sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Fórmula 1 2014 - GP dos Estados Unidos - 2º Treino Livre

Bem, primeiramente devo justificar que esse período longo de tempo depois do 2º Treino Livre, no qual eu não postei os resultados mesmo tendo postado os da sessão anterior, significa o tempo no qual eu estive na faculdade, que fica em outra cidade a 40 km da minha. Me desculpem.

(Foto: Getty Images)
Foi outra dobradinha da Mercedes, com Lewis Hamilton superando Nico Rosberg por... sei lá, meio fio de cabelo, ou menos: 0,003s.

Não estranhem Sebastian Vettel lá no final da tabela. O alemão não deu tantas voltas, e deve ter feito só simulação de corrida. Não estava preocupado em ver voltas rápidas para a classificação, pois talvez sequer participe desta, preferindo largar lá de trás mesmo. Porque para ele não compensa perder tantas posições, pois ele não só estourou o limite de motores, com a Infinti Red Bull colocando um novo V6 turbo Renault em seu RB10, como também teve que trocar a caixa de marchas.

Dito isso, voltemos ao topo, no qual vieram em seguida das Flechas Prateadas, Fernando Alonso em seus últimos dias na Ferrari, e logo depois, a outra Red Bull, de Daniel Ricciardo. Felipe Massa se saiu bem melhor dessa vez, em 5º. Seu companheiro na Williams, Valtteri Bottas, ficou apenas em 11º, mas lembremos que ele cedeu seu FW36 ao reserva Felipe Nasr, que inclusive superou o compatriota e xará. Se bem que isso, a princípio, significa que esse carro tinha acerto para superar o #19.

Fechando o top 10, vieram Kimi Raikkonen com a outra F14-T; a dupla da McLaren, Kevin Magnussen e Jenson Button, respectivamente; e o incrível Hulk, Nico Hulkenberg, feliz pela sua renovação contratual com a Force India.


Resultados do 2º Treino Livre, via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/gp/eua-2014/#tl2


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Um abraço!

Fórmula 1 2014 - GP dos Estados Unidos - 1º Treino Livre

(Foto: Getty Images)
Acreditam que tivemos uma dobradinha da Mercedes? Pois é... Novidade, né? Lewis Hamilton liderou, e Nico Rosberg foi o 2º mais rápido.

Vimos mais uma vez a evolução da McLaren, com Jenson Button em 3º, próximo das Flechas Prateadas, e Kevin Magnussen em 5º. Mas e em 4º? Toro Rosso, com um incrível desempenho do russo Daniil Kvyat, futuro titular da Infiniti Red Bull.

Enquanto isso na Williams, Luiz Felipe Nasr voltou a guiar na primeira sessão, e chamou atenção superando seu xará de segundo nome e companheiro de equipe, Felipe Massa.

A Lotus levou bicos totalmente novos, mas continuou andando entre o pelotão intermediário e o final do grid.


Lembrando que não tivemos a presença Caterham e Marussia, o que irá até interferir no sistema de classificação amanhã.

Se você ainda não entende para que serve cada um dos treinos livres e a importância dos mesmos, recomendo que leia este post aqui, óh: http://autoblogpv8.blogspot.com.br/2014/10/formula-1-importancia-dos-treinos.html


Resultados do 1º Treino Livre para o GP dos EUA, via Fórmula 1 Brasil: http://ow.ly/i/7q6jg


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Um abraço!
Paulo Vitor

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Fórmula 1 2014 - GP dos Estados Unidos - Informações


De volta à terra dos cowboys, em Austin, no Texas, para a realização da 3ª edição do GP dos Estados Unidos no Circuit of the Americas. Que no ano passado, foi um sucesso de público.

Os horários são bem diferentes daqueles com os quais estamos acostumados no restante da temporada, que normalmente são de manhãzinha ou no meio da madrugada. Além de Interlagos (que será a próxima etapa), é o único outro Grande Prêmio do lado de cá, no Novo Mundo. Ah! Perdão, tem no Canadá também. Como pude me esquecer de um dos meus GPs favoritos?

Pelas características do autódromo, podemos esperar mais de... bem, a Mercedes é sempre certa como uma grande força, mas creio que a Red Bull também virá forte, e talvez, a Williams também.


Programação (horários de Brasília):

Sexta-feira: 1º Treino Livre às 13h, e 2º Treino Livre às 17h.
Sábado: 3º Treino Livre às 13h, e Classificação às 16h.
Domingo: Corrida às 18h.

Obs: lembrem-se do horário de verão, que é o escrito aqui.

Mapa do circuito:


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Paulo Vitor

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Koenigsegg One:1


O carro de série mais rápido do mundo... ou pelo menos, é o que a Koenigsegg promete. Bugatti Veyron SuperSport (434 km/h)? Hennessey Venom GT (435 km/h)? Esqueça... o One:1 deverá superar os 440 km/h!

Pesando 1.341 kg e tendo 1.360 cv (e o torque, absurdos 139 kgfm), a relação peso-potência é de menos de 1, logo, dá para entender o nome. Faz de 0 a 400 km/h em aproximadamente 20 segundos. Ele é tão potente que travou o sistema alemão de homologação, que teve de ser atualizado para o bólido passar. O que gera tudo isso, é um motor V8 5.0 biturbo.

Se por acaso você é alguém que poderia ter um desses Koenigsegg One:1, sinto muito... Os seis carros que serão produzidos, já foram todos vendidos, por 1,5 milhão de euros (se não considerar os impostos, quase 5 milhões de reais) cada um.


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Paulo Vitor

domingo, 26 de outubro de 2014

Pietro Fittipaldi na Ferrari Driver Academy


Semana passada aconteceu um evento na sede da Ferrari, em Maranello, que convidou jovens promessas do automobilismo para visitarem a fábrica, fazerem testes e exames físicos/de saúde.

O convite foi o campeão de um interestadual de kart nos Estados Unidos, Enzo Fittipaldi (xará do fundador da marca). Porém por ele ter apenas 13 anos, não poderia testar o carro de Fórmula 3 no circuito de Fiorano. Sendo assim, o convite se estendeu ao seu irmão mais velho, Pietro Fittipaldi, atual campeão da Protyre Fórmula Renault Inglesa, de 18 anos.


Exames feitos, treinos nos simuladores realizados, e os Fittipaldi tiveram o privilégio (ou não) de jantar com o chefe da Scuderia, Marco Mattiacci.


Chegando o momento de dar as voltas de Fórmula 3 na pista, Pietro assumiu o cockpit e... quebrou o recorde (da categoria, é claro) de tempo da pista!


A Ferrari se impressionou, e convidou o rapaz para fazer parte de sua academia de jovens pilotos. O que se concretizar (o que deverá acontecer), deixa ele mais próximo da Fórmula 1, apesar de ficar com opções mais limitadas. Caso aceite, o provável destino dele em 2015 será alguma equipe de categoria de base vinculada a Ferrari. Talvez até mesmo correndo de Fórmula 3, e um pouco mais ora frente, sendo piloto reserva da Scuderia, como já foi o caso dos brasileiros Felipe Massa e Luciano Burti.

O que poderia ser um problema, seria o fato de Pietro já fazer parte de outro programa de desenvolvimento de pilotos, a Escuderia Telmex, do bilionário Carlos Slim. Porém o próprio grupo mexicano já havia autorizado a visita de seu pupilo ao time italiano (o que teve de ser pedido previamente), e não seria o primeiro caso de um piloto na Telmex e na Scuderia Ferrari simultaneamente. Exatamente o mesmo aconteceu com Sergio Pérez.


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Paulo Vitor

Esporte Espetacular e McLaren: 40 anos do bicampeonato de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1


Matéria excelente do programa da Rede Globo, mostrando muitos acontecimentos interessantes do meio dos anos 70 na Fórmula 1, com foco nos 40 anos do bicampeonato do homenageado, Emerson Fittipaldi (e primeiro título da McLaren): http://globotv.globo.com/rede-globo/esporte-espetacular-br/v/emerson-fittipaldi-relembra-bicampeonato-na-formula-1/3722198/

Aproveitando o breve post, a McLaren também lançou recentemente um vídeo com o "Rato", falando sobre a mesma conquista: https://www.youtube.com/watch?v=wVErtMJRMc0


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Paulo Vitor

Fórmula 1 2014 - Sobre os problemas de Caterham e Marussia fora do GP dos EUA


Peço desculpas por ter deixado o blog de lado ao longo da últimas semanas, e coisas relevantes (em termos de final do grid) aconteceram.

Recapitulando, em julho deste ano, Tony Fernandes vendeu a sua equipe, Caterham. E como era de se esperar pela gente que estava envolvida no negócio (nosso velho conhecido Colin Kolles), era de se esperar no que isso ia dar (mas recentemente esse leilão foi cancelado).

Ações que não foram transferidas, consórcio cancelado, funcionários e fornecedores sem receber... Ou seja, nenhum dos lados ganhou nada com isso. Estranho, não é, Kolles? Por que será que seu nome está sempre envolvido nessas mutretas? E não é a primeira de suas trapalhadas. Quer um "bom" exemplo do currículo dele? Hispania Racing Team, não à toa extinta, pois sequer foi comprada, tornando-se outra equipe.

Como consequência do negócio - previsivelmente - não dando certo, a Caterham, pior do que jamais esteve antes (e já foi a melhor das nanicas), voltou para as mãos do seu antigo dono. Será que Tony poderá salvá-la?

O primeiro desafio veio um dia após o malaio recuperar a posse de seu time: fábrica interditada, fechada. Assim não poderiam embarcar para os EUA, onde teremos o GP de Austin, no Texas, no próximo final de semana. E quem não tem presença, não recebe nada no final do ano, já comprometendo a temporada 2015. Por sorte, Bernie Ecclestone deixou essa passar e autorizou não só Caterham, como também a Marussia, de não comparecerem a próxima etapa.

A russa também passa por problemas financeiros, além da falta de Jules Bianchi. Sendo assim, pode faltar na próxima corrida. O benefício da Caterham ainda vale para o GP do Brasil, e provavelmente em Abu Dhabi, na final, as duas equipes deverão estar lá.


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terça-feira, 21 de outubro de 2014

Fórmula 1 2015 - Nico Hulkenberg continua na Force India


Provavelmente a maioria de vocês já sabem, pois isso aconteceu ontem de manhã. Porém não teve como eu postar aqui antes. Bem, parece que dessa vez, a Force India viu a besteira que fez no final de 2012, e renovou o contrato de Nico Hulkenberg.

O incrível Hulk chegou à Fórmula 1 em 2010, pela Williams como campeão da GP2 Series, senco companheiro de Rubens Barrichello. Naquele ano, com um carro não muito competitivo (mas ótimo, se comparar com 2011 e 2013), cravou sua primeira e única pole position, na pista molhada com pneus lisos, em Interlagos.

Isso deveria garantir a permanência do promissor alemão, mas aí começa a saga de rejeição do diamante bruto (que aos poucos, vem sendo mais lapidado)...

A Williams já tinha criado seu vínculo com o novo campeão da categoria de entrada, Pastor Maldonado. Então Nico foi justamente para a Force India, mas apenas como piloto reserva fazendo alguns treinos, pois ficou sem vaga como titular. Em 2012 ele assumiu um cockpit definitivo na equipe indiana, mas apesar de ter mostrado um ótimo desempenho, foi excluído de novo, indo para a Sauber em 2013 e novamente mostrou uma performance excepcional. E o que houve? Perdeu seu lugar para pilotos menos talentosos, mas com mais patrocínio, de novo. Voltou para a Force India esse ano, como eu já disse, a equipe não cometeu o mesmo erro, mantendo Hulk por lá mesmo.

O que não sabemos, é se a Force India vai manter seu outro piloto, Sergio Pérez. Acredito sim. O mexicano fez uma temporada muito boa, e traz um bom patrocínio da Telmex. Mas esta vaga está bem disputada.


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Paulo Vitor

sábado, 18 de outubro de 2014

Conheçam "Bobby", o Audi RS7 autônomo de corrida

 
A que ponto chegamos, hein? Com alguns computadores no porta-malas, a Audi fez um RS7 que não só se dirige sozinho, como é capaz de fazer uma volta lançada num circuito de corrida. É o futuro chegando, senhoras e senhores. Mas eu ainda prefiro ter a opção de guiar por conta própria.

Carinhosamente chamado de "Bobby", o carro foi levado ao circuito de Oschersleben, na Alemanha, parada dar uma volta rápida. Com um avançado GPS, ele deu uma volta de reconhecimento, fez os cálculos de traçado, pontos ideais de frenagem e aceleração e... meteu quase 5 segundos em um outro RS7 conduzido por um piloto profissional! 5 segundos, gente, isso é uma eternidade em termos de comparação de voltas!

Isso serve para mostrar a segurança desse tipo de tecnologia, e como ela está cada vez mais eficiente, para quem sabe um dia, termos um trânsito autônomo quase livre de acidentes (afinal, máquinas também podem falhar).
 
Dica do amigo Rafael Edilelton, pois eu não tinha o menor conhecimento disso, e ele me mostrou.

 
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segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Fórmula 1 - A importância dos treinos


Você fala que vai assistir um treino livre de Fórmula 1, e o telespectador casual, ou o leigo fã de outro esporte diz "Ah, mas é só treino", além de confundir classificação com treino (culpa do plim plim). É... não deixa de ser verdade, mas isso não quer dizer que o mesmo não seja importante. Muito pelo contrário, é muito importante.

Em cada circuito, o carro terá um comportamento diferente. Com mais ou menos pressão aerodinâmica, tanque cheio ou vazio, pneu mais duro ou mais macio, mais desgastado ou não... enfim, são centenas de possibilidades! Milhares, se contar com cada ângulo de asas dianteira e traseira, aletas etc. Isso sem contar com as atualizações feitas entre uma e outra corrida.

Quando os pilotos vão à pista na primeira sessão de treinos, a princípio é para fazer testes. Ver se tudo está funcionando corretamente, e se não, voltam aos boxes para fazer os ajustes ou reparos necessários.

Depois, notem que principalmente nas partes aerodinâmicas móveis, há uma fina camada de uma espécie de tinta amarelada. Isso, somado aos sensores espalhados pela carroceria, serve para ver qual é o fluxo do vento pelo carro naquela pista. As direções, e quais trechos sofrem com maior pressão. A "tinta" (que até tem um nome específico, do qual não me lembro agora) mostra a direção e os sensores a intensidade. Esse procedimento serve para dar um acerto inicial da parte aerodinâmica, e no final da sessão, os pilotos vão conferir os primeiros tempos de voltas lançadas, que ainda vão reduzir bastante.

Mais tarde vem as simulações de corrida. Enchem o tanque, e colocam algum tipo de pneu, pra ver quantas voltas estes aguentam com o o carro mais pesado, e logicamente, o nível de desgaste. E eu estou falando só do básico. Conseguem ver a enorme quantidade de variáveis? E tudo isso será essencial na hora da classificação, e consequentemente, da corrida, já que anão ser que chova, não podem fazer grandes alterações entre o sábado e o domingo.

Põe asa, tira a asa, confere a telemetria, olham onde podem melhorar, analisam gráficos de aceleração e frenagem, voltam à pista, fazem mais voltas rápidas, voltam aos boxes, repetem os procedimentos e assim por diante... vida de piloto não é fácil!

O terceiro treino, no sábado, pouco antes da classificação, serve mais para ter uma noção de como será a formação do grid de largada, além de fazer uns ajustes finais.

E em 2014, isso está até menos complicado, já que até agora, os motores estão "congelados" para desenvolvimento, e salvo engano os câmbios tem uma relação fica de marchas, sem "esticar" ou diminuir uma ou outra. Então na parte mecânica... bem, só consigo pensar agora em ajuste das suspensões.

Começar bem um final de semana com um primeiro treino eficiente, começando a fazer simulações de corrida já ao final deste, faz diferença lá na frente, na corrida. A competição já começa pra valer na sexta.

E eu estou sendo bem superficial. Não sou piloto, muito menos engenheiro. A realidade é bem mais complexa do que eu relatei aqui, e só o que eu disse, já parece (e é) bem complicado.


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Paulo Vitor

domingo, 12 de outubro de 2014

Fórmula 1 2014 - GP da Rússia - Corrida


"Estamos fazendo história aqui", foi o que disse o inglês Lewis Hamilton, ao cruzar a linha de chegada em 1º lugar. E ele tinha toda razão, por mais de um motivo.

Foi a primeira vez que a Rússia recebeu um Grande Prêmio de Fórmula 1, no circuito construído no Parque Olímpico de Sochi, e Hamilton ganhou essa. Ainda por cima, com a dobradinha tendo Nico Rosberg como 2º colocado, a Mercedes AMG conquistou o campeonato de construtores, pela primeira vez desde o seu retorno à categoria em 2010. Acabando com a hegemonia da Red Bull dos últimos 4 anos.

(Foto: Getty Images)
Hamilton ganhou a corrida logo no começo... ou melhor, Rosberg perdeu. O alemão fez uma largada agressiva, e chegou a tomar a liderança. Mas pelo excesso de arrojo (e ele é de pilotagem mais suave), não conseguiu controlar o carro no limite e travou o eixo dianteiro na hora de dividir a freada com o companheiro, indo parar na área de escape. Isso desgastou demais os pneus de seu W05, fazendo-o vibrar muito, e com isso ele já entrou nos boxes ainda no final da primeira volta, o que deu início a sua corrida de recuperação. Ele conseguiu chegar em 2º, mas mais de 10 segundos atrás do vencedor e líder do campeonato.

Lá na frente, Lewis só se preocupava em não errar e ser rápido, mas também administrando a sua vantagem.

(Foto: Getty Images)
Junto com Rosberg, quem também foi fazer seu primeiro pit stop foi Felipe Massa, que já tinha largado lá de trás por problemas mecânicos na classificação, e por isso arriscou fazer uma estratégia diferente... que não deu certo. Bem, pelo menos não nas circunstâncias dessa corrida, pois ele ficava constantemente preso no "trânsito". Principalmente atrás de Sergio Pérez, da Force India. Que ele deveria conseguir ultrapassar com o carro excelente que tem, não? Porém não posso julgar muito, pois não prestei muita atenção no desempenho do brasileiro, que terminou em 11º, fora da zona de pontuação.

Enquanto isso, quem completou o pódio pela quinta vez no ano? Ele mesmo: o outro piloto da Williams, Valtteri Bottas. Já era a posição em que ele largou, então dessa vez, sem querer tirar o mérito, não teve muita coisa de espetacular. Tinha o carro certo, e estava no lugar certo e na hora certa. O que não quer dizer que foi fácil andar no pelotão da frente.

No pódio entregando os prêmios, tivemos ninguém menos que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que estava bem Contentin (bah dum tss). E diga-se de passagem que o Lewis ficou todo empolgado com isso.

(Foto: Reuters)
Sobre a briga lá da frente não ter sido fácil, na largada e primeiras voltas, por exemplo, avançaram para a briga lá da frente, Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo, que inclusive duelaram um com o outro. A princípio o alemão esteve na frente, mas com o desenrolar da prova, não só acabou invertendo de posição com o australiano, como também ambos acabaram perdendo algumas posições, com o RB10 #1 terminando em 8º e o #3 em 7º.

Logo atrás do pódio, veio a dupla da McLaren, tendo feito uma corrida muito, muito boa. Principalmente se comparar com a primeira fase do campeonato. Jenson Button foi o 4º e Kevin Magnussen o 5º. O time de Woking fez uma excelente estreia, mas depois teve um apagão. Então desde a volta das férias no final de agosto, aos poucos eles vem evoluindo constantemente.

A Ferrari terminou em 6º com Fernando Alonso, fazendo uma corrida não tão boa, mas fez o possível, e Kimi Raikkonen em 9º. Fechando a zona de pontuação, Pérez em 10º.

(Foto: AFP)
Não completaram Kamui Kobayashi da Caterham e Max Chilton da Marussia, ambos com problemas em seus carros.

Por falar em Marussia, antes dos pilotos entrarem em seus carros para a volta de apresentação, eles se reuniram à frente da linha de largada em um círculo, em uma corrente de orações e pensamentos positivos em homenagem ao piloto francês Jules Bianchi, que como todos sabem, sofreu um grave acidente no GP do Japão e ainda está internado na terra do sol nascente.


Resultados finais do GP da Rússia, via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/gp/russia-2014/

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/

(Foto: Getty Images)

(Foto: Getty Images)
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Paulo Vitor

sábado, 11 de outubro de 2014

GP2 Series 2014 - GP da Rússia - Corrida 1


Stoffel Vandoorne era o pole position e liderou boa parte da corrida, mas largando em 4º, vinha um Jolyon Palmer que queria ser campeão antecipado nesse final de semana, sabendo que tinha chances. Contando com duplo erro de adversário, o piloto da Dams conseguiu o que queria. Ontem na classificação, Felipe Nasr atrapalhou Coletti e foi punido, caindo para 12º. Hoje na corrida, a Carlin errou na estratégia quando Nasr foi pagar por outra punição, fazendo uma parada extra. Sendo assim o brasileiro terminou fora da zona de pontuação, em 18º. Enquanto isso, Palmer tomou a liderança da corrida e venceu, conquistando o título de 2014 da GP2 Series. Na sua cola, veio Mitch Evans, e alguns segundos depois, Marciello completou o pódio. Vandoorne que era o pole e disputa o vice campeonato com Nasr, terminou em 5º.


Todos os resultados no site oficial da GP2 Series: http://www.gp2series.com/results/


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Paulo Vitor

Fórmula 1 2014 - GP da Rússia - Classificação

(Foto: Getty Images)
Q1:

Com um carro a menos (a Marussia de Jules Bianchi), que foi o eliminado da vez junto com a outra nanica, a Caterham, que teve o melhor tempo do Q1 com Marcus Ericsson, e Pastor Maldonado da Lotus, foi Felipe Massa. O piloto da Williams teve falta de potência no motor Mercedes-Benz de seu FW36, por causa de um problema na bomba de combustível. Dessa vez, Romain Grosjean e as duas Sauber, conseguiram avançar ao Q2.

Q2:

Por pouco, pasmem, o eliminado incomum da vez foi Sebastian Vettel, em seus últimos dias na Red Bull. Atrás dele, vieram as Force India de Nico Hulkenberg e Sergio Pérez,, as Sauber de Esteban Gutiérrez e Adrian Sutil, e a Lotus de Grosjean, respectivamente.

Q3:

Dobradinha da Mercedes AMG, com Lewis Hamilton na frente de Nico Rosberg, com uma diferença considerável. Logo atrás, um ótimo (mas não necessariamente surpreendente) 3º lugar de Valtteri Bottas, da Williams. Em 4º e em 6º, ficaram respectivamente Jenson Button e Kivin Magnussen, confirmando uma evolução da McLaren. Em 5º, um excelente desempenho de Daniil Kvyat, fazendo sua melhor classificação em seu ano de estreia para a Toro Rosso, que deixará em breve para assumir a vaga de Vettel na Red Bull. E logo correndo em casa, no primeiro GP da Rússia. Depois vieram em ordem: Daniel Ricciardo da Red Bull, Fernando Alonso e Kimi Raikkonen da Ferrari, e por último, o companheiro do garoto russo, Jean-Éric Vergne, que nesse final de semana providenciou uma homenagem ao conterrâneo Bianchi.


Resultados do Fórmula 1 Brasil, da Classificação para o GP da Rússia, com todos os tempos de Q1, Q2 e Q3: http://ow.ly/i/7bKQk


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Paulo Vitor

Fórmula 1 2014 - GP da Rússia - 3º Treino Livre

(Foto: Getty Images)
Lewis Hamilton lidera a dobradinha da Mercedes com Nico Rosberg, no último treino livre em Sochi. Na cola das Flechas Prateadas, vem Valtteri Bottas, da Williams, um pouco mais atrás Daniel Ricciardo, da Red Bull, e mais um pouco, o outro carro de Woking, de Felipe Massa.


Resultados do 3º Treino Livre para o GP da Rússia 2014 de Fórmula 1, via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/gp/russia-2014/#tl3


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Paulo Vitor

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Fórmula 1 2014 - GP da Rússia - 1º e 2º Treinos Livres

(Foto: Getty Images)
Agora sim, a Rússia entra oficialmente na Fórmula 1, na história da categoria depois de algumas tentativas, e onde permanecerá, salvo engano, pelo menos até 2020.

A Mercedes esteve na liderança das duas sessões de treinos de hoje, primeiramente com Nico Rosberg, e depois com Lewis Hamilton. Sendo que apenas na primeira fez uma dobradinha. Quem está dando trabalho para as Flechas de Prata dessa vez? Acredite: a McLaren!

No início dessa segunda fase do campeonato, a McLaren já vinha mostrando uma evolução. Lenta, mas evoluía. Chegando ao GP do Japão, Jenson Button fez uma ótima corrida, e no começo do primeiro treino em Sochi, o inglês foi o mais rápido, sendo superado pela dupla prateada só algum tempo depois. E por uma diferença bem pequena. Mais tarde, foi a fez de Kevin Magnussen terminar atrás de Hamilton, mas dessa vez com uma diferença maior.

Tivemos ainda estreia de Sergey Sirotkin, pela Sauber, que inclusive é russo. Ele não foi o único reserva, pois o espanhol Roberto Merhi andou pela Caterham novamente e até superou o titular Marcus Ericsson.

Mas... infelizmente, faltou um carro nos treinos. Um carro e seu verdadeiro piloto, para ser mais específico. O #17 da Marussia não foi à pista nem com piloto reserva. Mas esteve lá, montado, como uma bela homenagem ao francês Jules Bianchi. Forza, Jules!

(Foto: Getty Images)
Resultados do 1º e 2º Treinos Livres para o GP da Rússia 2014 de Fórmula 1:

1º Treino Livre: http://www.corridadeformula1.com/gp/russia-2014/#tl1
2º Treino Livre: http://www.corridadeformula1.com/gp/russia-2014/#tl2

(Foto: Getty Images)
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Paulo Vitor

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Fórmula 1 2014 - Todos com Jules Bianchi!

O compatriota de Jules Bianchi, que se acidentou no final do GP do Japão, Jean-Éric Vergne da Toro Rosso, está distribuindo esses adesivos com "Todos com Jules #17", em francês. Gesto bacana que os outros pilotos aderiram, e aos poucos, vão postando fotos de seus capacetes.

Fernando Alonso
Valtteri Bottas
Marcus Ericsson
Lewis Hamilton (este, com a hashtag #ForzaJules)
Nico Hulkenberg
Kamui Kobayashi
Daniel Ricciardo
Nico Rosberg
Outros devem aparecer... Fiquem de olho no Twitter e no Instagram.

As últimas notícias que tivemos de Bianchi, foram essas:  http://autoblogpv8.blogspot.com.br/2014/10/formula-1-2014-noticias-de-jules-bianchi.html


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Paulo Vitor

Linha de Chegada com Emerson Fittipaldi


Como lembrei aqui há quase um mês, em 2014 faz 40 anos em que Emerson Fittipaldi foi bicampeão de Fórmula 1, conquistando o primeiro título da McLaren, com o M23 em 1974. Em homenagem ao feito o Linha de Chegada, programa do canal pago SporTV, convidou o piloto para uma ótima entrevista conduzida por Reginaldo Leme, e pelo Rafael Lopes, do blog Voando Baixo.

Vocês podem assistir na íntegra aqui: http://globotv.globo.com/sportv/linha-de-chegada/v/linha-de-chegada-entrevista-programa-desta-quarta-feira-08102014-na-integra/3684449/


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Paulo Vitor

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Fórmula 1 2014 - GP da Rússia - Informações


Poucos dias após o GP do Japão, que teve o acidente de Jules Bianchi como terrível desfecho, chegamos pela primeira vez ao GP da Rússia, no Parque Olímpico de Sochi. A equipe da casa, Marussia, onde pilotava o francês que está internado, já se instalou no paddock com dois carros, e fizeram questão de colocar o nome de Bianchi lá. Até então, é dito que apenas Max Chilton participará da etapa, mas caso o segundo carro vá à pista, provavelmente será pelas mãos do americano Alexander Rossi.

É uma pista nova, que nenhum piloto e nenhuma equipe conhece, então a única coisa que podemos afirmar por enquanto, é que a Mercedes vai andar bem, pois é asim em qualquer tipo de pista. Em algumas mais, em outras menos. Das outras, não sabemos o que esperar.


Programação (horários de Brasília):

Sexta-feira: 1º Treino Livre às 3h, e 2º Treino Livre às 7h.
Sábado: 3º Treino Livre às 5h, e Classificação às 8h.
Domingo: Corrida às 8h.

Mapa do circuito:


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Paulo Vitor

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Fórmula 1 2014 - Notícias de Jules Bianchi


Bem, para quem esteve fora da Terra nos últimos dias...

O desastroso final do GP do Japão: http://autoblogpv8.blogspot.com.br/2014/10/formula-1-2014-luta-pela-vida-de-jules.html

O que sabíamos de Jules Bianchi até ontem: http://autoblogpv8.blogspot.com.br/2014/10/formula-1-2014-luta-pela-vida-de-jules.html

Notícias nada animadoras, infelizmente. Detesto ter que dizer isso, muito mesmo.

Foi diagnosticada uma DAI (lesão axonal difusa) no piloto francês. É uma lesão bem grave provocada pelo deslocamento do cérebro para frente ou para trás, ou para os lados, ao sofrida por causa da forte desaceleração com o impacto de 50 G da batida a mais de 200 km/h. A maioria das pessoas que sofrem isso, passam o resto da vida em coma. Porém algumas se recuperam, com algumas sequelas de demência, mas se recuperam.

O Dr. Gérard Saillant, professor e cirurgião ortopedista e traumatologista, é um dos maiores especialistas do mundo, nesses casos, e vem cuidando de Michael Schumacher (que inclusive, vem se recuperando muito bem), assim como fez com o caso de Felipe Massa em 2009, e também já tratou do jogador de futebol Ronaldo. Agora ele está no Japão, envolvido na recuperação de Bianchi. Por ser piloto da academia de pilotos da Ferrari, a Scuderia também enviou reforço médico, com o Dr. Alessandro Frati, professor e neurocirurgião da Universidade La Sapienza, de Roma.

E podem esquecer aqueles boatos ridículos que certo apresentador, gigante das antigas, andou dizendo aí pra fazer sensacionalismo, de que os médicos só estavam esperando os pais de Jules para terem autorização de desligarem os aparelhos, pois quando ele disse isso, os pais já estavam com o filho há horas.

Forza, Jules!


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Um abraço!
Paulo Vitor

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Fórmula 1 2014 - A luta pela vida de Jules Bianchi


Excelente piloto com dois títulos em categorias de base, o primeiro a dar pontos à nanica Marussia na Fórmula 1, no GP de Mônaco, e membro da academia de pilotos da Ferrari, tendo sido o mais rápido com esta em um dos testes do meio da temporada, o francês Jules Bianchi sofreu um grave acidente ontem no GP do Japão a mais de 200 km/h (resultando numa forca de aproximadamente 50 G), o que deu a corrida como encerrada.

A FOM não mostrou o acidente na transmissão oficial, mas um espectador conseguiu gravar as fortes imagens da arquibancada. Mas a FOM não vai deixar as imagens do acidente no YouTube por muito tempo, então aí vai um link do UOL: http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2014/10/06/video-mostra-momento-do-acidente-de-jules-bianchi-no-gp-de-suzuka.htm

Como podem ver, o carro do francês passou por baixo do trator com guindaste que carregava a Sauber de Adrian Sutil, tendo a parte de cima toda "varrida". Horrível. É impressionante como o Santo Antônio do carro foi massacrado, e o capacete de Jules permaneceu inteiro, o que com certeza, até então, salvou a vida do piloto.

Falha dos fiscais. Apesar de que havia bandeira amarela no setor, exatamente no ponto atingido pela Marussia, havia uma bandeira verde sendo agitada, dando a entender que a pista estava segura para poder acelerar.

Com base em comunicados de gente da Fórmula 1, direta ou indiretamente, da FIA, das equipes e de jornais estrangeiros, tomando cuidado com o sensacionalismo, podemos chegar à algumas conclusões.

Ele foi levado ao hospital inconsciente, a quase 20 km do autódromo de Suzuka, onde foi submetido a duas cirurgias no crânio, tendo sofrido um forte traumatismo. Se é verdade que nas primeiras horas ele conseguia respirar por conta própria, parece que agora precisa de aparelhos. Apesar de ter piorado o quadro que já era crítico, mais de uma fonte diz que este está estável.

Para a liberação de boletins médicos oficiais, é necessária a autorização dos pais de Bianchi, que já chegaram ao Japão. Pilotos e dirigentes da Fórmula 1, também tem visitado o colega (e amigo de alguns).

Forza, Jules!


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Um abraço!
Paulo Vitor

domingo, 5 de outubro de 2014

Fórmula 1 - Adeus, Andrea de Cesaris (1959 - 2014)


Um dia triste para o automobilismo. Mais cedo, o grave acidente de Jules Bianchi no GP do Japão. Algumas horas depois a morte do ex piloto Andrea de Cesaris, aos 55 anos. Novo demais para morrer, mas lamentavelmente aconteceu, e de forma bem infeliz.

O italiano estava andando com uma moto pelos arredores de Roma, quando perdeu o controle e se chocou fatalmente contra um guard rail.

Quem diria, hein? Já vimos de Cesaris bater tanto e sair ileso, que é até estranho pensar que ele morreria assim.

Na Fórmula 1, entre centenas de pilotos, ele é um dos poucos que ultrapassou a respeitável marca de 200 GPs, tendo disputado 208. Porém arrisco dizer que em suas trapalhadas, ele bateu em mais da metade desses, sendo mais lembrado por esses feitos, assim como brincamos hoje com Pastor Maldonado e até há algum tempo atrás, com Romain Grosjean, que conseguiu se acertar.

Sua melhor posição no mundial, foi um 8º lugar em 1983, quando corria pela Alfa Romeu. Entre 1980 e 1994, Andrea defendeu também Ligier, Brabham, McLaren, Minardi, Jordan, Sauber, Scuderia Italia, Rial, Tyrrell e Dallara. Normalmente ficava apenas um ano em cada equipe. Dois, no máximo. Seus melhores resultados foram cinco pódios e uma pole position.

Em 2006 ele voltou às pistas, para correr na extinta (durou apenas um ou dois anos) Grand Prix Masters, categorias dos veteranos aposentados da Fórmula 1. Correndo ao lado de Emerson Fittipaldi, Nigel Mansell, Ricardo Patrese, Eliseo Salazar, Derek Warwick, entre outros.

Descanse em paz ao lado de tantos outros que já se foram, Andrea de Cesaris.


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Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2014 - GP do Japão - Corrida

Deixemos a corrida pra depois (e nem há muito o que falar). Pessoal, como a maioria de vocês já deve saber, algo muito grave e muito triste aconteceu, provocando a bandeira amarela lá pela volta 44, e a bandeira vermelha na volta 47, não tendo mais relargada.

Adrian Sutil havia saído da pista com sua Sauber, e como de costume, um daqueles pequenos tratores com guindaste teve que ir lá remover o carro. Tudo bem com o alemão, pelo menos, felizmente. Porém o francês Jules Bianchi, talentoso piloto da Marussia (que deu à equipe seus primeiros pontos no GP de Mônaco) e o mais experiente da academia de pilotos da Ferrari (que estava até esperançoso em assumir o cockpit deixado por Fernando Alonso), também escapou da pista, e foi direto para a máquina que removia o carro de Sutil.

Bianchi bateu muito, muito forte, a pouco mais de 200 km/h. Aquela parte chamada "Santo Antônio", que já protege muito o ocupante do veículo, foi completamente destruído. O capacete do piloto, pelo menos, ficou inteiro. Porém isso não é motivo para ficar menos preocupado. Jules foi levado ao hospital inconsciente, em estado muito grave, tendo sofrido um traumatismo craniano e já foi operado. Mas continua em estado grave.

No pódio, já vou adiantando que tivemos uma dobradinha da Mercedes AMG, com Lewis Hamilton vencendo Nico Rosberg, e Sebastian Vettel - ainda - da Red Bull. Porém nada de sorrisos (ok, um ou outro, bem discreto... mas com todos os pilotos respeitando a situação), e nenhuma gota de champanhe foi jogada nos outros. Deram seus pequenos goles, e saíram com os troféus. Após saírem do autódromo de Suzuka, primeiramente foram ao hospital Fernando Alonso e Felipe Massa. Depois TODOS os pilotos fizeram o mesmo.

(Foto: Getty Images)
Forza, Jules!

Bem, na hora marcada para o início da corrida, como era de se esperar, tivemos um dilúvio. Quase 40 minutos depois, tendo completado algumas voltas com o safety car na pista, foi dada a largada pra valer. As Flechas Prateadas dispararam na frente, e logo começaram sua corrida particular. Com muita insistência, o inglês acabou fazendo uma bela ultrapassagem sobre o alemão e dali, da liderança, não saiu mais, vencendo o GP do Japão.


Em 3º e 4º, vieram os carros da Red Bull, que apesar de terem largado um pouco atrás, tiveram uma performance excelente, já que prevendo uma forte chuva no dia anterior, fizeram a classificação com um acerto mais apropriado para a condição climática do dia seguinte (esqueci de mencionar isso no post de ontem). Tanto Vettel quanto Ricciardo, ultrapassaram quem estava na frente quase como se estivessem brincando... no molhado.

Jenson Button foi o primeiro a colocar pneus intermediários (e diga-se de passagem que ele é um ótimo piloto na chuva), logo no início da corrida, e isso contribuiu para que ele fizesse um ótimo 5º lugar pela McLaren. Muitos segundos depois, veio a dupla da Williams, com Valtteri Bottas na frente e Felipe Massa logo atrás.

Fechando a zona de pontuação, Nico Hulkenberg em 8º, Jean-Éric Vergne (que vive dias tensos) em 9º com a Toro Rosso, e o outro piloto da Force India, Sergio Pérez, em 10º, sendo o primeiro a ficar uma volta atrás.

Além de Sutil e Bianchi, Fernando Alonso em uma de suas últimas atuações pela Ferrari, abandonou ainda com o safety car na pista. Seu F14-T sofreu uma pane elétrica ou eletrônica, e simplesmente apagou, não podendo voltar à prova.


Resultados finais do GP do Japão 2014 de Fórmula 1, via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/gp/japao-2014/

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/

(Foto: Getty Images)
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Um abraço!
Paulo Vitor