quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Trailer oficial de "Need for Speed" (filme)


Não é trailer de jogo, mas de filme mesmo. Sinceramente, não me lembro se cheguei a fazer um post sobre este assunto ou se pelo menos comentei isso por aqui. Se não o fiz, peço desculpas. Mas o fato é que já foi anunciado há algum tempo que a famosa franquia de jogos de corrida "Need for Speed" teria um filme, e este é o trailer do mesmo.

Um abraço!

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Fórmula 1 2014 - O que esperar?

(Foto: Getty Images)
Penso que as novidades para 2014 já seja do conhecimento de todos, e mudanças tão profundas também podem trazer grandes alterações no equilíbrio de forças da Fórmula 1. Os grandes pilotos, principalmente os que já foram campeões, provavelmente irão se adaptar, mesmo que isso demore um pouco. Mas é claro que o desempenho deles vai depender muito dos carros que as equipes fizerem.

Isso é óbvio, não? Sim, geralmente o campeão do ano tem um dos carros mais competitivos, se não o mais. Mas desse ano para o ano que vem, o desenvolvimento dos carros será ainda mais importante, porque estes serão bem diferentes dos usados nos últimos anos, então os projetos serão feitos praticamente do zero. Na última vez que mudanças assim foram feitas, de 2008 para 2009, a Scuderia Ferrari e a McLaren que eram supremas na categoria, perderam muito terreno para o fenômeno que foi a Brawn GP, e para a ascensão da própria Red Bull Racing.

Além dos carros, o regulamento também muda. Em 2014, Ferrari, Mercedes AMG e Lotus terão a sua maior chance de alcançarem a Red Bull, e a McLaren poderá se recuperar da temporada fraca que tem feito, assim como Williams e Sauber. Na verdade, muitas equipes podem crescer bastante. As já mencionadas Red Bull e Brawn GP fizeram isso em um momento como este, e dessa vez as mudanças serão ainda maiores.

Bom, sobre isso, acho que era tudo o que eu tinha para falar. Para encerrar o post e mudando de assunto, tem um novo post no Piston GP Team, em que falo sobre a polêmica da carona de Fernando Alonso para Mark Webber no GP de Cingapura.


Um abraço!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Tipos de câmbio

Há muito tempo não apareço por aqui com um post relacionado à mecânica. Pensando nisso, resolvi falar sobre tipos de câmbio, que é um assunto que às vezes gera certas dúvidas, principalmente com a variedade que temos disponível hoje no mercado.


Sem segredos quanto ao manual, certo? É o mais comum de todos, e é o favorito para quem gosta de uma pegada mais esportiva. Tanto que muitas versões esportivas de carros que em suas unidades mais comportadas vem com câmbio automático ou automatizado, vem com o câmbio manual. Há uma série de engrenagens, que vão sendo trocadas, engatadas, na medida em que o motorista pisa na embreagem e vai mudando essas engrenagens manualmente pela alavanca. Inclusive, a movimentação do corpo humano no acionamento da embreagem é mais rápido do que as tecnologias que fazem isso automaticamente. Veja no vídeo anterior a velocidade em que o piloto de Stock Car Tuka Rocha faz a mudança de marchas.


Das versões não manuais, provavelmente o automático convencional é o mais conhecido, e muitas pessoas pensam que todos os outros são como esse. Normalmente com menos velocidades disponíveis (o mais comum são 4), o automático oferece todo conforto para o motorista. Caso este precise de um pouco mais de giro, para por exemplo fazer uma ultrapassagem, alguns carros trazem um botão que quando acionado, mantém a aceleração um pouco mais elevada, e outros tem o modo "S", de "Sport", entre as opções que o motorista pode escolher na alavanca do câmbio. Afinal, esta não está lá a toa. Não é só sentar no banco, acelerar, frear e movimentar o volante. A alavanca deve ser colocada em diferentes posições, dependendo se o carro estiver parado, estacionado, ou andando normalmente. O automático é um câmbio de trocas de marchas mais lentas. Um conjunto de engrenagens em uma única peça atua em conjunto com o conversor de torque (que funciona como se fosse a "embreagem" do automático), que une o motor à caixa de marchas.


Mais conhecido pelas versões desenvolvidas pela Volkswagen (I-Motion) e pela Fiat (Dualogic), o câmbio automatizado é a sensação do momento entre os hatches populares e médios. A embreagem está lá, e as trocas de marchas são feitas automaticamente, pois sensores verificam se há condições para isso e se sim, o câmbio faz o trabalho junto com a embreagem, mas sem necessitar da atuação do motorista. Mas as marchas também podem ser mudadas manualmente, normalmente pela alavanca ou em alguns casos, como nos câmbios já mencionados no início dessa parte, por paddle-shift, mais conhecido como "borboletas" atrás do volante, dando um toque de esportividade.


Particularmente, eu acho esse sistema sensacional: o câmbio de dupla embreagem. Sim, ele é um "automático" que não traz apenas uma, mas duas embreagens, e já explico como é isso. Entre os carros que trazem esse câmbio, em alguns as marchas são trocadas apenas automaticamente, e em outros podem ser mudadas manualmente. As embreagens, claro, funcionam sozinhas. Uma delas é responsável por todas as marchas ímpares, e a outra por todas as pares e a marcha ré. Sendo assim, quando uma marcha está engatada por uma embreagem, a marcha seguinte já está pronta para ser usada na outra embreagem. Isso faz a mudança de marchas ficar bem mais rápida do que nos automatizados monoembreagem.


Não há marchas nesse câmbio. Nem mesmo a marcha ré. É, é isso mesmo. Não estou ficando louco (não mais do que já sou - risos). Como assim? Calma, eu já explico. Tentando fazer isso de forma mais simples (até porquê esse sistema é mais simples), digo que há duas peças com o formato de cone, que substituem as marchas. Unindo esses dois cones, há uma espécie de correia. Conforme o giro do motor sobe, esses cones vão ajustando a correia nas partes mais largas deles. Por isso o CVT é chamado de "câmbio de variação contínua". Ele se ajusta de acordo a necessidade do carro ou como o motorista está dirigindo. Para a ré, os cones giram ao contrário, ou seja: teoricamente, de ré ele pode atingir a mesma velocidade máxima que atinge andando pra frente.


Um abraço!
Paulo Vitor

domingo, 22 de setembro de 2013

Volta rápida de Stock Car com Tuka Rocha

Não é incomum alguém a convite do piloto ou da equipe, ou pagando, ou quando ganha uma promoção etc (a verdade é que não sei como funciona exatamente, mas isso acontece), poder dar uma volta rápida como passageiro de um piloto profissional da Stock Car. O que de vez em quando gera vídeos engraçados, como este, desta mulher de carona com o piloto Tuka Rocha. Pela data do vídeo e pelo visual e estilo do carro, isto aconteceu há alguns anos, mas vale pelas risadas.

Um abraço!

Fórmula 1 2013 - GP de Cingapura - Corrida

(Foto: Reuters)
Mais uma vitória de Sebastian Vettel, da Red Bull Racing! Aliás, mais do que uma simples vitória, ele fez o que chamamos de "Grand Chelem": fez a pole position, liderou todas as voltas e fez a volta mais rápida da corrida, que foi na 46, com 1m,48s,574. Assim o alemão vai se isolando cada vez mais no topo da tabela, como líder absoluto do campeonato, rumo ao tetra consecutivo. E que show de chegada que fizeram na Marina Bay, com fogos de artifício acompanhando o carro do vencedor na reta final.

O pódio foi completado por Fernando Alonso da Scuderia Ferrari, que com sua grande habilidade largou muito bem conquistando boas posições, e fez uma ótima corrida, garantido a 2º posição a... 32s,627 do vencedor. Em 3º, ficou Kimi Raikkonen, da Lotus, que fez uma corrida genial. Sim, genial. O finlandês largou em 13º, estava morrendo de dor nas costas (o que até contribuiu para o mau desempenho dele na classificação), e ainda conseguiu chegar em 3º na corrida. Até sorriu no pódio, e isso não é muito normal. Não é a toa que o apelido dele é "Iceman".

(Imagem: Facebook - Kimi Raikkonen Space)
Até certo ponto, a corrida teve aquela "receita da chatice", com Vettel abrindo vantagem sobre os outros com a maior facilidade do mundo. Aliás, na largada Nico Rosberg até chegou a tomar a ponta, mas por muito pouco tempo. O garoto é incrivelmente veloz em seu fantástico RB9. Foi assim, liderando tranquilamente até a volta 23, quando Daniel Ricciardo, da Scuderia Toro Rosso e futuro companheiro de Vettel na Red Bull, bateu seu carro. Isso provocou a entrada do safety car, o que movimentou um pouco a corrida, e muitos aproveitaram para fazer as suas paradas. Vettel ameaçado? De jeito nenhum. Dada a relargada, Nico Rosberg da Mercedes AMG nem teve chance de tentar ultrapassar seu compatriota. O tricampeão já saiu deixando todos para trás novamente, e em poucas voltas recuperou a folga que tinha na pista. E Nico Rosberg, assim como seu companheiro Lewis Hamilton, acabaram sendo superados, terminando respectivamente em 4º e 5º.

(Foto: Reuters)
A 7 voltas do fim, mais uma batida: dessa vez com Paul di Resta. Mas foi possível retirar o carro da Force India rapidamente da pista, sem a necessidade de usarem o safety car. Uma pena, porque depois de largar lá de trás, com um pouco de ajuda da sorte, ele estava fazendo uma excelente recuperação. Além dele e de Ricciardo, só mais Romain Grosjean, da Lotus, que abandonou a corrida. O francês teve problemas com o motor do E21.

Nessas últimas voltas, a corrida ficou bem menos parada. Isso porque havia grandes diferenças de pneus entre os carros, o que resultou em muitas ultrapassagens. Quem sofreu muito, mas nem foi por causa dos pneus, foi Mark Webber, que quase tendo que abandonar, terminou a corrida se arrastando em 15º lugar. O australiano teve problemas mecânicos, relacionados ao câmbio e ao motor. Não completou a última volta, assim como os carros das equipes nanicas. Não completou porquê seu RB9 começou a pegar fogo.

Com o carro de Webber em chamas, seu amigo Alonso parou para dar à ele uma carona, retribuindo o favor, quando Webber fez a mesma coisa com Alonso no GP da Alemanha de 2011. Como isso hoje é proibido (que frescura), Webber foi punido e perderá 10 posições na próxima etapa, porque já havia acumulado outras duas advertências.

(Foto: Getty Images)
Quanto ao Felipe Massa, com as movimentações geradas pelo safety car, ele não foi um dos sortudos. Mas acabou conseguindo recuperar posições, e terminar na mesma em que largou, ou seja, em 6º. Foi rápido principalmente no final, quando tinha pneus em boas condições.

(Foto: Getty Images)
 Resultados da Corrida do GP de Cingapura 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 61 voltas em 1h,59m,13s,132
2 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) =  + 32s,627
3 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) =  + 43s,920
4 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) =  + 51s,155
5 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = + 53s,159
6 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) =  + 1m,03s,877
7 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) =  + 1m,23s,354
8 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) =  + 1m,23s,820
9 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) =  + 1m,24s,261
10 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) =  + 1m,24s,668
11 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) =  + 1m,28s,479
12 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) =  + 1m,37s,894
13 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) =  + 1,45s,161
14 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) =  + 1m,53s,512
15 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) =  + 1 volta
16 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) =  + 1 volta
17 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) =  + 1 volta
18 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) =  + 1 volta
19 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) =  + 1 volta

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/


Próxima parada: GP da Coreia do Sul, no autódromo de Yeongam! Daqui a duas semanas, nos dias 4, 5 e 6 de outubro!


Um abraço!
Paulo Vitor

sábado, 21 de setembro de 2013

Fórmula 1 2013 - GP de Cingapura - 3º Treino Livre e Classificação

(Foto: Getty Images)
Primeiramente, apenas os tempos do último treino em Marina Bay, liderado por Sebastian Vettel da Red Bull Racing, que no final superou Romain Grosjean, da Lotus.


Resultados do 3º Treino Livre para o GP de Cingapura 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,44s,173 (15 Voltas)      
2 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,44s,364  + 0s,191  (16)       
3 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,44s,741  + 0s,568  (18)       
4 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,44s,906  + 0s,733  (14)       
5 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,44s,921  + 0s,748  (14)       
6 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,44s,257  + 0s,084  (13)       
7 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,45s,500  + 1s,327  (12)       
8 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,45s,876  + 1s,703  (19)       
9 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,45s,890  + 1s,717  (13)       
10 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,45s,935  + 1s,762  (13)       
11 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,46s,084  + 1s,911  (15)       
12 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,46s,147  + 1s,974  (13)       
13 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,46s,338  + 2s,165  (17)       
14 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,46s,358  + 2s,185  (16)       
15 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,46s,660  + 2s,487  (17)       
16 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,46s,879  + 2s,706  (16)       
17 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,46s,893  + 2s,720  (13)       
18 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,47s,249  + 3s,076  (19)       
19 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,48s,931  + 4s,758  (17)       
20 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,49s,037  + 4s,864  (18)       
21 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,49s,182  + 5s,009  (21)       
22 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,49s,982  + 5s,809  (20)


Já na classificação, aparentemente a Mercedes AMG seria um grande desafio para Vettel, que acabou fazendo a pole position. Com o tempo zerado, o alemão roeu as unhas por se sentir ameaçado por Nico Rosberg, que por uma diferença mínima ficou em 2º.

No Q1, os azarados do dia que saíram junto com as nanicas, foram Pastor Maldonado da Williams, o que não é muito surpreendente, e Paul di Resta, da Force India. Do Q2, quem poderia ter ido para o Q3 e não foi, foi Kimi Raikkonen, da Lotus. Por último, no Q3, tivemos além da pole de Vettel, no lado oposto da tabela, em 10º, Esteban Gutiérrez da Sauber, que por pouco conseguiu entrar nesta etapa mas nem marcou tempo de volta. Na Scuderia Ferrari, o brasileiro Felipe Massa, de saída da equipe, conseguiu se classificar à frente de Fernando Alonso, de novo.

Eu diria que a ordem dos carros melhores para os menos melhores, é: Red Bull RB9, Mercedes-Benz W04, Lotus E21 e Ferrari F138. Isso na classificação. Na corrida esse equilíbrio de forças deve mudar.


Resultados da Classificação para o GP de Cingapura 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

Q3:

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,42s,841              
2 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,42s,932  + 0s,091     
3 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,43s,058  + 0s,217     
4 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,43s,152  + 0s,311     
5 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,43s,254  + 0s,413     
6 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,43s,890  + 1s,049      
7 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,43s,938  + 1s,097     
8 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,44s,282  + 1s,441     
9 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,44s,439  + 1s,598     
10 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = não marcou tempo de volta

Q2:

11 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,44s,555  
12 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,44s,588     
13 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,44s,658 
14 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,44s,752     
15 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,45s,185     
16 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,45s,388  

Q1:

17 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,46s,121    
18 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,46s,619     
19 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,48s,111 
20 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,48s,320      
21 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosoworth) = 1m,48s,830     
22 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,48s,930


Largada amanhã, às 9h, pelo horário de Brasília!


Um abraço!
Paulo Vitor

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Fórmula 1 2013 - GP de Cingapura - 1º e 2º Treinos Livres

(Foto: Carsten Horst)
Na primeira sessão de treinos livres no circuito de rua de Cingapura, o inglês Lewis Hamilton da Mercedes AMG foi o mais rápido. Ele foi seguido pela dupla da Red Bull Racing, Mark Webber e Sebastian Vettel, respectivamente. Para mostrar que são as equipes que vieram com força, completando os quatro primeiros temos Nico Rosberg. A Scuderia Ferrari vem sofrendo, e aparentemente a Lotus terá um bom final de semana.


Resultados do 1º Treino Livre para o GP de Cingapura 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,47s,055 (20 voltas)
2 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,47s,420  + 0s,365  (20)
3 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,47s,885  + 0s,830  (19)
4 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,48s,239  + 1s,184  (23)
5 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,48s,354  + 1s,299  (18)
6 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,48s,355  + 1s,300  (12)
7 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,48s,362  + 1s,307  (21)
8 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,49s,267  + 2s,212  (20)
9 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,49s,348  + 2s,293  (23)
10 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,49s,355  + 2s,300  (21)
11 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,49s,481  + 2s,426  (20)
12 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,49s,493  + 2s,438  (16)
13 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,49s,510  + 2s,455  (21)
14 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,49s,608  + 2s,553  (20)
15 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,49s,887  + 2s,832  (18)
16 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,50s,092  + 3s,037  (20)
17 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,50s,222  + 3s,167  (17)
18 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,50s,757  + 3s,702  (16)
19 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,52s,359  + 5s,304  (16)
20 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,52s,673  + 5s,618  (15)
21 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,52s,920  + 5s,865  (24)
22 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,53s,647  + 6s,592  (23)

(Foto: Carsten Horst)
Se no primeiro treino Vettel foi "apenas" o 3º, no segundo ele liderou a dobradinha da Red Bull Racing, com mais de 0,6 segundo de vantagem sobre o companheiro e mais de 1 segundo sobre a dupla da Mercedes AMG. Desempenho incrível.


Resultados do 2º Treino Livre para o GP de Cingapura 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m44s249 (34 voltas)
2 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m44s853 +0s604 (30)
3 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m45s258 +1s009 (34)
4 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m45s368 +1s119 (33)
5 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m45s411 +1s162 (18)
6 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m45s691 +1s442 (32)
7 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m45s754 +1s505 (30)
8 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m45s778 +1s529 (32)
9 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m46s002 +1s753 (27)
10 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m46s025 +1s776 (31)
11 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m46s406 +2s157 (34)
12 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m46s429 +2s180 (33)
13 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m46s606 +2s357 (33)
14 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m46s808 +2s559 (36)
15 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m46s870 +2s621 (33)
16 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m47s287 +3s038 (29)
17 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m47s434 +3s185 (33)
18 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m47s761 +3s512 (25)
19 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m49s434 +5s185 (34)
20 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = 1m49s526 +5s277 (34)
21 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m49s619 +5s370 (33)
22 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m49s731 +5s482 (30)


Um abraço!
Paulo Vitor

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Fórmula 1 2013 - GP de Cingapura - Informações


Neste final de semana teremos a corrida noturna da Fórmula 1, no circuito de rua de Cingapura!


Programação:

Sexta-feira: 1º Treino Livre às 7h, e 2º Treino Livre às 10h30
Sábado: 3º Treino Livre às 7h, e Classificação às 10h
Domingo: largada para a Corrida às 9h

Tudo no horário de Brasília, é claro.


Um abraço!
Paulo Vitor

sábado, 14 de setembro de 2013

Vão ver "RUSH"!

Em "Divinothing" (Divinópolis), cidade em que nasci e onde eu moro, o filme "RUSH - No Limite da Emoção", de Ron Howard, que estreou ontem, só chega daqui a duas semanas. Então eu tive que ir em Belo Horizonte para poder assistir. E querem saber? A "viagem" (não é muito longe) valeu a pena.


O filme é apenas baseado em uma história real, e não a mesma sendo contada exatamente como tudo aconteceu, o que não me incomodou nem um pouco. Este filme não é só para os amantes do automobilismo, até porquê tem como objetivo alcançar outros públicos. Se você ama a Fórmula 1, vai adorar o filme, e se você nunca assistiu uma corrida, vai adorar também. Quando vão fazer um filme, querem que muitas pessoas assistam e que gere muito dinheiro. Então é mais do que óbvio que a rivalidade e os egos de Niki Lauda e James Hunt foram muito inflamados. Qualquer um no lugar do diretor e do roteirista faria isso. Mas esse exagero não prejudica o filme. Muito pelo contrário: você "se prende" ainda mais na história. E também, mesmo com essas modificações, as personalidades desses rivais foram muito bem demonstradas.

Como eu havia dito, as cenas de corrida não são o foco. Este, é a história intensa de uma das maiores rivalidades da história da Fórmula 1. Particularmente, eu fiquei satisfeito com a quantidade de cenas automobilísticas, mas claro que não reclamaria se tivessem mais algumas. Para compensar, elas são belíssimas, muito bem produzidas. É ótimo ver essas máquinas incríveis voando baixo. Aliás, usaram os carros reais daquela temporada, então não era muito bom ficar ameaçando a "integridade física" dos mesmos nas filmagens. A dificuldade para guiá-los reforça isso.

Chris Hemsworth, o "Thor" da Marvel, foi o ator escolhido para interpretar o playboy James Hunt, que vivia no estilo sexo, drogas e Rock N' Roll até a sua morte em 1993, quando sofreu um infarto algumas horas depois de ter pedido uma mulher em casamento (não é spoiler, pois o filme só mostra os anos 70). Chris encarnou o personagem, mostrando perfeitamente a forma intensa de viver do campeão inglês, mas não é tão parecido com o Hunt original. Um piloto bem arrojado e muito rápido, mas longe de ser dos mais completos. Isso é mostrado no filme, pois Niki aponta isso como um defeito dele.


Não é querendo diminuir a atuação de Chris, mas Daniel Brühl, conhecido pelo seu trabalho em "Bastardos Inglórios", foi um Niki Lauda sensacional! Não só pelo modo de agir e falar, mas também na aparência. Até uma dentadura Daniel usou, para ficar parecido com um "rato", como James se referia à ele, entre outros apelidos "carinhosos". E o sotaque, então, foi um grande desafio muito bem cumprido: falar o Inglês com sotaque alemão de um austríaco. Niki Lauda ficou um pouco mais rude do que o verdadeiro, mas só um pouco mesmo. Um piloto que não fazia o seu trabalho muito pela emoção, e não se arriscava a toa, mas que era muito habilidoso no volante, extremamente rígido com si mesmo, e que fazia modificações e acertos geniais em seus bólidos.


Por falar na linguagem do Daniel como Niki, não assistam esse filme dublado. Eu não sou daqueles "mimimi, não vejo filme dublado, mimimi" que gostam de falar isso só para pagar de quem fala Inglês fluente (ou seja, quem não fala nada e só fica dizendo esse tipo de coisa pra aparecer, pois se realmente for fluente, o melhor é assistir com o áudio original mesmo). Existem dublagens mal feitas, e dublagens bem feitas, e é uma arte, uma forma de atuação. Na Europa, mais especificamente na Itália, quase tudo o que é exibido em qualquer lugar, é dublado. É um trabalho difícil e que se for bem feito, fica ótimo. Mas aqui no Brasil, os nossos pseudo-intelectuais enchem o saco por isso. Mas enfim, estou perdendo o foco por causa de uma pirraça pessoal minha. Chegando onde eu queria chegar: assistam com o áudio original, porque é muito legal ver o Daniel falando, e também os idiomas originais são preservados, podendo-se ouvir além do Inglês, no mínimo mais outros dois idiomas, que são o Alemão e o Italiano. E também alguns trocadilhos só podem ser entendidos no idioma original em que são feitos.

Lá no início, falei da rivalidade e egos exagerados, mas pelo menos no final do filme, aparece o verdadeiro Niki Lauda dizendo que James Hunt "era um dos poucos de quem eu gostava, e um dos menos ainda que eu respeitava". Hunt e Lauda foram grandes rivais, mas não inimigos.


Justo, não? Fazem um filme com uns exageros, mas que conta bem a história, apesar de omitirem e inventarem algumas coisas. Mas em compensação, há o depoimento de Lauda. Afinal, já falei: baseado, e não recontando a história exatamente como ela foi. E isso foi ótimo para mostrar a extrema oposição de personalidades dos dois. James Hunt, festeiro, mulherengo, bêbado e drogado que vomitava antes das corridas, piloto arrojado mas não tão inteligente quanro Niki Lauda, que não era muito de sair e se divertir, mas que em compensação era um piloto completo em que não se pode apontar defeitos.


Sobre a cena do acidente quase fatal de Lauda, uma curiosidade: foi Emerson Fittipaldi que tirou o austríaco em chamas de dentro da Ferrari. Eu sabia que Emerson tinha parado o Copersucar por perto naquela ocasião, mas não sabia que tinha sido ele quem puxou o tricampeão (até ali, apenas campeão) pelos braços, salvando-o. Não é spoiler, afinal, todo mundo deveria saber desse marco na vida de Niki, e isso aparece em todos os trailers.


Por falar em coisas do Brasil, não gostei muito da cena do Grande Prêmio daqui. Aquele estereótipo de sempre foi feito mais uma vez: Carnaval, bagunça e festa, com mulheres quase nuas (nos anos 70!) e uma agitação fora do normal, exagerada até para o que realmente fazemos, como se aqui fosse assim o ano todo.


Fora isso, e um desrespeito do pessoal da McLaren com Emerson Fittipaldi (que talvez nunca tenha acontecido de verdade) ao colocarem James Hunt no lugar do bicampeão brasileiro, o filme é ótimo. Nem o Fittipaldi reclamou disso. Muito pelo contrário: adorou o filme e só apontou como defeito algo que eu já disse: Niki das telonas é um pouco mais rude do que o Niki verdadeiro.

Fittipaldi foi convidado à substituir Lauda enquanto este estava no hospital, e recusou. Sobre este fato, Emerson falou algo marcante ao Globo Esporte: "A cena que mais me pegou foi quando o Niki estava morrendo, porque lembro que o Enzo Ferrari me ligou à meia noite, no hospital. O meu médico saiu de uma reunião com o médico do Niki e me disse: 'Ele vai morrer porque está intoxicado, não consegue mais respirar, a pleura do pulmão queimou'. Eu estava chocado, do lado do quatro (sic.) do Niki, quando o Comendador Ferrari me disse: 'Você quer guiar já na próxima corrida? Estamos prontos'. E o Niki ali, morrendo. Esse é o mundo ingrato da Fórmula 1. Fico emocionado."
Bom, já estou falando demais...

Aqui, uma outra análise que fiz sobre este filme, no Piston GP Team:  http://pistongpteam.blogspot.com.br/2013/09/analise-do-filme-rush-por-paulo-vitor.html

Um post mais antigo do AutoblogPV8, sobre James Hunt: http://autoblogpv8.blogspot.com.br/2012/05/o-maior-playboy-da-historia-da-formula.html

Se ficou interessado em saber mais sobre Emerson Fittipaldi e a Copersucar, única equipe brasileira na história da Fórmula 1, aí vai outro post do Piston GP Team: http://pistongpteam.blogspot.com.br/2013/05/para-refrescar-memoria-escuderia.html


Um abraço!

PS: trailer:

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Fórmula 1 2013/2014 - Kimi Raikkonen volta à Scuderia Ferrari

(Foto: Getty Images)
O "Iceman" está de volta à Scuderia di Maranello! Depois de não cumprirem seu contrato até o final em 2009, exatamente para contratarem Fernando Alonso, a Ferrari trouxe de volta seu piloto campeão de 2007. O único a conseguir esse feito por ela depois de Michael Schumacher.

Com isso, os italianos mudaram uma política de quase 20 anos, voltando a usar dois pilotos que atualmente são vencedores de corridas (juro, não estou fazendo pouco caso do Massa).

Kimi Raikkonen agora tem um contrato válido para 2014 e 2015 com a Scuderia Ferrari. Seu companheiro Fernando Alonso deve ficar por lá até 2016.

E, mais uma coisa...


Ah, essa Lotus... (risos)


Um abraço!
Paulo Vitor

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Fórmula 1 2013 - Felipe Massa fora da Scuderia Ferrari


Bom, pessoal, a notícia é recente e apesar de ter pouco tempo para isto, achei melhor vir logo contar aqui, da maneira mais rápida e clara possível.

O que aconteceu, é o que já está no título da matéria. Algo que eu não sabia se aconteceria mesmo ou não, afinal, já "tiraram" Felipe Massa da Scuderia Ferrari tantas vezes. Não se sabe quem será seu substituto, mas informações não oficiais da impressa alemã dizem que Kimi Raikkonen assinou um contrato com a equipe de Maranello na última madrugada. O que eu acho estranho, pois, sem querer subestimar o brasileiro, que é sim um piloto competente, há quase 20 anos a Ferrari não é de colocar dois galos no mesmo terreiro. Aliás, ela pagou para o Kimi sair de lá, em 2009, sendo que em 2007 ele foi campeão por esta equipe, e em 2010 foi substituído exatamente por Fernando Alonso, que deve continuar por lá pelo menos até 2016. Na época Raikkonen ficou muito irritado com isso, mas de repente ele pode voltar. Outro candidato dos lançadores de boatos é Nico Hulkenberg, da Sauber.

Felipe Massa correu nos carros vermelhos durante oito temporadas consecutivas, e continuará até o final deste ano. Por enquanto não tem contrato com nenhuma equipe para 2014, mas pode conseguir uma vaga, talvez na Lotus, de onde vem Kimi Raikkonen.

Na Ferrari, Massa conquistou seu vice campeonato em 2008, e neste mesmo ano junto com Kimi Raikkonen, que na época era seu companheiro de equipe, eles faturaram o Mundial de Construtores. Se não me engano perdeu o Mundial de Construtores por 1 ou poucos pontos, sendo que havia vencido a última corrida, o GP do Brasil, no qual na última volta o inglês Lewis Hamilton conseguiu a posição que precisava para ser campeão. Provavelmente o que mais o atrapalhou naquela temporada, foram uma quebra no motor nas voltas finais do GP da Hungria, o qual ele venceria com facilidade se não fosse este problema, e no GP de Cingapura teve um problema nos boxes, além de que a corrida virou uma bagunça com o Cingapuragate, armação de Flavio Briatore da Renault, para que Alonso vencesse a corrida, e isto provocou a saída de outro brasileiro da Fórmula 1, que foi Nelsinho Piquet. Massa também tem 11 vitórias, 15 pole positions e 14 voltas mais rápidas.

Com isso, por enquanto não teremos nenhum piloto brasileiro na Fórmula 1. O que para mim não faz tanta diferença, pois gosto da categoria como um todo. Mas claro que acho legal ter um piloto daqui, lá. E provavelmente é isso que faz do Brasil o país que mais dá audiência para a Fórmula 1. Por incrível que pareça, o "país do futebol" tem 85,5 milhões de telespectadores que assistem essas corridas. Por isso Bernie Ecclestone, dono dos direitos comerciais da categoria, disse que precisa de um piloto brasileiro. No momento os candidatos mais próximos são Felipe Nasr, da GP2 e Luiz Razia, que foi vice campeão desta mesma categoria no ano passado.

É tudo o que eu tenho, ou tudo o que eu posso dizer sobre este assunto no momento.


Um abraço!
Paulo Vitor


Atualização (11/09):

Felipe Massa quer continuar na Fórmula 1, é claro, e de preferência em uma equipe forte. Seus possíveis destinos então são a Lotus (que também pode contratar Hulkenberg), a McLaren, ou a pior delas, a Sauber. Ele tem 8 anos só como titular na Ferrari, mas ao todo são 12 anos, e uma experiência dessas na maior equipe da categoria, vale muito para as outras equipes.

Talvez Ferrari e Lotus tenham feito uma troca de pilotos, e/ou o time de Maranello talvez possa também ter negociado com a Sauber, pois esta corre com os motores italianos. Foi da Sauber que Felipe veio e apesar de esta não passar por um bom momento (depois de ter sido ótima no ano passado), é uma equipe competente e que vai precisar de um piloto competente no ano que vem, caso Hulkenberg vá para a Lotus. Isso porquê, lembrem-se, eles terão Sirotkin, que ainda tem muito o que aprender e Gutiérrez tem ido mal. Além de arriscado, seria feio para uma equipe com a história da Sauber, colocar dois pilotos de um nível mais baixo só porquê ambos trazem muito dinheiro. Felipe Massa tem talento, patrocinadores e o apoio da Ferrari, que é a fornecedora de motores da Sauber, como eu já disse, e podem fazer o time suíço aceitar seu piloto como forma de pagamento, assim como fará com a Marussia no ano que vem, onde corre Jules Bianchi, piloto da Ferrari Driver's Academy.

A outra opção, melhor do que a Sauber, e não podemos dizer com certeza que será melhor do que a Lotus, é a McLaren. Rival histórica da Scuderia Ferrari. Bom, boatos não são tão confiáveis, mas já li que Felipe negocia com essas três equipes.

Carro da Fórmula E foi revelado


O carro da Fórmula E, categoria com monopostos movidos somente por energia elétrica, foi revelado hoje no Salão do Automóvel de Frankfurt: o Spark-Renault SRT 01E", desenvolvido pela Renault e divisões da Williams e McLaren, que são grandes desenvolvedores de tecnologias automobilísticas.

Creio eu que este seja o terceiro modelo, e dependendo do que falarei a seguir, será o definitivo. O carro passará por testes de segurança, para depois serem feitas simulações de corrida. Aliás, o primeiro a levar o bólido elétrico às pistas, será o brasileiro Lucas di Grassi, piloto da Audi no WEC, de testes da Pirelli para pneus de Fórmula 1 e GP2, e de uns tempos pra cá, também da Fórmula E.

Para mais informações sobre a Fórmula E, e os carros da categoria: http://autoblogpv8.blogspot.com.br/2013/06/piston-gp-team-automobilismo-verde.html

Mais fotos do Spark-Renault SRT 01E no Globo Esporte: http://globoesporte.globo.com/motor/fotos/2013/09/fotos-confira-imagens-do-novo-carro-da-formula-e.html#esporte-esportes-a-motor


Um abraço!
Paulo Vitor

McLaren Tooned, temporada 2, episódio 4

Publicado pela McLaren no dia do GP da Itália, este é o episódio de Tooned que conta a história (uma brincadeira, obviamente) do piloto inglês James Hunt, campeão em 1976 e grande rival de Niki Lauda quando este corria pela Scuderia Ferrari.

Um abraço!

domingo, 8 de setembro de 2013

Fórmula 1 2013 - McLaren 50 anos - 2


Aqui está o post 1: http://autoblogpv8.blogspot.com.br/2013/02/formula-1-2013-mclaren-50-anos.html


(Clique para ampliar)
Recentemente a McLaren publicou esta imagem acima em sua página no Facebook, na qual aparecem os pilotos que por ela foram campeões mundiais de Fórmula 1: Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna, Mika Hakkinen, James Hunt, Alain Prost, Niki Lauda e Lewis Hamilton. Claro que o fundador, que deu seu sobrenome à equipe, não poderia ficar de fora: Bruce McLaren.

Hoje no Autodromo Nazionale di Monza, a equipe toda tirou fotos em frente ao motorhome, que estava estampado com esta grande imagem.

(Foto: Getty Images)

(Foto: Getty Images)

Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2013 - GP da Itália - Corrida

(Foto: Getty Images)
Autodromo Nazionale di Monza. Um lugar de clima (no sentido emocional) único, e especial para Sebastian Vettel. Em 2008, quando corria para a equipe menor da Red Bull, a italiana Scuderia Toro Rosso, neste mesmo circuito ele conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1, sob a chuva. Inclusive com um motor Ferrari. Em 2011 ele repetiu o feito e chorou no pódio. Hoje, pela terceira vez, o alemão tricampeão venceu lá, como líder absoluto do campeonato que pode lhe dar seu quarto título consecutivo.


Infelizmente, ele foi vaiado. Normal, considerando que ele venceu no quintal da Ferrari, em um autódromo lotado de tifosis italianos nas arquibancadas. O próprio Vettel disse que se ele estivesse usando um macacão vermelho, a reação seria diferente. E o jovem piloto algumas vezes já expressou seu desejo de um dia correr pela mítica e tradicional Scuderia di Maranello. Talvez em um futuro não muito distante vejamos isso, e a torcida italiana dê à ele o valor que merece. Não os culpo de forma alguma, afinal, a Ferrari é a paixão e o orgulho dos amantes italianos do esporte. Inclusive acho isso muito bonito, mesmo. Aliás, são justos, pois quando algo não os agrada, também vaiam a Scuderia. E Vettel, junto com a Red Bull, vem sendo uma pedra no sapato deles nos últimos três anos, e estão sendo novamente.

Mas chega de enrolação, e vamos à corrida, certo? Ok.

Aparentemente, seria uma corrida no molhado, pois de maneira bem sutil chuviscava em Monza. Mas São Pedro mudou de ideia, e deixou os carros voarem baixo nesta incrível pista. Por falar em incrível, sempre fico impressionado com a primeira curva, na qual os carros se aproximam a 330 km/h, e em um curto período de tempo e espaço, reduzem para 60 km/h e sem perder o controle.

(Foto: AFP)
Dessa vez Vettel não teve um passeio tranquilo. Para começar, ele travou as rodas na primeira curva, dividindo a mesma com Felipe Massa da Scuderia Ferrari que havia subido para a 2º posição (mas da corrida dele eu falo depois), e isso deixou o RB9 com vibração em um dos pneus, problema que dá uma desestabilizada no carro e que acompanhou o alemão nas voltas seguintes. Além disso, mais para o final da corrida ele já não podia mais forçar muito o câmbio, ou poderia ter sérios problemas. Se não me engano, Vettel só perdeu a liderança para Alonso, mas por pouco tempo, pois isso aconteceu durante as voltas em que os pilotos estavam fazendo seus pit-stops. Em pouco tempo já estava na frente novamente, e de lá não saiu mais, vencendo a corrida, sendo que tanto nas primeiras quanto nas últimas voltas, Alonso conseguia se aproximar dele de forma bem ameaçadora.

(Foto: Getty Images)
O habilidoso Fernando Alonso fez mais uma bela corrida. Largou em 5º, fez uma ultrapassagem mega precisa sobre Mark Webber, e passou facilmente por Felipe Massa. Como eu já disse, ele chegou a liderar, mas por pouco tempo, ficando "apenas" com um 2º lugar. Correu muito bem.

Completando o pódio, estava Webber, que ganhou a posição de Massa quando o brasileiro estava saindo dos boxes. Assim, ficou em 3º lugar.

Lewis Hamilton da Mercedes AMG e Kimi Raikkonen da Lotus foram mal, terminando a prova em 9º e 11º, respectivamente. Já podem jogar a toalha. Aliás, foi o que Hamilton fez.

(Foto: Reuters)
Felipe Massa fez uma ótima largada e pulou para a segunda posição. Quando Alonso se aproximou, ele facilitou e muito a ultrapassagem. O que é uma situação mais do que normal, principalmente da Ferrari. Mas foi aceitável, afinal, Alonso está na briga pelo título. O brasileiro continuou sua corrida, sempre em um ritmo muito bom e sem maiores problemas. Estaria no pódio, mas como eu já disse também, Webber conseguiu sua posição por uma questão de décimos de segundo desperdiçados em uma parada. De qualquer forma, foi um bom resultado. Pelo menos não chegou em posições atrás da que largou.

Muito bom falar de Nico Hulkenberg, que ontem surpreendeu a todos se classificando na 3ª posição e hoje mais uma vez mostrou o seu talento. O alemão da Sauber com seu fraco carro, perdeu apenas duas posições, tendo no final recuperado uma sobre seu xará e conterrâneo Nico Rosberg, da Mercedes AMG.

(Foto: Getty Images)
Dessa vez, não completaram a corrida apenas Paul di Resta, da Force India, que se envolveu em um acidente logo no início da corrida. Sabem com quem? Romain Grosjean, da Lotus. O que era uma situação bem comum no ano passado. Apesar disso o francês chegou em 8º, tendo largado em 3º. Além de di Resta, Jean-Éric Vergne da Scuderia Toro Rosso também abandonou a corrida com problemas no câmbio. Max Chilton da Marussia foi até a última volta, mas não completou a mesma. O que não faz a menor diferença, já que estava em último e a zona de pontuação é só até a 10ª colocação, o que é um sonho distante tanto para Marussia quanto para a Caterham, nas quais os grandes destaques continuam sendo Charles Pic, e por mim, principalmente Jules Bianchi.

Apesar dos problemas em relação à torcida tisofi, a festa deles em Monza sempre é linda, principalmente com ferrarista no pódio e seria mais ainda se um deles fosse o grande vencedor. Então, aí vai uma foto desse momento sempre marcante em solo italiano.

(Foto: Getty Images)

Resultados da Corrida do GP da Itália 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 53 voltas em 1h,18m,33s,352
2 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = + 5s,467
3 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = + 6s,350
4 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = + 9s,361
5 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = + 10s,355
6 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = + 10s,999
7 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Renault) = + 32s,329
8 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = + 33s,130
9 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = + 33s,527
10 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = + 38s,327
11 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = + 38s,695
12 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = + 39,s765
13 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = + 40s,880
14 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = + 49s,085
15 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = + 56s,827
16 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = + 1 volta
17 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = + 1 volta
18 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = + 1 volta
19 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = + 1 volta
20 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = + 1 volta

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/


Não preciso falar da folga da Red Bull Racing no Mundial de Construtores, mas a disputa pelo 2º lugar continua acirrada entre a Ferrari e a Mercedes AMG. No Mundial de Pilotos, mesmo que de muito longe, no momento Fernando Alonso é o único que ameaça Vettel.

Próxima parada, GP de Cingapura, daqui a duas semanas, nos dias 20, 21 e 22 de setembro!


Um abraço!
Paulo Vitor

sábado, 7 de setembro de 2013

Fórmula 1 2013 - GP da Itália - 3º Treino Livre e Classificação

(Foto: AP)
Não, leitores, vocês não estão vendo coisas. Realmente é o Nico Hulkenberg ali mesmo, com o carro horrível da Sauber. Mas vamos por partes. Antes da classificação, vamos aos tempos do último treino, novamente liderado por Sebastian Vettel, da Red Bull Racing.


Resultados do 3º Treino Livre para o GP da Itália 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,24s,360 (18 voltas)
2 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,24s,643  + 0s,283  (13)
3 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,24s,677  + 0s,317  (22)
4 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,24s,712  + 0s,352  (17)
5 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,24s,864  + 0s,504  (19)
6 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,24s,865  + 0s,505  (19)
7 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,24s,995  + 0s,635  (14)
8 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,25s,103  + 0s,743  (15)
9 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,25s,116  + 0s,756  (20)
10 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,25s,120  + 0s,760  (18)
11 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,25s,136  + 0s,776  (16)
12 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,25s,273  + 0s,913  (21)
13 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,25s,324  + 0s,964  (22)
14 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,25s,499  + 1s,139  (17)
15 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,25s,660  + 1s,300  (21)
16 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,25s,702  + 1s,342  (19)
17 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,26s,120  + 1s,760  (11)
18 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,26s,607  + 2s,247  (21)
19 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,27s,172  + 2s,812  (20)
20 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,27s,605  + 3s,245  (18)
21 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,27s,665  + 3s,305  (18)
22 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,27s,822  + 3s,462   (5)


Bom, como não é nada surpreendente uma dobradinha da Red Bull, com Vettel na frente de Webber, vamos variar um pouco? Não querendo diminuir o fato, é claro. A equipe austríaca está de parabéns. Mas pessoal, uma Sauber na segunda fila!

Lewis Hamilton teve um azar chamado Adrian Sutil (vingança, será?) e por esse e outros motivos, não passou para o Q3. Não querendo dar desculpas pelo inglês. Além dele, a dupla da Lotus também ficou de fora. Com isso, Hulkenberg como o muito bom piloto que é, agarrou firme a oportunidade de ir para o Q3, e sem querer parecer dramático, conseguiu a 3ª posição de forma heroica, com uma diferença de menos de meio segundo para o pole position! Incrível!

No GP da Itália, em Monza, quintal da Ferrari, o primeiro carro com um motor saído da fábrica de Maranello, é a Sauber de Nico Hulkenberg! Em seguida, vem os pilotos da Scuderia, desta vez com Felipe Massa na frente de Fernando Alonso.


Resultados da Classificação para o GP da Itália 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

Q3:

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,23s,755
2 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,23s,968  + 0s,213
3 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,24s,065  + 0s,310
4 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,24s,132  + 0s,377
5 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,24s,142  + 0s,387
6 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,24s,192  + 0s,437
7 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,24s,209  + 0s,454
8 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,24s,502  + 0s,747
9 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,24s,515  + 0s,760
10 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,28s,050  + 4s,295

Q2:

11 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,24s,610
12 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,24s,803
13 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,24s,848
14 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,24s,932
15 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,25s,011
16 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,25s,077

Q1:

17 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,25s,226
18 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,25s,291
19 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,26s,406
20 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,26s,563
21 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,27s,085
22 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,27s,480


Largada para a Corrida amanhã, às 9h (horário de Brasília)!


Um abraço!
Paulo Vitor

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Fórmula 1 2013 - GP da Itália - 1º e 2º Treinos Livres

(Foto: Getty Images)
Em um primeiro treino livre não muito agitado no autódromo de Monza, o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes AMG, foi o piloto mais rápido na pista. Como era de se esperar, a equipe das Flechas Prateadas, a rubro-taurina Red Bull Racing e a dona de casa Scuderia Ferrari, são as equipes mais fortes do final de semana, acompanhadas bem de perto pela Lotus.


Resultados do 1º Treino Livre para o GP da Itália 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)
1 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,25s,565 (24 voltas)
2 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,25s,600  + 0s,035  (25)
3 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,25s,704  + 0s,139  (25)
4 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,25s,753  + 0s,188  (26)
5 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,25s,941  + 0s,376  (22)
6 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,26s,007  + 0s,442  (24)
7 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,26s,035  + 0s,470  (23)
8 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,26s,103  + 0s,538  (27)
9 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,26s,149  + 0s,584  (21)
10 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,26s,155  + 0s,590  (25)
11 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,26s,194  + 0s,629  (25)
12 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,26s,295  + 0s,730  (23)
13 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,26s,387  + 0s,822  (21)
14 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,26s,449  + 0s,884  (16)
15 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,26s,594  + 1s,029  (13)
16 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,26s,802  + 1s,237  (21)
17 - James Calado (Inglaterra / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,27s,041  + 1s,476  (24)
18 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,27s,224  + 1s,659  (16)
19 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,27s,818  + 2s,253  (24)
20 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,27s,869  + 2s,304  (20)
21 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,28s,192  + 2s,627  (21)
22 - Rodolfo González (Venezuela / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,29s,526  + 3s,961   (26)

(Foto: AFP)
Na sessão seguinte, o alemão tricampeão e líder do campeonato mostrou sua habilidade e o desempenho de seu carro, sendo o mais rápido com uma boa folga de tempo, em uma dobradinha da Red Bull Racing. E neste treino, a Lotus melhorou.


Resultados do 2º Treino Livre para o GP da Itália 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,24s,453 (39 voltas)
2 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,25s,076  + 0s,623  (39)
3 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,25s,116  + 0s,663  (36)
4 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,25s,116  + 0s,663  (40)
5 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,25s,330  + 0s,877  (38)
6 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,25s,340  + 0s,887  (39)
7 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,25s,367  + 0s,914  (42)
8 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,25s,519  + 1s,066  (29)
9 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,25s,532  + 1s,079  (42)
10 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,25s,627  + 1s,174  (39)
11 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,25s,830  + 1s,377  (40)
12 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,25s,888  + 1s,435  (40)
13 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,26s,028  + 1s,575  (37)
14 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,26s,138  + 1s,685  (36)
15 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,26s,224  + 1s,771  (32)
16 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,26s,385  + 1s,932  (43)
17 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,26s,599  + 2s,146  (39)
18 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,27s,198  + 2s,745  (44)
19 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,27s,548  + 3s,095  (30)
20 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,27s,696  + 3s,243  (37)
21 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,27s,771  + 3s,318  (38)
22 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,28s,057  + 3s,604  (32)


Um abraço!
Paulo Vitor

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Fórmula 1 2013 - GP da Itália - Informações


Chegamos ao GP da Itália, no mítico autódromo de Monza! Quintal da Ferrari. O último GP disputado na Europa neste ano.

Curiosamente, o recorde de velocidade lá, e que talvez seja também a maior velocidade atingida por um carro de Fórmula 1 em um circuito, foi feito por um piloto brasileiro. Quem? (Obs: ele que abreviou o que eu disse para poder responder assim - rs).


Programação (horário de Brasília):

Sexta-feira: 1º Treino Livre às 5h, e 2º Treino Livre às 9h.
Sábado: 3º Treino Livre às 6h, e Classificação às 9h.
Domingo: largada para a Corrida às 9h.


Um abraço!
Paulo Vitor