domingo, 24 de março de 2013

Fórmula 1 2013 - GP da Malásia - Corrida

Viiish... Clima azedo, hein? (Foto: Reuters)
Uma corrida inesquecível, meus caros leitores. Por ótimos "rachas" e um momento cômico, que logo vocês verão. O grande vencedor, foi o pole position Sebastian Vettel, da Red Bull Racing, de uma maneira, digamos, não muito leal à equipe e ao seu companheiro Mark Webber, mas que ao mesmo tempo mostrou como as coisas devem ser na pista, sem jogos de equipe. De qualquur forma, foi um belíssimo duelo dos pilotos da equipe austríaca. Mas vamos por partes.

Na largada, Vettel manteve a liderança. Felipe Massa, não largou nem bem, nem mal. Estava no pior lado da pista, então já era previsível que Fernando Alonso ganhasse sua posição com facilidade. Acabou ficando preso atrás do bicampeão. O brasileiro perdeu posições na primeira volta, e futuramente mais algumas. Conseguiu se recuperar, mas não o bastante para subir ao pódio. Já o companheiro espanhol, na primeira volta, quebrou a asa dianteira de seu F138 ao esbarrar na traseira do RB9 de Vettel. Não foi um toque com Webber. A asa já estava danificada quando entrou em baixo do carro. Não teve jeito de continuar, e assim Alonso foi obrigado a abandonar a corrida, por mais que quisesse tentar continuar na disputa, pedindo para ser empurrado de volta à pista. Felipe Massa depois de recuperar algumas posições fazendo belas ultrapassagens, terminou a corrida em 5º lugar, logo atrás da dupla da Mercedes AMG.

(Foto: Reuters)
Quando veio a primeira rodada de pit-stops, tivemos um momento que pode ser o mais engraçado da temporada inteira. Acostumado a fazer suas paradas na McLaren desde 2007 até o ano passado, Lewis Hamilton com seu W04 foi para os boxes de sua antiga equipe. Os mecânicos abriram caminho, e a ficha do piloto caiu. Ele passou direto, e foi para os boxes da Mercedes AMG. Enquanto isso no Twitter da escuderia de Woking...

(Imagem: Sky Sports / Facebook F1 da Depressão)
Mais tarde, outro momento delicado entre companheiros de equipe. Depois de inverterem suas posições algumas vezes, nas voltas finais, Lewis Hamilton que estava na frente, recebeu ordens para economizar combustível, pois estava com o tanque quase seco. Tudo bem, se Nico Rosberg não estivesse colado na sua traseira. O piloto alemão recebeu a ordem de não ultrapassar o campeão de 2008. Cumpriu o que foi pedido, mas disse que mais tarde quando a situação se invertesse, não se esqueceria disso. Hamilton, claro, declarou que a posição deveria ser do companheiro e que mais tarde poderia retribuir o favor. Sendo assim, o inglês completou o pódio atrás da dobradinha da Red Bull Racing. O primeiro dele defendendo sua nova equipe.

Por falar em ordens de equipe e na Red Bull Racing, Mark Webber estava na liderança do grande prêmio quando lhe pediram para poupar o carro para ter pneus e combustível para o restante da corrida. Andando mais suavemente, logo Sebastian Vettel ficou na sua cola. O alemão recebeu ordens para manter a posição, mas simplesmente ignorou, e até reclamou do seu companheiro lento na sua frente (essa reclamação veio mais cedo). Os dois disputaram o que foi para mim, o melhor duelo da corrida, e talvez até o melhor duelo que esses dois já travaram. No final das contas, o alemão tricampeão superou o australiano. Mas vamos lembrar que Webber estava poupando o carro, e talvez antes que os dois carros fossem parar fora da pista, depois de ter jogado muito duro com seu companheiro por um bom tempo, o piloto número 2 deu uma suvizada e Vettel fez uma bela ultrapassagem. Os dois não se falaram depois da corrida, e na comemoração no pódio, cada um foi para um lado. Nenhum dos dois sorriu, e até Vettel que é sempre animado, ficou sério. Nas declarações pós-corrida, Webber explicou o que aconteceu e chamou o companheiro de "protegido", pois nada aconteceria com ele por desobedecer a Red Bull Racing. Mais tarde, Vettel se desculpou: "Gostaria de vir aqui com uma boa desculpa ou uma história legal, mas não posso. Essa é a verdade. Tenho que pedir desculpas a Webber. Ele estava poupando o carro e os pneus, e eu assumi um grande risco em ultrapassá-lo. Cometi um grande erro hoje. Não deveria ter feito isso. Com certeza não é uma vitória que me deixa muito orgulhoso, porque deveria ter sido de Mark. Não posso mudar isso agora. Mas espero que haja uma situação no futuro que eu possa." (Fonte: Globo Esporte).

Além de Alonso, que saiu, Jenson Button, Daniel Ricciardo, Pastor Maldonado, Adrian Sutil, e Paul di Resta abandonaram. Ambos os pilotos da Force India tiveram problemas com as suas rodas nos boxes.


Resultado da Corrida do GP da Malásia 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 -  Sebastian Vettel  (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 56 voltas em 1h,38m,56s,681 
2 -  Mark Webber  (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = a 4s,298
3 -  Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 12s,181
4 -  Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 12s,640
5 -  Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 25s,648
6 -  Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = a 35s,565
7 -  Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = a 48s,479
8 -  Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 53s,044
9 -  Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 1m,12s,357
10 -  Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1m,27s,124
11 -  Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = a 1m,28s,610
12 -  Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 1 volta
13 -  Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 1 volta
14 -  Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = a 1 volta
15 -  Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = a 1 volta
16 -  Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 2 voltas

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/

Próxima parada: GP da China, nos dias 12, 13 e 14 de abril.

Um abraço!
Paulo Vitor

sábado, 23 de março de 2013

Fórmula 1 2013 - GP da Malásia - 3º Treino Livre e Classificação


Resumindo o último treino, Sebastian Vettel foi o mais rápido. Destaque para Hamilton e Sutil. Felipe Massa mais uma vez ficou na frente de Fernando Alonso. O resultado, foi esse, postado pelo Fórmula 1 Brasil, que eu indico sempre quye sigam no Twitter. Como eu já disse em outro post, não é preguiça. É que é bem mais prático fazer assim. Certo? Ainda mais que já tivemos a classificação, e esse treino foi há mais horas atrás. Para a classificação, vou fazer como sempre faço, e também colocar um link com mais detalhes dos tempos e setores do circuito.

Vamos para a classificação. No Q1, a Red Bull Racing levou um susto, pois decidiram poupar os carros e pneus nessa fase, e quase ficaram para trás. Junto com as nanicas, saíram Jean-Eric Vergne da Scuderia Toro Rosso, e Valtteri Bottas da Williams.

No Q2, ela, que é sempre uma presença tão marcante na Malásia, resolveu dar as caras. Sim, a chuva. Quem deixou para fazer volta rápida no final dessa parte, como Pastor Maldonado, da Williams, se deu mal. Acabou que o venezuelano nem tentou. Outro azarado com isso foi Paul di Resta, que em uma volta rápida escapou da pista, e na tentativa seguinte, rodou duas vezes seguidas.

Finalmente na hora de disputar a superpole, vieram Red Bull Racing, Scuderia Ferrari, Mercedes AMG e Kimi Raikkonen da Lotus, à todo vapor. A pista foi secando, e Vettel nos minutos finais que restavam pediu um jogo de pneus slick para fazer uma volta voadora, conquistando assim, com uma boa vantagem, a pole-position. Os outros candidatos vieram com pneus de chuva, mas a pista estava secando cada vez mais. O que causou uma boa diferença entre os tempos.

Felipe Massa mais uma vez superou Fernando Alonso. Contando com as duas últimas etapas de 2012, considerando ainda que o F2012 de Massa usava kits aerodinâmicos inferiores aos de Alonso, é a quarta vez seguida que o brasileiro supera o espanhol nas classificações. Sem contar no ritmo mais forte de corrida, e a maior pontuação de uns tempos pra cá. E agora, Ferrari? Apesar de Alonso dizer que esse aumento na competitividade entre companheiros de equipe é boa para o desenvolvimento do carro, o bicampeão não gosta nada de ser superado. Vocês lembram a m*rda (com o perdão da palavra) que deu na McLaren de 2007 entre ele e o Hamilton...

Lá atrás, mas uma vez, Jules Bianchi mostrou seu talento. Deixando as Caterham para trás, e colocando mais de 1 segundo sobre o seu companheiro de equipe, o inglês Max Chilton.


Resultado da Classificação para o GP da Malásia 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Punição - se houver)

Q3:

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,49s,674        
2 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,50s,587  + 0s,913
3 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,50s,727  + 1s,053
4 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,51s,699  + 2s,025
5 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,52s,244  + 2s,570
6 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,52s,519  + 2s,845
7 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) =  1m,53s,175  + 3s,501
8 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,53s,439  + 3s,765
9 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,54s,136  + 4s,462
10 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault)* = 1m,52s,970  + 3s,296 (perdeu 3 posições por bloequear Rosberg)

Q2:

11 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,37s,636
12 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,38s,125
13 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,38s,822
14 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,39s,221
15 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,44s,509
16 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = não marcou tempo de volta

Q1:

17 - Jean-EricVergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,38s,157
18 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,38s,207
19 - Jules Bianchi (França / Marussia  F1 Team / Cosworth) = 1m,38s,434
20 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,39s,314
21 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,39s,672
22 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,39s,932

Mais detalhes aqui.

A largada será amanhã, às 5h!

Um abraço!
Paulo Vitor

sexta-feira, 22 de março de 2013

Fórmula 1 2013 - GP da Malásia - 2º Treino Livre

(Foto: LAT)
Kimi Raikkonen, da Lotus F1 Team, foi o piloto mais rápido no circuito de Sepang, no segundo treino livre para o GP da Malásia 2013 de Fórmula 1, seguido bem de perto por Sebastian Vettel, da Red Bull Racing, e Felipe Massa, da Scuderia Ferrari, respectivamente.

No meio dessa sessão a chuva deu as caras, como já é de costume na Malásia. Logo, não tiveram mais muitas voltas rápidas depois disso. Só no final, a chuva diminuiu e a pista secou. Mas a chuva é importante também. Como sempre chove lá, é bom ver como os carros se comportam nessa condição climática.

Resultados do 2º Treino Livre para o GP da Malásia 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,36s,569 (28 voltas)
2 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,36s,588  + 0s,019  (27)
3 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,36s,661  + 0s,092  (33)
4 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,36s,985  + 0s,416  (23)
5 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,37s,026  + 0s,457  (29)
6 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,37s,206  + 0s,637  (26)
7 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m37s588  - 1m,37s,448  + 0s,879  (32)
8 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,37s,571  + 1s,002  (30)
9 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,37s,574  + 1s,005  (32)
10 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,37s,788  + 1s,219  (10)
11 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,37s,838  + 1s,269  (21)
12 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,37s,865  + 1s,296  (29)
13 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,38s,068  + 1s,499  (31)
14 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,38s,645  + 2s,076  (23)
15 - Jean-EricVergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,38s,738  + 2s,169  (31)
16 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,38s,801  + 2s,232  (27)
17 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,38s,904  + 2s,335  (31)
18 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,39s,508  + 2s,939  (30)
19 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,39s,660  + 3s,091  (28)
20 - Chalres Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,40s,757  + 4s,188  (29)
21 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,40s,768  + 4s,199  (32)
22 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,41s,438  + 4s,869  (23)


Um abraço!
Paulo Vitor

quinta-feira, 21 de março de 2013

Fórmula 1 2013 - GP da Malásia - 1º Treino Livre

(Foto: Getty Images)
A Red Bull Racing começou na frente no primeiro treino no circuito de Sepang, na Malásia, com Mark Webber no comando do RB9, e Sebastian Vettel foi o 3º. O que não significa muita coisa, necessariamente. Porque, primeiro, foi apenas o primeiro treino, e segundo, essa semana Vettel admitiu que há um problema sobre desgaste excessivo de pneus no RB9, e essa pista consome demais os pneus. Mas não duvido do poder de reação da equipe austríaca tricampeã consecutiva. Apesar desse problema, o carro da Red Bull Racing pode fazer voltas voadoras.

Kimi Raikkonen foi o segundo mais rápido, e apesar de ser meio cedo para dizer isso, não me supreenderia se ele vencesse essa corrida também. Claro que posso estar errado. Lembram qual foi o principal fator dele ter vencido na Austrália? Pouco desgaste de pneus. O E21 é um carro muito estável, rápido, consome menos os pneus, e tem um ótimo piloto campeão atrás do volante. Vettel já falou do problema do RB9, e no treino foi possível ver o quanto o MP4-28 e o F138 (McLaren e Ferrari, respectivamente) estão sofrendo com a turbulência no final das retas, e com o carro arisco assim em uma pista quente de asfalto e curvas desgastantes, vai voar "macarrãozinho" (BURTI, Luciano) para todo lado. Enquanto o E21 corria suavemente.


Resultados do 1º Treino Livre para o GP da Malásia 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1 -  Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,36s,935 (15 voltas)
2 -  Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,37s,003  + 0s,068 (15)
3 -  Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,37s,104  + 0s,169 (21)
4 -  Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,37s,319  + 0s,384 (13)
5 -  Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,37s,588  + 0s,653 (19)
6 -  Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,37s,769  + 0s,834 (17)
7 -  Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,37s,771 + 0s,836 (15)
8 -  Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,37s,773  + 0s,838 (15)
9 -  Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,37s,840  + 0s,905 (18)
10 -  Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,37s,915  + 0s,980 (17)
11 -  Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,38s,173  + 1s,238 (16)
12 -  Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,38s,673  + 1s,738 (16)
13 -  Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,38s,830  + 1s,895 (17)
14 -  Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,39s,054  + 2s,119 (17)
15 -  Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,39s,204  + 2s,269 (16)
16 -  Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,39s,208  + 2s,273 (19)
17 -  Jean-EricVergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,39s,284  + 2s,349 (17)
18 -  Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,39s,567  + 2s,632 (16)
19 -  Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,40s,728  + 3s,793 (17)
20 -  Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,40s,996  + 4s,061 (14)
21 -  Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,41s,163  + 4s,228 (18)
22 -  Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,41s,513  + 4s,578 (14)


Um abraço!
Paulo Vitor

quarta-feira, 20 de março de 2013

Fórmula 1 2013 - GP da Malásia - Informações


Nada como Fórmula 1 em dois finais de semana seguidos, e é assim nas primeiras provas do campeonato. Domingo tivemos a corrida do GP da Austrália, e amanhã já começam os treinos para o GP da Malásia, no circuito de Sepang.

Programação:

Quinta-feira = 1º Treino Livre às 23h.
Sexta-feira = 2º Treino Livre às 3h.
Sábado = 3º Treino Livre às 2h, Classificação às 5h.
Domingo = Corrida às 5h.


Um abraço!
@paulovitorpv8

domingo, 17 de março de 2013

Fórmula 1 2013 - GP da Austrália - Corrida


"Mas Paulo, e a Classificação?" Calma, gente. Não é preguiça. Ainda estou sem meu PC, mas até amanhã resolvo isso. Do que adianta um post da Classificação, se já tivemos a corrida? Mas claro, é importante vocês saberem as posições de largada, então, aqui está o resultado postado pelo Fórmula 1 Brasil, que é um dos melhores perfis do Twitter para acompanhar a Fórmula 1.

Abrimos a temporada 2013 em grande estilo! Uma bela e surpreendente vitória de Kimi Raikkonen, da Lotus F1 Team! O finlandês campeão de 2007 marcou seu retorno no ano passado, vencendo uma corrida e sendo o 3º colocado no último mundial, e já começou o ano mostrando que não voltou para brincadeira.

Sebastian Vettel, da Red Bull Racing, era, talvez, o grande favorito. Era o pole-position, e mostrou que em volta rápida, o RB9 deixava os outros carros na poeira. Mas nós sabemos que ritmo de classificação é diferente de ritmo de corrida. Certo? Alguns carros são melhores na hora da corrida, e pelo visto, o E21 é um desses carros. Como uma evolução do E20, que já era um carro bom, um desempenho desses do E21 era esperado. Mas o "pulo do gato", na minha opinião, foi o desgaste de pneus do carro, que aparentemente é baixo. Mais baixo do que no E20. Lembram do E20 escorregando no GP da Hungria de 2012? Em 2013 Raikkonen tirava onda nos tempos de volta, enquanto os outros pioravam com o desgaste excessivo de pneus. Largou bem do 7º lugar, poupou pneus, soube ser rápido, e fez uma boa estratégia. Vitória mais do que merecida!


Tifosis, pulem esse parágrafo. Felipe Massa fez uma largada pra ninguém colocar defeito, ganhando duas posições e colando na traseira de Vettel. Perseguiu o alemão de perto, e se defendeu bem dos ataques de Fernando Alonso. A situação continuou assim, com o tricampeão e os carros de Maranello correndo com tempos próximos. Começaram os pit-stops, e com isso, Felipe Massa até liderou a prova em dois momentos. Mas os estrategistas da equipe resolveram deixar o F138 do brasileiro durante muito tempo na pista, consumindo demais os pneus. Enquanto isso, os de Alonso nunca passavam do ponto. Teoria de conspiração ou não, obviamente com o tempo o espanhol passaria o brasileiro. Dessa forma, no final das contas, Massa terminou em 4º lugar (a mesma posição em que largou), e Alonso, que largou em 5º, chegou em 2º. Sebastian Vettel completou o pódio.

Adrian Sutil terminou em 7º, mas teve quem apostasse na presença dele no pódio. Nada mal para um retorno, hum? O alemão liderou, e fez bons tempos de volta. Até certo ponto seu carro conservou bem os pneus, mas de repente começou a andar como uma HRT. Aí foi perdendo posições, até parar bem na frente do seu companheiro de equipe.

A McLaren foi péssima. É triste ver uma equipe grande andando atrás. Já estava mal nos treinos e na classificação, e continuou mal na corrida. Pelo visto Lewis Hamilton fez uma boa escolha ao seu mudar para a Mercedes AMG, que ainda precisa melhorar um pouco.

Lá atrás, o estreante badalado (como ouvi dizerem no SporTV), Jules Bianchi, terminou na frente de seu companheiro, e dos carros da Caterham.

Quem não terminou: Nico Hulkenberg nem largou; Maldonado, que no final da reta do grid deu uma "maldonada", deixando a traseira escapar e saindo da pista; logo em seguida, Nico Rosberg parou seu carro logo em seguida e abandonou; e Daniel Ricciardo também abandonou.

Próxima parada, GP da Malásia, já no próximo final de semana!

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/


Resultado da Corrida do GP da Austrália 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 58 voltas em 1h,30m,03s,225
2 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 12s,451
3 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = a 22s,346
4 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari /  Ferrari) = a 33s,577
5 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 45s,561
6 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = a 46s,800
7 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = a 1m,05s,068
8 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = a 1m,08s,449
9 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 1m,21s,630
10 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = a 1m,22s,759
11- Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 1m,23s,367
12 - Jean-EricVergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1m,23s,857
13 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 1 volta
14 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = a 1 volta
15 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 1 volta
16 - Chalres Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = a 2 voltas
17 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 2 voltas
18 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = a 2 voltas

Um abraço!
@paulovitorpv8!


Ah! Felipe Massa homenageou o Wilson "Barão" Fittipaldi em seu capacete.
"Satisfeitos com a minha vitória, né? Agora me deixem beber!"

sábado, 16 de março de 2013

Fórmula 1 2013 - GP da Austrália 2013 - 3º Treino Livre


Primeiramente, me desculpem pela demora. Quem me acompanha pelo Twitter, sabe que eu tive um problema com o meu PC, e por isso tive que esperar para poder agora, postar pelo PC do meu pai. O que também não me agrada muito. Me desculpem pelo post simples e bagunçado, também. Esse PC aqui é meio "bugado", o que também me deixa inseguro de mexer nele.

Como todos já devem saber, o tempo fechou em Melbourne, e até a Classificação foi adiada para hoje. Inclusive, já devem estar definindo o grid.

O mais importante, que são os resultados, eu vou passar para vocês. Grosjean foi o mais rápido, seguido pelos carros da Scuderia Ferrari, e Jules Bianchi se destacou de novo.


Resultados do 3º Treino Livre para o GP da Austrália 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1- Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,26s,929 (14 voltas)
2- Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,27s,000  + 0s,071   (7)
3- Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,27s,241  + 0s,312  (10)
4- Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,27s,533  + 0s,604   (9)
5- Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,27s,625  + 0s,696  (12)
6- Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,27s,849  + 0s,920  (19)
7- Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari)  = 1m,27s,860  + 0s,931  (16)
8- Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz)  = 1m,28s,069  + 1s,140  (15)
9- Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,28s,253  + 1s,324  (18)
10- Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,28s,253  + 1s,324  (20)
11- Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,28s,486  + 1s,557  (13)
12- Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault)  = 1m,29s,808  + 2s,879   (9)
13- Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault)  = 1m,30s,073  + 3s,144  (16)
14- Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,30s,388  + 3s,459  (17)
15- Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,30s,598  + 3s,669  (20)
16- Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,30s,959  + 4s,030  (19)
17- Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,33s,236  + 6s,307   (7)
18- Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,33s,527  + 6s,598   (8)
19- Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,39s,232  + 12s,303 (13)
20- Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,39s,779  + 12s,850 (13)
21- Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,42s,872  + 15s,943 (13)
22- Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz)  = 1m,47s,246  + 20s,317  (9)

Um abraço!
@paulovitorpv8

sexta-feira, 15 de março de 2013

Fórmula 1 2013 - GP da Austrália - 2º Treino Livre

(Foto: Getty Images)
Algumas impressões da primeira sessão, se confirmaram nesta. A Red Bull Racing tem um dos melhores carros do grid, de novo. Talvez o melhor. Sebastian Vettel fechou o dia no topo da tabela de tempos com o seu RB9, seguido pelo seu companheiro australiano, Mark Webber.

Na Scuderia Ferrari, Fernando Alonso dessa vez andou na frente, e com certeza esse é um início de temporada bem melhor para o time de Maranello. O F138 é melhor do que o F2012, e segundo Massa, mais fácil de ser pilotado. A confiança do piloto com o seu carro, é algo muito importante.

A Mercedes AMG mostrou que, pelo menos no momento, tem um carro para brigar com as equipes de ponta. Porém, como já vimos na pré-temporada, o W04 não é muito confiável. Tirou Lewis Hamilton da pista e logo em seguida Nico Rosberg também teve que abandonar a segunda sessão de treino. Já a Lotus, acertou de novo, e talvez esteja até melhor do que no ano passado. Raikkonen e Grosjean deixaram seus E21 no top 5 do treino.

Algo que esqueci de comentar antes, mas foi bom porque isso se repetiu no segundo treino livre, é que Adrian Sutil voltou bem. Ficou um ano parado, e em ambos os treinos, superou seu companheiro na Force India, Paul di Resta.

Aparentemente, a briga entre Marussia e Caterham será boa mesmo. E realmente, Jules Bianchi vem se destacando bastante, superando com facilidade o companheiro de equipe e os dois carros verdes.


Resultados do 2º Treino Livrepara o GP da Austrália 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m25s908  (33 voltas)
2 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m26s172  + 0s264  (31)
3 - Nico Rosberg  (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m26s322  + 0s414  (26)
4 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault)  = 1m26s361  + 0s453  (37)
5 - Romain Grosjean  (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m26s680  + 0s772  (30)
6 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m26s748  + 0s840  (35)
7 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m26s772  + 0s864  (28)
8 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m26s855  + 0s947  (32)
9 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m27s435  + 1s527  (34)
10 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m28s187  + 2s279  (34)
11 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m28s294  + 2s386  (30)
12 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m28s311  + 2s403  (37)
13 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m28s566  + 2s658  (32)
14 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m28s627  + 2s719  (31)
15 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m28s772  + 2s864  (33)
16 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m28s852  + 2s944  (36)
17 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m28s968  + 3s060  (35)
18 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m29s386  + 3s478  (38)
19 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m29s696  + 3s788  (30)
20 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = 1m30s165  + 4s257  (37)
21 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m30s600  + 4s692  (34)
22 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m32s450  + 6s542  (11)

Os pilotos voltas à pista às 00h00 de hoje para amanhã, para a realização do 3º Treino Livre, e logo mais vem a Classificação, às 3h de sábado.

Um abraço!
Paulo Vitor

quinta-feira, 14 de março de 2013

Fórmula 1 2013 - GP da Austrália - 1º Treino Livre

(Foto: Sutton Images)
"Heidi Faminta". É esse o nome do novo carro de Sebastian Vettel, o RB9, da Red Bull Racing. O alemão tricampeão dá nome de mulheres, seguido de uma caracterísca, digamos, "safadísdica", aos seus carros de Fórmula 1. Foi com essa faminta, que ele abriu a temporada sendo o mais rápido, seguido bem de perto por Felipe Massa, da Scuderia Ferrari.

Fernando Alonso veio logo depois de Massa, e junto com as equipes que disputaram o Mundial de Pilotos no ano passado, estão a Lotus e a Mercedes AMG, que foram muito bem nessa primeira sessão. Sentiram falta da McLaren, não sentiram? Pois é, parece que o time de Woking começou com o pé esquerdo, depois de, aparentemente, já não ter evoluído muita coisa na pré-temporada. Mas não duvidem do potencial de evolução da McLaren. Podem transformar um carro de meio do grid em um carro vencedor, assim como fez a Scuderia Ferrari no ano passado, com o F2012. Aliás, depois desse carro dos italianos, eu não duvido do potencial de nenhuma das equipes que andam na frente, ou quase lá.

Certamente grande parte dos holofotes estariam voltados para Lewis Hamilton, e naturalmente, isso aconteceu. Queríamos ver como seria o desempenho do inglês campeão, que a vida toda correu pela McLaren, que já o apoiava antes da Fórmula 1, agora defendendo uma nova equipe. Correndo pela equipe alemã da Mercedes-Benz, ele já começou superando com - uma ótima - folga, o seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, alemão como a equipe.

Completando a galera que anda na frente, vieram Mark Webber, que corre com a real pressão de estar em seu país, e o finlandês Kimi Raikkonen, em quem também podemos pensar em apostar algumas fichas, depois de seu grande retorno no ano passado.

Agora sim, competindo pra valer, já podemos ter uma verdadeira noção do equilíbrio e ordem entre as equipes. Observando o fim do grid, aparentemente a briga entre a Marussia e a Caterham promete. Por falar nas nanicas, Jules Bianchi, da academia de pilotos da Ferrari e titular na Marussia, é provavelmente o novato mais badalado desta temporada. E vejam só a enorme diferença que ele conseguiu fazer sobre o seu companheiro Max Chilton, também novato, e que corria pela divisão da GP2 da mesma escuderia.


Resultados do 1º Treino Livre para o GP da Austrália 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,27s,211 (16 voltas)
2 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,27s,289  + 0s,078  (17)
3 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,27s,547  + 0s,336  (16)
4 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,27s,552  + 0s,341  (18)
5 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,27s,668  + 0s,457  (18)
6 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault)  =  1m,27s,877  + 0s,666  (17)
7 - Nico Rosberg  (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,28s,013  + 0s,802  (17)
8 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,28s,426  + 1s,215  (19)
9 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) =  1m,28s,440  + 1s,229  (19)
10 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,28s,520  + 1s,309  (15)
11 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,28s,597  + 1s,386  (19)
12 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,28s,786  + 1s,575  (19)
13 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,28s,910  + 1s,699  (18)
14 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,29s,443  + 2s,232  (20)
15 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,29s,928  + 2s,717  (19)
16 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,30s,203  + 2s,992  (17)
17 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,30s,729  + 3s,518  (17)
18 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,30s,969  + 3s,758  (19)
19 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,31s,263  + 4s,052  (24)
20 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,32s,176  + 4s,965  (23)
21 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,32s,274  + 5s,063  (21)
22 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,32s,388  + 5s,177  (18)


Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2013 - GP da Austrália - Informações


Galera, agora que a minha ficha caiu! Hoje já tem o primeiro treino livre para o GP da Austrália 2013 de Fórmula 1! Finalmente, a categoria está de volta, "para a nooooossa alegria"!

Na terra dos cangurus, e dos pilotos Mark Webber da Red Bull Racing e de Daniel Ricciardo da Scuderia Toro Rosso, a corrida é realizada no circuito de rua Albert Park, na cidade de Melbourne. Mas é tão bem feito, que nem parece um circuito de rua. As corridas não são, digamos, travadas, com poucas ultrapassagens. É um circuito de rua que não deve nada aos circuitos de verdade, fechados. Vocês entenderam o que eu quis dizer.

Aí vai a programação:

Quinta-feira = 1º Treino Livre às 22h30.
Sexta-feira = 2º Treino Livre às 2h30.
Sábado = 3º Treino Livre às 00h00, e Classificação às 3h.
Domingo =  Corrida às 3h.


Uma pena que vou poder ver o primeiro treino só no final, já que quando começar, estarei saindo da faculdade e demoro quase uma hora para chegar em casa.


Um abraço!
@paulovitorpv8


PS: não reparem que esse "mapinha" é de 2006 (risos). Mas serve bem.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Descanse em paz, Barão


Uma triste notícia para o automobilismo nacional. Na última madrugada, depois de um tempo internado, morreu Wilson "Barão" Fittipaldi, aos 92 anos.

Pai de Wilson "Wilsinho" Fittipaldi Júnior e Emerson Fittipaldi, avô de Christian Fittipaldi, e patriarca do "clã" dos Fittipladi, família que carrega a paixão pela velocidade nas veias, Barão foi o fundador da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), responsável pela realização de muitas corridas, uma das pessoas que foram mais influentes para a construção do autódromo de Interlagos, piloto, e ainda radialista, quando inclusive narrou o primeiro dos dois títulos do filho Emerson, na Fórmula 1.

Resumidamente, foi quem abriu as portas do automobilismo mundial para o Brasil. "Simplesmente" isso. Descanse em paz, Barão.


Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2013 - Felipe Massa de F1 nas ruas do Rio de Janeiro

(Foto: Rudy Trindade)
Ontem as ruas do Rio de Janeiro, no Aterro do Flamengo, se tornaram pista de Fórmula 1. Em um evento de sua patrocinadora, a marca de bebidas energéticas TNT, Felipe Massa pilotou um modelo de alguma temporada passada da Scuderia Ferrari, para o delírio do público.

Qual Ferrari, especificamente? Não sei ao certo. A F10 estava lá, porém tenho certeza que essa da foto não é ela. Creio que seja a F150th.

Massa deu zerinhos, queimou muito pneu, e... estão vendo a placa de limite de velocidade ali, de 90 km/h? Ele fez essa velocidade, mais 200 km/h. "Apenas" 290 km/h no meio da rua. Poderia ter chegado aos 300 km/h, mas o carro estava limitado.

O evento também contou também com manobras radicais de motos, e um desfile com vários carros de rua da Ferrari.

Inclusive, o dono pra lá de roda dura de um desses carros, conseguiu atropelar duas pessoas que faziam parte do público, e estavam lá querendo apenas ter um dos dias mais divertidos de suas vidas. O nome do imprudente e irresponsável saiu na imprensa, mas eu prefiro não divulgar para evitar problemas. Ele prestou depoimento em uma delegacia em Copacabana, e se culpado por lesão corporal culposa, pode pegar de seis meses a dois anos de cadeia. Mas, estamos no Brasil, não é? Empresário rico nunca fica atrás das grades por enfiar uma Ferrari em duas pessoas de classe mais baixa do que a dele. Quanto às vítimas, um rapaz teve ferimentos na cabeça e no braço, e uma mulher vai precisar de cirurgias na perna.

Essa parte eu acho irresponsabilidade dos organizadores, que ao invés de colocarem gente preparada, treinada, como Felipe Massa, colocam uns ricões que só porque tem Ferrari já acham que são pilotos profissionais. Ele ainda estava a uma velocidade alta, quando já deveria estar devagar. Deu no que deu.

Fora esse detalhe infeliz, o evento foi um sucesso. Você pode conferir uma parte do passeio de Felipe Massa clicando aqui para serem levados ao site do Globo Esporte, onde há uma matéria sobre o evento.


Um abraço!
Paulo Vitor

sábado, 9 de março de 2013

Nelson Piquet sendo Nelson Piquet

Pessoal, antes de tudo, por favor, não levem tudo a sério, ok? Vocês sabem como o Piquet é.

Não é que eu concorde com as coisas que ele diz, mas é que eu acho engraçado esse jeito dele de falar o que quiser, e não estar nem aí para o que vão dizer ou pensar sobre isso.

Além dessa personalidade... diferente, é um grande tricampeão da Fórmula 1, e um dos pilotos mais completos que já passou pela categoria.

Por algum motivo, não teve como colocar o vídeo no blog, então deixo aqui o link: http://www.youtube.com/watch?v=-MUzG-2qq98

Um abraço!
Paulo Vitor

quarta-feira, 6 de março de 2013

Ferrari LaFerrari

Ontem não tive tempo de mexer no PC, então trago a notícia um pouco atrasado.
A Ferrari lançou ontem seu mais novo superesportivo, do qual eu já havia falado aqui no AutoblogPV8 que seria a sucessora da Enzo. O nome dessa máquina é simplesmente LaFerrari.
Um V12 de 800cv mais um motor elétrico de 163cv dão à mais nova criação de Maranello uma potência total de 963cv, gerando 91,7 kgfm de torque. Essa potência faz a "ruiva" atingir os 100 km/h em apenas 3 segundos, os 200 km/h em 7 segundos, e a velocidade máxima de 350 km/h.
A produção da LaFerrari será bem limitada. Apenas 499 ricões terão a sorte de tê-la em suas grandes garagens.

Um abraço!

domingo, 3 de março de 2013

Stock Car 2013 - "Harlem Shake" dos pilotos

Hoje mais cedo, o Haphael me mostrou que agora o Rubinho está muito mais para "Harlem Shake" do que para a sua tradicional sambadinha.

Um abraço!

Fórmula 1 2013 - 8º dia de testes em Barcelona

(Foto: Getty Images)
No último dia de testes em Barcelona, antes da abertura do campeonato na Austrália, a Mercedes AMG manteve suas flechas prateadas no topo da tabela. Hoje, com o alemão Nico Rosberg, que foi o mais rápido nos testes no circuito espanhol comandando o W04. Superando o tempo de Lewis Hamilton.

Destaque também para Fernando Alonso, da Scuderia Ferrari, com o F138.

Lembrando que os resultados desses testes não dizem necessariamente quais serão as equipes mais rápidas. Eu sempre me lembro de que o FW33 da Williams foi bem nesses testes em 2011, e péssimo no campeonato todo. Um dos piores carros da tradional equipe inglesa. A Red Bull Racing, que foi bem rápida algumas vezes, adora esconder o jogo. Enfim, tem carros que se fazem de ruins nessa fase, mas voam baixo nas corridas, e carros que parecem ser mais do que realmente são, mas depois ficam no pelotão intermediário do grid o ano todo. E claro, tem carros que vão bem nos testes e na temporada.


Resultados do 8º (e último) dia de testes pré-temporada da Fórmula 1 2013 em Barcelona:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,20s,130 (131 voltas)
2 - Fernando Alonso (Espanha/ Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,20s,494  + 0s,364  (120)
3 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,21s,444  + 1s,314  (122)
4 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,21s,541  + 1s,411  (118)
5 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,21s,658  + 1s,528  (50)
6 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,21s,664  + 1s,534  (112)
7 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,22s,415  + 2s,285  (42)
8 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,22s,514  + 2s,384  (100)
9 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,22s,524  + 2s,394  (31)
10 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,23s,115  + 2s,985  (116)
11 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,23s,167  + 3s,037  (62)
12 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,23s,628  + 3s,498  (91)
13 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,24s,103  + 3s,973  (49)


Um abraço!
@paulovitorpv8

sábado, 2 de março de 2013

Fórmula 1 2013 - O "Harlem Shake" da Sauber

Ei, Lotus e Red Bull Racing, qual é a equipe descolada agora, hein?

Depois de chegar ao automobilismo pela V8 Supercars (campeonato australiano de turismo) a música eletrônica "Harlem Shake" deu as caras no grid da Fórmula 1, mas provavelmente pela equipe que poucos esperavam, ao invés das citadas anteriormente.

Um abraço!
@paulovitorpv8

Fórmula 1 2013 - Marussia troca Razia por Bianchi

Jules Bianchi
Ontem à tarde, o brasileiro Luiz Razia perdeu sua vaga de titular na equipe Marussia. Um de seus patrocinadores não depositou o dinheiro para a equipe até a data combinada, e o baiano não conseguiu fazer nada a respeito disso. Como a data da abertura do campeonato está próxima, a Marussia não podia esperar mais, e dispensou Razia. Não demorou nada até chamarem o francês Jules Bianchi, da academia de pilotos da Ferrari, para ocupar o cockpit do brasileiro.

No dia anterior, Bianchi que era reserva da Force India, já havia perdido uma oportunidade de ser titular da equipe indiana para o alemão Adrian Sutil, que voltou ao time depois de uma temporada afastado.

Agora o único brasileiro que temos no grid desta temporada é Felipe Massa, na Scuderia Ferrari, que tem contrato para mais esse ano. Mas não desanimem. Razia tem reconhecimento do pessoal da Fórmula 1. Só precisa de um bom patrocinador, como é necessário na maioria das equipes hoje em dia, infelizmente. O que é difícil, principalmente para um piloto brasileiro. Mas o baiano disse que não vai desistir estando tão próximo do seu maior sonho. Quem sabe ano que vem não teremos ele e Felipe Nasr na Fórmula 1? Nasr vem conquistando muito respeito. Foi um dos maiores destaques da GP2 no ano passado, até porque era estreante. Além disso, tem um bom apoio financeiro do Banco do Brasil, e da OGX, do bilionário Eike Batista.

Lá ia eu me desviando do assunto do post... Uma pena, mas, na Fórmula 1 (nas equipes pequenas e médias, principalmente) tem coi$as que infelizmente são mais importantes do que o talento.

Luiz Razia
Um abraço!
@paulovitorpv8

Fórmula 1 2013 - 7º dia de testes em Barcelona

(Foto: Daimler AG)
Lewis Hamilton da Mercedes AMG foi dominante durante todo o dia de hoje, em Barcelona. Felipe Massa da Scuderia Ferrari também se destacou na manhã, e melhorou seu tempo à tarde. Mas no final do teste, uma roda do F138 do brasileiro se soltou.

O atual campeão da GP2, Davide Valsecchi, reserva da Lotus, assumiu hoje o cockpit do E21 e foi para a pista, já que Kimi Raikkonen está doente. Falando em GP2, notaram que o nome de Max Chilton não está na tabela, mas no seu lugar, ao invés de Luiz Razia, está Jules Bianchi? Pois é, ele é o novo titular da Marussia. Mas isso é assunto para outro post.


Resultados do 7º dia de testes pré-temporada de Fórmula 1 em Barcelona:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo / Número de voltas)

1 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,20s,558 (117 voltas)
2 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,21s,673 (94)
3 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,21s,627 (109)
4 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,22s,305 (34)
5 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,22s,468 (31)
6 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,22s,553 (99)
7 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,22s,658 (59)
8 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,22s,694 (101)
9 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,23s,223 (114)
10 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,23s,380 (46)
11 - Davide Valsecchi  (Itália / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,23s,448 (16)
12 - Jules Bianchi  (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,24s,028 (74)
13 - Giedo Van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,24s,235 (126)


Um abraço!
@paulovitorpv8

Fórmula 1 2013 - 6º dia de testes em Barcelona

(Foto: EFE)


Continuando os testes no circuito de Barcelona, a Lotus ficou na frente hoje por causa de Romain Grosjean. Na manhã, com mais chuva (inclusive, Vettel foi passear na brita), Jenson Button foi o melhor.


Resultados do 6º dia de testes pré-temporada da Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo / Número de voltas)

1 – Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,22s,716 (88 voltas)
2 – Jenson Button (Inglaterra/ Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,23s,181  (72)
3 – Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,23s,628 (75)
4 – Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,23s,743 (65)
5 – Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,23s,744 (79)
6 – Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,24s,215 (62)
7 – Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,25s,483 (61)
8 – Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,25s,598 (75)
9 – Giedo Van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,26s,316 (48)
10 – Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,26s,655 (120)
11 – Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,27s,878 (102)


Um abraço!
@paulovitorpv8