segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Dodge trará de volta o Playmouth Barracuda


O Grupo FCA, composto pela Fiat, que adquiriu a Chrysler e, consequentemente, levou a Dodge, Jeep, entre outras divisões, anunciou recentemente em Las Vegas, nos Estados Unidos, que trarão um clássico de volta à vida: o Playmouth Barracuda. Porém, fabricado com o escudo do bode (ou cabra, sei lá), pois a marca antiga não existe mais.

O muscle-car original foi fabricado entre as décadas de 1960 e 1970, competindo com Ford Mustang, Chevrolet Camaro, e até mesmo seus irmãos da Dodge, Challenger e Charger. A nova geração, aliás, deverá ser um carro menor que o Challenger.

Não foram dados detalhes quanto a motorização, mas eu digo que podem esperar por V8 HEMI de no mínimo 6.0 litros.

Outros anúncios foram feitos, mas nada de carros novos. "Apenas" modelos já existentes de SUV e Dodge entrando para as linhas SRT e Hellcat, Durango e Grand Cherokee, respectivamente.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Vem aí: Ferrari 488 GTE


Depois da 488 GTB e da 488 Spider, vem aí a 488 GTE: a versão de pista do novo carro da Ferrari.

Flagrada recentemente no autódromo de Vallelunga, na Itália, ela estava toda cheia de disfarces, mas algumas mudanças na carroceria para otimizar a aerodinâmica eram perceptíveis, como medidas do para-choque dianteiro e aerofólio.

As versões "comuns" do modelo são movidas por um V8 biturbo de 3.9 litros que gera 670 cv de potência. Na 488 GTE, imagino que este mesmo motor deverá vir com algum tempero extra.

E uma versão GT3 ainda mais "apelona" pode vir por aí.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Uma Ferrari FXX K de aniversário para a esposa do vice-presidente do Google


Vice-presidente do Google, Benjamin Sloss é um apaixonado por superesportivos, tendo uma bela coleção deles em sua garagem. Estes, agora dividirão espaço com uma máquina da esposa, Christine.

Era o aniversário dela, e Benjamin resolveu levá-la para um passeio na fábrica da Ferrari em Maranello, onde ele dizia que deixaria ela correr em sua Ferrari 599 XX. Chegando ao antigo escritório de Enzo Ferrari, havia um bólido coberto por um pano vermelho ao lado do carro do marido. Foi quando Benjamin revelou que aquele era o presente de aniversário para esposa.


Como se não bastasse ganhar aquele carrão ali, ela ainda teve a oportunidade de experimentá-lo no circuito de Fiorano. E não é que ela mandou bem? Fez sua volta em aproximadamente 1 minuto e 20 segundos, apenas 6 segundos acima do recorde deste carro na pista particular da marca italiana. Realmente, um tempo muito bom para quem não é uma pilota profissional.

A FXX K é o carro mais apelão da Ferrari. É a versão mais radical da LaFerrari, sendo praticamente um carro de corrida. É equipada por um motor V12 aspirado de 6.2L que gera 860 cv, mas ela usa um sistema híbrido, tendo também um motor elétrico. Então, essa potência somada aos 190 cv do HY-KERS, garantem ao superesportivo um total de 1.050 cv de potência.

Que presentão, hein? Esse ama a esposa mesmo, rs.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Atenção: o uso do farol baixo durante o dia poderá ser obrigatório


Leia-se: será obrigatório, provavelmente. O Projeto de Lei 5.070/13, do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), que propõe esta nova medida, apesar desta já ser recomentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), foi aprovado na Câmara e agora vai ao Senado, onde creio eu, também será aprovado - senão, no máximo será adiado por algo da revisão. Afinal, nossos legisladores não fazem muita coisa realmente útil.

Desobediência será considerada infração média, podendo ser multado em aproximadamente R$ 85. E como o objetivo - obviamente - é arrecadar... é, melhor eu não começar a reclamar, pois quando é assim, todos nós vamos longe. Foquemo-nos na parte objetiva.

O uso do farol baixo, ou farolete, como queiram, já é obrigatório durante o dia dentro de túneis, mas isto, pelo menos, já é bem sensato. Claro que quanto mais visível você estiver melhor, mas como acabei de dizer, isso deveria ser só questão de bom senso.

Voltando um pouco para as minhas opiniões: "posso pressentir o perigo e o caos". Há malucos que não usam farol nem durante a noite. Isso sem falar naqueles que ostentam à noite, usando apenas o farolete junto aos faróis de milha (amigo, isso não só está errado, como também não adianta quase nada). E por outro lado, o que vai ter de motorista cabaço acendendo até o farol alto durante o dia, não é pouca coisa. Ih, dá pra ir longe nas possibilidades... melhor parar.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

domingo, 30 de agosto de 2015

IndyCar Series 2015 - Scott Dixon é tetracampeão em Sonoma!


Este que vos escreve confessa que estava na torcida pelo bicampeonato de Juan Pablo Montoya, pelo retorno recente deste à IndyCar. Porém devo reconhecer que a conquista de Scott Dixon foi sensacional, e o colombiano pode contentar-se por ter vencido - novamente - as 500 Milhas de Indianápolis deste ano, o que é praticamente um título.

O australiano (embora tenha crescido na Nova Zelândia) largou em 9º e na tabela, estava atrás não só de Montoya, como também de Graham Rahal. Mas o piloto da Ganassi foi escalando o grid até assumir a ponta e venceu. Quanto ao principal adversário da Penske, este chegou em 6º. Sendo assim, ambos somaram, afinal, 556 pontos, mas Dixon saiu campeão pelo critério de desempate, com uma vitória a mais na temporada. Então, ele é, sim, um grande merecedor desta conquista.

E por falar em Penske, o último campeão, Will Power, acabou passando Rahal, que não teve uma boa corrida (péssima, pra ser sincero, coitado), e ficou com o 3º lugar no campeonato.

Ryan Hunter-Reay, da Andretti, e Charlie Kimball completaram o pódio, e Tony Kanaan e Ryan Bricoe, da Ganassi, o top 5, respectivamente.

A IndyCar é claro, não poderia deixar de homenagear o grande Justin Wilson, que faleceu há quase uma semana, um dia após sofrer um acidente na etapa de Pocono. Pilotos e dirigentes fizeram 1 minuto de silêncio.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Fórmula 1 2015 / 2016 - Confirmado: Renault (re)compra Lotus e volta ao campeonato


Sabem aquela coisa louca da Renault de comprar uma equipem, vendê-la, comprar de novo, vender novamente e comprar mais uma vez? Aconteceu, finalmente, como já vinham dando sinais nos últimos meses.

O próximo passo é pagar uma multa para a Mercedes-Benz, já que a equipe de Enstone firmou um contrato de fornecimento de motores com os alemães do ano passado pra cá.

E quando aos pilotos? Romain Grosjean, francês como a marca e que traz o patrocínio da petrolífera Total, deve permanecer. Já sobre Pastor Maldonado, não sei se podemos dizer o mesmo.

Por 65 milhões de libras (365 milhões de reais), tendo como acionista e possível dirigente executivo o tetracampeão Alain Prost, a Renault já assume a equipe no ano que vem, mas vai passar os próximos 10 anos pagando parceladamente.

O ponto mais alto da marca francesa na Fórmula 1, que entrou pela primeira vez na categoria em 1977, foi o bicampeonato conquistado com Fernando Alonso e Giancarlo Fisichella em 2005 e 2006.

Agora, aguardemos a reação da Red Bull, juntamente com a Toro Rosso.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2015 / 2016 - As opções da Haas Racing


A Haas Racing, equipe de corrida norte-americana parceira da Ferrari, que estreará ma Fórmula 1 em 2016, naturalmente já conversa com alguns pilotos. Sabe-se que são dez, mas não quem são todos eles. E também sabemos que eles querem pelo menos um piloto de considerável experiência na categoria.

Esteban Gutiérrez é um nome que vem ganhando peso nessa decisão pelas duas vagas como titular, com os três lados ganhando com isso: o mexicano, a Haas e a Scuderia. Gutiérrez é piloto reserva da Ferrari e não só tem experiência de F1 correndo pela Sauber, como também isso foi adquirido no comando de motores fabricados em Maranello, apesar de serem da geração passada. Mas ele já testou o SF15T, pelo menos.

Como querem experiência, dois outros candidatos são Nico Hulkenberg e Jenson Button. Mas acho difícil qualquer um dos dois ir parar lá. O primeiro é querido na Force India e não deve ter razõespara sair de lá, ainda mais se arriscando em uma equipe estreante quando a sua é uma mediana com tendência a evoluir mais a cada ano. Quando ao segundo, é provável que não continue na McLaren no ano que vem, tanto por questões contratuais quanto financeiras da equipe, mas já está ficando velho para a categoria e talvez queira experimentar outra coisa, como o WEC, o DTM ou a Formula E, de repente.

Outro que admitiu estar conversando com a equipe e provavelmente é o maior interessado, é Alexander Rossi. Natural dos Estados Unidos, o piloto pode ser um representante de seu país na equipe de mesma origem. E apesar de Stoffel Vandoorne ser líder super isolado da GP2 Series, o vice é Rossi, que vem fazendo uma boa temporada. Alex foi só reserva da Marussia e da Caterham, mas também conversa com outros times.

Bom, temos dez candidatos e duas vagas. De repente algum desses pode ser o escolhido, ou quem sabe até dois dos que foram mencionados aqui.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Fórmula 1 2015 - Lotus, o pódio de Romain Grosjean, Charles Pic e a Justiça da Bélgica


A Lotus viveu no último final de semana, em Spa-Francorchamps, na Bélgica, um de seus melhores e piores momentos ao mesmo tempo.

Por um lado, teve o retorno ao pódio após quase 2 anos, juntamente com seu piloto Romain Grosjean, superando o carro vencedor da Ferrari sob o comando do tetracampeão Sebastian Vettel, em uma das pistas mais lendárias do automobilismo mundial.

Em um momento em que a equipe está se reerguendo e que pode ser vendida para a Renault, apesar de seu recente contrato de fornecimento de motores pela Mercedes-Benz, isso dá uma animada e tanto.

Por outro lado, tivemos mais uma treta judicial envolvendo pilotos e equipes de Fórmula 1: Charles Pic - que foi reserva do time de Enstone até o ano passado - entrou na Justiça da Bélgica exigindo alguns poucos milhões de dólares (mas claro, é muito dinheiro) da equipe por eles supostamente não terem cumprido seu contrato ao não permitir que o piloto tivesse o bastante de sessões de teste.

Com isso, os juízes belgas optaram de "prender" o time no autódromo, não permitindo que este se retirasse após todas as atividades feitas por ali - que pelo menos foram altamente produtivas. Ontem eles mudaram de ideia e deixaram a Lotus ir embora, afinal, tem todo um campeonato pela frente. Porém, nenhum acordo ainda foi feito com Foto, digo, Pic.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

GP2 Series - GP da Bélgica - O caso de Jong


Tivemos um grande susto no sábado de manhã, durante a primeira corrida da etapa da Bélgica da GP2 Series, no circuito de Spa-Francorchamps.

O piloto Pierre Gasly em um momento de falta de atenção, pelo qual foi punido com um acréscimo de 20 segundos ao seu tempo final, jogou Daniel de Jong para fora da pista em uma curva de alta velocidade, fazendo com que o holandês sofresse um impacto frontal de alta intensidade contra o soft-wall. 

A bandeira vermelha foi acionada e a prova foi paralisada por um bastante tempo, tanto para que o piloto fosse resgatado quanto para restaurar o que foi danificado no circuito.

De Jong quebrou uma vértebra e passou por uma longa cirurgia, mas esta foi um sucesso. Seu quadro é estável e ele continuará internado na Bélgica por alguns dias, mas logo estará bem.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

IndyCar Series 2015 - O legado de Justin Wilson


O que Justin Wilson deixou além do irmão (e demais familiares), das filhas Jane e Jessica (que vocês veem na foto acima), e da esposa Julia, como disse seu irmão e também piloto Stefan Wilson, "a chama - da vida dele - continua acesa" em outras pessoas: "Ele salvou 6 vidas hoje", escreveu Stefan, pois como já havia dito ao irmão antes de morrer, Justin queria doar seus órgãos quando partisse dessa pra melhor.

Stefan descreve o irmão como melhor amigo, mentor, exemplo e herói. Que se fosse metade do homem que ele foi, ele seria um cara muito bom. Segundo outros pilotos que lamentaram a morte do companheiro de profissão, ele era aquele grandão (1,93 m - mas eu sou maior com 2,02 m, rs) tímido fora das pistas, mas um cara realmente bondoso. E aí está um belo exemplo disso.

"Por que nós fazemos isso? Porque nós amamos e não querem fazer qualquer outra coisa fora de um carro de corrida. Nós manteremos seu legado, meu amigo. Corredores correm", escreveu Tony Kanaan em seu Twitter.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Audi S8 Plus


A próxima máquina da Audi, que está para ser lançada (na Europa) neste final de ano, promete ser o sedã mais potente de fábrica da marca.


Equipado com um motor V8 de 4.0 (TFSI) litros, este gera 605 cv de potência e 71,3 kgfm de torque, que no overboost pode subir para 76,4 kgfm. Associado ao câmbio Tiptronic de 8 marchas, o Audi S8 Plus faz de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e pode atingir até 305 km/h de velocidade máxima - mas talvez venha limitado eletronicamente a 250 km/h. E isso sem falar no famoso sistema de tração Quattro.

Se por acaso você, leitor, vive na Europa, precisará desembolsar 145.200 euros pelo "brinquedo". Imagine só, gente... esses números, em um sedã! Sensacional, não?


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Formula E 2015 / 2016 - 6º dia de testes em Donington Park

(Foto: Autosport)
Nicolas Prost da Renault edams foi o piloto mais rápido do último dia de testes pré-temporada em Donington Park, na Inglaterra. Mas com um tempo distante ao recorde da categoria neste circuito, feito por Lucas di Grassi na semana passada.

Na verdade, tivemos uma dobradinha da edams, visto que o companheiro de Prost, Sébastien Buemi, atual vice-campeão, foi o 2º mais rápido do dia.

Bruno Senna novamente apareceu na parte de cima da tabela, e o atual campeão, Nelsinho Piquet, seguiu fazendo uma pré-temporada de tempos discretos. Já di Grassi nem correu hoje e com Daniel Abt, que também fez voltas muito rápidas na semana passada, esteve longe de se destacar hoje pela Audi Sport Abt.


Resultados do 6º dia de testes pré-temporada em Donington Park, na Inglaterra, via o site oficial da categoria: http://www.fiaformulae.com/en/results/donington-test-2015-day-6.aspx


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Cockpit coberto, já!


Desde o acidente de Felipe Massa nos treinos da Hungria, em 2009, muito se falou de cobrir os cockpits de monopostos. Falaram, falaram, falaram... e nada foi feito.

Por que? Força de tradição, penso eu. Um fórmula coberto? Que loucura! Mas não, não. Eu diria que loucura, na verdade, é expor a vida dos pilotos, quando muito desse risco pode ser reduzido cobrindo o cockpit, seja na Fórmula 1, seja na IndyCar.

A Federação Internacional do Automóvel (FIA), inclusive, já testou essas cápsulas de sobrevivência fechadas há poucos anos. São assustadoramente resistentes. Se tivessem sido adotadas de 2009 para 2010, nas duas maiores categorias de monopostos do mundo, talvez teríamos evitado as mortes de Dan Wheldon, María de Villota, Jules Bianchi e Justin Wilson de lá pra cá.

E de repente, isso seria levado ainda para as categorias de base. O que geraria um certo aumento nos custos, até porquê sendo assim, devem ser colocados tubos que levariam ar para os capacetes dos pilotos (reparem nisso na NASCAR e no DTM), mas, valeria a pena.

Às vezes as tradições devem ser deixadas de lado, e mudanças radicais devem ser feitas, pelo bem maior desses homens e mulheres que gostam de rir na cara da morte. Aliás, talvez essa coragem seja parte do que conquista tanto a nossa admiração.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

IndyCar Series 2015 - Perdemos Justin Wilson (1978 - 2015)


Com o perdão da palavra: mas que droga de final de ano para os esportes a motor. :-(

Há pouco tempo, foi Jules Bianchi. Pouco depois, dos motociclistas no Superbike norte-americano. Semana passada, um rapaz em categoria de base da NASCAR e um garoto de apenas 15 anos chamado Jonas Hähle, da motovelocidade alemã, morreram. Por que não falei desses dois últimos? Obviamente eu os respeito, mas é chato ficar noticiando tanta coisa triste, até porquê ontem mesmo foi-se embora Guy Ligier. E hoje, infelizmente, mais um...

Ontem, nas 500 Milhas de Pocono da IndyCar Series, Sage Karam rodou e bateu, e um dos destroços de seu DW12 Chevrolet voou direto na cabeça de Justin Wilson, que perdeu os sentidos na hora e também bateu.

Há quem diga que Wilson foi levado ao hospital lúcido, mas os primeiro boletim médico disse que o piloto estava em coma, e seu quadro era grave.

Hoje à noite, ele se foi, aos 37 anos. Foi para encontrar com os outros pilotos que estão nas pistas do andar de cima.

Pior que esses dias, eu pensei "faz tempo que não morre alguém na Indy" (a média da categoria é de uma morte a cada 2,5 anos), só que claro, achando isso bom e torcendo para que não voltasse a acontecer. Porém, lamentavelmente, a média não foi tão amplamente superada... Dan Wheldon se foi há quase 4 anos.

O inglês passou pela Fórmula 1 nas equipes Minardi e Jaguar em 2003, mas em automobilismo de topo, foi na Champ Car e na IndyCar que ele encontrou as vitórias.

Descanse em paz, Justin!


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Formula E 2015 / 2016 - 5º dia de testes em Donington Park

(Foto: Formula E)
Sam Bird foi o piloto mais rápido hoje em Donington Park. E... bem, não há mais o que comentar. Nada de diferente aconteceu. Os resultados abaixo já mostram tudo. Cliquem para ampliar.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

domingo, 23 de agosto de 2015

IndyCar Series 2015 - Wilson e Karam são levados ao hospital, e o estado do primeiro é crítico

(Foto: AP)
A etapa de Pocono da IndyCar Series, realizada hoje, na qual Ryan Hunter-Reay saiu como vencedor, e Juan Pablo Montoya colocou uma mão no caneco com seu 3º lugar, foi marcada por razões lamentáveis.

Sage Karam sofreu um acidente e lesionou um pé, mas saiu do hospital caminhando. Só que... um pedaço de seu carro atingiu a cabeça de Justin Wilson, que na mesma hora parece ter perdido os sentidos e bateu forte. O piloto da Andretti está em coma e em estado crítico.

Força, Justin!


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2015 - Au Revoir, Ligier


As chamadas "garagistas" (times mais independentes, sem uma grande marca por trás) tem sempre o meu maior respeito, e um dos caras mais corajosos que já fundou uma escuderia, se chamava Guy Ligier. E também disputou alguns Grandes Prêmios atrás do volante. Chamava, porque ele se foi hoje, aos 85 anos.

Dando seu próprio nome ao time (assim como o fizeram Williams, McLaren, Sauber e Ferrari, quando esta era garagista), a Ligier era um time de identidade própria, tradicional, nunca abrindo mão da cor azul em seus carros, quaisquer que fossem seus patrocinadores, conquistando a simpatia do público - especialmente os franceses, é claro. Os famosos carros azuis, cor do automobilismo francês, que era a nacionalidade de Guy.

A equipe disputou o mundial de Fórmula 1 entre 1976 e 1996, tendo como melhor resultado na tabela um vice-campeonato, salvo engano, em 1980. Foram 330 Grandes Prêmios e, entre eles, 9 vitórias, 9 pole positions, 45 pódios e 10 voltas mais rápidas.

Descanse em paz, Guy. E pelo visto, os pilotos que estão aí em cima terão agora mais um construtor de carros para eles usarem nas pistas celestes.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2015 - GP da Bélgica - Corrida

(Foto: AP)
Mais uma dobradinha da Mercedes! Onde no ano passado a equipe passou por um de seus momentos mais turbulentos.

O vencedor foi Lewis Hamilton, que só foi ameaçado por Nico Rosberg no final da corrida. Agora sem qualquer assistência na largada, o W06 Hybrid que já não é lá essas coisas neste aspecto, despencou algumas posições com o alemão, que foi se recuperando ao longo da prova, enquanto o inglês teve que conter o ímpeto de Sergio Pérez da Force India, e Daniel Ricciardo da Red Bull.

(Foto: AP)
A propósito, alguns pilotos namoraram o 3º lugar. Parecia que este ficaria com Sebastian Vettel, apesar de que ele vinha sendo fortemente pressionado por Romain Grosjean. Acontece que o tetracampeão havia feito apenas uma parada e, eis que na penúltima volta, seu pneu traseiro direito estourou, fazendo com que o pódio caísse no colo do francês, levando a Lotus de volta ao pódio.

(Foto: AP)
Grosjean disse que foi difícil ver perfeitamente as curvas neste final, já que ele começou a chorar, pois não subia ao pódio desde 2013 e, de lá pra cá, não teve uma vida fácil.

Quanto ao piloto da Ferrari, acabou chegando em 12º. Naturalmente no calor do momento, ficou p*to. Mas depois veio pedir explicações da Pirelli. Menino, você é um espetáculo, mas fique quietinho lá colo do Maurizio Arrivabene, pois você já está grandinho demais para chorar publicamente. O SF15T trata bem os pneus, mas a Scuderia querer completar uma corrida em Spa-Francorchamps com apenas um pit-stop é... demais, não? Por favor...

(Foto: Reuters)
Pelo menos com Kimi Raikkonen, que fez uma boa corrida de recuperação chegando em 7º, a equipe de Maranello marcou pontos.

Outro que foi muito bem em sua escalada pelo grid, considerando o motor Renault que usa, foi Daniil Kvyat, da Red Bull. O garoto russo promoveu um festival de ultrapassagens, fazendo suas vítimas no final da reta oposta, principalmente e, com isso, conquistou o 4º lugar. Outro pupilo rubro-taurino - porém da Toro Rosso - que fez isso, Max Verstappen, que ficou com o 8º lugar. Enquanto seus companheiros de equipe, Daniel Ricciardo e Carlos Sainz Jr., abandonaram por problemas em seus motores.

(Foto: retirada do Twitter de Verstappen)
Sainz deu duas voltas e já havia reclamado da falta de potência na segunda volta de apresentação. Sim, isto porquê a primeira largada foi abortada, devido ao carro de Nico Hulkenberg que teve o mesmo problema ao alinhar no grid, abandonando ali mesmo. A princípio a Force India queria trazê-lo para os boxes, mas depois insistiu em tentar largar. Sainz também foi aos boxes largar de lá, mas não durou muito. Outro que teve este mesmo problema no início, foi Pastor Maldonado. Lembrando que a Lotus e o time indiano são movidos pelos motores Mercedes-Benz.

Mas nem tudo estava perdido para a equipe de Vijay Mallya. Pérez, que por uma fração de segundo sentiu o gostinho de liderar a primeira volta, cruzou a linha de chegada em um consideravelmente bom 5º lugar, logo à frente de Felipe Massa.

(Foto: AP)
O brasileiro da Williams terminou a corrida na mesma posição em que largou, porém é preciso dizer que na largada ele chegou a perder até quatro posições, então, fez o que foi sua obrigação. Não fossem seus estrategistas e mecânicos meio bugados, poderia ter tomado a posição do mexicano. Mas nem podemos reclamar, pois a zica ultimamente tem atingido é Valtteri Bottas, e dessa vez acertou em cheio. Na parada do finlandês, os mecânicos se atrapalharam e colocaram três pneus médios e um pneu macio. Um erro inédito na Fórmula 1. O FW37 saiu dos boxes calçando três botas um tênis - bah dum tss. Se por si só isto já não fosse ruim, desequilibrando o carro, ainda por cima é contra as regras, causando uma passagem extra pelos boxes como punição e depois tendo que voltar mais uma vez para, desta vez, fazer a troca certa de pneus. Com isso, Bottas ficou em 9º e foi superado por Massa na classificação do campeonato.

(Imagem: FOM)
Fechando a zona de pontuação, tivemos Marcus Ericsson, uns bons segundos à frente de seu companheiro Felipe Nasr. Não defendendo por ser brasileiro, mas o rendimento ruim até então foi explicado quando a Sauber identificou uma falha em um dos amortecedores do C34 de Felipe, devidamente substituído antes da prova.

Fernando Alonso e Jenson Button foram, respectivamente, 13º e 14º colocado, tendo conseguido superar na pista apenas os carros da Manor, de Roberto Merhi e Will Stevens, que chegaram nesta ordem. Só não foram ainda piores graças aos abandonos alheios.


Resultados finais do GP da Bélgica 2015, via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/gp/belgica-2015/

Mundial de Pilotos: http://www.corridadeformula1.com/temporada/2015/#pilotos

Mundial de Construtores: http://www.corridadeformula1.com/temporada/2015/#equipes


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

sábado, 22 de agosto de 2015

Christian Bale será Enzo Ferrari


Conhecido nos últimos anos pelas suas interpretações como Bruce Wayne, o Batman, e Moisés, Christian Bale tem mais uma nobre missão pela frente: ser Enzo Ferrari.

Mas provavelmente o papel não será exclusividade de Bale, pois já foi noticiado que Robert De Niro também seria o fundador da marca de Maranello. O que nos leva a imaginar que cada um desses atores irá interpretar diferentes fases da vida do Comendador.

O título do filme será "Ferrari", pelo menos provisoriamente, e as filmagens devem começar no ano que vem.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2015 - GP da Bélgica - Classificação

(Foto: BBC Sport)
Lewis Hamilton cravou a pole position impondo uma vantagem considerável sobre seu companheiro de equipe, Nico Rosberg. De qualquer forma, a primeira fila é da Mercedes.

Logo atrás, um excelente 3º lugar (dentro do possível, pois foi quase 1 segundo atrás) de Valtteri Bottas, da Williams. Acompanhando por Sergio Pérez, que já havia se destacado na última sessão de treinos, e classificou-se com um resultado ainda melhor pela Force India.

Na terceira fila, a Red Bull com Daniel Ricciardo que, afinal, não estava lá essa coisa toda em volta rápida, como antes demonstrava. Ao seu lado, Felipe Massa, que também teve certa melhora pela Williams.

A Ferrari acabou decepcionado na classificação, com Sebastian Vettel fazendo o 8º melhor tempo, e Kimi Raikkonen largando do 14º lugar.

E a McLaren, como eu disse mais cedo, foi punida em dezenas de posições por troca de motores além do limite.


Resultados completos da Classificação para o GP da Bélgica 2015, com tempos de Q1, Q2 e Q3, via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/gp/belgica-2015/#grid


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2015 - GP da Bélgica - 3º Treino Livre

(Foto: Mercedes)
Eis que Lewis Hamilton mostrou as garras no último treino livre, e tomou a ponta de seu companheiro Nico Rosberg. Mas foi mais uma dobradinha da Mercedes.

Logo atrás, vieram os carros da Ferrari, que pelo visto, melhoraram em relação ao dia anterior. Com Sebastian Vettel à frente de Kimi Raikkonen.

Depois, a Red Bull? Sim, mas não antes de um intrometido Sergio Pérez, fazendo um bom tempo pela Force India e colocando-a em 5º, enquando Nico Hulkenberg, em 8º, fez 1m,50s cravado.

A Williams melhorou, e finalmente Felipe Massa e Valtter Bottas entraram no top 10.

O mesmo não se pode dizer de outra equipe inglesa, a McLaren, que além de ter ficado lá atrás, largará nas últimas posições com Fernando Alonso e Jenson Button perdendo dezenas de posições, por terem feito mais uma troca de motor, sendo que já haviam estourado o limite antes e ganhado o direito de usar uma unidade extra na Hungria.

E a Sauber, que vinha bem, perdeu um pouco de ritmo com Felipe Nasr e Marcus Ericsson mesmo usando a última versão do motor Ferrari.


Resultados do 3º Treino Livre para o GP da Bélgica, via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/gp/belgica-2015/#tl3


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Fórmula 1 2015 - GP da Bélgica - 1º e 2º Treinos Livres

(Foto: Mercedes)
Depois de sofrer durante a maior parte da sessão com problemas de falta de potência em seu motor Mercedes-Benz, Nico Rosberg marcou a melhor volta no final da primeira sessão de treinos livres e manteve a ponta nas atividades que vieram depois, superando seu companheiro Lewis Hamilton em aproximadamente 0,3 segundo. O alemão deu aquele "trancada" (se é que me entendem) no segundo treino, com um pneu furado. Enfim, Mercedes AMG na ponta, "pra variar".

Susto maior mesmo, foi com... Pastor Maldonado! Então... bem, o piloto da Lotus bateu forte o bastante para provocar a única bandeira vermelha das atividades desta sexta-feira.

Ano passado eu disse que essa seria uma pista boa para a Williams e ruim para a Red Bull, pois em teoria, realmente é isso que deveria acontecer. É, deveria. Mas Daniel Ricciardo venceu e o time de Grove foi mal. Esse ano, falei a mesma coisa, e a Williams novamente foi mal, ficando com Felipe Massa e Valtteri Bottas fora do top 10, e os rubro-taurinos mostrando que talvez tenham carro para andar na frente até mesmo da Scuderia. Vai entender...

Por falar em Ferrari, a Sauber recebeu todas as atualizações de motor e, com isso, evoluíram bastante, com tanto Felipe Nasr quando Marcus Ericsson conseguindo colocar seus carros entre os 10 primeiros ao final das atividades no circuito de Spa-Francorchamps.


Resultados do 1º e 2º Treinos Livres para o GP da Bélgica 2015, via Corrida F1:

1º Treino Livre: http://www.corridadeformula1.com/gp/belgica-2015/#tl1
2º Treino Livre: http://www.corridadeformula1.com/gp/belgica-2015/#tl2


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8


Um abraço!
Paulo Vitor

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Fórmula 1 2015 - Curiosidade: 900 GP da Scuderia Ferrari


Neste final de semana, a Scuderia Ferrari participará de seu Grande Prêmio de número 900 na Fórmula 1, no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Por isso, usará este adesivo comemorativo. O time de Maranello é o mais antigo e tradicional da categoria, estando presente desde a primeira edição do campeonato, em 1950. Aliás, na verdade, desde antes da Fórmula 1 como campeonato organizado existir, sendo assim, resultando num número ainda maior de corridas ao todo.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Manual do Mundo: "Entenda de vez como funciona o motor do carro!"


Muitos de vocês já devem o jornalista Iberê Thenório que é, ao mesmo tempo, um apaixonado por Química e Física e que, desde pequeno, é curioso e gosta de fazer experiências.

Em seu canal no YouTube, o Manual do Mundo, há alguns anos ele vem ensinando a fazer experimentos, invenções malucas, truques de mágica e outras coisas legais. Ontem, ele explicou como funciona um motor de combustão interna.

Eu achei bem legal. Iberê explicou tudo de uma forma bem... didática, como sempre. Para quem não sabe ou nunca se perguntou como funciona o motor do seu carro - ou do carro do pai, da mãe, do tio, enfim -, esse vídeo será bem esclarecedor. Ou até para quem tem noções básicas (como eu, pois lembrando: tô longe das exatas, rs) é interessante, nem que seja só para revisar o que já sabe. Pois até em detalhes como capacidade volumétrica dos cilindros (o que significa o 150 cc, 1.0, 2.0 etc.), que eu pensei que seriam deixados de lado, ele entrou no final do vídeo.

Melhor ainda: fez isso tudo usando um... bem, é como um motor de verdade, mas construído para esses fins de mostrar como este funciona.

Enfim, para quem não conhecia o Manual do Mundo, é um canal muito interessante que eu recomendo que acompanhem! ;-)


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Fórmula 1 2015 - GP da Bélgica - Informações


A Fórmula 1 volta neste final de semana! E logo em uma das etapas mais sensacionais do campeonato, com aquela que talvez seja a mais famosa curva da categoria e uma das mais famosas de todo o mundo: a Eau Rouge, do circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica.

Nessa pista, é bom a Mercedes ficar esperta. Nas duas vezes que foi derrotada por Sebastian Vettel pela Ferrari, não foi por problema nas Flechas Prateadas, mas porquê foram, de fato, derrotadas. E se no ano passado aconteceu a zebra das  zebras, que foi uma vitória de Daniel Ricciardo pela Red Bull, num traçado que desfavorecia os rubro-taurinos, eu não duvido de mais nada. As chances da Williams eram altas também, mas esta não se deu bem. Esse ano, novamente é uma boa pista para o FW37, mas também para o SF15T.


Programação (horários de Brasília):

Sexta-feira: 1º Treino Livre às 5h, e 2º Treino Livre às 9h.
Sábado: 3º Treino Livre às 6h, e Classificação ás 9h.
Domingo: Corrida às 9h.

Mapa do circuito:


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2015 / 2016 - Ferrari renova contrato com Raikkonen


Encerrando os rumores de Valtteri Bottas na Ferrari, embora saibamos que as conversas entre as partes aconteceram, a Scuderia renovou o seu vínculo com o finlandês mais velho, Kimi Raikkonen, o que foi divulgado hoje.

Sendo assim, a dupla de Maranello continua sendo o alemão tetracampeão Sebastian Vettel, junto ao Iceman campeão de 2007, pelo menos até o fim de 2016. O que, por mim, apesar da falta de resultados muito bons na maioria das provas, foi uma ótima escolha da equipe.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Bruno Senna vira mentor em academia da McLaren


Além de continuar como piloto da Mahindra na Formula E, Bruno Senna, que já é um piloto da McLaren desde o início deste ano, terá a partir de agora uma nova missão no time de Woking, onde seu tio Ayrton fez história.

Lançado nos últimos anos, o P1 é um superesportivo nato, pronto para encarar qualquer pista. Como se isto fosse pouco, o P1 GTR é uma evolução ainda mais radical do modelo, com mais potência, torque e aerodinâmica.

É com este carro que a marca promoverá um programa de desenvolvimento para pilotos de GT, e o professor será o próprio Bruno. O brasileiro tem experiência com Fórmula 1, até com GT mesmo, graças a Aston Martin no FIA WEC há poucos anos, atualmente na Formula E e em outras categorias aqui e ali, como quando é convidado para correr na Stock Car Brasil, sem falar nas categorias de base pelas quais passou antes de ser piloto da Hispania, Lotus e Williams. Então, sim, ele tem uma bagagem considerável.

Nesta academia de pilotos, serão feitos diversos treinamentos como num final de semana de corridas mesmo, em pistas na Europa e na Ásia, para desenvolver todas as capacidades dos pupilos.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Formula E 2015 / 2016 - 4º dia de testes em Donington Park


Mais um dia de testes da Formula E em Donington Park, na Inglaterra, e mais um recorde de tempo quebrado na categoria, novamente pela Audi Sport Abt no segundo dia consecutivo, mas dessa vez pelo piloto brasileiro Lucas di Grassi.

Não muito atrás veio o veloz vice campeão Sébastien Buemi, da Renault e.dams, equipe campeã e, pouco depois, outro brasileiro, Bruno Senna pela Mahindra, um pentelho à frente de seu novo companheiro de equipe, Nick Heidfeld.


Resultados do 4º dia de testes pré-temporada da Formula E em Donington Park, via o site oficial da categoria: http://www.fiaformulae.com/en/results/donington-test-2015-day-4.aspx


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Nelsinho Piquet: do teste na IndyCar à primeira vitória de um brasileiro no Global Rallycross


Após ser campeão da Formula E, Nelsinho se aventurou na Indy Lights, o que acabou lhe abrindo portas na IndyCar.

Não sei dizer se para o piloto, os últimos dias foram mais rápidos dentro ou fora das pistas. Primeiro, uma bateria de testes nos monopostos elétricos na Inglaterra, para depois cruzar o Oceano Atlântico até os Estados Unidos e chegar à costa oeste do país, onde treinou com o DW12 Chevrolet de Juan Pablo Montoya, pela Penske.

Já adianto que, no momento, o brasileiro não está interessado em trocar a F-E pela fórmula norte-americana, mas não descarta essa possibilidade no futuro.

Passada essa etaá, Nelsinho atravessou os Estados Unidos mais uma vez para chegar à Washington, onde neste último final de semana, houve uma etapa do outro campeonato no qual ele corre, o Red Bull Global Rallycross.

E finalmente, lá, conquistou com seu Ford Fiesta não "apenas" a sua primeira vitória na categoria, como também a primeira de um brasileiro na mesma, tendo um final de semana perfeito, no qual colocou no bolso Patrick Sandell e o famoso Ken Block, respectivamente 2º e 3º colocados.

Que semana, hein, Júnior? E aproveitando o post, parabéns ao pai tricampeão da Fórmula 1, Nelson Piquet, que ontem completou 63 anos de idade!


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Formula E 2015 / 2016 - 3º dia de testes em Donington Park


Post rapidinho (e fico devendo um outro), porque o dia foi corrido e ainda não acabou. Já tenho que ir correndo para a faculdade.

Companheiro de Lucas di Grassi na Audi Sport Abt, Daniel Abt não "só" liderou a terceira sessão de testes da Formula E em Donington Park, como também quebrou o recorde da categoria no circuito inglês, superando com uma certa folga o francês Nicolas Prost, da equipe campeã Renault e.dams.


Resultados do 3º dia de testes pré-temporada da Formula E em Donington Park, via o site oficial da categoria: http://www.fiaformulae.com/en/results/donington-test-2015-day-3.aspx


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

domingo, 16 de agosto de 2015

Stock Car Brasil 2015 - Corrida do Milhão


Thiago Camilo da RCM Chevrolet venceu pela terceira vez a Corrida do Milhão da Stock Car Brasil!

Sem exageros, mas realmente foi uma vitória heroica. O piloto sofreu um forte acidente há duas semanas na etapa de Curitiba, o que o impossibilitaria de correr. Porém, mesmo com diversas lesões e com o pé inchado, precisando usar uma sapatilha especial, ele não desistiu e, mais do que isso, chegou à ponta após largar lá de trás, do 12º lugar.

Seus maiores adversários foram Daniel Serra, que chegou em 2º, Ricardo Zonta que vinha logo atrás e principalmente Ricardo Maurício, de quem ele tomou a liderança quando este teve problemas.

Quanto ao pessoal que largou na frente, a maioria foi engolida por meio pelotão logo na largada. Principalmente Rubens Barrichello e Lucas Foresti, O pole positon Marcos Gomes caiu menos, mas por questões estratégicas e logo conseguiu recuperar algumas posições, chegando em 4º lugar, seguido pelo seu companheiro de equipe na Voxx Peugeot, Felipe Fraga, que largou e chegou em 5º lugar, depois de ambos superarem Valdeno Brito.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

General Lee vs. Starsky & Hutch


Dois dos maiores ícones automobilísticos da TV norte-americana, são o Dodge Charger R/T de "The Dukes of Hazzard" ("Os Gatões" no Brasil... é, vai entender), que os primos Duke chamaram de General Lee, e o Ford Gran Torino da dupla policial "Starsky and Hutch". Ambos os seriados ganharam filmes com outros atores na década passada.

Mas já imaginaram um duelo de voltas rápidas entre os muscle-caras? Foi o que fez Vicki Butler-Henderson, do Fifth Gear, já há algum tempo.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

sábado, 15 de agosto de 2015

Pegadinha do Fogatti Kayron


Na semana passada eu compartilhei no Facebook o que pensei ser uma das gambiarras mais bizarras que já vi na vida, que eu chamei de Bukatti. Uma mistura de Bugatti Veyron e Ford Ka da primeira geração. Porém, através do Jornal do Carro, acabo de saber que foi apenas uma brincadeira. É uma montagem muito bem feita pelo designer húngaro Tamás Jakus, do estúdio Jakusa Design & Illustration, que ele chamou de "Fogatti Kayron". Ele usou como base um Veyron de verdade e colocou partes do Ka por cima.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Nova categoria de base no Brasil: Fórmula Inter


Foi oficialmente apresentada ontem, em São Paulo, a Fórmula Inter. Algo entre o kart e a Fórmula 3 Brasil (apesar de que também temos a F-Vee, mas o objetivo lá é outro), para que o piloto não dê um salto tão grande de uma vez, já que não temos mais a Fórmula Futuro Fiat.

Essa é aquela notícia que te deixa feliz, na qual você vê brilhar a esperança para o automobilismo nacional. Mais do que uma categoria de base, a Fórmula Inter será uma desenvolvedora de pilotos profissionais. O nome, é uma homenagem ao Autódromo Internacional José Carlos Pace, que fica em Interlagos, pois a categoria nasceu em São Paulo.



Nascida na iniciativa privada através do empresário Marcos Galassi, a F-Inter fornecerá o carro, mecânicos, engenheiros e todo o pessoal necessário, pneus - Pirelli - e combustível, enfim, tudo para o piloto. É só ele chegar, sentar e correr. Tudo estará pronto esperando o piloto. É o chamado formato "seat and drive".

Obviamente isso tem um preço, que é de R$ 13.990 por etapa (em um total de 11, salvo engano), incluindo treinos livres, classificação e corrida, com tudo que eu já mencionei incluído (mas desde janeiro eles vem dando descontos que, com o passar dos meses, vão ficando menores). Acreditem, esse custo é muito baixo para o que os pilotos terão. Ainda mais para um carro fórmula e tão bem desenvolvido. Excelente custo-benefício.



A F-Inter não é para qualquer um que simplesmente juntará a grana para correr em uma etapa por aventura, não. Pelo menos não a princípio, a não ser que abram mais vagas destinadas á este fim.

O objetivo é mesmo a profissionalização, através da Academia Fórmula Inter. A garotada terá aulas de mecânica, inglês, marketing, pilotagem, como buscar patrocínio, lidar com a mídia, gerenciar a carreira etc., lecionadas por profissionais da área. Entre eles, o ex-piloto de Fórmula 1 e da Indy, Roberto Pupo Moreno.

Então, a ideia é formar jovens, dar suporte aos sonhos deles, para que consigam chegar onde querem.


Estão determinados que, em uma votação realizada no Facebook, uma turma de dez alunos foi eleita. Eles terão todas as aulas a oportunidade de participar de uma corrida. Nisso, vão peneirar cinco que correrão mais uma vez e, o que se destacar mais entre todos, ganhará como prêmio a próxima temporada completa.

Aliás, aqui está a página da F-Inter no Facebook: https://www.facebook.com/formulainter



Quanto ao carro, este foi totalmente projetado e construído aqui mesmo, no Brasil. Inclusive com apoio do pessoal envolvido com a Fórmula SAE. Ele é muito bem feito, moderno e seguro. São 20 unidades ao todo.

Batizado de MG-15, ele traz um motor de 2.0 litros com 16 válvulas e injeção direta de combustível, gerando 191 cv de potência e 21 kgfm de torque a 6.000 rpm. Associado ao câmbio em H de 4 marchas, atinge a velocidade máxima de 245 km/h.

Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor