terça-feira, 31 de janeiro de 2017

IndyCar 2017 - 7-Eleven na Ganassi de Tony Kanaan


Déjà vu? A sensação é essa, pois nos tempos de Andretti, foi com o patrocínio da 7-Eleven que Tony Kanaan foi campeão da IndyCar em 2004.

A marca voltará a estampar o bólido do piloto, agora na Ganassi, onde ele continua este ano. Mas serão em quatro corridas. Para outras, pelo menos ele também tem renovado o contrato com a NTT Data, como viram.

Outra coincidência é que quando faturou o caneco, Tony corria na Andretti com motor Honda, e os nipônicos voltarão a ser os fornecedores da Ganassi, que deixou a Chevrolet. Outra parceria que deu muito certo no passado.

Para quem é supersticioso, temos a união de duas boas combinações aqui. Não é o meu caso, mas claro, ainda assim torço para que o brasileiro se dê bem.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - Teria sido isto o carro da Manor



No entanto, a equipe tinha um modelo em escala reduzida de um carro para 2017, que infelizmente, não vai ser mais do que um projeto mesmo. Já que não vão correr, mostraram logo como seria e olha, bem interessante.

Além de bonitos, podemos notar que além das asas e pneus maiores maiores, aquela "barbatana" sobre o motor poderá estar de volta nos carros da categoria, se o da nanica não for muito diferente dos demais. O dispositivo foi banido no final de 2010, devido ao regulamento mais limitado da temporada seguinte.

Uma pena termos dois carros a menos, mesmo sendo tão pouco competitivos. Gosto daquela perseverança das equipes garagistas e pequenas. Bem, quem sabe não voltam futuramente? Inclusive o time está à venda.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Chevrolet Camaro Yenko/SC


Já que o motor da atual geração do Chevrolet Camaro foi herdado do Corvette Stingray, e este recentemente recebeu uma versão preparada pela Yenko, porquê não fazer o mesmo com o primeiro, não é mesmo? Da mesma forma, serão apenas 50 unidades.

Eis aqui o Camaro Yenko/SC. A receita é exatamente a mesma do Corvette: o motor que originalmente tinha 6.2L, foi aumentado para 6.8L e recebeu um compressor mais eficiente, além de componentes internos melhores. Resultado: 811 cv de potência e 103,7 kgfm de torque.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

MotoGP 2017 - As asas ocultas da Yamaha

Estamos vendo isso aí, hein, Valentino Rossi?
As asas aerodinâmicas foram banidas da MotoGP, por razões de segurança em caso de quedas e/ou batidas entre pilotos. Por causa desta nova limitação, as equipes de fábrica buscam alguma compensação em seus novos protótipos. E o que pode ser o "pulo do gato" da Yamaha, foi revelado hoje nos testes.

Em qualquer categoria de esporte a motor (desde que não seja um certame todo padronizado, é claro), os times sempre buscam brechas no regulamento, de onde possam tirar alguma vantagem. Aquilo de "o que não é proibido, é permitido".

A equipe apresentou a sua moto, a YZR-M1, há quase duas semanas. Mas naquele dia, ou não pudemos ver algo, ou eles fizeram alterações na carenagem hoje. Vejam bem ali dentro: asas ocultas! Não ferem o novo regulamento técnico, nem podem ferir os pilotos. já que não podem ter contato com as mesmas, pois não estão expostas na parte externa.

Me parece ser uma novidade mesmo, já que ninguém percebeu antes. E a Yamaha obteve aprovação para usar esse dispositivo. Se é vantajoso ou não, veremos ao longo da temporada, caso outras equipes façam algo semelhante.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

MotoGP 2017 - 2º dia de testes pré-temporada em Sepang


Agora pela Suzuki, Andrea Iannone foi o mais rápido no 2º dia de testes pré-temporada da MotoGP em Sepang, superando o tempo de ontem de Casey Stoner (sim, o próprio) com a Ducati. Liderou boa parte do dia e, no final, melhorou ainda mais o seu tempo de volta, se impondo sobre Maverick Viñales, da Yamaha.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Aqueles agradecimentos

Em dezembro eu já achei inacreditável a marca que batemos e... o blog quebrou esse recorde de visualizações e mais de 10 dias. Então, sim, atingimos um número ainda mais alto. Eu fico realmente impressionado, muito grato e honrado. O que me anima ainda mais para escrever aqui. Muito obrigado, pessoal!


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) da Fórmula 1: problema resolvido entre Haas e Force India; e McLaren como fornecedora de componentes


Há pouco mais de duas semanas, a Force India havia pedido o pagamento adiantado de sua premiação pelo excelente 4º lugar no último Mundial de Construtores. O que é necessário aprovação unânime entre todas as equipe, porém a Haas vetou.

Não por uma falta de camaradagem, mas também porquê queria o reembolso de uma quantia de US$ 20 milhões de garantia que havia pago à FIA em 2015, comprometendo-se a disputar a Fórmula 1, como já está até garantida nesta temporada. Era para pressionar a entidade, pois da mesma forma que os indianos, os americanos também queriam um adiantamento, porque também seriam pagos mais tarde.

Dinheiro recebido pela Haas, e o veto à Force India foi retirado, fazendo esta também receber o que queria.

E a outra notícia é que a McLaren, que mais do que uma escuderia, é uma fabricante de automóveis e grande desenvolvedora de tecnologia automotiva, irá fornecer sensores de motor para todo o grid a partir de 2018.

Os inglesas, aliás, já fazem esse serviço fornecendo a ECU de todos os times da categoria. Essas padronizações servem para reduzir os custos da Fórmula 1.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

MotoGP 2017 - 1º dia de testes pré-temporada em Sepang


Não, Casey Stoner não está de volta. Mas tem trabalhado com a Ducati e não só participou dos testes de pré-temporada hoje em Sepang, como também liderou uma dobradinha para os italianos, com Andrea Dovizioso logo atrás. Jorge Lorenzo encontrou alguma dificuldade em se adaptar ao estilo de pilotagem exigido pela nova moto, diferente do seu hábito, marcando assim apenas o 17º tempo.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

24 Horas de Daytona 2017


O protótipo Cadillac #10 da Wayne Taylor Racing foi o grande vencedor da divisão principal nesta edição de 2017 das 24 Horas de Daytona. Mas foi no sufoco.

Devido a uma bandeira amarela nos minutos finais da prova, o Cadillac #10 que era conduzido por Ricky Taylor (dividido com Jeff Gordon, Max Angelelli e Jordan Taylor) travou um duelo até os metros finais contra Filipe Albuquerque, que pilotava o Cadillac #5 da Action Express, este que era dividido com Christian Fittipaldi e João Barbosa, que havia cravado a pole position.

Houve um toque polêmico do carro vencedor, mas não vejo como má-fé. Competitividade gera isso. Coisa de corrida. E ainda teve um leve deslize do português e por isso, este viu o carro vencedor cruzar a linha de chegada bem na sua frente. Enfim, foi por trás, o que provocou um giro no #5.

Na GTLM, o carro foi vencedor foi o Ford GT #66 da Ganassi, pilotado por Dirk Müller e compartilhado com Sébastien Bourdais e Joey Hand. E foi outra vitporia apertada, numa disputa contra Porsche 911 RSR e Corvette C7.R de times de fábrica, e uma Ferrari 488 GTE de uma equipe independente.

Tabela com os resultados finais completos de todas as classes: http://scoring.imsa.com/


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

domingo, 29 de janeiro de 2017

NASCAR - O "Rei" de Carros existe e seu nome é Richard Petty


Em setembro de 2014 eu falei aqui sobre o Fabuloso Hudson Hornet, o Doc de Carros, que realmente foi um vencedor de provas da NASCAR. Somente o carro, nas mãos de diferentes pilotos. Porém, um outro personagem existe e este é ainda mais próximo da realidade: o "Rei".


No filme, seu nome é Strip Weathers. Um Plymouth Superbird azul, número 43, 7 vezes campeão da Copa Pistão, fazendo sua última temporada na categoria, disputando o título contra Relâmpago McQueen e Chick Hicks.

Na versão original do áudio do filme, o Rei é dublado por... Sabem, aquele senhor ali, saindo de seu Plymouth Superbird azul, número 43? Seu nome é Richard Petty, mas lá nos Estados Unidos eles o chamam de "The King". Já o mencionei aqui, no post sobre uma edição limitada do Ford Mustang que leva o seu apelido, preparado em sua própria oficina. E não à toa, como já ligaram as pecinhas, é dele a voz de Strip Weathers.


Petty, hoje aos 79 anos, é um heptacampeão da NASCAR (um dos três maiores, empatado com Dale Earnhardt e Jimmie Johnson, o atual), vencedor de... estão sentados? 200, sim, ele venceu duzentas corridas (um recorde, salvo engano).

Ele entrou no certame aos 21 anos, em 1958 e, assim como o McQueen, foi considerado o estreante do ano em seu tempo. Sua última vitória foi em 1984, mas ele só se aposentou em 1992 e claro, já não corria mais em um Superbird, mas escolheram este entre os muitos que pilotou (provavelmente por ter sido de um período mais vitorioso), para representá-lo no filme.

O Rei de carros tem o apelido que merece e teve um piloto-ator a sua altura para representá-lo. Pois Strip é praticamente o próprio Richard.

P.S.: lembrem-se que tem um Carros 3 vindo aí. Será que o Rei vai dar as caras?


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

MotoGP 2017 - Suzuki apresenta a GSX-RR


Depois da Yamaha e da Ducati, hoje em Sepang, a Suzuki apresentou a nova GSX-RR, com a qual disputará a temporada 2017 da MotoGP, guiada por uma nova dupla, formada por Andrea Iannone e Álex Rins.




Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Adeus, Pezzolo.


Não é que fosse um amigo, nem mesmo o conheci pessoalmente. Mas não há como não sentir a perda de alguém do seu meio, envolvido com aquilo com o que você mais gosta. Conversamos algumas vezes pelas redes sociais, e sempre me pareceu um sujeito muito gente boa, além de fazer um ótimo trabalho com automobilismo. Merece todas as homenagens.

Ele sofreu de uma insuficiência pulmonar causada pelo H1N1.

Foi cedo demais, mas vá em paz, Jorge Pezzolo. Já deve ter encontrado aí em cima muitos pilotos que você gostaria de ter conhecido. Meus sentimentos aos familiares e amigos.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Formula E 2016/17 - Felipe Massa fará teste pela Jaguar


Acalmem-se... Felipe Massa continua, sim, na Fórmula 1, pela Williams. Porém essa reviravolta aconteceu nas últimas semanas e, até então, o brasileiro já estava procurando um novo certame para correr, que provavelmente seria a Formula E.

Por esta razão, Massa fará um teste com o monoposto elétrico, como já havia manifestado sua vontade ainda nos dias de clima de aposentadoria da Fórmula 1. Assim surgiu o convite da nova categoria, através da Jaguar.

O que não acontece à toa, visto que a escuderia de Grove possui vínculos com a montadora conterrânea. Tanto que Felipe já participou de uma ação promocional da marca.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) da NASCAR: Edwards político e a aposentadoria de Waltrip


Após nos pegar de surpresa ao anunciar a sua aposentadoria, Carl Edwards nos surpreendeu novamente ao cogitar a possibilidade de entrar para a política. Através de uma vaga no estado de Missouri, o veterano da NASCAR admitiu que pode tornar-se senador.

E por falar em aposentadoria, foi a vez de Michael Waltrip anunciar a sua. Após a próxima edição das 500 Milhas de Daytona no mês que vem, prova que ele venceu duas vezes, irá pendurar o capacete.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) da Fórmula 1: Manor fora do grid; data de lançamento da Sauber; e Ferrari aprovada no crash-test da FIA


A Manor realmente tentou, mas parece que dessa vez, realmente é o fim da nanica na Fórmula 1. A equipe estava sob administração legal e à venda. Eles até obtiveram autorização da FIA para usarem o carro de 2016 adaptado ao novo regulamento, mas ainda assim, eles realmente precisavam de patrocinadores. Pelo menos agora podem se dedicar mais ao WEC, onde têm mais planos para o futuro.



Por falar no time suíço, este marcou o lançamento de seu novo carro: 22 de fevereiro. Mesmo dia que a Force India. Lembrando que o C36 usará motores defasados da Ferrari.

E por último, a Ferrari foi aprovada no crash-test da FIA. A Scuderia, aliás, foi a primeira a definir sua data de lançamento. O novo carro, que supostamente é algo como a imprensa italiana tem divulgado, ainda não teve um nome oficial divulgado, mas há boatos de que se chamará SF17-JB, em homenagem a Jules Bianchi. A propósito, esta semana o francês ganhou uma rua com o seu nome em sua cidade natal, Nice, onde também morreu.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Recall Honda: Civic, City, Fit e Accord de 2000 a 2012

A Honda volta a convocar alguns de seus modelos para o recall no airbag, como fez ano passado. Entre Civic, City, Fit e Accord, ao todo são mais de 34 mil automóveis.

É aquela mesma coisa que vocês cansaram de ver no ano passado com outras marcas: fragmentos do dispositivo de acionamento dos airbags podem atingir os ocupantes do veículo.

Desta vez os carros são:

- Civic fabricados entre 28 e novembro de 2000 até 21 de junho de 2002. Chassis: 1Z000024 a 1Z015295 e 2Z101243 até 2Z116630.

- Fit de 22 de junho de 2011 a 14 março de 2012: Chassis: CZ100001 a CZ112418.

- City de 28 de junho de 2011 até 9 de abril de 2012. Chassis: CZ200001 a CZ214820.

- Accord de 2 de agosto de 2011 a 26 de janeiro de 2012. Chassis: CC200005 até CC200319.

Os reparos são obviamente gratuitos e começarão a partir do dia 30 de janeiro.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

De volta ao rally: DiRT 4


Uma das minhas franquias favoritas de games de automobilismo está de volta para a atual geração de consoles: DiRT 4! Pois não só de F1 vive a Codemasters.

O simulador de rally foi anunciado ontem e chega ao PlayStation 4, Xbox One e PC no começo de junho. E bem... além disso, não há muito o que falar. Apenas que haverá uma diversidade maior de veículos, e que haverá a opção do jogador criar sua própria rota e compartilhar esta online.

Parece pouco, mas particularmente estou bem empolgado. Porque se lá em 2011 em DiRT 3, na geração passada de videogames, eles já fizeram um trabalho excelente em termos de jogabilidade para um simulador, tanto tempo depois (e essas coisas evoluem rápido), deve vir algo no mínimo incrível por aí. Confesso que essa notícia me deixou ansioso.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Fórmula 1 2017 - Volta em 360º com Hulkenberg no R.S.16


Lembram que outro dia eu pensei estar mostrando parte do novo carro da Renault? Então, eu estava errado, naquela vez. Porém hoje, a equipe francesa realmente fez isso. E bem, tem partes da Red Bull e da Mercedes lá no outro post também.

Enfim, acontece que da outra vez, o objetivo era esse: gravar um vídeo com uma câmera de 360º em um R.S.16 com Nico Hulkenberg, no circuito de... hmmm, Valência, eu acho. Sem ser aquela pista de rua (saudades), é claro.

Sabem como é, né? Se estão num navegador via PC, use o mouse para arrastar a câmera. Já se estiverem assistindo pelo smartphone, bem... já perceberam: só movimentar o aparelho. Divirtam-se!


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) da Fórmula 1: McLaren-Honda aprovada no crash-test da FIA; Total perde Renault e Red Bull para Castrol e Mobil 1


Falta menos de um mês para conhecermos o novo carro da McLaren-Honda, que pode voltar ao tradicional laranja. Mas a notícia sobre este que interessa hoje, é que o mesmo foi aprovado no crash-test da FIA.


Agora, há uma ligação entre uma notícia e as outras: após 21 anos, a Mobil 1 deixará de fornecer combustível e lubrificantes para a equipe de Woking, trocando esta pela Red Bull, que deixa de usar os fluidos da Total em seu motor Renault. Porém não foram só os austríacos, clientes, que tomaram esta decisão.

A própria equipe de fábrica da montadora francesa, também encerra seu longo vínculo com a Total, por um contrato de 5 anos com a Castrol.


Aproveitando a oportunidade, a Renault deu uma pequena amostra do seu novo carro que está por vir aí, o R.S.17.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Mercedes-Benz AMG anuncia seu sexteto de pilotos para o DTM em 2017


A Mercedes-Benz AMG anunciou hoje o seu sexteto de pilotos para a temporada 2017 do DTM.

Logo após o fim do último campeonato, já sabíamos que Edoardo Mortara trocou de montadora. Ele será companheiro de Gary Paffett, Maro Engel, Paul di Resta, Luca Auer e Robert Wickens. E como reserva, ainda anunciaram Maximilian Günther, último vice-campeão da Fórmula 3 Europeia.

Saem Daniel Juncadella, Felix Rosenqvist (hoje está na Formula E e substituiu Esteban Ocon quando este foi para a Fórmula 1), Maximilian Götz e Christian Vietoris.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

WEC 2017 - Nissan fornecerá motores para LMP1


A Nissan está de volta ao WEC. Mas não como um time de fábrica, pois na última tentativa disso, resultou num lamentável fracasso e por isso desistiram.

Os japoneses irão fornecer motores, como já viram no título. Curioso que anteontem eu comentei sobre essa possibilidade, e hoje a mesma se concretizou.

A princípio, já sabemos de um cliente: ByKolles, que até então usava os AER P60 V6 2.4L turbo. Agora entra o mesmo VRX 30A Evo V6 3.0L biturbo que era usado no protótipo da Nissan em 2015 e feitos pela NISMO, divisão de preparação da marca.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Alguns detalhes técnicos do novo Ford GT


Já faz pouco mais de 2 anos que a nova geração do Ford GT já está pronta e foi apresentada em Detroit no final de 2015. No entanto, sabemos muito pouco sobre o mesmo. Ou melhor, sabíamos pouco, porque essa semana, foram divulgados alguns detalhes. Até então o vimos mais na pista (com a Ganassi), que é o nascedouro dele.


O que ele traz como seu "coração", trata-se de um V6 biturbo de 3.5 litros, com bloco de alumínio, comando duplo no cabeçote e injeção de combustível tanto direta quanto pelo coletor, que gera 656 cv de potência a 6.250 rpm e 75,9 kgfm de torque a 5.900 rpm. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e tem 7 marchas.

Só não sabemos ainda os seus números de desempenho, mas certamente não fica devendo aos rivais conterrâneos, europeus ou japoneses.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

MotoGP 2017 - Ducati dá amostra da nova Desmosedici


Era para a Ducati ter mostrado o protótipo de sua Desmosedici na semana passada, porém, decepcionaram nossas expectativas apenas com um evento de apresentação da equipe, com as motos do ano passado.

Porém hoje, em Sepang, num teste privado, pudemos ver um pouco do que os italianos colocarão para correr nas pistas pelas mãos de Jorge Lorenzo e Andrea Dovizioso este ano. Mas quem a guiou hoje, foi Michele Pirro.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

É assim que o combustível queima dentro do motor


Há alguns dias eu compartilhei um vídeo no Facebook, que mostrava a combustão interna de um motor acontecendo. Então pensei: deve estar no YouTube também. E o que eu encontrei, é um vídeo ainda maior e bem legal, sendo o que eu havia compartilhado apenas um trecho deste.

O canal não é muito grande. Aproximadamente 77 mil inscritos. Mas esse vídeo que se espalhou como o fogo na câmara de combustão entre os apaixonados como nós, está alcançando quase 4 milhões de visualizações no momento em que escrevo este post. E olha que tem só duas semanas de upload.

Com apenas um cilindro e o cabeçote transparente, é possível ver em câmera lenta a queima de diferentes tipos de combustível. Lindo, não?


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Fórmula 1 2017 - Sobre acidentes: mudança no regulamento pela FIA



Uma coisa que deu o que falar ao longo da última temporada, foram as punições. Sempre dá. Especialmente no caso de colisões, e acho que acima temos um dos melhores exemplos de 2016.

Pois bem, a respeito disso, a FIA andou fazendo alterações no regulamento. Agora, os comissários poem ou não investigar acidentes apontados pelo diretor. Investigando e, vendo que apesar de uma batida, foi coisa normal, corrida que segue. Já se o piloto foi nitidamente imprudente ou imperito, em todo ou em maior parte (afinal, ousadia faz parte do negócio), aquele erro crasso mesmo, aí sim, ele será punido.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

WEC 2017/18 - Perrinn LMP1


Além da Ginetta, poderemos ter um outro novo chassi no grid da LMP1 do WEC a partir de 2018: o Perrinn LMP1, da Perrinn Limited, de Nicolas Perrin.

Seria, claro, na disputa de equipes privadas, no sentido de não serem times de fábrica, como Porsche e Toyota. O carro seria algo aproximado do que vocês podem ver aqui, pois ainda o estão desenvolvendo para o ano que vem.

Por cerca de 1 milhão de euros, uma equipe pode comprar este protótipo. Sem motor. Este pode ser fornecido pela AER. Mas falam na possibilidade de Nissan e Cosworth poderem fazer o mesmo. A Perrinn pelo menos já entrega o chassi com um sistema de recuperação de energia, que no caso é um menos caro.

Bem, tomara que dê certo. Não só para a Perrinn, como para candidatas ao fornecimento de propulsores. Afinal, quanto mais variedade de marcas dentro de uma categoria, dp chassi ao motor, melhor.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Mudanças na NASCAR, incluindo poder usar traçado misto em Charlotte

(Imagem: Motorsport.com)
Com A.J. Allmendinger atrás do volante, a NASCAR em parceria com Charlotte, testou o traçado misto do circuito que, neste ou em outro formado, poderá ser usado no All Star ou até mesmo na temporada regular, inclusive no Chase.

A divisão principal da categoria, que passa a se chamar Monster Energy NASCAR Cup Series, quer aumentar o número de traçados mistos no calendário, pois só tem Sonoma e Watking Glen. E a recepção tem sido positiva, pelo que eu tenho visto.

Aproveitando o espaço, e mudei o título acrescentando esses "Mudanças na"  e "incluindo" agora, pela notícia que saiu hoje (o post estava pronto só com esses dois parágrafos acima há dois dias)...

Teremos uma dinâmica diferente este ano. Sabem aquele negócio de ficar se cozinhando no top 5/10 a banho-maria a corrida inteira, pra atacar a liderança no final? Pois é, isso deve acabar. Porque agora, quem estiver nas 10 primeiras posições, receberá pontuações extra ao longo da prova e, obviamente, quanto mais à frente, mais pontos.

Outra mudança interessante, será algo como um título a parte, de menor expressão, mas reconhecendo o bom trabalho do piloto que mais pontuar na temporada regular, sem entrar no que agora se chamarão playoffs, que aliás, terão uma pontuação diferenciada também.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Pedro Piquet volta ao Toyota Racing Series


Como vem fazendo nos últimos 2 ou 3 anos (embora a CBA tenha impedido em uma dessas), Pedro Piquet voltou ao Toyota Racing Series. Um campeonato de 5 rodadas triplas que vão do meio de janeiro ao meio de fevereiro, na Nova Zelândia.

Os carros lembram Fórmula 4 e são equipados com motores 1.8L sobrealimentados que geram aproximadamente 200 cv de potência, acoplado ao câmbio sequencial de 6 marchas.

Ano passado ele chegou a etapa final como vice-líder, disputando o título, mas terminou em 5º. Foram 2 vitórias e mais 5 pódios.

Agora o brasileiro aparece em 3º, com uma vitória no último final de semana, e outros 2 pódios. Foram disputadas 2 das 5 rodadas triplas.

Pedro Piquet tem 18 anos, foi bicampeão consecutivo da Fórmula 3 Brasil em 2014 e 2015, e em 2016 fez uma temporada mais discreta na Fórmula 3 Europeia. Além disso, se aventura em outras categorias (como é o caso desta aqui da qual se trata o post), obtendo algumas vitórias.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - A volta de Ross Brawn


Com a saída de Bernie Ecclestone, este é o trio do Liberty Media que passa a dirigir a Fórmula 1. Ao centro, Chase Carey, o principal sucessor do ex-comandante. No canto esquerdo, Sean Bratches, que cuidará da parte comercial. E do outro lado, o que mais nos interessa aqui e, naturalmente, o que mais chama a atenção dos fãs: a volta de Ross Brawn.

Engenheiro e ex-chefe de equipe, Brawn é um dos gigantes da história da categoria do lado competitivo da coisa, logo, é uma ótima escolha para um papel maior como dirigente, como vinha sendo especulado há algum tempo. E é da parte esportiva que ele vai cuidar mesmo, além de ter sido um consultor do Liberty Media nesses últimos meses. Acho que a Fórmula 1 só tem a ganhar com isso.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Rua Jules Bianchi, Nice, França


Nice, na França. Cidade onde Jules Bianchi nasceu e, infelizmente, também morreu.

A prefeitura decidiu homenagear o piloto, o que eu vejo como algo mais do que digno. Por isso, eu precisava mostrar isso aqui. E assim, agora existe lá a "Rue Jules Bianchi", que até ontem se chamava "Rue du Sapin". A escolha não foi aleatória: fica perto do estádio do OGC Nice, time de coração do piloto.

Que isso não volte a acontecer na Fórmula 1. Ciao, Jules.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - O fim de uma era e o começo de outra: tchau, Bernie Ecclestone; bem-vindo, Chase Carey.


Não, ele não morreu. Bernie, morrer? Esse aí consegue negociar até a sua permanência na Terra quando um shinigami (um "espírito ceifeiro" japonês, digamos) vem buscá-lo.

O Liberty Media tocou no assunto há dois dias (mas escrevi ontem), e realmente, não falou em vão: Bernie Ecclestone deixa o comando da Fórmula 1. O que aliás, era previsto desde o começo, mas eu não acreditava. Depois de mais de 30 anos, salvo engano... É praticamente metade da história da própria categoria, aproximadamente.

Bem, não é que eu seja fã do Bernie. Geralmente não aprecio suas declarações, em que não costuma medir as palavras e nos últimos anos, teve algumas ideias meio mirabolantes. Mas gostem ou não, foi ele que fez da Fórmula 1 tudo o que ela é hoje. A maior categoria do automobilismo mundial, valendo bilhões e bilhões, e chegando a todos os continentes da Terra, com algumas das marcas de carros mais desejadas do mundo.

Outrora Bernie chegou a ser piloto, mas não chamou muito a atenção. Isto, na verdade, começou a acontecer quando ele virou chefe de equipe, no caso, a extinta e vitoriosa Brabham.

A confirmação oficial veio do próprio ex-dirigente, que ainda anunciou Chase Carey como seu sucessor. Bernie, agora, terá um novo papel simbólico, como presidente honorário. É um papa emérito, mas que não tem nada de anjo, como o mesmo diz.

Curta a aposentadoria e visite a Fórmula 1, Bernie. E seja bem-vindo, Chase. Mas que seja para melhorar a categoria, hein?


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Ford revela versão conversível do novo Mustang


Mustang está sendo um assunto em alta ultimamente, hein? Semana passada, primeiro eu mostrei o modelo 2018 do muscle car, depois a edição de 50 anos do Shelby Super Snake. Agora a Ford revelou a versão conversível.

Bem, eu quase tenho que repetir as mesmas coisas. Motores 2.4L EcoBoost de 314 cv de potência ou V8 aspirado 5.0L com duplo comando no cabeçote de 441 cv. Câmbio automático de 10 marchas e amortecedores eletromagnéticos.

As diferenças são, além do visual e por consequência deste, o peso maior devido aos reforços na carroceria que a ausência da capota exige, e um escapamento que gera um ronco mais nervoso.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!