quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Fórmula 1 2013 - Comemoração da Red Bull

Como puderam ver em outros posts de hoje, a relação entre Blogger e YouTube não está das melhores hoje, deixando os vídeos em janelas pequenas. Então apenas deixarei o link no final, para que vocês possam assistir com melhor qualidade.


Conhecem o Burj Al Arab? É um arranha-céu muito famoso de Dubai, que já vi até na capa de um álbum do Owl City. Enfim, a Red Bull levou um de seus carros ao heliporto do topo deste prédio para dar alguns "zerinhos" ou "donuts" com seu veterano piloto David Coulthard em comemoração ao tetracampeonato de Sebastian Vettel e da equipe na Fórmula 1. Ali em cima você não vai multar, não é, FIA?

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=bx3eNZyunf8

Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2013 / 2014 - Pastor Maldonado na Lotus


Segundo o jornalista Américo Teixeira Jr., após deixar a Williams, Pastor Maldonado assinou um contrato com a Lotus para defender o time anglo-francês em 2014. Seus rivais para esta vaga eram o alemão Nico Hulkenberg e Felipe Massa, que deverá ocupar o lugar do venezuelano na Williams, segundo este mesmo jornalista que trouxe a notícia do dia.

Não se sabe de detalhes sobre o contrato, mas provavelmente Maldonado deverá levar o apoio financeiro da petrolífera estatal PDVSA. Uma pena a Lotus não ter ficado com Hulk, que por mim é muito mais talentoso, porém não tem muitos e fortes patrocinadores. Infelizmente dinheiro tem vindo na frente de talento de uma forma exagerada nos últimos anos na Fórmula 1.

Mas eu entendo a escolha da Lotus. Uniram o útil ao agradável. Pastor não é um piloto completo e comete muitos erros, mas tem lá suas qualidades. É muito rápido e razoavelmente habilidoso, apesar de ser um pouco estabanado também. No GP da Espanha de 2012, já provou que pode vencer uma corrida mesmo não tendo o melhor carro do grid. E ainda por cima é fortemente bancado pelo governo da Venezuela.

Bom para Romain Grosjean, que em 1 ano conseguiu superar a fama de barbeiro que seu novo companheiro de equipe não conseguiu superar em 3 anos.


Um abraço!

Mais agradecimentos!

Talvez alguém esteja se perguntando o motivo dessa minha animação de fazer muitas postagens logo pela manhã. É que além de ter atingido um número alto de visualizações recentemente, também quebrei o recorde de acessos em um único mês, e isso logo no mês do aniversário do AutoblogPV8! Pois foi em outubro de 2010 que este blog nasceu. Desde então, gosto cada vez mais e mais de fazer o que eu faço aqui. Esse feedback que eu tenho recebido de vocês me deixa muito feliz, e me dá ânimo de continuar escrevendo. Então, muito obrigado por tudo, pessoal!

O principal post do dia já até foi para outra página, então se querem ler ele, já deixo o link aqui:  http://autoblogpv8.blogspot.com.br/2013/10/minhas-impressoes-do-f1-2013-da.html


Um abraço!

Deixa que eu faço!

Claro que nos vídeos da High Torque o ADG só está brincando quando chama o "Por Dentro da Oficina" de "novela pra macho". E sabem porquê isso não deve passar de brincadeira? Assistam esse vídeo:


Um abraço!
Paulo Vitor

High Torque - Por Dentro da Oficina - 2

Eu sei que já falei dessa série de vídeos essa semana, mas estou colocando aqui mais um episódio, porquê este está mais longo que o normal, e vem carregado de informações.


Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2013 - Links dos MiniDrivers

Lembram dos MiniDrivers? Eu colocava aqui os vídeos daquele canal, porém acabei me esquecendo nas últimas etapas. Se por acaso alguém estiver interessado, deixarei aqui os links das etapas que faltaram, e vocês podem acompanhar o canal. Para quem não conhece, o MiniDrivers faz resumos bem divertidos das corridas em desenho animado.


GP da Bélgica: http://www.youtube.com/watch?v=qmd-R8uY1g8

GP da Itália: http://www.youtube.com/watch?v=ZGUxy7tTbo4

GP de Cingapura: http://www.youtube.com/watch?v=LbVTHsmpGZs

GP da Coreia do Sul: http://www.youtube.com/watch?v=7EyIZ5d3em0

GP do Japão: http://www.youtube.com/watch?v=8AkiPlBjMp8

GP da Índia: http://www.youtube.com/watch?v=mHuqTGTIHuE


Um abraço!
Paulo Vitor

Minhas impressões do "F1 2013" da Codemasters


Antigamente eu jogava bastante, mas não sou nenhum especialista em games, então além de dizer que o "F1 2013" está mais bonito que os seus antecessores, me limitarei a falar apenas sobre a sensação de pilotar nele. Não sei se este é um detalhe importante, mas joguei no Xbox 360.

Teste de jovens pilotos:

O teste de jovens pilotos foi inserido na franquia na última edição, o "F1 2012", e foi mantido no novo. Serve para liberar a equipe na qual você começará sua carreira: Marussia, Caterham, Toro Rosso, Force India, Williams, Sauber ou Lotus. Você pode testar pelas equipes: Red Bull, Ferrari e McLaren. Eu, claro, escolhi a primeira.

O nível de dificuldade diminuiu em certos aspectos e aumentou em outros. Nesta etapa agora, diferente do antecessor, o jogador pode contar com as ajudas eletrônicas do jogo, como controle de tração, freios ABS e até mesmo frenagem automática. Por outro lado, as avaliações são muito mais rígidas e o jogador deve se sair muito bem se quer correr para as equipes mais difíceis de serem desbloqueadas.

Fatores de simulação:

É impressionante o quanto a física evoluiu no game da Codemasters. No do ano passado já era excelente, e agora é mais ainda. Você sente muito melhor as reações do carro, a pista, as condições climáticas sobre o carro e o que mais me impressionou além da chuva, foi o desgaste de pneus.

O que falta para Codemasters ficar no nível de outros simuladores mais famosos, com certeza não é a física (nisto, talvez esteja até melhor do que os outros), mas sim dar a opção do jogador poder fazer mais ajustes no carro. Pode-se fazer o acerto do carro, de forma até satisfatória, porém muito limitada.

Modo clássico:

Que grande ideia, Codemasters! O modo clássico ficou incrível. Não tem tantos carros, e são todos de 1980, 1986 ou 1988, mas já deu para se divertir bastante. Nos próximos devem vir mais carros, imagino. Ou deve haver um modo de eu desbloquear mais.

Primeiramente peguei a Lotus de 1986 e... que animal selvagem! A primeira impressão que se tem é essa. A tração é brutal, a traseira é super arisca, estabilidade quase não existe e o torque é um coice nas costas do piloto. No final de longas retas a pressão da turbina ultrapassava os 5 bar! Até ficar acostumado, perde-se o controle do carro facilmente.

Depois peguei a Williams de 1988 que não tinha turbo, e correndo contra o chamado "carro fantasma" (que no caso, era a Lotus que eu havia usado anteriormente), que provavelmente por ser turbinado me deixou pra trás na reta principal, mas quando chegamos nas curvas, a Williams mostrou que havia evoluído na estabilidade, recuperando a liderança e fazendo o melhor tempo.


Se vale a pena comprar? Se você gosta de Fórmula 1, sim, vale! Este é o melhor game dessa franquia da Codemasters!


Um abraço!

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Fórmula 1 2013 - GP de Abu Dhabi - Informações


Ah, o belo circuito de Yas Marina! Foi até difícil escolher apenas uma foto para esta postagem. Bom, é lá que o circo da Fórmula 1 está chegando neste final de semana, onde o tetracampeão Sebastian Vettel de forma surpreendente conquistou seu primeiro título sobre o espanhol Fernando Alonso da Ferrari e sobre seu próprio companheiro de equipe na Red Bull, Mark Webber.


Programação (horário de Brasília):

Sexta-feira: 1º Treino Livre às 7h, e 2º Treino Livre às 11h.
Sábado: 3º Treino Livre às 8h, e Classificação às 11h.
Domingo: Corrida ás 11h.


E o meu texto da semana no Piston GP Team: http://pistongpteam.blogspot.com.br/2013/10/o-genial-vettel-por-paulo-vitor-freitas.html


Um abraço!
Paulo Vitor

terça-feira, 29 de outubro de 2013

High Torque - Por Dentro da Oficina

Olá, pessoal! Tudo bem? Hoje estou passando por aqui só para compartilhar algo que eu gosto de assistir.

Eu já mencionei aqui algumas vezes  o Alexandre (ou "ADG", como é mais conhecido) e sua oficina High Torque, em Belo Horizonte. Mas acho que eu nunca trouxe a série diária dele, que é a "Por Dentro da Oficina", onde ele mostra o dia a dia de uma oficina mecânica, como os consertos, fala sobre peças, mostra as "gambiarras" que alguns outros mecânicos às vezes fazem, explica o funcionamento de determinada parte do motor, chegando até mesmo a falar da composição das peças, e muitas outras coisas. Para quem gosta de mecânica, é bem legal assistir todo dia.

Um abraço!

domingo, 27 de outubro de 2013

Fórmula 1 2013 - GP da Índia - Donuts do Vettel

Aqui no Brasil chamamos isso de "zerinho". Mas no exterior, esse tipo de "fanfarronice" pra lá de legal é chamada de "donuts". Foi o que Sebastian Vettel fez hoje após vencer o GP da Índia e conquistar seu tetracampeonato. Depois saiu do carro, vibrou, reverenciou o carro e o público. Um momento muito, muito bonito, e algo que o fã da velocidade ama ver nas raras ocasiões que isso acontece na Fórmula 1. Então, não é a toa que os donuts quase não são feitos.

Sebastião levou uma reprimenda e a Red Bull foi multada em 25 mil euros. Mas e daí? Já são tetracampeões!

Nesse outro vídeo dá pra ver mais, mas é filmagem de TV: http://www.youtube.com/watch?v=xRZDn0UEJuY&feature=youtu.be
Um abraço!


100.000 visualizações!

Como eu escrevo aqui há alguns anos, neste blog pessoal, sobre assuntos não tão acompanhados pela maioria das pessoas, e também não consigo atingir um público tão grande através das redes sociais, pois nem sou muito conhecido e nem tenho muitos anos de prática nessa área, este é um número que me deixa muito feliz!

Galera, muito obrigado! Por tudo!

Um abraço!

Fórmula 1 2013 - GP da Índia - Corrida

(Foto: Getty Images)
Sebastian Vettel é o mais jovem tetracampeão da história da Fórmula 1, e Red Bull também é tetracampeã consecutiva!

Comemoração na pista: http://instagram.com/p/f-RSTpipFA/#

O alemão até então "apenas" tricampeão largou da pole e, mesmo dessa vez não tracionando tão bem como de costume, manteve a liderança, mas logo na volta seguinte já foi aos boxes para fazer o seu primeiro pit-stop. Vettel foi "escalando" posições até chegar à 2ª colocação de uma corrida que poderia ter sido vencida pelo seu companheiro na Red Bull, Mark Webber. Mas o australiano teve problema no alternador de seu RB9 e Vettel conquistou mais uma vitória.

Em 2º lugar, na mesma posição em que largou. ficou Nico Rosberg da Mercedes. E em 3º lugar, após uma atuação brilhante, Romain Grosjean da Lotus completou o pódio. O francês foi mal na classificação e largou em 17º. Fez boas ultrapassagens e por último, quase no final da corrida, teve um duelo interno com seu companheiro de equipe, o finlandês Kimi Raikkonen, que já tinha abusado demais do desempenho de seu E21 e por isso perdeu esta e outras posições nas voltas finais. Raikkonen ficou em 7º, com um clima não muito amistoso dentro da Lotus, que reclamou por ele estar atrasando Grosjean, e Kimi respondeu com a mesma - falta de - educação, e a equipe mereceu ouvir isso.

(Foto: não sei de quem é essa)
Felipe Massa beliscou o pódio. Largou muitíssimo bem em 5º, conquistando a 2ª posição após ultrapassagens arrojadas, e quando Vettel foi para os boxes, ficou na liderança durante algumas voltas até também fazer a sua parada. Quando começou a disputa entre Grosjean e Raikkonen, ele se aproximou da dupla negra e dourada, e superou seu antigo companheiro de equipe, que ficará no seu lugar no ano que vem. Depois o brasileiro tentou correr atrás do francês, mas o piloto mais novo tinha "mais carro" no final da corrida. Sendo assim, Massa chegou em 4º. Logo atrás dele, em 5º, quem também fez uma ótima corrida com belas ultrapassagens, foi Sergio Pérez, da McLaren, que largou em 9º. Por mim, todos desse top 5 foram ótimos, e foram quem fizeram as melhores corridas na Índia.

Fernando Alonso fez uma corrida para apagar da memória. Nem mesmo chegou na zona de pontuação. Quem também se deu mal, foi Estban Gutiérrez da Sauber, que foi punido com uma passagem extra pelos boxes por ter queimado a largada.

Além de Mark Webber, também abandonaram a prova: Nico Hulkenberg da Sauber (abandonou nos boxes), e as duas Caterham, de Charles Pic (problema hidráulico) e Giedo van der Grade (batida).


Resultados da Corrida do GP da Índia 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 60 voltas em 1h,31m,12s,187
2 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = + 29s,823
3 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = + 39s,892
4 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = + 41s,692 
5 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = + 43s,829
6 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = + 52s,4
7 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = + 1m,07s,900
8 - Paul Di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = + 1m,12s,800
9 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = + 1m,14s,700
10 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = + 1m,16s,200
11 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = + 1m,18s,200
12 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = + 1m,18s,900
13 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = + 1 volta
14 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = + 1 volta
15 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = + 1 volta
16 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = + 1 volta
17 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = + 2 voltas
18 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = + 2 voltas

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/

A próxima etapa será o GP de Abu Dhabi, no circuito de Yas Marina, nos dias 1, 2 e 3 de novembro!

E para encerrar o post... Zerinho do tetra!

(Foto: AFP)
Um abraço!
Paulo Vitor

sábado, 26 de outubro de 2013

Fórmula 1 2013 / 2014 - O futuro de Felipe Massa


Então, para onde vai o brasileiro? Continua na Fórmula 1 em 2014? Sabem como são os boatos: muito se fala, mas de oficial, não há nada.

Essa semana o rumor fortíssimo era de que Felipe havia assinado ou estava para assinar um contrato de 5 anos com a Williams. O jornalista Américo Teixeira Jr., muito certo no que faz, e que costuma acertar no que diz antes das coisas se confirmarem, afirma que Massa irá para a equipe de Grove no lugar de Pastor Maldonado, não tendo que levar patrocinador e recebendo seu salário normalmente. É isso que eu acho estranho... O principal patrocinador da equipe inglesa é a PDVSA, petrolífera estatal venezuelana, e faz isso por causa de Maldonado. Então a Williams, no estado em que já está, ficará sem um grande patrocinador, e ainda pagará o Felipe, um piloto da geração passada, durante 5 anos? Com todo respeito: sei não, hein? Mas também não duvido totalmente. Talvez ele vá para lá sim, mas sem que todos esses detalhes do contrato sejam verdadeiros. A única coisa que eu vejo ajudando essa possibilidade, é a TNT Energy Drink ir para a equipe de Grove junto com o brasileiro. Mas isso ainda seria pouco. E 5 anos? Tempos demais para ficar em uma equipe como a Williams. Ainda mais para quem já está na Fórmula 1 há uns bons anos.

Américo é competente, a costuma acertar nas suas previsões. Esse furo de reportagem pode muito bem ser verdadeiro. Não sei quanto aos detalhes, mas Massa deve ir para a Williams, sim. Américo afirmou isso e não arriscaria a sua reputação. Tem lá as suas boas fontes.

O segundo rumor mais forte, é do ex dono de equipe e repórter da BBC (da BBC mesmo, certo?) Eddie Jordan, que também dá bons palpites. Segundo ele, Felipe vai para a Lotus. Mas a Lotus vê Nico Hulkenberg da Sauber como candidato favorito, e também tem conversado com... Maldonado!

Há ainda quem diga que Felipe está conversando também com a McLaren, com a Sauber e até com Force India. Aliás, Jordan também diz que Hulk voltará para a equipe indiana. Massa confirma que tem negociado seu lugar em algumas equipes.


Um abraço!

Fórmula 1 2013 - GP da Índia - 3º Treino Livre e Classificação

(Foto: Getty Images)
É o seguinte... vamos pular a última sessão de treinos? Não consigo os resultados da mesma, e além disso, qual a novidade? Dobradinha da Red Bull, de novo. Com quem na frente? Quem será? Ele mesmo: Sebastian Vettel. O grande destaque por mim, foi o 4º lugar de Nico Hulkenberg com a Sauber.

E a classificação? Pole position de Vettel, é claro! Se ele fazer mais um grand chelem, acho que esse será o final de semana mais dominante dele na temporada. Além disso, as chances dele se tornar tetracampeão amanhã são gigantescas.

A decepção do dia? Pastor Maldonado da Williams quase sendo superado por Jules Bianchi da Marussia (que é um piloto muito bom, mas numa equipe inferior). E a saída de Romain Grosjean da Lotus no Q1 também.



Um abraço!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Fórmula 1 2013 - GP da Índia - 1º e 2º Treinos Livres

(Foto: AP)
Bem, pessoal, sinto muito pela demora. Esse post será bem breve, sem muitos detalhes, apenas destacando o que for mais importante. Tenho meus motivos, mas devo pedir desculpas por isso mesmo assim. É que estou no final da minha segunda semana de provas desse semestre, da Faculdade de Direito, da Universidade de Itaúna, então estive ocupado lendo muitas coisas. Vocês entendem, não é mesmo? Além disso, pouca gente se interessa pelos treinos.

O que aconteceu, foi que Sebastian Vettel liderou as duas sessões dessa sexta-feira, em duas dobradinhas da Red Bull. Mercedes, Ferrari e Lotus, dessa vez não parecem ter ido tão bem, mas logo devem achar bons acertos para seus carros. A equipe que melhorou foi a McLaren, usando ajustes diferentes de tudo o que já usaram nesta temporada.

Estes são os resultados do 1º Treino Livre, postados pelo Fórmula 1 Brasil. Como podem ver o nome de James Calado aparece lá no final. Ele substituiu Paul di Resta, pois o titular da Force India não estava se sentindo muito bem.


Resultados do 2º Treino Livre para o GP da Índia 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1 - Sebstian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,25s,722 (35 voltas)
2 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,26s,011s  + 0s,289  (38)
3 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,26s,220  + 0s,498  (36)
4 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,26s,399  + 0s,677  (36)
5 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,26s,430  + 0s,708  (39)
6 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,26s,582  + 0s,860  (40)
7 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,26s,601  + 0s,879  (41)
8 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,26s,632  + 0s,910  (32)
9 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,26s,857  + 1s,135  (40)
10 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,26s,972  + 1s,250  (39)
11 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,27s,304  + 1s,582  (17)
12 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,27s,375  + 1s,653  (36)
13 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,27s,429  + 1s,707  (31)
14 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,27s,491  + 1s,769  (40)
15 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,27s,608  + 1s,886  (38)
16 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,27s,720  + 1s,998  (23)
17 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,27s,949  + 2s,227  (34)
18 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,28s,431  + 2s,709  (30)
19 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,28s,692  + 2s,970  (39)
20 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,28s,799  + 3s,077  (32)
21 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault)  = 1m,29s,366  + 3s,644  (37)
22 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,30s,164  + 4s,442  (27)


Um abraço!

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

"Gymkhana" da Drift Hobby e da NSC Garage

Antes que digam "mas Paulo, eles estão imitando o Ken Block", eu digo: qual o problema? Qualquer um pode fazer isso se puder, e para quem não tem uma super produção como o americano, fizeram um trabalho muito legal.

Um abraço!

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Fórmula 1 2013 - GP da Índia - Informações


E chegamos ao... entediante, circuito da Índia. Lá, Vettel já poderá ser campeão. Se vencer, é pouco provável que a taça lhe escape por entre os dedos. Quanto os horários, lembrem-se: estamos no horário de verão!


Programação (horário de Brasília):

Sexta-feira: 1º Treino Livre às 2h30, e 2º Treino Livre às 6h30.
Sábado: 3º Treino Livre às 3h30, e Classificação às 6h30.
Domingo: Largada da Corrida às 7h30.


Um abraço!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Fórmula 1 2013 / 2014 - Novo piloto da Scuderia Toro Rosso

(Foto: Getty Images)
A Toro Rosso mais uma vez surpreendeu à todos com o anúncio de seu novo piloto. Jean Éric-Vergne permanece como titular com a promoção de Daniel Ricciardo para a Red Bull, e em 2014 terá como novo companheiro de equipe o russo Daniil Kvyat, de apenas 19 anos. Quem era esperado pela maioria das pessoas, era o português António Félix da Costa, do programa de desenvolvimento de pilotos da Red Bull e que atualmente corre na World Series by Renault.

Na minha opinião, mesmo conhecendo bem pouco Kvyat, ele é uma boa aposta da Red Bull. No meio do ano passado ele fez um teste com o carro da Toro Rosso em Silverstone, e foi apenas quase 3 segundos menos rápido do que Sebastian Vettel no carro da Red Bull Racing. Isso para quem está por exemplo na GP2 Series, já seria um resultado satisfatório, ainda mais que ele deu poucas voltas. Aí é que vem o detalhe que chamou mais atenção: até então, ele corria apenas na Fórmula Renault Alps, que é uma das categorias mais, digamos, bem da base mesmo do automobilismo na Europa. Corre com motores de 2.0L sem nada de muito especial. Talvez seja inferior à um Fórmula 3. Ah! Aliás, esqueci de mencionar que ele foi campeão da F-Renault Alps de 2012.

Apesar de reconhecer o talento do russo, acho que a Toro Rosso está tentando fazer ele dar um salto maior do que a perna dele pode aguentar. Tudo bem que ele é bom e pode ficar melhor ainda na Fórmula 1. Mas acho que antes ele devia pelo menos passar um ano numa categoria menos distante da maior de todas. No mínimo na Auto GP, que corre com monopostos de 500 cv, mas se possível, seria melhor ele passar pela World Series by Renault, de 550 cv, ou pela GP2 Series, de 600 cv. Atualmente ele está na disputa pelo título da GP3 Series, que corre com um V6 aspirado de 3.5L e gera 400 cv de potência. Na Fórmula 1, a média de potência é de 750 cv. Pelo menos atualmente, já com os novos V6 turbo de 1.6L, não sei se vai fazer muita diferença.

Há boatos, com os quais Luiz Razia concorda, de que esta vaga na equipe menor da Red Bull estava sendo vendida. Pode ser que sim, ou pode ser que não. Patrocínio sempre tem influência, mas eles não devem escolher qualquer piloto. Daniil Kvyat já mostrou que pode ser competente.


Um abraço!

domingo, 20 de outubro de 2013

Vai um Chevrolet Camaro aí?

Esta postagem é para vocês perceberam o quão absurdos são os preços de automóveis no Brasil.


Então, que tal passar ali na concessionária Chevrolet, e comprar seu poderoso Camaro zero quilômetro? Ainda por cima na versão top, SS (Super Sport). Essa belezinha tem um motor V8 de brutos 6.2L que gera 406 cv de potência, que correm junto à um câmbio de 6 marchas. Seu por apenas um pouco mais de 200 mil reais! Pode ficar um pouco mais caro se você quiser colocar mais alguma coisa nele, como as faixas sobre a carroceria. Isso aqui no Brasil.


Agora vamos aos Estados Unidos? Mas não vamos falar do SS. Isso para os americanos é um brinquedinho. Vamos comprar o ZL1! Conversível, ainda por cima. Traz rodas mais bonitas, duplos faróis de milha e mais várias outras coisas bem mais maneiras do que o SS. Já vem com tudo o que você tem direito, sem essa besteira de aumentar absurdamente o preço por um ou outro acessório. Quer melhor? Isso é top do top! Não tem Camaro mais selvagem do que esse animal estadunidense. Ele traz sob seu capô o mesmo 6.2L do SS, porém com um detalhe: por cima vai um supercharger, que faz a potência dele saltar para os ignorantes 580 cv! O preço? 60 mil dólares, mais um trocados. O que em reais dá... uns 130 mil, aproximadamente.

Opa, espera aí. Tudo bem que 130 mil reais já é bem menos do que 200 mil do SS brasileiro (lembrando que estou falando do ZL1 conversível, superior e mais caro que o SS de lá), mas tem um pequeno detalhe: o poder aquisitivo dos cidadãos da terra do Tio Sam é bem melhor do que o nosso. Certo? Então quem vai comprar um Camaro lá, não vai sentir como o brasileiro sente a perda de 130 mil. É como se aqui ele estivesse indo comprar um... um Cobalt, completão. O que deve sair por algo entre 42 a 45 mil reais.

Agora, se isso ainda é muito, a Chevrolet americana oferece uma versão mais simples do muscle car, com motor V6 de 325 cv de potência. Já dá pra brincar, né? Sai por quase 24 mil dólares. Deve ser que nem comprar um Celta aqui.

E você aí se achando o foda por comprar um SS por 200 mil, hein? Melhor eu nem falar nada do que eu penso, para não parecer ofensivo... (risos).


Um abraço!

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Vamos falar mais de Drift

Eu sabia que estava me esquecendo de algo sobre este assunto no post anterior. De duas coisas, na verdade.


Primeiramente, eu me esqueci de mostrar como são feitas essas competições aqui no Brasil. Este é um vídeo da Drift Hobby, e há outros mais recentes. Mas escolhi este porque ele é o que segue o formato mais clássico de "Drift": perseguição morro abaixo. Alguém aí jogou "Need for Speed - Carbon"? Então. O vídeo desse post mostra isso. E essa etapa é feita no circuito do MegaSpace, que fica numa cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, então talvez eu até possa ir lá em uma próxima edição.

A segunda: como aprender Drift (se não for sozinho)? Bom, me lembro de que quando o Drift estava começando no Brasil, teve uma matéria na revista Auto Esporte de um brasileiro que viveu uns anos no Japão, e lá aprendeu o Drift. Voltando ao Brasil, trouxe seus dois Nissan Silvia e disse que daria aulas. Mas eu não me lembro de detalhes. Ele hoje deve estar competindo nesses torneios que mencionei no outro post. Mas fora esse cara, no site da Drift Show eu encontrei... isto: http://www.driftshow.com.br/escola/


Um abraço!

Fórmula 1 2015 - Som do V6 1.6L Turbo da Honda

Na madrugada de hoje, a Honda postou em seu canal oficial no YouTube, este vídeo no qual é possível "apenas" ouvir o som do seu novo motor de Fórmula 1: http://www.youtube.com/watch?v=431h20gvm3M

Não, eu não errei no ano do título. Esse motor, é claro é da nova geração que começa já em 2014, porém a Honda só fará sua estreia em 2015 pela McLaren, que depois de longos anos com a Mercedes-Benz, com altos e baixos, voltará a usar os motores japoneses que lhes renderam um bom número de títulos com Alain Prost e Ayrton Senna.

Para também conhecerem os sons dos novos motores Renault e Mercedes-Benz, vejam este post: http://autoblogpv8.blogspot.com.br/2013/08/formula-1-2014-som-dos-novos-motores-v6.html


Um abraço!

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Que tal uma visita ao museu da Honda, no Japão?


E você pode fazer isso aí mesmo, confortavelmente sentado na sua cadeira. Como? Ontem à noite meu amigo Joab, que também é colunista do Piston GP Team, me mandou o link de uma notícia, e esta era redirecionada ao Google Street View para algo sensacional: é possível usar o site para andar dentro do Honda Collection Hall!

Divirtam-se: http://goo.gl/maps/RP7QE


Um abraço!
Paulo Vitor

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Chevrolet Camaro Z28: "Oi? Porsche 911 Carrera S? Quem é esse?"

Aquela velha e eterna rivalidade entre carros americanos, europeus e japoneses ganhou hoje mais um capítulo: o Chevrolet Camaro Z28, por uma diferença de meio segundo, quebrou o recorde de tempo de volta rápida em Nürburgring, que até então era do Porsche 911 Carrera S. Os tempos dos dois são os seguintes:

Porsche 911 Carrera S: 7min,37s,9
Chevrolet Camaro: 7min,37s,47

Porém, o muscle car não deve ocupar o trono alemão por muito tempo. A Nismo, preparadora da Nissan, está desenvolvendo a sua versão do GT-R. E sabem qual é a meta dos nipônicos? Bom, até ontem era superar o 911 em Nürburgring, mas agora com certeza vão partir para cima do Camaro. E sinceramente? Eu não duvido que consigam. Não é "fanboyzice" pelo "Godzilla" ser meu carro favorito, mas se o que esse carro faz na sua versão "normal" já é incrível, imaginem um preparado pela Nismo...

Um abraço!

E o Drift no Brasil, como vai?


Muito bem, obrigado. O Drift é uma modalidade que vem crescendo por aqui, principalmente nos últimos dois anos. O primeiro campeonato, se não me engano, foi o Paulista de Drift, e agora há um ainda maior chamado de Desafio dos Drifters.


E o que é o drift?

Drift é uma modalidade do automobilismo que surgiu no Japão. Reza a lenda que começou quando um jovem nipônico foi brincar de controlar seu carro na neve. Lá, esse esporte é muito popular e são realizados grandes torneios.


Como funciona?

Dois carros vão para a pista, e é feito uma rodada dupla. Na primeira, o carro A vai na frente, e é perseguido pelo carro B. Quanto maior a distância que o carro A conseguir abrir sobre o carro B, mas pontos para o carro A, e quanto mais o carro B conseguir se aproximar do carro B, mais pontos para o carro B. Porém isso não é feito como em outras categorias, em que o piloto procura o melhor traçado e explora cada centímetro da pista nas curvas. No Drift os carros andam de lado, e quanto maior o ângulo que abrirem, mais pontos acumulam. Isso é o Drift.

Sendo assim, o carro deve ter necessariamente tração traseira e câmbio manual, e de preferência o motor tem que ser dianteiro. E também, para conseguir andar rápido de lado, são recomendados no mínimo 200 cv de potência.


Algumas equipes usam o YouTube para divulgarem a categoria, como a Drift Hobby, a Drift Show e a BSB Drift. O que ajuda bastante é a que na Drift Show, um dos pilotos é o ator e cantor Fiuk, filho do Fábio Jr.. Por já ser famoso em outras área,s consegue chamar mais atenção para o drift.

No mês passado os pilotos Tiago Romano (da Drift Hobby) e Hélio Fausto, fizeram um vídeo bem legal ao estilo Gymkhana de Ken Block. Além disso, o programa Auto Esporte da Rede Globo, já fez matérias sobre essa incrível categoria: uma já há uns bons anos atrás, e outra no início do ano passado, com o Fiuk.

Que o Drift se torne cada vez mais conhecido!


Um abraço!
Paulo Vitor

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Fórmula 1, Ayrton Senna, Akira Toriyama e Dragon Ball Z


Semana passada, eu estava dando uma olhada no feed de notícias do Facebook, quando apareceu um compartilhamento do site Cogumelando, feito pelo Pádua. Era sobre a relação entre Ayrton Senna e Akira Toryiama, e claro, falava de sua famosa e adorada obra: Dragon Ball.

Como muitos devem saber, o povo japonês é apaixonado pela Fórmula 1, e eram muito fãs de Ayrton Senna, pois o brasileiro vencia as corridas com os motores nipônicos da Honda em sua McLaren. Provavelmente Akira não era diferente de seus conterrâneos, e não duvido que o sentimento de Senna era recíproco, afinal, quem não gosta de Dragon Ball Z?


Trabalhando para a Honda, o homem que criou o desenho que assisti durante toda a minha infância, adolescência e que até hoje assisto de vez em quando, desenhou também mangás que uniram a sua obra ao universo da Fórmula 1, com Gohan pilotando o MP4/5B.


Além disso, fizeram outros mangás sobre Senna e a Fórmula 1.


Gostei de saber disso. Duas coisas que eu gosto demais, juntas. Não que eu seja aquele sennista ao extremo (já fui, até os... 17 anos), mas eu o admiro muito, assim como Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi, e seria pachequismo demais dizer que não sou fã de pilotos estrangeiros, como Michael Schumacher, Alain Prost, Niki Lauda, entre outros.



Um abraço!
Paulo Vitor

domingo, 13 de outubro de 2013

Fórmula 1 2013 - GP do Japão - Corrida

(Foto: Getty Images)
Dessa vez de forma quase inesperada, Sebastian Vettel venceu de novo, em uma dobradinha da Red Bull! O primeiro candidato à vitória foi Romain Grosjean da Lotus e depois Mark Webber, que completaram o pódio.

(Foto: Getty Images)
Grosjean, que largou em 4º logo atrás de Vettel, tracionou as rodas traseiras de seu E21 de forma excepcional e conseguiu assumir a ponta antes da primeira cuva. Dessa forma, liderou boa parte da corrida com um ritmo muito forte. O que fez os pilotos da Red Bull passarem o francês, foi, além da superioridade de desempenho do RB9, a estratégia nas trocas de pneus. Revezando a liderança, esses três não deixaram a vitória tão previsível e em certos momentos, todos mereceram a vitória.

(Foto: Getty Images)
Voltando à largada, nesta, tivemos um acidente logo na primeira curva, quando Jules Bianchi e Giedo van der Garde se tocaram e saíram da pista like a Senna vs. Prost. Quando vi um carro vermelho saindo da pista, levei um susto pois pensei que fosse a Ferrari de Fernando Alonso. Além desses dois, apenas Lewis Hamilton abandonou, com problemas em seu Mercedes-Benz W04 logo nas primeiras voltas. Na largada, Vettel deu um leve toque com sua asa dianteira no pneu traseiro direito do inglês campeão de 2008, o que provocou um furo neste.

(Foto: AP)
E por falar em Ferrari e Alonso, este por um bom tempo travou um duelo com seu companheiro de equipe, Felipe Massa, que não facilitou muito a vida do espanhol, que terminou em 4º e não pode (aliás, já não podia) manter nenhuma esperança de conquistar o título. Aposto que Vettel sai tetracampeão na Índia, se vencer (o que é bem provável que aconteça, se não tiver nenhum problema). Massa foi apenas o 10º, pois recebeu um drive-trhough por entrar nos boxes acima da velocidade permitida, e se me lembro bem, o mesmo aconteceu com Nico Rosberg, da Mercedes, que aliás, quase bateu em Sergio Pérez da McLaren quando o primeiro saía e o segundo entrava nos boxes.

(Foto: AP)
Outro destaque foi Nico Hulkenberg, mas quanto a Sauber, Esteban Gutiérrez também foi muito bem. Os dois chegaram em 6º e 7º, respectivamente. Boas posições para a equipe suíça, e se não me engano, foram os primeiros pontos do mexicano.


Resultados da Corrida do GP do Japão 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Sebstian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 53 voltas em 1h,37m,410       
2 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = + 7s,1       
3 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = + 9s,9       
4 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = + 45s,6       
5 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = + 47s,3       
6 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = + 51s,6       
7 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = + 1m,11s,6       
8 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = + 1m,12s,0       
9 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = + 1m,20s,8       
10 - Felipe Massa Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = + 1m,29s,2         
11 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = + 1m,38s,5       
12 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = + 1 volta       
13 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = + 1 volta       
14 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = + 1 volta       
15 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = + 1 volta       
16 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = + 1 volta       
17 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = + 1 volta       
18 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = + 1 volta       
19 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = + 1 volta

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/

Próxima parada, GP da Índia, nos dias 25, 26 e 27 de outubro!


Um abraço!
Paulo Vitor

sábado, 12 de outubro de 2013

Mitsubishi Lancer Evo RS


No ano passado foi criada a categoria nacional Lancer Cup, para a qual fizeram uma versão do sedan da Mitsubishi para as pistas: o Evo R. Com uma simples modificação (retirando o catalisador), a potência subiu dos 295 cv originais do motor de 2.0L turbinado, para 306 cv. O câmbio: manual de 5 marchas. Quanto aos freios, são à disco e ventilados nas quatro rodas, com ABS. O Lancer Evo R ainda conta com tração integral. Além disso tudo, internamente o Lancer foi "despido" para dar lugar à uma estrutura de carro de corrida. Assim está bom, ou quer mais?


Bom, a Mitsubishi deu mais: o novo campeonato disputado apenas no autódromo de Velo Città, em Mogi Guaçu, terá novas modificações em seus carros, que agora se chamam Evo RS. Este Lancer conserva quase tudo do seu antecessor, porém agora conta com 340 cv de potência, e o câmbio agora é sequencial de 6 marchas. 


Para mais detalhes, incluindo vídeos do Evo R e do Evo RS, acesse o Jalopnik Brasil. Como foi lá que eu conheci esta bela máquina, o mínimo que eu posso fazer é indicar o site com essa matéria. Inclusive, apesar de essas imagens serem encontradas em outros sites, foi de lá que eu tirei essas. Então, tenho que ser justo.


Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2013 - GP do Japão - Classificação

(Getty Images)
Antes de tudo, me desculpem pelo atraso. Bom, vamos lá...

Dobradinha da Red Bull! Mais uma pole de Sebastian Vettel? Não desta vez! O alemão teve problema no KERS, e apesar de não admitir que isso tenha atrapalhado seu desempenho e dado os parabéns à Mark Webber, foi o australiano que conquistou a posição de honra do grid. Mas vamos por partes, assim como a classificação é feita.

Como podem ver, no Q1 os três últimos pilotos foram punidos. Adrian Sutil da Force India, que já não pôde fazer uma boa volta para passar para o Q2, ainda por cima trocou o câmbio, e por isso perdeu cinco posições. Charles Pic e Jules Bianchi, acumularam suas terceiras advertências, e a punição por isso é a perda de dez posições (o que nem faz diferença para uma Caterham e uma Marussia, respectivamente). Sendo assim, as Williams foram salvas e avançaram para o Q2, junto com a Sauber de Esteban Gutiérrez.

No Q2, nada demais. A chatice de sempre, e ninguém com carro realmente bom teve o azar de ficar pelo caminho nesta etapa. Finalmente no Q3, fora o que eu falei da Red Bull, mais uma vez devo destacar o trabalho do incrível Hulk (Nico Hulkenberg), que mais uma vez foi sensacional.


Resultados da Classificação para o GP do Japão 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Punição, se houver)

Q3:

1 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,30s,915               
2 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,31s,089  + 0s,174      
3 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,31s,253  + 0s,338      
4 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault)  = 1m,31s,365  + 0s,450      
5 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,31s,378  + 0s,463       
6 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,31s,397  + 0s,482      
7 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,31s,644  + 0s,729      
8 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,31s,665  + 0s,750      
9 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,31s,684  + 0s,769      
10 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,31s,827  + 0s,912  

Q2:

11 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,31s,989       
12 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,31s,992      
13 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,32s,013      
14 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,32s,063    
15 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,32s,093     
16 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,32s,485

Q3:

17 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,33s,357
18 -  Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,34s,320
19 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,34s,879 
20 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault)* = 1m,34s,556
21 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth)* = 1m,34s,958
22 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz)* = 1m,32s,890


A largada será na madrugada de sábado para domingo, às 3h (horário de Brasília)!


Um abraço!
Paulo Vitor

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Fórmula 1 2013 - GP do Japão - 3º Treino Livre

(Foto: Getty Images)
Com Sebastian Vettel se retirando das atividades na pista um pouco mais cedo, foi Mark Webber quem levou a Red Bull Racing ao topo da tabela de tempos na última sessão de treinos livres no circuito de Suzuka. O australiano foi às pistas de carro novo, pois o seu foi destruído ao pegar fogo em Yeongam. Que a Red Bull tem o melhor carro, é óbvio, mas Mercedes AMG, Scuderia Ferrari e Lotus continuam seguindo de perto, quase num mesmo patamar.

Resultados, via Fórmula 1 Brasil.


Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2013 - GP do Japão - 2º Treino Livre

(Foto: Getty Images)
Sebastian Vettel da liderou a segunda sessão de treinos no circuito de Suzuka, numa dobradinha da Red Bull Racing. Mais uma vez, as equipes que estarão no pé do time austríaco, aparentemente são a Lotus, a Mercedes AMG e por último a Scuderia Ferrari.

Tivemos algumas rodadas e batidas, como as de Pastor Maldonado da Williams e Sergio Pérez da McLaren. Kimi Raikkonen da Lotus rodou e atolou na caixa de brita, e Fernando Alonso rodou e um pouco depois deixou a traseira escapar. Outro que rodou foi Max Chilton, da Marussia.

Consegui filmar pelo Instagram as rodadas de Pérez e Alonso.

No final desse treino, o sentimento de tristeza tomou conta do paddock, pois ficaram sabendo que a piloto Maria de Villota faleceu: http://autoblogpv8.blogspot.com.br/2013/10/descanse-em-paz-maria-de-villota.html


Resultados do 2º Treino Livre para o GP do Japão 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1 - Sebastian  Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,33s,852 (35 voltas)
2 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,34s,020  + 0s,168  (35)
3 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,34s,114  + 0s,262  (36)
4 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,34s,202  + 0s,350  (17)
5 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,34s,411  + 0s,559  (30)
6 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,34s,442  + 0s,590  (36)
7 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,34s,473  + 0s,621  (30)
8 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,34s,698  + 0s,846  (35)
9 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,34s,912  + 1s,060  (34)
10 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,35s,087  + 1s,235  (32)
11 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,35s,089  + 1s,237  (36)
12 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,35s,109  + 1s,257  (34)
13 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,35s,182  + 1s,330  (34)
14 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,35s,275  + 1s,423  (35)
15 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,35s,341  + 1s,489  (25)
16 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,35s,709  + 1s,857  (8)
17 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,36s,136  + 2s,284  (41)
18 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,36s,722  + 2s,870  (6)
19 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,37s,630  + 3s,778  (31)
20 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,37s,905  + 4s,053  (36)
21 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,38s,121  + 4s,269  (33)


Um abraço!
Paulo Vitor

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Descanse em paz, Maria de Villota...


Pessoal, por alguma coisa que não sei configurar no Blogger, isto provavelmente será publicado como se fosse do dia 10. Mas é com um aperto no coração que venho trazer esta triste notícia, que se espalhou aproximadamente às 03:30 desta sexta-feira, dia 11 de outubro de 2013.

Vocês acompanharam aqui no AutoblogPV8 o acidente que ela sofreu no ano passado quando fazia um teste com o F1 da equipe Marussia, ao qual felizmente ela sobreviveu e se recuperou, apesar de ter perdido o olho direito. Infelizmente seu falecimento foi apenas adiado para hoje.

Maria de Villota, espanhola, piloto de corrida, tão jovem com seus 33 anos, foi encontrada morta no quarto de um hotel em Sevilha. Aparentemente a morte foi natural (atualização de 12:30: confirmado que foi natural). Na próxima segunda-feira, ela lançaria uma autobiografia chamada "La Vida és un Regalo (A Vida é um Presente)".

O máximo que posso fazer como homenagem para esta grande mulher, que até então foi um exemplo de coragem, força de vontade e superação, é esta postagem. Meus sentimentos à família e aos amigos. Descanse em paz, garota. Que no Céu tenha pistas para você correr ao lado de tantos outros grandes pilotos que já se foram.

Atualização 12/10/13 às 00:27: o que provocou essa morte natural, foram as sequelas do acidente que ela sofreu no ano passado.


 Madrid, Espanha, 13 de janeiro de 1980 - Sevilha, Espanha, 11 de outubro de 2013

Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2013 - GP do Japão - 1º Treino Livre

(Foto: Getty Images)
A flecha prateada de Lewis Hamilton foi o carro mais rápido na primeira sessão de treinos em Suzuka, no Japão, em uma dobradinha da Mercedes AMG. Logo atrás ficaram os carros da Red Bull Racing, liderada por Sebastian Vettel, e em seguida os da Scuderia Ferrari, liderada por Felipe Massa.

De forma estranha, a roda traseira esquerda da Williams de Pastor Maldonado se soltou, fazendo o venezuelano rodar. Outros acidentes foram os de Jules Bianchi, da Marussia, e Giedo van der Garde, da Caterham. Ambos foram parar na mesma barreira de pneus, e aparentemente pelo menos o francês não poderá participar do próximo treino, devido ao tamanho do estrago no seu carro.


Resultados do 1º Treino Livre para o GP do Japão 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,34s,157 (19 voltas)
2 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,34s,487  + 0s,330 (19)
3 - Sebastian  Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,34s,768  + 0s,611 (24)
4 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,34s,787  + 0s,630 (20)
5 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,35s,126  + 0s,969 (14)
6 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,35s,154  + 0s,997 (16)
7 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,35s,179  + 1s,022 (15)
8 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,35s,364  + 1s,207 (17)
9 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,35s,450  + 1s,293 (27)
10 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,35s,635  + 1s,478 (19)
11 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,35s,868  + 1s,711 (22)
12 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,35s,900  + 1s,743 (18)
13 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,36s,066  + 1s,909 (20)
14 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,36s,165  + 2s,008 (19)
15 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,36s,178  + 2s,021 (12)
16 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,36s,340  + 2s,183 (23)
17 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,36s,399  + 2s,242 (18)
18 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,36s,760  + 2s,603 (22)
19 - Heikki Kovaleinen (Finlândia / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,37s,595  + 3s,438 (22)
20 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,37s,629  + 3s,472 (8)
21 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,38s,025  + 3s,868 (15)
22 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,38s,763  + 4s,606 (18)


Um abraço!
Paulo Vitor

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Fórmula 1 2013 - GP do Japão - Informações


Nada melhor do que Fórmula 1 em duas semanas seguidas, certo? Depois de Yeongam, na Coreia do Sul, vamos ao Japão, para a corrida no clássico circuito de Suzuka, onde o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull Racing, já terá a chance de conquistar o título com antecedência, assim como fez nessa mesma pista em 2011.


Programação (horário de Brasília):

Quinta-feira: 1º Treino Livre às 22h.
Sexta-feira: 2º Treino Livre às 2h, e 3º Treino Livre às 23h.
Sábado: Classificação às 2h.
Domingo: Corrida às 3h.

Mais uma coisa... Meu último texto no Piston GP Team, sobre Nico Hulkenberg: http://pistongpteam.blogspot.com.br/2013/10/nico-hulkenberg-o-padrinho-orfao-por.html

Um abraço!
Paulo Vitor

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Volkswagen (novo) Golf VII


Finalmente o Golf brasileiro será o mesmo vendido para os europeus: o da sétima geração. Há muitos anos fomos "congelados" na geração MK4, que depois de um tempo, para parecer que era um novo modelo, inventaram um carro novo sobre a plataforma do anterior. Sim, você que comprou um Golf recentemente, seu carro é aquele mesmo da geração "anterior" (é a mesma geração), porém com uma carinha diferente. Esse Golf que tivemos aqui até então, nunca apareceu na Europa, assim como os que foram vendidos lá nos últimos anos, jamais apareceram aqui (a não ser que alguém tenha importado por conta própria).

Na melhor versão "mansa" (que tem "apenas" um motor 1.4L turbinado, mas ainda falarei do GTI), a Highline, o Golf traz controles de tração e estabilidade, freios ABS (disco ventilado na frente, disco sólido atrás), e para conforto e segurança, ar-condicionado digital de duas zonas, direção elétrica, assim como o freio de estacionamento, e sete airbags (tendo um até mesmo para os joelhos do motorista).


Vamos ao que interessa e empolga mais: desempenho. O Golf Highline, como eu já disse, possui um motor de 1.4L com turbo, gerando 140 cv a 4.500 RPM e torque de 25,5 kgfm a 1.500 RPM. O câmbio é o automatizado DSG de dupla embreagem com 7 marchas (na versão menos completa, é manual de 6 marchas). Faz de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos. Quanto ao consumo, teoricamente ele faz 11,5 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. Porquê teoricamente: normalmente esses testes são feitos em dinamômetro, então se leva em consideração a resistência do ar, e é como se o carro andasse apenas em terrenos planos. Se bem que por ser um 1.4L, não duvido que os números reais sejam bem próximos disso.

Mas é claro que vocês estão mais interessados em saber os números do GTI, então vamos falar dele agora mesmo.


O "tempero forte" do Golf GTI é o seguinte: motor de 2.0L com injeção direta de combustível e turbo, gerando incríveis 220 cv de potência a 6.200 RPM com um forte de torque de 35,7 kgfm de 1.500 a 4.100 RPM. Faz de 0 a 100 km/h em aproximadamente 6,2 segundos.


O preço do brinquedo? Para as versões "civilizadas", dependendo do que ela traz (modelo de câmbio, opcionais etc), o preço do Golf VII deve variar entre 67 a 72 mil reais, e quanto ao GTI podem esperar um valor bem próximo dos 100 mil reais.

Atualização:

Errei por pouco nos preços. Acontece que essa belezinha já está no site da Volkswagen, onde vocês podem conferir os preços de cada versão e quais equipamentos elas trazem: http://novogolf.vw.com.br/versoes/


Um abraço!
Paulo Vitor