domingo, 30 de setembro de 2012
Hebe Camargo, e a Mercedes-Benz
E fica aqui, uma homenagem à Hebe Camargo, que morreu ontem aos 83 anos de idade.
Para quem não sabe, a apresentadora era uma grande fã da marca alemã de carros, Mercedes-Benz. Teve muitas, e se não me engano, todas brancas. Ela gostava muito de seus carros, e fazia questão de dirigir ela mesma, dispensando motoristas.
Seu último possante, foi uma Mercedes-Benz Classe C 350 Sport, que tem um motor V6 de 3.5L, que gera 306cv de potência.
Recentemente saiu a notícia que ela voltaria ao SBT, mas na estréia de seu programa na RedeTV!, Hebe Camargo chegou ao programa com uma belíssima Mercedes-Benz SLS AMG Gullwing, braca, é claro (a da foto). Um superesportivo com motor V8 de 6.3L que gera 571cv.
Hebe, que aí onde você está agora, tenha as mais belas Mercedes-Benz. Descanse em paz.
Um abraço!
@paulovitorpv8
Stock Car 2012 - Tony Kanaan disputará corridas finais
O piloto brasileiro Tony Kanaan, campeão da Fórmula Indy em 2004, irá disputar corridas na categoria brasileira de turismo, a Stock Car Brasil. Ele é companheiro de Rubens Barrichello na KV Racing, mas na Stock Car, serão de equipes diferentes.
Assim como Rubinho, Tony doou seu cachê para o Instituto Barrichello Kanaan.
Pela Bassani, Tony vai participar da etapa de Brasília, e vai correr na Corrida do Milhão, em Interlagos. Ele já havia feito um teste na categoria em 2005, mas já faz alguns anos, e os carros eram bem diferentes.
Um abraço!
@paulovitorpv8
Fórmula Abarth 2012 - Nicolas Costa é campeão!
O piloto brasileiro Nicolas Costa se tornou hoje o campeão da temporada 2012 da Fórmula Abarth! Ele ganhou os títulos italiano e europeu, inéditos para o Brasil.
Nicolas em 2010 se tornou campeão da extinta Fórmula Futuro Fiat, que teve apenas duas temporadas, e com isso ganhou a oportunidade de correr na Europa, além de entrar para a academia de pilotos da Ferrari.
A Fórmula Abarth possui 8 etapas triplas, ou seja, 24 corridas. Dessas, Nicolas venceu seis, ficou em 2º quatro vezes, e em 3º cinco vezes. Com o 2º lugar da corrida final em Monza, ele garantiu o título.
Parabéns, Nicolas Costa, do Brasil!
Um abraço!
@paulovitorpv8
Piston GP Team: "Moto GP - Pedrosa vence e ameaça Lorenzo na liderança"
Pela primeira vez, fiz um post falando sobre uma etapa da MotoGP, então por favor, tenham paciência comigo se falei algo errado (risos): http://pistongpteam.blogspot.com.br/2012/09/moto-gp-pedrosa-vence-e-ameaca-lorenzo.html
Um abraço!
@paulovitorpv8
DTM 2012 - Vitória de Augusto Farfus!
Mais uma boa notícia para o automobilismo brasileiro: Augusto Farfus conquista sua primeira vitória no DTM! A primeira vitória do Brasil na categoria de stock car alemã! Que aliás, é a principal categoria de turismo na Europa.
No circuito de Valência, o brasileiro já havia conquistado a histórica pole position no dia anterior, e na corrida, fez história mais uma vez.
Farfus não foi muito ameaçado. Na largada, manteve sua liderança, seguido por Edoardo Mostara e Filipe Albuquerque. Mas esses dois ao longo da prova acabaram saindo de cena. Mortara foi parar na brita, e Albuquerque terminou em 4º, aproximadamente 15s atrás do 3º colocado.
Uma parada é obrigatória no DTM, mas ele (Farfus) tinha uma boa vantagem. Assim não teve muitos sustos, e conseguiu chegar 8s,406 na frente do 2º colocado, que era o piloto francês Adrien Tambay, que havia largado em 4º. O pódio foi completado por Mattias Ekström, que fez uma corrida muito boa.
Um abraço!
@paulovitorpv8
NASCAR T.S. 2012 - Nelsinho Piquet vence mais uma corrida!
(Foto: Getty Images)
Com uma incrível ultrapassagem na última volta da corrida, o piloto brasileiro Nelsinho Piquet venceu mais uma corrida na Truck Series, uma das principais divisões da NASCAR! Esta é a sua segunda vitória na categoria que disputa desde 2010. A primeira vitória veio neste ano, só que em uma outra divisão da NASCAR. Mas pouco tempo depois, ele venceu também na Truck. Então ao todo, o brasileiro possui três vitórias em toda a stock car americana.
Com um chassi novo, Piquet largou da 13ª posição, mas se mostrava confortável com o novo equipamento. O que é muito importante. No oval de 1,5 milha de Las Vegas, logo ele mostrou que não estava lá para brincar. Com uma pilotagem arrojada, foi ultrapassando seus adversários até chegar ao pelotão de frente. O líder era Parker Kligerman, que perdeu seu lugar ao ser penalizado, porque entrou nos boxes acima do limite de velocidade. Assim, Piquet assumiu a ponta, mas o restante da prova não foi nada tranquilo.
Tendo trabalho contra Matt Crafton e Joey Coulter, Nelsinho perdeu a liderança, e após algumas relargadas, na última volta, o brasileiro fez uma ultrapassagem heróica sobre Crafton, garantindo a vitória.
O outro brasileiro da categoria, Miguel Paludo, não teve um final de corrida tão feliz. Largou em 7º, e tinha condições de lutar pelo pódio. Por um tempo, acompanhou o compatriota no pelotão de frente, mas não conseguiu se manter, e provocou um grande acidente ao perder o controle de sua picape. Porém, a corrida dele não terminou ali. Foi aos boxes para tentar minimizar os danos de seu possante, e voltou para a pista em 13º. Paludo queria pelo menos chegar no Top 10, mas teve que contentar com o 11º lugar.
Um abraço!
@paulovitorpv8
Com uma incrível ultrapassagem na última volta da corrida, o piloto brasileiro Nelsinho Piquet venceu mais uma corrida na Truck Series, uma das principais divisões da NASCAR! Esta é a sua segunda vitória na categoria que disputa desde 2010. A primeira vitória veio neste ano, só que em uma outra divisão da NASCAR. Mas pouco tempo depois, ele venceu também na Truck. Então ao todo, o brasileiro possui três vitórias em toda a stock car americana.
Com um chassi novo, Piquet largou da 13ª posição, mas se mostrava confortável com o novo equipamento. O que é muito importante. No oval de 1,5 milha de Las Vegas, logo ele mostrou que não estava lá para brincar. Com uma pilotagem arrojada, foi ultrapassando seus adversários até chegar ao pelotão de frente. O líder era Parker Kligerman, que perdeu seu lugar ao ser penalizado, porque entrou nos boxes acima do limite de velocidade. Assim, Piquet assumiu a ponta, mas o restante da prova não foi nada tranquilo.
Tendo trabalho contra Matt Crafton e Joey Coulter, Nelsinho perdeu a liderança, e após algumas relargadas, na última volta, o brasileiro fez uma ultrapassagem heróica sobre Crafton, garantindo a vitória.
O outro brasileiro da categoria, Miguel Paludo, não teve um final de corrida tão feliz. Largou em 7º, e tinha condições de lutar pelo pódio. Por um tempo, acompanhou o compatriota no pelotão de frente, mas não conseguiu se manter, e provocou um grande acidente ao perder o controle de sua picape. Porém, a corrida dele não terminou ali. Foi aos boxes para tentar minimizar os danos de seu possante, e voltou para a pista em 13º. Paludo queria pelo menos chegar no Top 10, mas teve que contentar com o 11º lugar.
Um abraço!
@paulovitorpv8
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
Fórmula 1 2012/2013 - Sergio Pérez é da McLaren
(Foto: Sauber AG)
Na foto, o pódio em Montreal neste ano, com Lewis Hamilton dando aquele tapinha no ombro de Sergio Pérez. E no ano que vem, o piloto mexicano estará usando o macacão do inglês. Logo após a notícia do contrato de Lewis Hamilton com a Mercedes AMG Petronas (que eu imagino que já tenha sido decidio em Cingapura), foi anunciado que Pérez assinou um contrato com o time de Woking. O pai do piloto afirma isso.
Muitos pensam que, no caso de uma abertura de vaga na McLaren, quem deveria ocupar esta seria algum dos pilotos da Force India, que tem uma certa experiência, são rápidos e constantes. Além disso, tem experiência com o motor Mercedes-Benz. Mas é que possivelmente a Vodafone, principal patrocinadora do time, irá fazer as malas. Pérez, além do talento, leva o patrocínio da Claro. Não que ele tenha status de piloto pagante, que não é necessariamente um piloto ruim. Sergio tem mostrado nesta temporada que tem talento, pois com uma equipe média, subiu ao pódio três vezes (2º na Malásia, 3º no Canadá, 2º na Itália).
Com a ida de Sergio Pérez para a McLaren, fico na dúvida sobre uma coisa: a equipe inglesa há décadas tem uma forte rivalidade contra a Scuderia Ferrari, e Pérez é membro da academia de pilotos da equipe de Maranello, e até fez um teste com a F10 (carro da Ferrari na temporada 2010). Aliás, Pérez era um dos nomes mais citados para substituir Felipe Massa em 2013, mas os italianos negavam, dizendo que ele ainda não tem experiência o suficiente para pilotar um carro vermelho. Enfim, será que Pérez continuará sendo piloto da Ferrari? Não sei se isso altera a relação dele com a Scuderia.
Aproveitando que já falei de Pérez, Ferrari e Massa, bem, um jornal suíço afirma que Felipe já tem contrato renovado para 2013. Mas é só um boato. Vamos ver.
Um abraço!
@paulovitorpv8
Na foto, o pódio em Montreal neste ano, com Lewis Hamilton dando aquele tapinha no ombro de Sergio Pérez. E no ano que vem, o piloto mexicano estará usando o macacão do inglês. Logo após a notícia do contrato de Lewis Hamilton com a Mercedes AMG Petronas (que eu imagino que já tenha sido decidio em Cingapura), foi anunciado que Pérez assinou um contrato com o time de Woking. O pai do piloto afirma isso.
Muitos pensam que, no caso de uma abertura de vaga na McLaren, quem deveria ocupar esta seria algum dos pilotos da Force India, que tem uma certa experiência, são rápidos e constantes. Além disso, tem experiência com o motor Mercedes-Benz. Mas é que possivelmente a Vodafone, principal patrocinadora do time, irá fazer as malas. Pérez, além do talento, leva o patrocínio da Claro. Não que ele tenha status de piloto pagante, que não é necessariamente um piloto ruim. Sergio tem mostrado nesta temporada que tem talento, pois com uma equipe média, subiu ao pódio três vezes (2º na Malásia, 3º no Canadá, 2º na Itália).
Com a ida de Sergio Pérez para a McLaren, fico na dúvida sobre uma coisa: a equipe inglesa há décadas tem uma forte rivalidade contra a Scuderia Ferrari, e Pérez é membro da academia de pilotos da equipe de Maranello, e até fez um teste com a F10 (carro da Ferrari na temporada 2010). Aliás, Pérez era um dos nomes mais citados para substituir Felipe Massa em 2013, mas os italianos negavam, dizendo que ele ainda não tem experiência o suficiente para pilotar um carro vermelho. Enfim, será que Pérez continuará sendo piloto da Ferrari? Não sei se isso altera a relação dele com a Scuderia.
Aproveitando que já falei de Pérez, Ferrari e Massa, bem, um jornal suíço afirma que Felipe já tem contrato renovado para 2013. Mas é só um boato. Vamos ver.
Um abraço!
@paulovitorpv8
Fórmula 1 2012/2013 - Fim da longa parceria entre Hamilton e a McLaren
(Foto: Reuters)
Vou começar a considerar qualquer mínimo boato que Eddie Jordan cite, como absoluta verdade. Mais uma vez, ele acertou: Lewis Hamilton é da Mercedes AMG Petronas a partir de 2013, segundo o jornal britânico "The Telegraph".
Com isso, acaba uma longa história que o inglês teve com o time de Woking, que com Ron Dennis, o apoiou desde criança no início de sua carreira no kart, e o colocou na Fórmula 1 em 2007, como um novato no cockpit da McLaren.
Foi um início de carreira surpreendente. O mais surpreendente, segundo o escritor Christopher Hilton. Um 3º lugar na primeira corrida, e em seguida, quatro vezes em 2º, e finalmente a vitória, sendo que na corrida seguinte, venceu novamente. Hilton completa: "Ele tinha o melhor carro, mas explorou com tanta garra, imaginação e controle absoluto, que fez com que seu companheiro de equipe, Alonso, bicampeão mundial, parecesse um iniciante", e lembrando que Alonso tinha acabado de conquistar seus dois títulos, em 2005 e 2006.
Isso tudo, por que? Primeiro porque Hamilton queria um salário - ainda - melhor (foi uma transação de mais de R$ 200 milhões, em um contrato de três anos, que deverá ser assinado nesta sexta-feira), e segundo porque seu empresário (um show businessman - me perdoem se escrevi ou me expressei de maneira errada - que não entende nada de Fórmula 1) queria aumentar a imagem do piloto em nível mundial. Como a Mercedes-Benz é a marca maior e mais famosa mundialmente, obviamente seria a melhor escolha, nesse ponto de vista.
Mas no ponto de vista que mais importa na Fórmula 1, que é o de vencer corridas, Lewis trocou o certo pelo duvidoso. Ele saiu da McLaren, que é uma equipe de ponta, e normalmente não fica uma temporada sem levar alguns "canecos". Enquanto a Mercedes AMG, equipe média, em seus dois anos e meio no grid (ignorando a história da antiga equipe das flechas prateadas), venceu apenas uma única corrida, que foi nesse ano no GP da China, com Nico Rosberg. A equipe alemã é uma incógnita, mas, pelo menos é uma incógnita que tem o competente Ross Brawn como chefe.
Ah! Com isso, acho que podemos - mais uma vez - dizer que Michael Schumacher irá mesmo se aposentar no final desse ano, pois o contrato dele não é válido para 2013.
Um abraço!
@paulovitorpv8
Vou começar a considerar qualquer mínimo boato que Eddie Jordan cite, como absoluta verdade. Mais uma vez, ele acertou: Lewis Hamilton é da Mercedes AMG Petronas a partir de 2013, segundo o jornal britânico "The Telegraph".
Com isso, acaba uma longa história que o inglês teve com o time de Woking, que com Ron Dennis, o apoiou desde criança no início de sua carreira no kart, e o colocou na Fórmula 1 em 2007, como um novato no cockpit da McLaren.
Foi um início de carreira surpreendente. O mais surpreendente, segundo o escritor Christopher Hilton. Um 3º lugar na primeira corrida, e em seguida, quatro vezes em 2º, e finalmente a vitória, sendo que na corrida seguinte, venceu novamente. Hilton completa: "Ele tinha o melhor carro, mas explorou com tanta garra, imaginação e controle absoluto, que fez com que seu companheiro de equipe, Alonso, bicampeão mundial, parecesse um iniciante", e lembrando que Alonso tinha acabado de conquistar seus dois títulos, em 2005 e 2006.
Isso tudo, por que? Primeiro porque Hamilton queria um salário - ainda - melhor (foi uma transação de mais de R$ 200 milhões, em um contrato de três anos, que deverá ser assinado nesta sexta-feira), e segundo porque seu empresário (um show businessman - me perdoem se escrevi ou me expressei de maneira errada - que não entende nada de Fórmula 1) queria aumentar a imagem do piloto em nível mundial. Como a Mercedes-Benz é a marca maior e mais famosa mundialmente, obviamente seria a melhor escolha, nesse ponto de vista.
Mas no ponto de vista que mais importa na Fórmula 1, que é o de vencer corridas, Lewis trocou o certo pelo duvidoso. Ele saiu da McLaren, que é uma equipe de ponta, e normalmente não fica uma temporada sem levar alguns "canecos". Enquanto a Mercedes AMG, equipe média, em seus dois anos e meio no grid (ignorando a história da antiga equipe das flechas prateadas), venceu apenas uma única corrida, que foi nesse ano no GP da China, com Nico Rosberg. A equipe alemã é uma incógnita, mas, pelo menos é uma incógnita que tem o competente Ross Brawn como chefe.
Ah! Com isso, acho que podemos - mais uma vez - dizer que Michael Schumacher irá mesmo se aposentar no final desse ano, pois o contrato dele não é válido para 2013.
Um abraço!
@paulovitorpv8
McLaren P1
Este é o McLaren P1, o novo protótipo de superesportivo da marca inglesa, projetado com base no MP4-12C. Ele é o tão aguardado sucessor do famoso F1, que foi produzido entre 1993 e 1998 (100 unidades). Um ícone da esportividade automobilística. O P1 deverá entrar no mercado daqui há aproximadamente um ano.
O que a McLaren promete, é muito: "o melhor carro do mundo nas pistas e nas ruas". Mas não duvido que consigam, ou que pelo menos cheguem bem perto disso.
Como se trata de um protótipo, não há muitas informações sobre a mecânica, e o que se sabe, são boatos. Segundo fontes ligadas à McLaren, o P1 usará um motor V8 de 3.8L, que irá gerar aproximadamente 800cv de potência, e além disso, deverá contar com o sistema KERS da Fórmula 1, que recupera energia produzida nas frenagens, e a libera no motor. Esse KERS produz 160cv. Então, podem esperar por um carro que tenha aproximadamente 960cv.
@paulovitorpv8
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
Stock Car 2012 - Barrichello entra na categoria
(Foto: Velocidade)
Como a temporada 2012 da Fórmula Indy já terminou, e há tempos Rubens Barrichello namorava a categoria brasileira, o veterano dos carros fórmula irá participar da Stock Car Brasil nesses últimos meses do ano, guiando um Peugeot da equipe Medley Full Time.
O convite veio porque o antigo titular da equipe, Marcos Gomes, cumpre suspensão por doping. Recebendo um cachê de R$ 230 mil, Rubinho investiu todo esse dinheiro no Instituto Barrichello Kanaan. Entidade assistencial que o piloto tem junto com seu amigo Tony Kanaan, campeão da Indy, e de quem Rubinho foi companheiro de equipe na KV Racing nessa última temporada da categoria norte-americana. Juntos, eles cuidam de mil crianças.
Primeiramente, Rubens irá participar da Corrida do Milhão. Depois, não se sabe ao certo se correrá nas outras corridas do restante da temporada.
Para 2013, Barrichello não tem nenhum contrato assinado, e nem um grande patrocinador. A BMC não continuará apoiando o piloto, pois segundo eles Rubens "não deu retorno algum".
Momento irônico: ah, mas é claro que Rubens não deu retorno algum, não é, BMC?! Um piloto com fama internacional (e pelo menos no exterior, ele é muito respeitado), que só no dia que anunciou oficialmente que participaria da Indy em 2012, exibiu a logomarca da BMC para toda a imprensa automobilística internacional, e durante todo o ano, correu com a BMC estampando seu carro, em uma das maiores categorias do automobilismo mundial! Então, com certeza Rubens não deu retorno algum, mesmo, BMC.
Bom, mas a Honda está de olho no brasileiro, que na Indy, recebeu o prêmio de "Novato do Ano", por ter se destacado. Sendo assim, ele poderá continuar na Fórmula Indy em 2013, correndo para as equipes que usam o motor da montadora japonesa. Entre elas, comentam mais sobre a Chip Ganassi e a Rahal-Letterman. Não sei se haveria a possíbilidade de renovar com a KV Racing. Com certeza Jimmy Vasser ficou feliz com o desempenho de seu novo piloto, mas tem a questão dos patrocinadores.
Se Rubinho não continuar na categoria estadunidense, bom, já pode ir se acostumando com a Stock Car como a sua nova casa. O que também é muito bom.
Um abraço!
@paulovitorpv8
Como a temporada 2012 da Fórmula Indy já terminou, e há tempos Rubens Barrichello namorava a categoria brasileira, o veterano dos carros fórmula irá participar da Stock Car Brasil nesses últimos meses do ano, guiando um Peugeot da equipe Medley Full Time.
O convite veio porque o antigo titular da equipe, Marcos Gomes, cumpre suspensão por doping. Recebendo um cachê de R$ 230 mil, Rubinho investiu todo esse dinheiro no Instituto Barrichello Kanaan. Entidade assistencial que o piloto tem junto com seu amigo Tony Kanaan, campeão da Indy, e de quem Rubinho foi companheiro de equipe na KV Racing nessa última temporada da categoria norte-americana. Juntos, eles cuidam de mil crianças.
Primeiramente, Rubens irá participar da Corrida do Milhão. Depois, não se sabe ao certo se correrá nas outras corridas do restante da temporada.
Para 2013, Barrichello não tem nenhum contrato assinado, e nem um grande patrocinador. A BMC não continuará apoiando o piloto, pois segundo eles Rubens "não deu retorno algum".
Momento irônico: ah, mas é claro que Rubens não deu retorno algum, não é, BMC?! Um piloto com fama internacional (e pelo menos no exterior, ele é muito respeitado), que só no dia que anunciou oficialmente que participaria da Indy em 2012, exibiu a logomarca da BMC para toda a imprensa automobilística internacional, e durante todo o ano, correu com a BMC estampando seu carro, em uma das maiores categorias do automobilismo mundial! Então, com certeza Rubens não deu retorno algum, mesmo, BMC.
Bom, mas a Honda está de olho no brasileiro, que na Indy, recebeu o prêmio de "Novato do Ano", por ter se destacado. Sendo assim, ele poderá continuar na Fórmula Indy em 2013, correndo para as equipes que usam o motor da montadora japonesa. Entre elas, comentam mais sobre a Chip Ganassi e a Rahal-Letterman. Não sei se haveria a possíbilidade de renovar com a KV Racing. Com certeza Jimmy Vasser ficou feliz com o desempenho de seu novo piloto, mas tem a questão dos patrocinadores.
Se Rubinho não continuar na categoria estadunidense, bom, já pode ir se acostumando com a Stock Car como a sua nova casa. O que também é muito bom.
Um abraço!
@paulovitorpv8
domingo, 23 de setembro de 2012
Link: Piston Gran Prix Team - "GP2 - Giedo van der Garde vence última prova do ano"
Minha análise sobre a Corrida 2, do GP de Cingapura 2012 de GP2, no Piston Gran Prix Team: http://pistongpteam.blogspot.com.br/2012/09/gp2-giedo-van-der-garde-vence-ultima.html
Um abraço!
@paulovitorpv8
Fórmula 1 2012 - GP de Cingapura - Corrida
Este foi um longo Grande Prêmio. Estourou o limite de tempo de 2 horas, e por isso nem todas as voltas foram completadas. Me desculpem, mas não me lembro quantas voltas faltaram. Se não me engano, três.
Quando foi dada a largada, Lewis Hamilton da McLaren pulou à frente dos adversários, e voou baixo nas ruas de Cingapura. Deveria ser mais uma vitória fácil da equipe inglesa, como vinha acontecendo nas últimas etapas. Até que em certo momento, o inglês campeão teve problemas no câmbio de sua McLaren MP4-27 e foi obrigado a abandonar a prova. A vitória não ficou com Pastor Maldonado, pois este além de perder duas posições na largada, também teve que se retirar da corrida por problemas hidráulicos em seu Williams FW34. Bom, ele, o alemão atual bicampeão, venceu mais uma, e assim se aproximou ainda mais da liderança de Fernando Alonso. Falando no espanhol, este ficou no degrau mais baixo do pódio, tendo muita sorte com os abandonos dos rivais, e entre ele e o alemão, ficou o inglês Jenson Button.
Vamos ao foco polêmico desta corrida. Que na verdade, foi mais de um, sendo que um deles envolvia os dois brasileiros, sobre os quais irei falar primeiro.
Bom, os dois começaram a corrida lá por trás, e se recuperaram muito bem, até certo ponto. Por Bruno Senna ter trocado o câmbio do seu FW34, acabou largando em 22º, e Felipe Massa foi para a última posição por culpa de Vitaly Petrov, da Caterham, que em um momento de falta de controle no começo da corrida, furou um pneu traseiro da Ferrari F2012 do brasileiro, que teve que ir aos boxes imediatamente. Na 43ª volta, os dois brasileiros disputaram o 9º lugar. Bruno Senna estava na frente, e em um dos pontos mais estreitos da pista de rua, foi atacado por Felipe Massa. Os dois se tocaram, a F2012 de Massa "dançou", mas ele conseguiu segurar "no braço", recuperar o controle, e ainda sair na frente do compatriota. O incidente foi investigado, mas Bruno não foi punido pela FIA, pois para eles, o piloto da Williams estava apenas mantendo seu traçado, enquando o ferrarista tentou passar onde não dava. Na minha opinião, Bruno foi sim um pouco agressivo, e quis defender sua posição. Mas é assim, sem frescuras, que as corridas devem ser! A não ser que seja algo mais grave, como o que eu vou falar a seguir.
Antes disso, devo dizer que Felipe Massa terminou em 8º (e a Scuderia Ferrari ficou muito satisfeita com esse resultado), após fazer uma bela ultrapassagem sobre Daniel Ricciardo, e Bruno Senna teve que abandonar na última volta, com problemas no carro.
Lembram que no último GP de Cingapura, quando Michael Schumacher "encheu a traseira" de um carro? Pois é, aconteceu, de novo, quase do mesmo jeito, e acho que no mesmo lugar. Enquanto no ano passado a vítima da batida, foi Sergio Pérez, desta vez foi o novato francês Jean-Eric Vergne, da "escolinha" Red Bull. Então, novatos, não andem perto de Schumacher em Cingapura. Brincadeira (antes que os fãs fanáticos do alemão me joguem pedras)! Mas falando sério, acidentes acontecem com qualquer um. Até com os melhores pilotos da história (entre os quais, Schumacher com certeza está). E ele mesmo assumiu a culpa. Acontece, pessoal. Acontece.
Bom, mas nesse caso, a FIA não gostou e o heptacampeão vai perder 10 posições no
GP do Japão, em Suzuka. A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1, que será nos dias 5, 6 e 7 de outubro.
E um milagre aconteceu na Marussia, hein? Após em largar em 20º, Timo Glock conseguiu chegar com seu carro fraco em 12º. Destaque também para Paul di Resta, da Force India.
Também não cruzaram a linha de chegada, Vitaly Petrov e Narain Karthikeyan.
Resultado da Corrida do GP de Cingapura 2012 de Fórmula 1:
(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)
1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 2h,00m,26s,144
2 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes) = a 8s,9593 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 15s,227
4 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = a 19s,063
5 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 34s,759
6 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = a 35s,700
7 - Romain Grosjean (França / Lotus / Renault) = a 36s,600
8 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 42s,800
9 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 45s,800
10 - Sergio Pérez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 50s,600
11 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = a 47s,100 (punido com 20s por ultrapassagem ilegal)
12 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) = a 1 volta
13 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 1 volta
14 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = a 1 volta
15 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth)* = a 1 volta (punido com 20s por ultrapassagem ilegal)
16 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = a 1 volta
17 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = a 1 volta
Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Costrutores: http://www.formula1.com/results/team/
(Fotos: Reuters, Getty Images)
Um abraço!
@paulovitorpv8
sábado, 22 de setembro de 2012
Link: Piston Grand Prix Team - "GP2 - Valsecchi é campeão e Chilton vence primeira corrida em Cingapura"
O blog do Pádua (com participação minha e do Joab) agora se chama "Piston Gran Prix Team", e lá, fiz uma análise da primeira corrida do GP de Cingapura 2012 da GP2, na qual Davide Valsecchi se tornou o campeão desta temporada, e deixando o brasileiro Luiz Razia com o vice campeonato: http://pistongpteam.blogspot.com.br/2012/09/gp2-valsecchi-e-campeao-e-chilton-vence.html
Um abraço!
@paulovitorpv8
Fórmula 1 2012 - GP de Cingapura - Classificação
(Foto: Sutton Images)
Depois de dominar os treinos livres, como podem ver na foto, Lewis Hamilton da McLaren, em uma volta fantástica, superou o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull Racing. E de supresa, entre o inglês e o alemão, ficou um venezuelano: Pastor Maldonado, da Williams.
Bruno Senna acertou um muro, e por isso não foi possível ir além do Q2. Ele nem chegou a marcar seu tempo de volta. Faltou um pouco de controle ali, mas tudo bem, é um muro que vários tocaram, inclusive o pole position. Felipe Massa também ficou apenas no Q2.
Pedro de la Rosa recebeu a punição de perder 5 posições por ter trocado o câmbio, mas como foi o menos rápido, isso não fez nenhuma diferença.
Resultado da Classificação para o GP de Cingapura 2012 de Fórmula 1:
(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo)
Q3:
1 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,46s,362
2 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,46s,804
3 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,46s,905
4 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,46s,939
5 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,47s,216
6 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,47s,241
7 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,47s,475
8 - Romain Grosjean (França / Lotus / Renault) = 1m,47s,788
9 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = não marcou tempo de volta
10 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = não marcou tempo de volta
Q2:
11 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,47s,975
12 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = 1m,48s,261
13 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,48s,344
14 - Sergio Pérez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,48s,505
15 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,48s,774
16 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,48s,849
17 - Bruno Senna (Brasil / Williams F1 Team / Renault) = não marcou tempo de volta
Q1:
18 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,49s,933
19 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = 1m,50s,846
20 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = 1m,51s,137
21 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) = 1m,51s,370
22 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth) = 1m,51s,762
23 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,52s,372
24 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,53s,355
A largada será amanhã, às 9h!
Um abraço!
@paulovitorpv8
Depois de dominar os treinos livres, como podem ver na foto, Lewis Hamilton da McLaren, em uma volta fantástica, superou o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull Racing. E de supresa, entre o inglês e o alemão, ficou um venezuelano: Pastor Maldonado, da Williams.
Bruno Senna acertou um muro, e por isso não foi possível ir além do Q2. Ele nem chegou a marcar seu tempo de volta. Faltou um pouco de controle ali, mas tudo bem, é um muro que vários tocaram, inclusive o pole position. Felipe Massa também ficou apenas no Q2.
Pedro de la Rosa recebeu a punição de perder 5 posições por ter trocado o câmbio, mas como foi o menos rápido, isso não fez nenhuma diferença.
Resultado da Classificação para o GP de Cingapura 2012 de Fórmula 1:
(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo)
Q3:
1 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,46s,362
2 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,46s,804
3 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,46s,905
4 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,46s,939
5 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,47s,216
6 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,47s,241
7 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,47s,475
8 - Romain Grosjean (França / Lotus / Renault) = 1m,47s,788
9 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = não marcou tempo de volta
10 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = não marcou tempo de volta
Q2:
11 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,47s,975
12 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = 1m,48s,261
13 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,48s,344
14 - Sergio Pérez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,48s,505
15 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,48s,774
16 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,48s,849
17 - Bruno Senna (Brasil / Williams F1 Team / Renault) = não marcou tempo de volta
Q1:
18 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,49s,933
19 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = 1m,50s,846
20 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = 1m,51s,137
21 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) = 1m,51s,370
22 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth) = 1m,51s,762
23 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,52s,372
24 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,53s,355
A largada será amanhã, às 9h!
Um abraço!
@paulovitorpv8
Fórmula 1 2012 - GP de Cingapura - 3º Treino Livre
(Foto: Reuters)
Sebastian Vettel fecha os treinos livres dominando as ruas de Cingapura, pois mais uma vez, foi o mais rápido.
Desta vez, os brasileiros foram até bem. Felipe Massa ficou a menos de 1 segundo de Fernando Alonso, e Bruno Senna superou Pastor Maldonado.
Resultado do 3º Treino Livre para o GP de Cingapura 2012 de Fórmula 1:
(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)
1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,47s,947 (15 voltas)
2 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,48s,272 + 0s,325 (15)
3 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,48s,623 + 0s,676 (11)
4 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,48s,859 + 0s,912 (16)
5 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = 1m,48s,865 + 0s,918 (17)
6 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,49s,458 + 1s,511 (13)
7 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,49s,684 + 1s,737 (15)
8 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,49s,699 + 1s,752 (16)
9 - Bruno Senna (Brasil / Williams F1 Team / Renault) = 1m,49s,715 + 1s,768 (14)
10 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,49s,981 + 2s,034 (14)
11 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,50s,110 + 2s,163 (12)
12 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,50s,524 + 2s,577 (10)
13 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,50s,664 + 2s,717 (16)
14 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,50s,777 + 2s,830 (15)
15 - Romain Grosjean (França / Lotus / Renault) = 1m,50s,840 + 2s,893 (15)
16 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,51s,012 + 3s,065 (15)
17 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,51s,059 + 3s,112 (17)
18 - Sergio Pérez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,51s,272 + 3s,325 (10)
19 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth) = 1m,52s,290 + 4s,343 (16)
20 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = 1m,53s,781 + 5s,834 (12)
21 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = 1m,54s,326 + 6s,379 (14)
22 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,54s,421 + 6s,474 (14)
23 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) = 1m,54s,630 + 6s,683 (9)
24 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,54s,875 + 6s,928 (14)
Um abraço!
@paulovitorpv8
Sebastian Vettel fecha os treinos livres dominando as ruas de Cingapura, pois mais uma vez, foi o mais rápido.
Desta vez, os brasileiros foram até bem. Felipe Massa ficou a menos de 1 segundo de Fernando Alonso, e Bruno Senna superou Pastor Maldonado.
Resultado do 3º Treino Livre para o GP de Cingapura 2012 de Fórmula 1:
(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)
1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,47s,947 (15 voltas)
2 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,48s,272 + 0s,325 (15)
3 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,48s,623 + 0s,676 (11)
4 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,48s,859 + 0s,912 (16)
5 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = 1m,48s,865 + 0s,918 (17)
6 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,49s,458 + 1s,511 (13)
7 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,49s,684 + 1s,737 (15)
8 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,49s,699 + 1s,752 (16)
9 - Bruno Senna (Brasil / Williams F1 Team / Renault) = 1m,49s,715 + 1s,768 (14)
10 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,49s,981 + 2s,034 (14)
11 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,50s,110 + 2s,163 (12)
12 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,50s,524 + 2s,577 (10)
13 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,50s,664 + 2s,717 (16)
14 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,50s,777 + 2s,830 (15)
15 - Romain Grosjean (França / Lotus / Renault) = 1m,50s,840 + 2s,893 (15)
16 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,51s,012 + 3s,065 (15)
17 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,51s,059 + 3s,112 (17)
18 - Sergio Pérez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,51s,272 + 3s,325 (10)
19 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth) = 1m,52s,290 + 4s,343 (16)
20 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = 1m,53s,781 + 5s,834 (12)
21 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = 1m,54s,326 + 6s,379 (14)
22 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,54s,421 + 6s,474 (14)
23 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) = 1m,54s,630 + 6s,683 (9)
24 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,54s,875 + 6s,928 (14)
Um abraço!
@paulovitorpv8
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Fórmula 1 2012 - GP de Cingapura - 1º e 2º Treinos Livres
(Foto: AP)
Me lembro que semanas atrás, a Juliana (@juhgrou) no Twitter, estava acreditando mais do que qualquer um, em um forte desempenho de Sebastian Vettel e a Red Bull Racing no circuito de rua de Cingapura. Por algum motivo, isso ficou gravado na minha mente. Aparentemente ela estava certa, porque o alemão foi quem fez as voltas mais rápidas nesse primeiro dia de treinos na pista de corrida noturna.
Os brasileiros não foram bem, infelizmente. Felipe Massa fez voltas de tempos bem mais altos se comparados aos de Fernando Alonso, e Bruno Senna que desta vez pode correr na primeira sessão, bateu na segunda. O que provocou a paralisação desta etapa com a bandeira vermelha.
Resultados do 1º Treino Livre para o GP de Cingapura 2012 de Fórmula 1:
(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo)
1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,50s,566
2 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,50s,615s
3 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercdes-Benz) = 1m,51s,459
4 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,51s,525
5 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,51s,576
6 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,51s,655
7 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,51s,658
8 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,51s,943
9 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,52s,275
10 - Sergio Pérez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,52s,296
11 - Bruno Senna (Brasil / Williams F1 Team / Renault) = 1m,52s,629
12 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = 1m,52s,716
13 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,52s,839
14 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,52s,986
15 - Romain Grosjean (França / Lotus / Renault) = 1m,53s,028
16 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,53s,080
17 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,53s,189
18 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,53s,227
19 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) = 1m,54s,908
20 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = 1m,55s,091
21 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth) = 1m,55s,335
22 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = 1m,55s,760
23 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,56s,656
24 - Ma Qing Hua (China / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,58s,053
Resultado do 2º Treino Livre para o GP de Cingapura 2012 de Fórmula 1:
(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo)
1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,48s,340
2 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,48s,651
3 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,48s,896
4 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,48s,964
5 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,49s,086
6 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,49s,300
7 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,49s,339
8 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,49s,790
9 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,50s,039
10 - Romain Grosjean (França / Lotus / Renault) = 1m,50s,161
11 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,50s,263
12 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = 1m,50s,345
13 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,50s,636
14 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,50s,791
15 - Sergio Perez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,51s,122
16 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,51s,450
17 - Bruno Senna (Brasil / Williams F1 Team / Renault) = 1m,51s,452
18 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari = 1m,52s,009
19 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth = 1m,52s,218
20 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = 1m,52s,576
21 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth) = 1m,52s,863
22 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = 1m,52s,936
23 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,54s,448
24 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,54s,514
Um abraço!
@paulovitorpv8
Me lembro que semanas atrás, a Juliana (@juhgrou) no Twitter, estava acreditando mais do que qualquer um, em um forte desempenho de Sebastian Vettel e a Red Bull Racing no circuito de rua de Cingapura. Por algum motivo, isso ficou gravado na minha mente. Aparentemente ela estava certa, porque o alemão foi quem fez as voltas mais rápidas nesse primeiro dia de treinos na pista de corrida noturna.
Os brasileiros não foram bem, infelizmente. Felipe Massa fez voltas de tempos bem mais altos se comparados aos de Fernando Alonso, e Bruno Senna que desta vez pode correr na primeira sessão, bateu na segunda. O que provocou a paralisação desta etapa com a bandeira vermelha.
Resultados do 1º Treino Livre para o GP de Cingapura 2012 de Fórmula 1:
(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo)
1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,50s,566
2 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,50s,615s
3 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercdes-Benz) = 1m,51s,459
4 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,51s,525
5 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,51s,576
6 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,51s,655
7 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,51s,658
8 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,51s,943
9 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,52s,275
10 - Sergio Pérez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,52s,296
11 - Bruno Senna (Brasil / Williams F1 Team / Renault) = 1m,52s,629
12 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = 1m,52s,716
13 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,52s,839
14 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,52s,986
15 - Romain Grosjean (França / Lotus / Renault) = 1m,53s,028
16 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,53s,080
17 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,53s,189
18 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,53s,227
19 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) = 1m,54s,908
20 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = 1m,55s,091
21 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth) = 1m,55s,335
22 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = 1m,55s,760
23 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,56s,656
24 - Ma Qing Hua (China / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,58s,053
Resultado do 2º Treino Livre para o GP de Cingapura 2012 de Fórmula 1:
(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo)
1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,48s,340
2 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,48s,651
3 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,48s,896
4 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,48s,964
5 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,49s,086
6 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,49s,300
7 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,49s,339
8 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,49s,790
9 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,50s,039
10 - Romain Grosjean (França / Lotus / Renault) = 1m,50s,161
11 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,50s,263
12 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = 1m,50s,345
13 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,50s,636
14 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,50s,791
15 - Sergio Perez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,51s,122
16 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,51s,450
17 - Bruno Senna (Brasil / Williams F1 Team / Renault) = 1m,51s,452
18 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari = 1m,52s,009
19 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth = 1m,52s,218
20 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = 1m,52s,576
21 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth) = 1m,52s,863
22 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = 1m,52s,936
23 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,54s,448
24 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,54s,514
Um abraço!
@paulovitorpv8
quinta-feira, 20 de setembro de 2012
Fórmula 1 2012 - GP da Cingapura - Informações
Programação:
Sexta-feira = 1º Treino Livre às 7h, e 2º Treino Livre às 10h30.
Sábado = 3º Treino Livre às 7h, e Classificação às 10h.
Domingo = Largada da Corrida, às 9h.
Um abraço!
@paulovitorpv8
domingo, 16 de setembro de 2012
WEC Brasil 2012 - Toyota vence, e di Grassi sobe ao pódio
(Foto: Divulgação)
Resumão:
Após as ameaças de vitória, finalmente a Toyota com um forte ritmo de corrida, superou a Audi e venceu nas 6 Horas de São Paulo, etapa brasileira do WEC (Mundial de Endurance), com os pilotos: Wurz e Lapierre. Mas os alemães acabaram se tornando campeões antecipados.
Um dos pilotos da Audi, o brasileiro Lucas di Grassi, fez a volta mais rápida da corrida. Ele, Kristensen e McNish, foram ao pódio com o 3º lugar.
Outro brasilerio, Fernando Rees, que pilotava um Corvette da Larbre, venceu na categoria LMGTE Am. Mas após a corrida, por uma suposta irregularidade no carro, ele e seus companheiros Bornhauser e Canal foram desclassificados. Como a equipe não aceitou, o resultado final desta categoria ainda pode mudar, ou não. Agora, os vencedores são Ried, Roda e Ruberti, da Felbermayr que correu com um Porsche, e cruzaram a linha de chegada quase três voltas depois.
Um abraço!
@paulovitorpv8
Resumão:
Após as ameaças de vitória, finalmente a Toyota com um forte ritmo de corrida, superou a Audi e venceu nas 6 Horas de São Paulo, etapa brasileira do WEC (Mundial de Endurance), com os pilotos: Wurz e Lapierre. Mas os alemães acabaram se tornando campeões antecipados.
Um dos pilotos da Audi, o brasileiro Lucas di Grassi, fez a volta mais rápida da corrida. Ele, Kristensen e McNish, foram ao pódio com o 3º lugar.
Outro brasilerio, Fernando Rees, que pilotava um Corvette da Larbre, venceu na categoria LMGTE Am. Mas após a corrida, por uma suposta irregularidade no carro, ele e seus companheiros Bornhauser e Canal foram desclassificados. Como a equipe não aceitou, o resultado final desta categoria ainda pode mudar, ou não. Agora, os vencedores são Ried, Roda e Ruberti, da Felbermayr que correu com um Porsche, e cruzaram a linha de chegada quase três voltas depois.
Um abraço!
@paulovitorpv8
Indy 2012 - Em Fontana, Carpenter vence, e Hunter-Reay é campeão
Mais uma vez (a terceira seguida), o australiano Will Power perdeu o título de campeão da Fórmula Indy na última etapa. Quando nas últimas duas vezes quem se tornou campeão foi o escocês Dario Franchitti, desta vez quem levou o "caneco" para casa foi o americano Ryan Hunter-Reay, da Andretti.
Will Power bateu sozinho, quando estava disputando uma posição com... Hunter-Reay! Os dois partiram de posições ruins, e teriam que atravessar todo o pelotão para chegarem em boas posições. No caminho para o pelotão de frente, o australiano que é brilhante em circuitos mistos/de rua, mas não tão bom nos ovais, perdeu a traseira de sua Penske, e bateu no muro. A equipe fez de tudo para arrumar o carro DW12 de Power, e ele conseguiu voltar para a corrida para dar algumas voltas, mas logo abandonou. Hunter-Reay conquistou a colocação de que precisava, e assim, ganhou o título.
Ryan se tornou campeão, mas não foi ele o vencedor da corrida. Este, foi Ed Carpenter, que deixou as Chip Ganassi de Dario Franchitti e Scott Dixon para trás.
Quanto aos brasileiros, o melhor no final foi Helio Castroneves, que ficou em 5º. Rubens Barrichello teve problemas no motor, e teve que abandonar. E Tony Kanaan, que brigou pelas primeiras posições, e chegou a liderar a corrida, bateu forte no final.
(Fotos: AP, Getty Images, AFP)
Um abraço!
@paulovitorpv8
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
Descanse em paz, Sid Watkins
Morreu hoje aos 84 anos de idade, o Dr. Eric Sidney Watkins, que foi o chefe da equipe médica da Fórmula 1 entre 1978 e 2004.
Ele foi o responsável para aumentar a segurança em geral da categoria após a morte de seu amigo Ayrton Senna, que ele atendeu pessoalmente naquele 1º de maio de 1994 na curva Tamburello do autódromo de Ímola, na Itália. Desde então, mais nenhum piloto morreu dentro de um carro de Fórmula 1. Salvou as vidas de muitos pilotos, inclusive a de Rubens Barrichello, como ele mesmo diz pelo acidente que sofreu no mesmo final de semana em que Senna morreu.
Fica aqui no AutoblogPV8 esta simples homenagem à este grande médico. Descanse em paz, Sid.
Um abraço!
@paulovitorpv8
terça-feira, 11 de setembro de 2012
Link: Motorsport, por Pádua - "As 6 horas de São Paulo vem aí!"
Para quem não sabe muito sobre este grande evento automobilístico que teremos no Brasil neste final de semana, o Pádua escreveu este ótimo post, informando tudo: http://paduamotorsport.blogspot.com.br/2012/09/as-6-horas-de-sao-paulo-vem-ai.html
Um abraço!
@paulovitorpv8
Top Gear - Especial Ayrton Senna
Hoje não é aniversário do tricampeão, nem o dia que ele morreu, nem o dia que ele conquistou algujm título. Mas esse episódio do Top Gear, que se não me engano foi gravado em 2010, é muito bom, e eu achei ele completo, e sem a imagem invertida, o que é um pouco difícil. Por isso estou postando aqui. Faltou apenas a legenda, mas até eu que não sou lá muito bom em Inglês, consegui entender até bem. Não está difícil. Para quem está acostumado com simuladores de corrida, ou assiste os GPs por canais da Inglaterra, então, mais tranquilo ainda.
Aproveitem!
Um abraço!
@paulovitorpv8
GP2 / Fórmula 1 2012 - Teste de novatos, e Luiz Razia
Hoje no circuito de Magny-Cours, na França, aconteceu uma sessão de testes para novos pilotos que podem entrar para a Fórmula 1 em 2013. O que já aconteceu outra vez este ano, em Silverstone, mas naquele caso, não achei importante comentar aqui.
Foram para a pista hoje, o mais rápido, Jules Bianchi pela Scuderia Ferrari, o brasileiro Luiz Razia pela Force India, e Sam Bird, pela Mercedes AMG Petronas. Os resultados foram estes:
1 - Jules Bianchi (França / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m18s,070 (87 voltas)
2 - Luiz Razia (Brasil / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,18s,535 (64 voltas)
3 - Sam Bird (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,19s,094 (95 voltas)
Fiquei satisfeito com o resultado de Razia. Atualmente, pelo que vi nos melhores tempos de Alonso e di Resta no FP3 de Monza, a F2012 (Ferrari) é cerca de apenas 0,2 segundo mais rápida do que o VJM05 (Force India). Nesse caso, a diferença foi maior, mas Razia deu menos voltas e há muito tempo não pilotava um carro de Fórmula 1, que se não me engano a última vez foi em um treino livre do GP do Brasil no ano passado, pela Caterham (na época, Lotus). Enquanto Bianchi é piloto reserva da Force India (além de membro da Academia Ferrari), tem pilotado mais F1 ultimamente, e se não me engano, ele já havia pilotado o F2012 antes. Carros melhores. Aliás, se me lembro bem, ele participou do FP1 em Monza, o que foi bem recente. Amanhã o brasileiro já não participará mais dos testes, e o francês irá correr no VJM05.
Quanto a situação de Razia na GP2, ele foi mal no GP da Itália, e com isso Davide Valsecchi disparou na liderança. Agora para que Luiz Razia seja campeão da GP2 neste ano, ele terá que se sair muito bem na última etapa do campeonato, que será mais uma rodada dupla, no GP de Cingapura. Um título na GP2 é praticamente uma vaga garantida na Fórmula 1, que foi o que aconteceu com Timo Glock, Nico Rosberg, Lewis Hamilton, Nico Hülkenberg, Pastor Maldonado e Romain Grosjean. Mas o vice campeonato também pode dar uma chance ao brasileiro, como deu aos pilotos Nelsinho Piquet, Bruno Senna, Lucas di Grassi, Heikki Kovalainen, Sergio Pérez e Vitaly Petrov. E também, Razia tem um bom número de patrocinadores, o que é muito importante para se entrar na Fórmula 1 hoje em dia.
(Foto: LAT)
Um abraço!
@paulovitorpv8
domingo, 9 de setembro de 2012
40 anos do primeiro título de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1
Hoje aconteceu o GP de Monza, Itália, de Fórmula 1. 40 anos atrás, nesta mesma etapa do Mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi se tornava o primeiro brasileiro a ser campeão da maior categoria do automobilismo mundial, superando escocês Jackie Stewart. Também foi rival de outro grande piloto: Niki Lauda.
Curiosidade: Fittipaldi foi por décadas o campeão mais jovem da Fórmula 1, e este recorde só foi quebrado em 2005, por Fernando Alonso, e três anos depois, em 2008, Lewis Hamilton, que em 2010, perdeu este "título" para Sebastian Vettel.
Emerson não parou por aí. Ganhou mais um título na Fórmula 1, e depois foi para a Fórmula Indy, onde ganhou mais um título por lá, e venceu - duas vezes - a tradicional Indy 500, ou 500 Milhas de Indianápolis (o que é mais um título).
Parabéns, senhor muitas vezes campeão!
Link - Esporte Espetacular (matéria sobre Emerson e seus netos, que estão nas categorias de base da NASCAR): http://globoesporte.globo.com/esporte-espetacular/videos/t/edicoes/v/emerson-fittipaldi-vai-aos-eua-divide-pista-com-neto-pietro-piloto-da-base-da-stock-car/2130378/
Aproveitando, mais uma matéria do EE de hoje, a respeito de Zanardi, sobre o qual andei escrevendo (coloquei aqui porque Emerson estava no estúdio do programa): http://globoesporte.globo.com/esporte-espetacular/videos/t/edicoes/v/alessandro-zanardi-volta-a-brilhar/2130380/
Um abraço!
@paulovitorpv8
Robert Kubica é campeão do Ronde Gomitolo di Lana!
(Fotos: Twitter)
Depois de passar por um grave acidente de rali 19 meses atrás, e assim ter sua carreira no automobilismo encerrada por muitos, o polonês Robert Kubica deu a volta por cima das dificuldades, e hoje pela Subaru, se tornou campeão do rali Ronde Gomitolo di Lana! E como se fosse pouco, ele venceu a prova com 58 segundos de vantagem.
O objetivo de Robert é voltar para Fórmula 1, seja em 2013 ou 2014. Ele é jovem, e sempre foi um piloto muito talentoso, o que já lhe garantiu uma vitória, em 2008, com o carro da BMW Sauber, um ano depois e na mesma pista onde ele tinha sofrido outro grave acidente.
Ele pretende correr em outro rali no próximo final de semana, e os concorrentes que se cuidem, porque Kubica voltou com a velocidade acumulada que guardou durante todo este tempo. Vai, Robert Kubica!
Um abraço!
@paulovitorpv8
Depois de passar por um grave acidente de rali 19 meses atrás, e assim ter sua carreira no automobilismo encerrada por muitos, o polonês Robert Kubica deu a volta por cima das dificuldades, e hoje pela Subaru, se tornou campeão do rali Ronde Gomitolo di Lana! E como se fosse pouco, ele venceu a prova com 58 segundos de vantagem.
O objetivo de Robert é voltar para Fórmula 1, seja em 2013 ou 2014. Ele é jovem, e sempre foi um piloto muito talentoso, o que já lhe garantiu uma vitória, em 2008, com o carro da BMW Sauber, um ano depois e na mesma pista onde ele tinha sofrido outro grave acidente.
Ele pretende correr em outro rali no próximo final de semana, e os concorrentes que se cuidem, porque Kubica voltou com a velocidade acumulada que guardou durante todo este tempo. Vai, Robert Kubica!
Um abraço!
@paulovitorpv8
Fórmula 1 2012 - GP da Itália - Corrida
Dessa vez com Lewis Hamilton, de ponta a ponta mais uma vez, a McLaren venceu sua terceira corrida seguida! O vencedor só foi um pouco ameaçado no final da prova, por Sergio Pérez, que fez uma corrida brilhante, ganhando 10 posições.
E em terceiro veio... Felipe Massa? Não. Fernando Alonso, que havia largado em 10º, e fez uma ótima corrida. Apenas teve problemas com Sebastian Vettel, sobre os quais irei falar em breve. Ou melhor, Vettel teve problemas com Alonso. O brasileiro veio em seguida, mas fez uma boa corrida, e eu vou explicar o por que de isso ter acontecido já já.
Na tranquila e limpa largada, Felipe Massa se saiu muito bem, tomando a posição de Jenson Button nos primeiros metros, e antes da primeira curva, já estava lado a lado com o líder Lewis Hamilton, ameaçando fortemente a posição do inglês, que fechou as portas para o brasileiro na primeira curva. O que claro, está certo. Apenas defendeu a sua posição. Engraçado é que para a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), ou como diz o Pádua, "Ferrari's International Assistence", viu problema quando Vettel fechou a porta para o Alonso.
Mas voltando ao caso do Massa, ele manteve essa posição até bem perto do fim do Grande Prêmio, mas chegou um momento em que o Alonso se aproximou, e mais uma vez usando uma fala do amigo Pádua em seu post sobre este mesmo GP (que aliás, vou deixar o link no final do post), " 'Preserve seus pneus como puder, mas já aviso que Alonso é terceiro e está atrás de você'. O novo 'Fernando is faster than you'. Mas não estou reclamando disso". Mas não tem problema mesmo. É completamente normal nesse esporte um piloto da equipe ceder sua posição ao outro, principalmente quando ele está disputando o título e é líder do campeonato (o que não foi o caso no GP da Alemanha de 2010). Além disso, o próprio Felipe disse que ajudaria como pudesse o Fernando a conquistar o título, e o "Jogo de Equipe" não é mais proibido. E também, é importante que Felipe se mostre útil ao Fernando, pois o bicampeão espanhol pode salvá-lo, já que a escolha dele tem peso dentro da Scuderia Ferrari, se Massa fica ou sai.
Até aí, a ordem de chegada dos três primeiros seria: Hamilton, Alonso e Massa. Mas, o Ligeirinho (referência ao Pérez, porque o veloz rato de desenho animado é mexicano) apostou em uma estretégia de uma parada, deixando para trocar seus pneus bem mais tarde do que os outros. Então com pneus bem mais conservados, ele veio com tudo para cima dos dois carros da Ferrari, e rapidamente ultrapassou os dois. Com algumas voltas a mais, não duvido que ele deixaria Hamilton para trás também.
Enfim, não é que Massa foi ruim. Na verdade, ele correu muito bem, e cometeu menos erros do que o Alonso. E com uma boa estratégia, o Sauber C31 de Sergio Pérez, sempre fica mais rápido do que as F2012 da Ferrari nos finais de prova. Logo, o desempenho do brasileiro não poderia ser melhor. Seu resultado foi bom para a Scuderia Ferrari, e bom para Fernando Alonso, o que pode significar que foi bom para ele mesmo também, pois precisa renovar o seu contrato.
Em um duelo de bicampeões, veio a polêmica dessa corrida, que foi a punição que Vettel recebeu ao simplesmente defender a sua posição de um espanhol que veio cheio de vontade para ultrapassá-lo. Na saída de uma curva, Alonso tentou passar o alemão, e este, fechou a porta, fazendo com que o ferrarista saísse da pista. Mas ele saiu porque quis, pois poderia muito bem ter desacelerado para tentar outra manobra na próxima curva. E sobre o que eu falei antes, sobre a FIA ajudar a Ferrari, é que no ano passado, neste mesmo Grande Prêmio, e se me lembro bem, quase no mesmo trecho, Fernando Alonso fez a mesma coisa com Sebastian Vettel, e não foi punido por isso. Só que nesta ocasião, a atuação do alemão foi muito mais impressionante do que a do espanhol neste ano. Vettel colocou duas rodas para fora da pista, e realizou a ultrapassagem com perfeição. Mas como dessa vez quem teve o pé pisado foi a Ferrari, e Alonso reclamou muito pelo rádio, veio a punição injusta. O que a FIA queria? Que Vettel tirasse seu RB8 do traçado, como se estivesse dizendo "quer passar Alonso? Ah, claro, olha só, abri caminho pra você, e me desculpe por ter te atrasado". Só faltaria pedir ao alemão que ele desacelerasse.
Bom, choro do Alonso atentido, Vettel foi cumprir uma passagem extra e - na minha opinião - injusta pelos boxes.
Bom, e Bruno Senna, fez uma corrida média, mas salvou o último ponto da Williams, por ter atingido a zona de pontuação ao conseguir três posições. Seu companheiro de equipe, Pastor Maldonado, após fazer uma boa corrida de recuperação, cruzou a linha de chegada logo após o brasileiro.
Vamos aos abandonos...
Quase no final da corrida, Webber rodou, Hülkenberg abandonou, e o motor de Vettel quebrou. E tudo isso rimou (risos). Um pouco depois de metade das voltas, Jenson Button também teve problemas em seu MP4-27, e teve que abandonar.
Mas o acidente que mais chamou a atenção, foi esse:
Jean-Eric Vergne, o francês da Scuderia Toro Rosso, estava em alta velocidade no final de uma longa reta quando de repente, do nada mesmo, aparentemente uma de suas suspensões traseiras quebrou, e ele saiu voando e rodando. Ainda bem que nada grave aconteceu. Ele apenas disse ter sentido uma certa dor nas costas. Normal, depois de um acidente como esse.
Se há mais alguma coisa para destacar aqui, é o 100º Grande Prêmio de Fórmula 1 de Pedro de la Rosa, que terminou em 18º.
Ordem de chegada do GP da Itália 2012 de Fórmula 1:
(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)
1 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1h,19m,41s,221
2 - Sergio Pérez (México / Sauber / Ferrari) = a 4s,356
3 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 20s,594
4 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 29s,667
5 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = a 30s,881
6 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 31s,259
7 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercdes-Benz) = a 33s,550
8 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = a 41s,057
9 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 43s,898
10 - Bruno Senna (Brasil / Williams F1 Team / Renault) = a 48s,144
11 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = a 48s,682
12 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 50s,316
13- Jerome d'Ambrosio (Bélgica / Lotus / Renault) = a 1m,15s,861
14 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = a 1 volta
15 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = a 1 volta
16 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth) = a 1 volta
17 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) = a 1 volta
18 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = a 1 volta
19 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = a 1 volta
Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/
Mais uma coisa sobre Monza, só de curiosidade mesmo. Veja como Monza é um lugar onde é importante para um piloto da Scuderia Ferrari ter o melhor resultado possível:
Bom, e aqui, a análise do GP da Itália feita pelo Pádua: http://paduamotorsport.blogspot.com.br/2012/09/hamiton-vence-em-monza-perez-em-segundo.html
(Fotos: Reuters, Sauber AG, Ercole Colombo, Getty Images, LAT, Terra, HRT)
Fórmula 1, até Cingapura, daqui duas semanas!
Um abraço!
@paulovitorpv8
sábado, 8 de setembro de 2012
Fórmula 1 2012 - GP da Itália - Classificação
(Foto: AFP - Gostaram da escadinha? - Rs)
A McLaren provou que veio com força, e confirmou as expectativas de muitos. Inclusive as minhas. Com uma dobradinha da tradicional equipe inglesa, Lewis Hamilton larga na pole position, ao lado de Jenson Button. E vejam só quem voltou a aparecer entre os três primeiros... Felipe Massa, da Scuderia Ferrari! Muito bom o desempenho do brasileiro. E na frente da fanática trocida da equipe italiana, que corre em casa neste final de semana. Só não ficaram mais felizes, porque ele cometeu erros no Q3, e ficou apenas como 10º.
Bruno Senna foi um pouco menos rápido do que Pastor Maldonado, mas vai largar bem na frente do venezuelano, por causa das puniçiões que ele recebeu pelo que aconteceu no GP da Bélgica (queima de largada e acidente).
Quem também vai perder posições, será Paul di Resta, da Force India, por ter trocado o câmbio. Se não fosse isso, ele poderia largar em 4º. Quem se deu bem com isso, foi Michael Schumacher, que herdou a posição. Além disso, o outro piloto da equipe indiana, o alemão Nico Hülkenberg, irá largar em último, por não ter marcado tempo de volta. É, a Force India pode fazer o favor de caprichar na estratégia de amanhã, e seus pilotos não poderão cometer muitos erros.
Resultado da classificação para o GP da Itália 2012 de Fórmula 1:
(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo)
Q3:
1 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,24s,010
2 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,24s,133
3 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,24s,247
4 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,24s,540
5 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,24s,802
6 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,24s,833
7 - Kimi Räikkönen (Finlândia / Lotus / Renault) = 1m,24s,855
8 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,25s,109
9 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz)* = 1m,24s,304
10 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,25s,678
Q2:
11 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,24s,809
12 - Sergio Pérez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,24s,901
13 - Bruno Senna (Brasil / Williams F1 Team / Renault) = 1m,25s,042
14 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,25s,312
15 - Jérôme d'Ambrosio (Bélgica / Lotus / Renault) = 1m,25s,408
16- Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,25s,441
17 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = 1m,26s,382
Q1:
18 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = 1m,26s,887
19 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) = 1m,27s,039
20 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth) = 1m,27s,073
21 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,27s,441
22 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault)* = 1m,24s,820
23 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,27s,629
24 - Nico Hülkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = não marcou tempo de volta
Laragada amanhã às 9h!
Um abraço!
@paulovitorpv8
A McLaren provou que veio com força, e confirmou as expectativas de muitos. Inclusive as minhas. Com uma dobradinha da tradicional equipe inglesa, Lewis Hamilton larga na pole position, ao lado de Jenson Button. E vejam só quem voltou a aparecer entre os três primeiros... Felipe Massa, da Scuderia Ferrari! Muito bom o desempenho do brasileiro. E na frente da fanática trocida da equipe italiana, que corre em casa neste final de semana. Só não ficaram mais felizes, porque ele cometeu erros no Q3, e ficou apenas como 10º.
Bruno Senna foi um pouco menos rápido do que Pastor Maldonado, mas vai largar bem na frente do venezuelano, por causa das puniçiões que ele recebeu pelo que aconteceu no GP da Bélgica (queima de largada e acidente).
Quem também vai perder posições, será Paul di Resta, da Force India, por ter trocado o câmbio. Se não fosse isso, ele poderia largar em 4º. Quem se deu bem com isso, foi Michael Schumacher, que herdou a posição. Além disso, o outro piloto da equipe indiana, o alemão Nico Hülkenberg, irá largar em último, por não ter marcado tempo de volta. É, a Force India pode fazer o favor de caprichar na estratégia de amanhã, e seus pilotos não poderão cometer muitos erros.
Resultado da classificação para o GP da Itália 2012 de Fórmula 1:
(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo)
Q3:
1 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,24s,010
2 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,24s,133
3 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,24s,247
4 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,24s,540
5 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,24s,802
6 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,24s,833
7 - Kimi Räikkönen (Finlândia / Lotus / Renault) = 1m,24s,855
8 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,25s,109
9 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz)* = 1m,24s,304
10 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,25s,678
Q2:
11 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,24s,809
12 - Sergio Pérez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,24s,901
13 - Bruno Senna (Brasil / Williams F1 Team / Renault) = 1m,25s,042
14 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,25s,312
15 - Jérôme d'Ambrosio (Bélgica / Lotus / Renault) = 1m,25s,408
16- Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,25s,441
17 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = 1m,26s,382
Q1:
18 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = 1m,26s,887
19 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) = 1m,27s,039
20 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth) = 1m,27s,073
21 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,27s,441
22 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault)* = 1m,24s,820
23 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,27s,629
24 - Nico Hülkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = não marcou tempo de volta
Laragada amanhã às 9h!
Um abraço!
@paulovitorpv8