quinta-feira, 25 de abril de 2013

Piston GP Team: Especial Fórmula 1 2000 - GP da Alemanha


De volta às postagens da temporada 2000 do Piston GP Team, blog do amigo Padua. A primeira vitória de Rubens Barrichello na Fórmula 1, no GP da Alemanha: http://pistongpteam.blogspot.com.br/2013/04/especial-2000-por-paulo-vitor-freitas.html

Sobre a nota dele no início do post, não há nenhum problema. Quem deve pedir desculpas sou eu, por demorar tanto com os "episódios" desta série. Inclusive quero tentar fazer o seguinte no próximo final de semana.

Um abraço!
Paulo Vitor

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Já viu um Fórmula E?


Se vocês reconhecerem esse capacete, sim, é o Lucas di Grassi, dando uma demonstração nas ruas de Los Angeles de como "fritar" os pneus em um carro de fórmula totalmente movido à eletricidade. O Formula EF 01 acelelera de 0 aos 100 km/h em apenas 2,6s (um F1 leva 2,5s), e atinge a velocidade máxima de 240 km/h. Entre os locais para onde a FIA levará este novo campeonato, estão as ruas do Rio de Janeiro.

Um abraço!
Paulo Vitor

domingo, 21 de abril de 2013

Fórmula 1 2013 - GP do Bahrein - Corrida

(Foto: Getty Images)
Vitória do tricampeão e líder do campeonato, Sebastian Vettel, da Red Bull Racing!

Ontem, o pole position Nico Rosberg já não fazia boas previsões para a corrida, e de fato, o W04 não teve tanto ritmo como teve na classificação, terminando em 9º. Logo na largada, Fernando Alonso já atacou Vettel, que logo deu o troco, e após um grande duelo contra Rosberg, assumiu a liderança.

A Scuderia Ferrari teve uma péssima corrida. Com seus dois carros na segunda fila, com chances de vitória para ambos os pilotos, a equipe de Maranello teve foi muito azar. Alonso também ultrapassou o piloto da Mercedes AMG logo depois de Vettel, porém teve problemas no DRS. A asa ficou aberta, o que além de proibido, deixa o carro muito instável. Antecipando sua parada, aparentemente o problema havia sido resolvido, só que logo na volta seguinte, quando ele ativou o DRS novamente, foi possível ver ela passando do ponto e travando de novo. Por isso, o espanhol fez duas paradas desnecessárias seguidas e perdeu muitas posições. Com isso, a vitória caiu no colo de Vettel, que fez um passeio tranquilo pelo deserto. Já Felipe Massa, que perdeu uma posição na largada, mas que com sua estratégia de pneus, teoricamente poderia ficar na pista por mais algumas voltas antes da primeira parada, teve seus planos arruinados, exatamente pelos pneus. Seu pneu traseiro direito furou, e lá se foi a boa estratégia dos pneus. Parada desnecessária, e muitas posições perdidas. Poderia ter parado por aí (antes tivesse), mas Massa teve pneu furado pela segunda vez. Com isso, os pilotos de Maranello terminaram em 8º (Alonso) e 15º (Massa).

(Foto: Getty Images)
Equipe que teve razões de sobra para comemorar, foi a Lotus. Kimi Raikkonen e Romain Grosjean foram, nesta ordem, os pilotos que completaram o pódio. Um ótimo resultado, pois não foram bem na classificação, com o finlandês largando em 8º e o francês em 11º. O pódio foi ótimo para Grosjean, porque foi seu primeiro na temporada, enquanto Raikkonen além de ter vencido na abertura do campeonato, no final de semana passado no GP da China, também chegou em 2º. Hoje só não foi melhor para o finlandês, porque provavelmente a sua bebida no pódio não era alcoolica.

(Foto: Getty Images)
Mais um grande destaque, foi o resultado de Paul di Resta. O escocês chegou a ocupar a 2ª colocação, tendo ultrapassado Grosjean, que mais tarde, a poucas voltas do fim, deu o troco, tirando o pódio do piloto da Force India. Mesmo assim foi um ótimo resultado, e o piloto disse que foi a corrida mais forte da sua carreira na Fórmula 1, dando também créditos à equipe, é claro.

(Foto: Getty Images)
Na McLaren, as coisas parecem ter melhorado um pouco. Sergio Pérez e Jenson Button tiveram um ritmo forte, inclusive, duelaram como nunca haviam feito antes. Talvez o melhor duelo da corrida, pois foi longo e aconteceu mais de uma vez. Os dois carros ficaram lado a lado toda vez que se encontravam. A equipe cobrava mais atitude do mexicano, e esse arrojo todo que ele mostrou hoje que foi motivo de reclamação de Button, que educado como é, após a corrida disse que naquele momento, por estar ali no meio da tensão da prova, havia sido um pouco rude no rádio. De fato, foi perigoso para a equipe, que poderia ver os dois carros fora da pista, até porque se tocaram e Pérez até danificou sua asa dianteira tocando uma das rodas traseiras de Button, que poderia ter furado um pneu por isso. Mas a McLaren não é de dar palpite em disputas internas e deixam os pilotos livres de ordens. Pérez ainda chegou a brigar na pista com Alonso, colocando até o espanhol para fazer um passeio na areia fora do asfalto. O mexicano, que até então vinha sendo considerado o pior piloto em sua primeira temporada pela McLaren dos últimos 20 anos, terminou em 6º, ficando à frente de Button, o 10º e último da zona de pontuação.

O único piloto que que não completou a prova, foi o francês Jean-Éric Vergne, da Scuderia Toro Rosso, por causa de problemas com os freios.


Resultados da Corrida do GP do Bahrein 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 57 voltas em 1h,36m,00s,498    
2 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = a 9s,1       
3 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = a 19s,5       
4 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = a 21s,7       
5 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 35s,2       
6 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 35s,9       
7 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = a 37s,2       
8 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 37s,5       
9 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 41s,1       
10 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 46s,6       
11 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = a 1m,06s,4       
12 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 1m,12s,9       
13 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = a 1m,16s,7       
14 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = a 1m,21s,5       
15 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 1m,26s,3        
16 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1 volta       
17 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = a 1 volta       
18 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 1 volta       
19 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 1 volta       
20 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 1 volta       
21 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = a 2 voltas

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/


A próxima etapa da Fórmula 1 será o GP da Espanha, nos dias 10, 11 e 12 de maio!

Um abraço!
Paulo Vitor

sábado, 20 de abril de 2013

Fórmula 1 2013 - GP do Bahrein - 3º Treino Livre e Classificação

(Foto: Reuters)
No último treino livre, o espanhol Fernando Alonso da Scuderia Ferrari foi o mais rápido na pista de Sakhir, superando Sebastian Vettel da Red Bull Racing. Felipe Massa não foi bem nesta sessão.


Resultados do 3º Treino Livre para o GP do Bahrein 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,33s,247 (12 voltas)
2 - Sebastian Vettel  (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,33s,348  + 0s,101  (15)
3 - Mark Webber  (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,33s,380  + 0s,133  (19)
4 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,33s,446  + 0s,199  (21)
5 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,33s,455  + 0s,208  (19)
6 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,33s,464  + 0s,217  (19)
7 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,33s,596  + 0s,349  (17)
8 - Paul di Resta (Inglaterra / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,33s,700  + 0s,453  (15)
9 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,33s,764  + 0s,517  (19)
10 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,33s,922  + 0s,675  (17)
11 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,33s,949  + 0s,702  (20)
12 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,34s,117  + 0s,870  (17)
13 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,34s,282  + 1s,035  (18)
14 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,34s,577  + 1s,330  (16)
15 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,34s,611  + 1s,364  (17)
16 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,34s,678  + 1s,431  (16)
17 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,34s,833  + 1s,586  (17)
18 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,35s,816  + 2s,569  (16)
19 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,36s,731  + 3s,484  (17)
20 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,36s,939  + 3s,692  (16)
21 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,37s,630  + 4s,383  (7)
22  - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,39s,592  + 6s,345  (28)


(Foto: Reuters)

Já na classificação, o alemão Nico Rosberg da Mercedes AMG tendo feito uma volta perfeita, ficou com a pole position. O próprio Vettel, 2º colocado, admitiu que seria impossível fazer uma volta melhor do que a do seu compatriota.

A segunda fila será formada pelos pilotos da Scuderia Ferrari, Fernando Alonso e Felipe Massa, nessa ordem. Alonso realmente fez o 3º tempo, e Massa com uma estratégia de usar apenas os pneus mais duros no Q3, fez o 6º tempo, sendo o melhor piloto com esse tipo de pneus. Porém ganhou duas posições por causa de punições dadas aos pilotos Mark Webber, pelo seu acidente com Vergne na etapa da China, e Lewis Hamilton, por ter trocado o câmbio de seu W04. Na corrida isso poderá ser bom para o brasileiro, já que ele vai poder permanecer na pista por mais tempo. Mas com pilotos atrás dele usando pneus mais rápidos, é bom também que ele faça uma ótima largada. Uma estratégia um pouco arriscada, mas que se der certo, será muito bom.

Na terceira fila também temos carros da mesma equipe. Estarão alinhados os carros da Force India de Paul di Resta e Adrian Sutil, respectivamente. Legal ver uma equipe média nessas posições, mesmo por isso ter acontecido pela equipe ter sido beneficiada pelas punições alheias.

No Q1, além das nanicas, ficou de fora Pastor Maldonado, sendo eliminado pelo seu póprio companheiro de equipe na Williams, Valtteri Bottas. Esteban Gutiérrez também larga lá de trás, da última posíção, como punição pelo seu acidente com Adrian Sutil no GP da China. Charles Pic continuou sendo o melhor entre os pilotos com os piores carros e Jules Bianchi superou seu companheiro na Marussia, Max Chilton, e também Giedo van der Garde, comapheiro de Pic na Caterham.

Destaque para Jenson Button no Q2, que por pouco passou para o Q3, fazendo uma volta incrível nos últimos instantes dessa etapa. Tirou leite de pedra. Já Sergio Pérez, também da McLaren, ficou por ali mesmo. Outro azarado no Q2 foi Romain Grosjean.

Voltando ao Q3, a princípio Rosberg já havia feito uma volta em tempo bom o suficiente para largar em 1º, mas por via das dúvidas, foi ainda mais rápido em uma outra volta. Se pudesse o alemão prever os resultados... Acabou gastando pneus, dos que se desgastam um pouco mais rápido, desnecessariamente. Kimi Raikkonen que vinha forte nos treinos, acabou ficando apenas com a 8ª posição.


Resultados da Classificação para o GP do Bahrein 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo)

Q3:

1 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,32s,330
2 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,32s,584
3 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,32s,667
4 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,33s,207
5 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,33s,235
6 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,33s,246
7 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault)* = 1m,33s,078 (perdeu 3 posições pela batida em Vergne no GP da China)
8 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,33s,327
9 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz)* = 1m,32s,762 (perdeu 5 posições por trocar o câmbio)
10 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = não marcou tempo de volta

Q2:

11 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,33s,762
12 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,33s,914
13 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,33s,974
14 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,33s,976
15 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,34s,105
16 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,34s,284

Q1:

17 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,34s,425
18 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,35s,283
19 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Renault) = 1m,36s,178
20 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,36s,304
21 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,36s,476
22 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari)* = 1m,34s,730 (perdeu 5 posições pela batida em Sutil no GP da China)


Largada amanhã, às 9h! Horário de Brasília.


Um abraço!
Paulo Vitor

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Fórmula 1 2013 - GP do Bahrein - 2º Treino Livre

(Foto: Getty Images)
Mesmo no calor do Bahrein, o Iceman conseguiu ser o piloto rápido de sempre. Assim, Kimi Raikkonen da Lotus foi o piloto mais rápido na segunda sessão de testes em Sakhir, e por enquanto tem o melhor de todos os tempos. Mas claro, no próximo treino e na classificação esses tempos ainda vão baixar mais.

Scuderia Ferrari e Mercedes AMG não repetiram o tão bom desempenho que tiveram mais cedo, se comparar as posições em que ficaram. Mas a diferença entre os tempos não é tão grande.

Mais para trás do grid, aparentemente Williams e Sauber não terão um bom final de semana. O que já pôde ser visto no treino anterior. Vamos ver se melhoram. Lá no final, vemos Jules Bianchi sendo superado por Max Chilton, mas lembrando que o francês cedeu seu carro para um reserva no primeiro treino. Já Charles Pic parece estar em um bom final de semana, sendo o melhor entre os pilotos das equipes nanicas, e ainda tendo superado Heikki Kovalainen. Mas Kovalainen não corria de F1 a um bom tempo, mesmo assim conseguiu superar Chilton.


Resultados do 2º Treino Livre para o GP do Bahrein 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1- Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,34s,154 (31 voltas)
2 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,34s,184  + 0s,030  (26)
3 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,34s,282  + 0s,128  (29)
4 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,34s,310  + 0s,156  (28)
5 - Paul di Resta (Inglaterra / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,34s,543  + 0s,389  (35)
6 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,34s,552  + 0s,398  (34)
7 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,34s,631  + 0s,477  (33)
8 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,34s,666  + 0s,512  (37)
9 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,34s,932  + 0s,778  (33)
10 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,34s,976  + 0s,822  (29)
11 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,35s,356  + 1s,202  (32)
12 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,35s,506  + 1s,352  (36)
13  - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,35s,589  + 1s,435  (36)
14 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,35s,761  + 1s,607  (33)
15 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Renault) = 1m,36s,133  + 1s,979  (36)
16 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,36s,279  + 2s,125  (33)
17 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,36s,579  + 2s,425  (28)
18 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Renault) = 1m,36s,616  + 2s,462  (34)
19 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,37s,061  + 2s,907  (32)
20 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,37s,313  + 3s,159  (33)
21 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,37s,363  + 3s,209  (29)
22 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,37s,970  + 3s,816  (34)


Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2013 - GP do Bahrein - 1º Treino Livre

(Foto: Reuters)
A Scuderia Ferrari fez uma dobradinha nessa primeira sessão de treinos em Sakhir, com Felipe Massa liderando na tabela de tempos, apenas um pouco mais rápido do que Fernando Alonso. A Mercedes AMG parece ter vindo forte nesse final de semana também, pois Nico Rosberg foi o 3º, seguido por Sebastian Vettel, da Red Bull Racing. E aparentemente a McLaren conseguiu melhorar um pouco, pois teve Jenson Button como 6º colocado. Entre o tricampeão e Button, um Paul di Resta que se destacou.

Mas se Rosberg e Button foram bem, Lewis Hamilton e Sergio Pérez não tiveram desempenho tão satisfatório assim. No caso do inglês da Mercedes AMG, provavelmente é porque não tinha a intenção de disputar os melhores tempos, sem forçar muito o carro, ou não tinha um acerto muito definido, afinal, é um dos pilotos mais rápidos do grid, e segundo Alonso, se todos corressem com o mesmo carro, Lewis seria o piloto mais rápido.

O treino contou com a participação do reserva Rodolfo Gonzalez. Venezuelano que correu pela Marussia, que dessa vez ficou com seus dois carros atrás da Caterham. Por falar na equipe verde, seu ex titular Heikki Kovalainen participou dessa sessão, porém foi tranquilamente superado por Charles Pic.


Resultados do 1º Treino Livre para o GP do Bahrein 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,34s,487 (11 voltas)
2 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,34s,564  + 0s,077  (19)
3 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,34s,621  + 0s,134  (22)
4 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,34s,790  + 0s,303  (20)
5 - Paul di Resta (Inglaterra / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,34s,949  + 0s,462  (17)
6 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,35s,069  + 0s,582  (22)
7 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,35s,101  + 0s,614  (19)
8 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,35s,119  + 0s,632  (19)
9 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,35s,345  + 0s,858  (17)
10 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,35s,611  + 1s,124  (14)
11 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,35s,640  + 1s,153  (23)
12 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,35s,783  + 1s,296  (16)
13 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,35s,792  + 1s,305  (16)
14 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,36s,014  + 1s,527  (19)
15 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,36s,485  + 1s,998  (20)
16 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,36s,498  + 2s,011  (17)
17 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,36s,755  + 2s,268  (20)
18 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,37s,214  + 2s,727  (21)
19 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,37s,850  + 3s,363  (20)
20 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,38s,401  + 3s,914  (20)
21 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,39s,445  + 4s,958  (12)
22 - Rodolfo Gonzalez (Venezuela / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,40s,215  + 5s,728  (7)


Um abraço!
Paulo Vitor

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Fórmula 1 2013 - GP do Bahrein - Informações


Duas semanas seguidas com Fórmula 1, é algo muito bom, não é? Então neste final de semana teremos o GP do Bahrein, em Sakhir. Polêmica, a corrida é motivo de protestos de parte da população desde 2011, que não querem o evento acontecendo lá. Na verdade, ou pelo menos pelo que leio, é só uma forma de chamar a atenção por reformas democráticas.

O governante no Bahrein, que é o Rei Hamad, é de dinastia sunita. Enquanto esses protestantes opositores, são xiitas. Como a Fórmula 1 é algo que chama muita atenção do mundo todo, esses xiitas aproveitam para intensificar as suas manifestações para chamar mais atenção.

Como o foco aqui não é a política, vamos ao que interessa. Não que a política não seja importante. Claro que é. Mas afinal, este é um blog atomobilístico. Então vamos lá.


Programação:

Sexta-feira: 1º Treino Livre às 4h, e 2º Treino Livre às 8h.
Sábado: 3º Treino Livre às 5h, e Classificação às 8h.
Domingo: Corrida às 9h.


Só como curiosidade, não sei se esses dados são verdadeiros, mas em uma fanpage no Facebook vi que a dupla da Scuderia Ferrari são os pilotos que mais lideraram voltas neste circuito. Com Felipe Massa na frente (102 voltas), seguido por Fernando Alonso (96 voltas). Sebastian Vettel da Red Bull Racing, por uma volta fica com o 3º lugar (95 voltas). Felipe Massa venceu essa corrida duas vezes, em 2007 e 2008. Alonso venceu lá em 2010, em uma dobradinha com Massa na abertura da temporada. 2011 foi um ano em que não houve esta etapa, por causa dos protestos. Em 2012, quem venceu foi Sebastian Vettel.


Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2013 - MiniDrivers GP da China

Eu não conhecia este canal no YouTube, que me foi apresentado pelo Padua. Mostra resumos dos GPs em desenho animado, de forma bem divertida e engraçada.

Um abraço!
Paulo Vitor

Ken Block, Rússia e GoPro


Quando Ken Block vai para a Rússia para fazer um comercial da GoPro e instala dezenas de câmeras no seu antigo carro, o Ford Focus, o resultado é este.


Um abraço!
Paulo Vitor

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Pneus Maxxis

Pessoal, eu juro que não estou ganhando nada para falar isso. Na verdade, nunca ganhei 1 centavo com o blog. Escrevo porque gosto, e fico feliz que busquem informações aqui, mesmo que muitas vezes eu analise as coisas de forma mais resumida. Só acho que quando usamos algum produto, e ele nos agrada, é bom compartilhar a experiência que tivemos. E se com alguém não funcionou muito bem, que compartilhe isso nos comentários.

Então, como viram no título, vim falar sobre os pneus Maxxis. Aqui em casa temos dois carros, ambos da Volkswagen. Um Gol (G5) 1.0 e um Fox (G1) 1.6. O Fox está no seu primeiro jogo de pneus dessa marca, e costuma andar mais na cidade do que na estrada. Vamos ver quantos quilômetros eles irão durar. Se me lembro bem, já sofreram danos. Mas não lembro como.

Como temos mais experiência com essa marca de pneus no Gol (que deve andar no mínimo 300 km só em estradas, semanalmente), é neste carro que vou me focar mais. Ele já veio com um jogo dessa marca de fábrica, e durou muito bem até pouco mais de 40.000 km. Não estava literalmente liso. Na verdade, ainda tinha condições de ser usado, mas já era melhor fazer a troca. Passou violentamente por cima de "crateras" nas estradas, e nunca furou. O segundo, não me lembro as medidas, mas escolhemos um de perfil um pouco mais baixo, e que era mais largo. Durou ainda mais. Fizemos a troca um pouco depois dos 100.000 km. Assim como o primeiro, nunca deu problema. O carro ganhou uma estabilidade incrível, e ficou muito ágil nas curvas, podendo entrar rápido nelas sem perder o controle do carro. Esses duraram mais que os primeiros, e quando trocamos, também estavam em melhores condições. Agora, nos atuais, já andamos cerca de 20.000 km e estão muito bons. Colocamos um modelo menos largo e mais alto. O carro perdeu um pouco daquele bom desempenho em curvas. Tanto que no início, quando estávamos acostumados a dirigir com o jogo anterior de pneus, ele já deu uma leve escapada de traseira em uma curva longa na estrada, e outro dia após uma série de ultrapassagens rápidas em uma reta, ele ficou fora de controle por alguns segundos, mas felizmente foi possível recuperar o mesmo. Mas continua ótimo. Foram problemas que tivemos em uma fase de adaptação às novas medidas. Foi só dar uma reduzida nos limites.

Quando falo nesses limites do carro, não é nada exagerado. Eu e meu pai somos rápidos, mas não somos loucos. Não abusamos, nem corremos mais riscos do que aqueles ficam no máximo nos 70 aos 80 km/h. É óbvio que em uma reta muito longa um carro 1.0 pode atingir até os 160 km/h. Mas é um carro pequeno, sem tecnologia muito sofisticada, então sabemos que não é uma boa ideia fazer isso, e nem o fazemos. Até porque nas nossas "maravilhosas" condições de estradas que temos, em uma reta dessas à alta velocidade, podemos nos surpreender com uma deformação nos asfalto, e aí, era uma vez um motorista imprudente.

Mas voltado aos pneus, sobre a resistência, quando falo das pancadas fortes nos buracos das estradas, são fortes mesmo. Os buracos são grandes, e em algumas vezes (duas ou três), o para-brisa chegou a rachar ao meio, e o pneu continuou como se nunca tivesse sofrido nada. Mas também, talvez seja por aquele problema das primeiras unidades do Gol G5 (como é o daqui de casa), e que não sei se foi solucionado, do para-brisa se partir ao meio por causa de algum impacto um pouco mais forte.

Enfim, não estou fazendo propaganda. Só gostei de um produto que de repente pode ser bom para vocês. Pelo menos experiência aqui foi boa. Se não gostarem, me desculpem. Nem todo pneu de uma mesma marca é igual ao outro (o que serve para qualquer produto). Tanto que um jogo de pneus durou 40.000 km e o outro 60.000 km. E se já usaram e não gostaram, acho importante dizer nos comentários os problemas que tiveram.


Um abraço!
Paulo Vitor

domingo, 14 de abril de 2013

WEC 2013 - 6 Horas de Silverstone


Na categoria principal, a LMP1, dobradinha da Audi! Isso após um duelo dos dois R18 E-Tron da equipe, que estavam sendo guiados pelos pilotos Allan McNish e Benoît Tréluyer. McNish levou a melhor, e como podem ver na foto, mais tarde os dois se cumprimentaram no pódio. Um TS-030 da Toyota completou o pódio, conduzido por seus pilotos Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Stéphane Sarrazin.

Vitória do Brasil na LMP2! Foi com o Oreca 03 Nissan que tinha como um de seus pilotos, Antônio Pizzonia, da equipe Delta-ADR. Junto com o brasileiro, pilotaram também Tor Graves e James Walker.


É legal ir olhando os nomes de tantos pilotos na tabela, e de repente bater o olho em um sobrenome conhecido. Alex Brundle, junto com Olivier Pla e David Heinemeier Hansson, levaram o Morgan LMP2 Nissan da OAK ao 2º lugar. E sim, Alex é filho de Martin Brundle. O pódio foi completado por Chris Dyson, Michael Marsal e Tom Kimber-Smith, com o Zytek Z11SN Nissan da Greaves.

E também na GTE Pro, sabem quem levou a vitória? Um Aston Martin Vantage V8, no qual corre Bruno Senna. Reconhecem mais alguém nesse pódio? Sim, é nosso velho conhecido Kamui Kobayashi com o macacão da Ferrari, em 2º lugar. Como muitos de vocês devem saber, o japonês também foi para o WEC, e corre ao lado de Toni Vilander. Como podem ver, nesse pódio a Aston Martin teve mais um de seus carros, na 3ª posição. Era de Paul Dalla Lana, Frédéric Makowiecki e Pedro Lamy.


Na GTE Am, outro brasileiro em lugar de destaque. Fernando Rees, e a dupla francesa Julien Canal e Patrick Bornhauser levaram o Chevrolet Corvette C6-ZR1 da Larbre ao 2º lugar. Os vencedores foram Alan Simonsen, Christoffer Nygaard e Kristian Poulsen, companheiros de Bruno Senna na Aston Martin, porém de uma categoria abaixo. Ainda conseguiram chegar na frente de um carro da GTE Pro. Completaram o pódio Enzo Potoliccho, Rui Aguas e Philipp Peter da 8Star, que com a Ferrari F458 Italia foram superados pelo Corvette que chegou na frente.

Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2013 - GP da China - Corrida

(Foto: Getty Images)
Fernando Alonso das Astúrias, da Scuderia Ferrari, foi o grande vencedor do GP da China 2013 de Fórmula 1! Uma apresentação para ninguém colocar defeito. Largou bem, foi agressivo, rápido, e teve uma boa estratégia. Ao contrário de (como sempre) fazem com Felipe Massa, que chegou em 6º. Mas ele teve sua parcela de culpa também, por ter ficado muito tempo atrás de Paul di Resta, da Force India. Estranho é que fazem tudo certo para o espanhol. Enfim, meu papel aqui não é ficar implicando pilotos e equipes.

Kimi Raikkonen da Lotus e Lewis Hamilton da Mercedes AMG completaram o pódio, respectivamente. Na última volta, Hamilton duelou com Sebastian Vettel da Red Bull Racing, que o atacou. Se não fosse por um erro do alemão, provavelmente o mesmo teria chegado a subir ao pódio. Mesmo assim, Vettel agora é o líder do campeonato, seguido de perto por Raikkonen, e um pouco mais atrás estão Alonso e Hamilton, nesta ordem.

Na largada, Hamilton conseguiu se manter na ponta, e foi bem nisso. Já Raikkonen largou muito mal, perdendo duas ou três posições. Se a reta fosse mais longa, perderia mais. A dupla da Ferrari disparou atrás do inglês, com Alonso na frente e sob pressão de Massa. Aproximadamente na volta 5, os carros vermelhos atacaram juntos a Mercedes do campeão de 2008, cada um passando por um lado diferente. Um dos momentos mais belos da corrida.

Lembram da McLaren nas últimas etapas? Pelo visto ela melhorou um pouco em ritmo de corrida. Pelo menos com Jenson Button, que chegou em 5º. Já Pérez, fez suas lambanças. É um piloto rápido, mas que ainda precisa aprender a se controlar e ter um pouco mais de atenção. Deu uma fechada em Kimi Raikkonen, que danificou o bico do E21 do finladês, de forma que ficou até perigoso para o piloto, que mesmo assim correu com o carro desse jeito até o final. Aliás, depois disso, e de já ter ido mal na largada, o Iceman ainda conseguiu chegar na mesma posição em que largou. Foi muito bem, mesmo!



Por falar em erros, Esteban Gutiérrez da Sauber conseguiu provocar seu próprio abandono além do de Adrian Sutil, da Force India. Os dois carros foram seriamente danificados.







Mark Webber que teve seu câmbio trocado, nem do último lugar pôde mais largar, mas sim dos boxes. Ele ia bem, ganhando posições, até se encontrar com o "aluno" da Red Bull (da divisão "escolinha" da fabricante de energéticos), Jean-Éric Vergne, da Scuderia Toro Rosso. O australiano errou ao tentar a ultrapassagem, e fez o francês rodar. Com o RB9 danificado, Webber teve que voltar os boxes, mas no caminho uma de suas rodas traseiras se soltou. O que quase provocou acidentes piores, que felizmente não aconteceram. Dessa forma, o senhor "nada mal para um segundo piloto" obviamente foi obrigado a abandonar.


Além dos casos já citados, somente mais Nico Rosberg, da Mercedes AMG, abandonou a corrida.

E a Williams, hein? Que fase... Triste, isso. Só não ficaram atrás das equipes nanicas. Mas acredito no potencial de evolução da equipe.

O que mais posso destacar é que Daniel Ricciardo, da Scuderia Toro Rosso, com um carro não muito bom, conseguiu um ótimo resultado, chegando em 7º. E o novato Jules Bianchi, mais uma vez ficou na frente dos outros pilotos de equipes nanicas.


Resultados da Corrida do GP da China 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 56 voltas em 1h,36m,26s,945
2 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = a 10s,100
3 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 12s,300
4 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = a 12s,500
5 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 35s,200
6 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 40s,800
7 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 42s,600
8 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = a 51s,000
9 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = a 53s,400
10 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 56s,500
11 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 1m,03s,800
12 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1m,12s,600
13 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = a 1m,33s,800
14 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = a 1m,35s,400
15 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Coswoth) = a 1 volta
16 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = a 1 volta
17 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 1 volta
18 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = a 2 voltas

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/

A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 já será no próximo final de semana, no GP do Bahrein!

Um abraço!
Paulo Vitor

P.S.: As imagens sem fontes (menos a do bico do E21, que está no canto da mesma), são da própria transmissão da F1, que deve ser feita pela FOM, acho. Foram retiradas da página do Facebook "Im a die hard F1 Fan".

sábado, 13 de abril de 2013

Fórmula 1 2013 - GP da China - Classificação

(Foto: Getty Images)
Eu não apostava tantas fichas na Mercedes AMG, mas acreditava na possibilidade dela brigar pela pole position. E assim foi, mais uma vez, assim como foi no ano passado com Nico Rosberg. Dessa vez foi com o campeão Lewis Hamilton, largando na frente pela equipe alemã pela primeira vez. O piloto há mais tempo no time, larga em 4º, com uma diferença, digamos, perdoável, entre ele e seu companheiro

Na Scuderia Ferrari, com problemas no setor 3 desde o último treino, Felipe Massa não conseguiu superar Fernando Alonso pela quinta vez seguida (que ele superaria, e não que não consegue, obviamente). Não só ficou atrás do espanhol, como também atrás de Rosberg. Mas nesse caso, a diferença de tempo foi menor ainda.

Destaque para Kimi Raikkonen, que com o Lotus E21, consegiu largar na primeira fila.

Mas indo ao começo, Sebastian Vettel teve que correr mais um pouco só para não ficar de fora já no Q1 (não chegou a passar aperto, afinal, corre em um F1 da Red Bull), no qual foram eliminados além das nanicas (com Bianchi novamente sendo o melhor por lá), Valtteri Bottas da Williams e Esteban Gutiérrez da Sauber. O que a equipe suíça e a inglesa andaram no ano passado, neste ano estão fazendo o contrário. O mesmo pode se dizer da McLaren, mas o caso lá em menos grave.

No Q2, Mark Webber não pôde aproveitar todo o desempenho de seu carro, e após marcar tempo, teve que abandonar a classificação por problemas relacionados ao consumo de combustível, que mais tarde provavelmente também foram a razão de Vettel não marcar tempo de volta no Q3.


Resultados da Classificação para o GP da China 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

Q3:

1 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,34s,484 
2 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,34s,761  +0s,277
3 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,34s,788  +0s,304
4 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,34s,861 +0s,377
5 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,34s,933  +0s,449
6 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,35s,364 + 0s,880
7 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,35s,998  +1s,514
8 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 2m,05s,673  +31s,189
9 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = não marcou tempo de volta
10 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = não marcou tempo de volta

Q2:

11 - Paul di Resta (Inglaterra / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,36s,287
12 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,36s,314
13 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,36s,405
14 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,36s,679
15 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,37s,139
16 -Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,37s,199

Q1:

17 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,37s,769
18 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,37s,990
19 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,38s,780
20 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,39s,537
21 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,39s,614
22 - Giedo van der Garde (Hololanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,39s,660


A largada será na madrugada do domingo, às 4h!


Um abraço!
Paulo Vitor


Atualização: Webber largará em último, pois não tinha a quantidade mínima de combustível aceitável pela FIA. Com isso, todos que estavam atrás do australiano ganham uma posição.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Fórmula 1 2013 - GP da China - 3º Treino Livre

(Foto: Studio Colombo)
No último treino livre para o GP da China 2013 de Fórmula 1, o bicampeão Fernando Alonso foi o mais rápido na pista, em uma dobradinha da Scuderia Ferrari, já que por menos de meio segundo, Felipe Massa foi o 2º mais rápido.

Bom, eu não assisti esse treino, então não posso comentar muito. Sobre o duelo na Ferrari, se Red Bull Racing não tiver "escondido o jogo", é possível que os pilotos da escuderia de Maranello disputem a pole position. Detalhe que o melhor tempo de ontem, do Massa, é melhor do que a volta mais rápida feita pelo Alonso hoje. Se o brasileiro superar seu companheiro na classificação, ele será o primeiro dos que acompanharam o espanhol, que irá largar na frente do bicampeão cinco vezes seguidas.

Não é "puxa-saquismo" pelo Massa ser brasileiro. Não duvido que imprensa e blogueiros de outros países também tenham comentado sobre isso.

Os resultados mais detalhados postados pelo Fórmula 1 Brasil (que eu sugiro e muito que o sigam), estão aqui.


Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2013 - GP da China - 2º Treino Livre

(Foto: Getty Images)
Na segunda sessão de prática no circuito de Shanghai, o brasileiro Felipe Massa, da Scuderia Ferrari, foi o piloto mais rápido na pista, superando seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, com uma boa vantagem. Inclusive, o espanhol ironiza que esteja preocupado com o bom desempenho de Felipe.


Resultados do 2º Treino Livre para o GP da China 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m35s340 (32 voltas)
2 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m35s492  +0s152  (32)
3 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m35s755  +0s415  (30)
4 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m35s819  +0s479  (35)
5 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m36s092  +0s752  (31)
6 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m36s432  +1s092  (29)
7 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m36s496  +1s156  (39)
8 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m36s514  +1s174  (32)
9 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m36s595  +1s255  (33)
10 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m36s791  +1s451  (27)
11 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m36s940  +1s600  (16)
12 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m36s963  +1s623  (31)
13 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m37s103  +1s763  (22)
14 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m37s206  +1s866  (39)
15 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m38s127  +2s787  (34)
16 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m38s185  +2s845  (18)
17 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m38s211  +2s871  (32)
18 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m38s276  +2s936  (34)
19 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m38s725  +3s385  (29)
20 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m39s271  +3s931  (21)
21 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = 1m39s814  +4s474  (27)
22 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m43s227  +7s887  (5)


Um abraço!
Paulo Vitor

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Fórmula 1 2013 - GP da China - 1º Treino Livre

(Foto: Getty Images)

 No primeiro treino livre para o GP da China, a Mercedes AMG, que ganhou nessa pista na última temporada, saiu na frente, e com dobradinha. O piloto já veterano na equipe, e vencedor no ano passado, sendo inclusive a sua única vitória (por enquanto), foi quem fez a volta mais rápida da sessão: Nico Rosberg. Com uma boa vantagem sobre seu companheiro de equipe. Lewis Hamilton, que teve problemas com sua alergia (entendo, pois sofro do mesmo mal) irritando seus olhos e seu nariz, não deixou o mal-estar impedir que ele fizesse o 2º melhor tempo.


Nada mais de demais nessa sessão. Só um mico do Pérez que chamou atenção. Após o término do tempo das atividades em pista, o mexicano ia levando sua McLaren para os boxes, até que na entrada desses, perdeu o controle do carro e bateu.


Resultados do 1º Treino Livre para o GP da China 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,36s,717 (21 voltas)
2 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,37s,171 +0s,454  (20)
3 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,37s,658 +0s,941  (21)
4 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,37s,942 +1s,225  (20)
5 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,37s,965 +1s,248  (17)
6 - Jenson Button  (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,38s,069 +1s,352  (24)
7 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari)  = 1m,38s,095 +1s,378  (14)
8 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,38s,125 +1s,408  (21)
9 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault)  = 1m,38s,398 +1s,681  (17)
10 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,38s,561 +1s,844  (15)
11 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault)  = 1m,38s,790 +2s,073  (16)
12 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,39s,057 +2s,340  (19)
13 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team/ Renault) = 1m,39s,158 +2s,441  (22)
14 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,39s,180 +2s,463  (21)
15 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,39s,336 +2s,619  (19)
16 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,39s,360 +2s,643  (20)
17 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,39s,392 +2s,675  (20)
18 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,40s,032 +3s,315  (22)
19 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,41s,966 +5s,249  (16)
20 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,42s,056 +5s,339  (18)
21 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,42s,083 +5s,366  (21)
22 - Ma Qing Hua (China / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,43s,545 +6s,828  (20)

Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2013 - GP da China - Informações


Para mim, essas três semanas foram uma eternidade. Estava ansioso por este Grande Prêmio. Finalmente, o circo da Fórmula 1 chegou em terras chinesas. Nesse final de semana será disputado o GP da China, e os treinos já começam hoje mesmo.


Programação:

Quinta-feira = 1º Treino Livre às 23h.
Sexta-feira = 2º Treino Livre às 3h.
Sábado = 3º Treino Livre às 0h, e Classificação às 3h.
Domingo = Corrida às 4h.


Um abraço!
Paulo Vitor

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Trailer oficial de "RUSH"!


Hoje no Twitter, através da Juliana, e no Facebook pelo Alysson, vi o primeiro trailer oficial do filme "RUSH", que estreia no dia 13 de setembro.

O filme mostra a Fórmula 1 do final dos anos 70, focando na rivalidade entre o tricampeão austríaco Niki Lauda (Daniel Brühl), pela Scuderia Ferrari, e o campeão James Hunt (Chris Hemsworth), da McLaren.

Vai ser FODA!


Atualização (12/04): trailer oficial 2:


Um abraço!
Paulo Vitor

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Por que faz isso, Mercedes-Benz?


Alguma cabeça de certa agência publicitária deveria rolar por algum circuito alemão depois desse infeliz comercial.


É, eu sei que tem quem goste de funk. Tudo bem. Gosto é gosto. Eu não curto. Mas a questão aqui não é essa.

Uma referência mundial em carros de luxo ou esportivos, para lá de caros, não poderia usar esse fundo musical. É ousado, sim. Mas inadequado para os padrões da Mercedes-Benz, e da maioria dos seus clientes.

Pelo menos que o comercial é um sucesso, não há como negar. Em poucas horas a Mercedes-Benz conseguiu mais de 100.000 visualizações desse vídeo em seu canal no YouTube. Se a intenção, ou pelo menos parte dela, era chamar atenção para o lançamento de seu novo carro, eles conseguiram. Afinal, se não fosse o "Ah Lelek Lek Lek Lek Lek", provavelmente muitos não se interessariam pelo comercial, já que todos sabem que é um produto que a grande maioria das pessoas não pode ter acesso. Agora com essa propaganda polêmica, todos ficam curiosos. Sejam potenciais compradores ou não, muito mais pessoas conhecerão o novo Classe A.

No site da revista Quatro Rodas, a parte brasileira da marca alemã tenta se defender das críticas. Se tiverem interessados em saber, é só clicar ali.

Sobre o carro, bom, para muitos críticos vai perder boa parte de seu prestígio depois desse vexame. Mas apesar disso, não há como negar que é um carrão. Afinal, é um Mercedes-Benz. Foi difícil encontrar informações especificamente técnicas, porque todos os sites estão concentrados em falar da polêmica do comercial. Mas eu acabei conseguindo alguma coisa. A princípio o A200 virá com um motor de 1.6L com turbo, que gera 156 cv de potência, com câmbio automático de sete marchas e dupla embreagem. Depois, virá uma versão mais nervosa, o A250 de 211 cv. Os preços das diferentes versões deverão estar entre os R$ 100 mil e R$ 120 mil.

Atualização: matriz da Mercedes-Benz na Alemanha repudia a ação publicitária feita pela sua divisão brasileira.


Um abraço!
Paulo Vitor