sexta-feira, 30 de junho de 2017

Quem mais quer entrar para a Fórmula 1?


Equipes novas querendo entrar para a Fórmula 1? Sim, existem. Ross Brawn, que hoje faz parte do Liberty Media, novo dono da categoria, confirmou. Bom para Jean Todt, presidente da FIA, que quer mais carros no grid.

Mas quais são, mais especificamente? Sempre há muitos rumores, e ainda mais segredos. Mas, temos algumas possibilidades um pouco mais concretas.

Lembram-se de recentemente eu ter dito sobre um grupo chinês fazendo esse tipo de planos? Pois bem, pouco depois eles registraram o nome China F1 Racing Team, dando ainda mais veracidade ao boato que, mais do que isso, há confirmação de funcionários de outras equipes sendo sondados por eles.

Depois disso, a publicação alemã Auto Motor und Sport, que começou a cavar esse furo, continuou trabalhando no mesmo, descobrindo o interesse de outros chineses querendo seguir a ideia, o que será através de uma parceria com algum time espanhol de Fórmula 2. E já queriam isso para o ano que vem, mas a FIA desaconselhou que o fizessem tão de imediato, pois não há tempo para se preparar bem.

Ignoremos se é tradicional ou não. Afinal, toda tradição tem o seu começo. Existem bons chineses desbravando o automobilismo mundial. Lembrem-se que na LMP2 das 24 Horas de Le Mans, tivemos dobradinha da equipe de Jackie Chan, chinês, que conta com pilotos chineses. E já há alguns bons anos, o país recebe um GP de Fórmula 1.

Não podemos descartar ainda a Manor, que embora tenha fechado as suas portas, está lá, com toda a sua estrutura, podendo voltar com algum patrocínio ou ser vendida. Quase por último dos menos ilusórios, mas não menos importante, não se esqueçam do Projeto Brabham, que quer mesmo ressuscitar a mítica equipe.

Agora, possibilidades mais remotas, vira e mexe falam em Volkswagen, Audi, Porsche e Alfa Romeo. Mas se todas as especulações acima já não dão muita certeza, essas, ironicamente sendo grandes montadoras, dão ainda menos. No caso das três primeiras, que são de um mesmo grupo, é compreensível, devido ao Dieselgate que mais as vem tirando de competições, como foi com o WEC e com o WRC, para cortar gastos, sendo que os da Fórmula 1 são astronômicos.

Por último mesmo, mas este bem... otimista, eu acho, é um rumor que surgiu durante o último GP de Abu Dhabi, no final da temporada passada. De que Ron Dennis, depois de deixar a presidência da McLaren, estaria envolvido com o projeto de uma nova equipe, e que poderia até ser a compra da Manor. Coincidência ou não, hoje ele vendeu suas últimas ações de Woking, logo na semana em que essas conversas voltaram à tona. Mas essa eu já acho louca demais.


Página do AutblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) da Fórmula 1 2017: Dennis fora da McLaren e Redding vai para a Williams


Acabou. Após deixar a presidência da McLaren, Ron Dennis continuou como sócio desta, até hoje. Vendeu suas últimas ações por aproximadamente 275 milhões de libras. Então tecnicamente, ele não faz mais parte do grupo de Woking.

Enquanto isso, a compatriota de Grove, Williams, traz um novo diretor-esportivo. Será Dave Redding que, aliás, entre outras equipes, passou pela McLaren por último. O que já era esperado, diga-se de passagem. Ele começa a trabalhar em meados de julho, substituindo Steve Nielsen, que sai agora ao final de junho.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Carro e pilotos da Peugeot para o Rally Dakar 2018


A Peugeot apresentou esta semana o 3008DKR, carro com o qual irá disputar a edição 2018 do Rally Dakar, onde é a atual campeã e fez uma trinca liderada por Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret.

A propósito, os pilotos serão mantidos. Além do já mencionado, Sébastien Loeb, Carlos Sainz e Cyril Despres continuam no time. Segundo eles, o carro está mais difícil de guiar nos trechos mais técnicos, devido a sua largura que foi aumentada. Mas pelo mesmo motivo, por outro lado, também está mais estável.

A prova começará no dia 8 de janeiro, continuando com Argentina e Bolívia, onde serão respectivamente a largada e a chegada, e voltando ao Peru no meio do caminho.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quinta-feira, 29 de junho de 2017

WEC 2017 - Daniel Serra continua na Aston Martin


Depois do sucesso com a vitória nas 24 Horas de Le Mans, com direito a volta mais rápida na classe GTE-Pro, a Aston Martin gostou mesmo de Daniel Serra, decidindo mantê-lo no WEC no restante da temporada deste e, ainda, manifestou o desejo de continuar trabalhando com o piloto em 2018.

Quem sabe ele não aproveita essa oportunidade para trazer um colega de lá para a Corrida de Duplas da Stock Car, hein? Seria bem legal para dar mais visibilidade internacional para a nossa categoria.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Jaguar XE SV Project 8


Não é muito comum ver a Jaguar fazendo insanidades, mas quando fazem, os ingleses capricham. A brincadeira da vez foi com seu veículo de entrada, numa versão mais radical, batizada de XE SV Project 8, como haviam anunciado há algumas semanas e apresentaram nesta. Serão fabricadas 300 unidades do bólido, que serão vendidas por 150.000 libras.

Preparado pela sua divisão Special Vehicles Operations, ele traz um V8 supercharged de 5.0L, que gera nada menos que 600 cv de potência e absurdos 71,2 kgfm de torque. Ou seja, é o felino mais feroz já fabricado.


Com tração integral e câmbio automático de 8 marchas programado para fazer trocas mais rápidas (que podem ser feitas manualmente por paddle-shifts atrás do volante), o Project 8 faz de 0 a 100 km/h em inacreditáveis 3,3 segundos e atinge os 320 km/h de velocidade máxima. O que também se deve ao peso, que não sabemos exatamente qual é, mas ele passou por uma boa dieta recebendo boa parte de componentes da carroceria em fibra de carbono.

Por dentro, os bancos traseiros ainda podem ser substituídos por um santantônio e os dianteiros podem receber cintos de segurança de quatro pontos. É a versão Track Pack. Para domar tamanha brutalidade nas curvas, as suspensões forem enrijecidas e ele traz amortecedores ajustáveis. E para pará-lo, os freios são de carbono-cerâmica e têm "meros" 400 mm.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Substituições entre o WEC e a Formula E


Como era previsto, houve um choque de datas entre o WEC e a Formula E, e alguns pilotos cometem em ambos os certames, por isso, teriam que decidir entre uma e outra.


Jean-Éric Vergne optou por defender a Techeetah na rodada dupla de Nova York nos monopostos elétricos e, como corre na Manor no campeonato de endurance, na classe LMP2, lá será substituído por Roberto Merhi, que já esteve na extinta equipe de Fórmula 1.


Enquanto isso, José María López deu prioridade à Toyota na LMP1 nas 6 Horas de Nürburgring, e como eu já vinha supondo há algum tempo, será a oportunidade de Alex Lynn ocupar o cockpit na categoria elétrica, como é reserva da DS Virgin, o que se confirmou hoje.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

NASCAR Cup Series 2017 - Hendrick renova com Elliott


Não é só com Jimmie Johnson que a Hendrick Motorsports renovou contrato este mês. Filho de Bill Elliott, o jovem Chase Elliott, herdeiro do Chevrolet #24 de Jeff Gordon, ainda inexperiente, mas com performance de vencedor, agradou ao time que, por isso, decidiu estender seu vínculo até o fim de 2022.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

terça-feira, 27 de junho de 2017

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) da Fórmula 1 2017: Force India será Force 1; atualização da Honda e McLaren flertando com Sainz, e Alonso com a Renault


Recentemente surgiram conversas sobre a Force India ter a intenção de mudar seu nome na temporada 2018, para ganhar um "ar mais internacional" e assim atrair novos investidores.

Pois bem, foi decidido e divulgado hoje que, a partir da próxima temporada, a equipe indiana irá se chamar Force 1.


A Honda havia prometido um pacote de atualizações do seu motor para ontem (modo de falar) e, portanto, estava devendo-o já há algumas semanas. Mas parece que para a próxima etapa, o GP da Áustria, estas peças serão entregues em Woking. O que, diga-se de passagem, deverá gerar novar punições ao time, por já terem trocado peças demais nessa temporada.

Por falar na McLaren, durante o último final de semana surgiram boatos de que estariam sondando Carlos Sainz Jr., caso Fernando Alonso resolva chutar o balde. Hoje, inclusive, o espanhol bicampeão mundial de Fórmula 1 sugeriu ao compatriota a se juntar a equipe. Alonso, aliás, aparece cada vez mais ligado a um segundo retorno à Renault. Seu empresário conversou com a equipe francesa em público em Baku, pra todo mundo ver.

A propósito, é bom o piloto, ou melhor, os pilotos da Toro Rosso, Daniil Kvyat também, já irem procurando outras vagas, pois já estão lá há um tempinho e, por mais que Franz Tost esteja satisfeito e queira mantê-los, a decisão é da Red Bull, que renova a dupla de pilotos de sua equipe satélite com muita facilidade e tem um Pierre Gasly doido para chegar à Fórmula 1.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

domingo, 25 de junho de 2017

Fittipaldi volta a vencer e assume a liderança do campeonato na World Series F-V8


No dia em que completa seus 21 anos de idade, Pietro Fittipaldi voltou a vencer na World Series F-V8, na etapa de Aragão, na Espanha.

Aconteceu na corrida 2. Na anterior, o piloto da Lotus até havia largado da pole position, de novo. Porém, acabou abandonando. Mas com o resultado de hoje, também largando da pole, o brasileiro assume a liderança do campeonato.

Só para constar, das 10 sessões classificatórias que tivemos até aqui, Pietro foi o mais rápido em 8 delas. É um fominha de pole mesmo. Além disso, agora tem 4 vitórias. Foi também quem mais venceu. E subiu ao pódio mais uma outra vez, em 2º.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - GP do Azerbaijão - Corrida


Eis uma prova que pode ser chamada de Corrida Maluca! Tivemos o quarto vencedor, de uma terceira equipe nesta temporada: discreto nos treinos e largando em 10º, Daniel Ricciardo levou a Red Bull ao topo do pódio no GP do Azerbaijão!

Particularmente, senti isso como uma compensação pelo GP de Mônaco de 2016, onde ele perdeu uma vitória certa por erro da equipe, para Lewis Hamilton, sendo que desta vez, o troféu estava nas mãos do inglês, que o perdeu por culpa da Mercedes. Ambas as situações em circuitos de rua.


Em 2º lugar, ficou Valtteri Bottas. Grande resultado do finlandês, que chegou a andar entre os últimos, senão em último, por um toque que sofreu na primeira volta, quebrando sua asa dianteira e furando um pneu. E ele conquistou essa posição nos metros finais, quase em cima da linha de chegada, superando... Lance Stroll, da Williams!

Sim! Agora posso dizer que, sobre o canadense: nunca critiquei! Até brinquei às vezes, mas até já o defendi aqui. Foi só ele marcar seus primeiros pontos no GP do Canadá, em casa, que parece ter ganhado confiança. E salvo engano, aos 18 anos e 239 dias, tornou-se o piloto mais jovem a subir ao pódio. E/Ou o novato mais jovem ao fazê-lo.


E apenas completando o top 5, vieram Sebastian Vettel e Hamilton, nesta ordem. O que houve com eles? Bem, como eu disse, foi uma Corrida Maluca. Muitos carros se tocando e por isso, pequenos fragmentos sendo deixados pela pista, o que causou um certo número de pneus furados. Safety car.

Em determinado momento, foi pedido que Hamilton, que liderava, diminuísse seu ritmo para dar espaço ao safety car, o que ele atendeu praticamente fazendo um "brake test", num local nada propócio, apertado e sem área de escape, na saída de uma curva. Primeiro erro. Isso resultou no alemão da Ferrari enchendo a traseira da Flecha Prateada e quebrando sua asa dianteira. Vettel, esquentadinho além da conta como é, surtou, botando seu carro de lado e literalmente jogando-o para cima do inglês. "Ain, mas ele tava de cabeça quente e..." É. Compreensível. Pode acontecer com ele, comigo e com você que está lendo. Mas ainda assim, está errado. E as reações do piloto da Scuderia costumam ser acima da média entre o estresse que os pilotos demonstram.


Enquanto todos andavam acompanhando o safety car, Fernando Alonso sugeriu via rádio, que dessem bandeira vermelha, de tão suja que a pista estava. Os comissários escutaram, e atenderam ao desejo do espanhol.

Quando a corrida voltou ao normal... Lembra que eu disse que a Mercedes errou, como foi com a Red Bull em Mônaco no ano passado? Aquela proteção que fica ao redor do piloto, começou a se soltar do carro de Hamilton e, obviamente, ele teve que ir aos boxes por isso. Segundos depois, Vettel recebeu a punição por comportamento antidesportivo, e engraçado que ainda perguntou o porquê disso.

Vettel conseguiu voltar um pouco à frente, mas teve Hamilton em seu encalço até o fim. Uma bela disputa, diga-se de passagem.

Aí vem os teóricos da conspiração "ai, estão ajudando o Hamilton". Não. Aparentemente nem queriam punir Vettel, para não interferir na luta pelo título. Como houve o imprevisto com o inglês, aproveitaram para deixar as coisas empatadas. E o incidente já estava sendo analisado.


Em 6º, ficou Esteban Ocon, que voltou a se estranhar com Sergio Pérez e dessa vez foi ainda pior, pois se tocaram, causando avarias em ambos os carros da Force India e quase causou o abandono do mexicano ali mesmo, embora isso fosse acontecer mais tarde, coincidentemente também por um problema na fixação do piloto ao cockpit. Porque essa quebra foi logo antes da bandeira vermelha, então o carro pôde ser consertado para voltar a prova.

Quem recebeu esse mesmo benefício foi Kimi Raikkonen, da Ferrari, apesar de que acabou abandonando também, quase ao final da corrida. Aliás, o Iceman precisou disso, pois foi ele que bateu com Bottas, como já mencionei. Ah, esses finlandeses não se dão bem, mesmo...

Devo tirar o chapéu para Kevin Magnussen, que por mim está tendo a sua provação final de que merece estar na Fórmula 1. O sueco chegou em 7º como a Haas, mas chegou a dar esperanças de pódio.

Outra confusão entre pilotos da mesma equipe, foi com os rapazes da Toro Rosso. Carlos Sainz Jr. rodou na primeira volta para não atingir Daniil Kvyat. O russo depois teve que abandonar por problemas em seu carro, mas o espanhol acabou chegando em 8º.


Finalmente, Alonso marcou os primeiros pontinhos para a McLaren-Honda nesta temporada, ao chegar em 9º. Lembrando que isso depois de ter largado lá da... bem, lá daquele lugar.

E fechando a zona de pontuação, mais uma vez, Pacsal Wehrlein deu alegrias para a Sauber, embora esta preferisse que fosse Marcus Ericsson, que terminou em 11º, no lugar do alemão. Ah, e eles se estranharam na pista...


Os últimos colocados dos que sobraram na pista, foi o outro carro de Woking, de Stoffel vandoorne, em 12º, e Romain Grosjean, em 13º pela Haas.

Agora, refutando mais uma coisa: "Era para o Felipe Massa ter vencido essa corrida!"

Olha, poder, poderia. Da mesma forma que poderia ter batido ou ter sido superado. Enfim, qunado tivemos a bandeira vermelha, o brasileiro era o 3º colocado, bem atrás de Vettel e Hamilton, que sabemos que fim tiveram. Logo que foi dada a relargada, sua Williams teve uma quebra numa suspensão ou num amortecedor na traseira, o que causou seu abandono. Atrás dele vinham Ricciardo e Stroll, que foram os primeiros a ultrapassá-lo, da mesma forma que antes ele havia feito belas ultrapassagens na enorme reta principal. Havia, sim, a chance de vitória. Mas honestamente? Acho que seria o 2º, no máximo, pois Ricciardo parecia mais forte, tinha Stroll andando num bom ritmo e Bottas que vinha perseguindo-os, tirando grandes diferenças por volta. O que claro, não deixaria de ser um grande resultado. Gostaria de vê-lo voltando a vencer, ou pelo menos as duas Williams completando o pódio. Mas nem sempre as coisas são como queremos. O próprio Massa disse que achava que daria conta, mas por não poder faz~e-lo, achei muito legal que ele foi dar aquele apoio moral para seu jovem companheiro pelo rádio.

Outros abandonos, vejamos... as duas Renault. Com Jolyon Palmer foi tão no começo, que eu nem vi o que houve. Nico Hulkenberg cometeu um erro bobo, dando com a roda dianteira direita praticamente numa esquina, quebrando a suspensão e logo saindo sozinho por uma área de escape. E Max Verstappen também teve algum problema em sua Red Bull.





Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

MotoGP, Moto2 e Moto3 2017 - GP da Holanda


Que espetáculos tivemos hoje na passagem dessas três categorias pelos Países Baixos, ou pela Holanda, enfim, em Assen.

Depois de mais de ano sem vencer, Valentino Rossi voltou a subir ao topo do pódio na MotoGP, numa corrida que foi de tudo, menos tranquila, com praticamente todos do top 5 com chance de vitória.

A pole position foi de Johann Zarco, mostrando porquê a Tech3 Yamaha quis renovar o seu contrato. E o francês liderou boas voltas, até o Doutor aparecer. Porém este não teve sossego contra Danilo Petrucci, com uma Ducati satélite. Seu conterrâneo chegou a tomar a ponta e ter chances reais de alcançar sua primeira vitória até o fim, chegando em 2º por meros 0,063 segundo.

Completando o pódio, mais de 5 segundos atrás, veio Marc Márquez com sua Honda, segurando Cal Crutchlow da equipe cliente LCR e Andrea Dovizioso, da Ducati, que poderia ter emplacado sua terceira vitória consecutiva e ainda saiu de lá líder do campeonato.

E o Zarco? Com a chuva ameaçando dar as caras e pneus ruins, ele foi aos boxes trocar de moto assim que autorizado a fazê-lo. Ah sim, e Maverick Viñales, da Yamaha, que também é importante ressaltar, caiu.


A disputa pela vitória foi ainda mais acirrada na Moto2, que terminou com o triunfo do pole position Franco Morbidelli, recuperando a primeira posição bem no final da prova. O que confirma seu mérito em subir para a Marc VDS da MotoGP.

Se na divisão principal, mas voltas finais a disputa era somente entre dois, aqui, penso que não seja exagero dizer que os cinco ou seis primeiros podiam se sair vitoriosos.

Em 2º lugar ficou o rival do ítalo-brasileiro, Thomas Lüthi e, completando o pódio... seria Mattia Pasini, mas por movimento ilegal sobre Takaaki Nakagami, o japonês herdou o lugar, deixando o italiano em 4º. E se não me falha a memória, pois foram muitas, muitas trocas de posições, todos esses que eu mencionei, chegaram a liderar a prova.

E na Moto3, Arón Canet superou Romano Fenati nos metros finais da última volta, faturando uma incrível vitória.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sábado, 24 de junho de 2017

Moto2 2017 - Morbidelli vai para a MotoGP em 2018


Mais uma pole position, liderança do campeonato e um desempenho impressionante e consistente na Moto2. Sinais de maturidade que fizeram com que a Marc VDS visse que Franco Morbidelli está pronto para a MotoGP.

E assim será, no ano que vem, com o ítalo-brasileiro subindo para a divisão da equipe na classe principal da categoria, onde é satélite da Honda. Só não se sabe ainda se no lugar de Tito Rabat ou Jack Miller.

P.S.: queria aproveitar o espaço pra comentar que Johann Zarco, que renovou com a Tech3 Yamaha, cravou sua primeira pole position na MotoGP, na Holanda.

Atualização (25/06): o contrat de Morbidelli é de 2 anos, podendo ser estendido até 2020 e, ao que parece, ocupará a vaga que até então é de Rabat.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - GP do Azerbaijão - Classificação


Depois de ficar um pouco discreto em todos os treinos livres, Lewis Hamilton passou o rolo compressor sobre a concorrência ao cravar a pole position para o GP do Azerbaijão, sendo o único a fazer sua melhor volta na casa de 1min,40s.

Esta foi a 66ª pole da carreira do tricampeão, tornando-se o 2º maior neste feito, atrás e a apenas 2 poles de Michael Schumacher.

A primeira fila é da Mercedes, com Valtteri Bottas mais de 0,4 segundo menos rápido do que o inglês. Logo na fila de trás, ficaram as Ferrari, com Kimi Raikkonen à frente de Sebastian Vettel. E depois de ser o cara do dia ontem, Max Verstappen completou o top 5 para a Red Bull, com seu companheiro Daniel Ricciardo fechando a zona do Q3.

Entre os rubro-taurinos, ficaram as Force India de Sergio Pérez e Esteban Ocon, respectivamente e, as Williams, de Lance Stroll e Felipe Massa, por incrível que pareça, também nesta ordem.

Os mais rápidos que não saíram do Q2, foram os rapazes da Toro Rosso, sendo que Daniil Kvyat foi mais rápido do que Carlos Sainz Jr. e... bem, acho mais fácil ver a tabela aqui abaixo, né? Ah! E o motor da Renault do Jolyon Palmer explodiu, então nem deu pra marcar tempo.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2017 - GP do Azerbaijão - 3º Treino Livre


Depois de não ter ficando muito longe da liderança ontem, Valtteri Bottas colocou a Mercedes no topo da última sessão de treinos livres para o GP do Azerbaijão, nas ruas de Baku.

Não foi uma dobradinha das Flechas Prateadas, mas foi finlandesa, porque entre ele e Lewis Hamilton, ficou a Ferrari de Kimi Raikkonen.

Daniel Ricciardo foi o 4º, enquanto Max Verstappen que foi tão bem ontem, em 6º, pela Red Bull. Entre eles e completando o top 5, Esteban Ocon, da Force India, enquanto a de Sergio Pérez fechou o top 10.

Na Williams, Felipe Massa foi o 7º e Lance Stroll, o 9º. Ali no meio dos dois, tivemos a Toro Rosso de Daniil Kvyat.

E na McLaren-Honda, Fernando Alonso que já perderia 15 posições, perderá 40, após trocar mais peças, ou seja, vai largar em último de qualquer jeito, e isso se não sair dos boxes mesmo.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sexta-feira, 23 de junho de 2017

FIA Intercontinental Drifting Cup


Já era hora, ou melhor, já tinha passado: a FIA finalmente irá promover uma competição de drift, ou drifting. Irá se chamar FIA Imtercontinental Drifting Cup, como já viram no título. O anúncio foi feito ontem, pelo presidente da entidade, Jean Todt, em Genebra, na Suíça.

O evento será uma copa realizada em apenas um dia, meio que para experimentarem e, se der certo, aí sim, promover mais etapas ao redor do mundo. Acontecerá no próximo dia 30 de setembro em... Tokyo! Onde mais poderia ser, não é mesmo?


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 2 2017 - Seu pai está sorrindo, Charles


Quarta classificação da temporada 2017 da Fórmula 2, e quarta pole position consecutiva para o estreante e líder do campeonato, Charles Leclerc.

Hoje, nas ruas de Baku, onde haverá o GP do Azerbaijão, o pupilo da Ferrari teve um motivo especial para dar o seu melhor. E realmente o fez, pois enficou mais de meio segundo sobre Nobuharu Matsushita, da ART Grand Prix.

Acontece que há três dias, o francês perdeu seu pai, Herve, e, se o Google Tradutor não estiver me enganando, isso escrito na asa traseira de seu carro da Prema, que também está gravado em seu capacete, significa "Eu te amo, papai". E ele deixou de ir ao funeral do pai, para poder correr. O que eu vejo como uma forma de honrá-lo. Creio que como pai, Herve aprovaria, mesmo não o conhecendo.

Sinto muito, Charles. E pode ter certeza que, lá de cima, ao lado de seu grande amigo Jules Bianchi, ambos estão sorrindo e muito orgulhosos de ti, pelo melhor na pista para homenageá-los.

Atualização (24/06): e ele venceu a primeira corrida. :-)

Atualização (25/06): na pista, ele voltou a vencer também na segunda corrida. Mas por exceder a velocidade numa bandeira amarela, foi punido com 10 segundos (um exagero), caindo para 2º. Venceu na pista, e isso é o que mais importa. Herve está orgulhoso, Charles.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - GP do Azerbaijão - 1º e 2º Treinos Livres


Surpreendente, Max Verstappen é o grande nome desta sexta-feira de Fórmula 1, nos treinos livres para o GP do Azerbaijão. O holandês liderou as duas sessões, sendo que a primeira foi uma dobradinha da Red Bull. Mais tarde, Valtteri Bottas conseguiu colocar a Mercedes entre o líder e Daniel Ricciardo.


Foi incrível os rubro-taurinos terem superado as Flechas Prateadas e a Ferrari e, entre essas duas, não deu para ver muito bem quem está mais próxima dos austríacos, se considerarmos os resultados dos dois treinos. A Force India também dá sinais de que será competitiva nas ruas de Baku, apesar da batida de Sergio Pérez no treino de mais cedo. Aliás, Verstappen que comandou, também encerrou as atividades do dia com um escorregão que enfiou o RB13 #33 no soft wall.

E a McLaren-Honda, mais uma vez, deixou Fernando Alonso pelo caminho, na segunda sessão. Mais do que isso, foi confirmada pela FIA a perda de 15 posições tanto para o espanhol quanto para Stoffel Vandoorne, por trocas de peças além do permitido.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) da IndyCar Series 2017: Wickens na Schmidt-Peterson e Gutiérrez continua na Dale Coyne


Devido a problemas não especificados com a imigração, Mikhail Aleshin não conseguiu sair da França desde que disputou as 24 Horas de Le Mans e, por isso, não conseguirá chegar aos Estados Unidos a tempo dos primeiros treinos livres da IndyCar em Road America.

Sendo assim, sua equipe, a Schmidt Peterson, decidiu chamar o canadense Robert Wickens, que corre pela Mercedes-AMG no DTM e já fez um teste com eles em fevereiro, no circuito de Sebring, E, caso o russo continue tendo complicações, ele deverá assumir o carro pelo restante do final de semana.

E na Dale Coyne, Esteban Gutiérrez continuará substituindo Sébastien Bourdais pelo restante da temporada, deixando mesmo a Formula E, visto que o francês encontra-se impossibilitado de pilotar. Só não sei dizer se irá correr nos ovais, pois da última vez, Tristan Vautier assumiu o volante.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - Kaltenborn fora da Sauber


Monisha Kaltenborn não é mais chefe de equipe da Sauber, como foi comunicado pela equipe ontem, devido a divergências entre ela e os proprietários, do Longbow Finance.

Sabe-se que o grupo tem preferência por Marcus Ericsson, enquanto Monisha, por mais que não só não tenha prejudicado o sueco, como também contribuiu para a sua entrada no time, ultimamente tem dado mais apoio ao Pascal Wehrlein, inclusive defendendo-o enquanto esteve lesionado. Não à toa, com a notícia, Ericsson se fez de surpreso, mas apoiou o time, enquanto o alemão revelou que recebeu uma ligação da agora ex-chefe, falando sobre o assunto, lamentou o acontecimento e a agradeceu por todo o seu trabalho e apoio.

Monisha exerceu a função desde o final de 2012 e, quando começou seu trabalho de forma mais independente em 2013, fez uma temporada até razoável, mas inferior ao que foi no ano anterior. Dali pra frente, a coisa desandou e do final de 2014 para o início de 2015, houve muita confusão em relação a contratos de pilotos - até que apareceu Giedo van der Garde brigando na Justiça e etc. Em 2015 deu uma melhorada, para 2016 ser pior e agora, em 2017, tem sido OK. Melhor do que ano passado, pelo menos, já está.

Particularmente, embora não a achasse lá excelente, a noticia não me agradou. Ela é melhor do que muitos. Principalmente se for por causa de picuinha de piloto que não entrega bom desempenho, mas tem patrocinadores por trás. Porém foi legal ver a única chefe de equipe mulher trabalhando. Até mais e boa sorte no futuro, Monisha.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Porsche: entre WEC, Formula E e Fórmula 1

As montagens desse cara são demais, né?
Começa-se a falar mais em Porsche na Fórmula 1, pois a montadora foi convidada para a próxima reunião da FIA sobre motores para a categoria, como aquela que já aconteceu, da qual inclusive Audi, Alfa Romeo e Ilmor participaram.

Ou seja, pode nem ser como time de fábrica, mas sim tão somente como fornecedora, como até já foi no passado.

No último final de semana, a montadora alemã alcançou mais uma vitória nas 24 Horas de Le Mans. Salvo engano a sua terceira consecutiva. Mas com uma mudança no regulamento para os próximos anos, não é certeza que continuem no certame.

Assim, a Fórmula 1 pode ser uma opção, inclusive podendo retomar uma antiga parceria (que resultou no tricampeonato de Niki Lauda em 1984), com a McLaren, farta da Honda.

Recentemente a Porsche ainda falou sobre a possibilidade de entrar na Formula E.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Fórmula 1 2017 - GP do Azerbaijão - Informações


A Fórmula 1 volta à Europa para a próxima etapa que, aliás, não se chama mais GP da Europa, mas sim GP do Azerbaijão mesmo.

Disputado nas apertadas ruas de Baku, capital do país, o circuito possui atualmente a maior reta do calendário da categoria. Bom para quem tem motores Mercedes-Benz, principalmente.

Atualizações (22/06):

- Para este GP, a FIA vai experimentar dar a bandeira azul quando a diferença entre os pilotos estiver dentro de 1 segundo;
- A Haas irá levar "spotters", isso é, pessoas posicionadas estrategicamente ao longo do traçado, informando a posição de outros carros.


Programação (horário de Brasília):

Sexta-feira: 1º Treino Livre às 06h00, e 2º Treino Livre às 10h00;
Sábado: 3º Treino Livre às 07h00, e Classificação às 10h00;
Domingo: Corrida às 10h00.


Mapa do circuito:


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Peugeot traz novo 3008 ao Brasil


Esqueçam aquela minivan ou crossover, sei lá. A nova geração do 3008 é um SUV, e chega ao Brasil por R$ 135.990 na pré-venda (depois vai beirar os R$ 140 mil), em uma única versão, importada da França. Foi apresentado pela Peugeot ontem.


Esta é a versão Griffe, equipada com motor 1.6 THP (turbo), que gera 165 cv de potência e 24,5 kgfm de torque (obs: não é flex), acoplado ao câmbio automático de 8 marchas. Traz ainda controles eletrônicos de tração e de estabilidade.


O interior lembra até um carro conceito, não? Ele virá equipado com quadro de instrumentos digital, central multimídia com tela de 8 polegadas sensível ao toque (ou touchscreen), compatível com sistema Apple e Android e base de carga para smartphone, direção elétrica, ar-condicional dual-zone digital, bancos de couro com ajustes elétricos, massageadores e aquecimento, teto solar, faróis LED e por aí vai.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

MotoGP 2017 - Crutchlow continua na LCR através da Honda


Por mostrar muito bom serviço, Cal Crutchlow teve seu contrato renovado com a LCR por mais dois anos. Agora, porém, com um detalhe: o novo vínculo não é direto com a equipe, mas sim com a Honda, da qual a LCR é cliente. Isso significa que a parceria continua e aconteceu assim porquê a marca gostou do piloto, que trabalhou bem no desenvolvimento de peças para a moto.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!