 - Castroneves na Penske


Ainda não temos uma confirmação de que este seja um passo definitivo, mas já há algum tempo, é cogitado que a Penske irá transferir Helio Castroneves de sua equipe da IndyCar para o IMSA SportsCar.

E o time escalou o brasileiro para correr no certame de endurance, disputando a Petit Le Mans, em Road Atlanta, que tem 10 horas de duração. Ele dividirá um carro com Juan Pablo Montoya e Simon Pagenaud.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) da Fórmula 1 2017: renovação com o GP da China; e a saída de Budkowski da FIA


Presente no calendário desde 2004, GP da China continuará sediando sua prova Fórmula 1, com renovação contratual com a mesma até, pelo menos, 2020, podendo ainda alterar a data de sua realização até lá.

Engenheiro chefe no departamento técnico da FIA, Marcin Budkowski, anunciou sua saída da mesma, pegando todos de surpresa. Agora, as equipes buscam desesperadamente suspendê-lo de qualquer trabalho durante algum tempo, pois sabia dos segredos de desenvolvimento de todos os carros e, em especial, há o rumor de que ele estivesse a caminho da Renault.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - GP da Malásia - 1º e 2º Treinos Livres


Na primeira sessão de treinos livres para o GP da Malásia de Fórmula 1, sob a chuva, a Red Bull conseguiu uma dobradinha, com Max Verstappen à frente de Daniel Ricciardo.

Incrivelmente em 3º, veio Fernando Alonso com a McLaren-Honda, ficando entre os rubro-taurinos e as Ferrari de Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel, respectivamente, que fecharam o top 5. Só em seguida, então, nesta ordem, vieram as Mercedes de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas.

Um bom 8º lugar de Lance Stroll, enquanto seu companheiro na Williams, Felipe Massa, não marcou tempo. Depois, em sua estreia, Pierre Gasly colocou a Toro Rosso em 9º, sendo que o outro carro estava com o reserva Sean Gelael, que foi apenas o 14º.

Outro reserva, mas este da Renault, Sergey Sirotkin, fechou o top 10, superando o companheiro titular Jolyon Palmer, que veio logo atrás.


Em relação ao clima, o segundo treino foi mais tranquilo. Porém, terminou em bandeira vermelha a quase 20 minutos do fim, devido a um acidente de Romain Grosjean, que atingiu uma tampa de bueiro solta numa zebra. A Haas conseguiu autorização da FIA para restaurar o carro ao longo da noite malaia.


O tetracampeão da Scuderia liderou a segunda sessão, com seu companheiro Iceman completando a dobradinha, mas com tempo bem acima. Um pouco mais atrás, vieram os rubro-taurinos, agora com Ricciardo à frente do Mad Max.

Novamente surpreendente, Alonso foi bem com o carro de Woking, fechando o top 5, superando assim as Flechas Prateadas, que novamente tiveram seu tricampeão à frente do novato na equipe.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

IMSA SportsCar 2017/18 - Nasr na Action Express


Há quase cinco meses, eu escrevi um post comentando o paradeiro de Felipe Nasr. Falei do que tem feito até então, e hoje, vim falar do que ele vai fazer em 2018.

O brasileiro que ficou sem lugar na Fórmula 1 após duas temporadas pela Sauber, mudará seu rumo para os protótipos de endurance. Recentemente ele relembrou como é a experiência num gran turismo Porsche, aqui no Brasil mesmo, dividindo o carro com Ingo Hoffmann. Relembrando, pois o brasiliense já participou de provas como as 24 Horas de Daytona, antes de pilotar F1.

Enfim, o destino de Nasr será o IMSA SportsCar, onde irá correr de Cadillac DPi, pela Action Express. Equipe pela qual, diga-se de passagem, compete o conterrâneo Christian Fittipaldi, bicampeão do certame. Ele dividirá o carro com Mike Conway e Eric Curran.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Formula E 2017/18 - Audi Sport apresenta o e-tron FE04


Como anunciado em julho, para a temporada 2017/18 da Formula E, a Audi Sport adquiriu a ABT, da qual já era parceira técnica desde o início da categoria, e aos poucos, esses laços foram se estreitando, ainda mais com a saída da montadora do WEC.

Hoje os alemães apresentaram o e-tron FE04, seu primeiro carro como equipe de fábrica no certame, que parte para a sua quarta temporada. Acima, está o modelo do atual campeão, Lucas di Grassi, e abaixo, do seu companheiro de equipe, Daniel Abt. A dupla também está junta desde o nascimento da Formula E.


Página do AutioblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - GP da Malásia - Informações


Neste final de semana, acontecerá o GP da Malásia de Fórmula 1, no circuito de Sepang, em Kuala Lumpur. Pelo menos por enquanto, será a última vez que a categoria irá passar por lá.

É uma pista muito veloz e técnica, em condições que vão da chuva intensa ao calor extremo. O traçado deve ser mais favorável ao carro da Mercedes, mas a Ferrari não deve ficar muito atrás. Já a Red Bull, deve sofrer um pouco devido a falta de potência do motor Renault, apesar do ótimo chassi para contornar as curvas rápidas. O que aliás, contribui para um dos empecilhos da prova, que é o excessivo desgaste de pneus. E poderemos ver motores "fumando" também.

Sei que Force India estará levando atualizações de chassi e motor. E na Toro Rosso, teremos uma novidade diferente, com Pierre Gasly ao volante no lugar de Daniil Kvyat.


Programação (horário de Brasília):

Quinta-feira: 1º Treino Livre às 23h00;
Sexta-feira: 2º Treino Livre às 03h00;
Sábado: 3º Treino Livre às 03h00, e Classificação às 06h00;
Domingo: Corrida às 04h00.


Mapa do circuito:


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Formula E 2017/18 - Renault e.dams apresenta o Z.E.17


A Formula E, em suas três temporadas, teve três pilotos diferentes como campeões. Porém entre os construtores, é sempre a mesma equipe, que coroou um desses pilotos: a Renault e.dams - que em 2015/16 fez Sébastien Buemi levar a taça.

Tanto o suíço quanto seu companheiro Nicolas Prost, já tem contratos renovados para a temporada 2017/18. A mesma dupla, desde o nascimento do time. E hoje, foi apresentado seu novo equipamento: o Z.E.17. Isso se refere ao powetrain, visto que o chassi é padrão. E o esquema de cores mudou só um pouco, com a permanência do azul como dominante.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - Gasly na Toro Rosso, já no GP da Malásia


Como era de se esperar desde que foi visto moldando um banco, Pierre Gasly será titular da Toro Rosso. E não é para o ano que vem, não. O francês, atual campeão da GP2 Series, (hoje Fórmula 2), já assumirá o cockpit no GP da Malásia de Fórmula 1, no próximo final de semana. Enfim, ele fará a sua estreia. Merecido. Por outro lado...

Não chega a ser uma grande supresa também porquê é o hábito da Red Bull queimar carreiras com pressa e sem pudor. Assim, como alguns (inclusive eu) cogitavam, não é que Carlos Sainz Jr. já irá para a Renault. Esta já confirmou que contará com Jolyon Palmer. Quem perde o lugar, é Daniil Kvyat mesmo, que OK, vinha apresentando um desempenho muito baixo e colecionando acidentes.

Bem, por enquanto, há quem diga que é apenas um teste, e quem diga que ele pode assumir o cockpit como titular daqui pra frente, até o fim do campeonato. Talvez a própria Red Bull não tenha definido isso ainda, já que tem essa liberdade de mudar seus pilotos de lugar quando e como quiser.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Formula E 2017/18 - Lotterer na Techeetah


Sem lugar para correr no WEC na próxima temporada, devido a saída da Porsche da LMP1, André Lotterer fará o mesmo caminho que a montadora que vem defendendo até então: irá para a Formula E. O alemão será piloto da Techeetah, formando dupla com Jean-Éric Vergne.

Lotterer é um excelente piloto, campeão do WEC na LMP1 em 2012 pela Audi, três vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, campeão do Super Formula, entre outros títulos, tanto em gran turismo quanto em monopostos. Também chamou a atenção da Fórmula 1 ao correr num GP pela Caterham, e fazer milagre com aquela carroça.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Gymkhana? Não. Climbkhana!





Se você conhece o Ken Block, certamente sabe do que se trata o Gymkhana. Ele vai lá e faz uma série de manobras num ambiente fechado, com obstáculos cada vez mais malucos e o cenário pode ser até... sei lá, as ruas de uma grande cidade. Eis aqui o último.

Para o décimo vídeo da série, no entanto, para variar, o piloto decidiu fazer algo diferente e, digamos, mais purista. Por isso, chamou de Climbkhana, porque é de hillclimb, isto é, subindo uma montanha. Mas não qualquer uma... trata-se de nada menos do que o Pikes Peak! Agora ele apelou na insanidade, porque o menor erro e... tchau, menino Kenneth.

E foi muito bem acompanhado! Pilotando o seu Hoonicorn V2, um monstruoso Ford Mustang biturbo com 1.420 cv de potência.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Carlos Sainz vs. Carlos Sainz Jr.




Vocês já perceberam que nos posts de Fórmula 1, ao citar "Carlos Sainz", eu sempre faço questão de colocar um "Jr." na frente? Obviamente, porque ele tem o mesmo nome de seu pai. Só que este, não é qualquer pessoa. Por isso acho importante diferenciar.

Carlos pai é um piloto de rally, vencedor do Dakar (que ainda disputa pela Peugeot) é bicampeão do WRC. O filho seguiu um rumo diferente, indo aos monopostos pela academia da Red Bull, hoje correndo pela Toro Rosso na Fórmula 1, e ano que vem indo emprestado para a Renault.

Uma coincidência entre os dois além do nome, é a companhia de energéticos como patrocinadora. E esta resolveu juntar os dois numa competição no terreno do pai, que promete uma continuação no terreno do filho.

Spoiler: Carlos Sainz vai vencer ambas as provas.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017/18 - Aston Martin Red Bull Racing


Parceiras desde o início do ano passado, e renovando o vínculo neste ano, Red Bull e Aston Martin não só continuarão juntas no ano que vem, como vão estreitar ainda mais a sua relação.

Há alguns dias a Aston Martin já vinha dizendo que queria aumentar a sua participação na Fórmula 1. Bem, aí está o meio que encontraram para tal.

Os ingleses passam a ser os principais patrocinadores do time, que volta ter uma montadora como seu primeiro nome, passando a se chamar Aston Martin Red Bull Racing.

Trabalhando juntas, já tivemos alguns resultados interessantes. Além de edições especiais rubro-taurinas dos carros da marca, eles até mesmo criaram um novo hiperesportivo, o Valkyrie.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

domingo, 24 de setembro de 2017

Fórmula 1 2017/18 - A cobiçada Williams


Nos últimos anos, a Williams tem sido um time legal para se estar na Fórmula 1. Para se manter, sabem? Por sobrevivência na categoria ou como trampolim para os times grandes.

A não ser que coisas muito loucas aconteçam, não briga por vitórias. Muito menos por campeonatos. Às vezes pode beliscar o pódio ou até chegar ao mesmo. Mas também, geralmente não se arrasta lá no fundo do pelotão. São carros que estão ali brigando no meio do bolo.

Uma vaga para 2018, com certeza já tem dono: é de Lance Stroll. Não só pelo dinheiro. Mais por isso, sim. Mas não apenas. O jovem canadense evoluiu bastante desde o início do ano, e parou de cometer tantos erros, que aliás, eram perfeitamente compreensíveis. Eu o defendi desde o começo. Muito de seu desenvolvimento se deve ao programa de treinamento que vem executando desde o ano passado, com o carro de 2014 do time de Grove adaptado ao novo regulamento, e com papai Lawrence fechando autódromos ao redor do mundo para o filhote brincar (sim, eles ainda fazem isso).


Voltando ao foco, quanto ao outro cockpit, no entanto, ainda é uma incógnita para o ano que vem. É bem possível que Felipe Massa continue por lá, apesar de que já era para ter se aposentado, ficando para cobrir o lugar deixado por Valtteri Bottas ao ir para a Mercedes. Mas com os novos F1, o brasileiro voltou a se empolgar no certame. O problema é que, ultimamente, convenhamos: ele tem deixado a desejar, enquanto Stroll só cresce. Mas tecnicamente, o time precisa dele para desenvolver e acertar os carros.

Ele ainda fez um teste pela Jaguar na Formula E, mas a vaga que poderia ser dele, agora já é ocupada por Nelsinho Piquet.

Outros candidatos são: o próprio reserva do time, Paul Di Resta e, pasmem, Robert Kubica, pasmem mais ainda, ajudado por Nico Rosberg, que está sendo como uma espécie de manager para o polonês. Quanto ao Fernando Alonso, podem esquecer aquilo. Ainda mais agora que a McLaren terá os motores Renault, ele deve continuar por lá. E o próprio Lawrence Stroll negou seu suposto interesse.


O terceiro piloto escocês substituiu Massa no GP da Hungria, quando o brasileiro passou mal. E sua adaptação relâmpago, sob pressão, impressionou os dirigentes da equipe. Tudo bem que o desempenho não foi lá essas coisas e no final ele abandonou, mas considerando todas as circunstâncias, era de se esperar e ele até se saiu muito bem.

Sobre Robert Kubica, podem encerrar as teorias sobre ele pilotar para a Renault no ano que vem. Primeiro porquê o time já anunciou que contará com Carlos Sainz Jr., segundo porquê Nico Hulkenberg deve continuar por lá, e terceiro, antes mesmo disso tudo, o polonês já havia encerrado seu vínculo com a equipe. Desde então, ele vem sendo ligado ao time de Grove e, como já mencionei, e isso não é especulação, é que o atual campeão aposentado do certame vem tentando ajudá-lo a conseguir um cockpit.


Outra possibilidade que eu não mencionei, mas muito remota, é Jolyon Palmer. Eu sei que já zuei ele muito aqui, mas agora que ele está sem lugar, resolveu mostrar serviço no GP de Singapura, marcando seus primeiros pontos na temporada. E vez ou outra ele faz algo bom mesmo. Não foi campeão da GP2 Series, atual Fórmula 2, à toa (não mesmo, tipo... teve comissários passando pano nas cagadas dele). É inglês como a equipe e traz patrocinadores.

Por que mais esta vaga é tão cobiçada? Mercedes já renovou com Bottas, e deve renovar com Lewis Hamilton também. Ferrari já renovou com Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen. Red Bull já garantiu Daniel Ricciardo e Max Verstappen desde o ano passado, e a Toro Rosso segue as ordens desta, apenas com pilotos de seu programa de desenvolvimento (provavelmente Pierre Gasly vai entrar). Force India manterá Serio Pérez e Esteban Ocon apesar das desavenças. Haas já garantiu Romain Grosjean e Kevin Magnussen. Da Renault, eu já falei. McLaren deve renovar com Alonso e já conta com Stoffel Vandoorne. Sauber vai virar praticamente satélite da Ferrari, e Marcus Ericsson não deve sair de jeito nenhum, pois seus patrocinadores são os novos donos da equipe. Logo, o time de Grove será alvo da cobiça de todo mundo que não tem lugar garantido.

De qualquer forma, fala-se apenas em três nomes na lista da Williams: Massa, Di Resta e Kubica. E sinceramente, não me arrisco a palpitar qual será o escolhido.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Do Salão de Frankfurt: Suzuki apresenta nova geração do Swift Sport


Esta é mais uma das minhas dívidas quanto ao Salão de Frankfurt, que aconteceu recentemente. Aos poucos, vou trazendo o que achei de mais relevante.

Um dos carros da atualidade que eu acho mais legais, é o Swift Sport. O modelo anterior até foi comercializado aqui no Brasil. E a Suzuki apresentou a nova geração do mesmo no evento alemão.


Sobre uma nova plataforma, ele ficou mais leve, pesando apenas 970 kg, contra 1.050 kg de sei antecessor.

Sai o motor 1.6L aspirado e entra um 1.4L turbo que gera 146 cv de potência a 5.500 rpm e 23,5 kgfm de torque de 2.500 a 3.500 rpm. A cavalaria é aproximadamente a mesma, mas o torque aumentou. O câmbio é manual de 6 marchas.

O conjunto faz de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 205 km/h.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Volvo XC40


A Volvo apresentou oficialmente na semana passada, o XC40. O seu menor SUV. "Oficialmente" porque antes já haviam ocorrido aqueles "vazamentos". Mas por enquanto ainda sabemos pouco sobre o mesmo.


Serão três opções de motorização: 1.5L turbo de 3 cilindros que gera 156 cv de potência, e dois de 2.0L turbo, que geram 190 cv ou 247 cv.


E como é de costume da marca sueca, não faltam equipamentos que aumentem a segurança: todo tipo de sensor de proximidade e movimento ao redor do carro, frenagem automática de emergência, câmeras de 360º e por aí vai.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Formula E 2017/18 - Suíça volta ao automobilismo com o ePrix e Zurique, e ePrix de Berlim volta ao calendário


As provas de esporte a motor haviam sido banidas, proibidas por lei na Suíça, desde 1955, até que a lei foi derrubada em 2015. Aconteceu devido a um acidente nas 24 Horas de Le Mans naquele ano, que matou 84 pessoas e afastou a Mercedes-Benz do automobilismo por um bom tempo.

Ano que vem, o país verá uma corrida com a chegada da Formula E ao mesmo: o ePrix de Zurique. Será no dia 10 de junho, embora ainda haja dois asteriscos ao lado no calendário do site. E por falar nisso, o ePrix de Berlim está de volta ao certame, logo antes, no dia 19 de maio.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - Leclerc irá treinar pela Sauber


Recentemente surguiram boatos de uma visita do presidente da Ferrari, Sergio Marchionne, e do chefe de equipe da Scuderia, Maurizio Arrivabene, à sede da Sauber, na Suíça. Especulações do que estava sendo negociado, não faltaram.

Previsível que algo viria, devido ao novo acordo entre ambas as partes sobre o fornecimento de motores. Hoje, descobrimos pelo menos um dos objetivos: como reserva, Charles Leclerc irá pilotar o C36 nas primeiras sessões de treinos livres da Malásia, Estados Unidos, México e Brasil.

O jovem monegasco é piloto da Ferrari Driver Academy atual campeão da GP3 Series e líder da Fórmula 2, onde corre pela Prema.

Atualização (24/09): como eu falei disso semanas antes, até já tinha me esquecido.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Formula E 2017/18 - Piquet muda para a Jaguar


Nelsinho Piquet foi o primeiro campeão da Formula E, pela NextEV, mas nas duas temporadas seguintes, sofreu com o carro problemático da equipe, que ficou para trás no desenvolvimento.

Por isso, na quarta temporada, ele estará em uma nova casa: a Jaguar. Ele será companheiro de Mitch Evans, e Ho-Pin Tung segue como reserva.

Isso já era um rumor que vinha correndo há poucos dias mas, bem antes, devo dizer que já havia sido cogitado pelo ePRIX News.

A montadora vem para a temporada 2016/17 com um novo powertrain, o I-Type 2, e aproveitou para mostrar o design do carro.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) da MotoGP 2017/18: Avintia contrata Simeón; Barberá volta à Moto2 pela Pons; e a volta de Rossi


Depois de anunciar a contratação de Tito Rabat no coemço do mês, a Avintia, cliente da Ducati, completou a sua dupla de pilotos para o ano que vem, trazendo Xavier Simeón da Moto2.

E para esta, voltará Héctor Barberá após oito anos na MotoGP, assim como fará Sam Lowes. Ele irá correr pela Pons.

Por último, Valentino Rossi recebeu autorização médica para voltar às pistas no GP de Aragão. Hoje completam 21 dias após a sua mais recente fratura. Michael van der Mark o substituiu na Yamaha neste período.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Justiça no Brasil condena Volkswagen pelo Dieselgate


O Dieselgate estourou mundialmente há praticamente 2 anos, mas como no Brasil, entre outras coisas, a justiça caminha mais vagarosamente (e a maior parte da culpa é da demanda mesmo, não dos profissionais), só agora veio uma condenação para a Volkswagen, em ação promovida pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e Trabalhador.

Foi na 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, por decisão do juiz Alexandre Mesquita e ainda cabe recurso. O magistrado condenou a marca a indenizar os proprietários da Amarok, que passam das 17 mil unidades, fora um pagamento ao Estado. O valor total chega a R$ 1,09 bilhão. Muito superior a multa aplicada pelo IBAMA em 2015.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Formula E 2017/18 - Mahindra mantém Rosenqvist e Heidfeld


Depois de uma grande evolução na temporada 2016/17, figurando como uma das melhores equipes do grid, a Mahindra optou por manter a sua dupla de pilotos, Felix Rosenqvist e Nick Heidfeld, para a temporada que está para começar, que promete ser ainda melhor com um novo powertrain. É verdade que a princípio os dois se estranharam um pouco, mas aparentemente depois e acertaram, e aí, não literalmente.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

IndyCar Series 2017/18 - Sato vai para a Rahal Letterman Lanigan


Takuma Sato chegou à Andretti nesta temporada e fez valer a sua contratação: venceu as 500 Milhas de Indianápolis. Mas apenas um ano depois, mudará de time na IndyCar: ele agora será titular da Rahal Letterman Lanigan.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Do Salão de Frankfurt: os Audi R8 RWD e RS4 Avant


O Salão de Frankfurt já passou, e eu não tive tempo de falar mais sobre o que houve no mesmo, além do Mercedes-AMG Project ONE e do BMW M8 GTE. Mas aos poucos, vou tentar colocar em dia aqui o que mais me chamou a atenção. Começando por essa belezinha das primeiras fotos.

O Audi R8 RWD, que significa Rear Wheel Series, como o nome sugere, é o primeiro carro da marca produzido em série, que não tem tração integral, mas apenas traseira.


Ele é equipado com o motor V10 aspirado de 5.2L que gera 540 cv de potência e 55 kgfm de torque, acoplado ao câmbio S-Tronic automatizado de 7 marchas com dupla embreagem. Faz de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 318 km/h.


Agora, algo meio nostálgico... Em 2013, eu falei sobre o velho RS2, feito em parceria com a Porsche. Hoje, a união está de volta com o RS4 Avant.


Equipado com o motor V6 biturbo de 2.9L que equipa o Panamera e o Cayenne, o mesmo gera 444 cv e 61,1 kgfm. O câmbio, porém, é um automático normal, de 8 marchas.


A perua faz de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e a velocidade máxima, limitada eletronicamente, pode ser de 250 km/h ou 280 km/h, dependendo de um pacote opcional.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017/18 - Ocon continua na Force India


O acordo era de Esteban Ocon ficar na Force India por mais de uma temporada, mas nunca se sabe quando podem encerrar um contrato por determinadas cláusulas, ou mesmo pagando uma multa.

Porém o piloto, pupilo da Mercedes, que fornece motores ao time, anunciou que continuará com o mesmo em 2018, mantendo-se como companheiro de Sergio Pérez, que teve seu vínculo renovado.

A batata dos dois assou bastante nos últimos meses devido aos desentendimentos na pista, mas não deixam de ser uma dupla muito forte. Estão fazendo da Force India a 4ª força do grid, com larga vantagem sobre as que disputam fechar o top 5.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!