quarta-feira, 31 de maio de 2017

Fórmula 1 2017 - Giovinazzi fará treinos livres pela Haas


Como já devem ter notado, ocasionalmente os pilotos reservas das equipes de Fórmula 1 participam de um ou outro treino livre ou sessão de teste. Então, deixo para mencionar isso no próprio post das ditas atividades.

Hoje, porém, temos uma notícia um pouco diferente: a partir de julho, Antonio Giovinazzi irá participar de sete treinos livres pela Haas, aumentando sua experiência no certame.

Giovinazzi foi vice-campeão da GP2 Series (atual Fórmula 2), perdendo o título para o seu companheiro de equipe na Prema, Pierre Gasly, que hoje disputa a Super Formula. No entanto, o italiano chamou muito mais a atenção na reta final do campeonato, rapidamente ganhando a oportunidade de se tornar piloto reserva da Ferrari e, consequentemente, ter substituído Pascal Wehrlein nos dois primeios GPs do ano pela Sauber.

Como assim como a Sauber é parceira da Scuderia (por enquanto, pois vai se "casar" com a Honda), a Haas também é, de forma até mais estreita. Assim, é natural que o time americano sirva como um "estágio" para a equipe de Maranello.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - Uma corrida incomum no Red Bull Ring




A Red Bull lançou ontem um vídeo em suas redes sociais e canal no YouTube (este que está aqui) de Daniel Ricciardo e Max Verstappen disputando uma corrida amistosa um tanto quanto... peculiar.

Max Verstappen está tranquilo fazendo um churrasco nos arredores do Red Bull Ring, em um trailer puxado por um Aston Martin (existe uma parceria entre a equipe e a marca), quando Daniel Ricciardo chega com um conjunto igual e os dois vão para a pista, fazendo suas fanfarronices.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

WEC 2017 - Tony Kanaan nas 24 Horas de Le Mans


A Ganassi coloca seus Ford GT nas 24 Horas de Le Mans. Disso, todo mundo sabe. Um de seus pilotos, porém é Sébastien Bordais, e este sofreu um grave acidente na classificação da Indy 500, afastando-o da IndyCar (e de outras competições) pelos próximos meses.

Sendo assim, foi decidido que Tony Kanaan irá substituir o francês (que vai se recuperando bem), fazendo sua estreia numa das corridas mais importantes do mundo. Aliás, ele já tem experiência com este carro, como podem ver na foto. Com este, disputa as 24 Horas de Daytona. No WEC, ele terá outro brasileiro como companheiro de equipe: Pipo Derani.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Atenção: nova legislação sobre faróis


O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) tem um novo dispositivo legal - um tanto quanto controverso - que diz respeito ao uso de faróis. Trata-se da Resolução nº 667 de 18 de maio de 2017, que pelo menos a princípio, passará a valer a partir de janeiro de 2021.

Parece longe, mas logo estaremos lá (e eu já sendo advogado até lá, me chamem, rs - porque como eu disse, é uma questão bem controversa). Quem sabe até que se torne válida, não mudam as bizarrices?

Primeiramente, falemos de algo positivo: talvez os faróis de neblina e as luzes diurnas passem a ser obrigatórias de fábrica. Por que talvez? Porque a resolução diz que esses tipos de luzes devem obedecer ao que está sendo disposto (e é aí que começa o festival de arbitrariedades), não que necessariamente devam sair da linha de montagem com elas. Aliás, para piorar, o dispositivo ainda limita as opções quanto ao acréscimo de tipos de faróis e, principalmente, nas lâmpadas utilizadas.

Ah, agora adivinharam onde está o centro do problema, não é?

Tudo bem que existem os sem noção que colocam faróis de xenônio que cegam os outros motoristas e ainda tem seu direcionamento desregulado. Mas outras luzes, num nível aceitável, podem até trazer mais segurança - e OK, ficam mais bonitas também, às vezes. Então, nada mais de comprar aquela lâmpada paralela qualquer. Mesmo que seja de uma grande fabricante com certificação do Inmetro, mas que não seja a padrão de fábrica do veículo.

O que nos leva a outro problema...

Como provar que são as lâmpadas de fábrica em uma blitz? Pelo manual do carro? Não é obrigatório o porte do mesmo. E as polícias, entre outros órgãos de fiscalização do trânsito, não possuem um aparelho que mede a temperatura da luz. E os faróis de xenônio que vieram de fábrica? Até aí, tudo bem. O que não pode é colocar depois. Mas e se o agente não conhece seu carro e, por isso, não sabe que aquele tipo de luz veio de fábrica?

Isso só para dizer o mínimo de absurdos que podem vir dessa legislação e que, nesse caso (pois nem sempre acontece), infelizmente vejo amparo legal para que esta resolução exista - pois não se pode vir fazendo resoluções com o que der na telha. Não vou entrar em muito do Direito aqui, mas não deixa de ser uma questão discutível.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

terça-feira, 30 de maio de 2017

IndyCar Series 2017 - Os prêmios de Sato e Alonso na Indy 500


No último domingo, na IndyCar, tivemos a 101ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, que pela primeira vez na história, foi vencida por um piloto japonês: Takuma Sato, que corre pela Andretti, equipada com motores igualmente nipônicos, da Honda.

Algo muito comentado após a mítica prova, é quanto cada piloto embolsa. No caso, o nosso samurai vencedor, faturou US$ 2,5 milhões. Além disso, está tendo uma agenda bem agitada e assim será pelos próximos dias, indo à diversos programas de TV nos Estados Unidos e não duvido que também vá ao Japão na primeira oportunidade. O pessoal de lá foi ao delírio com a vitória.

Como já devem ter entendido, não é só o vencedor que recebe prêmios em dinheiro. Existem diversos bônus, como por exemplo, por liderar determinada volta. Acho que todo mundo avi embora levando alguma coisa, pois nem o último colocado saiu de mãos vazias.

Além disso, há outros prêmios, como o de Rookie of the Year (Novato do Ano). Sabem quem levou esse? Ele mesmo: Fernando Alonso, da McLaren-Andretti. Mesmo quebrando na parte final da corrida, o espanhol mostrou talento ao andar sempre no pelotão de frente, e vai levar pra casa quase US$ 306 mil. E ele já disse que quer voltar.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Adeus, Eric Broadley


Morreu ontem, aos 88 anos, no Reino Unido, Eric Broadley, fundador da Lola Cars, marca de chassis que construiu carros para diversas categorias, como a Fórmula 1, Fórmula 2, Fórmula 3, CART, IndyCar, endurance (24 Horas de Le Mans), Fórmula 3000, entre outras.

Soube desta triste notícia através do Continental Circus, do amigo xará português Paulo Teixeira. Recomendo que leiam a matéria dele, pois lá ele conta toda a história no automobilismo deste senhor lendário, que agora vai fazer carros para os pilotos que também já estão lá em cima.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

NASCAR Cup Series 2017 - 600 Milhas de Charlotte


Ontem, depois de GP de Mônaco de Fórmula 1, 500 Milhas de Indianápolis da IndyCar e World Series F-V8 3.5 em Jerez de la Frontera, nós ainda tivemos as 600 Milhas de Charlotte, mais conhecidas como Coca-Cola 600, da NASCAR Cup Series, que aqui no Brasil, terminou no início da madrugada de hoje.

Vencendo pela primeira vez na divisão principal da stock car americana, quem se deu bem foi Austin Dillon, da Richard Childress, que corre de Chevrolet. Resultado que veio apenas nas 2 voltas finais do estágio 4, quando Jimmie Johnson, com seu Chevrolet da Hendrick, que liderava, ficou sem combustível. O que ainda não facilitou a vida de Dillon, que teve que lidar com um Kyle Busch, da Joe Gibbs, vindo babando, querendo repetir o resultado de sábado passado no mesmo circuito, após ter ultrapassado o igualmente forte Martin Truex Jr., da Furniture Row. Ambos com carros da Toyota.

Quanto aos três estágios anteriores, Kyle Busch venceu o primeiro e, quando começariam o segundo, veio uma forte chuva que paralisou a prova por quase 2 horas. Depois, Truex Jr. venceu o segundo e Denny Hamlin, também da Joe Gibbs, o terceiro.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

domingo, 28 de maio de 2017

Fittipaldi volta a vencer na World Series F-V8 3.5


Enquanto a maior parte do mundo automobilístico voltava os olhos para o GP de Mônaco de Fórmula 1 e as 500 Milhas de Indianápolis da IndyCar, dois dos três requisitos para a Tríplice Coroa do Automobilismo, mais uma corrida acontecia na Espanha.

A World Series F-V8 3.5 esteve em Jerez de la Frontera para mais uma rodada dupla, e Pietro Fittipaldi, da Lotus, depois de terminar em 2º na primeira corrida, na segunda, cravou mais uma pole position e venceu. Com esses resultados, ele assume a vice-liderança do campeonato, 1 ponto atrás de seu companheiro de equipe, René Binder.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

IndyCar Series 2017 - 500 Milhas de Indianápolis


Histórico: Takuma Sato é o primeiro japonês a vencer as 500 Milhas de Indianápolis! Logo aqui (ou lá), onde ele conquistou um pódio como seu melhor resultado nos tempos de Fórmula 1.

O conjunto Andretti-Honda realmente confirmou a sua força... exceto com Fernando Alonso, que abandonou, mas disso eu falo depois.


Sato estava um canhão nas voltas finais, disputando a liderança com Hélio Castroneves, da Penske. É, mais uma vez, a 4ª Indy 500 vai ter que ficar para depois. Mas o brasileiro também foi um monstro em sua pilotagem. Sua equipe já não ia bem nesse circuito durante os treinos e classificação. O kit aerodinâmico e motor Chevrolet, muito menos, Ainda por cima, ele passou a maior parte da prova com um pedaço da asa traseira quebrada, como consequência do acidente mais forte visto por lá nesta tarde, envolvendo Scott Dixon, da Ganassi, e Jay Howard, da Schmidt Peterson, do que logo mais eu vou falar também.


Tudo bem, né? Sato-san perseguia essa vitória há algum tempo, e Helinho já venceu 3 vezes. O japonês ainda demonstrou gratidão pela competição leal contra o brasileiro, que logo o parabenizou pela conquista. Esse resultado ainda não deixou o piloto da Penske sair com as mãos abanando: agora é líder do campeonato. E depois foi tirar uma selfie com a galera.


Agora falando em Fernando Alonso, o espanhol realmente foi brilhante em sua primeira atuação. Na largada, ali no pelotão de frente, se assustou um pouco e caiu 3 ou 4 posições, mas logo se recuperou e, dali pra frente, praticamente não só não parou de andar entre os primeiros colocados, como até liderou um bom número de voltas.

O motor Honda, porém, assim como na Fórmula 1, decepcionou. Um ou outro motor nipônicos já tinha ido pelos ares antes, o que já deixou o clima meio tenso. No último 1/4 de corrida, viu-se a McLaren-Andretti "fumando". Seja como fosse, Alonso disse que sairia dali feliz. E além de feliz, foi ovacionado pelo público.


Mais tarde, na coletiva, ainda foi brincalhão. Tirou uma caixinha de leite de debaixo da mesa, pra não ir embora só com a vontade de ter bebido, e agradeceu aos repórterese à Indy Car, pela recepção e por terem o acompanhado nesta jornada. 

Sobre o tal acidente, entre muitos, mas esse sim que chamou mais atenção, foi ali pela volta 53. Mais para o final tivemos um outro que pareceu um Big One da NASCAR.


Dixon, que era o pole position e igualmente forte candidato à vitória, encontrou com um já batido Howard e decolu, bateu mais, capotou, lançou chamas... foi preocupante. Mas saiu vivo, inteiro e caminhando. Castroneves passou por baixo do carro de Dixon no ar e, ao se desviar de Howard, o brasileiro passou pela grama que, com a mudança brusca de terreno, um pedaço de sua asa traseira foi pelos ares.

Quando ao outro brasileiro, Tony Kanaan, da Ganassi, este terminou em 5º. Bem atrás de seu companheiro Max Chilton, que também liderou nas voltas finais, e Ed Jones, da Dale Coyne, em sua primeira Indy 500, chegou muito bem em 3º. O atual campeão da Indy Lights, aliás, perdeu pela menor diferença da história do Indianapolis Motor Speedway ano passado na Freedom 100.

Que corrida! Como sempre, de tirar o fôlego. Até 2018, Indianápolis.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - GP de Mônaco - Corrida


Desde 2001 a Ferrari não vencia o GP de Mônaco, e hoje voltou a fazê-lo, ainda por cima em uma dobradinha. Em um resultado meio controverso, mas eu já irei falar sobre, Sebastian Vettel chegou à frente de Kimi Raikkonen.

Ontem na classificação, o Iceman conquistou a pole position e, na largada, conseguiu manter a liderança, conseguindo até abrir uma certa vantagem. Ocorre que, chegada a hora de fazerem as paradas nos boxes, o tetracampeão acabou conseguindo tomar a posição de seu companheiro.

Pode ter sido estratégia da Ferrari, que tem Vettel liderando o campeonato, fazer essas paradas num momento que isso pudesse acontecer? Sim, pode. Mas também contou um pouco da sorte, porque essa "ultrapassagem" foi bem apertada e, além disso, pit-stops de ambos foram em bons tempos, embora o do alemão tenha sido 0,5 segundo mais rápido, assim como o dito piloto, na pista, fez voltas voadoras nesse período de tempo. Então ele também fez a sua parte e, mais do que isso, depois conseguiu abrir uma larga vantagem sobre o finlandês. Logo, por mais que eu mesmo admito que quiria muito ver o Kimi vencendo, assim acabou sendo melhor.

Vettel estava mais rápido. Conseguiria passar e, logo nas ruas do principado, ficaria muito mais feio se essa posição fosse entregue na pista. Antes do pit-stop, ele já vinha reduzindo bastante a diferença, volta após volta. Mas naturalmente, Raikkonen não ficou satisfeito. Se bem que... a cara dele é amarrada de qualquer jeito mesmo.


Parece que é sempre um porre chegar em 2º lugar em Mônaco. Mas para quem ficou de saco cheio por isso no ano passado, Daniel Ricciardo pareceu bem feliz completando o pódio. E não é pra menos: conseguiu superar seu companheiro na Red Bull, Max Verstappen, e a Mercedes de Valtteri Bottas. Esses dois completaram o top 5, com a Flecha Prateada à frente do moleque rubro-taurino.

Por mais que tenha "apenas" mantido a posição na qual largou, Carlos Sainz Jr. fez um excelente 6º lugar pela Toro Rosso. Já seu companheiro Daniil Kvyat, que andava mais atrás, abandonou no fim da prova, devido a um toque de Sergio Pérez, da Force India.

Por falar em toque, tivemos um acidente assustador, daqueles de calar todo o circuito. Pra lá da metade da corrida, Jenson Button tentou ultrapassar Pascal Wehrlein por dentro, na curva que antecede a entrada do túnel. E ao tocarem rodas, a Sauber virou, batendo com sua parte de sima no soft wall. Felizmente, tudo bem com o piloto alemão. Quanto ao piloto da McLaren-Honda, também foi obrigado a abandonar na área de escape após o túnel, com a suspensão dianteira esquerda quebrada.

Ah! Vale lembrar que, saindo dos boxes para a volta de apresentação, a McLaren colocou uma ligação de Fernando Alonso, direto de Indianápolis, no rádio de Button. O espanhol disse "boa sorte e cuide bem do meu carro", e o inglês respondeu "eu vou mijar no seu banco", hahaha.


Safety car na pista e grande vantagem construída por Vettel foi zerada. Quando deram a bandeira verde da relargada, na primeira curva, a Sainte-Dévote, o outro carro do time de Woking bateu. Stoffel Vandoorne se deu mal saindo de frente ao tentar dividir a curva com... Pérez, de novo.

Candidato ao título, mas agora bem atrás de Vettel na tabela, Lewis Hamilton foi apenas o 7º colocado, tendo largado em 13º. Felipe Massa, da Williams, conseguiu ganhar não só uma, como duas posições na zona de pontuação, terminando em 9º pela Williams, entre as Haas de Romain Grosjean à frente e Kevin Magnussen atrás, levando o último ponto.

Depois vieram Jolyon Palmer, da Renault e as Force India de Esteban Ocon e Pérez, respectivamente. Salvo engano é a primeira vez que a equipe indiana não marca pontos nesta temporada, o que vinham conseguindo fazer com os dois carros.

Faltou mencionar os abandonos de Nico Hulkenberg, da Renault, e Marcus Ericsson, da Sauber. Ao que parece, ambos com problemas de câmbio e/ou motor. O sueco, aliás, perdeu 3 posições no grid após trocar o câmbio de ontem pra hoje. Ah! E Lance Stroll também, estranhamente recolheu seu carro para a garagem da Williams a umas 4 voltas do fim.






Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sábado, 27 de maio de 2017

Fórmula 2 2017 - GP de Mônaco - Corrida 2


Pupilo da McLaren e piloto da Rapax, Nyck de Vries venceu a segunda corrida do GP de Mônaco de Fórmula 2, conquistando sua primeira vitória.

Largando na frente estava seu companheiro de equipe, Johnny Cecotto Jr., com de Vries em 2º, fechando a primeira fila para a Rapax. Dada a largada, até chegarem à primeira curva, o jovem holandês superou o já veterano do certame, para não mais perder a liderança. Chegou a abrir impressionantes 11,5 segundos de vantagem pelas ruas do principado, até a última volta, quando na reta final essa diferença deve ter caído enquanto ele ziguezagueava em comemoração antes de cruzar a linha de chegada.

Completando o pódio, veio Gustav Malja, da Racing Engineering. Na largada, ele disputou a 3ª posição, na qual largou, contra Luca Ghiotto, da Russian Time, conseguindo se manter em seu lugar. Porém, o italiano não deu sossego ao sueco, chegando a ser uma ameaça em determinados momentos da prova, especialmente ao final desta.

Ainda líder do campeonato, pois o vencedor de ontem, Oliver Rowland, da Dams, não pontuou, Charles Leclerc, da Prema, completou seu primeiro final de semana de corrida em casa para esquecer, novamente abandonando. Largou lá de trás e, embora a principio até tenha feito uma ou outra bela ultrapassagem, após quebrar a asia dianteira, não estava mais conseguindo ser muito competitivo. Então foi aos boxes, teve seus pneus trocados, mas desligou o motor ali mesmo. Particularmente, ainda mais que colocou os compostos ultra macios novos, penso que poderia ter trocado a asa e voltado à pista num momento em que pegasse menos tráfego, para pelo menos tentar levar o pontinho da volta mais rápida e não sair de casa com o final de semana completamente perdido, zerado.

Quanto ao brasileiro Sérgio Sette Câmara, da MP Motorsport, conseguiu terminar. Apenas em 14º, mas conseguiu. Inclusive por muito tempo, conseguiu segurar Leclerc. Pelo menos hoje não teve mais problemas mecânicos, aparentemente.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - GP de Mônaco - Classificação


Agora foi! Após 128 GPs, Kimik Raikkonen voltou a cravar uma pole position, logo nas estreitas ruas do principado de Mônaco, que não perdoa erros. Seu companheiro de equipe na Ferrari, Sebastian Vettel, fecha a primeira fila.

Em 3º, Valtteri Bottas, da Mercedes. Ele e Vettel até foram fortes candidatos à pole, mas o Iceman foi tão bem no segundo setor, que os concorrentes não puderam superá-lo e, logo neste trecho, ainda cometeram pequenos erros que custaram o melhor tempo. Quanto a outra Flecha Prateada, sequer chegou ao Q3. Vão dizer que foi por causa da batida de Stoffel Vandoorne, da McLaren Honda, que por isso perderá 3 posições no grid (sendo que Jenson Button já perdeu 15 por trocar de motor após o último treino). Mas nem que isso não acontecesse, não resolveria o problema do tricampeão, que estava tendo dificuldades com seu carro. Fez o 14º melhor tempo, mas deve ganhar um empurrãozinho graças ao time de Woking.

Completando o top 5, vieram as Red Bull de Max Verstappen e Daniel Ricciardo, que também andaram muito bem. Depois vieram Carlos Sainz Jr. da Toro Rosso, Sergio Pérez da Force India e Romain Grosjean da Haas. Companheiro deste, Kevin Magnussen foi o 13º.

Em seguida... bem, conquistando na pista mesmo, agora seriam Button e Vandoorne, respectivamente. Logo quando as duas McLaren-Honda chegam ao Q3, são punidas. Então sobem Daniil Kvyat da Toro Rosso e Nico Hulkenberg da Renault.

Passando para a parte de baixo, a última fila seria da Sauber, que teve Pascal Wehrlein andando mais rápido do que Marcus Ericsson, e este ainda por cima teve uma quebra. Mas na prática, quem largará em último será Vandoorne. Outros eliminados no Q1 foram Lance Stroll da Williams, que deve ter andado devagar pra não bater de novo que nem erra no PS4 (acreditem, ele falou isso, mas tudo bem, é um garoto); Jolyon Palmer da Renault e Esteban Ocon da Force India.

Menos rápido do Q2, foi o outro piloto de Grove, Felipe Massa. Um dos prejudicados graças ao erro de Vandoorne ao final do Q2, porém o próprio brasileiro disse que não conseguiria melhorar muito o seu tempo, se é que conseguiria.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

MotoGP 2017 - Em tempo: Rossi já recebeu alta


Perdoem-me. Esqueci de informar que, ainda ontem, ou seja, um dia após seu acidente de estripulias no motocross, Valentino Rossi já recebeu alta do hospital, juntamente com ordens médicas de permanecer em repouso. Se poderá correr no próximo final de semana, aliás, no GP da Itália, será verificado depois, assim como o que a Yamaha irá decidir a respeito.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - GP de Mônaco - 3º Treino Livre


A Ferrari teve uma liderança tranquila na última sessão de treinos livres para o GP de Mônaco, e com Sebastian Vettel bem à frente de Kimi Raikkonen, Atrás, Mercedes e Red Bull aparecem alternando posições. seguidas pela ainda muito boa Toro Rosso.

Fora isso, cabe destacar uma batida de Esteban Ocon, da Force India, e que Jenson Button já será punido perdendo 15 posições por uma troca de motor da McLaren-Honda.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Indy Lights 2017 - Leist vence as 100 Milhas de Indianápolis


A sexta-feira que antecede as 500 Milhas de Indianápolis, é conhecida por ter o Carb Day da IndyCar. Isto é, o último treino para a corrida, que aliás, contou com a liderança de Helio Castroneves, num tardio despertar da Penske. Mas outro brasileiro também chamou a atenção no Indianapolis Motor Speedway na tarde de hoje.

Além do Carb Day, também temos a Freedom 100, que são as 100 Milhas de Indianápolis da Indy Lights. Corrida, já, que geralmente já oferece pegas espetaculares, inclusive a chegada mais apertada da história do circuito (atual post mais acessado aqui, diga-se de passagem).

E o vencedor da edição deste ano, foi o estreante da categoria, Matheus Leist. Aliás, foi a sua primeira vitória, desencantando após alguns resultados já expressivos. E em sua primeira corrida em oval.

O piloto da Carlin largou da pole position e, resistindo às investidas dos rivais, conseguiu dominar a prova, vencendo de ponta a ponta.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

World SBK - Homenagens para Hayden


O Mundial de Superbike está em Donington Park e, óbvia e naturalmente, está de luto e cheio de homenagens para Nicky Hayden, que faleceu no início desta semana.

O box do piloto da Honda está montado, como se lá ele estivessem com seu capacete sobre sua moto. Outros pilotos ainda, de alguma forma, carregam o npumero #69 do Kentucky Kid em suas respectivas motos e capacetes. Antes da primeira corrida, haverá 1 minuto de silêncio.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 2 - GP de Mônaco - Corrida 1


Oliver Rowland, da Dams, conquista a vitória na primeira corrida da rodada dupla da Fórmula 2 no GP de Mônaco, após ver seu - até aqui - maior rival no campeonato, Charles Leclerc, da Prema, abandonar. Consequentemente, encostou no líder na tabela.

Bem, não é tirando mérito do vencedor, de forma alguma. Estava no lugar certo e na hora certa, porquê estava mostrando uma boa performance na pista.

Correndo em casa, Leclerc era o pole position e, na largada, conseguiu construir uma boa vantagem até o safety car precisar entrar na pista por causa de um acidente. Depois, o monegasco abriu vantagem novamente, fazendo volta mais rápida atrás de volta mais rápida, até ter outro acidente e, novamente com a intervenção do safety car, desta vez ele aproveitou para fazer seu pit stop, enquanto seus adversários já haviam aproveitado a brecha anterior. Ainda conseguiu voltar em 4º, porém, com uma possível má fixação da roda dianteira esquerda, teve a suspensão deste lado danificada, sendo obrigado a se retirar, arrasado.

Também fazendo boas provas, completaram o pódio: Artem Markelov, da Russian Time; e Nobuharu Matsushita, da ART Grand Prix.

Outro abandono melancólico, especialmente para nós, brasileiros, foi o de Sérgio Sette Câmara, que iria marcar seus primeiros pontos na categoria, até ter um problema mecânico. Sua posição foi herdada pelo seu companheiro de equipe na MP Motorsport, Jordan King.

E uma atuação um tanto quanto... cômica (eu tento respeitar ao máximo, mas nesse caso foi difícil) foi a do último colocado, Louis Deletráz, da Racing Engineering, e quero acreditar que esta entregou um carro problemático ao piloto, que saiu incontáveis vezes pelas pequenas áreas de escape do principado.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Conceito do BMW Série 8


Recentemente, eu falei sobre o retorno do BMW Série 8. Ontem, surgiram imagens "vazadas" de uma versão conceitual do mesmo, um dia antes do previsto, que seria hoje.

Já se especula ainda as opções de motorização do modelo: 6 cilindros em linha, de 3.0L e biturbo; V8 biturbo de 4.4L e, talvez, se fizerem uma M8, V12 biturbo de 6.0L.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quinta-feira, 25 de maio de 2017

MotoGP 2017 - Rossi sofre trauma leve em acidente de motocross


É sabido que além de acelerar na MotoGP, Valentino Rossi também gosta de se aventurar no motocross. Por saber dos riscos da modalidade, ele te praticado menos desta ao longo da temporada do mundial.

Porém hoje, num desses treinos, em Cavallara, na Itália, o piloto se acidentou e foi levado ao hospital de Rimini. Mais tarde, a Yamaha confirmou que os doutores diagnosticaram o doutor com traumas leves no tórax e abdômen. Por enquanto, nada mais grave, e esperemos que não passe disso. Mas ele segue em observação.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Piquet no International GT Open


Uma coisa que eu canso de falar aqui, é que Nelsinho Piquet é um dos pilotos mais versáteis do mundo. Consegue correr, e bem, em todo tipo de carro de corrida em que se aventura, colecionando vitórias e outros bons resultados em diferentes categorias.

Agora essa versatilidade chega ao International GT Open, onde o primeiro campeão mundial da Formula E irá disputar a etapa de Spa-Francorchamps neste final de semana, com um BMW M6 GT3, pela equipe Teo Martín, atual campeã do certame.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

IndyCar Series 2017 - Atualizações sobre Bourdais


No último sábado, na classificação para as 500 Milhas de Indianápolis, Sébastien Bourdais sofreu um grave acidente, necessitando de uma cirurgia que deixou a Indy 500 fora de cogitação e, muito provavelmente, o restante de sua temporada na IndyCar também. Mas o francês vem demonstrando uma boa recuperação e hoje, conseguiu deixar o hospital já caminhando com o a ajuda de muletas.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Barrichello dará sua voz à personagem de Carros 3


Para quem não conhece muito o Paulo Vitor além de amante dos carros e dos esportes a motor, uma das coisas que também gosto muito, é de dublagem. Sim, dublagem. Aquela atividade que uma pá de gente fala mal, sem saber nada a respeito.

Pois bem, vindo de uma vitória na Stock Car, Rubens Barrichello divulgou que dará voz à um personagem de Carros 3 - filme sobre o qual já falei muito aqui. Aliás, é de costume dessa franquia escolher personalidades do automobilismo para dublar seus personagens. Sejam pilotos interpretando competidores, ou jornalistas da área interpretando os narradores. No filme anterior, Lewis Hamilton e Emerson Fittipaldi dublaram um mesmo carro, nas versões em inglês e português (óbvio), respectivamente.

Me preocupa um pouco o fato de Rubinho, assim como os outros, não serem atores profissionais da área. Mas é um filme da Disney Pixar, então com certeza terá uma excelente direção de dublagem e o resultado ficará ainda melhor. Barrica dará o seu melhor e vai pegar o jeito interpretando Cal Weathers, da Dinoco, que pelo nome e equipe, provavelmente deve ser filho do Rei.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - GP de Mônaco - 1º e 2º Treinos Livres


A Mercedes até liderou o primeiro treino com Lewis Hamilton, que por pouco superou Sebastian Vettel. As três equipes mais fortes nesse final de semana, num nível muito próximo umas das outras, aparentemente serão Mercedes, Ferrari e Red Bull.


Na sessão seguinte, o alemão da Scuderia bateu seu rival e as Flechas Prateadas tiveram um desempenho discreto.

Surpreendendo, tivemos o rubro-taurino Daniel Ricciardo em 2º lugar, à frente do outro piloto de Maranello, Kimi Raikkonen. E mais ainda, as Toro Rosso de Daniil Kvyat e Carlos Sainz Jr., respectivamente, completando o top 5.


A Red Bull, aliás, adotou a T-wing (sinal de Newey?). E também homenageou Nicky Hayden, que faleceu na segunda-feira. A Williams homenageou as vítimas do atentado terrorista em Manchester.

Outra mudança, e essa para todos os carros, determinada pela FIA, é no encaixe traseiro do macaco, por razões de segurança baseadas no acidente de Billy Monger, que perdeu as pernas na F4.

Tivemos ainda um bom retorno de Jenson Button à McLaren-Honda, conseguindo andar próximo de Stoffel Vandoorne, em seu primeiro contato com o carro novo. E ah, e também teve Lance Stroll batendo mais uma vez com a Williams, mas nada surpreendente para um novato em Mônaco.



Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Primeiras imagens do novo carro da IndyCar


O DW12 é um chassi utilizado pela IndyCar desde o ano de 2012. DW é uma homenagem ao piloto Dan Wheldon, que faleceu em um acidente fatal na etapa final de 2011, e constribuia para o desenvolvimento do bólido. 12, por causa do ano em que entrou no campeonato.

De lá pra cá, mudanças mais significativas mesmo, só nos kits aerodinâmicos fornecidos separadamente por Chevrolet e Honda. Mas quue logo serão padronizados.


No final do ano passado, a categoria renovou seu contrato com a Dallara, que produz os carros utilizados no certame. Desde então, fala-se na nova geração e, há pouco tempo, surgiu um esboço do que poderia ser a mesma.


Aqui, como podem ver, temos as primeiras imagens de algo mais concreto de como pode ser esse carro. Foram divulgadas hoje pela IndyCar. Bem bonito, não?

Eles tentam resgatar um visual meio retrô, mas priorizando o nível máximo de segurança que podem alcançar, como o automobilismo vem buscando cada vez mais. O primeiro protótipo para testes deverá ficar pronto dentro dos próximos meses.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Robbie Williams - Supreme



Eu não conhecia essa música (que é do ano 2000), muito menos o clipe da mesma, até a Kanaru Abe me mostrar (obrigado!). E eu gostei demais!

Trata-se de uma canção de Robbie Williams a qual, no clipe, ele interpreta um piloto de Fórmula 1 chamado Bob Williams, rival de Jackie Stewart nos anos 1970, disputando o campeonato. Ele ia bem na temporada, ganhando corridas e o apelido de "Ace", até sofrer um acidente que o afastou das pistas. Milagrosamente, escapa, e consegue voltar para tentar levar o caneco no final, mas minutos antes da largada é atacado por uma diarreia e, ao não encontrá-lo em seu trailer (pois estava ocupado no banheiro deste), acaba ficando trancado lá, perdendo a corrida. Stewart conquistou seus títulos, e Bob seguiu a carreira de músico.

Não vi relação da música com o que se passa no clipe, mas ainda assim é muito boa. E quanto ao vídeo em si, é incrível como conseguiram deixá-lo de forma com que parecesse se passar naquela época, e como essas imagens se misturam muito bem com as belas corridas.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - GP de Mônaco - Informações


Chegamos à procissão, digo, "andar de bicicleta na sala de estar" (PIQUET, Nelson), digo, charmoso principado de Mônaco para o GP que é um requisito para a Tríplice Coroa do Automobilismo, tal como as 500 Milhas de Indinápolis, que os pilotos da IndyCar disputarão na tarde do mesmo dia.

E enquanto Fernando Alonso disputa a Indy 500, para a qual se classificou na segunda fila em sua primeira tentativa, Jenson Button entra em seu lugar pela McLaren-Honda na Fórmula 1. E o circuito de rua, aliás, é um bom lugar para tentar chegar em uma boa colocação. Aqui, motor praticamente não faz diferença e as forças são bem equilibradas. Vale mais o braço do piloto.

Outras novidades? Bem, sei que a Sauber estará com um assoalho novo. Por ser uma corrida na Europa, é bem provável que mais equipes levem atualizações.


Programação (horário de Brasília):

Quinta-feira (sim, é na quinta mesmo): 1º Treino Livre às 5h00, e 2º Treino Livre às 9h00;
Sábado: 3º Treino Livre às 6h00, e Classificação às 9h00;
Domingo: Corrida às 9h00.


Mapa do circuito:



Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

terça-feira, 23 de maio de 2017

Fórmula 1 2017/18 - Laços entre Sauber e Honda podem se estreitar + atualização para o GP de Mônaco


Inicialmente, o novo vínculo entre Sauber e Honda seria tão somente o fornecimento de motores. Mas, isso pode mudar e os suíços parecem bem abertos a novas possibilidades.

Recentemente, a equipe já considerava uma parceria técnica mais estreita, trabalhando juntos na evolução do carro. Agora, Monisha Kaltenborn também fala em contratar pilotos nipônicos em desenvolvimento pela marca da Terra do Sol Nascente.

Quanto a atualização, li que estarão levando um novo assoalho para o GP de Mônaco, que acontecerá no próximo final de semana.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Recall Fiat


São tantos modelos, que achei melhor nem colocar no título: Uno, Fiorino, Doblo (inclusive Furgão), Siena, Gran Siena, Bravo, Palio (novo e Fire), Palio Weekend, Strada, Idea, Linea. Todos em um recall que envolve mais de 70 mil unidades.

Trata-se de uma falha no alternador, comprometendo o funcionamento do motor. O serviço de recall é gratuito, dura cerca de uma hora para ser feita a substituição do componente e começará amanhã, quarta-feira, dia 24 de maio. Para ver se o seu veículo está envolvido, clique aqui e será redirecionado ao site da Fiat.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nova geração de carros para a Fórmula 2


A Fórmula 2, novo nome da GP2 Series, corre com os mesmos carros desde que tem seu antigo nome. Há muito tempo, aliás: 2011.

Buscando uma maior aproximação com a Fórmula 1 além do nome, como principal categoria de acesso, para o ano que vem, teremos novos chassi Dallara de F2, mais semelhantes ao novo formato dos F1. Diria que mais como uma adaptação, para poupar gastos.

Os motores, no entanto, ainda não serão híbridos. Mas mudarão também, embora continuem sendo fornecidos pela Mecachrome. Saem de cena os V8 4.0L aspirados, e entram os V6 3.6L turbinados (o mesmo usado na GP3 Series, porém lá, são aspirados), que geram algo em torno de 650 cv de potência.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!