domingo, 31 de outubro de 2010

Quer pilotar um Chevrolet Camaro (quase) de verdade?

Você pode fazer isso e muito mais, é só correr para o Salão do Automóvel!
Lá um Chevrolet Camaro de verdade espera por você, e o pára-brisa deste, é uma tela que reproduz o autódromo de Interlagos. Você não vai apenas assistir, vai pilotar. Pedais e volante do Camaro, faça com que eles sejam como controles de um video-game.
Além do Camaro, existem outros simuladores espalhados pelo Salão, e provavelmente o que deve receber mais pessoas querendo jogar está na exposição da Citroën, onde o jogador pilota um protótipo da marca francesa em um PlayStation 3 pelo jogo Gran Turismo 5.
O simulador do novo muscle-car parece bem mais legal do que o do exótico conceito francês, certo? Só que a Citroën vai dar o console da Sony para quem fazer o melhor tempo no GT5.

Saiba mais no site da revista Auto Esporte. Eu poderia postar o link aqui, mas por algum motivo não estou conseguindo fazer isto.

Um abraço.
@paulovitorpv8

sábado, 30 de outubro de 2010

Voltei!

Blog-expectadores (risos), estou de volta!
Quanto à minha cirurgia, estou aqui, com a perna imobilizada e doendo um pouco, mas tomo medicamentos para não sentir muita dor e meu joelho está quase pronto para quebrar mais uma vez (risos).
Notebook no colo, cheio de travesseiros. Me trazem comida e bebida quando quero. Vidinha ruim hein (risos) ? Mas eu preferiria bem mais estar no outro PC, sentado normalmente como quem não está em recuperação de uma cirurgia.
Quanto ao assunto para um post, ainda não sei sobre o que escrever, e não sei se vou conseguir usar algum notebook daqui de casa todo dia.
Mas o problema maior não é não conseguir usar notebook, mas sim não conseguir ir ao banheiro (risos) ainda bem que desde anteontem não houve nenhuma "emergência" (risos).

Um abraço.
@paulovitorpv8

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Recado:

Pessoal, obrigado pelos acessos ao meu blog. Eu escrevo uma postagem (as vezes mais de uma) todo dia (ou quase todo dia) pensando em vocês, se vão gostar ou não. Eu fiquei bem feliz com estas notícias de hoje, Bruno Senna na Lotus, Lotus com câmbio e sistemas hidráulicos da Red Bull Racing e motores Renault.
Chegando onde quero chegar, não sei se vou poder postar alguma coisa amanhã, ou nos próximos dias, mas vou fazer o possível para conseguir escrever.
Deixa eu explicar, é que amanhã, bem cedo, às 6:30 da manhã, vou fazer uma cirurgia no joelho direito, porque eu quebrei um pedaço de cartilagem, a patela saiu do lugar e me parece que rompi alguns ligamentos também. Mas vai dar tudo certo, se Deus quiser!
Enquanto isso vocês podem ler as postagens mais antigas, pois já tem mais de 30, quase 40.

Obrigado pela compreensão.
Um abraço.
PV8.

PS: Se quiserem que eu fique bom logo, é só vocês me arrumarem um Ford Mustang 1967 com injeção eletrônica, pistões e bielas forjadas, duas turbinas de 0,8bar, barras antitorção no motor e na cabine, um tanque médio de NOS (Nitrous Oxide System - Óxido Nitroso - Nitro), e bancos concha Sparco. (Risos).

Outro PS (RS): Eu sempre indico @f1brasil aqui para vocês seguirem no Twitter né? Sigam mesmo, é legal. Mas eu esqueço de me indicar (RS)! Meu Twitter é @paulovitorpv8, se quiser me seguir...(RS).

Hispania, Lotus, Williams, Toyota, RBR. Bruno e Ayrton Senna.

O título está confuso, eu sei, mas o que tenho para dizer hoje, envolve tudo isso.
Vou começar pela fraca equipe da Fórmula 1 em que Bruno Senna pilota, a Hispania (HRT). Depois de uma temporada horrível, em que o melhor resultado possível em uma corrida foi de Bruno no GP de Yoengam (14ª posição), a HRT já está se preparando para a temporada 2011, mesmo com os problemas financeiros, comprou o câmbio e sistemas hidráulicos da experiente equipe Williams. E não pára por aí, a extinta equipe de Fórmula 1, Toyota, também foi comprada pela Hispania. Tudo isso é um sinal de que a equipe pretende crescer na F1, depois de ter começado a temporada atual de forma bem confusa e às pressas, montando seu carro durante os treinos livres do primeiro GP sem ter rodado nenhum quilomêtro em testes.
Ótimo para Bruno Senna? Não. Bruno deve ter uma temporada melhor em 2011 (não tinha como ser pior não é? RS), pois pode entrar em outra equipe, provavelmente na Lotus, que retornou à principal categoria do automobilismo neste ano, com um carro não muito bom, motor Cosworth (o mesmo da Hispania, Virgin e Williams) e equipamentos Xtrac. Mas esta escuderia deve melhorar bastante no ano que vem, pois irá usar câmbio e sistemas hidráulicos da Red Bull Racing (RBR) e deve usar também motores Renault (o mesmo da RBR).
O tricampeão de F1 Ayrton Senna, tio de Bruno, também correu pela Lotus, entre 1985 à 1987, foi nesta em que venceu sua primeira corrida nesta categoria, no GP de Portugal.
Falando em Ayrton Senna, mês que vem será lançado um documentário sobre este fantástico piloto!

Veja o trailer do filme "Senna": http://www.youtube.com/watch?v=N70aoG5Lh40

Um abraço.
PV8.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Turbinando!

Você estava andando pela rua, e passou um carro por perto andando à altas RPM (Rotações Por Minuto), quando o motorista deste foi trocar a marcha, você escutou um barulho parecido com um sopro ou um espirro "Tchiiiuuuuu", certo? Se não sabe o que é isto, eu te conto.
É que este carro estava com uma turbina no motor. A turbina, é claro, aumenta a potência do carro, mas como? É que ela puxa os gases que estão ao redor dela, e injeta esse ar sob pressão dentro dos cilindros do motor, assim quando as válvulas se fecham, fica aquela combinação da mistura ar/combustível da injeção de combustível, e quando o pistão sobe a pressão aumenta, com a turbina pra aumentar ainda mais esta pressão, aí que a explosão dentro do cilindro fica ainda mais poderosa. Assim os pistões vão descer com ainda mais força, consequentemente movimentando as bielas, virabrequim etc, enfim, fazendo o motor girar mais rápido e forte.
Tamanha força de explosão exige peças mais fortes e resistentes no motor. Não é só ir lá na oficina e pedir para o mecânico "enfiar" a turbina no motor de qualquer jeito, como muitos fazem, ou em pouco tempo, as peças do motor vão se quebrar. Você tem que trocas bielas e pistões comuns, por bielas e pistões forjados, que são maiores e mais resistentes, pois são feitos de outro material. Por algum motivo, não sei qual, só de trocar estas peças, o motor já fica mais potente.
Quanto a turbina, existem vários tipos, tamanhos, marcas e pressões. A pressão pode ser medida pela medida "bar" (a pronúncia é "bari"), não sei dizer ao certo qual a potência adicionada ao motor por para cada bar, mas a turbina do Fiat Punto T-Jet (que tem um motor 1.4 turbo) é de 1,0bar e deixa este carro aproximadamente 75cv mais potente.
Se a potência subir muito, de acordo com a pressão, é bom você melhorar outras coisas no carro, certo? Colocar um sistema de freio mais eficiente, se necessário e rebaixar ou trocar as suspensões, por modelos mais rígidos, garantindo a estabilidade do veículo.

Acho que falei o suficiente né? (RS).
Qualquer dúvida, deixe nos comentários. Aí se eu souber responder...

Um abraço.
PV8.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Superleague Formula ou Fórmula Superliga


Antes de tudo eu não sou flamenguista, e tenho só uma certa admiração pelo Corinthians, é um time que eu gosto. Na verdade não curto futebol, não muito, mas sou atleticano (como existem muitos atléticos, o meu é o Atlético Mineiro, o Galo). Daqui a pouco vocês vão entender porque estou falando de futebol aqui.


"Uma vez Flamengo, sempre Flamengo. Flamengo sempre, eu hei de ser. (...) Seja NOS CAMPOS, seja NAS PISTAS..."

Como você pode ver eu mudei a letra, "nos campos", claro, Flamengo é um time de futebol, joga nos campos, aí você me diz "Mas 'nas pistas'? Como assim?". É o seguinte. Existe uma categoria de automobilismo chamada Superleague Formula, ou para nós brasileiros, Fórmula Superliga.
Nela, times de futebol têm seus carrões monopostos, parecidos com os carros da Fórmula 1 e da Fórmula GP2, e o Flamengo está nesta competição, mas ele não é o único time de futebol daqui que entrou nesta aventura das pistas, também tem o carro do "Salve o Corinthians, o campeão dos campeões. Eternamente dentro dos nossos corações...", sim o Corinthians tem um bólido na Fórmula Superliga.
Este campeonato, por enquanto, possui 19 times, alguns bem conhecidos, como o Olympiacos, AC Milan, FC Porto, Liverpool FC, e outros.
O que move todas estas máquinas, são grandes motores V12 de 4.2L, que geram 750cv!
Se seu time não corre neste campeonato, é só esperar, pois vai que vira moda times brasileiros participarem de corridas, não é? Meu Atlético por exemplo, não está lá, mas quem sabe um dia...

Para mais informações, acesse: http://www.superleagueformula.com/

Pra quem achava que automobilismo e futebol eram esportes que nunca poderiam se unir (RS), aí está a prova de que é possível!

Ah! E sigam @f1brasil no Twitter, assim, vocês terão as mais novas e melhores notícias do mundo do automobilismo!


Um abraço.
PV8.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Volkswagen Saveiro RockeT

O último T é maiúsculo mesmo. Provavelmente este T deve ser por este carro ter uma turbina.
Vejam esta incrível Saveiro, a mais linda versão da pick up feita pela Volkswagen!
Rocket = Foguete em inglês. Então não preciso falar muita coisa sobre o conjunto mecânico, não é? O motor de 1.4L turbinado gera 122cv e o câmbio é de 6 marchas.

http://g1.globo.com/carros/noticia/2010/10/volkswagen-inova-no-salao-de-sp-com-saveiro-modernizada.html

http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI181955-10142,00-VW+REVELA+SAVEIRO+ROCKET+E+NOVOS+PASSAT+E+JETTA.html

http://www.noticiasautomotivas.com.br/volkswagen-saveiro-rocket-conceito-com-motor-turbo/

Potência dos carros de Fórmula 1 / GP2 / 3 Inglesa.

Já me perguntaram sobre a potência de carros de Fórmula 1 há meses atrás, na época eu não sabia responder. Procurei saber, e hoje já sei responder.
A potência de um Fórmula 1, é de 750cv. Aí vocês imaginam "Deve ser um motor grande e turbinado". Não, não é. Por incrível que pareça, eles não tem turbina nem são aspirados, e têm essa potência toda com apenas 2.4L. Sim você leu corretamente e eu não escrevi errado, apenas 2.400cm³ sem turbina para gerar inacreditáveis 750cv. Como? A tecnologia dos carros da Fórmula 1 é muito, mas muito mais avançada do que a de qualquer veículo de rua e de outras categorias do automobilismo. São motores V8 e seus fabricantes são a Mercedes-Benz, Ferrari, Renault e Cosworth. Com tanta potência e baixo peso, que varia de 650kg à quase 700kg, estas máquinas podem atingir velocidades bem altas, mais de 340km/h.

Atualização (11/07/2012): 750cv era a potência dos Mercedes-Benz, em 2012. Hoje, estes geram aproximadamente 765cv, os Renault 750cv, Ferrari 740cv, e Cosworth, bom, não sei quanto exatamente, mas dos quatro ele é o menos potente. Os melhores, na minha opinião, são os Renault, pois apesar de terem menos potência que os Mercedes-Benz (o que faz mais diferença só no final de uma longa reta), eles consomem menos combustível, logo, é possível começar a corrida com menos gasolina no tanque, e isso faz uma boa diferença de peso. E também, o motor Renault é mais, digamos, compacto, o que na hora de projetar a parte que o cobre, dá para aproveitar na aerodinâmica.

A Fórmula GP2, é como uma "sala de espera" para a Fórmula 1. Categoria criada pelo ex-chefe de equipe da escuderia Renault de Fórmula 1, Flávio Briatore, a GP2 usa motores V8 Renault 4.0L e geram cerca de 615cv. Podem atingir até 330km/h, aproximadamente.

Atualização (13/07/2012, por Pádua - @AcidPadua - do "Motorsport, por Pádua"): Esse Renault da GP2, é o Mecachrome.

Na Fórmula 3 Inglesa, que é uma categoria de pilotos que começam sua carreira na Europa, os carros não são tão potentes quanto os das outras categorias. São motores fabricados pela Mercedez-Benz, Volkswagen e Honda, 4 cilindros em linha com 16 válvulas (não sei se são turbinados ou aspirados, mas devem ser, talvez), e geram "apenas" 215cv, aproximadamente. Pesam 550kg. Pilotos que se destacam muito na Fórmula 3 tem vaga garantida na Fórmula 1.


Com o tempo, pretendo falar sobre outras muitas "Fórmulas" que existem, para vocês (Rs). Indy, Futuro, Ford, Renault, 3 Sul-Americana, 3 Italiana, etc.

Um abraço.
@paulovitorpv8

Obs: Em esportes automobilísticos, as características do carro normalmente mudam de um ano para outro. Carroceria, chassi, motor, etc. (Atualização 11/07/2012): A McLaren MP4/4 por exemplo, carro com que Ayrton Senna foi campeão do Mundial de Fórmula 1 pela primeira vez, tinha a potência de 1200cv, e olha que o motor era um Honda V6 de apenas 1.5L, mas era turbinado.

domingo, 24 de outubro de 2010

Veja como será o novo Palio!

http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI181501-10142,00-VEJA+COMO+SERA+O+NOVO+PALIO+DEFINITIVO.html

Linda traseira. A dianteira lembra um pouco a do Fiat Bravo (não, não é Brava, é Bravo mesmo, um carro da Fiat que em breve estará à venda aqui no Brasil. Dê uma olhada nas minhas outras postagens que você deve encontrar o Bravo).

Fórmula 1 - GP de Yoengam - Corrida.

Bem amigos da Rede Globo...brincadeira (risos)

Antes de falar da corrida, quero indicar @f1brasil, para vocês seguirem no Twitter, assim vocês terão todas das mais novas e melhores notícias do automobilismo.

Vamos lá, Grande Prêmio da Coreia do Sul, em Yoengam.
A pista estava fria, claro, estava chovendo. Muita chuva, então todos os carros estavam com pneus para chuva forte.
A corrida estava marcada para as 4 horas da madrugada (horário de verão de Brasília), mas deve ter começado lá pelas 4:50, com largada com Safety Car. Nestas primeiras voltas foi possível escutar os rádios de Fernando Alonso e Jenson Button.
Alonso: "Não consigo ver o carro que está na minha frente (RBR de Vettel)."
Button: "Não consigo ver nem meus pneus dianteiros!" (RS)
Isso por causa da chuva, que atrapalha muito a visão dos pilotos, principalmente porque o carro da frente joga água no de trás.
Então, na 4ª volta foi dada bandeira vermelha, ou seja, prova interrompida, e os carros vão de volta para o grid.
Minutos depois, mais algumas voltas com o Safety Car. Lucas Di Grassi, aparentemente faz duas paradas durante estas voltas. Lewis Hamilton está louco para ser dada a largada, com chuva ou sem chuva, fazendo ameças de ultrapassagem à Ferrari de Fernando Alonso e dizendo no rádio que já é possível começar a corrida. Hamilton é um ótimo piloto!
Finalmente na 18ª volta, o Safety Car sai, e é dada a largada para a corrida começar pra valer, de verdade. E logo na volta seguinte, Mark Webber passa por cima de uma zebra (não é o animal, é a beirada da curva RS), perde o controle do carro, roda e vira alvo do carro de Nico Rosberg. Uma RBR e uma Mercede GP à menos na corrida. Entrada do Safety Car.
Não só durante a corrida, mas em todos os treinos, muitos pilotos sairam da pista, e alguns não conseguiram voltar por causa de danos nos carros.
A corrida volta ao normal na 24ª volta.
Um carro da Lotus perde a asa dianteira por causa de uma batida no carro de Bruno Senna. Lotus vai para os boxes, Bruno continua a corrida normalmente. Lucas Di Grassi bate na 27ª volta e está fora da corrida.
Chuva diminuindo e Button toma iniciativa de colocar os pneus intermediários, seguido por outros pilotos.
Buemi, piloto da STR, bate, com força o suficiente para sair da corrida. O Safety Car entra na pista e sai na 35ª volta.
Michael Schumacher e Rubens Barrichelo fazem uma boa corrida.
Petrov bate, causando muitos danos em sua Renault, está fora, é claro.
E na 46ª volta, faltando apenas 9 voltas para acabar a corrida, o outro piloto da Red Bull Racing, Sebastian Vettel, que liderou toda a prova até este momento, é ultrapassado por Alonso e tem problemas em seu motor, que pega fogo. Então RBR não marca pontos nesta etapa.
Sutil sai da corrida por uma batida estranha, mas seu companheiro Liuzzi fez uma boa corrida.
Bruno Senna termina em 14º.
Vitória do piloto espanhol da Ferrari, Fernando Alonso, que agora é o novo líder do campeonato e supera o total de pontos do piloto já aposentado, o grande Alain Prost. Mas hoje são distribuídos mais pontos na Fórmula 1 do que na época que Prost corria.

Veja aqui como cada piloto terminou o GP de Yoengam:

http://quatrorodas.abril.com.br/grid/resultados/coreia-do-sul/

A classificação dos pilotos:

http://quatrorodas.abril.com.br/grid/resultados/pilotos/

Mundial de construtores:

http://quatrorodas.abril.com.br/grid/resultados/equipes/


Um abraço.
PV8.

sábado, 23 de outubro de 2010

Fórmula 1 - GP de Yoengam - Classificação.

Confira aqui como foi o treino de classificação que definiu o grid de largada para o Grande Prêmio de Yoengam:

http://ow.ly/i/4OHH

E sigam @f1brasil no Twitter, assim vocês terão as mais novas e melhores notícias do automobilismo!

@f1brasil: Não perca a hora! A largada para as 55 voltas do GP da Coreia é nesta madrugada, às 4h (H. de Verão de Brasília).

Um abraço.
PV8.

Fórmula 1 - GP de Yoengam - 3º Treino Livre.

Para o último treino livre, algumas mudanças foram feitas na pista para evitar acidentes. A pista estava um pouco fria, em relação à temperatura em que se encontrava nos treinos anteriores.
Houve uma grande disputa para ver quem fazia os melhors tempos, a "briga" foi mais entre Jenson Button e Lewis Hamilton da McLaren, Fernando Alonso da Ferrari, Robert Kubica da Renault e é claro Sebastian Vettel e Mark Webber da Red Bull Racing.
Em um certo momento, Button superou o melhor tempo, que era de Alonso em 0,001 segundo, mas o espanhol vinha rápido logo atrás fechando outra volta e em poucos segundos conseguiu sua posição de 1º tempo novamente. Este piloto espanhol também ficou furiosíssimo quando um retardatário (Nico Rosberg se não me engano) o atrapalhou em uma volta rápida, Alonso reduziu muito a velocidade para fez gestos com a mão para fora do carro, criticando o piloto da Mercedes GP. Cheguei à pensar que Fernando teria alguma discussão com Nico, mas não fiquei sabendo de nada à respeito deste fato após o que houve na pista mesmo. Rosberg chegou á fazer o 2º tempo, mas não terminou nesta posição.
Os carros da STR andaram bem em certos momentos, e pra variar o primeiro à entrar na pista para deixar esta um pouco mais limpa, foi Alguersuari. Admiro a dedicação dele, sempre querendo fazer a sua volta, pois até mesmo em Suzuka, certa hora só ele (creio que havia outro carro também, não tenho certeza) entrou na pista cheia d'água. O que nenhum piloto se atreveu a fazer.
Bruno Senna fez tempo melhor que seu companheiro Sakon Yamamoto! Pena que isso não se repetiu no treino que definiu o Grid.
Quem terminou o treino com a melhor volta, foi Robert Kubica. Que fez uma volta fantástica!

Resumindo, eu vou destacar os doze primeiros e alguns outros:

1º - Kubica
2º - Hamilton
3º - Alonso
4º - Webber
5º - Rosberg
6º - Massa
7º - Button
8º - Hulkenberg
9º - Schumacher
10º - Sutil
11º - Petrov
12º - Barrichello
(...)
16º - Vettel
(...)
22º - Di Grassi
23º - Senna
24º - Yamamoto

Fórmula 1 - GP de Yoengam - Pilotos Reais vs. Pilotos Virtuais - Bruno Senna dos dois lados (RS)

Durante os treinos livres, os narradores receberam muitos e-mail's e comentaram sobre os simuladores de Fórmula 1. Pessoas com seus simuladores mandavam seus tempos para o SporTV e as vezes alguns faziam melhores tempos que os pilotos reais. E virou aquele duelo de "Pilotos Reais vs. Pilotos Virtuais" (RS) !
Bruno Senna, durante esta semana treinou com seu PS3 jogando Fórmula 1 2010. Muito esperto, é um modo de conhecer melhor pista, já que antes do treino, o único que deu voltas por lá foi o piloto Karun Chandhock (um dos três ou quatro pilotos da Hispania, aquela equipe é uma bagunça) com o carro de 2009 da Red Bull Racing, e por isso, durante esta semana ele foi procurado por alguns pilotos, para dar detalhes da pista.

Fórmula 1 - GP de Yoengam - Treinos Livres.

Quem diria que um dia a Coréia do Sul receberia um Grande Prêmio hein?! É o novo circuito de Yoengam, que foi inaugurado na noite (dia lá) de ontem com o primeiro treino livre da Fórmula 1!
Ele tem um traçado bem diferente, estranho, mas interessante. No final da reta do grid tem uma elevação que lembra uma lombada (RS), um setor cheio de curvas pra tudo que é lado (RS) e a última zebra (pra quem não sabe é aquela beirada listrada da curva) tem areia, os pilotos passam por lá e sobe aquela poeira. Ah é! Tem isso dessa zebra, de os pilotos passarem por ela, é que ela virou pista (RS), pois é o jeito mais rápido de passar neste trecho. Pista suja. Depois de algumas voltas já era possível ver as marcas dos carros definindo seu primeiro traçado.
Daqui em diante, vou falar de coisas que talvez não tenham acontecido na ordem em que está escrito, apenas algumas partes.
Os carros da Renault se destacaram bastante em um dos treinos, no primeiro, e os da Williams também. Teve uma hora que os dois tempos mais rápidos eram de Hulkenberg e Barrichello, respectivamente. Dobradinha Williams, parecia que estávamos no final dos anos 80 e/ou início dos 90. No segundo treino as Williams ficaram ruins, ou os outros carros melhoraram.
Momento inacreditável! Seria o retorno do "Dick Vigarista alemão". Se vc está pensando que Michael Schumacher chegou à fazer o 1º tempo acertou é isso mesmo. Mas não durou muito tempo não. Nico Rosberg também chegou à fazer a mesma coisa. A princípio pensei que seria o dia da Mercedes GP, mas no final, ela estava ruim. Era melhor quando Brawn GP, ou o problema são os pilotos? De qualquer forma Ross Brawn continua sendo o chefão por lá.
No final do primeiro treino, Lewis Hamilton fez uma volta perfeita (mais rápido nos três setores). Terminando este treino com o 1º tempo, e isso tendo dado poucas voltas. No segundo, também fez voltas incríveis. O outro piloto da McLaren, também chegou à fazer 1º tempo. Button estava pilotando como se fosse Hamilton (RS)! Os dois pilotos da McLaren estavam pilotando agressivamente, ou como diziam os narradores do SporTV, os dois estavam "segurando o carro pelo pescoço" (RS) ! Os dois tiveram ótimos momentos com voltas maravilhosas nestes treinos. Superando tempos de Scumacher, Rosberg, Alonso (acho), Vettel, etc. Em um certo momento, o carro de Button quase pegou fogo!
No primeiro treino, quem também fez 1º tempo foi Vettel. Em um momento, tinha um retardatário (uma Sauber se me lembro bem) na sua frente, atrapalhando seu tempo de volta, ele passou e fez um gesto com a mão, não era possível saber o que era dito no rádio, mas neste momento o piloto da RBR deve ter falado horrores de palavras (RS). Já seu companheiro, Webber, fez voltas fantásticas! Chegou à superar todos os carros que estavam com pneus macios usando seus pneus duros. Então quando ele colocou seus macios, não tinha pra ninguém, fez as melhores voltas do segundo treino. Em alguns momentos os dois carros da RBR tinham melhores tempos. No carro de Webber as rodas de lado oposto á curva que era feita se levantava. A princípio os narradores diziam que a suspensão poderia estar mal regulada, dura demais. Mas eles receberam um e-mail ao vivo de uma pessoa que assistiu uma corrida em Brands Hatch (não era de Fórmula 1), em que ele contava que o mesmo aconteceu com o carro do vencedor desta prova, ele ficou curioso e depois da corrida foi perguntar ao piloto se aquilo era alguma falha, então com uma série de argumentos o piloto disse que assim o desempenho do carro ficava melhor nas curvas. Então será que a RBR fez isso com o carro de Webber propositalmente?
O transito na pista estava meio caótico em alguns momentos, atrapalhando voltas de Button, Vettel e talvez de outros pilotos também.
Os pilotos reclamaram bastante da entrada dos boxes. Que realmente é perigosa.
Na Hispania pra variar, os carros estavam péssimos, sem mais nem menos a suspensão do carro de Bruno Senna quebrou no meio do primeiro treino, fazendo com que ele desse somente uma volta no segundo com os devidos reparos feitos em seu carro. Seu tempo, com esta única volta infelizmente foi pior que o de Sakon, aliás, este também teve problemas, no final de uma curva seu carro saiu de traseira e rodou, acho que isso causou algum dano, não me lembro. Mas o futuro parece sorrir um pouco para a Hispania, pois em 2011 esta terá peças da Williams, o que deve melhorar bem seu desempenho. Seria ótimo e trocassem os motores também, por Renault, Ferrari ou Mercedes-Benz, porque correr de Cosworth, não dá. Seria bom se a Williams se livrasse deste mesmo motor também, pois esta equipe, em algumas etapas da Fórmula 1 está tendo bons resultados, e isso com um motor ruim, ou seja, o resto do carro é ótimo! Quem também vai mudar no ano que vem é a Lotus, que terá peças da RBR e motor Renault (livre do Cosworth). Será que assim a Lotus terá bons dias na Fórmula 1 novamente? A Lotus é uma equipe que tinha saído à tempos da Fórmula 1, e que era até boa e está de volta este ano, mas com resultados ruins. Estava bem lenta neste treinos.
Ferrari deu boas voltas. Alonso terminou com o 2º tempo. Felipe Massa chegou à ter esta posição de Alonso dando uma volta bem legal, mas teve problemas com o carro e logo foi superado pelo companheiro espanhol, estragando os bons momentos de Lewis Hamilton, e na cola deste (do Fernando Alonso) estava Kubica, que é um piloto fantástico! Fazendo o que faz com o carro da Renault. O carro é bom sim, mas eu quero dizer que Kubica é um ótimo piloto!
Foi um ótimo treino! Um festival de "baixa tempos"!

E tudo terminou assim (apenas os que eu quero destacar) :

1º - Mark Webber - Red Bull Racing (Renault)
2º - Fernando Alonso - Ferrari
3º - Lewis Hamilton - McLaren (Mercedes-Benz)
4º - Robert Kubica - Renault
5º - Jenson Button - McLaren (Mercedez-Benz)
6º - Felipe Massa - Ferrari
7º - Sebastian Vettel - Red Bull Racing (Renault)
8º - Vitaly Petrov - Renault
9º - Nico Rosberg - Mercedes GP
10º - Kamui Kobayashi - Sauber (Ferrari)
(...)
12º - Michael Schumacher - Mercedes GP
13º - Rubens Barrichello - Williams (Cosworth)
(...)
16º - Nico Hulkerberg - Williams (Cosworth)
(...)
20º - Jarno Trulli - Lotus (Cosworth)
21º - Timo Glock - Virgin (Corworth)
22º - Lucas Di Grassi - Virgin (Cosworth)
23º - Sakon Yamamoto - Hispania R.T. (Cosworth)
24º - Bruno Senna - Hispania R.T. (Cosworth)

Próximo treino será às 00:00 no SporTV.

Um abraço.
PV8.

Fiat Siena 1.6 16V Sporting

Sedã da Fiat fanha nova versão "esportiva"!

http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI174377-10142,00.html

Ficou lindo né?

É, agora com este novo sedã esportivo rodando por aí, Volkswagen Voyage I-Motion também, é melhor a Chevrolet ficar esperta e apresentar uma versão esportiva do Prisma...Seria bem legal!

Acervo Digital da Revista Quatro Rodas

No mês de agosto deste ano, a maravilhosa revista Quatro Rodas fez seus 50 anos. Meio século de muita emoção sobre rodas. E para compartilhar essas emoções com todos que tem acesso à internet, ela fez uma coisa muito bacana.
Um site que é um acervo digital, que começa na 1º edição dela, de agosto de 1960 e que talvez só por enquanto, vai até a edição de setembro de 2010. Pois, talvez no mês que vem a edição de outubro também vá para o acervo digital, eu não sei, não tenho certeza.
Aproveitem bem este belo acervo.

http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/home.aspx

Um abraço.
PV8.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Center Kart - Outubro de 2010

São Lourenço, sul de Minas Gerais, dia 14 de Outubro de 2010, dois anos aguardando por isso.
Me aproximo do kart, sento no banco, motor desligado e penso "Será que ainda consigo? Será que ainda tenho a 'manha' (manha = habilidade, agilidade) ?" e com um certo medo somado à um frio na barriga fico tendo estes tipos de pensamentos, mas assim que o motor é ligado, de alguma forma, não sei como explicar, eu e o carro (o kart) nos tornamos apenas um. E a "manha" volta, como seu eu tivesse pilotado pela última vez à apenas alguns minutos, e não dois anos.
Me dirijo ao grid e espero pelos outros corredores. Sinal vermelho, e mais pensamentos surgem em minha mente "E se eu bater? E se eu demorar para arrancar? E se eu fazer as curvas de forma errada?". Sinal verde e estes pensamentos ficam para trás, junto com os outros pilotos (risos) menos o meu irmão, que já estava na minha frente na formação do grid, mas ainda na primeira volta meu irmão abriu demais em uma curva, passou por fora e eu passei por dentro da curva (pra quem não sabe, lados internos e externos, são dentro da curva, e não dentro e fora da pista). E o melhor, descobri um novo traçado em que nunca precisava freiar nas curvas, apenas tinha que desacelerar na última, na outras, eu podia até manter o pé no fundo do acelerador. Terminei a primeira volta na liderança e foi assim durante todo o resto da corrida, e venci. Meu irmão ficou em segundo.
Logo entrei em outra disputa, na pole-position e meu irmão em uma das últimas posições, e ele fez uma corrida fantástica, e venceu. Eu liderei quase todas as voltas, mas quase no fim comecei a sentir uma estranha dor em uma das pernas e meu irmão já estava bem na minha "cola", abri passagem, e ele me passou da mesma forma que eu o passei na corrida anterior, e na mesma curva. Nossa distância em relação ao terceiro colocado era grande, garantindo uma "dobradinha" de irmãos na linha de chegada.
Alguns minutos depois, dor quase no fim e mais uma corrida, e eu liderei do início ao fim, venci mais uma! No dia seguinte, chuva, e eu não tinha mais a habilidade de vencer em pista molhada, a traseira do kart estava "saindo" muito no final das curvas, e tive que dar leves freiadas na última curva. Fiquei três vezes em terceiro lugar, meu irmão ganhou uma e ficou duas vezes em segundo.

Resumo das minhas corridas:

3 x 3º lugar
1 x 2º lugar
2 x 1º lugar > Estava devendo exatamente duas vitórias, que eram para duas amigas minhas. Então estas são para vocês meninas! Mariana, da cidade de Ribeirão Preto, a quem estava devendo isto a pouco mais de um ano. E Ana Elisa, uma amiga minha daqui de Divinópolis mesmo, a quem devia esta vitória a poucos meses.

Um abraço.
PV8.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Sem novas postagens por uns 5 dias.

Amanhã, vou viajar para a cidade de São Lourenço, 310 km daqui de Divinópolis, para curtir um pouco a "semana do saco cheio", como chamamos esta semana por aqui (RS). Volto aqui, com histórias das corridas de kart que vou apostar lá e em breve pretendo falar com vocês sobre uma categoria de automobilismo que é uma mistura de futebol com corrida. Estranho né? Não, eu não estou falando dos carros do Corinthians na Stock Car e na Fórmula Truck, e nem do carro do Palmeiras também na Stock Car.

Um abraço.
PV8.

Lá vem Civic!

Pessoal, estas são fotos da próxima geração do Honda Civic! Quase sem disfarces fazendo um passeio pelo Oriente Médio. Vejam no site da revista Quatro Rodas.

http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/veja-novo-civic-quase-disfarces-269393_p.shtml

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O Carro do Tio

No GP do Japão, em Suzuka, entre os treinos de classificação e a corrida, Bruno Senna, sobrinho do melhor dos melhores pilotos de todos os tempos, Ayrton Senna da Silva, deu uma volta na Lotus de seu tio, falecido à 16 anos, o mesmo carro que ele usou para obter sua primeira vitória na Fórmula 1, no GP de Portugal de 1985.
Nas três vezes em que Ayrton Senna foi campeão mundial de Fórmula 1, ele conquistou os títulos em Suzuka, e como era na McLaren, correndo com motor Honda (marca japonesa) os japoneses amavam ele. E esse carinho todo dos fãs de Ayrton foi recebido por Bruno. Quando o sobrinho do tricampeão foi a pé aos treinos livres, ele foi "atacado" pelos fãs, pedindo autógrafos, e por isso chegou ao autódromo cheio de arranhões e riscos de caneta nos braços (risos).

Para mais informações sobre a volta de Bruno Senna na Lotus, acesse:

http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2010/10/em-domingo-marcante-bruno-senna-pilota-carro-do-tio-e-chega-em-15.html

Um abraço.
PV8.

domingo, 10 de outubro de 2010

Lembrando do Gol...

Lembra quando eu disse do problema no motor e trocaram algumas peças dele? Pois é, eu não disse qual era esse tal defeito de fabricação, o motor poderia explodir! É sério. Ele também estava queimando óleo. é um motor bem problemático, mas não foram todas as unidades que sairam da fábrica comn este problema, só alguns, e como meu pai tem muita "sorte" com esse carro, o Gol dele é um destes.
Estranho, um pouco depois desse problema do motor, eu ouvi falar que as rodas traseiras poderiam se soltar, assim como no Fiat Stilo (um grande absurdo a Fiat vender um carro desses), mas por um defeito diferente. Mas depois de um tempo eu nem ouvi falar mais nisso.

Fórmula 1 - GP de Suzuka - Classificação - Corrida.

Em primeiro lugar, quero me desculpar por não ter falado sobre os treinos ontem mesmo.

Como todos devem saber, não houve o treino de classificação no horário em que a princípio estava marcado, por causa da forte chuva que estava caindo no autódromo de Suzuka, como disse Bruno Senna "um barco seria mais apropriado para fazer este treino" (RS) pois alguns trechos estavam um pouco alagados. Então, treino foi adiado, mas não pude assistir pois estava em uma festa em Belo Horizonte, 100 km da minha cidade, Divinópolis.
Na corrida, o piloto da Sauber que estava correndo em casa se destacou bastante. Mas vamos falar da largada primeiro, e que largada! Com alguns acidentes, sairam Felipe Massa da Ferrari, um carro da Force Índia, Petrov da Renault e Hulkenberg da Williams, algumas voltas depois o outro carro da Renault, de Kubica, que faria uma grande corrida, perde uma roda, e infelizmente é fim de corrida para toda a equipe francesa. Quase no final da prova, o piloto Nico Rosberg da Mercedes GP, também perde a roda. Lucas Di Grassi, por algum motivo foi desclassificado. O outro piloto da Force Índia também abandona a corrida, problemas com o motor, se me lembro bem. Bruno Senna chega em 15º, ótimo resultado, com o carro (carroça RS) que tem, foi muito bem, e chegou na frente do companheiro de equipe, que usa o mesmo equipamento. Espero que Bruno consiga entrar em uma boa equipe futuramente, tenho certeza que ele vai conseguir bons resultados assim.
A corrida terminou com a dobradinha da RBR, vitória de Vettel, Webber em segundo, é claro, e quem completou o pódio foi o piloto espanhol, Fernando Alonso, da Ferrari. E o campeonato ainda está sendo liderado por Webber com 220 pontos, seguido por Alonso com 206 pontos empatado com Vettel. Creio que os pilotos da McLaren em 4º e 5º na tabela, ainda podem pensar em ganhar o campeonato.

Para mais notícias sobre a Fórmula 1, eu indico este ótimo site da revista Quatro Rodas:

http://quatrorodas.abril.com.br/grid/

Um abraço.
PV8.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Fórmula 1 - GP de Suzuka - Treinos Livres.

Ontem à noite assistindo um dos treinos livres vi coisas legais e outras nem tanto. Começo pelo que gostei ou pelo o que não gostei?
"Derrapadas e deslizes": Problemas com as duas McLarens em um mesmo trecho. Seria alguma falha nos carros, ou falha dos pilotos? O que aconteceu foi que em uma certa curva, Lewis Hamilton, que como sempre estava buscando os limites de seu carro, saiu com tudo para fora da pista e arrebentou a lateral de seu carro em uma barreira de pneus. Espero que não seja nada grave, só peças da carroceria e suspensão mesmo, porque se tiver quebrado o chassi, vai dar muito trabalho para a equipe e eu nem sei se ele vai poder participar normalmente dos outros treinos. Algumas voltas mais tarde, na mesma curva, a McLaren de Button sai da pista, no mesmo trecho e na mesma curva, e Button não é um piloto muito ousado, com estilo de pilotar mais intenso como o de seu companheiro de equipe, então talvez, só talvez, seja alguma falha nos carros.
Outra coisa, o que aconteceu com os carros da Ferrari? Estavam correndo muito bem nas últimas duas ou três etapas, e agora, se me lembro bem, tanto Massa quanto Alonso estão com tempos ruins, 10º e 13º respectivamente se não me engano.
Coisas bacanas: Hamilton, nas primeiras voltas fez o melhor tempo, e depois da batida, apenas 4 pilotos o superaram, então como ele e seu carro estavam apenas se "aquecendo", quer dizer que Lewis faria tempos ainda melhores e pode se sair muito bem na corrida de domingo.
Alonso com o 13º tempo (pra mim isso é bom, não gosto dele mesmo RSRS).
Novo kit aerodinâmico das Williams faz com que seus carros corram muito bem, adorei o desempenho do Hulkenberg e mais ainda do de Barrichello.
As "carroças" da Hispania parecem ter melhorado um pouco, e Bruno Senna ficou com uma ótima vantagem sobre seu companheiro de equipe, Sakon.
Outra coisa que me surpreendeu bastante foi o desempenho da Renault de Kubica! Ele pilotou demais! Foi muito bem! Ótimo!
Os carros da Force Índia também estavam tendo um desempenho muito bom!

E nesta próxima madrugada teremos o treino de classificação, não percam, 1:55 na Rede Globo, depois do Programa do Jô!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Motores Wankel

Provavelmente, se você não busca muitas informações sobre carros, nunca iria saber da existencia destes motores, que até onde eu sei, são usados apenas por alguns automóveis da marca coreana Mazda.
Você faz 18 anos e doido para tirar sua carteira de motorista, vai correndo para uma auto escola, e em algumas eles te dão aquele livrinho de noções de mecânica, onde está escrito "Todo motor tem cilindros". Ah, é claro, o livro está corretíssimo (ironicamente falando)! Pra começar, a frase deveria ser "Todo motor de combustão interna possui cilindros", pois também existem os motores elétricos, e mesmo assim a frase ainda estaria incorreta. Qual é o erro? Eu não falei sobre esse tipo de motor quando postei aqueles links que explicam o funcionamento dos motores à combustão, e este motor é o incrível e estranho Wankel.
Criado pelo engenheiro alemão Felix Wankel, este motor que leva seu nome e que também é chamado de Motor Rotativo, funciona de uma maneira bem diferente de todo motor que você já deve ter visto, pois ele não tem cilindros. E o que esse motor tem de tão fantástico? Olha só, o Wankel usado no esportivo Mazda RX-8, tem 1.3L, sem turbina nem nada. E desde quando um simples 1300cc que nem é turbinado ou aspirado é motor pra se colocar em um esportivo? Motor 1.3 rende no máximo usn 85cv! Desde quando esse motor rende nada mais nada menos que 238cv. Parece inacreditável né? Mas é isso mesmo.
O funcionamento do Wankel, no início, parece ser muito complicado de se entender, mas isso é só a primeira impressão mesmo, depois você vê que esta máquina não é tão complexa assim.
Vou deixar aqui 4 links, um sobre o motor, a história dele, funcionamento, etc. O segundo é sobre Felix Wankel. Estes dois primeiros como você pode ver, são da Wikipédia. O terceiro é um vídeo do YouTube, mostrando uma animação do Wankel sendo montado e funcionando (eu aconselho que vocês vejam este link primeiro). E por último, o teste do Mazda RX-8, feito pela Revista Quatro Rodas (uma das melhores revistas automobilísticas do Brasil, e é da Editora Abril).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_Wankel

http://pt.wikipedia.org/wiki/Felix_Wankel

http://www.youtube.com/watch?v=6BCgl2uumlI

http://quatrorodas.abril.com.br/carros/impressoes/conteudo_142549.shtml#galeria


É isso aí, espero que tenham gostado.

Um abraço.
PV8.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ainda sobre o Gol...

Ligaram agora pouco para o meu pai, da Volkswagen, lá de São Bernardo do Campo. Quem ligou foi bem atencioso, uma mulher eu acho. Estão vendo? O problema não é bem com a Volkswagen, mas sim com a concessionária, os vendedores são legais, mas a parte ruim é com o pessoal da revisão, assistencia técnica, etc. Bando de enrolados, não dá pra confiar nem um pouco neles, pois conheço caso de outras pessoas que se deram mal por levarem seus carros para serem concertados por essas pessoas. A mulher que normalmante agenda as revisões de nossos carros (nossos, pois também temos um VW Fox Extreme 1.6, e esse sim é ótimo! Um carro muito bom mesmo!) escreveu em um dos papéis lá "O cliente é problemático" se referindo ao meu pai, ele leu isso enquanto ela não estava por perto. Então agora não temos direito de reclamar?! Meu pai tem que andar com o carro todo estragado?! Quem essa mulher pensa que é?! Alguém com esse tipo de atitude não merece o cargo que tem! Estou com muita raiva disso, problemático é a porcaria do nosso Gol! (Não digo todos os Gol's, mas o daqui de casa, e muitos outros defeituosos que andam por aí).
A mulher que ligou disse que entendia nosso caso, como estivesse nos dando razão (diferente de uma outra mulher que trabalha na VW aqui em Divinópolis), e meu pai até falou do Fox, fazendo elogios ao carro, para que ela não ficasse pensando que meu pai odeia todo carro da VW. Sabe? Pra não deixar uma má impressão, de um cliente ruim.
Ah, e claro que nessa concessionária tem mecânicos bacanas e honestos também, mas uma funcionária como esta, coloca uma grande mancha em toda equipe de assistencia técnica.

Quer um carro esportivo, mas acha os 0km desta categoria caros demais?!

Seus problemas acabaram! (RSRS)

Se não se importar de comprar um carro com uns 15 anos de uso...
Mas é um ótimo carro! Estou falando de um hatch, um "foguetinho" chamado Honda Civic VTi.
Ele é lindo e potente. São 160cv em um motor Honda DOHC VTEC 1.6 aspirado. Um carro desses do ano de 1995 deve sair por no máximo R$ 16.000,00. Pode ser até um pouco antigo, mas eu compraria um, desde que estivesse em bom estado, e se preciso, só daria uma "reforma" no motor, aliás, manutenção é um dos pontos fortes dele, pois é um Honda né? Então é um carro que dificilmente precisa ser concertado, mas se for necessário, as peças podem sair caras, já que este é era um automóvel importado quando ainda era vendido nas concessionárias Honda. Quanto ao visual, não chega a ser ultrapassado, continua sendo, por mim, um carro muito bonito. E sobre o consumo, ele anda cerca de 9 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, o que é ótimo para 160cv, e falando em rodar na estrada, é bom ter boa estabilidade nessas horas, e essa é outra qualidade do VTi, estabilidade muito boa, todos os donos deste Civic devem dizer isso.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Como Funcionam os Motores à Combustão

Este meu post de hoje, é para aqueles que ainda não sabem como os motores dos carros funcionam e querem saber como tudo acontece lá dentro destas máquinas. Mas, não sou eu que vou explicar (RS) vou deixar aqui 2 links, de um arquivo em PDF na internet e de um vídeo do YouTube, que são materiais que eu mesmo usei para aprender muito do que sei sobre os automóveis. Eu aconselho que vocês leiam o PDF, pra depois ver o vídeo, vai ser melhor assim.

http://146.164.33.61/termo/Motores/Aulas%2009/Aula_01.pdf

http://www.youtube.com/watch?v=xdbZ2nZEasU

Lembrando que estes são motores à combustão, pois de uns tempos pra cá estão começando a surgir motores elétricos com tanta eficiência que equipam até carros esportivos, como o Tesla Roadster, Audi E-Tron, Dodge Circuit EV, etc.

Um abraço.
PV8.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Motores, Potência, Consumo...Ah! E Biologia! (RS).

Iiih cara...agora eu toquei em um assunto complicado viu?! Vamos lá...
Hoje na minha aula de biologia, eu perguntei algo sobre o consumo de calorias por dia, se varia de pessoa pra pessoa, o professor explicou dando um exemplo lá de motores 1.0 e 2.0, comparando estes motores à pessoas de metabolismos diferentes, ou algo assim, não sou muito bom em biologia (RS). A explicação dele não importa muito aqui neste blog, que é para assuntos automobilístico (é importante pra mim sim, mas não no blog). Enfim, ele perguntou para o pessoal a diferença desses dois motores, muitos responderam (a maioria homens RS não que não existam mulheres que entendam de carro, eu não penso assim, sem dúvida tem mulheres que entendem mais de carros do que muitos homens) "Ah, 1.0 é mais econômico e 2.0 é mais 'beberrão' ". Nem sempre é assim que as coisas funcionam, sim muitos 1.0 são super econômicos, outros não, e nem todo 2.0 é "beberrão", volume maior nos cilindros não significa necessariamente consumo mais alto, um exemplo disso é o novo Audi A8, que usa um motor 4.2 V8, aí você pergunta pra alguém o que ela acha desse motor e ouve: "Pô cara, deve beber pra car**** né?!". Não, não tem consumo alto, 8 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, o que é ótimo! Pricipalmente com um motorzão desses, com 372cv. Os 1.0 podem ser econômicos por terem cilindrada baixa, e as vezes podem ter consumo alto porque você tem que pisar mais no acelerador pra ele andar direito. Pois em apenas 1000cm³ não cabe muita gasolina para gerar explosões muito fortes né?
Uma pausa para explicar isso de volume de cilindro para os que não entendem. É o seguinte, motores 1.0, são de 1.0L (litros), ou 1000cm³, 1000cc, é tudo a mesma coisa, e isso é a soma dos volumes dos cilindros deste motor (normalmente os 1.0 possuem 4 cilindros). Assim como um 2.0, é 2.0L, 2000cm³ e 2000cc.
Voltando. Várias coisas influenciam no consumo do carro, como a cilindrada (que eu já disse), a quantidade de RPM (rotações por minuto) em que o carro está rodando, a marcha que está sendo usada, a quantidade de combustível injetada dentro dos cilindros, e muitas outras coisas estão relacionadas ao consumo. E existem os motores de cilindrada mais "alta" como 1.8 e 2.0 que não consomem tanto, como o motor 1.8 do Toyota Corolla, que as vezes pode fazer 10 km/l na cidade 16 km/l na estrada. Incrível não é? E isto tendo uma potência de aproximadamente 135cv.
Não sei se consegui explicar bem pra vocês a questão do consumo, acho que ficou meio confuso, mas qualquer coisa que não dê pra entender ou alguma informação errada, por favor, escreva nos comentários (se é que vai ter algum comentário RS) a sua dúvida, ou o que você acha que eu errei, porque aí eu te respondo ou se minha informação realmente estiver incorreta eu procuro a correta.
Ok, vamos para a potência. Para "animar" vocês, isso talvez possa ser ainda mais complexo do que o consumo, ou não (RS). A potência está relacionada à cilindrada, à configuração do chip de potência (é um chip que comanda algumas coisas no carro, em um outro texto eu posso falar mais sobre ele, que pode até ser trocado para dar ao seu carro uns cavalinhos a mais. Legal né? RS), ao material usado para fazer as peças do motor, etc. Tudo depende na tecnologia usada para fazer um motor, por exemplo aqui no Brasil, onde muitos carros não são lá essas coisas (RS) o motor 2.4 de uma certa montadora aqui no nosso país possui quase 150cv. E sabe aqueles carros da Fórmula 1 que andam à 340 km/h? (Claro que sabe RS, ou não RS). Pois é...eles também são 2.4. Sabe a potência? São só uns "básicos" 750cv (os atuais fabrincantes de motores da F1 são a Merceces-Benz, Ferrari, Renault e Cosworth), e são motores V8 (2400cc é pouco pra um V8 entende? Essa potência toda não é só porque são V8). E aquela atrasada da Volkswagen hein? Só 120cv nos motores 2.0, até o 1.6 da KIA/Hyundai é mais potente que isso, com seus 127cv. Espera aí...Será que o atual 2.0 da Volkswagen ainda é o AP 2000 com algumas peças trocadas? (RSRSRS) Porque este velho motor (velho não quer dizer ruim, o AP 2000 é um ótimo motor, mas é um projeto ultrapassado) VW da década de 80 também rende 120cv. Então...Hehehe...é VW, vocês podem dar uma modernizada nesses seus motores viu? Porque até o 1.6 dos coreanos é mais potente que o 2.0 de vocês. Sim a VW possui motores bacanas também, como o 1.0 que rende uns 73cv (o problema é quando alguns destes VW 1.0 são defeituosos, leia meu texto "Lindo Como Nunca! Gol, Como Sempre?!" que você vai ver do que eu estou falando), é uma ótima potência para um 1.0, creio que só perde para os Chevrolet 1.0, que possuem quase 80cv. Falando em modernizar motores, eu adorei os novos motores E.torQ da Fiat (não, a Fiat não está me pagando para falar isso RS), antes ela usava aquele HLX 1.8 fornecido pela General Motors que se não me engano é aquele velho motor do Monza (RS) só que um pouco modernizado, mas não era muito bom não, consumia muito combustível e tinha potência baixa pra um 1.8 (pelo menos pra um 1.8 usado no Brasil RS), agora eles estão bem mais potentes, com quase 140cv se não me engano, e ouvi dizer que estão consumindo um pouco menos, mas mesmo se for o consumo do velho HLX, não tem problema, o consumo do antigo motor vale à pena para ter 132 cv.
Concluindo. Espero ter ajudado em alguma coisa e/ou que vocês tenham entendido tudo o que eu disse (RS). Informações incorretas, se você acha que tem alguma(s), me desculpe, e por favor, me avise ali nos comentários. Ok?
Ah, e só mais uma coisa, parece que eu odeio a Volkswagen né? Não é isso gente, é que eu falo essas coisas mais pelo motivo de ser revoltado com o caso do Gol do meu pai "Lindo como Nunca! Gol Como Sempre?!", existem bons Gol's também, eu gostaria de ter um VW Gol Power 1.6, é um bom carro, só que alguns saem da linha de montagem defeituosos, como aconteceu com o do meu pai. Eu adoro muitos Volkswagen, modelos novos e antigos, como o velho Gol GTi, ótimo carro! Foi um ícone de modernidade quando foi lançado! O primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica! Gosto muito do Passat, tanto os antigos quanto os novos. Polo, gosto de todas as gerações e todas as versões desse carro fantástico! E aguardo ansiosamente a chegada do novo, que já é vendido na Europa a algum tempo. Golf também é um carrão, e tem outros, não vou falar de todos aqui (RS).

Um abraço.
PV8.

domingo, 3 de outubro de 2010

Lindo Como Nunca! Gol Como Sempre?! [2]

Esqueci de falar sobre os freios e o para-brisa do Gol.
Freios: Se você que está lendo é proprietário de Fox 1.0 ou Gol 1.0, deve saber do que estou falando. Freios duros. A Volkswagen convocou estes 1.0 para um recall no pedal do freio que fica muito duro se for pressionado duas vezes seguidas (é, creio que sejam duas vezes). A primeira experiencia do meu pai com este problema, foi uma semana após a compra do Gol em uma rampa de um estacionamento subterrâneo de prédio em Belo Horizonte, quando ele estava descendo a rampa, teve que parar o carro em um certo ponto, até aí tudo bem, 2 metros à frente ele teve que pisar no freio mais uma vez, aí sim a situação ficou complicada, o pedal não afundava de jeito nenhum! E o carro ia descendo a rampa rápido! O jeito foi puxar o freio de mão mesmo. Chegando em Divinópolis, levou o carro à concessionária Volkswagen para ser "concertado" mais uma vez (RS), foi feito o recall, e não adiantou absolutamente nada. E aqui estamos, quase dois anos depois disso, o recall foi feito mais duas ou três vezes, e o pedal continua duro.
Para-Brisa: Provavelmente, algum problema na carroceria do carro, provoca rachaduras nesta peça, nosso Gol já está no terceiro vidro, e eu não duvido nem um pouco que ele vai rachar sozinho mais uma vez.

sábado, 2 de outubro de 2010

PV8 e o AutoblogPV8

Muitos me perguntam "Por que no seu MSN (antigamente eu usava isso no Orkut também, e agora uso aqui no Blogger) seu nome é acompanhado por 'PV8' "? Vou explicar. Existem vários tipos de motores (3 cilindros em linha, 4 cil. em linha, 5 cil. em linha, 6 cil. em linha, V6, V8, V10, V12, W12, W16, Wankel, etc.), mas nenhum causa tanta admiração quanto um V8, mesmo sendo algum motor maior que este, os V8 são os mais famosos e desejados, e muito usados por esportivos e SUV's. São duas fileiras de 4 cilindros ligadas à um único eixo virabrequim, formando a letra V. Como eu gosto muito de carros, e a sigla do meu nome é PV (Paulo Vitor) eu coloquei o "8" na frente do V me referindo aos motores V8, mas também ao meu segundo nome.

Mudando de assunto, sempre que eu tiver tempo, vou deixar alguma postagem por aqui. Provavelmente só sobre carros né? (Rs). Falando sobre algum modelo, sobre alguma categoria de automobilismo, funcionamento de alguma parte do carro, etc.

Um abraço.
@paulovitorpv8

Lindo Como Nunca! Gol Como Sempre?!


Volkswagen Gol, tenho certeza que é um carro que todos vocês conhecem.

A última geração lançada deste modelo é o G5 (em 2008), com a seguinte frase nas propagandas "Novo Gol: Lindo Como nunca. Gol como sempre!" isso ofende os antigos Gol's, como o GTi (um verdadeiro esportivo, primeiro carro brasileiro com a injeção eletrônica, por isso tem o "i" na sigla), isso sim era um carro! Nem sempre esse automóvel apresentou tantos problemas (pelo menos o G5 com o qual eu convivo todo dia é bem problemático).

Vamos por partes. 20 de novembro de 2008 (dia do aniversário do dono, que "presentão"), compra do VW Gol G5 1.0 Trend completo, em uma certa concessionária da Volkswagen, com aquele clima de felicidade de "Ah, comprei um zero quilometro!", poucas semanas depois a felicidade vai para o espaço (risos). Em uma tarde após uma manhã chuvosa entramos no carro e "Papai, tem água aqui no assoalho, atrás do banco", era o início de tudo, as coisas irão ficar ainda piores, o carro foi levado para a concessionária, e pela primeira vez de muitas escutamos aquela frase "Vamos concertar e vai ficar tudo bem" (ahaaaam, vai nessa...RSRS), alguns dias depois, o Gol volta para casa "consertado", apenas abriram os vidros e deixaram ele no sol para secar, não encostaram uma ferramenta nele! Descobrimos isso quando o levamos em outra oficina. Poucos dias depois, mais chuva e mais água no assoalho, problema que demorou quase um ano para ser resolvido em várias visitas à concessionária, e por isso o chassi está com parte enferrujadas, inclusive onde está gravado o número dele (Obs: como a VW está sendo processada por isso tudo, os funcionários pintaram as partes visivelmente enferrujadas do chassi para esconder estas provas. Quanta "ética"!) .

Mas enquanto este "obstáculo" não era vencido, outros apareceram, como os problemas no rádio, e o motor que fundiu com apenas 20 mil km rodados, então trocaram 1/2 motor (RS) e disseram que tinham trocado o motor todo (um bando de mentirosos esse pessoal da Volkswagen, não é?). Daí pra frente o nosso pequeno motor de 1000cm³ atingiu um desempenho incrivelmente... péssimo! Ultrapassado por antigas Caravans e motos Honda de 125cc (RS), e ainda fazendo muito barulho. Alguns meses depois foi a vez da caixa de marchas quebrar, depois do "conserto", 1ª e 4ª marcha arranhando e custando engatar, e ainda entregaram o carro com os faróis desregulados. Mais algumas semanas e a caixa de marchas ficou louca. Ré vira 1ª, Ré mesmo não existe mais, as outras marchas entram apenas forçando o câmbio e com RPM alta (e quando entram. RS.), e se no meio da estrada você falha ao tentar engatar um marcha mais alta, como 4ª e 5ª, o Gol deve ser parado e começar a andar desde a 1ª marcha (ou Ré, o que dá na mesma RS) à 0km/h.

Pessoal, esta é a revoltante história do Gol do meu pai, que é o próprio advogado que está processando a VW por todos estes absurdos, e o final dela, ainda não existe, pois ainda temos este Gol e pra variar ele está na concessionária para a caixa de marchas ser "concertada" mais uma vez, e vai demorar, sempre demora, e mesmo assim o serviço é muito mal feito.

E se você que está lendo é um funcionário da Volkswagen, muito obrigado pelo ótimo serviço que vocês oferecem! Obrigado por fabricarem carros com tanta qualidade! E obrigado por serem tão confiáveis!

PS: Pessoal, claro que nem todo Gol G5 é ruim, nem todo carro da Volkswagen é terrível, e nem todo funcionário desta empresa é anti-ético, mas em casos como este do Gol do meu pai, muitas injustiças foram cometidas, o que me leva a fazer estas acusações.