quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Fórmula 1 2012 - Destaques dos últimos Grandes Prêmios

Lembram dos posts "Highlights" que sumiram do AutoblogPV8? Então. Eles (os "Higlights") voltaram a aparecer no YouTube! Então neste post, eu irei colocar os vídeos desde o GP da Alemanha, até o GP da Coreia do Sul.

GP da Alemanha:


GP da Hungria:


GP da Bélgica:


GP da Itália:


GP de Cingapura:


GP do Japão:


GP da Coreia do Sul:


Um abraço!
@paulovitorpv8

Fórmula 1 2012 - GP de Abu Dhabi - Informações


Bem-vindos ao belo circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi! Aqui teremos nesse final de semana, uma das últimas etapas do Mundial 2012 de Fórmula 1, em que Sebastian Vettel e Fernando Alonso disputam vitórias pelo título. Mas nessa pista, eu não me surpreenderia com a vitória de algum outro piloto.


Programação:

Sexta-feira = 1º Treino Livre às 7h, e 2º Treino Livre às 11h.
Sábado = 3º Treino Livre às 8h, e Classificação às 11h.
Domingo = Largada das 55 voltas da Corrida às 11h.


Um abraço!
@paulovitorpv8

Fórmula 1 2012 - GP da Índia - Corrida

(Foto: Reuters) Sabem aquele famoso quadro, "O Grito"? Pois é... (risos)
Primeiramente, me desculpem pelo atraso. Não sei se viram, mas no post anterior eu expliquei o que está acontecendo. Quem fez ou faz faculdade, sabe como é final de semestre.

Para o pânico de Fernando Alonso, da Scuderia Ferrari e dos tifosi, Sebastian Vettel da Red Bull Racing mais uma vez dominou uma corrida de ponta a ponta, com muita tranquilidade. Se não me engano, ele vem liderando todas as voltas desde o GP de Cingapura ou Japão. Mas mesmo com a vitória de Vettel, Fernando Alonso impressionou muito, ultrapassando os carros da Vodafone McLaren, e Mark Webber, que completou o pódio.

(Foto: AP) De ponta a ponta, Vettel continua na liderança de voltas das últimas corridas.

Na largada, são pouco metros entre a reta e a primeira curva. Mark Webber tentou ganhar por dentro a posição de Sebastian Vettel, mas o alemão deu um "chega pra lá" no companheiro de equipe, que diminuiu a sua aceleração, e assim, Vettel ganhou a curva primeiro, mantendo a liderança da forma que foi até o final. Enquanto isso, Lewis Hamilton chega a ganhar a posição de Jenson Button. Foi quando surgiu Fernando Alonso, que em uma tentativa fantástica de ganhar as duas posições do time inglês, na curva seguinte levou o troco de Sebastian Vettel, fazendo com que a ordem dos cinco primeiro ao final da primeira volta fosse Vettel, Webber, Button, Alonso e Hamilton. Mas logo depois o espanhol conseguiu a posição que queria, e foi atrás de Mark Webber. Talvez não seria possível ultrapassar o australiano, mas chegou certa hora, que o KERS de seu RB8 parou de funcionar, e sem poder abrir o DRS na maior reta, acabou sendo ultrapassado por Fernando Alonso, e ficou com a 3º posição, terminando nesta.

(Foto: Reuters) Hoje não, Kimi.
Felipe Massa apesar de não ter ganhado posições, fez uma boa corrida na medida do possível. Seu F2012 estava com problema no consumo de combustível, então não foi possível adotar um estilo de pilotagem mais agressivo. Mas o brasileiro demonstrou inteligência quando na saída dos boxes, Kimi Raikkonen veio "rasgando" a reta à toda velocidade, e com pneus aquecidos. Felipe não fecha as portas, e deixa o finlandês saborear um pouco a 7ª posição, mas se manteve colado na traseira do Lotus E20, e logo entraram na zona de DRS, quando Massa acionou seu dispositivo, e deu o troco no "Iceman", que também terminou a corrida na mesma posição em que largou. Aproveitando este espaço, devo dizer que a Lotus renovou o contrato de Raikkonen.

O outro piloto da Lotus, Romain Grosjean, apelido há pouco tempo por Mark Webber como "o maluco da primeira volta", fez uma largada limpa, e ganhou posições, marcando pontos para ele e logicamente para a Lotus. Espero que agora ele pare de provocar tantos acidentes. Me surpreendeu nas últimas corridas.

Por falar em salvar pontos, quem mais fez isso foi Bruno Senna em uma boa corrida. Largando não tão bem quanto o planejado, na 13ª posição, ele superou Pastor Maldonado, que mais tarde teve um pneu furado por uma Sauber (não me lembro de quem) em um outro duelo com seu companheiro de equipe, e com essa Sauber. Depois o brasileiro superou Kamui Kobayashi (o que me faz pensar que foi esta a Sauber responsável pelo pneu furado de Maldonado), e por último uma tão desejada ultrapassem sobre Nico Rosberg da Mercedes AMG, entrando na zona de pontuação, e salvando o último ponto para a Williams. Enquanto Maldonado terminou a corrida com o 16º lugar.

(Foto: Getty Images) Ao contrário da classificação, Senna fez uma boa corrida.
Resultados da Corrida do GP da Índia 2012 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 60 voltas em 1h,31m,10s,744
2 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 9s,437
3 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = a 13s,217
4 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 13s,909
5 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 26s,266
6 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 44s,600
7 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = a 45s,200
8 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = a 54s,900
9 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = a 56s,100
10 - Bruno Senna (Brasil / Williams F1 Team / Renault) = a 1m,14s,900
11 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 1m,21s,600
12 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = a 1m,22s,800
13 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1m,26s,000
14 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 1m,26s,400
15 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1 volta
16 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = a 1 volta
17 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham F1 Team / Renault) = a 1 volta
18 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham F1 Team / Renault) = a 1 volta
19 - Charles Pic (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 1 volta
20 - Timo Glock (Alemanha / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 2 voltas
21 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = a 2 voltas

Não completaram: Sergio Pérez (roda), Pedro de la Rosa (freios) e Michael Schumacher (abandono).

Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/

A próxima parada da Fórmula 1 será em Abu Dhabi, nos dias 2, 3 e 4 de novembro. Ou seja, no próximo final de semana. Ou seja (2), já vou ter que fazer o post da programação amanhã ou quinta-feira, se a faculdade me permitir (risos). Então, já deixo avisado.

Um abraço!
@paulovitorpv8

domingo, 28 de outubro de 2012

Aviso e explicações

Olá, pessoal! Como vão? Bem, eu espero.

Me desculpem por ainda não ter falado sobre o GP da Índia de Fórmula 1, mesmo tendo sido, na minha opinião, uma corrida chata.

Tive um final de semana cheio. Lugares para ir, compromissos, coisas para fazer etc. E assim será nos próximos dois ou três dias, por causa da minha faculdade. Então não sei quando sairá o post. Espero que entendam.

Obrigado pela atenção, e mais uma vez, me desculpem.

Ah! E o meu muito obrigado à vocês, leitores! Porque o AutoblogPV8 atingiu recentemente um número alto de visitantes!

Um abraço!
@paulovitorpv8

sábado, 27 de outubro de 2012

Fórmula 1 2012 - GP da Índia - Classificação

(Foto: AP) Sebastian Vettel lambendo os "beiços".
Primeiramente, me deixem compartilhar com vocês que neste momento estou feliz, porque acabei de tirar a minha carteira de motorista! Uhuuul! (Risos).

Bom, já teve a classificação, então vamos pular o 3º Treino Livre. Pode ser? O que tenho que falar deste, é apenas que Vettel novamente liderou, e Bruno Senna se saiu muito bem, fazendo o 6º tempo.

Depois de total domínio nos treinos livres, mas agora um pouco ameaçado por seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel fez a pole position do GP da Índia 2012 de Fórmula 1. Largando ao seu lado, como devem ter entendido, Mark Webber. As filas seguintes, foram formadas pelos pares de pilotos das mesmas equipes, assim como na primeira. Seguindo a equipe austríaca de bebidas energéticas, estão os carros da Vodafone McLaren, com o rápido Lewis Hamilton na frente, com Jenson Button ao seu lado. E logo atrás, Fernando Alonso e Felipe Massa, respecticamente, da Scuderia Ferrari, que levou um pacote aerodinâmico novo, assim como novos escapamentos, mas pelo visto, não adiantou muita coisa.

Quanto ao outro brasileiro, Bruno Senna. Bem, não foi mal, mas poderia ter sido melhor. Vai largar em 13º. Algumas posições atrás de Pastor Maldonado.


Resultado da Classificação para o GP da Índia 2012 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo)

Q3:

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,25s,283
2 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,25s,327
3 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,25s,544
4 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,25s,659
5 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,25s,773
6 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,25s,857
7 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,26s,236
8 - Sergio Pérez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,26s,360
9 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,26s,713
10 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = não marcou tempo de volta rápida

Q2:

11 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,26s,136
12 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,26s,241
13 - Bruno Senna (Brasil / Williams F1 Team / Renault) = 1m,26s,331
14 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,26s,574
15 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,26s,777
16 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,26s,989
17 - Kamui Kobayashi (Japão/ Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,27s,219

Q1:

 18 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,27s,525
19 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,28s,756
20 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,29s,500
21 - Timo Glock (Alemanha / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,29s,613
22 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,30s,592
23 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,30s,593
24 - Charles Pic (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,30s,662


Largada amanhã, às 07h30!


Um abraço!
@paulovitorpv8

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Fórmula 1 2012 - GP da Índia - 1º e 2º Treinos Livres

Impressão minha, ou alguém comeu um pedaço de uma das orelhas do "Tião"?
Então, meus caros leitores, na última madrugada tivemos os primeiros treinos livres e ele, o alemão bicampeão Sebastian Vettel da Red Bull Racing, não deu chance aos adversários, voando baixo e muito rápido no asfalto do circuito indiano.

Quem diria que um buraquinho na asa traseira faria tanta diferença...

Algo que tivemos de novo (no sentido de novidade, e não de algo acontecendo novamente), foi a participação de Esteban Gutiérrez no FP1, substituindo Sergio Pérez que vem se recuperando de um resfriado. Outros reservas também pilotaram, como vão ver logo abaixo, mas estes nem são novidade.

Quanto aos brasileiros, bem, eles não foram mal. Felipe foi rápido no primeiro treino, e Bruno, em seu único, superou Pastor Maldonado. Estão indo bem.

Por enquanto, acredito que as três maiores equipes (Red Bull Racing, Vodafone McLaren e Scuderia Ferrari) tem condições de brigarem pela pole position, e pela vitória. Por enquanto.


Resultados do 1º Treino Livre para o GP da Índia 2012 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,27s,619 (22 voltas)
2 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,27s,929 + 0s,310 (22)
3 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,28s,044 + 0s,425 (24)
4 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,28s,046 + 0s,427 (25)
5 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,28s,175 + 0s,556 (22)
6 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG / Mercedes-Benz) = 1m,28s,447 + 0s,828 (25)
7 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,28s,542 + 0s,923 (24)
8 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,28s,993 + 1s,374 (23)
9 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,29s,204 + 1s,585 (24)
10 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,29s,291 + 1s,672 (24)
11 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,29s,691 + 2s,072 (26)
12 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,29s,760 + 2s,141 (23)
13 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,29s,802 + 2s,183 (14)
14 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,29s,850 + 2s,231 (19)
15 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,29s,895 + 2s,276 (19)
16 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,30s,041 + 2s,422 (26)
17 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,30s,401 + 2s,782 (23)
18 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,30s,630 + 3s,011 (24)
19 - Giedo Van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,30s,896 + 3s,277 (20)
20 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,31s,212 + 3s,593 (29)
21 - Charles Pic (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,31s,903 + 4s,284 (22)
22 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,32s,125 + 4s,506 (24)
23 - Timo Glock (Alemanha / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,32s,369 + 4s,750 (19)
24 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,32s,859 + 5s,240 (13)


Resultados do 2º Treino Livre para o GP da Índia 2012 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,26s,221 (35)
2 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,26s,339 + 0s,118 (33)
3 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,26s,820 + 0s,599 (34)
4 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,27s,022 + 0s,801 (38)
5 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,27s,030 + 0s,809 (40)
6 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,27s,131 + 0s,910 (38)
7 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,27s,182 + 0s,961 (24)
8 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,27s,233 + 1s,012 (37)
9 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,27s,397 + 1s,176 (36)
10 - Bruno Senna (Brasil / Williams F1 Team / Renault) = 1m,27s,738 + 1s,517 (36)
11 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,28s,004 + 1s,783 (32)
12 - Sergio Pérez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,28s,178 + 1s,957 (39)
13 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes  AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,28s,222 + 2s,001 (37)
14 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,28s,239 + 2s,018 (37)
15 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,28s,296 + 2s,075 (23)
16 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,28s,455 + 2s,234 (40)
17 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,28s,596 + 2s,375 (38)
18 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,29s,167 + 2s,946 (35)
19 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,29s,320 + 3s,099 (43)
20 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,29s,606 + 3s,385 (22)
21 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,30s,950 + 4s,729 (37)
22 - Timo Glock (Alemanha / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,31s,113 + 4s,892 (35)
23 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,31s,372 + 5s,151 (20)
24 - Charles Pic (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,31s,493 + 5s,272 (31)


Um abraço!
@paulovitorpv8

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Fórmula 1 2012 - GP da Índia - Informações


Chegamos na etapa indiana do Mundial de Fórmula 1! A segunda realizada por lá, neste circuito novo. Clique na imagem para ampliar esta mesma.


Programação:

Sexta-feira = 1º Treino Livre às 2h30, e 2º Treino Livre às 06h30.
Sábado = 3º Treino Livre às 3h30, e Classificação às 6h30.
Domingo = Largada da Corrida às 7h30.


Um abraço!
@paulovitorpv8

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Fórmula 1 2012 / 2013 - Confirmado! Scuderia Ferrari renova contrato com Felipe Massa!

(Foto: Getty Images) "Quando a luz dos olhos meus nas luz dos olhos teus..." Ok, brincadeira, pessoal (risos).
Ótima notícia para os brasileiros que amam o automobilismo (com exceção dos "cornetas"): a Scuderia Ferrari renovou, oficialmente, hoje, o contrato de Felipe Massa para a temporada 2013 do Mundial de Fórmula 1!

Será o oitavo ano do brasileiro na equipe como titular. Pois na verdade, a história entre o piloto e a Ferrari é ainda mais longa, começando em 2001. Naquele ano, Felipe Massa conquistou de forma surpreendente o título de campeão da Fórmula 3000 Europeia. O que fez com que a Ferrari comprasse seu passe. Assim, no ano seguinte, ele entrou na Fórmula 1 como piloto da academia Ferrari, pilotando para a Sauber (assim como Pérez no ano passado, só que com um título). Peter Sauber não gostou muito de Massa, e em 2003 ficou apenas como piloto reserva da Scuderia, e em 2004 e 2005 voltou para a Sauber para adquirir mais experiência e amadurecimento.

Em 2006, com a saída de Rubens Barrichello para a Honda (aliás, a montadora quer voltar para a Fórmula 1) ele ganhou o cockpit de titular na Scuderia Ferrari, tendo como companheiro de equipe o heptacampeão Michael Schumacher. Felipe superou o alemão algumas vezes, e este, que preparava a sua primeira aposentadoria das pistas para aquele ano, o chamava de "irmão mais novo". Conquistou primeiro pódio (GP da Europa), e primeira vitória (GP da Turquia, o qual venceria nas duas temporadas seguintes). No encerramento da temporada, correndo com um macacão com as cores do Brasil, Felipe Massa encerrou o jejum de 13 anos sem vitórias de seu país em casa, no autódromo de Interlagos. O último havia sido em 1993, por Ayrton Senna.

Chegou em Maranello na temporada 2007, o finlandês Kimi Raikkonen. Com igualdade entre os dois pilotos até certo ponto do campeonato, Raikkonen deu uma "arrancada" no final do ano, e com a ajuda de Felipe, conquistou o título daquela temporada. Em 2008 seria a vez do brasileiro, mas por falhas no carro e da equipe, ele foi campeão durante apenas alguns segundos, até Lewis Hamilton conquistar a posição que precisava para garantir seu título no GP do Brasil, na última curva da última volta. Felipe Massa teve naquela corrida a sua última vitória, e claro que não foi tão emocionante quanto aquela de 2006, afinal, por apenas 1 ponto, o título que não vinha desde o último de Ayrton Senna, em 1991, escorregou por entre os seus dedos.

No ano de 2009, em treinos livres, uma mola se soltou do carro da Brawn GP (que surgiu da Honda) de Rubens Barrichello, e acertou o capacete do piloto da Ferrari. O pior acidente da sua carreira, e um dos piores da Fórmula 1 nos últimos anos. Felipe encerrou ali a sua participação no campeonato, que até então, estava muito boa dentro do possível, e foi se recuperar. Em quase um ano parado, teve seu filho, Felipinho, que com certeza lhe deu muitas alegrias, e consequentemente, mais força de vontade para seguir em frente. Que pai não quer impressionar o filho? E com certeza você tem impressionado, Felipe Massa.

Voltou às pistas em 2010, e fazendo uma temporada boa, com pódios. Quando teve a sua primeira oportunidade de vencer, no GP da Alemanha, veio a atitude ridícula da Ferrari de fazer o velho e sujo jogo de equipe, que naquele ano era proibido. E naquela ocasião, foi totalmente desnecessário. Há mais detalhes sobre esta história, que provam que Alonso não estava realmente tendo um desempenho superior, mas esse não é o assunto deste post.

2011 foi um ano terrível, sem pódios, o que há muitos anos não acontecia com um piloto do time vermelho. E isso continuou no início da atual temporada. Muitos já colocavam um fim na carreira de Felipe Massa na Fórmula 1, que deveria ser no final da primeira parte do campeonato. O que felizmente, não aconteceu, já que ele já vinha apresentado sinais de melhora.

Com cinco corridas consecutivas de ótimo desempenho, Felipe Massa recuperou a confiança da Scuderia. Principalmente após o pódio no GP do Japão. E na Coreia, como viram no meu post sobre esta corrida, ele poderia ter passado no mínimo mais dois carros, repetindo o resultado da corrida anterior. Mas a Ferrari não permitiu, pois quem disputa o título é Fernando Alonso, que aliás, o ajudou a ficar na equipe.

Sim, meus caros leitores. O Felipe Massa que conhecemos está de volta! Pelo menos assim espero. Mas vou dar à ele o meu voto de confiança, sim.

Que ele faça um ótimo final de temporada (é o 2º que fez mais pontos depois das férias, ficando atrás só de Sebastian Vettel), e uma temporada 2013 ainda melhor! Quanto ao futuro. Bem, muitos já colocam Vettel na Ferrari ao lado de Alonso em 2014. Se for mentira (o que eu acho que não é), talvez Massa possa continuar por lá. Se não, ele pode conquistar a confiança de outra boa equipe.

Veremos. Boa sorte, Felipe Massa, do Brasil!

Um abraço!
@paulovitorpv8

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Fórmula 1 2012 - Mercado de pilotos

Nico Hulkenberg.

Nico Hulkenberg deverá ir para a Sauber em 2013. Além dele, é bem provável que tenha mais um outro novo piloto na equipe, mas antes, preciso falar de um projeto mexicano.

No México, existe a Escudería Telmex. Um projeto de Carlos Slim, que atualmente deve ser o homem mais rico do mundo. É um projeto criado em 2002 que investe na carreira de jovens promemessas mexicanas para o automobilismo mundial. Sim, foi assim que Sergio Pérez chegou na Fórmula 1. Com a saída do ligeirinho da equipe suíça, a Telmex continua patrocinando a equipe, então a Sauber precisa de mais um piloto mexicano como titular, e este deverá ser seu reserva, Esteban Gutiérrez, da GP2.

Bem que no Brasil poderia ter algo parecido com a Escudería Telmex, não poderia? Pena que são poucos os grandes empresários que valorizam o automobilismo no Brasil.

Esteban Guitiérrez.

Não que Kamui Kobayashi seja ruim. Pelo contrário. Mas a Sauber precisa de patrocínio, e o apoio financeiro da Telmex é muito importante para a Sauber. O japonês pode tentar ficar com a vaga de Hulkenberg, já que este está de saída da Force India.

O problema é que há muitos pilotos querendo um lugar na Fórmula 1, para poucos cockpits disponíveis. Entre estes, está Luiz Razia, vice campeão da temporada 2012 da GP2, com o mesmo número de vitórias do campeão, Davide Valsecchi. O brasileiro já fez testes pela Force India, e em 2011 foi piloto reserva da Lotus, atual Caterham, onde também deverá surgir uma vaga no lugar de Vitaly Petrov.

Kamui, sinto muito, mas, sua "batata tá assando"...
Sergio Pérez e Lewis Hamilton.
E tudo começou com esses dois. Depois que Lewis Hamilton assinou com a Mercedes AMG, Sergio Pérez foi contratado pela McLaren. A Sauber demonstrou interesse em Schumacher, mas este anunciou que se aposentaria novamente no final desta temporada, no GP do Brasil. Aliás, se Schumacher ficar entediado, a Pirelli já ofereceu seus cockpits para ele testar pneus quando quiser.

Fernando Alonso e Sebastian Vettel.
E os rumores de que estes dois serão companheiros de equipeem 2014, só aumentam. A Red Bull Racing e a Scuderia Ferrari negam. Luca de Montezemolo, presidente da Ferrari, diz "eu não quero e não gosto de dois galos no galinheiro". Mas segundo a BBC, Fernando Alonso aprovou Sebastian Vettel como companheiro de equipe, assim como ter Felipe Massa ocupando um cockpit do time de Maranello em 2013.

É a "dança das cadeiras" da Fórmula 1!

Um abraço!
@paulovitorpv8

domingo, 14 de outubro de 2012

McLaren MP4-12C Spider


A McLaren reveleou ontem seu mais novo superesportivo conversível: McLaren MP4-12C. O teto desta máquina se "esconde" em menos de 17 segundos, e isso pode ser feito a até 30 km/h.

O motor usado é o mesmo da versão cupê deste carro. Um V8 biturbo de 3.8L, que gera 616cv de potência, que "galopam" com o apoio de transmissão de sete marchas e dupla embreagem, descarregando toda a sua velocidade em tração traseira. Faz de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos, e atinge a velocidade máxima de 329 km/h.

O preço? Se você é do Reino Unido, vai te custar "apenas" 195.500 libras esterlinas.


Um abraço!
@paulovitorpv8

Fórmula 1 2012 - GP da Coreia do Sul - Corrida

Dobradinha da Red Bull Racing.

Deu dobradinha da Red Bull Racing no GP da Coreia do Sul 2012 de Fórmula 1, com Sebastian Vettel como vencedor, e novo líder do campeonato! Quem completou o pódio, de maneira injusta (na minha opinião), foi Fernando Alonso, da Scuderia Ferrari, agora como vice líder da temporada 2012.

E vejam só quem agitou a bandeira quadriculada no final da corrida...

Psy, dono do hit "Gangnam Style" deu a bandeirada!
Não pensem que o pole position Mark Webber deu moleza para seu companheiro Sebastian Vettel tomar a sua posição. Vettel conseguiu ultrapassar ainda na primeira volta, mas Webber, sem sucesso, tentou dar o troco.

A equipe austríaca voltou a dominar a categoria (mas sem toda aquela facilidade de 2011), graças à um simples furo na asa traseira, que melhorou bem a aerodinâmica do RB8. Mais uma grande ideia de Adrian Newey.

No canto esquerdo da foto, o genial engenheiro Adrian Newey. Sem ele, a Red Bull Racing não seria o que é hoje.

Jogo de equipe é ilegal? Não, aliás, dependendo da equipe (principalmente uma certa Scuderia Ferrari) é algo bem normal. Mas é imoral? Eu acho que sim, dependendo da situação (como esta, mas que não foi tanto, já que Alonso disputa o título). Bom, na largada, Felipe Massa já tomou a posição de Kimi Raikkonen, e não demorou muitas voltas para ultrapassar Lewis Hamilton, que teve uma corrida um pouco caótica. Com mais ninguém entre os dois carros vermelhos, o brasileiro vinha em um ritmo muito mais forte, conseguindo fazer voltas muito rápidas (até a penúltima volta, ele era o mais rápido). Logo, Massa já estava fazendo pressão em Alonso, chegando a ficar a menos de 1 segundo de diferença durante vários momentos. Mas, por ordens da equipe, o brasileiro teve que "segurar a onda" e se contentar com o 4º lugar. Por mim, seria muito melhor o Felipe tomar a posição de seu companheiro, com este ouvindo um belo de um "Fernando, Felipe is faster than you", ir "à caça" de Mark Webber (porque ele tinha ritmo para fazer isto), ultrapassar o australiano e fazer este perder tempo para que Alonso também se aproximasse. Alonso ultrapassa Webber, e aí, se a Ferrari quisesse, fariam o maldito jogo de equipe, com Fernando em 2º e Felipe em 3º. Já que nada disso foi possível (possível era, mas não devem ter pensado em algo tão simples), pelo menos toda vez que Massa abria espaço em relação ao seu companheiro de equipe, ele fazia uma volta rápida para mostrar para todo mundo quem estava tendo um desempenho melhor nesta corrida, e que se quisesse, ele poderia ultrapassar seu companheiro e tranquilamente abrir uma boa vantagem, podendo até chegar em 2º. Já foi um tipo de estratégia mais comum em outras épocas da Fórmula 1. Ao final na prova, dando entrevistas, Felipe disse que ficou muito satisfeito com o carro, que tirou o máximo que podia, mas claro, não estava com um sorriso no rosto. Mas chega de falar disso, porque teve muita coisa legal nessa corrida.

Felipe Massa. Este sim foi o grande piloto desta corrida.
O trapalhão desta vez foi Kobayashi, que conseguiu tirar Jenson Button da corrida na primeira volta. É, vocês acreditam que Romain Grosjean fez uma largada limpa, e foi até o final da corrida? Aliás, ele se saiu muito bem. No início, foi cauteloso até demais. Mas depois começou a andar em ritmo mais forte, e fez um belíssimo duelo com outro piloto que não tem uma fama muito diferente da fama do francês: Pastor Maldonado. Foi aquele momento meio caótico na pista em que raios caíram na pista e... ok, parei com a maldade com estes dois pilotos. Outro grande duelo, foi de Lewis Hamilton contra Kimi Raikkonen, pela 5ª ou 6ª posição. Hamilton segurou o "Iceman" durante um bom tempo, e quando este passou, o inglês deu o troco. Mas no final das contas, Hamilton com problemas nos pneus, entre outros (incluindo um pedaço do tapete de grama sintética que agarrou em seu carro), acabou perdendo esta e outras posições. Na última volta, Lewis teve que aguentar a pressão do futuro ocupante de seu cockpit (Sergio Pérez) para não sair da zona de pontuação. Bons resultados dos pilotos da Lotus.

Grande corrida de Nico Hulkenberg, mesmo ganhando "apenas" duas posições (o que para seu carro em corrida, é muito bom). Enquanto Lewis Hamilton travava mais um duelo que mais tarde perderia também, desta vez contra Romain Grosjean, o alemão da Force India aproveitou e fez uma bela ultrapassagem dupla.


Mais destaque ainda para os pilotos da Scuderia Toro Rosso, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne, que começaram da 16ª e 17ª posições, respectivamente, e chegaram em 8º (Vergne) e 9º (Ricciardo). Deu para ver a superioridade do carro da Toro Rosso quando os dois ultrapassaram Bruno Senna, da Williams, que teoricamente, deveria ter um carro melhor. Em certo momento, Vergne perdeu um pouco de controle, e acabou colocando uma roda para fora, fazendo voar terra na cara de Ricciardo. O australiano logo reclamou, dizendo que estava mais rápido e queria que seu companheiro ouvisse um "Jean-Eric, Daniel is faster than you", mas no final das contas quem chegou na frente foi o francês. Essa dupla é nova, e ainda vão melhorar muito. Não me surpreenderia em ver um dos dois como titular da Red Bull Racing em 2014.

A Williams fez uma corrida horrível, com seus dois pilotos chegando praticamente juntos lá no pelotão de trás. Definitivamente, o FW34 não estava bom neste final de semana. Pastor Maldonado perdeu várias posições. Bruno Senna pelo menos conseguiu ganhar duas posições. Mercedes AMG e McLaren também não tiveram suas melhores corridas. Poderiam ter sido melhores.


Resultado da Corrida do GP da Coreia do Sul 2012 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 55 voltas em 1h,36m,28s,651
2 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = a 8s,200
3 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 13s,900
4 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 20s,100
5 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = a 36s,700
6 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = a 45s,300
7 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = a 54s,800
8 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1m,09s,500
9 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1m,11s,700
10 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 1m,19s,600
11 - Sergio Pérez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 1m,20s,000
12 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = a 1m,24s,400
13 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 1m,29s,200
14 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = a 1m,34s,900
15 - Bruno Senna (Brasil / Williams F1 Team / Renault) = a 1m,36s,900
16 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham F1 Team / Renault) = a 1 volta
17 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham F1 Team / Renault) = a 1 volta
18 - Timo Glock (Alemanha / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 1 volta
19 - Charles Pic (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 2 voltas
20 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = a 2 voltas


Volta mais rápida: Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,42s,037, a uma ou duas voltas do final da corrida.

Não completaram: Jenson Button (batida), Nico Rosberg (batida), Pedro de la Rosa (abandono), Kamui Kobayashi (abandono).

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/

Como podem ver, houve a mudança na liderança do Mundial de Pilotos, e outra mudança importante, é que a Scuderia Ferrari ultrapassou a Vodafone McLaren no Mundial de Construtores. Isso porque no final da temporada, são distribuídos prêmios em dinheiro entre as equipes, e quanto melhor a posição da equipe na tabela, mais dinheiro ela ganha. Uma boa quantia que pode ajudar no desenvolvimento do carro para a temporada seguinte.

Esta foi a etapa "oppan Yeongam style" de Fórmula 1! (Risos).

Próxima parada da Fórmula 1: Grande Prêmio da Índia, nos dias 26, 27 e 28 de outubro.

Um abraço!
@paulovitorpv8

sábado, 13 de outubro de 2012

Fórmula 1 2012 - GP da Coreia do Sul - Classificação

(Foto: Getty Images) Muito bem, Webber!

E a pole position do GP da Coreia do Sul 2012 de Fórmula 1, ficou com a Red Bull Racing. Sebastian Vettel? Não. Mark Webber! O australiano desbancou seu companheiro de equipe, e Lewis Hamilton da McLarem, fazendo o melhor tempo. As diferenças entre eles foram pequenas, e tanto Vettel quanto Hamilton poderiam ter feito a pole, mas algo atrapalhou eles.

Bruno Senna infelizmente foi eliminado no Q1, mas nesta etapa, o que chamou atenção mesmo foi o sufoco pelo qual Fernando Alonso passou para colocar sua Ferrari F2012 no Q2. O espanhol fez sua volta nos últimos momentos da primeira parte do qualifying, com os pneus supermacios. Hamilton também por pouco não ficou de fora, conseguindo a última vaga para o Q2.

O Q2 não teve grande emoções. Das grandes equipes, apenas Jenson Button foi eliminado. Finalmente no Q3, quando vem aquela sequencia de pilotos fazendo voltas muito rápidas, muitos juravam que a pole position seria de Sebastian Vettel. Mas logo após o alemão fazer seu "temporal", Mark Webber e Lewis Hamilton vinham o superando em suas voltas rápidas. Provavelmente o piloto da McLaren cometeu algum erro no Setor 3, pois me parece que estava mais rápido que Webber, e no final a pole acabou ficando com o australiano, em uma dobradinha da Red Bull Racing. Na segunda fila, ficaram Lewis Hamilton e Fernando Alonso, seguidos por Kimi Raikkonen e Felipe Massa. Para fechar a casa dos 37 segundos, estava Romain Grosjean, da Lotus.


Resultado da Classificação para o GP da Coreia do Sul 2012 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

Q3:

1 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,37s,242
2 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,37s,316 + 0s,074
3 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,37s,469 + 0s,227
4 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,37s,534 + 0s,292
5 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,37s,625 + 0s,383
6 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,37s,884 + 0s,642
7 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,37s,934 + 0s,692
8 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,38s,266 + 1s,024
9 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,38s,361 + 1s,119
10 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,38s,513 + 1s,271

Q2:

11 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,38s,441 + 0s,674
12 - Sergio Perez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,38s,460 + 0s,693
13 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,38s,594 + 0s,827
14 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,38s,643 + 0s,876
15 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,38s,725 + 0s,958
16 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,39s,084 + 1s,317
17 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,39s,340 + 1s,573

Q1:

18 - Bruno Senna (Brasil / Williams F1 Team / Renault) = 1m,39s,443 + 1s,235
19 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,40s,207 + 1s,999
20 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,40s,333 + 2s,125
21 - Charles Pic (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,41s,317 + 3s,109
22 - Timo Glock (Alemanha / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,41s,371 + 3s,163
23 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,42s,881 + 4s,673
24 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = não marcou tempo de volta


Largada na madrugada de sábado para domingo, às 3h!


Um abraço!
@paulovitorpv8

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Dia das Crianças

Bom, já passou da hora, mas aproveitando que o Blogger ainda vai postar essas fotos como se fossem do dia 12, lá vai!

Um abraço!
@paulovitorpv8

Acho que postei essa no ano passado, no Fórmula Indy do Raul Boesel, que estava em exposição no Minas Shopping em Belo Horizonte - MG.

Este sou eu nos meus tempos de piloto da Fórmula 1, correndo pela Benetton.

Se eu fosse um pouquinho maior... levava esse carro para casa! (Risos).

Fórmula 1 2012 - GP da Coreia do Sul - 3º Treino Livre

(Foto: Reuters) Vettel não está para brincadeira!
Na última sessão de treinos livres, o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull Racing, fez um "temporal" com mais de meio segundo (para quem não conhece o esporte, isso é muita coisa) sobre o inglês Lewis Hamilton, da McLaren. E se for o time de Woking o principal rival da escuderia austríaca na etapa de classificação, é bom que eles façam mais alguns ajustes no MP4-27, porque o RB8 está "o bicho" nesta pista.

Posso estar enganado, mas apesar do desempenho não muito bom nesta sessão, espero por bons tempos da Mercedes AMG, e claro da Lotus. Ainda se sobrar alguma ficha, aposto ela na Force India.

Felipe Massa teve seu tempo bem próximo do de Fernando Alonso, e Bruno Senna infelizmente não foi bem.


Resultado do 3º Treino Livre para o GP da Coreia do Sul 2012 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,37s,642 (17 voltas)
2 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,38s,169 + 0s,527 (12)
3 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,38s,511 + 0s,869 (13)
4 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,38s,582 + 0s,940 (16)
5 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,38s,666 + 1s,024 (18)
6 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,38s,705 + 1s,063 (12)
7 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,38s,766 + 1s,124 (7)
8 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,38s,791 + 1s,149 (13)
9 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,38s,833 + 1s,191 (16)
10 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,38s,932 + 1s,290 (17)
11 - Sergio Pérez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,38s,954 + 1s,312 (17)
12 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,39s,010 + 1s,368 (20)
13 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,39s,150 + 1s,508 (18)
14 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,39s,156 + 1s,514 (18)
15 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,39s,345 + 1s,703 (14)
16 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,39s,448 + 1s,806 (17)
17 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,39s,537 + 1s,895 (18)
18 - Bruno Senna (Brasil  /Williams F1 Team / Renault) = 1m,39s,706 + 2s,064 (18)
19 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,41s,114 + 3s,472 (14)
20 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,41s,437 + 3s,795 (19)
21 - Charles Pic (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,41s,684 + 4s,042 (16)
22 - Timo Glock (Alemanha / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,42s,062 + 4s,420 (15)
23 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,42s,845 + 5s,203 (15)
24 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,42s,882 + 5s,240 (14)


Um abraço!
@paulovitorpv8

Fórmula 1 2012 - GP da Coreia do Sul - 2º Treino Livre

(Foto: Getty Images)

Primeiramente, me desculpem pela demora. Mas de manhã eu estava sem Internet no PC, e não passei o dia em casa.

Bom, vamos lá...

No segundo treino livre, a Red Bull Racing começou a parar de "esconder o jogo", e em uma dobradinha liderada por Sebastian Vettel, foram os mais rápidos.
Felipe Massa e Bruno Senna fora bem, dentro do possível.


Resultado do 2º Treino Livre para o GP da Coreia do Sul 2012 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto  / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,38s,832 (33 voltas)
2 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,38s,864 + 0s,032 (33)
3 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,39s,160 + 0s,328 (28)
4 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,39s,219 + 0s,387 (29)
5 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,39s,330 + 0s,498 (31)
6 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferarri / Ferrari) = 1m,39s,422 + 0s,590 (30)
7 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,39s,584 + 0s,752 (36)
8 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,39s,717 + 0s,885 (25)
9 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,39s,739 + 0s,907 (33)
10 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,39s,839 + 1s,007 (26)
11 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,39s,957 + 1s,125 (28)
12 - Bruno Senna (Brasil / Williams F1 Team / Renault) = 1m,40s,089 + 1s,257 (32)
13 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,40s,112 + 1s,280 (34)
14 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,40s,445 + 1s,613 (28)
15 - Sergio Pérez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,40s,745 + 1s,913 (11)
16 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,40s,789 + 1s,957 (31)
17 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,40s,997 + 2s,165 (32)
18 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,41s,200 + 2s,368 (33)
19 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,41s,602 + 2s,770 (23)
20 - Timo Glock (Alemanha / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,42s,596 + 3s,764 (28)
21 - Charles Pic (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,43s,066 + 4s,234 (21)
22 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,43s,067 + 4s,235 (22)
23 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,43s,869 + 5s,037 (36)
24 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,44s,533 + 5s,701 (24)


Um abraço!
@paulovitorpv8

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Fórmula 1 2012 / 2013 - Felipe Massa continua na Scuderia Ferrari?

(Foto: Ercole Colombo)

Os jornalistas automobilísticos Lito Cavalcanti, Americo Teixeira Jr. e Roger Benoit, todos veteranos da área, afirmaram que Felipe Massa já renovou contrato com a Scuderia Ferrari para a temporada 2013 do Mundial de Fórmula 1. Será? Bom, vamos esperar a confirmação oficial da escuderia de Maranello.

Faz sentido, sim. Desde a chegada de Alonso, Felipe perdeu boa parte da atenção que estava acostumado a receber da equipe. Em 2010 ele até fez uma temporada regular, com alguns pódios, e teria uma vitória, caso a Ferrari não tivesse feito um horrível jogo de equipe no GP da Alemanha. Mas em 2011, ele não fez uma boa temporada, e nem mesmo subiu ao pódio (algo que há muitos anos não acontecia com um piloto da Ferrari), e seus resultados continuaram fracos no início de 2012, enquanto Fernando Alonso vencia corridas. Por isso, no começo da temporada muitos diziam que Massa seria dispensado da Ferrari no meio do ano. O que possivelmente aconteceria. Mas ainda bem que o piloto reagiu, conseguindo melhores resultados nos últimos GPs, e mostrando ritmo forte de corrida, até atingir o pódio na última corrida, o GP do Japão, onde foi o 2º colocado depois de largar em 10º e fazer uma bela e limpa corrida.

Porém, ainda há também os boatos de que ele será, sim, substituído. Antigamente os nomes eram Sergio Pérez, Mark Webber, ou até Jules Bianchi. Mas Pérez foi para a McLaren, e disse que nunca foi uma opção da Ferrari. Webber continua na Red Bull Racing. E Bianchi, bem, ele é piloto reserva da Force India, e não sei como continua no ano que vem. Agora, quem supostamente estará no lugar de Felipe Massa, podem ser Heikki Kovalainen, Nico Hulkenberg e Paul di Resta. Aliás, di Resta tem demonstrado sinais de saída da Force India. Mas ninguém garante isso, e muito menos que ele iria para a Ferrari.

Algo, ou melhor, alguém, é muito importante para que Felipe Massa continue na Scuderia Ferrari: Fernando Alonso. O espanhol vive defendendo seu companheiro, dizendo que ele não é um piloto ruim, e que já fez muito pela Ferrari, e muitos bons resultdos em sua carreira. O que não é nada, se comparado aos outros pilotos. Mas não se enganem pensando que Alonso diz isso por ser bonzinho, porque não é mesmo, e não está errado. O voto dele é importante para decisão da escuderia, e ele com certeza não quer ninguém que possa disputar de igual para igual com ele (não que eu não acredite no potencial de Massa). Ainda mais di Resta, que é extremamente regular, é rápido, e não comete erros. Tanto que desde que entrou no ano passado, só não completou duas corridas.

Ainda a favor de Felipe Massa, está a política da Ferrari. Sempre tendo um piloto com maior potencial (sim, Alonso normalmente é mais rápido) e recebendo mais atenção da equipe, e outro, digamos, escudeiro. Que eu me lembre, a última vez que a Ferrari permitiu que dois pilotos de ponta disputassem de igual para igual, e dando atenção aos dois, foi quando teve em seus cockpits Nigel Mansell e Alain Prost, se não me engano, em 1990. Não que eu esteja dizendo que Felipe Massa ou Rubens Barrichello não sejam bons pilotos. Aliás, eles estão entre os que mais venceram pilotando os carros vermelhos. Só quis mostrar que a Ferrari sempre mantém o foco mais em um piloto, e Massa até já foi esse piloto, do meio da temporada 2008 até o final da mesma.

Mas então, vamos aguardar a confirmação da Scuderia Ferrari. E eu acredito que estes boatos sejam mesmo verdadeiros. Felipe Massa deverá continuar na equipe de Maranello em 2013. Pelo menos assim espero, e com certeza não sou o único. Ah! E não que isso seja um detalhe muito importante, mas Felipe Massa é muito querido dentro da escuderia italiana.


Um abraço!
@paulovitorpv8