Mais uma corrida espetacular, meus caros! Como é bom começar um post dizendo isso...
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(Foto: Reuters) |
Nico Rosberg era o pole position, mas logo na largada, seu companheiro Lewis Hamilton arrancou melhor, tomando a liderança. Se iniciava ali mais um duelo interno, que se encaminharia para outra treta da Mercedes AMG.
De forma bem ousada como não é típico dele, o alemão buscou seu lugar de volta. Acabou acertando sua asa dianteira no pneu traseiro esquerdo do campeão de 2008. O problema, é que não só quebrou a asa de um, como também furou o pneu do outro.
O que seria um duelo feroz para toda a corrida que terminaria numa dobradinha, acabou ali.
Lewis teve uma longa volta para terminar, afinal, o circuito de Spa-Francorchamps tem mais de 7 quilômetros. Um longo caminho com uma parte do carro se arrastando até os boxes. Pneus novos, mas... desempenho, cadê? O W05 ficou um bagaço depois da voltinha se arrastando. Por mais que trocassem os pneus novamente, ou mexessem no carro, o inglês não se mantinha ou sequer entrava na zona de pontuação. Sendo assim, desde então Hamilton queria abandonar a prova, afinal, ficar ali era perda de tempo, e do equipamento. Lembrem-se que neste ano, o número de motores é ainda mais limitado! Deve se lembrar também, que para abandonar, é necessária uma justificativa técnica para a Federação Internacional do Automóvel. Não estava na cara, Mercedes? O carro não estava mais com seu 100% de desempenho. Mas enrolaram Hamilton ali na pista, acumulando quilometragem desnecessária no motor. É chato ficar criando teorias de conspiração, mas isso de hoje foi bem estranho.
Se Nico ficou numa boa? Bem, digamos que além da asa dianteira, ele acabou provocando mais uma consequência para si mesmo. Detritos do pneu do companheiro ficaram presos na sua dianteira, agarrados na antena. Ele não poderia puxá-los, pois danificaria mais o carro e prejudicaria a comunicação, GPS e a visualização do status do carro pela equipe.
Resultados: Hamilton, bem mais para o final lá na volta 38 (de um total de 44), acabou abandonando mesmo, vendo seu rival na disputa pelo título aumentar ainda mais a distância no campeonato. Este, mesmo com uma parada final colocando pneus macios que fizeram seu W05 voar baixo muito rápido, fazendo ultrapassagens sensacionais, acabou ficando em 2º lugar.
Ah! Rosberg ainda fez a volta mais rápida, em 1m,50s,511. E diga-se de passagem que, neste momento em que estou escrevendo, já se sabe que o alemão assumiu que deu o toque em seu companheiro de propósito (ou pelo menos foi o que Hamilton disse). Aliás, foi até vaiado no pódio. Definitivamente: the treta has been planted!
Sim, 2º lugar. Quem foi o vencedor? Mais uma vez estragando os planos da Mercedes AMG... Daniel Ricciardo, da Infiniti Red Bull!
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(Foto: Getty Images) |
Venceu a última corrida da primeira fase do campeonato no GP da Hungria, e a primeira da segunda fase no GP da Bélgica. Duas vitórias consecutivas, e a terceira dele no ano. A primeira, já havia sido no GP do Canadá. O único piloto que conseguiu vencer as Flechas Prateadas no campeonato, até agora. Sensacional, Ricciardo João Sorrisão! Contou com a sorte também, mas isso não lhe tira o mérito.
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(Foto: Getty Images) |
Uma vitória totalmente inesperada, diga-se de passagem. O australiano largou em 5º, e o RB10 não era considerado favorito para um circuito que exigiria tanto do fraco motor Renault, como é Spa-Francorchamps. A Red Bull apostou num acerto que diminuiu o arrasto aerodinâmico para compensar a falta de potência na longa reta do autódromo. Confiavam na capacidade do carro de fazer curvas rápidas assim mesmo. Porém, é claro que se você acerta muito de um lado, acaba errando do outro, e o preço a se pagar foi um maior desgaste de pneus. Mas isso não atrapalhou Ricciardo, até porque a Mercedes AMG tem um longo histórico de desgaste acentuado de pneus. Diversas vezes, Nico foi atrás do canguru, mas não conseguia chegar tão perto, e quando conseguia, não o ultrapassava. Com certeza o rubro taurino é uma das revelações da temporada!
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(Foto: Beto Issa) |
E por falar nisso de jovens promessas, quem completou o pódio? Mais uma vez, ele: Valtteri Bottas, da Williams! O quarto dele na temporada.
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(Foto: Getty Images) |
O finlandês largou bem. De forma até meio conservadora, mas largou bem. Manteve um ritmo muito forte não durante a corrida toda, mas na maior parte do tempo. Mesmo com as paradas nos boxes, a Williams fazia tudo muito bem. Rápida, com estratégia boa. Sendo assim, seu piloto #77 não deixava o pelotão da frente. O 3º lugar, está ótimo. Não poderiam desejar mais do que isso, afinal, se não fosse a cagada do Rosberg lá no começo, possivelmente teríamos uma dobradinha da Mercedes, com Ricciardo em 3º.
Se para este, o final de semana foi perfeito, mais uma vez não podemos dizer a mesma coisa de seu companheiro de equipe. Felipe Massa já não vinha tão bem desde os treinos de sexta-feira, se classificou mal e deu desculpas demais por isso, apesar de que na chuva, realmente a coisa fica bem lotérica, como tenho o costume de dizer, e mais uma vez teve um baita azar na corrida.
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(Foto: Beto Issa) |
Sabem aquele pneu furado do Hamilton? Não voou pedaços no Rosberg? Pois é, não foi só nele. Uma parte do kevlar do composto Pirelli ficou agarrado sobre o assoalho do FW36 #19, e o pior é que durante muito, muito tempo, ninguém viu isso. Felipe reclamava no rádio do desempenho do carro. Claro, estava virando com tempos bem inferiores em relação aos outros, e estava saindo muito de frente. Foi aos boxes, trocou os pneus e deram mais asa dianteira pra ele. E o kevlar ali embaixo se arrastando, sem ninguém ver. Bem depois, viram, e com uma parada não programada, tiraram o material que foi logo enviado ao fabricante. Foi aí que a corrida do brasileiro mudou totalmente. O ritmo dele melhorou muito, apesar do dano ao assoalho. Mas já era tarde demais, e ele não conseguiu mais alcançar a zona de pontuação. Também se não fosse isso, ela performance fraca que vinha tendo nesta pista, acredito que com um pouco de sorte, conseguiria no máximo um 6º lugar.
Antes de pegar o kevlar, ele ia até bem. Largou de forma conservadora, mas pelo menos não ficou para trás. Não fedia nem cheirava, sabem?
Quem também fez uma corrida muito boa, e que aparentemente aos poucos vem saindo de uma má fase, foi outro finlandês: Kimi Raikkonen. O piloto da Ferrari largou em 8º e chegou em 4º, à frente de seu companheiro de equipe Fernando Alonso, do qual falarei em breve junto a outros três pilotos. Kimi travou um duelo duríssimo com seu compatriota Bottas, que com dificuldade, para ultrapassar o campeão de 2007, só o conseguiu e abriu tanta vantagem, porque tinha mais carro. O Kimi de hoje, foi o Kimi que de verdade!
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(Foto: Beto Issa) |
Nas últimas três voltas, Sebastian Vettel da Red Bull, Alonso, e a dupla da McLaren, Jenson Button e Kevin Magnussen, andaram juntinhos, e proporcionaram um belo show ao público.
Entre campeões, Kevin mostrou toda a sua agressividade. Teve velocidade, mas se excedeu na disputa contra o espanhol (e os dois já haviam duelo muito bem em outros momentos), jogando-o para fora da pista. Isso provocou um acréscimo de 20 segundos ao tempo do dinarmaquês, que no final, ao invés de ficar em 6º, que foi a posição na qual ele chegou, acabou em 12º mesmo, logo a frente de Massa, que foi o 13º.
Vettel terminou em 5º, Button herdou 6º lugar de seu companheiro, mostrando que a McLaren segue evoluindo, e em 7º veio um Alonso que, apesar do F14-T estar mais evoluído, naquele ponto da corrida já estava muito desgastado, além de ter sido prejudicado por Kevin.
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(Foto: Beto Issa) |
Quanto aos abandonos, além de Hamilton, tivemos ainda Romain Grosjean da Lotus, que também guardou seu carro na garagem ao final de sua volta 32, e seu companheiro Pastor Maldonado, junto com o estreante André Lotterer da Caterham, tiveram problemas ainda na primeira volta. Jules Bianchi da Marussia, 5 voltas atrás, também não se classificou.
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(Foto: Getty Images) |
Resultados finais do GP da Bélgica 2014 de Fórmula 1:
(Posição / Piloto / Número do piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / punição, se houver)
1 - Daniel Ricciardo #3 (Austrália / Infiniti Red Bull Racing / Renault) = 44 voltas em 1h,24m,36s,556
2 - Nico Rosberg #6 (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = +3s,383
3 - Valtteri Bottas #77 (Finlândia / Williams Martini Racing / Mercedes) = +28s,032
4 - Kimi Raikkonen #7 (Finlândia / Scuderia Ferrari / Ferrari) = +36s,815
5 - Sebastian Vettel #1 (Alemanha / Infiniti Red Bull Racing / Renault) = +52s,196
6 - Jenson Button #22 (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = +54s,580
7 - Fernando Alonso #14 (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = +1m,01s,162
8 - Sergio Pérez #11 (México / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = +1m,04s,293
9 - Daniil Kvyat #26 (Rússia / Scuderia Toro Rosso / Renault) = +1m,05s,347
10 - Nico Hulkenberg #27 (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = +1m,05s,697
11 - Jean-Éric Vergne #25 (França / Scuderia Toro Rosso / Renault) = +1m,11s,920
12 - Kevin Magnussen #20 (Dinamarca / McLaren / Mercedes-Benz)* = +54s,262 (punido com acréscimo de 20 segundos)
13 - Felipe Massa #19 (Brasil / Williams Martini Racing / Mercedes) = +1m,15s,975
14 - Adrian Sutil #99 (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = +1m,22s,447
15 - Esteban Gutiérrez #21 (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = +1m,30s,825
16 - Max Chilton #4 (Inglaterra / Marussia F1 Team / Ferrari) = +1 volta
17 - Marcus Ericsson #9 (Suécia / Caterham F1 Team / Renault) = +1 volta
Mundial de Pilotos:
http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores:
http://www.formula1.com/results/team/
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(Foto: Getty Images) |
Próxima parada, Monza! O GP da Itália será daqui a duas semanas, nos dias 5, 6 e 7 se setembro! Inclusive, que fique registrado aqui o meu "descanse em paz" para a curva Parabólica, que teve a sua área externa asfaltada, matando o desafio de contorná-la sem errar e ser obrigado a abandonar a corrida. Tsc, tsc, tsc...
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(Foto: Blog Voando Baixo) |
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Um abraço!
Paulo Vitor