quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Stock Car 2013 - Barrichello confirmado

Barrichello e o stock car da Full Time.
Finalmente, chegou a hora de Rubens Barrichello voltar ao Brasil. Depois de mais de 20 anos correndo pelo mundo (19 na Fórmula 1, 1 na Fórmula Indy, e outros em categorias "pré-F1", nas quais ele foi campeão), o veterano dos monopostos irá correr de turismo em seu país, na Stock Car.

Depois de correr as últimas três etapas da categoria convidado pela Full Time, Rubinho continuará com a equipe para disputar a temporada 2013.

"Bom, galera, agora é oficial. Irei correr pela Stock Car na temporada 2013 pela equipe Full Time. Chegou a hora de voltar para casa. Será muito bom estar competindo em casa e também estar mais perto da minha família. Sinto muito orgulho de meus mais de 20 anos correndo fora de casa e agradeço muito todo o apoio que tive esses anos. Agora é Brasil. E viva 2013."

Fonte: Globo Esporte.

 Um abraço!
@paulovitorpv8

domingo, 16 de dezembro de 2012

Race of Champions 2012

Chega o final do ano, e vem os "eventos de férias", como torneios de kart, e a Race of Champions, que dessa vez, contou com uma etapa asiática na sexta-feira, a qual foi vencida pelos conhecidos pilotos da extinta HRT da Fórmula 1, Karun Chandhok e Narain Karthikeyan.

Karun Chandhok e Narain Karthikeyan: campeões da Race of Champions Asia.
No sábado aconteceu a etapa de Copa das Nações, vencida pela Alemanha que mais uma vez contou com Micheal Schumacher e Sebastian Vettel como seus representantes. A disputa final foi contra a França, representada por Sébastien Ogier e Romain Grosjean. Mas os alemães não deram chances aos adversários. Sem perderem, Schumacher venceu Grosjean, e Vettel venceu Ogier. Assim, se tornaram hexacampeões consecutivos do evento.

Michael Schumacher e Sebastian Vettel: hexacampeões consecutivos da Copa das Nações, na Race of Champions.
Por último, no domingo, aconteceu o evento individual, no qual seria decidido quem seria o campeão dos campeões. Na primeira fase, Michael Schumacher superou Romain Grosjean, mas o francês não desistiu, e nas corridas seguintes, teve desempenho para ninguém colocar defeito. Nas quartas-de-finais e na semi-final, "se vingou" de Sebastian Vettel e Michael Schumacher, respectivamente. Finalmente, seu duelo pelo título foi contra o grande Tom Kristensen, que tem nada mais nada menos do que oito vitórias nas lendárias 24 Horas de Le Mans, sendo que seis delas foram consecutivas.

Romain Grosjean: "Champion of Champions".
Um abraço!
@paulovitorpv8

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Futuros candidatos a motoristas, sinto muito...

Tirar carteira de motorista hoje, já é difícil. E quanto mais difícil fica, piores são os condutores que vão para as ruas. Pois não importa se você dirige bem ou mal, desde que faça muito bem o teatrinho que os examinadores querem ver. A área de exame é um circo, onde os candidatos são feitos de palhaços.

A partir de 2013, será obrigatório o uso de simuladores nas auto escolas. Mais uma etapa pela qual os alunos serão obrigados a passar. É bom porque assim, podem cometer erros que não são bons serem cometidos nas ruas. Mas um curso de habilitação já sai caro hoje, e agora, poderá ficar até 300 reais mais caro. Antigamente, sem tanta coisa inútil, era mais fácil tirar carteira, e os motoristas, eram realmente motoristas. Bons condutores. Sem generalizar, é claro. Antes também haviam os "rodas-duras", e hoje também tem ótimos condutores.

Dirigir apenas como um habilitado, como as auto escolas ensinam, e não como um motorista de verdade, se torna uma atividade robotizada, sem graça, sem prazer de dirigir. Arrancar em 1ª marcha descendo morro? Se fazem tanta questão de poupar a embreagem alheia, isso não faz sentido, pois pode já custar o uso da mesma (da embreagem) uma ou duas vezes. Só passar em quebra-molas em 2ª marcha? Se for subindo uma ladeira, eu até entendo, mas não é necessário fazer assim sempre. Para quê tanta bobagem?

Resultado disso: "treinamento de habilitados". É sério, já existe esse tipo de serviço. Ridículo. Se você tirou uma carteira de habilitação, e se sente inseguro ainda, para começar, não deveria ser habilitado só porque fez o teatrinho para os examinadores. Mas já que tem a carteira, pegue um carro e vá treinar! Dirigindo como gente, e não como um robô.

Por causa de tanta frescura, há habilitados que não são motoristas, e motoristas que não são habilitados.


Um abraço!
@paulovitorpv8

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Fórmula 1 - "Sennanime"

Versão anime de Ayrton Senna.
Foi o que encontrei hoje, navegando por blogs automobilísticos, pessoal: um anime do Ayrton Senna da Silva. Se chama "Senna - Thunder Prince".

O projeto é de um estudante da Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo. Seu nome é Rafael Garutti, e nesse anime, ele quer mostrar a carreira do tricampeão na Fórmula 1. Aliás, os três títulos de Senna, em 1988, 1990 e 1991, foram conquistados no circuito japonês de Suzuka, correndo com motores Honda, também de lá, e ele é muito querido no Japão, onde tem muitos fãs.

Aí vai um trailer:


Antes que eu me esqueça, essa é a página desse anime, no Facebook: http://www.facebook.com/animesenna


Um abraço!
@paulovitorpv8

domingo, 2 de dezembro de 2012

Fórmula 1 2012 - Adeus, Hispania Racing Team

Hispania Racing Team deverá se retirar da Fórmula 1.
Eu ia esperar o anúncio oficial, mas isso deixaria o AutoblogPV8 desatualizado, e, além disso, não há como negar os indícios de que isso seja verdadeiro. Logo, a não ser que a equipe seja comprada, teremos dois carros a menos no grid de 2013. Com isso, também, Pedro de la Rosa é outro veterano que se despede da Fórmula 1. O último que restava do século passado.

Acontece que o diretor-técnico da equipe espanhola, Toni Cuquerella, publicou isto em seu Twitter: "Há quatro anos, propus a um amigo que fizéssemos uma equipe de Fórmula 1. Hoje, depois de três temporadas, foi escrita a última página da HRT." - Então, de certa forma, é oficial.

Há semanas, tanto a HRT quando a sua fornecedora de motores, Cosworth, já estavam à venda, mas aparentemente, não há ninguém interessado em comprar a equipe. Então depois de três temporadas, a HRT deverá fechar as portas.

Com carros lentos (que nem deveriam ser considerados F1), os carros dessa equipe sempre andaram lá atrás junto com as Marussia, e sua melhor colocação foi um 13º lugar no GP do Canadá de 2011. Ou seja, nunca marcou pontos. Mas mesmo não se destacando, dois carros a menos fazem falta no grid.


Um abraço!
@paulovitorpv8

sábado, 1 de dezembro de 2012

Volkswagen Fusca 2.0 TSI - Ele voltou!

Eu sou o FUSCA, e estou de volta!
Não. Ele não é o "novo New Beetle". Nada daquele carrinho meigo nesse aqui. Dessa vez a Volkswagen marcou pontos positivos. Montado na plataforma do novo Golf europeu, esse é um novo FUSCA! Ou pelo menos aqui no Brasil, é. Já que a empresa alemã autorizou que suas divisões em cada pais dessem o nome que quisessem. Obviamente no Brasil seria esse. Não seria? Afinal, o Fusca foi e é amado por muita gente, e esse novo carrinho, ou carrão, pois é um lobo em pele de cordeiro, se parece muito com ele, e o nome caiu bem como homenagem ao clássico.

Saída de escapamento dupla, de onde sai um ronco nervoso.
Como viram o "2.0 TSI" no título, sim, é o mesmo motor de 2.0L do irmão maior, Jetta. O sistema de escapamento foi redimensionado para produzir um som mais nervoso, mas o motor gera os mesmos 200 cv de potência, a 5.100 RPM. O torque é de 28,5 mkgf a 1.700 RPM. O câmbio que faz a dupla com o motor, na versão mais equipada do carro, é o DSG, automatizado sequencial de 6 marchas, com dupla embreagem. O Fusca é puxado pela tração dianteira, e nas trocas de marcha acima de 4.000 RPM, o escape produz um agradável som extra aos amantes dos roncos dos motores. Confesso que não sei como chamar exatamente esse som, mas vocês sabem... aquele "sopro" forte que carros turbinados fazem.

Belo painel, mas, particularmente, eu gostaria de um conta-giros maior, e um marcador de combustível menor.
Ele não decepciona nos números. Faz de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. O consumo urbano é de 9,7 km/l e na estrada, faz 13,1 km/l. Números bem melhores do que os do velho New Beetle.

Um carro com suspensão de acerto esportivo, mas que não perde em conforto, segurança e equipamentos eletrônicos para ajudar o motorista que quer pilotar. Trás de série direção hidráulica, um ar-condicionado simples (com o digital, sai mais caro), regulagens na coluna de direção, sensor de estacionamento, assistente de partida em rampa, três opções de iluminação interna, e rodas aro 17 (mas pode pedir aro 18 bicolores pagando mais 2.050 reais). ABS, BAS e EBD. Controles de tração e de estabilidade. Quatro airbags, dianteiros e laterais.

Outros itens opcionais, são os bancos esportivos, faróis de xenônio, e um sistema de som mais sofisticado. Completão assim, sai por 102.271 reais. Abrindo mão disso, de outros itens já citados, e do câmbio DSG, por um manual convencional também de 6 marchas, e sem o "sopro", mas "apenas" o ronco grave, o novo Fusca custa 76.600 reais.

No meio do painel, mostradores que indicam que o novo Fusca nasceu para andar rápido. Um medidor de pressão do turbo, e um cronômetro. Também um termômetro do óleo, como é normal de se ter em outros carros.

Interior do novo Fusca.
Maior, mais largo, mais baixo, mais espaçoso, inclusive no porta malas, que comporta 310 litros, ou seja, 110 a mais que o New Beetle, e mais nervoso, esse é o novo Fusca, digno de levar o nome do simpático modelo mais antigo.

Fantasiado de Herbie.


Um abraço!
@paulovitorpv8