quarta-feira, 28 de março de 2012

Toyota Corolla XRS


Esportivo? Vai sonhando...
Mas ainda é um Corolla, e Corolla é Corolla. Um bom carro.
O Toyota Corolla XRS, é mais um daqueles carros da série "parece mas não é", no caso, um esportivo.
O visual esportivo, vem com grade, rodas, spoilers, saias, e aerofólio com brake-light. No interior, bancos com costura vermelha, revestido por couro, assim como a manopla de câmbio. Os tapetes são exclusivos da versão XRS, e o volante possui borboletas para trocas sequenciais.
Mas o motor, é o mesmo 2.0 que equipa outras versões, que gera 153 cv com etanol e 142 cv gasolina. O câmbio, como já disse, é sequencial, mas com apenas 4 marchas.
Quer um esportivo nacional? Compre um Honda Civic Si, ou um Volkswagen Golf GTi, usados, é claro. Pois no Brasil não são feitos mais carros esportivos. E não, Fiat Punto e Bravo T-Jet, não são esportivos. São bons, e rápidos sim, mas não são esportivos.

Um abraço!
@paulovitorpv8

domingo, 25 de março de 2012

Fórmula Indy 2012 - São Petersburgo - Corrida

(Foto: AP)

Brasil vitorioso em mais uma das principais categorias automobilísticas do mundo, em um mesmo final de semana!
Helio Castroneves, o Spider-Man da Fórmula Indy, venceu a primeira corrida do ano! O apelido, foi dado pela torcida, porque ele gosta de escalar as telas das arquibancadas após duas vitórias. E nesta vitória, uma homenagem ao falecido Dan Wheldon.
Para quem não conhece muito Helio, ele é bicampeão da categoria estadunidense, e também ganhou as 500 Milhas de Indianápolis três vezes.
Tony Kanaan não pode ir até o final, mas o estreante Rubens Barrichello (é até estranho chamar ele de estreante), mostrou que sabe correr bem em seu novo carro. Pena que um erro de estratégia fez Rubinho voltar aos boxes para reabastecimento na penúltima volta, fazendo com que ele chegasse em 17º, após ter largado em 13º, e ter ocupado a 8ª posição até ter o problema com combustível. Mas o que importa é que ele mostrou ter habilidade, e olha que ainda nem se acostumou com tudo da categoria.

Um abraço!
@paulovitorpv8

Fórmula 1 2012 - GP da Malásia - Corrida

Que corrida!
Fernando Alonso, com o criticado F2012, carro da Scuderia Ferrari, cruza a linha de chegada em 1º lugar! E tão surpreendente quanto, ou mais surpreendente ainda, foi Sergio Pérez ter chegado com o C31 da Sauber em 2º lugar! As lágrimas escorreram pelos rostos do engenheiro de Alonso, e de Peter Sauber, dono da equipe na qual Pérez corre.
Lewis Hamilton que era o pole-position, como na Austrália, terminou em 3º, também da mesma maneira que foi na corrida anterior. Mas ele se diz satisfeito com o resultado, afinal, foi uma corrida muito difícil e tumultuada.
É bom Felipe Massa ficar esperto, pois no final do ano seu contrato com a Ferrari termina, e é bem provável que ele não continuará no time de Maranello. Se ele não mostrar que também é um bom piloto, quem sabe, ele pode até sair da Fórmula 1, o que eu espero que não aconteça. Felipe terminou a corrida em 15º.
Já o outro brasileiro, Bruno Senna, fez uma ótima corrida, levando o Williams FW34 ao 6º lugar. Teve problemas no início, mas depois se recuperou, fazendo belas ultrapassagens. Seu companheiro, o venezuelano Pastro Maldonado, que largou na frente, terminou a corrida em 19º.
Quanto aos companheiros dos outros pilotos presente no pódio, Kamui Kobayashi não terminou a corrida, e Jenson Button foi o 14º. O inglês ia bem, mas em seu caminho estava o retardatário Karthikeyan, com o lento carro da Hispania, tão lento que fez Button acertar sua asa dianteira no carro do indiano, e por isso ele teve que ia aos boxes trocar o bico, perdendo muitas posições.
Também devo comentar sobre Michael Schumacher. O alemão heptacampeão deveria brilhar nesta corrida, já que seu carro anda bem na chuva, e ele sempre foi muito bom neste circuito, mas por culpa do desastrado Romain Grosjean, da Lotus, os dois acabaram rodando logo no início da primeira volta. Grosjean, que fez uma largada espetacular, acabou atolando seu E20 em uma caixa de brita voltas depois, não podendo terminar a corrida. Só ele e Kobayashi não foram até o fim.


Fernando Alonso e Sergio Pérez chegaram a disputar a liderança, mas a poucas voltas do fim, o mexicano saiu da pista. Talvez a mensagem da equipe por rádio de que "2º lugar é muito importante para nós", tenha causado algum efeito em Sergio, tirando a concentração dele para tentar deixar Alonso para trás. Se isto não tivesse acontecido, talvez Sergio teria vencido, já que estava se aproximado 0,6s de Alonso a cada volta. Difícil seria manter um duelo com o espanhol bicampeão, para fazer a ultrapassagem.

Por causa da forte chuva, coisa que é comum no GP da Malásia, a bandeira vermelha esteve presente no circuito de Sepang, sendo agitada durante 50 minutos. Neste momento, Fernando Alonso estava em 5º, o que já era bom demais para ele, e por isto até pediu para que a corrida terminasse assim. Se ele soubesse que venceria, com certeza não pediria isto. O Safety Car também esteve presente na pista durante um bom número de voltas.

Resultado do GP da Malásia 2012 de Fórmula 1:
(Posição / Nome / País / Equipe / Motor / Tempo)

1 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 56 voltas em 2h,44m,51s,812
2 - Sergio Perez (México / Sauber / Ferrari) = a 2s,263
3 - Lewis Hamilton (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = a 14s,591
4 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = a 17s,688
5 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = a 29s,456
6 - Bruno Senna (Brasil / Williams / Renault) = a 37s,667
7 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = a 44s,412
8 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 46s,985
9 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = a 47s,892
10 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG / Mercedes-Benz) = a 49s,996
11 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = a 1m,15s,527
12 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1m,16s,826
13 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG / Mercedes-Benz) = a 1m,18s,593
14 - Jenson Button (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = a 1m,19s,719
15 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 1m,37s,319
16 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = a 1 volta
17 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) = a 1 volta
18 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = a 1 volta
19 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams / Renault) = a 2 voltas
20 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth) = a 2 voltas
21 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = a 2 voltas
22 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = a 2 voltas


Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/


(Fotos: Sutton Images)

Um abraço!
@paulovitorpv8

sábado, 24 de março de 2012

GP2 2012 - GP da Malásia - 1ª e 2ª Corridas


Vitória do Brasil na primeira corrida da temporada 2012 da GP2!
O baiano Luiz Razia da equipe Arden, por pouco perdeu a pole-position, mas conseguiu largar melhor, tomou a liderança, fez uma ótima corrida, e assim subiu no lugar mais alto do pódio, no qual ele ouviu o hino do Brasil completo. E não é só com isso que nós brasileiros podemos ficar animados. Felipe Nasr, em sua primeira corrida pela GP2, com um carro quase três vezes mais potente do que o da antiga categoria dele (F-3 Inglesa), com pneus que ele mal conhecia, em uma pista que ele não conhecia, na qual o clima é muito quente, conseguiu um impressionante 6º lugar! Ele não deu sossego para seus adversários!

Na 2ª corrida, mais alegrias para nós brasileiros! Felipe Nasr, em sua segunda corrida na GP2, tendo todas as dificuldades que já citei, subiu ao pódio em 3º lugar! E Luiz Razia em 5º, assumiu a liderança do campeonato!

Um abraço!
@paulovitorpv8

Fórmula 1 2012 - GP da Malásia - 3º Treino Livre e Classificação

Link(Foto: Sutton Images)

No 3º treino livre, Nico Rosberg surpreendeu à todos, sendo o piloto mais rápido. Vou deixar aqui um link para um ótimo site, falando deste treino: http://www.corridadeformula1.com/rosberg-lidera-ultimo-treino-livre-para-o-gp-da-malasia-2012/ Afinal, esse treino já passou, e teve a classificação, então não vejo muitos motivos para escrever um post atrasado só para isso. E é bom que vocês ficam conhecendo o "CORRIDAF1", que é um site completo sobre a principal categoria do automobilismo mundial.

Bom, vamos falar da classificação...

Olha aí alguém que há muito tempo não aparecia entre os três primeiros: Michael Schumacher! E ele quase conseguiu a primeira fila, mas aí veio o Button para completar mais uma dobradinha da McLaren, na qual Lewis Hamilton é novamente o pole-position.
Na Red Bull Racing, o primeiro carro do grid é o de Mark Webber, depois o de Sebastian Vettel, nas posições de 4º e 6º lugares, respectivamente.
Os brasileiros, Felipe Massa e Bruno Senna, tiveram tempos bem próximos. Bruno foi apenas um pouco menos rápido do que Pastor Maldonado, assim como Felipe Massa em relação à Fernando Alonso.
Ah! E nesta etapa os carros da Hispania poderão se arrastar na pista, e tomar muitas bandeiras azuis (Rs).


Resultado da Classificação para o GP da Malásia 2012 de Fórmula 1:
(Posição / Nome / País / Equipe / Motor / Tempo)

Q3:

1 - Lewis Hamilton (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,36s,219
2 - Jenson Button (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,36s,368
3 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG / Mercedes-Benz) = 1m,36s,391
4 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,36s,461
5 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = 1m,36s,461
6 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,36s,634
7 - Romain Grosjean (França / Lotus / Renault) = 1m,36s,658
8 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG / Mercedes-Benz) = 1m,36s,664
9 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,37s,566
10 - Sergio Pérez (México / Sauber / Ferrari) = 1m,37s,698

Q2:

11 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams / Renault) = 1m,37s,589
12 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,37s,731
13 - Bruno Senna (Brasil / Williams / Renault) = 1m,37s,841
14 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,37s,877
15 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,37s,883
16 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,37s,890
17 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber / Ferrari) - 1m,38s,069

Q1:

18 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,39s,077
19 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = 1m,39s,306
20 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = 1m,39s,567
21 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) = 1m,40s,903
22 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth) = 1m,41s,250
23 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,42s,914
24 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,43s,655


"@f1brasil: Não perca a hora! A largada para o GP da Malásia de 2012 acontece neste domingo, às 5h.


Um abraço!
@paulovitorpv8

sexta-feira, 23 de março de 2012

Fórmula 1 2012 - GP da Malásia - 2º Treino Livre

(Foto: Sutton Images)

E no 2º treino livre, Lewis Hamilton da McLaren continuou na liderança. E desta vez, quem esteve mais próximo do inglês foi o heptacampeão Michael Schumacher. Os brasileiros andaram praticamente juntos.


Temos do 2º Treino Livre para o GP da Malásia 2012 de Fórmula 1:
(Posição / Nome / País / Equipe / Motor / Tempo / Diferença / Número de voltas)


1 - Lewis Hamilton (Ingçaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,38s,172 (28 voltas)
2 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG / Mercedes-Benz) = 1m,38s,533 + 0s,361 (34)
3 - Jenson Button (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,38s,535 + 0s,363 (29)
4 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG / Mercedes-Benz) = 1m,38s,696 + 0s,524 (34)
5 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,38s,853 + 0s,681 (33)
6 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,38s,891 + 0s,719 (27)
7 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,39s,133 + 0s,961 (29)
8 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,39s,297 + 1s,125 (33)
9 - Romain Grosjean (França / Lotus / Renault) = 1m,39s,311 + 1s,139 (22)
10 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,39s,402 + 1s,230 (25)
11 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams / Renault) = 1m,39s,444 + 1s,272 (35)
12 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,39s,464 + 1s,292 (26)
13 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,39s,625 + 1s,453 (20)
14 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber / Ferrari) = 1m,39s,687 + 1s,515 (16)
15 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = 1m,39s,696 + 1s,524 (29)
16 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,40s,271 + 2s,099 (27)
17 - Bruno Senna (Brasil / Williams / Renault) = 1m,40s,678 + 2s,506 (34)
18 - Sergio Pérez (México / Sauber / Ferrari) = 1m,40s,947 + 2s,775 (33)
19 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = 1m,41s,464 + 3s,292 (25)
20 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) = 1m,41s,681 + 3s,509 (20)
21 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = 1m,42s,594 + 4s,422 (18)
22 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth) = 1m,42s,874 + 4s,702 (24)
23 - Narain Karthikeyan (Índia /Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,43s,658 + 5s,486 (18)
24 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,43s,823 + 5s,561 (22)


Um abraço!
@paulovitorpv8

Fórmula 1 2012 - GP da Malásia - 1º Treino Livre

(Foto: Sutton Images)

Lewis Hamilton, da McLaren, liderou o 1º treino livre para o GP da Malásia, e Sebastian Vettel não ficou muito atrás...
E Felipe Massa foi mais rápido do que Fernando Alonso.
Bruno Senna não foi para pista. No lugar do brasileiro, foi o piloto reserva da Williams, Valtteri Bottas. Bottas está acostumado com carros de GP3, e foi mais rápido que Pastor Maldonado, se destacando muito.


Tempos do 1º Treino Livre para o GP da Malásia 2012 de Fórmula 1:
(Posição / Nome / País / Equipe / Motor / Tempo / Diferença / Número de voltas)

1 - Lewis Hamilton (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,38s,021 (19 voltas)
2 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,38s,535 + 0s,514 (21)
3 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG / Mercedes-Benz) = 1m,38s,813 + 0s,792 (21)
4 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG / Mercedes-Benz) = 1m,38s,826 + 0s,805 (19)
5 - Romain Grosjean (França / Lotus / Renault) = 1m,38s,919 + 0s,898 (17)
6 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,39s,092 + 1s,071 (20)
7 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = 1m,39s,128 + 1s,107 (22)
8 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,39s,298 + 1s,277 (23)
9 - Jenson Button (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,39s,323 + 1s,302 (15)
10 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,39s,440 + 1s,419 (19)
11 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams / Renault) = 1m,39s,724 + 1s,703 (23)
12 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams / Renault) = 1m,39s,783 + 1s,762 (23)
13 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,39s,896 + 1s,875 (16)
14 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber / Ferrari) = 1m,39s,910 + 1s,889 (21)
15 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,39s,980 + 1s,959 (23)
16 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,40s,099 + 2s,078 (23)
17 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = 1m,40s,247 + 2s,226 (19)
18 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,40s,469 + 2s,448 (23)
19 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = 1m,40s,857 + 2s,836 (25)
20 - Sergio Pérez (México / Sauber / Ferrari) = 1m,41s,085 + 3s,064 (23)
21 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) = 1m,43s,170 + 5s,149 (18)
22 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth) = 1m,44s,580 + 6s,559 (14)
23 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,45s,360 + 7s,339 (8)
24 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispanuia Racing Team / Cosworth) = 1m,45s,528 + 7s,507 (18)


Um abraço!
@paulovitorpv8

quarta-feira, 21 de março de 2012

Parabéns, Ayrton Senna da Silva! 52 anos.


Se estivesse vivo, o tricampeão de Fórmula 1, campeão de Fórmula 3, campeão de Fórmula Ford 1600 e Fórmula Ford 2000, e campeão de diferentes campeonatos de kart, estaria completando hoje 52 anos de idade.
Mas ele não é lembrado apenas pelos seus tantos títulos e conquistas...
Ayrton Senna é lembrado pela boa pessoa que foi. Exemplo de garra, de fé, de força de vontade, de desejo de vitória. Ídolo nacional e internacional.

Parabéns, grande Ayrton Senna da Silva!

"Olê, olê olê, olá... Senna, Senna!"

Um abraço!
@paulovitorpv8

domingo, 18 de março de 2012

Vamos falar um pouco de Fórmula Vee


Sei que já escrevi outros posts sobre esta categoria, mas nestes, faltava um pouco de informação. Dados mais específicos, sabe? Por isso, posso dizer que os verdadeiros autores deste post são: Roberdo da Silva Zullino (piloto da F-Vee) e Rodrigo Suardi (piloto de kart).

"12.2 – Motor É obrigatório o uso do motor VW Tipo 1, boxer de quatro cilindros refrigerado a ar, alimentado a álcool, originais do Sedan VW, Brasilia, ou Kombi, nacionais, com cilindrada original de 1.584 cc, de preferência, mas não obrigatórios, os motores fabricados após 1984 de seis aletas e carcaça de prisioneiros finos. Somente serão permitidas peças de fabricação nacional e com medidas e especificações originais de série, sendo proibidas peças importadas ou especiais, como virabrequins, bielas, anéis, pistões, bombas de óleo, bronzinas, mancais, etc. Será permitido o uso de carcaças de fabricação RIMA para exportação, bem como as reforçadas da mesma marca de uso aeronáutico. Comando de Válvulas: somente será permitido o utilizado na Kombi com injeção eletrônica, pistões com sobre medida de até 1,0 mm e folgas internas livres. A taxa de compressão é livre. No virabrequim é permitido tornear um vinco de 3 mm de profundidade por 4 mm de largura, no centro dos três mancais de apoio da bronzina de mancal, a fim de melhorar a lubrificação, se necessário. É obrigatório o uso de separadores no cárter. Será permitido o alívio de até 2 kg do volante do motor. Lubrificação: o radiador de óleo deverá ser alimentado diretamente da carcaça aproveitando-se os orifícios do radiador original. As mangueiras podem ser as menores possíveis em comprimento e os niples e junções da melhor qualidade possível para que se evitem vazamentos. Niples e mangueiras com braçadeiras serão aceitas desde que vistoriadas pela organização. É obrigatório o uso de bujão recuperador de óleo. A bomba de óleo permitida é a original, admitindo-se o modelo de maior volume, desde que de fabricação nacional, podendo-se também modificar a bomba para aumento de pressão e vazão. É permitido o balanceamento estático e dinâmico das peças móveis, sendo que o peso mínimo admitido dos pistões é de 425 gramas. Não será permitido nenhum tipo de retrabalho nos cabeçotes, polimento de coletores e passagens de ar, retrabalho nas sedes de válvulas com retirada ou adição de materiais, sendo proibidos válvulas ou comandos retrabalhados. Recomenda-se que os balanceiros das válvulas devem ser os da Kombi moderna que são mais resistentes. É proibido o uso de balanceiros importados ou com roletes. As molas de válvula devem ser originais da linha VW a ar, sendo proibido o uso de molas duplas, pode-se usar calços para aumentar a tensão das molas originais. O escapamento é livre, podendo ser de saídas 4x1 ou 4x2, desde que seu comprimento máximo de não ultrapasse 30 cm da linha vertical que delimita o chassi na traseira.
12.3 – Carburação Dupla original, marca Solex PDSI, com diâmetro máximo de 32 mm medido na borboleta e de 22 mm no venturi , não sendo permitido nenhum tipo de retrabalho interno. Giclês são livres, desde que nacionais e mantidas as "medalhinhas” 100 ou 125 , sendo também permitida a usinagem da tampa do carburador para eliminação do suporte do filtro. Coletores de admissão, de ferro ou alumínio, são livres desde que nacionais e semelhantes aos originais da linha VW a ar. Não é permitido nenhum tipo de retrabalho ou polimento.
12.4 – Caixa de câmbio, diferencial e embreagem Original VW dos modelos Sedan (Fusca) 1500, 1600, Brasilia e Kombi Diesel, sendo que as engrenagens podem ser intercambiáveis, desde que mantidas as características e as identificações das peças originais." - Rodrigo Suardi (fonte: regulamento da F-Vee).

"
Potência medida na roda com venturi de 22 mm nos dois carburadores Solex 32 dentro de regulamento de 2011: 75 HP na roda.
Ainda não medimos a potência com os venturis de 24 mm dentro do regulamento de 2012, acredito que chegue a quase 80 HP na roda.
Tempo de volta em Interlagos: 2:06:640, mais ou menos 125 km/h de média. Velocidade máxima nas freadas do S do Senna e do Lago: 175 km/h.
Como se pode deduzir o Formula Vee faz milagre por virar tão rápido tendo uma velocidade máxima não muito alta. Simples, não há milagre algum, o carro contorna muito bem e se pode frear muito mais dentro da curva. Carros normais freiam nos 100 metros, os Formula Vees freiam 20 metros depois dos 50, ou seja, andam 70 metros a mais em velocidade máxima que os outros, isso em duas curvas de fácil medição, S do Senna e Lago.
A categoria começou virando 2:14 em train normal de corrida, o atual já é inferior a 2:09.
O Kit é vendido por R$ 12 mil à vista para último pronto que tem número 038. Os subsequentes estão cortados, mas ainda não soldados e irão ser vendidos em 3 vezes, 4 mil na encomenda, 4 mil depois de 30 dias, 4 mil na entrega (45 dias).
No Kit vem chassis, caixa de direção de alumínio e uma volta, assoalho, parede corta fogo, tanque em alumínio, trambulador, banco de fibra, carenagem completa, apoios de motor e cambio, tensores, pedaleira regulável para 3 cilindros mestres, dois de freio e um de embreagem. Um carro pronto sai por 25 a 30 mil dependendo do custo de montagem.
Cada piloto recebe um bloco de motor na compra do Kit podendo receber mais um para fazer motor de reserva, são cedidos pela RIMA sem ônus. Em caso de quebra recebem outro devolvendo o danificado, nenhum Formula Vee corre com Bloco de Motor retificado.
O custo por corrida depende da estrutura que o piloto queira, alguns não gastam quase nada, apenas os 500 de inscrição e o álcool, pais, irmaos e amigos ajudam, outros gastam R$ 1500 por corrida em média contratando mecânicos para assistência de pista.
A Formula Vee em 2011 fez dois campeonatos, o Paulista em Interlagos e a Copa Mobil em Piracicaba com 3 corridas dando prêmios em dinheiro para os vencedores, R$ 3 mil, R$ 2 mil e R$ 1 mil.
" - Roberdo da Silva Zullino.

Página da Fórmula Vee no Facebook: http://www.facebook.com/pages/Formula-Vee-Brasil/156404474382108

Um abraço!
@paulovitorpv8

NASCAR 2012 - Vitória de Nelsinho Piquet!


Quem também brilhou neste final de semana automobilístico, foi o brasileiro Nelsinho Piquet.
Neste domingo ele conquistou sua primeira vitória na NASCAR, a stock car estadunidense. Ele venceu a etapa de Bristol, da East Pro Series, uma das divisões de acesso da principal categoria da NASCAR.
Nelsinho Piquet não vencia uma corrida desde o GP da Turquia de GP2, em 2006.

Um abraço!
@paulovitorpv8

Fórmula 1 2012 - GP da Austrália - Corrida

(Foto: Sutton Images)

Jenson Button, da McLaren, foi o grande vencedor do GP da Austrália 2012 de Fórmula 1!
A pole era de seu companheiro Lewis Hamilton, mas logo na primeira curva Button conseguiu tomar a liderança da prova, e assim foi até o final da corrida. No final, Hamilton ainda perdeu seu 2º lugar para Sebastian Vettel, que largou em 6º, atrás de Mark Webber, e acabou ficando em 3º.
Button fez uma ótima corrida, chegando a liderar toda a prova com uma certa tranquilidade. Calmo como é, o inglês soube poupar seus pneus e administrar bem sua posição. Já Hamilton, que estava todo feliz com a pole-position, não ficou com uma cara muito boa no final da corrida, mas dá para entender, e ele até sofreu uma certa pressão de Mark Webber nas últimas voltas. Vettel mostrou que não é rápido só porque teve o melhor carro no ano passado.
Destaque também para Fernando Alonso, que conseguiu "tirar leite de pedra", chegando com o carro da Ferrari em 5º lugar. E Kimi Raikkonen, que admitiu ter errado na classificação largando em 17º, e terminando a corrida em 7º.
Pastor Maldonado que estava fazendo uma ótima corrida, não aguentou fazer pressão em Alonso e no final da corrida perdeu várias posições por isso.
Quanto aos brasileiros, nenhum dos dois terminou a corrida. Na disputa pela 13ª posição, faltou calma e frieza, e Bruno Senna e Felipe Massa acabaram se tocando. Fim de corrida para Felipe Massa, e Bruno Senna, que já havia danificado seu carro na largada, foi para os boxes fazer mais reparos, e logo em seguida abandonou a prova.
Saíram também: os carros da Caterham, de Heikki Kovalainen por abandono, e Vitaly Petrov por problemas mecânicos; Romain Grosjean e Nico Hulkenberg por causa de acidentes; Micheal Schumacher com problema no câmbio; e os carros da Hispania de Pedro de la Rosa e Narain Karthikeyan nem largaram, por terem ficado fora do limite dos 107%, uma velha regra que voltou no ano passado.
A melhor volta ficou com o vencedor, Jenson Button, que percorreu o circuito da Melbourne em 1m,29s,187, quase no final da corrida.


Resultado do GP da Austrália 2012 de Fórmula 1:

1 - Jenson Button (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = 58 voltas em 1h,34m,09s,565
2 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = a 2,139
3 - Lewis Hamilton (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = a 4,075
4 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = a 4,547
5 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 21,565
6 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber / Ferrari) = a 36,766
7 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = a 38,014
8 - Sergio Perez (México / Sauber / Ferrari) = a 39,458
9 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 39,556
10 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = a 39,737
11 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 39,848
12 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG / Mercedes-Benz) = a 57,642
13 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams / Renault) = a 1 volta
14 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) = a 1 volta
15 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth) = a 2 voltas


Um abraço!
@paulovitorpv8

sábado, 17 de março de 2012

Fórmula 1 2012 - GP da Austrália - Classificação

(Foto: Getty Images)

Sebastian Vettel? Red Bull Racing? Não e não. Dobradinha da McLaren, sim!
Na classificação do GP da Austrália, que dá abertura ao Mundial 2012 de Fórmula 1, o campeão de 2008, Lewis Hamilton, larga na frente, com seu companheiro Jenson Button garantindo a primeira fila para carros da McLaren. Em um surpreendente 3º lugar, uma Lotus, do francês Romain Grosjean, que por pouco não perdeu este lugar para o heptacampeão Michael Schumacher. Quanto a Red Bull Racing, esta ficou com a terceira fila do grid, com Mark Webber na frente e depois Sebastian Vettel.
Os companheiros dos pilotos da segunda fila, Kimi Raikkonen e Nico Rosberg, ficaram com as 17ª (foi eliminado logo no Q1, e formou uma "fila da Finlândia" ao lado de Heikki Kovalainen) e 7ª posição, respectivamente.
O que está preocupante, é a situação da Scuderia Ferrari, porque pelo visto o carro foi "mal nascido". Fernando Alonso e Felipe Massa não conseguiram chegar ao Q3, e Fernando Alonso conseguiu sair da pista exatamente da mesma maneira como Felipe Massa saiu. Só que com Massa, a pista estava molhada. Alonso se irritou bastante, sendo até grosso com os fiscais do circuito. Sem querer ser crítico, o desempenho da equipe italiana foi vergonhoso. Uma grande equipe como a Scuderia Ferrari, não pode fazer carros ruins assim. Principalmente neste ano, que será muito importante para nosso piloto Felipe Massa.
E para outro piloto brasileiro, infelizmente as coisas também não vão bem. Bruno Senna foi facilmente superado pelo venezuelano Pastor Maldonado. Tomara que melhore.
Mas ruim mesmo como era de se esperar, é a situação da Hispania Racing Team. Os carros desta não estão autorizados a participar da corrida amanhã, por terem feito voltas bem mais demorados do que a do pole-position. O último piloto do grid será Sergio Pérez. O mexicano foi o 17º, mas foi punido e vai largar em 22º, porque a Sauber teve que trocar a caixa de marchas do seu carro.


Resultados da Classificação para o GP da Austrália:

Q3:

1 - Lewis Hamilton (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,24s,922
2 - Jenson Button (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,25s,074
3 - Romain Grosjean (França / Lotus / Renault) = 1m,25s,302
4 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG / Mercedes-Benz) = 1m,25s,336
5 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,25s,651
6 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,25s,668
7 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG / Mercedes-Benz) = 1m,25s,686
8 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams / Renault) = 1m,25s,908
9 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,26s,451
10 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = não marcou tempo de volta

Q2:

11 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,26s,429
12 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,26s,494
13 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber / Ferrari) = 1m,26s,590
14 - Bruno Senna (Brasil / Williams / Renault) = 1m,26s,663
15 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,27s,086
16 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,27s,497

Q1:

17 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = 1m,27s,758
18 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = 1m,28s,679
19 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = 1m,29s,018
20 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) = 1m,30s,923
21 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth) = 1m,31s,670
22 - Sergio Pérez (México / Sauber / Ferrari) = Punido por trocar a caixa de marchas
23 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,33s,495
24 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,33s,643


A corrida será amanhã, às 3h da manhã, com transmissão ao vivo da Rede Globo.


Um abraço!
@paulovitorpv8

Fórmula 1 2012 - GP da Austrália - 3º Treino Livre

(Foto: AFP)


Na última sessão de treinos livres, a McLaren voltou a andar na frente, pelas mãos de Lewis Hamilton. Romain Grosjean surpreendeu com o 2º melhor tempo, e logo atrás veio o piloto da casa, o australiano Mark Webber.
Outra coisa que chamou atenção, foram as rodadas de Vettel e Schumacher no mesmo lugar no qual no dia anterior, Massa rodou, mas com pista molhada. Mas a rodada do Schumacher chamou muito mais atenção, pelo motivo que vocês podem ficar sabendo neste ótimo post do José Inácio: http://www.joseinacio.com/2012/03/revelado-os-dois-dutos-da-mercedes.html


Tempos do 3º Treino Livre do GP da Austrália:

1 - Lewis Hamilton (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,25s,681 (18 voltas)
2 - Romain Grosjean (França / Lotus / Renault) = 1m,25s,758 (21)
3 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,25s,900 (20)
4 - Jenson Button (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,25s,906 (17)
5 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG / Mercedes-Benz) = 1m,25s,929 (23)
6 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG / Mercedes-Benz) = 1m,26s,078 (14)
7 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) = 1m,26s,211 (12)
8 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams / Renault) = 1m,26s,470 (17)
9 - Sergio Pérez (México / Sauber / Ferrari) = 1m,26s,632 (20)
10 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,26s,723 (17)
11 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,26s,733 (15)
12 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = 1m,26s,737 (19)
13 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber / Ferrari) = 1m,26s,755 (21)
14 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,27s,029 (23)
15 - Bruno Senna (Brasil / Williams / Renault) = 1m,27s,119 (20)
16 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,27s,323 (19)
17 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,27s,428 (22)
18 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,28s,023 (19)
19 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = 1m,28s,341 (19)
20 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = 1m,28s,702 (11)
21 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) = 1m,30s,728 (13)
22 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth) = 1m,31s,225 (14)
23 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,33s,114 (12)
24 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,33s,261 (13)


Um abraço!
@paulovitorpv8

sexta-feira, 16 de março de 2012

Fórmula 1 2012 - GP da Austrália - 2º Treino Livre

(Foto: Getty Images)

No 2º treino livre, mais chuva. O bastante para reduzir os tempos dos pilotos.
Desta vez, Michael Schumacher foi o mais rápido, e atrás dele um jovem também alemão, usando o mesmo motor: Nico Hulkenberg, com o carro da Force India, levado por um motor Mercedes-Benz.


Tempos do 2º Treino Livre do GP da Austrália:

1 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG / Mercedes-Benz) = 1m,29s,183 (16 voltas)
2 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,29s,292 (19)
3 - Sergio Pérez (México / Sauber / Ferrari) = 1m,30s,199 (23)
4 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,30s,341 (13)
5 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber / Ferrari) = 1m,30s,709 (14)
6 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,31s,466 (13)
7 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,31s,505 (14)
8 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = 1m,31s,932 (16)
9 - Nico Rosberg (Alemanha /Mercedes AMG / Mercedes-Benz) = 1m,32s,184 (17)
10 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,32s,194 (19)
11 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,32s,296 (20)
12 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) - 1m,32s,632 (17)
13 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = 1m,32s,767 (15)
14 - Romain Grosjean (França / Lotus / Renault) = 1m,32s,822 (11)
15 - Jenson Button (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,33s,039 (18)
16 - Lewis Hamilton (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,33s,252 (11)
17 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams / Renault) = 1m,34s,108 (21)
18 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = 1m,34s,275 (7)
19 - Bruno Senna (Brasil / Williams / Renault) = 1m,34s,312 (17)
20 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,34s,485 (29)
21 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,34s,604 (31)
22 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth) = 1m,34s,770 (13)
23 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = 1m,42s,627 (16)
24 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = não marcou tempo de volta (1)


Um abraço!
@paulovitorpv8

Fórmula 1 2012 - GP da Austrália - 1º Treino Livre

(Foto: Getty Images)

A Fórmula 1 começou pra valer, e com chuva.
No 1º treino livre do 1º GP da temporada, o inglês Jenson Button, da McLaren, foi o piloto mais rápido da pista. Em seguida, seu companheiro Lewis Hamilton, e depois Michael Schumacher. Todos com carros que usam o motor Mercedes-Benz.
Fernando Alonso foi o 4º, e Felipe Massa após fazer o 18º tempo, acabou rodando e atolando seu carro na caixa de brita.
Maldonado não teve problemas para superar Bruno Senna. O venezuelano fez o 8º melhor tempo, e Bruno o 14º.
E na Hispania Racing Team, como era de se esperar, houveram problemas. Apenas um carro estava pronto para correr, e este teve problemas, parando no meio da pista.
Destaque também para Ricciardo, com o 7º melhor tempo, distante de seu companheiro Vergne, que foi o 19º.


Tempos do 1º Treino Livre do GP da Austrália:

1 - Jenson Button (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,27s,560 (11 voltas)
2 - Lewis Hamilton (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,27s,805 (14)
3 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG / Mercedes-Benz) = 1m,28s,235 (17)
4 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,28s,360 (21)
5 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,28s,467 (21)
6 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG / Mercedes-Benz) = 1m,28s,683 (22)
7 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,28s,908 (23)
8 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams / Renault) = 1m,29s,415 (16)
9 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = 1m,29s,565 (8)
10 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber / Ferrari) = 1m,29s,722 (26)
11 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,29s,790 (21)
12 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,29s,865 (17)
13 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,29s,881 (18)
14 - Bruno Senna (Brasil / Williams / Renault) = 1m,29s,953 (21)
15 - Sergio Perez (México / Sauber / Ferrari) = 1m,30s,124 (22)
16 - Romain Grosjean (França / Lotus / Renault) = 1m,30s,515 (16)
17 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = 1m,30s,586 (16)
18 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,30s,743 (11)
19 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,31s,178 (17)
20 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = 1m,31s,983 (8)
21 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) = 1m,34s,730 (8)
22 - Charles Pic (França / Marussia / Cosworth) = 1m,40s,256 (11)
23 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = não marcou tempo de volta (3)
24 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = não marcou tempo de volta (0)


Um abraço!
@paulovitorpv8

quinta-feira, 15 de março de 2012

Siena? Não. Acho que flagrei o novo Fiat Linea!

Bom, o post ao qual este dá continuação, vocês conhecem, pois está quase abaixo deste.
Acontece que quando eu me aproximei deste carro na estrada, achei a frente dele robusta demais para ser o Siena, tanto que pensei que fosse o Idea com modificações, pois como ele chegou por trás, não vi que era um sedã.
Mas um Idea sedã? Estranho, não? Então achei melhor dizer Siena, já que é o sedã mais conhecido da Fiat. Só que eu me esqueci de um detalhe importante.
Uma fonte que tenho, disse que o Siena já roda sem disfarces, e o meu amigo Alysson (@alyvilela), que acompanha muito esses segredos automobilísticos, confirmou isso, e falou que também acha que não é o Siena, e me lembrou de outra coisa que já foi assunto aqui no AutoblogPV8...
Lembram-se do novo Dodge Dart (última foto)? Atualmente, a marca americana pertence à Fiat, isso desde a crise. Tanto que a marca italiana pegou o Dodge Journey, e o transformou em Fiat Freemont. E esse Dart, como eu já disse aqui há um tempo atrás, será um carro da Fiat que vai disputar vendas com o Cruze, que será o novo Linea. Eu nem me lembrava disso, até receber uma mensagem do Alysson.
Enfim... Há a possibilidade deste ser o novo Fiat Linea, que será lançado se não me engano no ano que vem.




Um abraço!
@paulovitorpv8

quarta-feira, 14 de março de 2012

E Robert Kubica?

Como todos sabem, Robert Kubica sofreu um grave acidente de rally no ano passado, e recentemente, teve uma certa piora ao se acidentar, levando um tombo em uma fria rua após escorregar no gelo.
Alguersuari, que agora será comentarista, diz que Kubica mal consegue segurar um copo. Mas há pouco tempo foi divulgado que ele guiou um carro de rally, e agora ele deu algumas voltas de kart, como podem ver na foto. E kart tem volante e pedais um pouco duros, principalmente para quem está em recuperação de cirurgias. Em breve, Kubica deverá também guiar o F10, carro de 2010 da Scuderia Ferrari.
E então, em quem acreditar?
Na minha opinião, Kubica está melhorando sim, o que eu espero que seja verdade.

Um abraço!
@paulovitorpv8

Vídeo: Bebida e Volante



É sempre bom reforçar isso. E mais uma vez, créditos ao @TulimVeloso.

Um abraço!
@paulovitorpv8

Os 10 melhores carros para família 2012


Clique na imagem para ampliar.
"O site Kelley Blue Book (kbb.com) apresentou a versão 2012 da lista dos dez melhores carros para uso de uma família."

Fonte: http://lista10.org/carros/os-10-melhores-carros-para-familia-2012/
Créditos: @TulimVeloso

Um abraço!
@paulovitorpv8

Flagrei um novo sedã da Fiat!



Na segunda-feira de manhã, no caminho para Belo Horizonte, encontrei com este veículo sedã todo disfarçado, perto da fábrica da Fiat, em Betim.
Provavelmente é o novo Siena. Até achei o desenho da dianteira bem parecido com o do Idea, mas como a Fiat, assim como outras montadoras, está seguindo quase que um design padrão, posso ter me enganado, e essa frente deve ser do Palio mesmo. Por ser sedã, logo, deve ser o novo Siena mesmo.
Se quiser ver as imagens ampliadas, é só clicar nelas.

Um abraço!
@paulovitorpv8

Fórmula 1 2012 - Começa nesta semana! E aí?



Nesta semana, começa na Austrália o Mundial 2012 de Fórmula 1. O que esperar neste ano? Bom, os testes da pré-temporada não nos dizem muita coisa sobre resultados. Aliás, são uma referência ruim para dizer quais serão as equipes que disputarão o título, e é claro, os pilotos. Mas podemos dar alguns palpites...

Na atual bicampeã Red Bull Racing, provavelmente está depositado o maior número de fichas, já que nos últimos anos, Adrian Newey tem projetado carros muito velozes que venceram muitas corridas, e Sebastian Vettel mostra ser um piloto a cada dia mais rápido. E com certeza Newey como sempre deve ter alguma carta na manga, já que o RB8 apresenta uma certa entrada de ar no degrau do bico de seu carro. Você não acreditou naquela história do Mark Webber, na qual ele diz que aquilo é para deixar os dedos dele gelados. Acreditou? Pois é, nem eu. Até porque mandar mais ar para dentro do cockpit, provavelmente ”segura” um pouco o carro.

Em 2011 a equipe que ficou menos distante da campeã, foi a inglesa McLaren. Neste ano, acho que isto também pode acontecer. A equipe foi uma das únicas que não adotou o degrau no bico, além dela, apenas a Marussia, equipe que tem parceria técnica com o tradicional time inglês. Posso não ser engenheiro, mas arrisco dizer que foi uma boa ideia, já que obviamente um degrau representa uma certa resistência ao ar que os carros devem “perfurar” o mais rápido possível. A McLaren também possui uma boa dupla de pilotos, dois campeões ingleses: Lewis Hamilton e Jenson Button. Mas de certa forma penso que isto pode ser um pouco arriscado, já que gera uma forte disputa interna, assim como aconteceu dentro da mesma equipe nos anos de 1988 e 1989, entre Ayrton Senna e Alain Prost, uma das maiores, ou a maior rivalidade da história da Fórmula 1.

Na Scuderia Ferrari é que as coisas não parecem estar muito bem. Não acreditam na chance de pódio na Autrália. Aliás, creio que só Felipe Massa tem esperança de que o pódio não estará distante da equipe italiana na primeira etapa do campeonato. Após o quase título de Fernando Alonso em 2010, a Ferrari, com seu piloto espanhol, só conquistou uma vitória em 2011 por não ter feito um carro muito bom, por causa de problemas relacionados ao túnel de vento. Então para 2012 decidiram fazer um carro totalmente novo, mas que na lateral me lembra um pouco o F10, de 2010. Enfim, talvez esse novo carro não tenha sido uma boa ideia. Mas vamos esperar para ver na corrida, afinal, testes pré-temporada enganam bastante.

Passando para a parte de equipes médias que são quase grandes, vamos para a qual eu acredito que pode ter sua primeira vitória neste ano: a Mercedes AMG. “Nascida” através da Brawn GP, campeã de 2009, em 2010 ela surgiu como Mercedes GP, e teve resultados diferentes dos do ano anterior. Em 2011, ainda com alguns erros, também não conseguiu vitórias. Mas desta vez, acredito que Ross Brawn está preparando alguma surpresa. O modelo do ano passado foi bem nos testes deste ano, e normalmente os carros evoluem, então este deve vir melhor, e este novo, demorou para ser lançado, e provavelmente teve ajuda da divisão esportiva da Mercedes-Benz, já que agora o nome da equipe é Mercedes AMG. É bom apostar algumas fichas em Brawn, afinal, ele e também Newey foram os engenheiros que mais fizeram carros campeões nos últimos 20 anos. E não podemos nos esquecer dos pilotos. Nico Rosberg já provou que é um piloto veloz, e não foi só sendo “Dick Vigarista”, como muitos o chamam, que Michael Schumacher se tornou heptacampeão, pois ele é sim um dos pilotos mais rápidos da história do automobilismo, e provou que ainda dá conta de “brigar” nas corridas do Canadá e da Itália no ano passado. Bom, pelo menos é destas que me lembro melhor, e nas quais destaco mais ele.

Logo “no vácuo” da Mercedes AMG, vem a Force India, que acredito que dará trabalho para o time da Mercedes-Benz, e aliás, estas duas equipes usam o mesmo motor. A Force India é uma equipe que vem crescendo mais e mais a cada ano, tem dinheiro, bons engenheiros, e pilotos rápidos, que são Paul di Resta e Nico Hulkenberg.

Acho que agora podemos falar da Sauber. Esta é uma equipe que conta com dois pilotos rápidos. Kamui Kobayashi, que tem um pé pesado e é bom em ultrapassagens, e um dos pupilos da Ferrari, Serio Pérez, que foi uma das surpresas do ano passado, que era ano em que ele chegou à Fórmula 1. Quanto ao carro, o C31 usa o bom motor Ferrari, e liderou testes. E ainda teve a “honra” (palavra usada por Peter Sauber, dono da equipe) de ter seus escapamentos copiados nos últimos testes pela Red Bull Racing. É um sinal de que a equipe de engenharia está caminhando na direção certa. Digo, pode ser que seja.

A Lotus teve problemas com chassis nos testes, mas nem tudo está perdido. Acredito que continuará sendo uma equipe bem média, ainda. Este ano ela conta com o atual campeão da GP2, o francês Romain Grosjean, e um campeão de Fórmula 1 que está de volta às pistas, que é Kimi Raikkonen, o “Homem de Gelo”.

Na “escolinha” da Red Bull, a Scuderia Toro Rosso, temos uma nova dupla de pilotos: Vergne e Ricciardo. Não sei o que pensar do carro, mas deverá ter um desempenho próximo ao do ano passado, e contará com bons pilotos atrás do volante.

E a Williams, pior que no ano passado, acho que não dá para ser. Pelo menos ela agora possui motor Renault, e não mais o péssimo Cosworth. E também tem uma boa quantidade de dinheiro que poderá gastar no desenvolvimento de seu novo carro, trazida pelos patrocinadores de Bruno Senna e Pastor Maldonado, dois pilotos rápidos, porém um pouco instáveis.

Equipe que eu acho que pode dar um pouco de trabalho para a Williams, é a Caterham. Sim, a Caterham. Chegou como Lotus em 2010, junto com a Hispania e Marussia, que na época era Virgin, e foi a equipe que mais evoluiu entre estas. Logo após sua primeira temporada, trocou o Cosworth pelo Renault, e agora terá Kers. Kovalainen é bom piloto, e Petrov vai melhorando aos poucos.

A Marussia continuará Virgin. Não, o nome será só Marussia mesmo. Minha intenção foi pegar essa piada pronta, que eu sei que é ruim, mas que me provoca um pouco de risos. Sim, era para você ter lido o início deste parágrafo com uma certa maldade. Tem Pic como estreante, e continua com Glock. Mesmo sendo ou não bons pilotos, não faz diferença, porque é uma equipe que não sai do lugar. Mas quem sabe não somos surpreendidos, não é? Ela não adotou o degrau, e aerodinâmica é algo importantíssimo na Fórmula 1. Acho que posso dizer que é mais importante do que motor.

Vamos para o final do grid, com quem esteve lá, e que provavelmente vai continuar lá: Hispania Racing Team. O carro, é o mesmo de 2010, que foi também o de 2011, porém como sempre com uma modicação aqui, outra ali, que como sabemos, não deve resolver muita coisa. E assim como a Marussia, insiste em usar motor Cosworth. Não tem dinheiro para fazer mais nada relacionado aos carros, mas tem para contratar um chef de cozinha. Sim, eles fizeram isso. Pelo menos ouvi boatos, que partiram de pessoas confiáveis. Narain Karthikeyan continua na equipe, e não posso dizer se ele é rápido ou não, pois tudo o que ele pilotou na Fórmula 1, foi um carro da Hispania. Mas pelo menos agora esta equipe terá a experiência de Pedro de la Rosa, novo presidente da Associação de Pilotos, substituindo Rubens Barrichello que foi para a Fórmula Indy, e veterano da categoria, na qual se não me engano ele está desde 1998, mas não correu em todas as temporadas entre sua primeira e a atual.

Vamos ver se cometerei muitos erros, após ver os resultados do GP da Austrália.

Agora sim, o ano começou!



Um abraço!
@paulovitorpv8

sábado, 10 de março de 2012

Fórmula 1 2012 - Em 2012, Maria de Villota será 3ª piloto da Marussia


Era para ser na Lotus, mas nesta semana a bela piloto espanhola, Maria de Villota, assinou contrato com a Marussia, para ser piloto reserva da equipe.

Um abraço!
@paulovitorpv8

Fórmula 1 2012 - MR01, o novo carro da Marussia

A Marussia também mostrou nesta semana, seu carro que irá disputar o Mundial 2012 de Fórmula 1. O MR01 será guiado pelas mãos de Timo Glock e Charles Pic.
E vejam só, o bico deste também é liso, assim como o do carro da McLaren. Aliás, a Marussia e a McLaren tem uma parceria técnica.

Um abraço!
@paulovitorpv8

Fórmula 1 2012 - Hispania Racing Team mostra o F112


Após problemas (como sempre), a Hispania Racing Team mostrou seu "novo" carro (o mesmo de 2010, mas sempre passando por modificações) nesta semana: F112. Os pilotos para a temporada 2012, serão o veterano Pedro de la Rosa, que também é agora o novo presidente da Associação de Pilotos, após a saída de Rubens Barrichello, e a HRT continuou com o piloto indiano de 2011, Narain Karthikeyan.

Um abraço!
@paulovitorpv8

domingo, 4 de março de 2012

Link: Auto Esporte - Fiuk convida para um desafio de drift


http://g1.globo.com/autoesporte/videos/t/todos-os-videos/v/fiuk-convida-para-um-desafio-de-drift/1841056/

Matéria bem legal do programa automotivo Auto Esporte, da Rede Globo, com o cantor, ator e piloto de drift, Fiuk, que manda bem atrás do volante.

Um abraço!
@paulovitorpv8

Fórmula 1 2012 - De volta a Barcelona - 4º dia

(Foto: Getty Images)

Hoje foi o último dia de testes da pré-temporada do Mundial 2012 de Fórmula 1, e neste, Kimi Raikkonen foi o mais rápido da pista.
Bruno Senna também ganhou destaque, chegando a liderar os testes por um certo tempo.


Melhores tempos do 4º (e último) dia de testes da pré-temporada, em Barcelona:

1 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = 1m,22s,030 (121 voltas)
2 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,22s,250 (115)
3 - Bruno Senna (Brasil / Williams / Renault) = 1m,22s,296 (53)
4 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,22s,312 (101)
5 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber / Ferrari) = 1m,22s,386 (72)
6 - Lewis Hamilton (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,22s,430 (115)
7 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = 1m,22s,795 (101)
8 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG / Mercedes-Benz) = 1m,22s,939 (100)
9 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams / Renault) = 1m,23s,347 (48)
9 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,23s,393 (100)
10 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,23s,608 (23)


Um abraço!
@paulovitorpv8

sábado, 3 de março de 2012

Foto: Volante do Sauber C31

Dominar os botões do aperelho de som do carro é para os fracos. Foda mesmo é mexer em tudo isso correndo a mais de 300km/h! (Rs).
Bom, não sei para que serve cada um dos botões. Só estou postando esta foto para mostrar a vocês como é dura a vida de um piloto apenas na parte do volante.
Clique na imagem para ampliar, se quiser.

Um abraço!
@paulovitorpv8

Fórmula 1 2012 - De volta a Barcelona - 3º dia

(Foto: EFE)

Acabando com o domínio de Romain Grosjean com seu Lotus E20, hoje Sergio Pérez foi com seu Sauber C31 para o topo da tabela de tempos.

1 - Sergio Pérez (México / Sauber / Ferrari) = 1m,22s,094 (114 voltas)
2 - Jenson Button (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,22s,103 (44)
3 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,22s,155 (131)
4 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,22s,413 (122)
5 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,22s,446 (108)
6 - Bruno Senna (Brasil / Williams / Renault) = 1m,22s,480 (111)
7 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = 1m,22s,630 (64)
9 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,22s,662 (70)
9 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG / Mercedes-Benz) = 1m,22s,932 (129)
10 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = 1m,25s,379 (43)

Um abraço!
@paulovitorpv8